Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Google Maps inacessível aos utilizadores do Windows Phone

As ferramentas que complementam os nossos smartphones deixaram há muito de ser aplicações que estão instaladas nestes equipamentos. Passámos a ter na Internet muitos serviços que complementam estes equipamentos e lhes dão funcionalidades que os tornam ainda melhores e com maiores capacidades.

Mas esses serviços necessitam de estar preparados para funcionar em todos os sistemas operativos, o que nem nem sempre acontece, por culpa de quem os desenvolve ou porque simplesmente não podem ser suportados.

Um caso desses aconteceu ontem, com inúmeras queixas de utilizadores do Windows Phone, que reportaram que ao tentarem aceder ao Google Maps dos seus dispositivos eram redireccionados para a página principal da Google.



Foram várias as queixas que ontem foram colocadas sobre um problema no acesso dos utilizadores de Windows Phone ao serviços de mapas da Google.

Ao acederem ao endereço maps.google.com, em vez de ser mostrada a página que era esperada, com os mapas e todas as suas funcionalidades, os browsers eram redireccionados para a página principal da Google, a do seu motor de pesquisa.

Muitos pensaram que esta seria mais uma medida que a Google tinha tomado para afastar os utilizadores de Windows Phone dos seus serviços, o que tem acontecido bastante nos últimos tempos.

São várias as acções que têm sido tomadas por parte da Google para que os utilizadores deste sistema operativo fiquem privados do acesso aos seus serviços, e assim serem “obrigados” a escolher outras alternativas para os seus dispositivos móveis que não passem pelo Windows Phone.

Depois de terminarem com o suporte para a sincronização de email, contactos e calendário, passando a suportar apenas protocolos que o Windows Phone não suporta houve ainda uma pequena troca de palavras por não haver uma aplicação nativa para o YouTube.

Foi decisão da Google de não desenvolver aplicações nativas para este sistema operativo, provavelmente para que os utilizadores se sintam na obrigação a escolher terminais móveis diferentes e, se possível, dentro do ecossistema Google.

Mas na verdade o problema agora reportado, associado aos mapas da Google poderá ter sido apenas uma falha geral dos utilizadores. Nunca houve suporte para estes dispositivos, e muito menos qualquer alteração da Google nos seus serviços.

O problema está, e sempre esteve, no browser do Windows Phone. Este browser foi desenvolvido a partir da base Internet Explorer, que não suporta o motor de renderização que a Google usa nos seus desenvolvimentos, todos eles baseados em WebKit.

Não ficou no entanto claro se estas queixas foram baseadas em experiências anteriores de utilizadores, mas parece-nos que é pouco provável pois o suporte nunca existiu.

Todos os utilizadores de Windows Phone podem recorrer ao serviços de mapas da Microsoft, o Bing Maps, esse sim desenhado e preparado para trabalhar com este sistema operativo.

A guerra entre estes dois gigantes começa a tomar proporções anormalmente grandes, mas desta vez foi um falso problema a originar todo o burburinho que se preparava para ser levantado.

Terá a Google capacidade para enfrentar esta batalha, desta vez contra um outro gigante?


  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


92 Comentários

  1. Quem precisa de utilizar o google maps quando se tem o Nokia Maps nos lumia! O que so por si é uma aplicação de topo!!

    • realmente, se não tivesse os mapas do ndrive gratuitos através duma aplicação da tmn, ia sentir imensa falta dos mapas da nokia, que já no nokia 5800 eram uma pequena maravilha

    • Concordo! E mesmo para quem tem HTC ou Samsung com Windows Phone (como eu) estão disponíveis os mapas do Bing, que são tão bons ou melhores que o Google Maps.

      • Nunca deves ter usado um e outro… Os mapas do Bing não servem para nada em Lisboa. Ruas que estavam a uns 200 metros de mim, ele não encontrava nada…

        • Eh, pois.

          Na verdade o que não presta nos mapas do Bing é a pesquisa, porque os mapas em si até são bons (são os da Nokia).

          Mas para se ver isso basta procurar por uma rua qualquer em Lisboa, por exemplo a Rua Maria. Se fores ver no mapa à mão ela está lá onde é suposto e tem o nome, se fores pela pesquisa, boa sorte, vai apanhar uma rua qualquer numa aldeia para os lados de Moimenta da Beira — uma rua que nem tem o mesmo nome! Curiosamente, com a localização ligada, já funciona… WTF?

