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Novos radares: 50 infracções só nas primeiras horas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Miguel says:

    Volta a caça à multa.

    Já agora onde ficam os 2 radares na VCI? São os do Dragão e Francos ou estão a pensar colocar mais por aí?
    É que esses já reduziram a velocidade de 90 para 80 Km/h fazendo aumentar o trafego.

    • Rui says:

      Mapa interativo onde consegue verificar em detalhe onde se localiza o radar http://rr.sapo.pt/noticia/58415/interactivo_o_mapa_dos_radares_surpresa?utm_source=rss

    • FilipeOS says:

      Você não me parece que saiba do que fala, se fosse caça à multa eles continuavam a fazer o que faziam até agora sem avisar ninguém nem radares fixos. Na A29 aquilo era uma festa, radares escondidos atrás de tudo e mais alguma coisa.

    • Bruno Fernandes says:

      Não é caça à multa porque sabes onde estão os radares, estão visíveis e sempre no mesmo local. Os limites de velocidade são iguais para todos, por isso porque razão haverão alguns de poder andar mais rápido do que o permitido?

    • Rui Cruz says:

      Supostamente esses da VCI não estão em atividade há anos porque acho que não havia empresa para cobrar as multas. Lá aparece o aviso, sim, passo por lá praticamente todos os dias, mas acho mesmo que a execução da multa não está a ser feita.

    • me and me says:

      caça a multa?
      mas se o limite é 80 pq tenho de ir a 120? nao entendo os tugas neste aspecto

      • Manel says:

        Como não há dinheiro pra ter uma “maquina”, fazem dos carrinhos 1.0 carros de corrida… Coisa tuga! E fiquem contentes por apenas usarem estes radares fixos, porque se alguma vez usam os radares moveis utilizados nos EUA, quando virem a policia é para receberem o “convite”

        • desatento says:

          não deves ter carro !!!! existem radares moveis instalados em viaturas descaraterizadas da psp e BT á muito anos em PT… a Lei e a aplicação da Lei nos USA é que é diferente.

        • kokas says:

          Eu nem.discordo,desde que os sinais sejam colocados com algum critério que até hoje não te tido Há locais de cinquenta onde se pode andar em segurança a 80tenta e ha sinais de oitenta que só deviam ser a cinquenta e isso é que leva muitas vezes ao incumprimento Deviam ser naus harmonizados os sinais com os locais de colocação

        • Jaquin says:

          Ambos sabemos que uma das razões na tuga para não ter uma maquina é metade do preço de um carro serem impostos, e a CEE ser tão corrupta que andou e anda desde sempre a fechar os olhos a essa desigualdade e proteccionismo. E estes FDP quando a CEE fingiu que tinha acabado com isso, mudaram apenas o nome ao imposto.

      • R!cardo says:

        A grande questão é que em muitos desses sítios onde se encontram os radares, a velocidade não é igual em todo o percurso. Vais muito bem a 80 numa parte do percurso mas depois a velocidade controlada é de 50.

      • antonio says:

        120!? Lá 140 0u até mais, isso sim.

  2. Xoxota says:

    Tudo serve para extorquir dinheiro. As forças de auroridade são departamentos do fisco e os agentes foram promovidos a cobradores de impostos. Nojo. É bem feita, nao votassem neles!

    • António says:

      Se cumprir com as regras de trânsito não vai ter problemas. As regras são para cumprir! Num país civilizado quem não cumpre é penalizado! Por isso não entendo a frase “Tudo serve para extorquir dinheiro”. Além de que sabe onde os radares vão estar…..

      • Mário says:

        Bravo! Excelente resposta. O mesmo se aplica a carta de condução por pontos. Quem cumprir as regras, não precisa de temer nada.

        • Carlos Vitorino says:

          Concordaria contigo se os limites de velocidade estivessem adequados aos dias de hoje e há tecnologia que a grande maioria dos carros já dispõe (ABS, ASR, ESP…)

          Apenas um reflexão final, Mário.. Até Hoje, foram registados mais crimes contra a humanidade por seguir regras, do que por não as seguir!

          • me and me says:

            o meu carro nao tem nada disso….

            mesmo se tivesse nao ia andar a 200 so porque os tenho…

            nao é por acaso que acidentes graves e mortais dao-se com os ditos carros topo de gama…

          • Cisco says:

            Mas o equipamento atrás do volante continua sem actualização tecnológica à milhares de anos

          • Mário says:

            Carlos, nem todos os carros têm essas tecnologias e nem todos os condutores estão preparados para as usar (muitos nem carta deviam ter).
            E não sei em que te baseias com essa reflexão, muito honestamente.

            Mas também concordo que há sítios em que podiam aumentar o limite máximo de velocidade permitido. Há zonas em que se podia andar mais rápido sem comprometer a segurança.

          • AP says:

            As tecnologias foram criadas pelos fabricantes para reduzir o número de mortos e feridos e não para aumentar a velocidade de circulação.

      • João franco says:

        Lamentável este tipo de pensamento que as regras são para cumprir quando os governantes não cumprem com as regras. Será por isso que nunca iremos crescer e estaremos sempre sob a alçada da Pseudo Justiça.

        • Alvaro Costa says:

          Só porque os outros não cumprem tu também não cumpres?
          Isso sim é pensamento lamentável! É por isso que estamos como estamos!
          Por isso os povos do norte da Europa pensam o que pensam de nós…
          Se todos cumprirmos um pouco levaremos a que os outros também o façam…
          Sim, sei… Sou um sonhador mas se todos pensássemos assim seria realidade e não sonho

          • David says:

            Nos países do norte da Europa acontece exatamente o mesmo que em Portugal. Parem de dizer que só nós é que somos uns atrasados..

        • Mário says:

          Alguém tem de se chegar à frente e cumprir. Não devíamos ser nós a dar o exemplo, claro, mas infelizmente é assim que são as coisas.

        • Pedro says:

          Isso de utilizar os erros dos outros para justificares os teus… o mesmo podias utilizar para roubos, ou violações a menores ou assassinatos…

          A proporção é exatamente igual.

      • nelsontb says:

        Tenho um ic perto de casa com um limite de 60 mesmo junto a uma entrada onde devido à inclinação do terreno não dá para ver o carro com o radar que costuma lá estar mal estacionado a por em risco o transito (curva cega antes da entrada para quem entra, entrada em si com faixa de acelaração correcta e sem risco), ali quem não conhece tem boas probabilidades de não reparar no sinal e continuar a 90 até porque o único risco na zona que justifique circular a 60 é mesmo estar ali o radar

      • badsector says:

        As regras são para cumprir mas só para alguns. É ver ambulâncias de transporte de doentes, carros de polícias e de governantes a passar na berma da A2 quando há trânsito uns atrás dos outros…

      • Quack says:

        Pena que depois não saibam conduzir pela direita, piscas nem vê-los, cedências de prioridades é só quando é natal e nas rotundas é fazê-las o mais recto possível.

        Mas claro, o foco recai sempre nas velocidades…

    • Carlos says:

      Sim realmente, isto é uma vergonha a malta devia de andar sem qualquer regra na estrada tudo à vontade, cada qual fazia o que queria, por exemplo parar na passadeira devia ser uma questão de sorte para os peões, tipo lotaria.

