PplWare Mobile

Kinect já foi Hackeado!!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. a Friend® says:

    O Kinect bem explorado irá conseguir mais do que faz… a Microsoft se fizesse drivers oficiais até iria ajudar muita gente a desenvolver programas para o mesmo e de longe aumentar o leque de funções que ele já faz… servia como bom incentivo.

    Aparte disso, só tenho uma critica forte a fazer do Kinect… quando vi o Video-Chat “assustei-me” de tão fraco que é… parecia um telefone 3G a fazer a chamada…

    Se é sobre Wifi ou Ethernet… se é de Xbox para Xbox.. poderiam ter adoptado fácilmente a tecnologia H.264 e dada a potencia da máquina iria-se conseguir video chamadas sem “lags” e com qualidade de imagem nitida… não percebi como é que uma grande máquina como esta, tem esta falha.

    • Tiago says:

      Para quê H264 se a resolução da câmara é tão baixa… acho que é um dos problemas do kinect, devia de ter uma câmara mais potente.

      • pfbatista says:

        A câmara do Kinect é dimensionada de acordo com a finalidade do produto…
        …de certeza que o Kinect não vai ser utilizado para filmar casamentos… 😛

        É utilizado no sentido de identificar movimentos dos jogadores sem a utilização de qualquer comando…
        …se tivesse hardware sobre-dimensionado, além de ser desnecessário, sairia para o publico com valores exorbitantes… e se assim fosse, vinhas dizer: “é uma má escolha… tem um valor exagerado”

        • Tiago says:

          Achas desnecessário haver potência para detectar o movimento de uma mão em vez de um braço completo?

          • pfbatista says:

            e tens algum artigo que diga que não detecta o braço? Há dias li um artigo com as características do produto e lá identificava a leitura completa do corpo…

        • a Friend® says:

          “A câmara do Kinect é dimensionada de acordo com a finalidade do produto…”

          Mas olha que uma das finalidades do produto é mesmo o Kinect Video Chat… 😉

          • pfbatista says:

            claro… mas se formos ver a qualidade apresentada pelos diversos programas… messenger… skype… netmeeting… entre outros, essa, pelo menos parece-me, não lhes fica atrás…

            Eu não faço a mínima ideia… mas acho que a qualidade transmitida no chat video/ videochamada, por norma, não deve ser superior a 320×240…

            É claro que não estou a falar de video-conferencia, para isso conheço bem alguns sistemas da Tandberg que fazem bem os 1080p/30fps.

          • a Friend® says:

            pfbatista

            Pelo que tive a ver no código fonte dos drivers do Kinect, a camera está a funcionar a 640×480.

            Essa resolução que referes já é muito pouco usada. Penso que já nem o Messenger a usa como pré-definição, mas também não tenho a certeza.

            As vezes o que faz as cameras “arrastarem” é a pouca iluminação, mas no caso que vi até nem era pouca, pelo contrário… mas acredito que em breve irão fazer um bom upgrade à máquina… não é questão de hardware como apontam… as cameras têm boa resolução.

            Nem está relacionado ao Tracking, porque há cameras da Logitech que fazem o mesmo e não se arrastam e são bem mais pequenas…e muitas nem superam a qualidade das lentes do kinect. A meu ver ele precisa apenas de uma boa optimização.

      • Rui Teixeira says:

        A resolução da câmara foi seleccionada pela MS tendo em conta o custo deste tipo de tecnologia, assim como a possibilidade de incorporar um processador próprio.

        Esta tecnologia é de facto fantástica, pois com uma câmara de resolução superior o Kinect até podia identificar os dedos da mão do utilizador.

        Se 150€ já é muito pelo kinect (eu que tenho uma 360 e gostava de o ter acho isso), então com melhoria da tecnologia quanto custaria?

        • a Friend® says:

          Mesmo sendo a camera alta ou baixa resolução não justifica tamanha fraca qualidade.

