PplWare Mobile

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Orgulho Geek

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Claudio Catarino says:

    Para festejar esse dia, dou a sugestão de se ver todos os filmes Star Wars e a acompanhar umas batatinhas fritas e um sumo do Dragonball.

  2. AndreD. says:

    Boas Pessoal…

    Por favor corrijam o post… Porque detesto quando isto acontece, ja noutros posts aconteceu e eu dei-me ao trabalho de explicar o porque de serem estilos diferentes, no entanto vejo que continua a acontecer porque provavelmente não se dão ao trabalho de olhar por alto para os comentarios dos users.

    Portanto o assunto é o seguinte, um nerd é muito diferente de um Geek, aprendam isso de uma vez por todas…

    NERD: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nerd
    GEEK: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geek

    Eu sou Geek com muito orgulho, (e os nerds tambem o devem ser pois apenas é um estilo de vida) sou completamente viciado em tecnologia e tudo o que a envolve alem disso tenho vida social; trabalho, estudo, saio com amigos(as), etc, coisa que os Nerds dificilmente fazem devido a serem a maioria das vezes bastante timidos, introvertidos etc, com isto nao quero dizer que os nerds sao superiores/inferiores ao resto das pessoas assim como os Geeks, etc etc, com isto quero apenas dizer que principalmente aqui no pplware vejo os estilos serem sempre equiparados quando muito pouco têm a haver um com o outro.

    Espero que corrijam,
    Os Melhores Cumprimentos
    AndréD.

    • Marisa Pinto says:

      André, devia ler o post antes de comentar sobre ele.

      No post está dito precisamente que nerd e geek são nomes que usam de forma diferente a tecnologia.

      CONTUDO, o dia é para ambos, e não somente pora o Nerd ou para o Geek.

      “Geek e Nerd, apesar de nomes diferentes têm a tecnologia como tema em comum, se bem que por vezes utilizados de formas diferentes. Este dia pretende ser para ambos, contudo os temas mais vistos nestes dias referem-se essencialmente com séries, filmes, ficção científica, etc.”

      😉

      Cumprimentos e feliz dia.

      • André Domingos says:

        Boa Tarde,

        Não querendo parecer mal educado e rude, depois da ler a sua resposta se há alguém aqui que precisa de ler algo é você, pois não compreendeu nada do que escrevi.

        Primeiro: Nunca me referi ao dia como sendo dos geeks ou nerds, logo revela que ou não leu tudo ou não percebeu o assunto em questão.

        Segundo: “Geek e Nerd, apesar de nomes diferentes têm a tecnologia como tema em comum, se bem que por vezes utilizados de formas diferentes. Este dia pretende ser para ambos, contudo os temas mais vistos nestes dias referem-se essencialmente com séries, filmes, ficção científica, etc.”

        Errado, muitos até podem ter a tecnologia como tema comum mas umas das grandes diferenças entre nerds e geeks, é que os nerds têm uma capacidade intelectual muito acima da media levando.os a gostar de temas que regra geral ninguém aprecia com a mesma intensidade que eles, logo não tem haver com tecnologia mas sim com o comportamento e a capacidade intelectual das pessoas

        Uma ultima coisa, reparem, um verdadeiro nerd, só sai à rua em ultimo caso, como por exemplo ir para a faculdade ou actividades onde se envolvam outros nerds, caso contrario é muito raro eles saírem. (Não querendo dizer que isto é mau/bom, simplesmente é um exemplo), enquanto que os geeks, gostam de andar pela rua a conhecer pessoas novas, estabelecer novas amizades e relações sociais etc, isto não tem nada haver com tecnologia como foi referido em cima.

        Em jeito de nota final, Nerds e Geeks, são estilos de vida muito diferentes, sendo que o único aspecto que têm comum é a sua obsessão por certos temas, não necessariamente tecnologia.

        Os Melhores Cumprimentos
        AndréD.

      • fábio says:

        Usam de forma diferente a tecnologia?!? a única coisa que os nerds tem em comuns com os geeks é o gosto por tecnologia!

        • Marisa Pinto says:

          Fábio, se gostam, usam.

          Não queiram arranjar conflitos só porque sim.. é que há coisas realmente importantes no mundo para se debater e decididamente, isto não é uma delas,

          Cumprimentos.

          • João Fonseca says:

            Não alimentem mais o troll.

          • fábio says:

            André Domingos nem com um desenho la vão… lol tou ctg (pelos vistos este tema não pode ser discutido, existem coisas mais importantes no mundo, desliguem os comentários do site todo então..

            as beatas viúvas agora sao a mesma coisa que metaleiros só porque se vestem de preto xD

    • nfvp says:

      A sério que recorreste à wikipédia para fundamentar a tua opinião? XD
      Em relação ao assunto em si, ambos (andre e marisa) têm razão. “Nerd” foi um conceito que surgiu muito antes do termo “geek”. O primeiro era associado a pessoas que eram, em termos simples, viciadas numa actividade qualquer intelectual, à qual a maior parte da sociedade não se alinhava. Ora, o termo geek surgiu depois com o surgimento da informática, ou seja um “geek” era um “nerd” da informática.
      O problema disto é que com a massificação das tecnologias o termo “geek” começou a fugir às origens, referindo apenas alguém que se interessa muito por informática. Ou seja, antes ambos eram termos que tinham como comparação a maioria da sociedade, mas agora só o “nerd” tem essa conotação, o “geek” passou a ser apenas uma classificação, tal como desportista ou outra coisa qualquer.