    • me and me says:

      caça a multa?
      mas se o limite é 80 pq tenho de ir a 120? nao entendo os tugas neste aspecto

  3. André says:

    já faziam radares era que detectassem pessoal a pastelar na faixa do meio.

    • Andem Devagar says:

      Optaram por implementar primeiro os radares que detectam os carapaus de corrida.

    • Miguel says:

      Ai pagavam os radares e ainda dava dinheiro para pagar imediatamente ao FMI…

    • Catarino says:

      +1
      Andar na faixa do meio, não colocar piscas (só alguns carros trazem este extra), e fazer as rotundas sempre pelo “anel” de fora, e não precisavam de mais nada.
      Reduzia consideravelmente o número de acidentes em portugal, ganhavam uns trocos e podia ser que as pessoas ficassem mais civilizadas.
      Até podiam montar umas cadeirinhas de praia junto às rotundas e circular só na A1 e A8 e já ganhavam mais que qualquer tipo de radar ou operação stop.

      • Roundabout Drifter says:

        Espero que saibas que a forma como o código da estrada obriga os condutores a circularem nas rotundas em Portugal é exactamente o oposto da forma correcta de circular nelas.

        Não usar o “anel” de fora (como lhe chamas) é exactamente o que torna as rotundas mais perigosas. Eu não sou do que faz as rotundas completas pela faixa exterior porque isso também é incorrecto mas uso-a sempre que vou sair de uma rotunda, ao contrário de talvez 90% dos condutores. Usar a faixa exterior de forma incorrecta pode prejudicar a fluidez do tráfego que tenta entrar numa rotunda, mas é só isso, porque o que realmente torna a circulação perigosa nas rotundas são precisamente os condutores que “cortam” as rotundas como se de uma recta se tratassem, não são os que circulam na faixa exterior.

        Aliás, em Espanha, não sei se ainda é assim mas até há bem pouco tempo podiam-se contornar as rotundas completamente pela faixa exterior quantas vezes se desejasse, e quem circulava na faixa exterior tinha sempre prioridade sobre os demais carros a circular na rotunda. Esta também não é a forma correcta mas garanto-te que é mais segura do que a forma que o código da estrada obriga a fazer em Portugal.

        • Catarino says:

          desculpa mas o código em Portugal está correcto e sempre o esteve. pelo menos durante mais de 20 anos foi asim. Existe N exemplos na net a explicar como andar numa rotunda.
          O condutor só deve usar o anel do exterior quando se aproximar da sua saida caso contrario usar o anel de dentro.
          E se tens dúvidas consulta o código da estrada. Durante mais de 20 anos que é assim.

        • Pedro says:

          Cada tiro cada melro….dizes uma coisa e na linha seguinte…pumba….lá foi mais um!

  4. MAD says:

    agora imaginem se toda a gente cumprisse as regras de transito e não existissem multas… que iriam estes governos fazer??? que leis estúpidas iriam criar aposto que a velocidade máxima da autoestrada iria diminuir para 90kmh com a desculpa que é por causa do meio ambiente.

  5. Unknown says:

    Lol cumpram a lei e nada vos acontece. xD

    • Jorge Vieira says:

      Muito bem dito por quem não tem carta de condução ou é hipocrita

      • Português que é Português tem sempre razao! says:

        Ou por quem gosta de cumprir o código da estrada.. Se existem regras, por algum motivo o é..

        • Miguel says:

          Se algum tirano tomasse posse e criasse uma regra para atropelar pessoas de pele negra, irias seguir a ordem?! Não é por estar escrito num pedaço de papel que as regras são boas e que sejam para cumprir.

          E há não faltam exemplos de leis que estão no papel mas que ninguém cumpre por não haver quem fiscalize (por ser impossível) ou porque pura e simplesmente não são viáveis de aplicação.

          Se a lei existe é por algum motivo de um burocrata que, sentado na sua secretária, redigiu um texto. Agora não sabes se o real motivo dele foi por ter uma empresa que vende radares, porque o estado precisa de se financiar com multas, ou porque aqueles locais necessitam realmente de uma intervenção ou outro motivo qualquer que desconheces ou desconhecemos…

          • Pedro says:

            ” Não é por estar escrito num pedaço de papel que as regras são boas e que sejam para cumprir.”

            Claro que não. Há cada maluco que escreve leis em papel….era tudo em pdf’s! Assim é que tinham valor.

            Podes não gostar e/ou não concordar…agora que as deves cumprir sim…mas todos sabemos que só mandas estes bitaites aqui e no facebook.

            Na estrada com a polícia a circular é só ver-te a passar a 160km/h por eles….a buzinar ao lado deles a fazer um manguito…qual herói do faroeste.

            clap clap!

        • Hugo says:

          Hipocrisia again.
          Eu cumpro as regras e não sou de todo um “acelera”, no entanto já me lixaram 2 ou 3 vezes.
          Conheço putos que não têm carta, nem seguro nem nada…e guess what…não pagam multas :S.
          Ao fim de umas quantas fazem uma semana de trabalho comunitário e tá feito.

          • Português que é Português tem sempre razao! says:

            Nem tudo é perfeito, obviamente.. Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer até chegar aos calcanhares dos grandes países europeus.. No entanto, todo o progresso é progresso, e não se deve criticar, mas sim aplaudir…

            Se tem conhecimento deverá reportá-lo as autoridades competentes! Seja trabalho comunitário ou não, fica em cadastro

      • EuFicoBurro says:

        Hipocrisia é o que chamo a esta malta que está a comentar! ha regras e são para cumprir! Querem andar a acelerar….vão para a pista do Estoril, pagam e andam lá à vontade!

      • me and me says:

        tenho carta, conduzo todos os dias e nao sinto necessidade de ter o pedal da direita sempre a fundo…

        se temos regras, cumprimos… nao entendo a necessidade de andar sempre na brasa…

        digam uma coisa, acham que é rapido percorrer 33 metros num segundo? se sim sabem que isso corresponde a 120km/h?

        acho que as pessoas apenas estao a ver um numero no quadrante sem saber ao certo o que é velocidade…. enfim

    • Bruno says:

      E será que a lei está correcta ??? Há leis e leis!! Não quer dizer que sempre que saia uma lei está esteja certa !! Concordas com todas as leis existentes ?? Reflectir um pouco não te fará mal

      • Bruno says:

        E que tal sair uma lei para “estrangular” todos os motores dos carros sem excepção ao limite de velocidade 120 kgm/s??

        • Nuno says:

          E o futuro, carros dirigidos por controladores de viação inteligentes, o passageiro se quiser voltar atrás no tempo, vai conduzir para o Autódromo do Estoril ou outro do género…

  6. Português que é Português tem sempre razao! says:

    Acho engraçado falarem sobre a caça à multa.. Se toda a gente cumprir as regras, entra 0€ para os bolsos deles.. Mas Português que é Português gosta de quebrar as regras, e mesmo que isto esteja escrito no código da estrada, o Português têm sempre razão…

    Eu até sugeria ir mais longe, metam radares nos pórticos das autoestradas para controlar quem é que percorreu o espaço entre 2 porticos a uma velocidade superior aos 130km..

    Têm pressa? Saiam mais cedo de casa 🙂

    Boa semana para todos

    • Andem Devagar says:

      Concordo. Ainda há poucos radares e pouco controlo. Há mais coisas que deviam ser controladas mas já é um principio começar por aqui.