          O iPhone 4, a camera frontal também não é de Alta resolução no entanto as video-chamadas do Facetime tem uma qualidade de longe superior e sem grandes lags como verifiquei no Kinect…

          Um produto Bom como o Kinect e tendo em conta a tecnologia avançada que tem, fácilmente punham uma camera melhor sem grandes custos acrescidos. Uma boa camera deverá ficar para eles a 3 dolares…se muito.

          • pfbatista says:

            a culpa é da crise 😛

          • Rui Teixeira says:

            Apenas vi uma gravação de uma sessão de chat, não me pareceu mau, teria que ver ao vivo.

          • a Friend® says:

            @Rui Teixeira

            Exacto, mas eu quando vi nos videos da E3 achei bastante bom, mas agora que o produto já está nos consumidores o resultado é bem diferente do que apresentaram. Talvez o codec usado seja forçosamente o pior para compatibilidade com o Windows Messenger…mas nesta altura, para mim, ambos já deveriam estar a usar melhores codecs para uma compressão de qualidade mais fluida e latências menores. Fiquei desiludido porque parecia mesmo uma chamada 3G.

          • Hugo Cura says:

            Qual será a diferença, em termos de recursos, de processar uma imagem VGA ou FullHD? Parece-me que o problema é por aí.

            Mesmo tendo em conta que um CCD que possibilita captura FHD pudesse ser usado também para capturar VGA (tal como podemos reduzir a qualidade nas nossas máquinas fotográficas) isso não funciona assim e, a partir de um CCD, todos os píxeis têm de ser processados.

            Dou-te razão, que seria sem dúvida benéfico mais qualidade na vídeo-chamada, mas isso iria encarecer bastante o produto pois das duas, uma: ou haveria de ter mais poder de processamento ou uma câmara HD extra.

    • wolfytuga says:

      Olá, não conheço o produto em si, nunca o testei, mas recorrendo à minha experiência com processamento de imagem com recurso a câmaras, devo expor-te duas opções:

      1. Baixa resolução implica maior velocidade de processamento e movimentos mais fluídos, por sua vez este são menos precisos;

      2. Alta resolução implica movimentos mais precisos, exige uma maior quantidade de tempo para o processamento de cada “frame” e consequentemente os movimentos serão mais lentos.

      Nota: Os pontos acima indicados têm por base o uso de controladores com características semelhantes. Para se contornar a lentidão de processamento indicada no segundo ponto pode-se optar por um controlador mais rápido e a adição de sistema de ventilação, que irá aumentar consumos energéticos maiores e ruído (tendo em conta que incluí microfone, isto seria de evitar).

      Tendo em conta os pontos indicados, qual seria a opção mais viável para ser implementado numa consola?
      Na minha opinião (e na opinião do pessoal da MS, segundo a tua informação) a opção mais viável é a primeira.

      Cumps!

      • a Friend® says:

        Mas pode haver um meio termo.

        O Kinect tem mais do que capacidade de processamento de video. E não só.. ele próprio tem a xbox como auxiliar mas nem precisamos entrar nesse campo…

        Basta ver-mos o que o Kinect faz… que deve ser milhões e milhões de calculos por segundo para optar uma resposta rápida dos comandos associados aos movimentos e reconhecimento.. ou seja, se ele tem essa poténcia, para isso.. o que seria simplemente o processamento de imagem de BOA qualidade a uns meros 30fps? Era um grão de calculos para aquilo que ele consegue fazer…

        Penso mesmo que a falha não está na camera mas sim no Codec usado… a resposta mais lógica que encontro para isso é apenas por ter compatibilidade com o Windows Live Messenger e como ele usa ainda o velhinho H.263, o Kinect poderá ter sido forçado a usalo para manter a mesma compatibilidade, o que na minha opinião é um erro porque já deveriam é ter actualizado o do Messenger.

        Cumps

        • Hugo Cura says:

          Sabes lá se já não está a chegar ao limite do poder de processamento disponível?

          Quem faz uma peça de engenharia daquelas não é burro nenhum… e o “departamento” de planeamento, gestão e optimização de custos de certo que também não o é.

        • wolfytuga says:

          Penso que estejas a confundir conceitos!