    • google maps é uma linda sh!t
      Eu uso o ndrive no meu android e sem duvidas uma MARAVILHA :)
      Agora estou aguardar pelo Nokia Lumia 920 ^^

    • NOKIA LUMIA é que esta a dar cartas meus amigos! o 920 é qualquer coisa…:D

    • Nem todos os WP têm o Nokia Maps (apesar dos Bing Maps usa os mapas da Nokia), e em algumas partes do mundo os mapas da Google têm mais informação que os da Nokia.

    • So podes estar a brincar, ja utilizei o Nokia Maps e nao da para utilizar a pessoal por ser limitado quando mais a nivel profissional…

    • Absolutamente verdade. Tenho um Lumia, a minha mulher um Galaxy e quando estamos a conduzir acabamos sempre a utilizar o Nokia Drive porque e muito mais fiavel, rapido e a opccao de ser utilizado offline (que foi o 1)e brutal. Nunca sequer passou-me pela ideia descarregar o google maps no Lumia. Absolutamente inocuo e desnecessario no Lumia

  2. mutio democratico por parte da google sem duvida!acho que uma pesoa devdria ter sempre o direito á escolha,so espeo que esta seja uma batalha ganha pela microsoft,nao podemos viver apenas num mundo android!

    • Neste caso apesar de não achar que a google faz bem, a microsoft também esta a falhar, de ela o suporte via browser.

      Sinceramente não tenho pena nenhuma dessa empresa que neste aspecto é 100x pior, basta ver o que anda a fazer ao linux

    • Lamento dizer mas está é uma batalha que a própria MS começou faz anos, desde que surgiu o Google quase. Mas mesmo depois disso, em 2005 Steve Ballmer dizia que queria matar a Google. Quanto aos mapas é somente a MS a sofrer do próprio veneno, ao ter passado anos a não respeitar os web standards agora lixa—se com algo semelhante ao que fez com a Netscape e afins: ninguém liga ao motor usado por eles. No caso do YouTube é ainda mais ridículo pois queria—se de não ter acesso às metatags para melhorar a pesquisa de vídeos, no entanto caso em falso pois se o Google não dá acesso a isso como é que o próprio Bing tem acesso a essas metatags? Pois… a MS joga feio, sempre o fez e não parece que vá mudar, só tem azar nesta época que vivemos.

      • Concordo contigo Hugo Vaz. Não se consegue usar IE com qualidade. Imagina que no IE para criarmos marcadores temos que ter algum tipo de texto e o tipo de imagem padrão para IE dos favicons não é .PNG mas sim .ICO, o que para falar verdade torna tudo mais difícil quando estamos a falar de padrões. Desenvolver um site para correr em todos os browsers torna-se difícil por eles não usarem os padrões Web. O Google Chrome utiliza os padrões Web e por isso os outros browsers deverão adaptar-se.

      • Portanto se bem entendi estas, ao mesmo tempo, a dizer que é isto é bom para a Microsoft aprender a seguir os standards e que é bom a Google não seguir os standards.

        Ou seja, e corrige-me se estou enganado, para ti os standards servem para bater na cabeça da Microsoft, não para serem usados.

        É isso?

    • o que mas tu deves estar a brincar, na microsoft é so chulos…
      eu acho muito bem, porque é que a google que é opensource tem de ter a obrigação de fazer aplicações para windows???
      a google nao é obrigada a fazer isso, a tua querida microsoft tambem nao desenvolveu o office para android, nem o explore para android, etc….

      E agora explica me porque È QUE A GOOGLE TEM DE O FAZER???

      a google nao tem de ajudar os gajos que combram pelo software
      e sao os gajos da Microsoft que estao a querer lixar o android…
      OPENSOUCE like it

  3. A pergunta acho que deve ser feita ao contrário. Terá a Microsoft capacidade para iniciar e levar até ao fim uma luta com a Google? É que não estamos a falar de Sistemas Operativos, estamos a falar dos serviços que cada um oferece, e a Google, quer se queira quer não, é a preferida por muita gente (mail, video, contactos, mapas … )

    • Se a Google quiser, e é preciso que queira, consegue levar facilmente as pessoas até si.

    • Porquê que a Microsoft iria “chatear-se” com a Google se neste exemplo o gogle maps é apenas um serviço mediano/razoável quando existem aplicações top deste exemplo referido tipo o ndrive?!

      • porque é que compara o maps ao ndrive? é uma coisa que não tem nada a ver..o ndrive é um software de navegaçao gps, o maps são mapas, e encontras mais facilmente um sitio no maps do que encontras no ndrive, além disso no ndrive não dá para veres os edificios.
        Eu uso o TMNdrive e acho muito bom, mas para encontrar o local onde prentendo ir vou ao maps e tiro as coordenadas e depois insiro no TMNdrive, é muito mais fácil de encontrar os locais.

