PplWare Mobile

Mac App Store já disponível no Mac OS X 10.6.6

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Bruno Torres says:

    Awesome! First!!1

  2. Miguel says:

    Twitter for Mac aka Twittie 2 dizem que ficou um verdadeiro pedaço de aplicativo!

  3. Rui says:

    Espero um dia poder usufruir de um macbook pro .

    🙂

  4. André Pinto says:

    Quero um MAC !!
    Alguem para me oferecer um? 🙂

  5. Helder Rocha says:

    Mais uma actualização importante para o macworld.

    Pode ser que se comece a ver aplicações de qualidade para Mac, e claro mais abundância de jogos 🙂

    CPtos

    • Manuel says:

      Aplicações de qualidade para mac? Podem não ser tantas como para windows mas acho que as aplicações para mac têm bastante qualidade! Algumas são até muito melhores que equivalentes em windows!

  6. a Friend® says:

    Os pontos fortes da AppStore é mesmo a forma de encontrar aplicações (já que sempre houve o mito que o Mac não tinha muitas apps), e no caso de serem pagas, é um processo bem simples, invés de ter que andar a facultar dados em todos os sites que se vai, fica tudo ali centralizado.

    De resto, Updates sempre foi algo fácil no Mac uma vez que as apps são “standalone” e se já havia muito poucas apps com necessidade de serial, penso que agora é mesmo nula…

    Outro ponto forte foi já ter a percepção de como será o Lion… já há Apps com a nova interface ainda mais minimalista, focada mais para gestos e menos para “o ponteiro do rato” onde as barras de deslocação só aparecem quando se passa na zona das mesmas… etc… 😉

    Esta AppStore é mesmo uma grande ajuda, especialmente para novos utilizadores, pois fará mudar muito o velho mito das apps.

    Pessoalmente, adorei a parte de se manterem fiéis ao que já nos têm habituado na AppStore do iPhone/iPad. Well Done!

    • Ryan says:

      Por acaso muito bem organizada. Ja ha muito que isto fazia falta. Tenho um Mac para uso profissional e confesso que e interessante. O sistema e bastante robusto. A Canonical com o meu sistem favorito, o Ubuntu, ja ha muito que tem uma coisa parecida. Mas obviamente faz-se festas e dedicam-se posts e live feeds a Apple… cool pessoal… etc etc… e isto que muitas vezes nao me agrada. Nao por ser o Ubunto mas da-se atencao as modas…

      • a Friend® says:

        Por vezes convém deixar a mania da perseguição de lado e tomar atenção ao que se passa.

        https://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-control-center-0-5-gestao-do-ubuntu/

        Acho que as modas estão na cabeça de quem assim as vê! 😉

        Aparte disso, não percebo a comparação à Software Center do Ubuntu. De longe que são diferentes e se esta é igual a alguma, é sem dúvida igual à existente há 3 anos no iPhone.

        Desta a forma de instalar, a passar pelos updates, a finalizar em todo o ambiente gráfico.

        Ps. O Ubuntu, é de longe também o Linux que mais copia conceitos do Mac e Apple.. no entanto não é por isso que os Mac users se sintam perseguidos.. pelo contrário, essas inspirações fizeram do Ubuntu o Linux mais “user friendly” de sempre.

      • Vítor M. says:

        Ryan não é como dizes… basta ver de facto o link que o a Friend® aqui deixa.

        Como podes ver a 3 de Agosto demos a conhecer o Ubuntu control center. Lá está, é uma questão de usar o pesquisar ou então de manter os olhos abertos.

        Estamos atentos a tudo e não ás modas.

        Por acaso o conceito é excelente… como dissemos 🙂

        • Ryan says:

          Ja tinha visto a noticia do Software Center quando ela saiu. E por acaso já sabia que iam bater nessa tecla.
          Quando se gosta de uma coisa e mais fácil promove-la do que fazer menção da concorrência. O que quero dizer e que há mais alem da Apple no mundo da informática. Ha por ai distribuições Linux que nem são mencionadas ok compreendo as distro Linux são imensas e criam demasiada confusão isso também e verdade.
          Ha coisas da própria Microsoft que nem são faladas e que ate são interessantes mas obviamente dizer mal da Microsoft e ser cool. Eu trabalho com os 3 grandes sistemas e em todos eles vejo virtudes e em todos vejo falhas enormes. E por trabalhar com os três cheguei a conclusão que andar a dizer mal de algum deles e como atirar pedras a telhados de vidro.