    • Miguel says:

      Porque não banir as vendas de carros que consigam mais de 120Km/h?

      • Hugo says:

        AHHH farto-me de dizer isso.
        Se o máximo é 120Kmh porquê haverem carros a dar 200?
        Tinham força na mesma para ultrapassagens.

        • rui says:

          porque há paises que podem dar 300…
          já agora andar a 120 na AE é estar parado, qualquer carro novo acima dos 30 mil € faz AE a 150/160 como se nada fosse, carros mais caros até 200km/h parecem parados…

          • JV says:

            LOL… espera até bateres a 200km/h e vais ver se parece que estás parado.

            É só heróis nas nossas estradas.

          • Hugo says:

            Atravessa-se um cão onde vais parar a 200? Ou se por alguma razão alguém faz uma burrice ou te assustas com algo?
            Belo exemplo o teu, de que as pessoas não têm noção da velocidade. Desde que “pareça” que vamos devagar está tudo bem.
            Esses países em que se pode andar a 300 devem ser aqueles que às vezes noticiam acidentes em cadeia de centenas de veículos.
            A culpa não é da velocidade, são essas centenas de pessoas que vão todas distraídas e têm carros com fraco poder de travagem.

          • luis says:

            Eu com o meu jato a 800km/h parece que vou parado 🙂

          • me and me says:

            @JV:

            tens toda a razao….
            @rui:

            sera que nao se entende que por o limite ser 300 na alemanha eles nao andam sempre a 300… bolas nem a 200 andam… porque o nao ter limite na AE nao quer dizer que eles nao sejam penalizados de outra forma…

            para isso fazem carros a jacto, andam a 1200km/h… porque nao?
            tuga so sabe fazer bem uma coisa, quebrar as regras e f0d€r o sistema… efim

          • Jaquin says:

            Obviamente que a 200, não dá para parar por cão ou gato. Lamento, mas não me vou matar.

        • Gringo says:

          A 120 na A13 dá uma soneira…
          Por outro lado, os carros autónomos devem poder controlar os impulsos dos condutores. Mas aí as autoridades vão arranjar outros argumentos para manter as receitas, porque é disso que se trata.

        • FilipeOS says:

          O meu dá 206km/h mas nunca passei dos 150 e isto em testes por o carro ser novo…. Custou-me a pagar a carta e não tenciono fazer uso do seguro…

        • Miguel says:

          Sabes que um carro 1.0 a subir borra-se todo. A não ser que ganhes lanço antes da subida e passes dos 120Km/h para te aguentares durante a subida, caso contrário o carro começa a morrer.

          Para fazer longas viagens num carro com pouca potência é complicado. Para além disso os carros agora são mais pesados. Um carro médio de 1996 pesa muito menos que um carro médio de 2016 o que naturalmente obriga a ter mais força.

          • Miguel says:

            Um smart, por exemplo, a velocidade máxima (no painel) é de 140Km/h… já andaram numa autoestrada a subir?

            Obrigado por me darem razão.

          • Miguel says:

            Aliás digo mais: A velocidade MINIMA é que deveria ser 90 Km/h!!
            Se não consegue andar a mais do que 90 Km/h, vá pelas nacionais.

          • Hugo says:

            WTF. Sabes que é possível ter um carro de cilindrada 5000cm3 a dar 120kmh certo?
            Lá por ser mais potente não tem que andar mais.

          • me and me says:

            vais a 120 perdes velocidade mas nao paras….
            ja fiz de lisboa a sevilha a lisboa num 206 1.2 com 5 pessoas… guest what, o carro chegou ao destino…..

            ja agora, se nao queres um carro que morra nas subidas, compras um carro com mais potencia.. pagas mais pelo carro, pelo seguro, pelo iuc e pelo isv…. andas sempre a 120 seja a subir ou a descer…. nao?

          • Hugo says:

            Uma citroen berlingo anda sempre a 120 a subir e a descer LOL

          • Hugo says:

            Ou para os mais exigente uma toyota hillux daquelas antigas 2.4
            Não sei se dá os 120 a beber menos de 20L, mas sobe uma vinha se for preciso 😛

      • Português que é Português tem sempre razao! says:

        Prefiro que tirem a carta a quem não queira conduzir dentro das regras establecidas..

        Porque é que tenho de ser penalizado por aqueles que não cumprem as regras? 🙂

        • Hugo says:

          Ele no fundo tem razão.
          É como vender droga mas ser proibido usá-la.
          Mas estou de acordo contigo, regras são regras, e quando estão vidas em risco não podem haver excepções.
          Mas que a caça à multa anda aí em força anda. Não se chama propriamente de prevenção infelizmente.

        • Carlos Vitorino says:

          Mas porque que quem ultrapassa o limite de velocidade penaliza alguém e alguém que nunca o passa é o melhor condutor do mundo?

          O que não falta ai é gajos a conduzir devagar e MAL!

      • José says:

        Aí é que o preço dos Citroen 2CV disparava 😀 eheh
        Não funciona assim.

      • me and me says:

        porque se nao a marca nao vende….

        o meu pai ja diz isso desde que eu me lembro… ele dize sempre, se as pessoas nao cumprem, façam carros que so dao 120km/h

    • Antonio Ribeiro says:

      Aqui há uns anos atrás isso chegou a ser experimentado. Trabalhei no verão como portageiro numa saida nova da autoestrada e as maquinas estavam a “cuspir” os títulos em que a velocidade média fosse maior que a permitida o que me obrigava a ficar com os dados do carro… até desactivarem isso andava sempre a escrever

    • Catarino says:

      Concordo até um certo ponto.
      Se realmente o excesso de velocidade nas auto-estradas fosse tão prejudicial a Alemanha também o tinha.

      Por outro lado à quanto tempo é que temos o limite de velocidade a 120 Km?
      Não faz sentido o limite continuar igual quando os carros antigos eram muito mais perigosos, menos seguros, e o limite ser exactamente o mesmo.

      Para além disso quem trabalha todos os dias na estrada (principalmente os distribuidores, camionistas, etc) sabem que o tempo é relativo.

      Por exemplo um distribuidor/camionista tem de estar no ponto B às X horas para entregar o material, no entanto pode até sair 4h horas antes não serve de nada depois ter de ficar N horas à espera para entregar o material. (como todos nós sabemos tempo é dinheiro ou por vezes poder estar mais tempo com a família)

      O problema é muitos não perceberem isto e colocar todas as pessoas no mesmo “saco”, e chamarem todos de “chicos espertos” porque querem ir um pouco mais depressa, e no entanto dificultando-lhes a vida.

      Pois para que todos nós tenhamos comida e todos os outras coisas que nos fazem falta, é porque o “fulano” viajou e conseguiu estar a tempo e horas no local para deixar a encomenda, artigo, etc
      Não se recordam do dia em que os camionista resolveram fazer greve? Lembram? (o país ía parando, supermercados sem artigos, postos sem combustível, etc).

      Actualmente o mundo vive de tecnologia e rapidez, seja internet seja carros, motas, aviões, etc
      Queres sempre ir do ponto A para o ponto B com a maior rapidez possível.

      Na minha opinião pessoal existem vários factores e que nada têm a haver com excesso de velocidade, que considero a principal causa de morte em Portugal.

