PplWare Mobile

Microsoft vai deixar que analisem o código fonte do Windows

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. WP says:

    Esta nova Microsoft esta a surpreender tudo e todos 🙂

    • Mota says:

      e muito bem.

    • N. Carvalho says:

      Está pois a tentar travar a sangria de utilizadores que está a migrar para outros sistemas, principalmente, para linux, seja a nivel particular ou empresarial. Soa a desespero… e quando a esmola é muita. ..

      • Darth says:

        Achas mesma que a esmagadora maioria de utilizadores, o utilizador comum, usa linux? Deves achar que todos estao por dentro da informatica como tu

        A maioria, usara sempre windows, porque é o que vem com o pc, é o sistema mais conhecido, e ( com excepcao de osx) é simples para a maioria que nao percebe nada de oc. E para os outros, muitos sao gamers para que. Linux ainda nao é solicao. (Embora esteja a melhorar suporte)

        • Thiago Holmes says:

          Mas esta solução da Microsoft não é para o usuário comum, apenas quem poderá avaliar o código são os Estados que fizerem parte do programa/iniciativa, ou seja, sim esta é a solução que a Microsof encontrou para tentar conter a migração para linux, já que governos priorizam o Linux pela segurança e controle das informações.

        • N. Carvalho says:

          Darth, tens razão! Não usa, mas, devia usar, e colocas muito bem o “dedo na ferida” quando dizes que a maioria não está nem ai para o OS que utiliza; “palha é palha, desde que seja palha”. O mundo está a mudar, os chineses estão a migrar progressivamente, os russos também (entre outros paises…), e seria utíl e produtivo para o nosso pais adoptar um OS que permita autonomia tecnológica… Para finalizar, durante +- 25 anos fui utilizador fiel do windows sem sentir necessitade de mudar (até ao fim do xp), mas, o 8, 8.1. e a rápida obsolescência dos sistemas windows e do hardware fizeram-me optar por sair da zona de “conforto” e muito tenho de agradecer à empresa onde trabalho que migrou os sistemas para linux. Eu sou gamer e o w7 está noutra partição só para o WOT… De facto, nem todos têm perfil de pastor, cão de guarda ou lobo… de outra forma seria complidado…

  2. Carlitos says:

    A microsoft parece a apple, andam a aprender sim senhor. Estou impressionado. Sera que a nivel mobile finalmente vai haver um flagship ao nivel do iphone? E que desde 2007 o iphone e lider imbativel

    • Mikes says:

      A appe? Lol
      A Apple nunca teve uma política de transparência.

      • Vítor M. says:

        E que empresa teve? Ora diz-me lá? Mas com factos não atires á sorte, como é teu hábito!

        • Poeta says:

          Pelos vistos a Microsoft vai ter, a Apple ainda não se ouviu nada e duvido que faça…
          Mas tinha que vir o grande paladino da Apple 😛
          Porque os outros não têm a Apple não tem que ter? Não serve de desculpa para mim…

          • Vítor M. says:

            Poesia não serve de desculpa para o erro. A questão aqui é que não vale só ler o título, tens de ler a notícia toda. A Apple, assim como a Microsoft, nunca deixará que analisem a parte nuclear do sistema operativo, até por questões de segurança e privacidade da própria empresa, aliás, a Apple mesmo já referiu que deixou de cooperar com as autoridades para permitir o acesso das mesmas aos dados dos seus utilizadores via acesso directo ao sistema operativo, quer iOS quer OS X. Mão firme quer na Russia, quer na China e mesmo nos Estados Unidos.

            Nenhuma destas empresas o farão, meu caro, vão ter apenas acesso a informações de segurança importantes sobre ameaças e vulnerabilidades num ambiente seguro, num ambiente seguro 😉 não é à vontadinha.