  7. darth_paul says:

    uma divida so. os apps que comprara para o mac, tambem osposso depois descarregar para o iphone/pad/pod? ou tenho de adquirir 1x licença para iphone, 1x para Mac? seria porreiro comprar um angry birds para Mac, e depois qunado tiver um iPad poder descarregar uma versao para Ipad,sem custos adicionais

    • Rui "ALL" Sousa says:

      Se eu fosse dizer qts app’s q tenho no meu iPhone gostava de ter no meu PC c windows -.-‘

      • darth_paul says:

        em que medida responde isso a minha questão? estou a falar no caso de querer jogar 1 jogo que comprei na AppStore, e 2 aparelhos Apple distintos… é claro que não me refiro ao Windows

    • a Friend® says:

      Por agora penso que não há qualquer tipo de ligação entre as duas stores (pelo que vi até os preços são diferentes)…mas qualquer App comprada num Mac, pode ser instalada, por exemplo, noutro Mac qualquer não necessitando de uma licença para cada. (Desde, claro, o dono seja o mesmo, com respectivo Apple ID).

      Mais tarde é que poderá aparecerá algumas apps que a compra seja válida para ambas as stores, mas deverá ser Packs devidamente assinalados. 😉

    • texasflood says:

      A Apple tem uma filosofia de licenciamento bastante simpática, e na minha opinião, é uma forma de combater a pirataria. As licenças das aplicações são por conta do itunes. Por exemplo o Angry Birds tem agora 3 versões, Mac, Ipad e iPhone. Tens que comprar a licença para cada tipo de máquina. Em relação aos idevices podes instalar num número infinito de máquinas desde que seja efectuada a partir do teu itunes, ou em alternativa, podes autorizar a tua conta do itunes até 5 computadores, incluindo o teu, e assim instalar as aplicações compradas por ti noutras máquinas.
      Em relação à Mac App Store, deve funcionar da mesma forma, podes instalar noutras máquinas desde que uses a tua conta de itunes. Mas isto ainda não confirmei.
      Isto é muito bom porque dá para partilhar a conta do itunes com os amigos e instalar as aplicações compradas entre todos.

    • Zé Miguel says:

      Obviamente que não vais poder usar a aplicação em sistemas diferentes até porque embora as aplicações tenham o mesmo nome (no caso do angry birds), são bastante diferentes, a nível de níveis etc.

      Aliás, acho que se comprares uma aplicação para iPad também não poderás usar num ipod ou iphone.

      O que até certo ponto faz algum sentido.

      • Ppietra says:

        com o iPad depende da aplicação! há imensas aplicações que correm tanto no iPad como no iPhone (de origem, não são versões distintas). Nesses casos podes ter a aplicação no iPhone e no iPad ao mesmo tempo, sem necessidade de nova compra – limite de 5 dispositivos!

      • darth_paul says:

        pois, isso é uma pena. na loja online de jogos Steam, ha muitos jogos em que não compras o jogo, mas a licença, pudendo jogar o jogo tanto num Mac como no Windows. Seria porreiro se ao comprar jogo “X” para iphone, tambem tivessemos a licença do jogo “X” para iPad.

  8. IPC says:

    Talvez seja impressao minha apenas…mas eles nao alteraram a forma da grelha de quando no dashboard? antes as mnhs appl nao iam ate ao topo do ecra e agr esta a ir…talvez esteja a ver coisas…

    • Helder Rocha says:

      Segundo a apple eles anunciam isto para o Lion, talvez ja tenham feito algo no que respeita ao full screen

      “Aplicações em ecrã total. Aproveite as suas apps. Em grande.

      No iPad, todas as apps são apresentadas em ecrã inteiro, sem distracções, e existe uma forma fácil de regressar a todas as outras aplicações. O Mac OS X Lion faz o mesmo para a sua secretária. Pode colocar uma app em ecrã inteiro com um clique, mudar para outra aplicação em ecrã inteiro com um gesto de percorrer no trackpad, e percorrer novamente para a secretária para aceder à suas aplicações multi-janela. E como o sistema é compatível com a vista de ecrã inteiro torna as aplicações maiores e mais envolventes. Para que se possa concentrar em todos os detalhes do seu trabalho, ou jogar numa escala maior do que nunca.”

  9. Hum, tipo o Centro de Software do Ubuntu…

  10. texasflood says:

    Angry Bird para Mac, ehehehe 195 níveis, vamos lá dar cabo dos pigs.

  11. Emannxx says:

    Bem, a moda das “App Stores” está no ar!

    A Microsoft entretanto deve começar algo parecido… aposto.

    • a Friend® says:

      Sim já está previsto para 2012, embora no caso do Windows deverá ter um processo diferente, porque a vasta maioria das Apps não são Standalone, assim como é muito comum o recurso de serials, etc…

      Nesse sentido a MS terá um trabalho mais complicado e penso que será só com a chegada do Windows 8, talvez para mudarem alguns processos e forma de como o Windows instala Apps.