      1. Manobras perigosas (acontece muitas vezes as manobras perigosas acontecerem em excesso de velocidade e no entanto eu considero que a manobra perigosa nada tenha haver com velocidade)
      2. Circular na faixa do meio (maioria das pessoas não tem a noção do risco elevado que é circular nesta faixa, mesmo quando o código diz que se deve circular o mais à direita possível)
      3. A não utilização dos sinais sonoros, visuais e espelhos, ou a utilização de luzes de nevoeiro em dias de sol.
      4. Estradas com buracos, estradas com pisos que possibilitam a criação “lençóis de água”, e estradas mal construídas em que a inclinação das curvas que na minha opinião “ajudam” ao despiste.
      5. Civismo (existe muito falta de respeito na estrada, antigamente as pessoas se não tinham pressa colocavam o pisca para facilitar a passagem, hoje em dia acontece o inverso quando vêem alguém com pressa ainda chegam mais para cima da linha da estrada para dificultar a ultrapassagem, etc etc)
      6. Álcool e estupefacientes

      Existe muito mais para dizer, mas o texto já se torna longo.

      Abraço

      • Agostinho says:

        Compreendo que isso de quem anda na estrada e complicado, camionistas distruibuidores, contudo isso nao e desculpa do tempo que e pouco, caso as empresas fizessem tudo a tempo e horas e houvesse um planeamento correcto das coisas isso nao era problema. Sabe-se que de A a B demora 5 horas, com a existencia de apanhar transito e alguma coisa, nao obrigar a fazer em 4 horas porque as coisas atrasaram.

        • Hugo says:

          A questão dos transportes é um caos.
          As transportadoras para não perderem dinheiro têm que aproveitar todos os retornos, depois atrasam-se a descarregar num cliente e aparecem tarde no outro….depois o motorista tem que fazer descanso ui…pesadelo 😛

        • Catarino says:

          Pois mas infelizmente isso acontece, por variadas variáveis existentes o tempo nunca está do nosso lado.

          Actualmente estou no escritório, mas já fiz milhares de km na estrada norte a sul do país, e sei bem o que é esta realidade.

          Por outro lado seria muito mais fácil se as pessoas fossem mais conscientes e facilitassem a vida a quem anda todos os dias na estrada.

          Aquela teoria de quem anda na faixa do meio, dizer que quem quer passar passe pela esquerda é para mim das contra-ordenações mais graves deste país.

          Acaba sempre por embaraçar o transito, causar travagens e manobras perigosas, só porque acha que vai na faixa correcta provocando os maiores acidentes que já assisti. (mas no final de contas quem tem sempre a culpa é o que vai em excesso velocidade seja por 10 km ou por 100).

          Será que é assim tão difícil no final de cada ultrapassagem voltar à faixa correcta, ou seja, a que está mais à direita?
          Ou facilitar a ultrapassagem a quem quer passar?

          Além de tudo isso na minha opinião pessoal os radares fixos não resultam, isto porquê.
          A pessoa que sabe onde está o radar chega a essa zona e ainda mais devagar no entanto para compensar os kms que andou mais devagar vai acelerar logo após o radar para compensar o tempo que andou mais devagar acabando por fazer ainda mais asneiras. (Acreditem que isto é verdade)

      • Bruno Fernandes says:

        Na Alemanha há limite de velocidade na auto-estrada, em certos (muitos) pontos. E quando não há, existem muitos “ses”. Basicamente, se tens um acidente a conduzir a uma velocidade superior à recomendada (130 Km/h) vais ter sempre alguma (ou total) culpa.

        Em Portugal este modelo não iria funcionar, porque os condutores não primam pelas leis básicas do civismo.

        • Catarino says:

          Na Alemanha não existe limite de velocidade, existe sim velocidade recomendada a 130km e, existem excepções. Determinadas zonas de autoestrada têm limite (por vezes fixos, por vezes dinâmicos), entre 80 e 130 km/h.
          No entanto isto não invalida todos os pontos que referi anteriormente.

          • JV says:

            Na Alemanha existe limite de velocidade em muitos pontos das auto-estradas. Existem também algumas sem limite. O limite depende da qualidade da via e em alguns casos do volume de transito. Até há vias onde o limite de velocidade varia durante o dia consoante o volume de transito.

            Nas que tem limites é habitual haver controlo por radar e eles respeitam muito mais os limites, quando os tem, do que nós.

          • me and me says:

            mas a questao aqui é que as pessoas nem a 50 sabem conduzir, quanto mais a 200

            e sim na alemanha eles nao têm um limite como nos, mas como disse o nuno, passamos o recomendado e temos muitos problemas.

            o problema aqui é que as pessoas nao respeitam o codigo da estra, tal como disseste nos pontos acima, so que fazer isso tudo a cumprir o limite de velocidade ja é de si perigoso.. quanto mais em excesso.

            aqui na tuga a conduçao é cada vez mais barbara, ninguem respeita ninguem, nao respeitam cedencias, prioridades, stop, sinais luminosos, passadeiras etc…
            esta-se tudo literalmente a c@g@ar para o outro.

            agora os radares… estou pouco preocupado, basta cumprir o limite…. nao custa nada… digo eu

    • Português que é Português tem sempre razao! says:

      Português que é Português consegue saber como é que uma pessoa é através do seu nick 😉

      Bravo! Mas para te tirar as dúvidas.. Não estaciono em cima de passeios, paro nas passadeiras, não passo vermelhos, não passo dos 50km em localidades.. Opa, cenas que um gajo aprende no código da estrada… Regras, acho que é esse o nome que lhe dão 😉

    • PL says:

      E por que raio a velocidade continua a ser 120 nas auto-estradas ?
      Segurança? Na Alemanha não tens limite nas auto-estradas e tem menos acidentes!!!

      Ou será por causa da poluição? Se este for o motivo, então os carros eléctricos não deviam estar sujeitos à regra de velocidade.

      Limites de velocidade perto de uma escola faz sentido, reduzir a velocidade a 60 na entrada da segunda circular logo a seguir as bombas da GALP (em frente ao aeroporto) para nao ter de arranjar os buracos que aí estão e são um perigo para os condutores, isso já não faz sentido.

      E sim, sou um acelera, circulo a 20 junto a uma escola, 40 ou 50 no meio da cidade e 200 quando a estrada me permite

  7. a says:

    Compreendo a frustacão de receber uma multa, no entanto o que se está a passar é completamente normal noutros países.
    Por exemplo, aqui na Áustria, são vários os kilometros de autro estrada que são limitados a 80Km/h (principalmente as partes que passam pelo meio das cidades) e nestas zonas o número de radares aqui é super alto (pelo menos 1 por km).
    Depois, dentro das cidades temos vários radares fixo e temos casos em que existem carros à paisana…. e são mesmo BASTANTES as ruas com 30km/h… e já apanhei uma multa de 50 euros por ir a 40km/h…..
    Basta cumprir as leis e velocidades e nada vos acontece…

  8. Pérolas says:

    Só agora estou a ser informado pelo pplware… caça à multa, right?

    • Hugo says:

      Neste caso há sinalização, só é caçado quem quiser.