            Algumas pessoas acham que as empresas são parvas e passam o seu “ouro” para as mãos dos concorrentes assim ao desbarato! 😀 crentes 😀

            Agora, dão alguma coisa em troca, isso têm de dar, ou como imaginas que a Apple entrou na China? 😀

    • NT says:

      Apple?????? Acho que a única coisa que a microsoft tem que se preocupar quanto à apple é mesmo a guerra do iphone/windows phone…
      Acho que isto é mais uma investida contra o concorrente ‘*nix’ (linux,bsd’s etc.) cujo o código pode ser revisto/auditado do que propriamente uma medida de combate à apple. Principalmente sendo a iniciativa virada para governos.
      E também tendo em conta as revelações do que a NSA tem vindo a fazer (mesmo a nível de ‘contratos’ com empresas de software) a microsoft vem assim “provar” que não tem nada a esconder e que não anda a espiar o resto do mundo…

  3. Waffen SS says:

    Não será uma maneira de a Microsoft dar liberdade aos governos de poderem fazer o que quiserem do código fonte, e implementarem um sistema de vigilância dos utilizadores?

    • Hélder says:

      Para ti, uma coisa chamada “ver, não mexer”, deve ser nova ou difícil de entender…

      • Waffen SS says:

        Apenas fiz uma questão.
        Como tens tanta certeza que é só ver e não mexer?
        “qualquer que seja o Estado europeu, vai ter acesso a informações de segurança importantes sobre ameaças e vulnerabilidades num ambiente seguro, podendo assim validar a integridade de todo o código fonte”
        Ora pode se perceber que se não validarem, poderão mexer? Apenas uma questão!

        • Pedro says:

          Uma coisa não implica a outra. Ver vulnerabilidades, não implica alterar o código do sistema. E ou muito me engano, ou o que tu estas a temer, já existe à muito.

          Acho que PSP tem ferramentas que já tiram partido dessas backdoors. Mas não tenho a certeza, eu só ouvi falar nisso… Mas a NSA tem certamente.

          • Waffen SS says:

            Sim Pedro, percebo que uma coisa não implica outra. E não é uma questão de temer, pois backdoors de facto já é algo banal das empresas tecnológicas, tem o lado mau, falta de privacidade, mas também tem algo útil, poder rastrear hipotéticos terroristas criminosos etc.
            Mas porque a Microsoft dá acesso ao código fonte apenas dos governos da Europa? Os governos de fora não têm direito também? A cerca de um ano atrás a Rússia exigiu o código fonte dos iOS e do OS X à Apple. Creio que a resposta é obvia.
            Aliás até já foi publicado…
            https://pplware.sapo.pt/apple/russia-exige-que-a-apple-de-acesso-ao-codigo-fonte/
            Só acho um pouco estranho dar acesso ao código fonte aos governos.
            Conforme alguém escreveu abaixo, realmente parece que não é de acesso público. Ainda mais estranho.
            Mas é como dizes, backdoors sempre existirão. Até pode nem ser o caso, mas dá que pensar.

          • Mr.Antunes says:

            Apenas uma questão de lucros, devem estar a vê-los a descer aqui na Europa. Em níveis institucionais “devemos” ser dos principais contribuintes, com as últimas machadadas devidas à NSA é normal que queiram acalmar os ânimos e manter os clientes 😉

          • Darth says:

            A psp? Hahaha

        • FG says:

          Isso tem algum jeito?

          Assim, viam as backdoors dos outros paise e empresas no código…

    • Darth says:

      Quem te disse que os governos vao poder mexer? Wuando compras um livro, tambem mudas o texto? Ha cada um…

      • Waffen SS says:

        Desde quando o código fonte é impresso como os livros? É cada analogia mais ridícula! Há cada um! E sim posso mudar os livros sim, antes de serem impressos são digitais, pdf, ePub word, etc… A não ser que ainda se faça impressão como no século 17 ou 18! Como vês posso mudar o conteúdo dum livro que compro, livros digitais!
        Vês?

