PplWare Mobile

iPad salva piloto e esposa de desastre aéreo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. So um gajo says:

    tenho um ipad 3 e continua incrivel passado estes anos, na altura colegas que comprarem o asus transformer por ser um quadcore gozavam porque faziam mto mais no asus, passado uns meses o asus deixou de vender por nem o wifi funcionar como deve ser, e hoje ja trocaram umas 2 ou 3 vezes de tablet, eu ainda sou fiel ao ipad 3 e continua com updates. Moral da historia, android jamais…ipad e realmente fantastico, IOS e o melhor.

    • Paulo S. says:

      Cá eu tenho o meu velhinho Ipad2 e não o troco por mais tablet nenhum.
      Tenho o Asus 10.1, que é muito bom também, mas mesmo assim, prefiro o Ipad.
      São gostos.

      • So um gajo says:

        eu compreendo perfeitamente, tenho o ipad 3 e continuo a adora lo como da primeira vez. Provavelmente troca-lo-ei pelo ipad air 3 se vier com stylus da apple ou ecra que responda a pressao..uso o como bloco de notas, caderno e é simplesmente incrivel.

    • MarioM says:

      Tudo depende do lixo que mete.
      A Minha tablet Android passado meses ainda se mexe tão bem como quando a comprei

    • Xis says:

      Só gostava era de entender o que é que isso tem a ver com a notícia…sinceramente

    • Darkvoid says:

      Estás errado amigo.
      Tenho um Asus transfomer Tf300 desde o verão de 2012.
      Não precisei de trocar 2 ou 3 vezes de tablet. Alias precisei de trocar ZERO vezes de tablet.
      Tenho um ROM com a ultima versão de Android e está super rápido.
      Corre tudo o que qualquer tablet de hoje corre.
      E quando preciso uso o teclado físico que dá muito jeito para escrever e como suporte. Para não falar que estende a bateria para valores estupidamente altos, já tive mais de 15 horas de “Screen ON time”.

  2. the Dell guy says:

    não querendo ofender mas isto está muito revista cor de rosa da tecnologia Apple.
    não seria mais correto enaltecer a importância das aplicações e das novas tecnologias no geral para o bem das pessoas, em vez de Apenas: ipad salva vidas??
    sei que por acaso era um ipad, mas cada vez se nota mais a busca destas noticias para justificar algo.

    apenas uma inocente opinião.

    • pena33 says:

      O que salvou foi a app.
      Que adiantava ter o tablet sem a app.
      Aliás no mercado há mais tablets de várias marcas que podem fazer exatamente o mesmo, desde que tenha a app correcta instalada.

      Ainda bem que tinham um tablet com a App correcta e é um óptimo piloto.

      • Vítor M. says:

        As várias apps sim, algumas estão mesmo já disponíveis para outras plataformas, o que nos mostra que cada vez mais estes dispositivos são fidedignos é tão bons ou melhores que alguns equipamentos que estão ao serviços das máquinas, dispositivos que os anos já nso perdoam. 😉

        • Nuno Vieira says:

          Se são tão bons ou melhores, então porquê esta frase?

          “Ele tinha que ser um óptimo piloto” disse Tim Daly, chefe do Departamento de Bombeiros, à Associated Press.

          Não são nada melhores. Podem servir para um desenrasque, como foi este caso. A não ser que ligues os sensores do avião ao próprio tablet, este será sempre inferior aos equipamentos usados, mesmo os que já têm duas décadas.

          • Vítor M. says:

            Não podes truncar o que escrevo para servir os teus argumentos. Repara que refiro claramente que há dispositivos que com a idade tornam-se tão bons ou piores que os modernos tablets. Isto porque cada vez mais a tecnologia é segura, precisa e fácil de adquiri, tecnologia de consumo, como são os tablets, o mesmo não se passa ao nível destas aeronaves, algumas com décadas.

            Não te parece?

          • Nuno Vieira says:

            E estamos nós com a frase que os equipamentos dos aviões antigos são iguais ou inferiores ao iPad. Os sensores do iPad, ou qualquer outro tablet, continuam a ser deficientes quando comparados com os que equipam as aeronaves, mesmo os que têm décadas. Logo é descabido o que disseste.

            O uso do iPad é tão seguro, e preciso que nenhum organismo regula a sua utilização para uso na navegação.

