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IRS 2016: Já tem o seu cartão com o NIF para pedir facturas?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Carla Sofia


  1. Maria says:

    Que coisa ridícula. Um dos objectivos do CC foi reduzirem os cartões que as pessoas traziam e usarem tudo apenas num. Se querem pedir factura usem o cartão do cidadão, se não tem e não tem memória para isso não pedem factura. Se bem que quem cai nesta brincadeira do governo, mais cedo ou mais tarde irá sair prejudicado, visto que nada é dado. Outro ponto interessante é a confirmação dos dados das facturas no portal, quando eu pago os meus impostos e a pessoas com a função de cumprir essa tarefa. Então vou eu efectuar o trabalho delas? Bem mas o estado gosta muito de saber onde nós gastamos o nosso ordenado, então que assim seja, depois venham-me tapar os olhos com carros que nunca irei conseguir ter dinheiro para trocar 1 pneu.

    • Mjmft says:

      Dá-me a sensação de que há por aí uma certa confusão. O cartão e-factura não foi criado para ser mais um cartão. Foi criado para facilitar a vida ao utente, dado que os outros utentes não precisam de saber o nome bem como o nº de quem está a ser atendido. E o seu uso nem sequer é obrigatório
      Tanto quanto sei, e porque a minha esposa o usa os terminais dos comerciantes lêem o cartão.
      Note-se que não sou funcionário da AT.

    • MLopes says:

      seria muito bonito o que dizes se não estivesses completamente errada.
      tal como o “Mjmft” disse o cartão efatura como é vulgarmente chamado serve apenas para facilitar a vida às pessoas. usa quem quer quem não quer não usa.
      no que diz respeito à confirmação dos dados das faturas no portal, não pagas impostos para te verificarem as faturas e muito menos pagas a alguém para fazer seja o que fôr nessa área porque os trabalhadores da AT não são teus empregados.
      de facto, a conformação das faturas no portal é exatamente a mesma coisa que sempre fazíamos com as despesas que queríamos/podíamos deduzir no IRS só que agora fazêmo-lo no portal em vez de com centenas de papéis em cima da mesa. mais, agora só confirmamos algumas faturas quando dantes tínhamos que confirmar todas.
      mas estás à vontade para não o fazer. tal como sempre aconteceu, podes não fazer nada! não vais ter é dedução alguma que esteja dependente da tua confirmação…

  2. Alegom says:

    Homem que é Homem decora o CC, NIF, NISS e Pi até 27 casas decimais! Só porque sim.

    • Homo Erectíssimo says:

      Ah,ah,ah,é isso mesmo. 🙂 🙂

    • Melissa says:

      O meu PI é mais pequenino. Há coisas que não são necessárias. Mas pelo que vejo pouca gente está interessada em pedir facturas. É sinal que está a viver à minha custa. Mas o que eu acho mais graça são as pessoas que não sabem nada de cor e depois de estar tempos infinitos numa caixa, só depois de terem arrumado as compras é que abrem a carteira para tirar o dinheiro, ou o cartão para pagamento. Tudo isto mostra a nossa evolução e a consideração que temos pelos outros.

  3. Victor Andrade says:

    Boa noite,
    Por favor podem informar como se consegue o cartão e-fatura com o nome.
    Não encontro nenhuma opção para o fazer, agradecia ajuda pf.
    Muito obrigado.

  4. telmo says:

    Acho estranho que depois de mudarmos para um cartão de cidadão com vertente de leitura eletrónica ainda termos que aderir a cartões deste tipo e ainda termos que chegar a locais como finanças e segurança social e necessitarmos de responder a questionários sobre dados pessoais. Espero o dia em que a potencialidade de todo o investimento que foi realizado para a criação e mudança para este novo tipo de cartão de cidadão seja rentabilizado.

  5. Carlos Gomes says:

    Esse cartão é quase inútil, porque na maioria das lojas não pistolam o código de barras do cartão, limitam-se a introduzir os números manualmente. O tempo que se perde a tirar o cartão, ao funcionário a ler os números, é mais rápido dizer logo (para quem decorou o número claro). Não vejo qual é o problema de alguém na fila do supermercado ouvir o nosso NIF. Vai fazer o quê? Quem quiser NIFs é mais fácil ir ao Google do que estar à escuta na fila do supermercado.

  6. joao says:

    Se o código de barras funcionasse seria uma maravilha. Como não funciona é pouco prático

  7. _root says:

    Uma autentica aberração. Mais vale andar sempre com o cartao de contribuinte (antigo) ou com o cartão de cidadão( subsitui o Bilhete de identidade, tem o NIF e o N. Seg Social) e como substitui o Bilhete de identifdade, é obrigatório andar sempre com ele.

    Agora pedir outro cartão para amontoar? Este emite algum beep, se ficar esquecido em casa?

  8. neapo says:

    Acho que toda a gente tem esse cartão, chama-se CC. No meu caso tenho o nif memorizado, por isso não preciso de acessórios.

