PplWare Mobile

Nave espacial não tripulada está a cair em direcção à terra

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. KikoFHM says:

    Como nos filmes, isso só cai ou na América ou na China por isso, relax

  2. Carlos says:

    Não se pode mandar o Bruce Willis ir lá arranjar isso?

  3. int3 says:

    Não é a primeira vez que cai coisas espaciais. já caiu satélites e já feriu gente e destruiu uma habitação. A NASA na altura teve que indemnizar as vitimas obviamente. mas aconteceu.

    • lmx says:

      +1

      Já houve muitos acidentes, nestas coisas não é quase, mas é perto do quase lotaria 😀

      Ainda me lembro do Space Shutle a quantidade de gente que matou, ou o Ariane da ESa, em 2000 e picos uma nave não tripulada(que basicamente era a primeira da ESA não tripulada e que devido ao fracasso praticamente deitou por terra as aspirações na EU de ter naves não tripuladas..), que explodiu, com astronautas a bordo…foi muito mau…de vez em quanto acontece..
      esta era uma nave de carga, das que abastece a ISS, não explodiu, mas parece que um dos seus foguetes direccionais não para de trabalhar, que vai quase dar ao mesmo hehehe.

      Já devia de haver um update sobre o tema, porque hoje os Russos, retomaram os trabalhos…não sei é se conseguem restabelecer comunicações com a nave(as comm’s ficaram quase impossíveis durante a noite porque a Soyuz estava a sair da linha directa de visualização, ou seja, estava a ficar do outro lado do mundo…)

  4. Emanuel Vitorino says:

    Isso é que era azar cair aqui!

    • Catarino says:

      Azares acontecem 😀
      Já o outro dizia…
      Estádio cheio, com 65 mil pessoas + 22 jogadores + 4 árbitros + os treinadores e a estúpida da pomba tinha logo que c###r em cima de mim …

  5. JJ says:

    Tensão entre os EUA e a Rússia…
    A nave levava a bordo material fundamental para a secção norte-americana…
    Será isto coincidência?

  6. Glink says:

    “segundo uma fonte próxima, conhecedora do caso, a direcção que está a tomar é o planeta Terra. ” Para onde é que haveria de ir? Pra Lua? Marte? -.-‘

    pplware vocês são melhores que isso…

    • chicosoft says:

      Sim, descontrolada, no espaco e fora de orbita da terra pode tomar infinitas direccoes, como a Lua Marte, etc..

      • Nunes says:

        a nave não tinha propulsão para sair da órbita da Terra e ir parar à Lua ou a Marte

        • lmx says:

          A Nave não tinha propulsão para ir para Marte, ou outro local longe,
          mas podia seguir essa direcção, até chocar com alguma coisa ou até atingir o destino, ou ate esgotar o combustível e voltar mais para dentro do campo gravitacional terrestre,, isto se o problema estivesse nos foguetes de propulsão…

          mas está nos direccionais, por isso é que a velocidade angular dela estão a aumentar, e a Roscosmos não a consegue afastar mais do campo gravitacional terrestre, porque não consegue desligar o foguete direccional e ligar os outros…que era o que devia acontecer para a levar para a ISS, como consequência, cada vez está mais dentro do nosso campo gravitacional,

          mas o chicosoft esta correcto, a nave podia tomar infinitas direcções..

        • Redin says:

          Não será preciso propulsão se a nave estiver a cair de forma a ganhar impulso para se deslocar para locais diferentes. As naves que saíram da Lua para a Terra não vieram diretas. Tiveram de fazer uma orbita para ganharem impulso para fugir à atração lunar. Pode ser que esteja a acontecer o mesmo com este.

          • Nunes says:

            para sair da órbita da Terra tem que ultrapassar determinada altitude e velocidade e para isso é preciso propulsão. O ganho de impulso que falas requer tb propulsão e uma órbita específica, apenas poupa combustível!