          • Vítor M. says:

            Nuno Vieira não é nada descabido, descabido é truncares oq ue digo. Disse que há equipamentos antigos menos eficientes que os modernos sistemas do iPad (assim como noutros tablets).

            Lê bem.

      • Não Não says:

        Não adianta ter a app sem o tablet

        http://www.androidpolice.com/2014/05/20/epic-vine-video-shows-developing-android-can-absolute-pain/

        Repara que não é brincadeira nenhuma, e até é de um site dedicado ao android.

        Alguém vai confiar a vida num tablet desses? E se sim, qual deles? Bahhh, fecha os olhos…

    • Vítor M. says:

      Não, tu é que não percebeste.

      O que está em causa e como refere o artigo, é a qualidades dos equipamentos que hoje possuímos. Repara que poderia ser qualquer tablet, as apps e o hardware hoje existente é tão fiavel que pode ser usado até em condições como as que relatam o artigo.

      Como também podes ver no artigo e para quem teve curiosidade constatou isso, estas apps estão já a chegar a mais plataformas.

      O resto são coisas da tua imaginação, até porque, como referes e contradizes-te terminantemente, no caso foi um iPad e não está em causa qualquer justificação, mas sim uma contratação da excelente tecnologia que cada um, nos mais variados equipamentos, tem em mãos.

      • Santy says:

        Cá esta o Vítor M. a discordar dos leitores e a dizer que não percebeste, não lês-te, e não sei que mais…
        Mas o que é que não se percebe…
        O título diz “iPad salva piloto e esposa de desastre aéreo” se era para ser imparcial o mais sensato seria “tablet salva piloto e esposa de desastre aéreo”.

        Para ser imparcial, a legenda da imagem não seria “Piloto usa a app FlySmart no iPad aos comandos de um Airbus.” mas sim “Piloto usa a app FlySmart no tablet aos comandos de um Airbus.”

        À sim o essencial são as aplicação, sim claro…
        então sejamos:
        https://itunes.apple.com/pt/app/foreflight-mobile/id333252638?mt=8

        https://itunes.apple.com/pt/app/garmin-pilot/id340917615?mt=8

        https://itunes.apple.com/pt/app/myradar-weather-radar/id322439990?mt=8

        https://itunes.apple.com/pt/app/flight-review/id379869601?mt=8

        https://itunes.apple.com/us/app/sportys-aircraft-checklists/id710774888?mt=8

        Será que estou errado ou todos estes link’s direccionam para a apple store.

        Pois é Vítor M. não tenho nada contra os Apple Fanboys, e sou eu mesmo a dizer que os iPads é do melhor que há ao nível de pablet’s.

        Mas, escrever uma noticia segundo os nossos interesses ou credos é fácil o difícil é aceitar os comentários dos leitores das suas noticias e aceitar com humildade que têm razão e saber corrigir próximos posts.

        • Vítor M. says:

          Bom, se a notícia foi de um iPad e as apps usadas nos iPads estão na app store (e não Apple store), só não consegues perceber porque tens algum problema com esses dispositivos. Porque vamos escamotear a veracidade dos factos?

          Se fosse um qualquer outro tablet ou smartphone ou dispositivo teria de ser referido como tal, temos de ser específicos, correctos e somos.

          A tua lógica mostra que afinal tens algum problema com o fato de ser um iPad, isso sim é falta de humildade, de tua parte em aceitares que o que não usas está no centro da questão, é um problema teu 🙂 de inferioridade meu caro (por mim fico satisfeito ser um dispositivo tecnológico, adoro tecnologia) e não da noticia, percebe isso. Estás a inferiorizar o que usas, as tuas escolhas. Se foi um iPad não podemos dizer que foi um dispositivo eléctrico 😀 não cabe na cabeça de ninguém 😀

          Ridículo mesmo! 😀

          • Pedro says:

            Faltou dizer que ele não tem dinheiro para um ipad e por isso é que fala mal dele.

          • Vítor M. says:

            Nada disso, 😀 não se trata de dinheiro ou coisa que o valha. Aqui é mesmo uma incapacidade das pessoas perceberem que há espaço para todas as plataformas, umas hora são notícia e outras são amanhã… é o normal.

          • Semogj says:

            Eu concordo com o Santy, e faz lembrar o titulo que ontem vi numa noticia do tvi24 – “brasileiro morre ao cair com carro em poço”, se fosse português já era um “condutor” e não “brasileiro”. Neste caso não tenho nada contra os brasileiros, mas este titulo dá a sensação que se fosse português já não seria a mesma coisa.