    • PombaGira says:

      Adoro ested comentários e so campeoes mas depois andam a queixar se que n ha dinheiro para iphone porque o torram nas multas. Conduzam bem e poupem o dinheiro pars iphone e ipad. Sao civilizados e ainda ganham status

  9. tots says:

    Portuguesinho gosta é de reclamar!!! Típico!

  10. José Moreira says:

    Quando aparece um comentador que não alinha na “carneirada” é logo apodado de hipócrita ou outro mimo qualquer. Seja em questões de trânsito seja em informática, seja no que for. Além de confrangedora falta de educação, revela uma ignorância patética do que são os valores do civismo.
    O grande problema é que esta gente provavelmente vota. Ou tem direito a votar. E eu tenho medo. Muito medo.

  11. Rui says:

    Na A5 o limite que esses radares impõem é de 120 km/h?

    • PombaGira says:

      80 na A5

      • Rafarig says:

        Boas,

        Onde vês esse sinal a dizer 80 km/h? Não vejo isso em lado nenhum e tenho estado bem mais atento por causa destes radares. Passei lá a bem menos de 120 km/h (entre 100 e 105) e pareceu-me ter levado um flash. Estranhei e vim procurar na net, deparando-me com o teu comentário.

        Se souberes, podes dizer-me onde está isso?

        Obrigado.

        Cumps

  12. L. Kanbaru says:

    Só quem não trabalha longe é que não se preocupa e acha bem que estes “ladrões” tenham sido instalados.
    Agora imaginem o meu caso, vivo no Porto e trabalho em Lisboa (Almada), faço as viagens todas de carro para ser simplesmente mais rápido, e tento sempre levar carro cheio para ver se fica mais barato. Agora para os meninos que acham bem que o estado tenha pago 3.2 milhões de euros do nosso bolso só para atrasar a vida de pessoas como eu, pensem outra vez. A maior causa de acidentes deve-se a distracções, nomeadamente telemóveis, álcool, cansaço e afins, e também ás pessoas que não conhecem a existência de piscas e espelhos, que nem mereciam ter carta. Fazer cerca de 340 quilómetros a 120km/h a mim só me vai fazer menos desperto, falo por experiência própria, e acredito vivamente que não serei o único. Quem sabe, pode ser que os acidentes aumentem em vez de diminuírem, espero é que eu não seja um deles por ter adormecido ao volante.

    • Gustavo Santos says:

      Regras são regras, e são iguais para todos. Se queres ir mais rápido vai de aviao

      • Jaquin says:

        Se não te preocupasses só em criticar, poderíamos todos concordar que os limites actuais são obsoletos e não lhes mexem porque dão de comer a toda a gente. E ao menos o parceiro de cima trabalha, tu pelos vistos ou andas no rendimento minimo ou andas na estrada a assaltar condutores.

  13. André says:

    Se ha regras, ha que cumprir! E portugal é fantástico a quebrar regras… Entao na estrada é por demais.. Tem qe ir sempre mais rapido que o da frente! Mas é sempre mesmo!… E quando sao ultrapassados ficamam ofenfidos no seu orgulho… O que resulta em acelerar para voltar a ultrapassar.. Ahah eu acho muito bem os radares! Ate deviam colocar muitos mais… Pois quando se vai na auto estrada a 120, seremos sempre os mais lentos! E as multas, ha que pagar e nao bufar..
    Eu tive uma desatencao e por 27km a mais, vou pagar mais de mil euros de multa (suiça).. Seria um bom remedio para alguns.. Assim nao voltariam a abusar e as estradas seriam definitivamente mais seguras… 🙂 abraços

  14. PMS says:

    Bem, não vou comentar que é legítimo e “cumpram as leis” ou que é “caça à multa”…

    Mas, se mantiverem a lógica da caça à multa portuguesa, eles vão meter os radares em sítios que é “normal que se abuse”. Por exemplo, em Estarreja antes da entrada na A29 tem uma rua onde costumam estar radares todas as semanas que têm duas faixas, uma recta grande, e o limite chega a ser 40 ou 50… Eu vou lá a 70 e sinto-me rídiculo por estar “só 20km acima do limite”.

    Se meterem radares para proteger a sociedade por uma questão de segurança, em sítio que se justifiquem (antes de curvas apertadas, antes de sítios de passagem de peões) concordo… mas os radares típicos portugueses não são assim

  15. Carlos Belchior says:

    Boas. Eu acho engraçado que exista tanto bom samaritano que nunca ultrapassa a velocidade que nunca incumpre e que até tem o código da estrada na ponta da língua. São todos uns perfeitos. E é giro é quando esses perfeitos também são apanhados e que os GNR e PSP passam a ser uns filhos disto e daquilo. Relativamente ao assunto em questão nem concordo nem discordo. Acho que a finalidade é faturar, até pelas magnificas declarações do presidente da ANSR que disse que estariam pagos em menos de 1 ano. Quem se preocupa realmente com as pessoas não manda as autoridades persegui-las, educa-as, dá-lhe condições, castiga-as como deve ser e deixa-se de estupidez e demagogia. Uma das estradas em que mais conduzo chega a ter 4 acidentes por semana(em 46 Km), não sabe o que são obras faz quase 20 anos, está mal sinalizada, não tem alternativa, por imposições de municípios e interesses que não são de todo gerais e públicos, tem um fluxo de pesados louco e não tem condições na maioria das curvas e pontes para 2 carros e esta palhaçada a ANSR, a Brigada de Trânsito, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas e as outras 500.000 entidades (in)competentes não se preocupam. Mas andar a camuflar radares e a esbanjar dinheiro são todos uns heróis.
    Tenho pena que o meu país ande para trás enquanto os outros andam para a frente!!!

  16. Paulo Alex says:

    Não concordo com esta “loucura” da procura pelo excesso de velocidade, mas admito que temos que cumprir.
    Sinceramente está mais que provado que não é o excesso de velocidade que causa mais acidentes.
    Se começassem era a sair da “toca” e meterem-se nas estradas e multar por exemplo:

    – Quem faz as rotundas todas por fora.
    – Quem não pára em vermelhos.
    – Quem vai uma viagem inteira numa via rápida ou auto estrada na faixa do meio.
    – Quem não sinaliza manobras com essa “peça” tão rara, os piscas.
    – Quem pisa os traços contínuos.
    – Quem mesmo vendo uma fila enorme de trânsito para uma saída e mesmo assim fica a ocupar a faixa à esquerda, PARADO, até que lhe deixem “meter”.
    – Quem vai até ao final da saída e “mete-se” à frente pisando traços contínuos e tudo.
    – Quem estaciona em cima de passeios, impedindo a livre circulação de peões, principalmente deficientes.

    Mas isso é que é importante, o excesso de velocidade…
    Ahhh maldito excesso de velocidade!

    • Pedro says:

      Tirando o não parar nos vermelho nenhum dessas situações resulta em situações com consequências graves.

      Aliás, basta ver os crash tests dos carros a 50 Km/s para verem as consequências de um embate a essa velocidade…

      Imaginem a mais de 120km…

      Imaginem que vais numa localidade a mais de 50km por hora que te aborrece profundamente…digámos que vais a 100km e aparece um teu familiar a atravessar a passadeira…uma criança a correr átras de um bola, etc, etc…

      Se fores a menos de 50km tens um tempo de reacção muito maior…e o carro para num curto espaço…já mais do que isso levas tudo à frente…

      Aliás, eu se fosse instrutor colocava sempre um filho, uns pais como cobaia para as pessoas terem consciência dos seus actos…

      • Catarino says:

        A questão é, todas elas podem a levar a acidentes graves independentemente da velocidade em que circula.

