Microsoft e Link criam portal web para o Banco Alimentar

Foi ontem no evento “5º Encontro de Parceiros Sociais” realizado pela Microsoft, que esta anunciou em parceria com a Link Consulting o lançamento do novo portal web “Alimente esta ideia… agora também online”.

O objectivo deste portal é complementar a recolha de alimentos no retalho, para que qualquer pessoa possa doar alimentos ao Banco Alimentar comodamente a partir da Internet e pagar através de multibanco.

Este evento contou com uma convidada de honra, a madrinha deste projecto, a Dra. Maria Cavaco Silva, a Primeira-Dama.

 

Esta iniciativa teve como objectivo alertar o 3º Sector e a toda a sociedade civil para uma “necessidade tão básica como a alimentação, utilizando a mais moderna das tecnologias”, afirmou Claudia Goya, Directora Geral da Microsoft Portugal.

Patrícia Fernandes, Directora de Relações Públicas e Imagem Corporativa da Microsoft em Portugal e que acumula agora a gestão das áreas de Cidadania e Responsabilidade Social, abriu o evento e colocou um desafio a todos os presentes:

Que problema/dificuldade conseguiria desenvolver em parceria com outra OSFL (organização sem fins lucrativos) com 5000€?”

Com este desafio a Microsoft aliciou os representantes das OSFL a exprimirem as suas ideias mais originais com vista à sua  implementação concreta. Segundo Patrícia Fernandes “a missão da Microsoft é colocar a tecnologia ao serviço das pessoas”.

De seguida, Claudia Goya, Directora Geral da Microsoft Portugal sobe ao palco e apresenta em concreto o porquê desta iniciativa. Uma das grandes novas apostas da empresa é a inclusão social e digital e é aqui que o 3º Sector entra. Há 6 meses atrás a Microsoft anuncia um investimento de 3 milhões de euros e agora o investimento é duplicado para os 6 milhões de euros.

A Microsoft aposta no fenómeno crowdsourcing e alia tecnologia, vontade e oportunidade nestes tempos tão difíceis em que se verifica ainda mais solidariedade e união. É aqui que nasce a aposta na criação de um portal web que permita aos internautas doar alimentos ao Banco Alimentar e acompanhar o impacto dessas mesmas doações.

Ficam aqui algumas das características relevantes deste portal:

  • Simples de utilizar.
  • Possui versão mobile.
  • Pagamento seguro e familiar através de multibanco.
  • Integrado no Facebook, Windows Live Messenger e Hotmail.
  • Assente numa plataforma tecnológica flexível, no serviço de cloud computing da Microsoft.

  • Bens possíveis de doar limitados a azeite, óleo, atum, salsichas e açúcar, ao preço mínimo do mercado.
  • Campanha online aberta 2 vezes por ano, em paralelo com as doações do retalho.
  • Fora dessa altura, o site estará em funcionamento, não para doações mas sim para acompanhar o impacto das doações anteriores.

Isabel Jonet, Presidente da Federação de Bancos Alimentares contra a Fome, reconhece a importância deste portal quando os doadores não fazem compras tipicamente ao fim-de-semana ou doadores que não se possam deslocar de suas casas. Afirma ainda que é comum receber chamadas de imigrantes portugueses que expressam a sua vontade de ajudar as suas famílias mais carenciadas nas aldeias. Com este novo portal, tudo isso é possível.

Por fim, a convidada de honra, a Primeira-Dama Dra. Maria Cavaco Silva fez as honras inaugurando o portal com a primeira doação – pode-se dizer que foi bastante generosa, excepto no açúcar. “Em momentos de crise é preciso ir mais longe”, afirma.

Aceda ao portal e doe alimentos a quem precisa. A campanha funcionará de 26 de Maio a 5 de Junho.

Portal: Alimente esta ideia… agora também online.

  
     Pin It  

Arquivado na categoria: Eventos, Informação


10 Comentários

  1. Não sou muito apologista de algumas das actividades/ideias da Microsoft, mas ontem (dia em que vi a noticia), passei a ter uma melhor visão sobre a Microsoft, pois, são/deviam ser as grandes empresas a dar o exemplo e a Microsoft com esta iniciativa deu a mostrar que se preocupa com as actividades sociais!

    Os meus parabéns!

  2. Onde está o botão “like”?!?xD
    Parabéns Microsoft!
    Só acho é que a madrinha foi mal escolhida pk ela só ganha 700€… coitadinha!!! não vai ter dinheiro para ajudar!!

  3. Pois… é pena é os utilizadores terem que inserir nome, morada, e-mail e NIF!!!!! em protocolo HTTP e não HTTPS.

    O nome vá lá que não vá, agora o NIF? Brinquemos…

    E também gostei da parte do pagar por Multibanco… pois… a taxa que se paga aos bancos sempre que usamos o cartão de crédito… também se aplica aqui? Pois… a solidariedade, em primeiro lugar, parece ser dos pobres para os ricos… depois os ricos dão umas migalhas aos pobres, para não parecer mal.

    É como as Popotas e as Leopoldinas… ou lá como se chamam… e dos relógios Swatch, etc… O dinheiro vai para quem já o tem…

    Querem doar, doem directamente às instituições, sem intermediários!!!

  4. As acções da chamada responsabilidade social das empresas, além do mérito que têm por si só, também ajuda a que as pessoas olhem para estas empresas com outros olhos.
    Aqui bem perto de mim, em Campo Maior, a Delta Cafés, talvez seja uma das pioneiras na ajuda a quem mais precisa.
    Acho que é o caminho certo e que deve ser seguido por muitas grandes empresas em Portugal.

  5. A primeira dama pode fazer um bom serviço, já que as empresas não lhe dirão um não redondo… desde que ela se dedique, como acredito que o fará.

    É mais uma excelente iniciativa da Microsoft dentro da acção social.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.