Nokia abandona Symbian e abre a porta ao Nokia Belle


Destaques PPLWARE

56 Respostas

  1. Miguel Ribeiro says:

    Nokia. Y U NO LEARN?

  2. Mike says:

    Embora tenha gostada a primeira vista do Belle, na minha opinião, varios SO’s nas mesma marca é mau.
    Gosto de mexer num htc, samsung entre outros porque teem um S.O. operativo que ja conheço e adoro seja em funcionalidade e apps, assim, basta-me escolher o equipamento dentro das minhas necessidades.

    • isssso says:

      Pois mas a samsung tem o BADA do qual é proprietario,tem android e ainda WP7.A HTC tem wp7 e android e ainda o homebrew da htc…etc…repensa lá bem no que disseste e diz lá se não vai dar ao mesmo…ou melhor…a nokia fica melhor…tem um proprietario e um só SO externo…o WP7!

      • TelmoB says:

        Para SO proprietário era muito melhor o Harmattan 1.2 (MeeGo) ou Maemo 6, ficava de longe mais bem servido na minha opinião.

        • @lmx says:

          Boas,
          concordo plenamente…
          adquiri um Android em parte motivado pelo que dizem dele e pela aceitação de mercado(queria ter uma opinião mais concreta sobre o mesmo…)…comprei o Samsung galaxy w, mas aquilo é muito fraco para quem estava habituado a um Nokia E71, aquilo deixa muito a desejar…comprei a 3 dias e ja estou arrependido!!
          Para net e fotografias(ecran grande para visualizar) tudo bem, tirando isso …não se coloca ao pé de um NOKIA!!!Se falarmos do GPS , então nem se fala…em casa nem tenho sinal com aquilo, ligo o meu velhinho e71 e sinal quase no maximo, atingido temporariamente o maximo…Nokia…é “Outra Fruta”!
          Em relação ao Meego, concordo que neste momento é e não é o melhor SO que ai está, é porque de facto tecnicamente é o melhor, não é porque o CEO da Nokia o tornou “moribundo”.

          ps:para quando uma analise ao Galaxy W aqui no pplware??

          cmps

          • miguel says:

            grande erro comparar uma grande marca como a nokia á porcaria da samsung que se limita a copiar o que os outros fazem e meter uma capa de plastico

        • D4f54n says:

          O Maemo 6… foi uma revelação de inovação!! 100% de acordo contigo

      • Mike says:

        Sim, no entanto não disse isso uma intenção de fanboy de Android ou algo assim, só acho redundante + 1 S.O. para o Nokia, parece que não já são 4 e actualizações para os symbian e megoo vão começar a escacear com o WP7 e Belle.

  3. Jose says:

    Eu sempre gostei do Symbian, e não vale a pena vir haters a comentar isto a dizer que é uma porcaria, porque não vos vou responder.

    Symbian nunca me deu problemas, e gostava de como trabalhava.

    • Daniel© says:

      Pois, mas em cada 10 pessoas, 9 gostam de evoluir e serem mais completas :)

    • @lmx says:

      Boas…
      Devia eu ter pensado(e sempre pensei) assim quando infelizmente adquiri o meu android, em vez disso deveria ter adquirido o E6, pis aquilo(Android) serve apenas para pisa papeis…e perdi uma excelente oportunidade de ter um TM, que não consegue substituir o grandiodo e71, mas que anda lá perto, que o arrependimento matasse ja nem estava agora aqui a postar…
      Nokia é mmmuuuiitto bom!!!

      cmps

  4. euqrop says:

    é impressão minha ou isto é um Android muito personalizado ?

    Alias nem muito personalizado está …

  5. ozie says:

    tenho um nokia 700 e estou maravilhado

  6. Ecchin says:

    Mais um? Não entendo o rumo da Nokia.

  7. TelmoB says:

    Já estou a usar no meu N8 e parece bastante interessante,o que me faz usar o N8 é principalmente a qualidade de construção e a qualidade fotográfica. No entanto já usei android no dia-a-dia e a experiência é melhor que no Belle.

    Cada um tem os seus gostos, mas na minha opinião a Nokia devia apostar num SO estilo Harmattan 1.2 (MeeGo), nos restantes equipamentos que não usem WP7.
    O “teste” com o N9 acho que gerou muitos comentários sobre o porquê de um suposto abandono.

    Se antes era a Nokia, agora temos a Apple como padrão. Se neste momento quisermos um equipamento com um bom SO, bons materiais e design, lá teremos que apontar para o iPhone. Digo isto porque nem sempre conseguimos encontrar um equipamento Android que englobe tudo.
    Agora se pensar no N9 vejo tudo isso e apesar do baixo leque de apps, nem é esse o principal problema mas sim o suposto abandono de um SO de top, para depois apostar num WP7 que está bem pior.

    • Tiago Ferreora says:

      Totalmente de acordo..