    • Eu says:

      epá ate de geeks e nerds há fanbys puxa..

    • brunobola says:

      Boas, não querendo desfazer o que disses-te, fui ver os links da Wiki que colocas-te e qual não é o meu espanto quando aparece: ´

      “Há muitos ‘sub-grupos’ de nerds. Dentre eles, destacam-se:

      Geeks, etc….”

      Por isso se calhar devias de ter lido bem os links, mas na boa apenas li o que colocas-te.

  3. Unknown says:

    Sou, com orgulho, um “Apple Geek”. Não sou nerd, pois sou uma pessoa com muitos amigos, muito social, etc, embora seja considerado muito, muito, muito inteligente para a minha idade.
    Já agora, tenho 10 anos.
    Feliz dia dos GEEKS!

  4. Ricky says:

    Lol. Para juntar aos habituais android vs iOS, galaxy vs iphone, linux vs windows; eis que surge… Geeks vs nerds

  5. Gaius Baltar says:

    Desconfie de um nerd que:
    1) nunca jogou River Raid, Super Mário ou Skyrim;
    2) não sabe quem é Jabba, the Hutt;
    3) acha que Battlestar Galactica é uma série dos anos 80;
    4) não sabe o que é um capacitor de fluxo;
    5) acha que Nexus 6 é um smartphone do Google;
    6) não sabe a importância de 42;
    7) acha que o Homem de Ferro é o maior herói da Marvel;
    8) acredita que “O Cavaleiro das Trevas” é só o filme do Christopher Nolan;
    9) não sabe a diferença entre um romulano e um klingon;
    10) não entende o contexto da frase: “Eu farei uma proposta que ele não poderá recusar”.
    Um bom Dia da Toalha para todos os amigos do Peopleware!

  6. Luís Vieira says:

    Hoje é O DIA DA TOALHA!

    Não o dia do orgulho nerd e muito menos o dia do orgulho geek.

    É o dia em que nerds comemoram a obra de Douglas Adams!!!

    Arre.

  7. Hattori Hanzo says:

    Concordando com a comemoração eu discordo da denominação, por vários motivos:
    Primeiro: movimentos de valorização ou de “orgulho” por alguma coisa são geralmente reaccionários à rejeição popular daquilo que se afirma sentir orgulho. Em outras palavras: o motivo pelo qual existiu um movimento de “Black Pride” nos Estados Unidos é porque naquela época negros eram essencialmente sub-cidadãos, sujeitos a segregação racial e sem direitos fundamentais gozados pelas outras etnias. O mesmo acontece com o “orgulho gay”. Gays embora tenham (quase) todos os direitos que um heterossexual tem , ainda são vistos com preconceito por boa parte da população. Como prega a terceira lei de Newton, era necessário que existisse uma força igual e contrária — e isso é o orgulho gay. O ambiente de repressão gerou uma atitude de apreciação. Agora, compare isso com o tal orgulho nerd. Como é que o nerd é reprimido hoje em dia…? Ser nerd hoje é cool, é chique. A cultura popular romantizou o mito do nerd que acaba virando patrão de seus algozes.
    O segundo motivo é que ser nerd é um motivo bem tolo para se orgulhar. Essencialmente, você está se orgulhando porque curte ficção científica e banda desenhada, correcto? Acontece que isso são apenas preferências pessoais. É como se orgulhar de gostar da cor amarela ou de bolo de chocolate — seu currículo pessoal de preferências não é um motivo de orgulho. Se ser nerd não é uma causa para perseguição, mas sim apenas uma lista de coisas que você gosta, de onde vem esse orgulho?
    O terceiro motivo é que é muito fácil ser nerd hoje em dia. Sabe o que te rendia alcunha de nerd há uns 15 anos? Sentar na frente da sala de aula, ser bem sucedido em todas as matérias do colégio e estar por dentro do mundo da cultura popular, numa época em que era extremamente difícil conseguir esse tipo de informação. Não existia Wikipédia para você ter um conhecimento básico de qualquer assunto aleatório, não havia IMDB pra você se inteirar sobre detalhes de produção dos seus filmes favoritos, não existia um programa televisivo de sucesso em que os protagonistas fosse nerds. O mundo não era um lugar amigável para nós naquela época.
    Por isso não entendo esse “orgulho nerd”. Nós já ganhamos, malta. O mundo não é mais um lugar hostil aos nerds — pelo contrário, hoje é mais fácil e mais aceitável ser nerd do que nunca. Você não faz parte de uma subcultura obscura cuja alcunha vale como ofensa. Ser nerd é apenas os filmes e seriados que você gosta.
    Não há do que se orgulhar.

  8. Amamrtins says:

    Embora já seja tarde 😛 fica aqui um bom som para o Geek/Nerd day 😀 ( embora mais para os SC gamers ehehe )

    https://www.youtube.com/watch?v=lskNTCzdLNE

  9. Nuno Rafael Figueiredo says:

    Geek. A trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.