          Neste Kinect o princípio de funcionamento é semelhante ao desta câmara ( http://cmucam.org/ ), com duas câmaras destas e com o algoritmo devidamente programado (pois esta câmara permite a sua programação) era possível imitar o Kinect. Seguindo este mesmo conceito a Xbox apenas precisa de enviar um simples comando do estilo TC Rmin Gmin Bmin Rmax Gmax Bmax (função para indicar a posição de uma determinada cor) poderia ter como retorno uma simples linha indicando a posição e não as linhas de cores de cada “frame”.

          O Kinect tal como a CMUcam são mais avançados que uma simples Webcam (que precisa de processamento externo). Actualmente, estes equipamentos com processamento embutido são de baixa resolução para que o utilizador possa usufruir de uma maior velocidade. No entanto a câmara que indiquei também pode ser usada como “Webcam” (isso é um extra) mas não esperes teres qualidade melhor que o Kinect, pois não é essa a função principal.

          Cumps!

          • a Friend® says:

            Como disse inicialmente, ou é algo no software da XBOX ou nos codecs, que fazem ter um atraso extremo, porque tal como se comprova nos hacks que ela tem levado, a qualidade da camera é bastante boa.

            https://www.youtube.com/watch?v=rKhW-cvpkks

            Eles para video chamada baixaram e muito a qualidade que o Kinect consegue usufruir. E para mim não há desculpas plausiveis do ” ele não foi projectado para isso” porque se tem essa feacture… é porque foi projectado para isso. Resta é tirarem melhor proveito da tecnologia num futuro próximo.

            Se o iPhone 4 que é de longe mais pequeno que o Kinect consegue video chamadas fluidas e com alta qualidade.. não há razões para o Kinect ter os atrasos actuais que está a ter. E na E3 eles mostraram e bem que é possível boa qualidade.

          • wolfytuga says:

            @a Friend®
            Só uma questão:
            A câmara do iPhone4 controla servos?

            Pelo vídeo mostrado vê-se que o Kinect possui pelo menos um servo para o movimento ascendente e descendente. Pelo vídeo que indicaste, reparei que estavam a usar o sistema em HR (High Resolution) e apresentou, pelo menos uma vez, uma falha de 4 a 5 frames (refiro-me à imagem da direita, a da esquerda estava a mostrar o esquema de cores em HSV, útil na detecção de pessoas e objectos). Porque digo que está em HR? Porque com a CMUcam acontece-me o mesmo!

            ______________________
            Só um aparte: A CMUcam permite controlar até 5 servos através do DSP (ARM7) nele embutido. Podem ver exemplos de funcionamento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ix5Bk3C0hGE
            ______________________

            Agora porque colocam a resolução mais baixa na videoconferência? Porque ao invés do jogo, obrigas a câmara a estar sempre a captar imagens. Assim para evitar o sobreaquecimento do controlador do Kinect opta-se por uma resolução mais baixa. Caso contrário a conferência empancava e só quando o controlador tivesse arrefecido é que voltava a adquirir novos frames.

            No caso do iPhone4 não se usa algoritmos complexos para a detecção de pessoas e objectos, não tem de controlar um servo para mover o aparelho e possui um GPU.
            Pronto a equipa da M$ quis inovar apresentando um dispositivo com câmaras para ser usado em jogos sem ser necessário usar comando ou qualquer coisa que lhe valha e que tem alguma capacidade para videoconferência ocasional.

            Cumps!

          • a Friend® says:

            wolfytuga

            A questão dos servos faz todo o sentido, no entanto o problema mais grave no kinect não se prende à resolução mas sim ao enorme arrasto que as imagens estão a transmitir e ao baixo frame rate também. (segundo vi no código dos drivers ele está a 640×480 o que é bom e faz à vontade 30fps).

            Outro exemplo, há cameras da Logitech que possuem igualmente a detecção de movimentos (e umas já bem antigas) e não fazem o arrasto que o Kinect está a fazer no processamento.

            O efeito que ele faz é muito semelhante às cameras quando se encontram em areas de fraca iluminação, o que me leva a acreditar que está relacionado com o software que necessita de uma calibragem.