          • lmx says:

            sim essa é a forma de sair de um campo gravitacional…

            por exemplo a Russia faz 4 voltas em redor da terra e está fora actualmente, os EUA fazem ainda as tipicas 20 voltas salvo erro…não percebo muito do assunto, mas tem a ver com questões técnicas, potencia dos foguetes, etc..

            Mas o caso aqui é outro, a nave deveria se ter colocado na direcção certa e a seguir os foguetes de propulsão deveriam a ter levado até a ISS…

            o problema é que faze de direcção, um dos foguetes ficou sempre ligado, levando a que a nave gire sobre si mesmo cada vez a velocidades superiores…ou seja nem sequer chegas a faze de propulsão da nave…percebes..
            primeiro alinhas e depois segues viagem, o problema está na faze de alinhamento, que como não termina, a nave gira sobre si mesmo, e nesse caso nem convém activar a propulsão para seguir rota, porque imagina que a activas com a nave virada para a aterra ou outro local indesejado…

            como se não bastasse, eles perderam as comunicações com a nave…o que leva a crer que se trata de um problema relacionado com as antenas, que poderiam dar acesso a controlo remoto, mas que não existe porque não conseguem establece-lo…

            Aquilo que não se sabe é SE os computadores de voo é que estão a forçar o foguete a estar ligado, ou se as valvulas on/off do combustível não “fecharam a torneira” quando deviam e continuam ligadas até gastarem o combustível todo…

            Como não sais da orbita onde estas a força gravitacional terrestre puxa-te para a aterra, e como tal, cada vez estas ais dentro, e a cair a velocidades superiores…

    • Filipe says:

      Glink BOM DIA!

  7. Diogo says:

    A probabilidade de levar com uma nave espacial é muito inferior à probabilidade de levar com um relâmpago… No need to worry.

    O que me preocupa é a incapacidade dos físicos, engenheiros e afins evitarem este tipo de problemas. Já era altura de começarem a acertar nas contas.

    Enquanto estudante de física, conheço razoavelmente bem como funcionam os sistemas de ensino. A maior parte do pessoal passa sem perceber nada do assunto, uma vez que os problemas dos exames são os mesmos realizados ao longo do semestre para estudar.

    • lmx says:

      Não é um problema de conhecimento…ha uma falha nas comm’s, não é possível pilotar a nave remotamente, como se isso não bastasse, o foguete direcccional também teima em não desligar…

      Houve um problema na separação da Progress do modulo inferior, que provocou esta situação, ou alguma anomalia nos computadores de voo, e controlo da nave,..

    • David Guerreiro says:

      Este tipo de problemas são complicados de prever, a “rocket science” é a ciência mais complexa que existe, e qualquer falha por menor que seja dá logo barraca. E são daquelas coisas que têm de correr bem, não há como ir até lá reparar.
      A Progress é um equipamento com um grande historial de vôo, com provas dadas. Mas infelizmente também é tecnologia da era da URSS, com alguns tweaks. O maior problema deles nem é a tecnologia antiga, mas sim os custos altíssimos de colocar no espaço.
      A SpaceX coloca carga a 1/3 do custo, e com extrema fiabilidade. Ah pois, não poupam nos custos, inovam, melhorando processos de fabrico e novas tecnologias, permitindo reduzir o custo, melhorar qualidade e desempenho.

      • lmx says:

        em relação a spacex não sei, mas por algum motivo actualmente praticamente são os Russos sempre a fazer viagens, etc..

        Alias são eles que levam já ha uns anos e vão continuar a levar Astronautas e cosmonautas, etc para o espaço…a 26 de Maio salvo erro são outra nave de carga da Russia para a ISS…

        A Progress, é um Robot, completamente autonomo, é lançado da Terra, ele calcula as melhores curvas de saida, mais rapidas, etc, sai, avança sozinho e acopla sozinho na ISS…é um Drone.. e trata-se da 4ª geração a nivel de evolução…não são tewaks como dizes 😉

        A souyz que conheces hoje, digamos a parte de baixo, os os propulsores a śerio que colocam a nave fora da atmosfera terrestre, não é a mesma, apesar de manter muita coisa da original, tem muitos avanços em cima, como no consumo de combustivel, eficiencia, etc, a estetica é praticamente se não mesmo igual…