    • ptpedropt says:

      a mim parece-me mais ao contrario.. visto que a Europa já não tem tanta confiança nos EUA desde o wikileaks, escutas, etc
      mas como esta gente é tudo do mesmo saco..

  4. irlm says:

    ou seja, resposta mais rápida nas correções de sistema.
    tipo rolling release

  5. Hélder says:

    Assim é que é!

    Só da confiança estas empresas mostrarem transparência!

  6. Alex says:

    Pelo que entendi e só para os governos

  7. Alucard says:

    Continua a não ser código público para qualquer um consultar. Não se iludam com isto.

  8. Paulo says:

    Excelentes noticias mas para mim ainda não chega aos calcanhares do mac. osx continuara sempre a ser o mais avançado SO de todos os tempos.

    • Tiago says:

      Explica a tua afirmação p.f. Porquê que é o mais avançado e não chega aos calcanhares?

      Tenho dificuldades em compreender isso.

      • Joao says:

        n ha problemas de drivers, tudo e fluido, nc precisas de formatar pois mantem se sempre rapido ao contrario do windows, ja vem com office e edicao video e foto incluidos onde windows n oferece nada semelhante out of the box. Queres mais?

      • Joao says:

        bateria dura o dobro, ventoinha nc se ouve (no meu antigo surface pro ouvia se e bem a ventoinha)..pessoalmente tenho varias razoes para tb preferir mac.

      • Cris says:

        OSX Yosemite:
        -Kernel miserável
        -Sistema de arquivo (HSF) pior que NTFS (lol)
        -UI cheio de lag (problema do yo-semite)
        -0 liberdade
        -Falhas de segurança a torto e a direito
        -27 drivers

        Ok, kid.

        • FG says:

          Bem se vê que não sabe do que fala…

          • trolls everywhere says:

            Só pelo facto de o Windows suportar qualquer tipo de hardware, e não apenas aquilo que vem com um sticker com uma maçã roída, perdes qualquer razão que julgues ter meu caro.

        • int3 says:

          HFS pior que o NTFS? Loooooooooooool

          • Mario Junior says:

            O HFS+ não fica muito atrás do NTFS no quesito “pior” não.

          • trolls everywhere says:

            “Tudo o que é Microsoft é o pior que existe à face da Terra”
            Substituir Microsoft por M$ para ficar ainda mais credível.

            Porque é que sempre que vejo alguém com uma mascote de um pinguim, o discurso nunca muda?

            Haja paciência para estes cybertrolls…

        • Miguel Pestana Nóbrega says:

          Infelizmente tens razão lol há que ser sincero…
          E só para esclarecer, o OSX também fica lento é preciso formatar e tem ecrãs de bloqueio semelhantes ao Windows…
          Depende da utilização de lhe dás, a metade das pessoas o Windows dá mais jeito, à outra metade o Windows é melhor, não passa disso, defeitos há nos dois…

    • Miguel Sousa says:

      Um SO que só funciona num tipo de dispositivos e tem 27 drivers… contra um SO que funciona em milhões de sistema e tem mais de 40 milhões de drivers compatíveis?
      Estás a comparar o leme de um navio com a manete das mudanças do automóvel…

      • Joao says:

        enquanto consumidor interessa te que seja compativel com milhoes ou que funcione com o teu? Eu quero um produto que funcione bem e nao de problemas e tenha seguranca, quero la saber se suporta 1001 drivers e dps nem hdmi com som tenho na tv

    • Joao says:

      E que tal pensares um pouco antes de dizeres asneiras? É sempre a mesma treta com Windows e Android. Se um sistema operativo é projectado apenas para meia dúzia de dispositivos, obviamente que será mais rápido, fiável, etc. O Windows/Android são projectados para dezenas/centenas de dispositivos diferentes, funcionam tanto num equipamento recente como um com vários anos, tanto dão para navegar na internet como jogar, etc. Resumindo: não tem comparação.