            Os videos que tenho visto dos Hacks dos drivers têm tido resultados excelentes mesmo, a qualidade bastante boa (mesmo em fraca iluminação) o que exclui problemas ou falta de capacidade do hardware.

            Há ali mesmo algo que a MS precisa rever e concerteza irão rever. Porque como demonstra nos videos da E3 se não forem simuladas, ele funciona bem com não só alta resolução como também fluidez perfeita, que é o ponto que para mim está a prejudicar a qualidade e muito mesmo.

        • clera says:

          neste caso vê-se que não sabes do que falas…

      • a Friend® says:

        Já agora fica aqui o video demonstrativo feito pela SIC.

        http://sic.sapo.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=futurohoje&videoId={F9D8B63E-74E4-440E-897E-2E1AD3AE20E1}

        A partir do minuto 2:30 …

        Dizem que funciona na perfeição o que não acho de todo.. o arrasto de imagem é muito elevado. Não se justifica esta qualidade num aparelho destes.

        Ao dizerem que a Microsoft quer banalizar as video-chamadas então o que acrescento é que erraram no Kinect nesse aspecto.

        • Fontinhas says:

          Desculpa discordar, mas sinceramente acho que o objectivo deles é cumprido com o Kinect.

          Repara, o Kinect não é um aparelho para video-chamadas. É um acessório para uma consola de jogos, que para além disso, tem a funcionalidade de Video Chamada. Duvido que alguém compre um Kinect com o único e simples propósito de utiliza-lo para vídeo chamadas.

          Mas que acabam por banalizar um pouco o conceito isso fazem-no de certeza. Se para fazeres uma chamada de vídeo, não te tiveres que te levantar do sofá e ires buscar o portátil, ou sentar-te em frente ao PC, já estás lentamente a rumar para lá. Concordo com o factor da qualidade não ser o mais elevado, mas como tu próprio disseste, tiveram que manter a compatibilidade com o WLM.
          Mas lá está, é um problema, mas não é UM PROBLEMA 😉

          • a Friend® says:

            Mas isso não é desculpa porque eles fizeram mesmo muito destaque ao facto do Kinect fazer video chat.. eu lembro bem ver as apresentações e eles destacavam muito isso, sei que ninguém o vai comprar apenas pra video chamada, mas é uma das feactures chamativas para o comprar, e a propria microsoft usa muito isso nos anuncios que falam do Kinect… e até mais, dizem que querem banalizar a video conferência, o que conseguiriam facilmente banalizar, mas para isso também se quer qualidade.

            O que vi aqui:
            https://www.youtube.com/watch?v=QBsTimrYTIQ

            Não tem nada a ver com o que vi na realiadade.. apenas isso. Já não é a primeira vez que eles fazem o anuncio de uma coisa que afinal é outra. deveriam mostrar a realidade logo desde o primeiro minuto.. não é “enganar” dessa forma. Já ouve em tempos outro video polemico em que ele respondia de uma forma depois vieram a saber e era tudo uma gravação. (em relacção aos movimentos).

            Para mim este produto é mesmo excelente, mas eles pecam muito por não apostar mais na qualidade e volto a referir, codec alteravam o do Messenger e preço no produto final não iria ter muito peso. Espero que seja uma “falha” a meu ver resolvivél com updates de software.

  2. pfbatista says:

    Boa… que continuem os desenvolvimentos. Era bom utilizar isto no PC.

  3. Almada says:

    isso só nos prova que sabemos mais que a própria “calduladora”.

  4. António Mendes says:

    Anexo também há notícia que já foi criado drivers open-source do Kinect, criador do AsBestOS Ps3.
    http://www.ps3hax.net/2010/11/marcan-creates-open-source-drivers-for-xbox-360s-kinect/

    Não falta muito para o Kinect estar na PS3. 😀

  5. merlin says:

    Um “à parte”:

    já está dispovivel o 7º Beta do Firefox 4.

    está disponivel em:

    http://www.mozilla.com/en-US/products/download.html?product=firefox-4.0b7&os=win&lang=pt-PT

    cumprimentos

  6. Marcos Santos says:

    Já tinha visto isso noutro site há uns 2/3 dias atrás 😉

  7. Realmente não demoraram muito tempo, eu ainda não experimentei o kinect mas pareceu me bastante bom.

  8. Marisa Pinto says:

    Eu só tenho uma coisa a dizer.. no vídeo parece-me ser uma mulher! 😀

  9. ajbadboy says:

    Já tinha visto imagens do kinect mas neste vídeo como aparecia uma mão a segurar nele deu melhor para perceber as dimensões, tinha ideia de ser muito pequeno e afinal ainda é um calhau grandote.