        Estas naves são muito actuais…repara que são elas as detentoras do record de viagem terra-ISS, 5h:40m os EUA por exemplo demoram mais de 5- a 7x mais tempo a lá chegar, tendo que percorrer 20 ou mais voltas a terra para puderem sair, purque os seus foguetes são fracos, e porque não teem tecnologia para “dar saltos entre trajectorias”…, enquanto que os Russos, fazem 4 voltas e estão fora…

        http://en.wikipedia.org/wiki/Soyuz_%28spacecraft%29#Soyuz_TMA-M_.282010.E2.80.94present_time.29

        A russia tem os Angara para substituir os soyuz no futuro, nas duas versões, drone e pilotada,

        http://en.wikipedia.org/wiki/Angara_%28rocket_family%29

        Aqui sim vai haver uma diferença nos preços, porque a Russia quer as Angara a sair de perto de Moscovo, e como tal, vão gastar muito combustivel para a mesma quantidade de carga, para já as soyuz são senhoras do espaço…não teem concorrencia á altura, nem perto sequer..nem mesmo da serie Angara, que é uma nova tecnologia, sem provas dadas..

        Além destas a Russia ainda tem outras, é uma confusão na pratica perceber quantas naves diferentes teem os Russos…é uma loucura

    • Manuel says:

      Não deves entender nada de física muito menos de engenharia. Se estás na faculdade, aproveita e faz um estágio de verão na ESA, no CERN ou no INL. Só te fará bem, limpar-te-á um bocado dessa arrogância intelectual.

  8. Miguel Batista says:

    Com sorte cai em http://goo.gl/bgcSGP

  9. Miguel Batista says:

    Era capaz de resolver alguns problemas do país 🙂

  10. lmx says:

    Pois, parece que sim…

    logo pouco tempo depois da descolagem, houve um problema, na separação de módulos.
    E para não haver comunicações…pode querer dizer que as antenas da nave Progress ou ficaram danificadas, ou desapareceram lool…por isso é que eles não conseguem controla-la..

    existe uma outra teoria…a de que uma das válvulas de direcção da nave, esta bloqueada, e portanto sempre a lançar combustível , logo faz a nave girar em torno de si mesmo, sem parar, e cada vez com uma velocidade angular maior, mas neste cenário, se o problema fosse só este, é mais difícil perceber porque é que a Roscosmos não consegue contactar a nave…porque neste cenario, haveria comunicações…isto partindo do principio que o tipo de comunicações que precisam, não tinham que ser direccionais…como nas comm’s via satélite…realmente a nave esta a girar..

    PS:
    Podiam ter colocado uma foto da Nave Soyuz(que transporta a Progress), em vez do extinto e obsoleto Space Shutle Americano e o seu foguete de lançamento.. 🙂

  11. Fakir says:

    Está revelado o dialogo entre o JJ e o Lotopegui ou Lopetegui: “Se não não aprendes a dizer bem o meu nome, levas com um caco espacial na carola.”Portanto, JJ, compra um capacete que os cacos vêem aí.

  12. Mario Junior says:

    Pode cair aqui lá em Brasília, no planalto. xD

    Sobre os mantimentos, os astronautas só possuem mantimento para até Agosto deste ano. Duvido muito que caso a nave caia, eles tenham tempo pra lançar outra com mantimentos.

    • lmx says:

      hehhe,

      nós cá, em Portugal gostavamos que caisse cá(a brincar né) 😀

      Pois mas a nave ainda transportava 2000 litros ou mais, de combustivel para a ISS no modulo frontal salvo erro…

      No mesmo modulo que as Soyuz transportam os Cosmonautas, como esta era de carga, esse modulo vai cheio de combustivel para a ISS…

      ou seja é uma grande perda..

  13. bill gates says:

    reeiniciar o windows?