        Imagina o seguinte exemplo:
        «o normal que acontece na maioria das estradas em que fazem a rotunda toda por fora, e para ajudar sem pisca (isto acontece centenas de vezes) e quem vem atrás para não bater desvia e vai bater numa criança que vem a atravessar a passadeira»
        Achas isto menos grave do que ir a circular numa zona de forte visibilidade sem qualquer tipo de obstáculo mas tá lá um sinal de 50km e tu vais a 90km?

        Por outro lado segundo um estudo o índice de atenção aumenta se formos a maior velocidade, não querendo eu dizer com isto que concordo com o excesso de velocidade, atenção.

        No entanto o que acontece no nosso país não é prevenção, tanto que existem N casos de sinalização mal colocada em que a própria policia não cumpre e para além disso aproveita-se da mesma para multar quem por lá passa.

  17. Paulo Alex says:

    Fui multado na Av Marechal Gomes da Costa em Lisboa, junto à RTP em sentido para a 2ª Circular, onde tem 3 faixas para cada lado, separador central em cimento, passagens para peões com ponte, logo não há risco de travessia de peões, ia a 90km/h, fui multado porque deveria ir a 50Km/h…em recta.
    Se isto não é caça à multa é o quê?

    Ainda ouvi algo como: “Meu amigo, isto nas cidades/localidades é a 50km/h, sempre!”
    Ao que respondi: “E o prolongamento da estrada da Av. Estados Unidos da América? E a Radial de Benfica? É 80km/h!”.

    Além que nesse dia que fui multado, estava um carro da policia em cima do passeio com o radar à frente, impedido a livre circulação de pões nesse passeio…Carrinhos de bebé? Deficientes? Caguem…passem pela estrada.

    • Agostinho says:

      Se é assim com 3 faixas de cada lado, é estupido ser so 50! No minimo 70 como em guimaraes que so tem 2 faixas para cada lado e sao apertadas. Mas tambem se a sinalização que esta presente indicar a velocidade de 50 tem de ser a essa velocidade. Contudo vendo o que descreves da estrada, isso era resolvido com o pedido à camara e/ou as infraestruturas de portugal, com um abaixo assinado.

      • JJ says:

        Em Lisboa… existem varias avenidas nessas condições. Algumas parecem autenticas vias rápidas.

        Por exemplo, uma nova avenida na Alta de Lisboa, ao lado do Aeroporto. De um lado é a pista do aeroporto, no outro é um morro de terra. 2 faixas, com separador central. Nem cruzamentos… nada. Visto não haver nenhuma sinalização contraria, e estando dentro de uma cidade, a velocidade será de 50km/h.

    • Jaquin says:

      Pois, mais grave ainda, é por exemplo na Lusiada o povão estar convencido que pode andar a mais de 80km, e os sinais já foram tirados há muito em nome da toda poderosa caça à multa. Em nada tb ajuda agora terem habilitado malta da camara a facturar. Gestão de conflitos de interesse, que é isso na tuga….

    • Jaquin says:

      Pois, mais grave ainda, é por exemplo na Lusiada o povão estar convencido que pode andar a mais de 80km, e os sinais já foram tirados há muito em nome da toda poderosa caça à multa. Em nada tb ajuda agora terem habilitado malta da camara a facturar. Gestão de conflitos de interesse, que é isso na tuga….

  18. Rafael Marques says:

    Vejo que muitos dos reclamam das leis impostas sejam para trânsito ou qualquer outro meio, são muitas vezes os que gostam de infringir estas. Concordo que muitas leis beneficiam pequena parte da população, mas muitas outras estão para educar as pessoas, as quais já deveriam por natureza serem educadas e respeitar as sociedade, claro que em nenhum momento devemos generalizar.
    Aqui no Brasil à muitos anos existe fiscalização por radares fixos ou moveis, muitos reclamam que só servem para arrecadar dinheiro para os cofres públicos, mas porque não pensam de outra forma de vejam que esses possuem a função de educar pessoas que deveriam ser educadas por natureza? Se a via é 60km/h devesse dirigir a 60km/h, porque ultrapassar essa velocidade se não é permitido?

    O mesmo vejo em locais proibidos para estacionamento ou mesmo paradas rápidas, se não é permitido, porque então parar e estacionar e ainda assim reclamar quando se es multado? As pessoas comentem erros que não deveriam cometer, mas mesmo assim acham que possuem direito de reclamar e voltar a cometer o mesmo erro. Como comentaram não é uma questão de região ou país, em todos os lugares as pessoas reclamam quando algo que faziam de errado agora tornasse lei e passam a ver o seu erro punível.

    • Jaquin says:

      A verdade é que só quem é cego ou recebe muitas é que vê que muitos limites de velocidade nas grandes cidades não estão de todo enquadrados com a qualidade das vias.

  19. RuiB says:

    Quem nunca transgrediu que atire a primeira pedra.
    Alguém consegue ser cínico ao ponto de dizer, “eu nas localidades em zonas de duas faixas no mesmo sentido em sem passageira, nunca passo dos 50”, nem os tuk-tuks!
    Colocar sobre apertada vigilância locais perigosos, zonas de acidentes, detectar ultrapassagens perigosas. Se a preocupação fosse a segurança penso que era aí que teriam que incidir. Agora se a prioridade é o dinheiro, então estão a ir no bom caminho. É como aumentar um imposto sem o assumirem, senão lá sobe o défice e tal…

    • JV says:

      Eu já transgredi, e se fosse apanhado nessas alturas não vinha para aqui chorar a dizer que era caça à multa. Quem não cumpre as regras deve saber ao que está sujeito.

      Não suporto esta mentalidade pequena de começar logo com a reclamação da caça à multa. Este tipo de radares existe em todos os países desenvolvidos da Europa… já era tempo de existirem cá.

      • Jaquin says:

        És policia tb? Explica lá como uma Av EUA, com três faixas e separador central, pq arrancaram os sinais de 80km sem piar, e agora o limite é de 50km….explica lá como tens limites de 80km na A5 em descidas pronunciadas…

  20. RMG says:

    Só tem é de pagar e não bufar, porque eu preciso de receber o Relaxamento, digo Rendimento, Máximo, digo Mínimo, Garantido.

  21. POCODERO says:

    O Costa está a tentar aplicar ao país inteiro a receita que aplicou em Lisboa; Contra-ordenações com fartura, Taxas e taxinhas e assim se equilibra o orçamento….acha ele….

  22. jk says:

    Os limites de velocidade em muitas estradas são absurdos, quando se tem limites que não são adequados passam aos automobilista a mensagem de que os limites não são para cumprir e numa atitude hipócrita colocam os radares moveis precisamente nesses locais, num programa da rtp3(sexta ás 9h de 29 Abr, 2016) sobre o tema um representante da policia disse que não anunciavam a posição dos radares móveis porque senão os condutores abrandam, ou seja o objectivo não é educar é mesmo apanhar. Quem quiser ver o programa aceda através do link abaixo.

    http://www.rtp.pt/noticias/pais/prevencao-ou-caca-a-multat-investigacao-do-sexta-as-9-da-rtp_v914970

  23. Pedro says:

    As pessoas que aqui falam nos erros de condução cometidos por vários condutores tem toda a razão, mas há um pequeno grande pormenor…A maioria desses erros quando cometidos tem consequências ligeiras…é o toquezinho e pouco passa disso..