    • Luís says:

      E quem não tem tem o BI e o NIF antigos (porque já são vitalícios)
      Eu como sei de cor, n mm faz diferença

      • pmf says:

        São vitalícios até precisares de fazer uma qualquer alteração/actualização…
        Depois “entras” nos meandros do mundo do CC e é necessário renová-lo de 5 em 5 anos… com o consequente custo e incómodo para as pessoas mais idosas.

        • Luís says:

          Os casos q eu conheço “pensam” que essas actualizações / alterações só são necessárias aos outros… (brincadeirinha)
          Assim de repente ocorre-me o meu pai q pensa q já vai ter BI e Contribuinte antigos até ao fim da vida… (até os meus avós maternos q tinham os BIs e companhia vitalícios já tiveram q fazer o CC pq mudaram a morada (com a agravante q n se puderam deslocar à loja pq o meu avô está acamado…)

          • Francisco Gomes says:

            E sabem o custo da deslocação do “artista” da conservatória para ir ao domicílio renovar um BI antigo ou um CC moderno (ao fim de 5 anos)? Pedido de realização de serviço externo é de € 40,00, que acresce às taxas de substituição do cartão (apenas válido para pedidos normais e urgentes). Cambada de CHULOS!

  9. LM says:

    A app do e-Fatura tem lá isso tudo, o numero e o respectivo código de barras tal e qual . Basta rodar o tlm na horizontal e faz o que faz o cartão. Mas para quem não tem smartphone…

  10. Diogo says:

    Qual é a diferença de dizer ou não dizer o NIFF? Quais são. As vantagens que isso traz para nós cidadão comum?

  11. Manuel says:

    Sinceramente num tempo em que quase todas as lojas nos impingem um cartão o qual temos de fornecer todos os dados e mais alguns , deveriam automaticamente colocar o NIF na fatura quando passam o cartão. Bom exemplo app do H3. Mau exemplo cartão continente e afins. Outro exemplo, telepizza, quando ligo, sabem quem sou, onde moro, etc, mas tenho de dizer sempre o NIF, é assim tão difícil ter um campo para o mesmo e sair diretamente a fatura?
    As empresas deviam ser obrigadas a passar fatura e não só os contribuintes a pedi-la.

    • mig says:

      Boas,
      As empresas têm de passar uma fatura ou equivalente sempre que exista uma transação.
      Os comerciantes, “mal informados” é que só emitem quando é pedia… erradamente claro.
      CAbe ao contribuinte, colocar os imposto ( estupidamente altos) ao dispor do Estado (ou dEstado, já que não gere de forma correta os dinheiros públicos – independentemente da cor govenativa) da forma mais eficiente possivel!

    • ddtc says:

      as empresas sempre foram obrigadas a emitir documento sem haver pedido.
      a AT como tem falta de recursos humanos inverteu os papeis, conseguiu que cada um de nós se tornasse um inspector da AT.

      • MLopes says:

        parece-me que está a tentar conseguir que cada um cumpra os seus deveres de cidadania, antes de mais.
        já reclamaste que este ou aquele foge aos impostos? já te indignaste com as fraudes e fugas sistemáticas? então não te fiques pelas palavras, garante tu mesmo que tal acontece menos e cumpre o teu dever de cidadão.

  12. Pedro says:

    Mais um cartão para encher a carteira que não tem qualquer utilidade. Se tivesse que dizer a minha morada ou tlm em voz alta era uma coisa, agora o NIF.

  13. Jorge says:

    Isto não é recente já tem alguns meses, e nunca vi grande utilidade. Concordo com leitores para os CC nos sistemas de facturação.

  14. pmf says:

    Concordo em pleno com os comentários sobre cartões a mais!!
    Concordo também com as aberrações que se fazem aos cartões de fidelização de clientes, porque se, na maioria dos casos, temos de preencher um verdadeiro inquérito de preferências, porque não colocam o NIF directamente na factura ao ser mostrado o cartão?
    Quanto aos pedidos da Telepiza (e semelhantes) feitos por telefone, a confirmação de dados, serve apenas para isso mesmo… confirmar a identidade de quem faz o pedido. Nada de anormal, portanto.
    Sobre este “cartão”… é mais um… completamente inútil! Mas da nossa AT, aberrações deste género, temos… digamos… algumas.
    Eventualmente, num Portugal “profundo”, a Ti Jaquina, terá a tarefa de ir às compras à tenda do Ti António facilitada… porque o TI António, desde que instalou o ultra sofisticado sistema POS, até já tem leitor de código de barras…

  15. joao says:

    escrevi o NIF na parte de trás do cartão multibanco, quandofaço um pagamento digo que o NIF está escrito atrás e está feito

  16. Mikes says:

    Fazer um jpg do cartão… e meter no tlm e pronto. Tá feito.
    Ou… criar uma nota no OneNote e “pinar” no start-screen e está feito.

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