  14. morpheuz says:

    cair e a subir de altitude… algo n bate certo

    • Marinho says:

      Espero não esta a dizer uma asneira mas penso que a orbita de um satélite (natural ou artificial) é um género de oval, o que faz com que se aproxime e posteriormente se afaste da terra, 21:26 estaria a afastar-se, mas neste momento a altitude está a diminuir, acho que a representação disso está nas cores do mapa, ou seja, quando está sobre a cor azul claro está mais perto do planeta e sobre o azul escuro mais afastado. espero não estar a cometer nenhuma gafe mas julgo ser algo do que acabei de escrever 😉

    • lmx says:

      A Nave já subiu, o problema é que agora tinha que se orientar, para a ISS, e ligar os foguetes de propulsão no espaço…

      O problema esteve no primeiro passo, na faze de orientação, um foguete lateral, não parou de funcionar…é até acabar o combustivel 😀

      Logo não pode acionar os foguetes principais para fazer o resto do percurso, como tal está a ser puxada com mais força e cada vez a cair mais dentro do campo gravitacional terrestre…

      Se saltares, e não tiveres um foguete…vais acabar por descer…pelo menos comigo funciona 😀

  15. David Guerreiro says:

    Deviam mudar a foto. O veículo que está a decair de órbita é este: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1a/Progress_M-52.jpg/1280px-Progress_M-52.jpg

    Isso ao entrar na atmosfera de forma descontrolada vai arder. Vai sobrar muito pouco para atingir a superfície do planeta, e o mais certo é cair nalgum oceano. A probabilidade de cair em terra, e zonas habitadas é diminuta.

    O problema foi causado por falha do segundo estágio do foguetão que por anomalia ainda desconhecida colocou a cápsula numa órbita errada e a rodopiar à doida.

    Assim sendo, a frota russa ficará parada até sair um relatório do sucedido, o que pode demorar muito meses.

    E a ISS vai ficar dependente única e exclusivamente de uma única nave para abastecimento, a Dragon da SpaceX. Após o acidente do foguetão Antares, apenas a Progress e a Dragon abasteciam a ISS.

    A próxima missão para a ISS será da SpaceX em Junho. Caso necessário a SpaceX tem sempre possibilidade de antecipar missões, pois a fábrica de Hawthorne está sempre a produzir foguetões e cápsulas.

    • lmx says:

      Não david.. a Russia tem destas coisa a granel 😀

      A proxima sai a 26 de Maio, mais uma progress 😉

      Verifica, mas eles teem imensas naves diferentes, de diferentes feitios e cores, é uma loucura…aquele conjunto de modulos é que vai ficr parado, para tentarem perceber o que se passa, mas teem outros, sistemas…á tonelada, não fossem eles os maiores experts na terra de foguetões, rockets, etc 😉

      estão sempre a sair…quero dizer, não é como os autocarros, mas a russia faz imensos lançamentos por ano, quer de souys, quer de progress, quer de angaras, etc,etc..

      O problema foi causado por isso mesmo, pela separação, mas…o problema é que um foguete lateral funciona a doida, e eles não conseguem comunicar com a nave para resolver o problema e activar os outros…
      Ninguém sabe sequer se houve uma explosão na separação que destruiu as antenas..os russos não explicam 😀

      Repara que se o problema fosse esse era “facil de resolver..”, mas é muito mais complicado, eles nem conseguem comunicar com ela…

  16. David Guerreiro says:

    E este é o veículo que vai continuar a assegurar o abastecimento da ISS

    https://www.youtube.com/watch?v=p7QNe5QU-Z4

    • lmx says:

      Se esse fosse o veiculo em que o planeta terra apostava para ir para o espaço estavamos todos bem tramados…isso explode que é uma coisa parva…muitas das vezes logo a seguir ao lançamento 😀

      • David Guerreiro says:

        Deves estar a confundir com a Antares da Orbital… Isso sim explodiu ao descolar. E concordo que aquilo não presta, e sabes que motores usava? Russos dos anos 60…
        E a cáosula que lançava era uma lata velha que nem tinha capacidade voltar.
        O que está no vídeo é o Falcon 9 da SpaceX, com a mais avançada e fiável tecnologia que dispõe a Humanidade.