            É apenas uma opinião.

            Cumprimentos

          • Carlos Santiago says:

            Mas o que tem a ver o seu exemplo do “brasileiro’ com o iPad? (Exemplo estapafúrdio)

            De facto nota-se que estes equipamentos estão a tomar o seu lugar, relembro por exemplo a marca Tesla que nos seus bólides usam tudo touch, no que toca a funcionalidades do obstáculo.

            O iPad é sem dúvida o único tablet com credibilidade, não só pela questão hardware mas sobretudo pelo software, estável e desenhado especificamente para essa plataforma.

            Quanto a comentários ressabiados, de facto do faz sentido quando certas pessoas têm escolhas que elas próprias sabem que são inferiores.

            Mas cada um sabe de si, pena é terem altitudes pobres de espírito.

          • Carlos Santiago says:

            Correção; obstáculo será habitáculo.

    • iBend says:

      +1 Exactamente akilo q pensei. Mas dp vi o autor da notícia…. ta explicado. Mas realmente fico feliz por ver mais tecnologia (neste caso software) em prol da segurança

  3. Jorge Frazao says:

    Suponho que nao tenha sido apenas o ipad.
    As aeronaves, normalmente, alem dos equipamentos dependentes do sistema eléctrico, têm os instrumentos basicos essenciais que nao sao dependentes do sistema electrico.
    Seja como for, ipads e outros equipamentos semelhantes são sempre um auxilio a ter em conta.

    Abraço,

    • Vítor M. says:

      Um auxílio claro, mas acima de tudo está noricia mostra uma clara evolução na fiabilidade dos equipamentos e nas apps desenvolvidas para, neste caso em particular, a aeronáutica.

      • Nuno Vieira says:

        Foi usada uma vez já é considerada fiável? Sabes o que é fiabilidade? Entra em contacto com o dono do avião em questão a perguntar-lhe quantas horas de funcionamento tinha o sistema eléctrico e depois fala de fiabilidade. As avarias nos sistemas eléctricos dos aviões são raras, bem mais raras que as avarias nos tablets.

        • Vítor M. says:

          Foi usada uma vez? Como é que sabes? Onde está isso escrito?

          Repara que o uso destes dispositivos já foi aprovada pela F.A.A. para algumas funcionalidades no Cockpit, sabes disso certo? 🙂

          “As avarias nos sistemas eléctricos dos aviões são raras, bem mais raras que as avarias nos tablets.”

          Obviamente e ainda bem que é assim, outra coisa também não seria de esperar e mal de nós!

          Agora, o que está enfatizado no artigo e é isso que deve ser visto, é a utilização destes dispositivos para acções que exigem grande precisam e, como foi dito, quando colocados à prova… não falharam… agora não podem comprar com ferramentas dedicadas.

          • M says:

            Este tipo de equipamentos não só estão aprovados pela FAA como também por outras autoridades de outros países (Portugal por exemplo). É óbvio que a aprovação não foi dada sem terem sido realizados testes exaustivos tanto ao equipamento como ao software.

          • Vítor M. says:

            Obviamente, tens toda a razão.

          • Nuno Vieira says:

            Que ignorância. A F.A.A. NUNCA aprovou o uso de tablets, iPad ou outros, para substituir a aviónica do avião. O iPad têm autorização para ser usado na cabine de um avião apenas como Electronic Flight Bag, que não têm absolutamente nada a ver com o controlo, monitorização, navegação,… da aeronave.

            “e, como foi dito, quando colocados à prova… não falharam…”
            A sério? A ignorância continua. A aviónica de um avião consegue funcionar décadas sem problemas, e o rácio de quando este problemas acontece, é extremamente baixo. Daqui a duas décadas quero ver quantos iPads desta altura se encontram em funcionamento. Também quando dizes testados, dizes que as empresas que desenvolvem o software testaram o software com o equipamento. Não foi efectuado nenhum teste de resistência, durabilidade ou o quer que seja ao iPad para ver se este é fiável ou não para uso continuo. Por alguma razão a F.A.A. não aprovou o seu uso e várias empresas que desenvolvem estes software dizem que não acreditam que alguma vez esta o venha a aprovar.