    Agora quando vais em excesso de velocidade e te parece um obstáculo ou uma situação que tens de travar, as consequências do embate são gravíssimas, mesmo às velocidades que as pessoas nem acham exageradas.

    Por isso, eu sou apologista que devíamos ser controlados a 100% em todas as estradas. Eu já teria também alguns multas que não sou um santo, mas há muita falta de civismo e respeito na estrada. Há muito piloto de F1 mal amanhado, que tem uma arma mortal nas mãos e é por isso mesmo que morremos na estrada que nem tordos…alcool e excesso de velocidade…mais que estudado…não é pelo gajo que faz mal a rotunda, mesmo que esses me enervem profundamente…

  24. RuiCosta says:

    Qual o critério para a localização dos radares?
    Ser uma zona de perigo e de acidentes, ou, ser uma zona em que pelas boas condições da via, normalmente rectas, varias faixas no mesmo sentido, onde a policia sabe que facilmente os condutores ultrapassam a velocidade limite?
    Respondendo a esta questão, chegaremos à conclusão se é a caça à multa se é a segurança o objectivo.

    • Hugo says:

      Duvido que seja a segurança.
      Aqui na minha zona há um troço onde já morreram dezenas de pessoas e curiosamente até é um sítio onde dá para pisar bem, mas é fora da localidade logo… 90km.
      Ainda assim, dia sim dia não há “caçadas” em inúmeros pontos e nunca vi a polícia neste local. Contem-me as histórias que quiserem…mas se não formos nós a zelar pela nossa segurança ninguém o fará.

      • RuiCosta says:

        Claro que o objectivo é sugar mais dinheiro para o estado, temos a nossa policia convertida e cobradores de impostos.
        Já repararam em como algumas estradas estão mal sinalizadas. Sinais sem sentido e mal colocados. Passadeiras colocadas em locais perigosos para os peões.
        Se o estado estivesse focado na nossa segurança devia primeiro dar o exemplo e oferecer vias onde aplicasse as boas recomendações de segurança. Temos estradas onde parece que aquilo foi obra de uma noite mal dormida, sem condições nenhumas e ninguém faz nada, mas se aquilo der para andar bem é um bom sitio para por um radar a facturar.

        • Jaquin says:

          Eu ainda hei-de morrer que raios de “Engenheiros” colocam passadeiras mesmo à boca de saida de rotundas. Ou é uma estratégia que desconheço para matar peões e ter menos reformados, ou têm comissão nos bate-chapas.

  25. David Ramos says:

    Desde que não sejam radares ocultos tudo bem. Um pequeno reparo. Já repararam que muita gente que cumpre sempre o limite de velocidade parece que o faz só para chatear os outros que vão na retaguarda, nas vias com condições e seguras para andar um pouco acima do limite?
    Parece que vão ali só para mostrar como se faz, como se fossem professores. Eu as vezes abuso um pouco mas quando sei que é seguro.

  26. Le Portugais says:

    Voltam os “reis da estrada”, aqueles em que cumprir o código é para meninos. E as pessoas que têm uma passagem superior perto preferem ir pela estrada, como se não passassem muitos carros…

  27. R!cardo says:

    Andam todos ressabiados a roubar pontos ao pessoal! Alguém quer organizar um group buy de detectores de radares?

  28. Relvas says:

    Eu ando sempre acima dos 150, seja Auto-estrada ou localidades, passadeiras nem paro, estaciono onde calha
    Para mim é igual ao litro, podem os radares multar a farta que o carro é roubado, se bater fujo é assim que se vive em Portugal, não sejam anjinhos! Não deu para ir para politico que um upgrade daquilo que sou, um bandido.

  29. Jorge Arada says:

    Meter a malta a cumprir não me parece roubo nenhum … as regras existem são para cumprir …
    Agora o que me espanta é ninguem achar estranho que cada radar custe 106 Mil €€€€€ … Isso sim parece-me uma roubalheira para a qual ninguem repara … Meia duzia de amigos dos nosso governantes a meter o nosso €€ no bolso deles …

    • JJ says:

      Ora ai esta um aspecto que deve ser levando em conta. 106mil!? É muito…
      O mercado de radares é super inflacionado. E porque? Por o principal cliente é o Estado.

      Como é que um radar, pode custar mais do que 90% dos carros que circulam na estrada?

      A não ser que…
      Talvez as empresas põem a esse preço, para ver se o Estado não compra tantos e assim podem andar a vontade na estrada… Hummm… Não me parece…

    • Ruben J. says:

      Fico contente por não ter sido o único a reparar neste facto!

  30. Antonio F F Mendes says:

    OK estou de acordo com os radares mas o ministro não se esqueça que conforme a le itanto e para os condutores como para o governo ,os radares ao serem montados para se fazer cumprir as velocidades também e obrigatório estar bem visível os placares de informação de aproximação de radares faz parte também da lei

  31. Privacidade says:

    Concordava com essas multas se os limites de velocidade fossem adequados aos locais e a realidade da tecnologia dos carros atuais.
    Vou só dar dois exemplos:
    Na cril nos túneis de Benfica que é uma via rápida com 4 faixas para cada lado, com um piso excelente, condições de luz e visibilidade também muito boa tem limite de velocidade de 70km/h com radares para multas. A essa velocidade parece que vais parado…
    Fazer a A2 a 120km/h ou vais a poupar gasóleo ou é só estúpido, para alem de ser perigoso, imaginem fazer a A2 de noite a essa velocidade a probabilidade de adormecer e muito maior pela monotonia da condução…
    E isto são só alguns exemplos. Os limites de velocidade principalmente nas auto estradas tem de ser revistos!!!

  32. anti governo says:

    Acho que de forma muito simples a melhor coisa a dizer e q paga é nao bufes. Desde quando e que as nossas estradas estao corretamente sinalizadas?? Como tal pensem primeiro antes de votar.

  33. Freitas says:

    Multa! Só se a matricula não ficar branca, como o do costume 😀

  34. Elementar says:

    Peca pela demora.
    Deviam fazer como na Suiça, radares em cada 5 Km e multas para cima de 200€.
    Caso não tivessem dinheiro para pagar, os polícias só tinham que dizer o seguinte:
    “Não tem dinheiro? venda o carro”.
    Não há educação, educa-se à força.

  35. Elementar says:

    Peca pela demora.
    Deviam fazer como na Suiça, radares em cada 5 Km e multas para cima de 200€.
    Caso não tivessem dinheiro para pagar, os polícias só tinham que dizer o seguinte:
    “Não tem dinheiro? venda o carro”.
    Não há educação, educa-se à força.

  36. Container says:

    Hummm… curioso a maior parte da vitimas mortais é nas Nacionais e não nas auto-estradas …. WTF!?

    • Jaquin says:

      Essa é facil de responder. Encheram o pais de autoestradas pagas e os quinhentinhos e os forretas vão pela Nacional. Eu diria que a culpa de tantos mortos é mesmo a ganância do governo.