    • @lmx says:

      Boas…
      Não diria melhor, e acrescento que em parte compreendo o motivo que levou a nokia a passar-se para o “darkside of the force”, escolheram um infiltras de outra empresa concorrente…é o que dá!!No entanto foi um tiro que abriu uma ferida muito grande…não sei se a Nokia vai conseguir recuperar desta aventura em que se meteu!

      cmps

  8. Ruben Mota says:

    Fiquei bastante impressionado com o so do nokia 700… Acho que podem evoluir apartir daqui…

  9. Sharp says:

    E os developers que se amanhem a programar para 500 plataformas diferentes…

    • Amy says:

      Foi por isto que desisti dos nokia, todos os que comprei, passado um tempo lançavam outra versão symbian que já não era compativel e puff. Tenho Android e é muito melhor. Nada a ver.

  10. Sérgio Lopes says:

    “Nokia abandona Symbian e abre a porta ao Nokia Belle”

    Título de notícia de tabloide, então abandona o Symbian para uma nova versão de symbian?

    Por favor, sejam coerentes a dar títulos as notícias.

    Já agora, leio há muito que o symbian irá ser abandonado mas até agora ainda não o foi.

    • Vítor M. says:

      Não abandona, meteu a um canto. Claro que está a abandonar e não tem nada de tabloid, vê lá se consegues entender o que está em causa antes de criticar. A Nokia tem a plena noção que o Symbian não é caminho e por isso está a apostar no Belle, são várias as tentativas e incursões noutros sistemas operativos ao longo dos anos e está a definhar com o Symbian às costas.

      São os números que mostram isso e a ‘carteira’ de clientes é que os estão a segurar, mas isso está paulatinamente a acabar e, como já foi mostrado este ano, ao perder o lugar que ocupava no ranking mundial de fabricantes dá força á ideia que o symbian não é solução de futuro.

      Para, escuta e olha… antes de criticar 😉

      • bruno martins says:

        mas o nokia belle é symbian.. a unica coisa que mudou foi o nome symbian que está muito desgastado infelizmente.. o titulo deveria mesmo ser “nokia abandona o nome symbian dos deus dispositivos”

      • Pedro says:

        A ideia que fica é que se vai mudar um nome e não um sistema operativo.
        Não me parece que seja isso que va fazer grande diferença à Nokia e à funcionalidade dos telemóveis da marca.
        A Nokia abandona o nome “Symbian” mas o SO continua igual.

  11. João Salvado says:

    Cópia barata do Android, nem se deram ao luxo de tentar disfarçar!

  12. Diogo Canais says:

    alguém me pode esclarecer a minha dúvida?
    isto significa que quem usa symbian, no meu caso no nokia 5800 vai deixar de ter atualizações?

  13. Gil Nóbrega says:

    Outro caso em tribunal… (imitação do android/ios)
    I HATE NOKIA
    I <3 Sony Ericsson

  14. Everton Vale says:

    Admirei por muito tempo a Nokia, atualmente é uma decepção após outra … Ainda sou usuário de seus produtos, porém não adquirirei outros da marca. A empresa se comporta como inexperiente e com pouco compromisso pelo consumidor.
    Acreditem se quiserem, não consequi comprar uma simples bateria pelo seu site.
    Fraguimenta os Sistemas Operacionais pulverizando-os em diversos nomes e modelos de equipamentos dificultando a compatibilidade e familiaridade do usuário ante aos seus produtos, algo que eu não vislumbrava no passado.
    Falta-nos optar por outras empresas que não tenham a mesma política de inconstâncias e ainda com preços elevados sem motivos plausíveis.
    Um abraço a Todos do PPLW, seus seguidores e um Feliz Natal!

  15. Ricardo Almeida says:

    “Na verdade, o novo Nokia Belle é o também recente Symbian Belle, mas com alterações significativas na interface.”

    A única alteração que a Nokia efetuou foi o nome, o sistema operativo é o mesmo. A Nokia retirou o nome Symbian porque este tem uma conotação negativa e pretende chamar mais a atenção aos utilizadores de smartphones.

    Toda esta notícia dá a entender que a Nokia desistiu do Symbian Belle e vai lançar o Nokia Belle. Como já referi, é exatamente o mesmo S.O., apenas tem o nome diferente.

    Para terminar, o Symbian Belle não foi lançado para testes de usabilidade, como refere o artigo. Gostaria de saber onde obtiveram essa informação…

    • bruno martins says:

      talvez os teste de usabilidade é do facto de o Nokia 701,700 e 603 muitas das aplicações não serem compativeis com o belle na altura do lançamente destes 😀
      com os ultimos updates acho que grande parte ja foi resolvido 😀

      mas sim não faz muito sentido o que está escrito..