      • O ndrive é somente uma ferramenta de navegação, o maps é uma ferramenta de mapas com tudo o resto que a torna uma (como a conhecemos hoje e que foi o Google que colocou o patamar tão alto): POI (Points Of Interest); informação local de transportes contextuado com rotas; trânsito; cartografia propriamente dita; navegação; streetview.

  4. Don’t be evil…

    Yeah, right.

  5. É o que dá usar o Internet Explorer… xD

  6. lol pois, é aqui que na minha opiniao, o windows phone vacila. internet explorer? skydrive? outlook? estes servicos tem uma concorrencia tao melhor!
    mas por outro lado tambem acho q a google está a exagerar um bcd! digo isto por pena da nokia e window

    • Eu passei do Gmail para o Outlook, acho bastante melhor sem qualquer duvida, simples e eficaz. Quanto ao skydrive, bem em conjunto com web office e o seu espaço dá 15 a 0 ao google drive.

    • antes de mais nada não sou fan-boy de nenhum dos s.o’s que circulam atualmente, e a minha opinião baseia-se nos dispositivos que tenho/tive e todos eles são das grandes plataformas que existem, nomeadamente android(versão 2.3.x), IOS (desde o 3.x até o 6.x), WP(7.0, 7.5 e 7.8) e Symbian (s60 v3, v5 e belle)

      disseste que a concorrência tinha melhor, então diz lá uns nomes de apps que oferecem a mesma ou melhor qualidade nos serviços.(só mesmo por curiosidade)

      em relação ao internet explorer do wp7.x ou wp8 digo apenas que estou impressionado. não esperava que funciona-se tão bem.(pois a versão para pc’s ao meu ver apenas serve para baixar outro browser.)

      nunca fui fan do bing mas a nível estético acho-o mais agradável aos olhos que o google(até mesmo com os doodles).

      Agora falando de mapas até mesmo antes d’a nokia entrar neste eco-sistema os mapas integrados(bing maps? ou lá o que aquilo é) faziam a mesma coisa que o google maps(isto é ao meu “ver” se bem que não posso falar muito pois nunca tive a necessidade de usar diariamente os mapas)a nivel de preferência pessoal nenhum deles se compara(pelo menos para mim) ao nokia drive/maps que tem navegação por voz e mais umas “paneleirices” de forma gratuita…

      os serviços de email, não têm nada a haver com o outlook.

      o skydrive só o instala quem quer, ele não vem por defeito instalado. E se não gostas sempre podes por o DropBox

      o Facebook chat está interligado as SMS do telemóvel(o que não aconteceu nas versões que usei tanto do ios(pelo menos até a 5.0) como do android(2.3.x) )

      o wp desde que foi lançado tem um assistente de voz(não sei se está disponível em português, o idioma dos meus aparelhos é sempre inglês e normalmente estas opções demoram a chegar as outra línguas) o mesmo pode ser acedido carregando durante 2 ou 3 segundos na tecla “home”/”windows” e posso garantir que não é uma copia do Siri ou da app da google.

      a unica coisa que posso queixar-me e ainda sem razão seria a falta de “potencia” dos WP face aos androids e iphones, visto que o wp 7.x não suporta Dual-Core/Quad-Core CPU’s(só o wp8)
      mas essa falta de “potencia” não se traduz em lentidão,muito pelo contrario.(procurem por nokia lumia challenge e veêm que a nivel de facilidade de interação e velocidade os wp7.x batem alguns smartphones “topo” como os galaxy’s e os iphone’s)
      ATENÇÃO: não estamos a falar de performance em jogos…
      A M$ ainda garante a mesma performance, live de breaks tanto na gama baixa como na gama alta(1ª e 2ª geração de dispositivos c/ wp7.x e 1ª geração de wp8).

      O melhor de tudo é que ele não crasha. (apesar de já ter conseguido por o meu Pseudo lumia 800 (samsung OMNIA 7 com Custom rom 7.8 v8835 c/ modelo, marca e dlls da nokia editado por mim) com o “Red screeen of death”(mas isso foi devido ao mod de 16bits para não notar a graduação de cores e isso é resolvido com 1 ou 2 reboots).)

      falando na segurança face à concorrência ele é quase impenetrável(pelo menos nos telm. c/ wp 8).

      e para aqueles que pensão que um aparelho com 3 anos não ira ter mais nenhum update enganam-se, a m$ vai disponibilizar uma atualização oficial para todos os telm da 1ª e 2ª geração do wp7/7.5 para o wp7.8 que trás várias funcionalidades do 8 como o start screen, IE atualizado entre outras pequenas coisas.