          • Nuno Vieira says:

            @M
            Para evitar repetir-me, lê o comentário a cima. Isso é, se for publicado.

          • Pilotinho says:

            Olha que não…
            Os aviões têm mesmo muitas avarias. Mas como têm muitos sistemas redundantes, a fiabilidade aumenta e as pessoas nem notam.
            Usa-se o RCM, e os sistemas redundantes permitem melhorar o SIL.
            Por isso ter toda a vida num equipamento como um telemóvel (contactos, telefone, agenda, docs relevantes, etc… sem ter cópias de segurança acessíveis e INDEPENDENTES da rede, wifi, etc… é muito pouco fiável. Se o equipamento se danifica e precisamos de ver algo e está na net… acabou 😀

  4. Kadu says:

    Nao é justo a apple, google ou windows tirar protagonismo a quem desenvolveu a aplicação… Quem queimou neuronios e escangalhou os dedinhos em centenas ou milhares de linhas de codigo nem tem direito a uma referenciazinha no artigo… Para um leitor assíduo do pplware tou a ficar lixado com estes titulos…

  5. Miguel says:

    Tanto poderia ser um equipamento Microsoft, como Apple, como Android, o que salvou a vida dessas 2 pessoas foi a pericia do piloto, e a aplicação com GPS.

    O resto sao coisas de fansboys…

    • Jorge Rosa says:

      – Subscrevo X2
      – E também gostei do comentário do João “Então e Deus? Fica de fora?”… eheheh! Genial!
      – Por outro lado, é apenas um artigo “tecnológico”, hà coisas “europeias” bem piores e bem reais, por aqui… 😉

    • Vítor M. says:

      Mas reparaste que o que tinham era um iPad? Reparaste que foram mencionadas as apps, algumas possíveis, e que têm compatibilidade com várias plataformas móveis?

      Reparaste que é referida a tecnologia móvel em geral?

      Se calhar não, isso tem a ver com fanboys e outras esquisitissses 🙂 lê tudo até ao fim.

  6. Joao says:

    Então e Deus? Fica de fora?

  7. José Pires says:

    Como já foi referido anteriormente, ainda bem que a tecnologia nos ajuda.

    No entanto, faz parte da formacao inicial de qualquer piloto, excluindo os que voam nas aeronaves isentas de licenca nos EUA, aprender navegacao, leitura de cartas, calculos necessarios ao voo sem depender de instrumentos nao existentes na aeronave.

    Mas, tambem tenho conhecimento de pilotos que nem sequer uma carta aeronautica levam com eles pois, tem o GPS para navegacao….

  8. okapi says:

    É uma questão de interpretação e não existe muita diferença entre esta e as outras em EN que andam pela net. A noticia só foi mais enfatizada porque no momento o que tinham à mão era um ipad, mas antes um ipad do que nada e …
    “In this case, however, all indications are that the iPads contributed significantly toward averting a potentially deadly accident.”

    http://www.cnet.com/news/pilot-and-wife-use-ipads-to-crash-land-plane-after-system-failure/

    • Vítor M. says:

      Pois claro, se ele tinha à mão um iPad… é disso que se fala, se fosse um outro tablet, oq ue daria no mesmo, era de outro tablet que se falava.

      Alias, todas as plataformas apresentam uma grande qualidade de equipamentos, razão pela qual os developers destas apps dedicadas à aeronáutica também já desenham para Android e Windows Phone.

  9. Paulo Gonçalves says:

    Pode ter ajudado, mas se estavamos perante um piloto experiente com os instrumentos disponiveis tinha de conseguir na mesma chegar ao destino. O que deixou de funcionar foi a parte eletronica no entanto todos os aviões mantem os sistemas convencionais de navegação exatamente para estas situações.

  10. Renato Marques says:

    iPad outro tablet iPad outro tablet.. Vejo que ninguém se focou na questão essencial da noticia, mas na verdade estão todos cheios de razão.

    Na minha opinião os administradores deveriam era começar a deixar esses comentários de lado, porque?!??!??! porque vê-se tantas duvidas no ar e ninguém responde sem ser: es um fanboy da apple, samsung é que rola.. ganhem juízo.. Eu uso um alcatel e adoro esta maquina, sabem porque??!? Porque cada um compra o que quer. O fulano tinha um iPad?!??! mau era, estava ao comando de um Airbus.. Eu ando a pe porque vendi a minha mota para pagar o meu alcatel.