  16. Bendix says:

    A nokia terá sempre telemoveis low cost e esses, por motivos óbvio, não poderão correr android ou qq outro SO de topo. Dessa forma, não estou a ver a nokia a abandonar o symbian ou lá como se vai chamar.
    Por outro lado, tenho um android e um nokia e52. O e52 faz praticamente tudo o que faz o android, mas mais rápido. Para brincar fico-me pelo android, para trabalhar e fazer uso daquilo que um TELEMÓVEL tem de ser, o nokia sem dúvida

    • droid de topo??? um OS para telemovel que precisa de tantos recursos como o meu mini portatil??? não convence… Android tem muito para andar até poder correr sem que o telemovel seja um super computador

      • Bendix says:

        O que eu quis referir são os telemóveis ditos “convencionais”. Usados simplesmente para falar. Certamente não conseguirás instalar o android num nokia x2

    • @lmx says:

      ja somos dois…e temos um problema que é: Quando nos habituamos a algo bom, é dificil gostar de outras coisas a não ser que sejam melhores…também eu uso o meu android como “pisa papeis”, para trabalhar e comunicar…la estou eu batido no E71 😉

      cmps

  17. bruno martins says:

    @ pedro simões
    “Até agora a Nokia tinha no Symbian o sistema operativo que usava para os seus equipamentos, mas ontem tudo mudou e passou a existir um novo. Falamos do Nokia Belle e foi apresentado de forma oficial.”

    o nokia belle é o symbian belle.. não é um sistema operativo novo, mas sim uma mudança de nome apenas..
    vejo pelos comentarios que muita gente ficou confusa neste ponto e sinceramente eu tambem ficava, ja que a noticia como está escrita dá a entender que existe um sistema operativo novo coisa que não é verdade..
    como leitor assiduo do pplware peço, pelo menos retifiquem e esclarecam melhor a noticia..
    fica aqui uma dica do blog oficial da nokia e que explica o porque da mudança de nome– > http://conversations.nokia.com/2011/12/22/nokia-belle-your-questions-answered/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+NokiaConversations-Posts+%28Nokia+Conversations+-+Posts%29&utm_content=Google+Reader

  18. Tiago F. says:

    Gostava de saber porque estas empresas fazem tudo parecido com o iOS. epá sejam criativos e fazem algum mesmo novo e fresco para o bem de todos nós.

    Feliz Natal

    • Manteiga says:

      Concordo contigo, fazem imitaçao de iOS, mas bem melhorados e sem limitaçoes que nao e o caso de iOS, isso sim é a vantagem principal dessas imitaçoes.

      Feliz Natal ppl

  19. arkan says:

    Queria um sistema novo que inovasse, esse belle nao me mostrou nada de novo. Parece um symbian do mesmo jeito, tenho um n5800xm, e te contar funciona, mas mesmo com o novo navegador que colocaram nele, falta alguma coisa.

    nao falo d ios, mas de algo que realmente que faça o usuario gostar de ter um smartphone.

  20. Savio says:

    Acho que a Nokia deveria seguir os exemplos da HTC e da Samsung e ter dispositivos também com Android. Dessa forma com certeza ela aumentaria significativamente sua participação no mercado.

  21. JNS says:

    Viva a todos. Não se esqueçam que o Belle não é um novo SO para Smartphones! É sim um último update do SO Symbian para um leque restrito de equipamentos Nokia. Apenas o nome “Symbian” caiu…

  22. Eu mesmo says:

    parece uma cópia barata e pouco polida do android, n deixa de ser uma evolução e melhoria para quem usa symbian

  23. serva says:

    Boa noite ,

    De facto a noticia foi mal dada , no inicio do vídeo , a Nokia chama Symbiam Belle , como era de esperar a Nokia não iria deixar de produzir telemóveis de baixa e média gama .

    Apesar do que se diz por aqui este update até que demonstra que o Symbian ainda tinha muito para dar , a culpa da Nokia estar na situação que está é só simplesmente dela .

    Quanto a questões que aqui são levantadas de imitações , isso não me parece verdade , e depois se alguém se sente mal com essas ditas imitações então que se reinvente e faça qualquer coisinha nova porque ainda hoje estava numa loja a comprar mais um dispositivo Android para oferecer no Natal e estava a ouvir uma barbaridade daquelas que não lembram o diabo , dizia a Senhora assistente para 2 senhoras que aparentavam ter entre os 60/70 anos e que estavam compradoras de um Iphone para a neta , então a Sra assistente como já não tinha Iphone 4s , estava detalhadamente a explicar que o Iphone 4 era rigorosamente igual ao 4S e que a única diferença é que no 4S podia-se falar para o telemóvel , mas precisava de se falar em Inglês , portanto eu diria que qualquer tudo é confundido se não houver um centelha de imaginação para os lados de Cuppertino .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • @lmx says:

      Boas serva,
      lol, também eu oiço disso constantemente…é a maquina de vender que fala mais alto…mas está errado, no entanto não há ninguém que os corrija..

      cmps

  24. Maxim says:

    e eu aqui ainda com o meu symbian s60v5 LOOOL

  25. Fernando says:

    Não percebo onde conseguem ver NOKIA BELLE. Eu só consigo ver SYMBIAN BELLE.

  26. SOFIA says:

    ESTE TEMA PAGA-SE ?

  27. Anônimo says:

    Então, usava o Symbian Anna, era muito lixo, dai atualizei para o Symbian Belle O MELHOR !

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.