        • lmx says:

          Boas David,
          sim comfundi com a Antares da Orbital 😉

          Os motores explodiram, não é por serem Russos 😉 explodiram porque os EUA cortou a asisstência Russa para os motores, e como os Russos são os experts no assunto…sem eles a coisa correu mal…

          Obrigatoriamente tiveram que engolir o Orgulho e já retomaram em segredo a assistência técnica Russa para esses motores e outros 😉

          Os Falcon parecem ser fixes, mas são lentos, fazem viagens demoradas, e não podem levar muita carga…o que pode tornar a viagem muito cara…se precisas de lançar muita coisa..por outro lado, se um motor falhar na recta final, não é tão grave como nas Russas, porque as falcon usam 9 motores pequenos…tem vantagens se algo falhar…mas são motores fracos, e a carga é menor…mas eles podem adicionar mais modulos a volta como as souyz fazem e as Angara Russas, e outras, a cena é que ai, ja estas a consumir muito mais combustivel…não ha almoços grátis,

          Quanto a ser a mais fiavel tecnologia, ainda não é, nem vai ser nos proximos 20 anos pelo menos…porque quem detém a maior fiabilidade no mundo são as Souyz Russas, decadas e decadas e decadas, é isso que poderá fazer dos Falcon ou das angaras , fiaveis…

          Até lá, cada geração terá que somar lançamentos bem sucedidos a granel, para ultrapassar as Souyz 😉

          As Falcon não são mais baratas…porque…não podes comparar uma nave para levar 30 toneladas com o preço de uma para levar 3 toneladas max..

          Para isso e para fazeres uma boa comparação, vais comparar a Falcon com um Angara dos mais baixos 😉

          Ai já podes fazer uma boa comparação…porque se trata do mesmo nivel de carga de transporte… mas mesmo ai, as Russas entregam o conteudo em 6 horas, e as dos EUA entregam em 24 horas salvo erro…se bem que se o preço for muito diferente, ou se não forem pessoas, não é relevante..

          As Falcon são robotizadas como as russas(quero dizer sem piloto…drones)?

          • David Guerreiro says:

            Se queres capacidade de carga, espera uns mesitos e vais ter isto

            https://www.youtube.com/watch?v=4Ca6x4QbpoM

            53 toneladas de carga para a órbita baixa da Terra

            Isto tudo com um custo de 1/3 dos russos

          • David Guerreiro says:

            E mais. Os russos não mexem absolutamente uma palha para evolução aeroespacial, usam os mesmos motores e os mesmos veículos há décadas sem inovação.
            Daí que cada assento na Soyuz custa 76 milhões de dólares, e a SpaceX vai fazer por 20 milhões. Tudo conseguido à custa de inovação, melhoramento constante, eficiência.

          • lmx says:

            Boas David,

            nesse caso , a coisa que tu vais poupar é nos modulos, no entanto não penses que é tão linear…eses modulos teem que ser desmontados ao nivel do parafuso e asemblados de novo…tem um custo enorme…mas talvez seja mais barato, dado o maior custo estar nos motores dos rockets..

            No entanto não podes falar em 1/3 do custo…porque esses valores que falar são a falsa comparação entre o falcon 9 max 3ton com a souyz max 30 tonn…ou seja é errado fazer essa comparação..

            Como disse acima, tens que comparar coisas iguais, claro que uma nava de 3ton é mais barata que uma de 30 tonn…

            A questão é que ao avançares para mais modulos a volta, o preço sobe e muito…já não tens um modulo para rever quando chegar…agora tens 3…e não tens os custos de combustivel de um modulo mas sim de 3 modulos, que consomem pelo menos o triplo de apenas 1 modulo…

            Depois ainda tens outra questão…como os motores americanos são mais fracos(uncluindo os Russos, que já nem a russia usa…), não vais puder fazer apenas 4 voltas para sair da terra…vais -te manter na mesma a fazer 20-24 voltas…ou seja vais torrar combustivel que é uma coisa parva…