    Os meus parabens ao pplware pela diversidade de informação, e friso para aqueles que vos intitulam de fanboy e imparciais: em cima tem noticias sobre Windows, Linux, Mac, ANDROID

  11. Renato Marques says:

    iPad outro tablet iPad outro tablet.. Vejo que ninguém se focou na questão essencial da noticia, mas na verdade estão todos cheios de razão.

    Na minha opinião os administradores deveriam era começar a deixar esses comentários de lado, porque?!??!??! porque vê-se tantas duvidas no ar e ninguém responde sem ser: es um fanboy da apple, samsung é que rola.. ganhem juízo.. Eu uso um alcatel e adoro esta maquina, sabem porque??!? Porque cada um compra o que quer. O fulano tinha um iPad?!??! mau era, estava ao comando de um Airbus.. Eu ando a pe porque vendi a minha mota para pagar o meu alcatel.

    Os meus parabéns ao pplware pela diversidade de informação, e friso para aqueles que vos intitulam de fanboy e imparciais: em cima tem noticias sobre Windows, Linux, Mac, ANDROID, iPhone, ANDROID…. Putz, cada noticia tem o seu ênfase, deixem de ser tones.

    PARABENS PPLWARE

  12. RAF says:

    O Voo com recurso a apps Android ou IOS na aviação desportiva ou de lazer seja para navegar como gravar dados já tem uns bons dez anos mas a notícia esquece que os instrumentos básico para voar o avião da foto são pneumáticos e mecânicos.

  13. Não Não says:

    Em vez de falar e notícia, vêm falar que não devia dizer que foi um iPad, é vêm com guerras entre Apple e o resto do mundo!

    Eu nunca vi um tablet Android a ser usado para aviação. Já iPads são os que se usam em todo o lado, até porque com as apps indicadas, são muito bons para ter um sistema de navegação (claro que não substitui a instrumentação, nada substitui a instrumentação), mas a navegação (que é um extra), muitos ultra-leves, vêm-se a usar iPads.

    Além disso, a maioria dos tablets android não têm um giroscopio por hardware, e é emulado a partir dos acelerómetros, daí quase toda a indústria estar virada para a plataforma da Apple.

    Temos pena, é como as coisas são. Logo não é só ter as apps, o hardware conta muito.

  14. Carlos says:

    Sem saber se o que vou escrever vai ser publicado ou não, gostaria de fazer alguns comentários.
    1. O Ipad nao salvou ninguém. O piloto e quem comanda o avião.
    2.O tipo de avião descrito na imagem (Que por acaso tem registo Britânico e não Americano), voa a baixas altitudes e geralmente e pilotado em VFR (Visual Flight Rules).
    3.Instrumentos de orientação tais como bússolas ou nivelador de horizonte, funcionam sem necessidade de estarem ligados a um sistema eléctrico.
    4. Este tipo de noticia ja e muito banal e a única razão para a publicarem e para fazer mais publicidade baratinha a Apple. Se fosse uma plataforma Android, Windows, BB, Etc., a noticia nem sequer teria sido considerada, muito menos publicada.
    5. Como Existem milhões de produtos Apple em todo o mundo, e normal ser utilizado pelo publico em geral. Incluindo pilotos amadores de ultraleves.
    6. Moderadores do vosso site deveriam ser imparciais. As opiniões pessoais tornam o vosso site banal, sem credibilidade, e um hobby para os fans (seja Apple ou outros).
    7. Se dão a oportunidade as pessoas de colocarem comentários, tem que ouvir e respeitar. Não chamar burros, ou atrasados ou seja o que for de uma forma subtil mas existente. Os grandes sites de noticias, jornais, Etc. que tem uma area de comentários, não tem o senhor Jose, ou Vitor, ou Maria da redação vir dizer aos leitores que não entendem nada. Que o produto X e melhor que o produto Y. Vocês não tem credibilidade.
    8. Sugestao – Mudem o nome de PPLWare adicionem duas letras e fiquem a ser chamados: APPLEWare. Um nome mais proprio para o que realmente voces sao – Um grupo de Apple paid fans que não vem mais nada para alem da Apple.
    Obrigado.
    BBforever.

  15. Regis says:

    Dizer que “iPad salva….” equivale a dizer que o que nos protege das gripes é uma seringa de plástico, esquecendo que o essencial é,na realidade, o conteúdo de ambos 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.