      • e esqueci de dizer a parte mais importante… todos os WP têm acesso ao office sem gastar 1 unico centimo.

      • Até parece que é uma maravilha.
        Dropbox é de terceiros, nao oficial, eu nao meto lá a minha pass.
        Market é só aplicações Fake e nada produtivas.
        Não permite usar como Disco Externo quando ligado ao Pc, usas Zune que só passas musica e videos.
        Email, já nao suporta Gmail.
        Reconhecimento de voz, muito atraz do Android, e muito limitado em termos de comandos.
        PS: Eu tenho um lumia 800.

        • Deves ter mesmo um WP… No que toca ao IE, só fazes esses backs todos porque és saloio. Clicas em separadores, e fechas tudo de uma só vez. No que toca ao Gmail, estas a ser mentiroso. Eu tenho Gmail, e recebo tudo normalmente no meu Lumia 800. Depois tem o Dropbox. Para quê o Dropbox, se o Skydrive é melhor?! E quanto ao zune: dá para passar musicas, vídeos e fotos. Os documentos, é só copiares para a pasta do skydrive, abrir o skydrive no Lumia e, baixar os documentos. Assim tão complicado? Isso é falta de visão ampla das coisas e falta de conhecimento.

          • (alguem conhece o windows mobile device center?)

            tu com os dlls da htc consegues fazer a gerência das coisas fora do zune, só que andas a surfar no meio das pastas até encontrares o que queres e ainda terias de desencriptar o conteúdo…

  7. É a Microsoft a provar o seu próprio veneno! Afinal, a Microsoft tem um longo historial de se borrifar para os outros, e agora, está a provar o seu próprio veneno.
    A Google não tem que suportar o Windows mobile, mas também temos que nos questionar se o browser da MS contido no Windows phone é compatível com os serviços da Google….
    Ninguém aqui é santo! Já todos sabem que a Google prepara-se para dar cartas no mercado dos telemóveis e não vai facilitar a vida a ninguém.

  8. Sabem o que eu digo sobre isto tudo? Nunca mais sai o nokia
    Lumia 920 em Portugal? Já não posso mais esperar para o ter..

  9. Estou mesmo a ver um dia destes a Microsoft lançar uma atualização para o Windows que impede a execução de programas que não estejam na pasta “programas”.
    Em nome da segurança, claro.
    O facto do Chrome deixar de funcionar é um acidente, afinal de contas os srs. da Google é que decidiram instala-lo num local — wait for it! — não suportado!

  10. A Google está a tentar fazer dos utilizadores parvos para levar para a frente a sua guerra.

    O Google Maps está a bloquear o user-agent do Windows Phone, e agora vieram dar a desculpa que é porque o IE não tem por base o WebKit. Mas esqueceram-se de dizer que o Google Maps funciona perfeitamente em todos os Windows Phones, seja o 7 ou o 8. Muitos utilizadores ainda tem acesso ao Google Maps UK e poderam comprovar isso.

    E se essa é realmente a justificação, porque não desactivam no IE desktop ou no Firefox ou mesmo no opera? Iam perder muito utilizadores so por causa desta guerrinha.

    Quem fica a perder são os utilizadores que perdem opção de escolha, mas felizmente os utilizadores de WP tem alternativas como o nokia maps e o bing que são muito bons.

    • PS: A Microsoft em declaração ao Gizmodo disse que o motor de rendering do IE para Windows Phone 8 é o mesmo do IE para o desktop.

      Agora cada um que tire as suas conclusões.

    • Por acaso não sei porque não tenho aqui o wp, mas os mapas no fb (que eram Bing) durante uns 6 meses não funcionaram no meu desktop porque usava Chrome e Firefox (não fazia zoom, não podia mover o mapa)…. com IE funcionava perfeitamente. Mudando o user agent e funcionava perfeitamente. E esta?

      • Eu sempre usei Chrome e nunca tive problemas com os mapas do Bing no Facebook. :/

        • Eu também não tinha problema em “vê-los”, tinha era problema em interagir com eles (leia-se, aparecia o mapa inicial mas nada de zoo, nada de fazer scroll e side scroll ao mapa, nada). No laptop de trabalho experimentei e tinha a mesma sintomática, mas nunca me preocupei com isso, nunca usei os mapas do bing e só reparei nisso porque o fb usa-os e eu não conseguir interagir com o meu mapa no fb (quando lançaram o timeline, até lá nem sabia que havia mapas no fb).