  10. linux_fan says:

    Parece que o Kinect é um carro, não se pode modificar. Se o partir ainda vou preso…mundo estranho 😀

    • Pedro Ribeiro says:

      Em primeiro lugar, niguém modificou nada. Apenas foi escrito um driver que permite a sua utilização para além do ambiente da XBOX!

      E não há mal nenhum em modificar carros. Se assim não fosse, ainda andávamos de Ford T. 😉

  11. Pedro Ribeiro says:

    Gostava de saber onde é que a MS viu modificações dos seus produtos (a partir do momento que os vende, deixam de ser seus. Até uma criança sabe isso)! Essa moda de querer processar quem de facto dá utilidade aos produtos espero que seja passageira. 😉

  12. Kayn says:

    Não me parece que a M$ tenha sequer forma de controlar o facto de um gajo caseiro escrever um driver e distribui-lo na net. Se tiver que acontecer, vai acontecer e não vejo onde é que eles se poderão agarrar para o impedir.

    Agora, se concordo com a política deles em querer restringir o brinquedo à XBOX, bem, não. Aquilo tem um potencial espectacular e é uma pena que a M$ não esteja a tirar partido disso. No mínimo, o interface com o windows 7 parecia-me lógico.
    Eles publicitaram o win7 como um sistema bastante vocacionado para touch. Eles tem aqui a grande oportunidade de dar um salto anos luz a frente da concorrência e acrescentar controlo 3D ao sistema operativo deles.

    Até já estou a ver uma keynote/exposição controlada via kinetic.
    A melhor parte é que provavelmente até vai mesmo acontecer, a diferença é que a M$ vai perder a oportunidade comercial da coisa, pois a ir por este caminho, vai ser via um driver gratuito feito por um gajo brilhante qualquer.

  13. natacha says:

    marrise este ja é o teu 100º artigo ? se for pronto é mais uma :p , ja era de esperar que acontecesse isto com o Kinect uma vez que ja o fizeram á playstation, era só mesmo uma questão de tempo.bjs grandes anne marrie :p

  14. Fábio Rocha says:

    Não foi hackeado, foi adaptado ao PC. Acho eu.. Bom artigo

  15. Filipe says:

    só por este video nao podemos dizer q foi hackeada!!!

  16. António says:

    A tecnologia anti-pirataria a “apertar” o cerco e os piratas a divertirem-se para hackear os produtos. Espectáculo. lol

  17. HD says:

    o kinect é mesmo excelente e cumpre com as funções ao qual se destina … jogar com liberdade total de movimentos body tracking e rapido …. os jogos como kinect sports tão excelentes assim como o kinect adventures jogo incluido … vale mesmo a pena não e como move da ps3 que é uma copia xapada da wii

  18. Avalanche says:

    A meu ver, a câmara(lente) até pode ser boa ,mas, o controlador(sw) é que estará algo limitado devido a ao facto da lente fazer as mais diversas leituras por seg. o que iria se notar na performance dos jogos

  19. Marco says:

    Já não é de hoje este tópico, mas ocorreu-me algo…

    Desde quando é que é de todo interesse da Microsoft proteger os seus produtos desde que mal eles saem para o mercado?

    A meu ver isto até é fruto da Microsoft.

    Tal qual aconteceu com as Playstations e os cracks e modificações para correr backups, só as versões X”” ou “até à versão X” é que dá para correr jogos não originais. E então para os consumidores, é uma correria para comprar antes que esteja no mercado outras versões…

    O que aconteceu com o Kinect também já foi visto como foram as vendas…

    Malandros ‘pá… 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.