      • FG says:

        Isso é na teoria…

        Depois na pratica, não funciona bem com nenhum…

        • Mikes says:

          Funciona pois.
          Tens a noção das falhas e bugs parvos que existen no yosemite?
          Eu tenho um imac e não admito a falhas que aquela m**** tem.

        • trolls everywhere says:

          O meu ASUS ROG destroça completamente qualquer MacBook Pro à face da Terra pelo mesmo preço: 1399€
          E tenho a dizer que o Windows 8.1 funciona maravilhosamente.
          Portanto, porque no te callas?

          • Waffen SS says:

            Também tenho um desktop ROG e foi um pouco mais caro que o teu, e isso de destroçar qualquer MacBook Pro é conversa da treta. Não compares um PC Gamer, com um para uso profissional, trabalho etc.. e que por acaso tem um excelente desempenho para gaming, mesmo sendo laptop.
            No ultimo ano liguei o ROG 2 vezes, já o Mac, é sempre a andar, depois de experimentares, dificilmente voltas para Windows, se precisares do Windows para jogar, ou Linux, instala-o no Mac … O melhor de todos os mundo numa única máquina.
            https://support.apple.com/pt-pt/HT5639
            http://www.makeuseof.com/tag/install-linux-macbook-pro/
            Portanto porque no te calas?

  9. Glink says:

    Isto é pseudo-transparência… porque raio tenho eu de confiar seja em que governo for??

    • Alfie says:

      Tens razão. Esta é uma forma de atirar poeira para os olhos das pessoas. O comum dos mortais associa visibilidade de código para os governos com visibilidade para toda a gente. Os governantes são só políticos (sujeitos às pressões de grupos de interesses e de grupos económicos) e não técnicos e vão designar uns quantos analistas para executar a tarefa. E quem nos garante que os analistas são pessoas isentas e justas? Os políticos? Um tribunal? Iremos conhecer esses analistas para podermos, ou não, confiar neles?
      Nunca até hoje uma empresa multinacional teve comportamentos isentos e justos. E vai ser a Microsoft a primeira a fazê-lo? Não acredito!

      • trolls everywhere says:

        Então e diz-me tu lá uma coisa?

        Usas Linux? Se não, não tens nada a apontar porque nem Apple nem Google ou outra gigante tecnológica revelam o conteúdo do seu código fonte.

        Se sim, que distribuição? Tudo o que não seja Gentoo/LFS, uma vez mais não tens nada a apontar, porque estás na mesma a confiar em terceiros para te compilarem uma versão do kernel e dos pacotes necessários.

        Portanto, a não ser que sejas um utilizador Linux e compiles tudo por tua conta, só tens que aplaudir a Microsoft por fazer mais do que os concorrentes alguma vez farão.

    • trolls everywhere says:

      Porque os governos são eleitos com os votos dos cidadãos?!
      Se os corruptos lá estão, o povo é que os mete lá

      Especialmente o povo que fica em casa ou vai à praia em dia de eleições e que faz parte dos 70% de abstenção. Depois queixam-se.

  10. carlos says:

    Por mais q seja uma grande noticia, não acredito q iram ganhar os uusuários dos sistemas da Apple e do linux não, acho q esses estão bem firmes com os seus sistemas, mas e uma atitude interessante da Microsoft.

  11. Cruz says:

    Só espero que esta microsoft um dia leve a Apple a falencia.

  12. Joe Fagundes says:

    Mostrar algum do código fonte não tem grande efeito.
    Seria necessário mostrarem todo o código, incluindo das ferramentas que são usadas para construir o sistema (compilador, etc).
    E seria necessário verificar que o que é distribuído é efectivamente o resultado da compilação de todo aquele código.
    Não sei se a MS está disposta a abrir isso tudo aos inspectores, com ou sem NDAs.

  13. paulo g. says:

    “…mas também conquistar utilizadores de outros sistemas.” Qual a razão? Onde está ela?
    Não a vejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.