      • RaCcOn says:

        Não acredito que vão mudar assim tanto a forma como as coisas funcionam no Windows8, caso contrário as aplicações que existem hoje em dia deixariam de funcionar a 100%.
        Isso seria complicado para a Microsoft, uma vez que já sofreram disso antes com o Windows Vista e tentaram de todas as formas recuperar isso com o 7.
        Vamos esperar para ver 😉

        • Ppietra says:

          Com o Windows 8 é uma incógnita!
          Ao anunciarem que querem tê-lo a correr no ARM, quem o fizer necessita de aplicações e drivers novos! e para manter as plataformas compatíveis terão que fazer alguns rearranjos no Windows!
          Cá para mim eles vão fazer várias mudanças!! Aliás o Ballmer chegou a dizer que o Windows 8 era aposta mais arriscada da Microsoft!

        • a Friend® says:

          O próprio Ballmer disse que o Windows 8 seria um enorme desafio… portanto não duvido…

          Eles algum dia terão que mudar e ter essa atitude, o que não implica apps “antigas” deixem de instalar.

          Já temos bons exemplos disso na Apple quando mudou de PowerPC para Intel… e de MacOS9 para MacosX… soube manter uma retrocompatibilidade bastante boa. 😉

          • Ppietra says:

            A Apple é quase recordista em mudanças e deixar coisas para trás, e quase sempre sem grandes sobressaltos!!
            Com o Mac a primeira mudança foi dos Motorola 68000 para PowerPC em 95-96.

            A tarefa da Microsoft parece-me mais complicada, pois a Microsoft habitou a apaparicar tudo e todos, e agora dói mais e custa mais fazer mudanças!
            Seria muito mais simples fazerem alguma coisa de raiz, em vez de tentarem enfiar o elefante no carro!

          • RaCcOn says:

            Vamos lá ver como vai ser.
            Penso que o Windows7 ainda esteja ai durante mais uns anitos até sair uma nova versão.

          • Ppietra says:

            @RaCcOn
            Se o Windows 8 não aparecer para o ano, perderá a maioria da sua relevância. A Microsoft não vai conseguir ter liderança nos tablet com o Windows7 e muito sinceramente não vejo a fazer um grande esforço para corrigir os defeitos óbvios!

            A luta vai ser decidida neste ano e na melhores das hipóteses ainda no próximo. O Android é o seu concorrente directo, pois é a escolha que as fabricantes têm para pôr nos produtos.

          • a Friend® says:

            Pois, nos tablets é para esquecer. Nem percebi a ideia de mudarem de “intel” para “ARM” … parece que a culpa do Windows não ter pegado no HP Slate foi da Intel.. lol… 😀

          • É suposto a MS lancar sistemas operativos de 3 em 3 anos.. Tanto para PCs como para servidores.

          • Afinal acho que não é bem assim… Não sei onde é que tinha lido isto..

  12. RaCcOn says:

    Excelente…
    Estava mesmo a espera disto para fazer a minha primeira compra através da plataforma.

    iLife 11′ adquirido 😉

  13. MC says:

    E já tem uma aplicação made in Portugal no #1 das ferramentas para programadores em vários países….
    “Models!”

  14. BrunoG. says:

    No windows e linux só com Chrome (e Chromium) Apps, o que já não é mau apesar de existirem relativamente poucas

    A do Huffington Post no chrome é muito boa

    Se o mac vier a ter tantas apps como o iOS vai ser cada vez mais tentador largar o windows/ubuntu

    • Ppietra says:

      Não é de esperar que venha a ter tantas como o iOS, pois uma grande maioria delas não faria sentido num computador!

      • darth_paul says:

        …mas podem aparecer outras que so fazem sentido num computador, e não num iphone/ipad. dá para ver a questão dos 2 lados

        • Ppietra says:

          Irão sem dúvida aparecer mais aplicações no Mac por causa da nova loja, mas será sobretudo em áreas em que a oferta existente é reduzida – coisas novas serão sobretudo os jogos, mas em muito menores números que no iOS!
          Não nos podemos esquecer tb que o mercado de aplicações no Mac já está estabelecido e desenvolver novas aplicações capazes de despertar interesse requer muito mais esforço do que num smartphone! Aplicações simples, quase unitarefa, não têm apelo – estas constituem uma boa parte da oferta no iOS.
          Tendo tb em conta que o mercado Mac é mais pequeno que o iOS (provavelmente 30% ou menos), não haverá espaço para tantas “bocas” se alimentarem. – para ter um termo de comparação neste momento existem cerca de 30 000 aplicações na base de dados do MacUpdate, muitas delas não são compatíveis com a versão actual do sistema.