            Quando somares nessas circunstancias, os preços de 27 motores pequenos…mas são 27..

            mais a revisão completa dos modulos lançados, mais o combustivel gasto…vais chegar á conclusão de que a diferença a existir é minima…

            Nestas circunstancias, tens a vantagem de como tens muitos motores, se um falhar, ainda ficas com os outros 28…
            Este assunto é uma coisa importante para os EUA porque os motores das suas naves explodem muito, e como tal é melhor juntar muitos motores, pode também diminuir o combustivel utilizado, em relação a utilização de apenas 4, ou que seja..

            Não ha almoços grátis nestas coisas, quanto mais peso levam mais gastam, etc… a ideia da reutilização é boa, mas não sei até que ponto…porque a verdade é que para desmonstar cada coisa dessas é um balurdio de tempo e dinheiro…normalmente os russos não se enganam…

            Ok, dizes que os Russos não inovam nada no espaço…é engraçado…os EUA nem sequer teem uma forma de ter cosmonautas no estaço, a maioria da carga para a ISS é feita por Russos…os Russos fazem da terra-ISS 5:40 minutos…os EUA fazem 24 salvo ero…

            E como se nada disso não bastasse…os EUA começa agora a copiar o modelo de funcionamento das naves Russs…é dizes-me que os Russos não inovam nada????

            Consegues explicar porque é que os EUA não usam space shutles nos dias de hoje??

            Os Russos fizeram os deles, e inovaram logo de inicio, porque eram drones, deram umas voltas a terra e aterraram sozinhos…a russia meteo-os no armazem fechados para sempre…porquê?

            Porque a filosofia da coisa, não era nada eficiente, criaram os seus proprios desenhos, evoluiram-nos, e hoje teem as naves mais fiaveis do mundo, as mais ecologicas(verifica os combustiveis usados pelas proton por exemplo…),, e as mais rapidas, robitizadas, ou pilotadas, etc…todo o mundo acaba de uma forma ou de outra em usar tecnologia Russa quando vão pra o espaço…

            E dizes que os Russos, não inovam nada?? opah 😀

            Consegues explicqr porque é que americanos usam tecnologia Russa então??

            Porque é que as falcom usam aquele desenho??porque é que as falcon usam a mesma forma de separação das Russas??, etc, etc,etc…

            bom… A spacex tera eventualmente no futuro, um heavy lifter, a russia ja teve muitos e quantinua a telos…

            Actualmente a Russa tem desde souyz a angaras, a Protons, e ainda me faltam pelo menos mais 2 tipos de naves muito usadas para satélites, por causa do custo da viagem…

            Se queres falar de evolução e tecnologia espacial, não podes ignorar que nos rockets, foguetões, etc os Russos são o pais mais avançado do mundo…quer queiras ou não…não é uma questão de clube, mas simd e olhar para as coisa 😉

        • JVC says:

          São duas filisofias deferentes. Os Russos não alteram fórmulas de sucesso. Contudo as Soyuz já sofream algum updates. Os EUA estão a recuperar o mesmo principio utilizado nas Apollo, com o Orion e a lander Morpheus e novo foguetão SLS. O Space Shuttle foi um projecto que previa o baixo custo dos voos em órbita, na minha opinião não foi um fracasso, apenas um beco sem saída.
          Com o sector privado a investir, aparecerão mais alternativas certamente.

  17. MAX says:

    Ja acabou de cair?

  18. Ferreira says:

    Hoje por volta das das 14:00 vi um objeto metálico em forma de cilindro flutuando no ar sem direção. Muito assustador. Isso foi observado no céu de Salvador/ba.

    • lmx says:

      estas a falar aserio?

      gostava de ter visto isso 😉

      mas isso deves ser os “amigos” de NSA’s e afins a espiar o espaço aereo 😀

  19. David Guerreiro says:

    E mais uma falhanço russo, desta vez um Proton

    http://spacenews.com/ils-proton-rocket-fails-8-minutes-after-liftoff/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.