  37. AguiAzul says:

    Claramente caça aos suicída… Só este passa a mais sabendo que lá está o radar e o Sr engravatado que anda no bom carro da empresa que por sinal nunca é capaz de identificar o seu condutor habitual!!!

  38. Rui Costa says:

    Só reclamam os que não respeitam a velocidade. Só 50 ? Que pena . Continuo a achar que muitos dos condutores estão-se literalmente a cagar para o código estrada vs leis ( ou estavam ) pois agora a história já muda . Como muita gente aqui falou , não é caça á multa . As torres estão bem sinalizadas com o aviso limite velocidade . No entanto estes radares já existem em Espanha há uns bons anos . Pode ser que resulte desta vez

  39. Tiago says:

    Falo por experiência própria, fazer uma AE Porto-Lisboa a 120km/h da bastante sonolência se tivermos um bom carro pelo que para mim é difícil cumprir com essa regra. As nossas AE em algumas zonas tem 3 e 4 faixas para cada lado e nesse caso o limite de velocidade deveria ser aumentado para os 140km/h
    Em ves de investirem tanto em radares poderiam era usar as camaras existentes nas AE para controlarem quem vai a falar ao telemóvel e porem mais policias a controlarem essa infracção assim como multarem quem circula nas faixas centrais das AE a 80km/h iriam ter mais lucro com essas duas contra ordenações do que a de excesso de velocidade

    Quem se quiser ”prevenir” dos radares pode sempre adquirir um localizador de radares que detecte a frequência que eles emitem…

  40. Paulo Bastos says:

    Esta malta anda mal habituada, havia de ser como na Suíça, radares às vezes de 10 em 10 km, fora aquelas multas que chegam por “passar a 53 numa zona de 50” (sim acontece) e não há contestações para ninguém.

  41. Alberto says:

    Se a lei diz para andar certa velocidade então tem se seguir as regras e ponto.
    No entanto dou um reparo, pois existem limites e limites, pois alguns não fazem sentido nenhum pois andamos parados no tempo! Na Alemanha existe a Autobahn onde se anda sem limites … não é por isso que há mais acidentes ! Tem haver também com a forma como as pessoas conduzem muitas vezes. Mas claro como alguns fazem tanta porcaria, entendo que em alguns locais os limites tenham sido tal maneira apertada que agora não há volta a dar.

  42. D. Madeira says:

    Regra principal,
    Os carros deviam vir chipados, de forma que não fosse possível exceder a velocidade estabelecida. Que tal? Podem investir o que quiserem, quem paga somos nós com as multas, não custa nada ao País Este apenas adianta o dinheiro que é nosso.
    Assim não havia de certeza excessos de velocidade na certa e evitava-se muitas mortes e acidentes. Quem não se lembrou disso!?
    Não interessa não é?

    • Ruben J. says:

      Sinceramente…
      Penso que por vezes seja mais perigoso certas atitudes na estrada como por exemplo seguir pela faixa do meio ou a da direita, do que andar a 150 numa AE….

  43. Diogo Monteiro says:

    Infelizmente não vai ser o suficiente para acabar com este problema.

  44. Ruben J. says:

    Tudo preocupado com as multas e eu preocupado em saber como é que são gastos 3.2 milhoes de euros em radares…
    Uma média de 107 Mil Euros por cada radar??

  45. Antonio Martins says:

    0 problema e que uns pagam as multas e outros como todos sabemos nada pagam. Era mais importante
    saberem quem tem amigos por essas paragens,que realmente gastarem mais dinheiro em radares…

  46. Andre says:

    Sinceramente a velocidade nunca matou ninguem… Agrava os acidentes, mas a questao é perceber porque é que os acidentes acontecem. De qualquer forma concordo que as regras sao para cumprir, deviam era ser todas. Ja nao se suporta a quantidade de calhaus que que circulam pela faixa da esquerda ou pela do meio quando a da direita está completamente livre. Tal como pessoas que midam de faixa sem sinalizar e pior ainda, quando estão a ser ultrapassadas. Estes sao os comportamentos que causam acidentes e mortes. E sao precisamente os comportamentos que nao sao sancionados. Temos boas auto estradas, muitas das quais poderiam ter o limite de velocidade aumentado sobretudo na faixa da esquerda. Basta ver o exemplo da alemanha, onde existem auto estaradas sem limite de velocidade na faixa da esquerda e nao é por isso que morre mais gente. A diferença esta na mentalidade. Ninguem se manda para a faixa da esquerda sem olhar duas vezes porque sabem que pode estar a passar um carro a 200… ja pra nao falar que fazer uma auto estrada com 3 ou 4 faixas a 120km/h, da é vontade de dormir

    • Jaquin says:

      E isto para não falar que já por duas ou três vezes que senhoras ao volante não me mataram porque não calhou. Mas que. raio estariam a pensar para ter uma estrada vazia com várias faixas, e ao sair da estação de serviço, encostarem-se imediatamente à esquerda?

  47. LM says:

    os problemas de velocidades e de acidentes são vão ser resolvidos quando for obrigatório caixa negra com video nos veículos e quando for a vistoria ser fiscalizado aí sim perdiam todos o piu…

    • João Pereira says:

      O próximo passo é os seguros obrigarem à instalação de cámaras frontais para que os condutores possam accionar o seguro em caso de acidente. Penso que na Rússia/Ucrânia as seguradoras só accionam o seguro caso o condutor tenha um vídeo que prove que não foi ele o culpado.
      Outra etapa é a AT obrigar que os futuros GPS imprimem automaticamente a multa de excesso de velocidade. Assim, ao ouvirmos o som de velocidade em excesso do GPS vem acompanhado com a impressão da multa na hora…

      (Just saying)

  48. Carlos capela says:

    O povo que conduz é estupidaine e nada percebe desta coisa de limite de velocidade nem tão pouco como se tetermina certa velocidade para determinado local. Os senhores que tratam destas coisa é que sabem (pouco ) mas como mandam tudo podem fazer em prole das coisas que veem de Bruxelas pq lá a maior parte das coisas estão escritas em estrangeiro e eles também pouco sabem ……mas tudo gente das melhores escolas boa formação mas quando chegam cá e entregam os papéis para se fazer o despacho é que veem onde se meteram mas…… Então passa a ser norma comunitária e quando vamos lá fora ver como é ……. Pode não se ver nada pq é apenas um suponhamos
    …….. Mas que ninguém diga que isto não é prevenção …….. Claro que sim que é prevenção Uma Sociedade que adotou o estatuto de coimodependente tem que forçosamemte que ficar na fotografia .
    E é tão claro este sentimento que basta ver onde são colocados os radares…………
    É triste mas é um assunto tratado por pessoas que pouco sabem disto …………..
    MAS ATENÇÃO descapitalizar o utilizador através da coimodependencia funciona …

  49. Jaquin says:

    O mais vergonhoso é os limites de velocidade serem obsoletos, e o plano seja cada vez torna-los menores, simplesmente porque este governo vê com maus olhos os “malandros” que têm carro. Notem que se têm o luxo de conseguir sustentar um carro, é pq de certeza que podem ser esmifrados mais um pouco…

  50. Jaquin says:

    Aliás, é triste este país tratar os senhores condutores como bandidos que ostentam um sinal exterior de riqueza que não deveriam possuir.

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