  15. Ricardo Nunes says:

    E foram dados os primeiros passos para o Mac ter um aumento de utilizadores. A revolução começa quando sair o Cydia.

    • a Friend® says:

      Embora tenha conhecimento que o grupo esteja a preparar algo, no Mac não precisas de Cydia.. as instalações “tradicionais” continuarão a funcionar como sempre… não será algo tão “revolucionário” assim nesta plataforma quando isso acontecer. 😉

    • Ppietra says:

      Não sei se sabes mas já existe há muito tempo boas bases de dados de programas, bem como aplicações que fazem gestão dos programas instalados, fazendo os updates! Tens por exemplo o MacUpdate Desktop, associado à grande base de dados de programas MacUpdate, com óptima qualidade.
      A Cydia não fará diferença, pois alternativas já existem há muito, a não ser que disponibilize uma forma de compra rápida como a loja da Apple. Mas mesmo aí a diferença será pela concorrência comercial e não como a situação actual de fruto proibido!

    • Ricardo Nunes says:

      Eu sei disso. Apenas vai fazer o “bixinho” crescer para quem n tem um Mac… Imagina o pessoal a começar a ver aparecer no Cydia “For Mac only. Do this and that and X”. Parecendo que não, vai trazer muito boa gente para o “nosso” lado. Por ex. Quando vejo uma App para iPad fazer Y, tenho que contar até 10 e pensar que não o posso comprar já, pra esperar pelo iPad 2.

  16. João says:

    eu não consigo sacar app´s na app store sempre que tento encrava.

  17. Muito bom! Já estava à espera disto há algum tempo : )

  18. Alguém me pode dizer qual o preço de Aperture na app Store?
    Como eu o tenho instalado, não me mostra o preço…
    Obrigado

  19. IPC says:

    Tendo em conta que vi jogos, programas cm iLife etc. porque é que há muito software que está na store do site da apple e nao esta nesta App Store?faz sentido ficar td no msm saco nao?

  20. Ricardo Nunes says:

    @Off-topic

    Saiu a nova versão de uma ferramenta fantástica para Mac dirigida a wed-coders. A quem interessar dê uma olhada.

    http://net.tutsplus.com/freebies/others/free-mac-utility-app-structurer/

  21. Hugo says:

    Acabei de actualizar o sistema e já cá canta a AppStore.. Primeiras impressões são bastante positivas queres alguma coisa é só ver se está na AppStore e descarregar que aquilo instala e mete a funcionar 5 estrelas sem complicações nem nada do genero..

    O unico problema, diga-mos assim, é o facto de se não possuir um cartão VISA, etc.. Não é possível utilizar a App Store, nem mesmo para descarregar o software free, desta forma é necessário recorrer ao MBNET, para se poder utilizar a App Store.. Enfim um pequeno à parte

    • a Friend® says:

      Podes criar conta sem qualquer tipo de cartão. Eu tenho duas contas, Portuguesa e Americana, e a Americana foi criada sem qualquer tipo de cartão.

      Aqui no próprio site da Apple explicam como:
      http://support.apple.com/kb/ht2534

    • IPC says:

      eu fiz exactamente isso do mbnet…o problema e que tem 1mes de validade…o que acontece ao fim de um mes?

      • Ppietra says:

        Como o aFriend disse, não é preciso ter cartão! Podes só fornecer os dados do cartão no acto de compra, e assim não tens problemas com o MBNet.
        Tenta configurar a conta e apagar os dados que deste do cartão, vais ver que eles não levantam problema!
        Caso tenhas problemas vai pelo iTunes, aí de certeza que não terás problemas.

        • IPC says:

          qnd postei o meu comentario ainda nao tinha feito refesh a pag por isso nao tinha visto a do aFriend.
          É possivel manter.me com este cartao e por ex se comprar mudar de cartao?

          • a Friend® says:

            Podes sempre mudar e até mesmo apagar…a tua Apple ID é sempre a mesma… e essa só muda se fizeres outra, com outro e-mail. 😉

          • Ppietra says:

            tu podes usar o cartão que quiseres, podes mudar sem problemas, apagar dos teus dados, etc – inclusive inventar um, desde que não tentes fazer compras! Eles só verificam o cartão no acto de compra.

            Para quem só faça compras uma vez ou outra, é aconselhável não deixar lá os dados do cartão – just in case!

  22. Joao says:

    Boas

    Já tinha uma conta Apple ID e agora com a nova loja de app’s queria tirar umas coisas aqui grátis para o mac 😉 mas a acontece que preciso de cartão para poder entrar mesmo para tirar coisas que não se pagam :X

    Há alguma maneira de poder tirar as coisas sem ter um cartão associado a conta ?

    Obrigado 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.