  11. “O problema está, e sempre esteve, no browser do Windows Phone. Este browser foi desenvolvido a partir da base Internet Explorer, que não suporta o motor de renderização que a Google usa nos seus desenvolvimentos, todos eles baseados em WebKit.”

    Acho que não é preciso dizer mais nada.

  12. Como já disseram, o IE 10 do Windows Phone 8 e o IE 10 do Windows 8 são basicamente iguais.

    No IE 10 no Windows 8 funciona perfeitamente.
    No IE 10 no WP 8 não funciona.

    É evidente que a Google está a bloquear o IE do WP *deliberamente*.

    • Aparentemente a google disse o seguinte:

      “The mobile web version of Google Maps is optimized for WebKit browsers such as Chrome and Safari. However, since Internet Explorer is not a WebKit browser, Windows Phone devices are not able to access Google Maps for the mobile web.”

      Houve um Windows Phone Poweruser que alterou a user agent string do seu Windows Phone utilizando a aplicação Fiddler, para uma user agent string do Android…o resultado foi o seguinte…

      http://youtu.be/gG6pQviJ8XY

      Google…google…

      • Talvez isto te elucide um pouco, um comentário no blog da pessoa que colocou o video:

        “Just downloaded User Agent and accessed maps.google.com as both an iPhone and Android device. In both cases, access was fine but functionality was NOT. Main problem: I was not able to drag-move-zoom around within the map itself. Zooming in enlarged the entire site so that controls at the top of the page zoomed out of view. Ditto to moving: instead of the map moving around within its window while the controls remained stationary, the entire page moved around.”

        Uh uh hummmm….

        Eu compreendo se tiver sido bloqueado por esse motivo, por causa do suporte para js eu em alguns portais que desenvolvo vou à procura explícitamente pelos user agens Android e iOS e filtro o que quero dar acesso (regra geral somente ao safari, firefox mobile e chrome mobile, absolutamente mais nada), isso prende-se pela qualidade de utilização (face às features que implemento para mobile, nos restantes browsers mobile levam com o portal mobile normal – featureless – ou com o portal para pc) e pela taxa de uso (que temos mesmo de nos ir informando pois é impossível dar suporte a tudo, só resta a possibilidade de ver quais os que terão maior impacto na utilização e dar suporte a esses).

      • O browsers do Meego e do Symbian são WebKit, e também são redirecionados para a home page do Google.

        Se alterares a string do User Agent do Chrome e adicionares EM QUALQUER SÍTIO o texto “Windows Phone”, o Chrome passa a ser redirecionado para a home page do Google.

        O Firefox Mobile e o Opera Mobile não são WebKit; Ambos funcionam perfeitamente.

        Tens mesmo certeza que o problema é o WebKit?

  13. so nao percebo é que percebe tanto ou pelo menos da a entender que percebe o sr complex. esta a comparar o android 2.3 que ja tem uns anos com o windows phone que saiu a bem pouco tempo.para ser uma comparaçao honesta teria que ser o android 4.2 a comparar com o windows phone digo eu.mas com isto tudo vai bater sempre no mesmo toda a gente diz que o meu é melhor que o dos outros.cada um gosta do que gosta eu nao gosto do IOS adoro android.e nao desgosto do wp8 ate acho muito intuitivo e agradavel a vista.mas com isto nao digo que o lumia é pessimo ou que o galaxy S3 é o melhor.obviamente que espero bem que o lumia 920 seja melhor que o galaxy S3 tb nao é para menos saiu 6meses depois do S3 é tempo suficiente para estudarem o terminal e porem o lumia melhor.agora dizerem que o windows8 é o melhor de todos SO para mobile eu nao acho pelo menos para ja porque ainda é muito recente e tem uma store ainda muito fraca mas daqui a uns meses pode ja ter amadurecido mais e quem sabe um novo concorrente para o publico ter mais opcoes de escolha é isso que eu acho. quanto mais opcoes melhores ainda bem k existem,se so houve se sempre uma marca como foi o caso do tempo da nokia aconteceu lhe o que lhe aconteceu,precisamente porque eram sempre lideres de mercado e nao precisavam de melhorar.assim ao menos tem que melhorar tanto a google como a nokia como a Apple com o perigo de perderem users para outra plataforma.

  14. A Microsoft tem bom remédio dar suporte o motor de renderização que a Google usa nos seus desenvolvimentos, o WebKit, assim deixa todos os clientes felizes em vez de estar ai a chorar.

    Nó lugar da google eles faziam o mesmo ou pior. Até agora as teorias arranjadas ainda não dão razão a Microsoft, e não sei se iram dar.

  15. Para quem vem para aqui defener a inqualificavel atitude da Google, vejam o video:
    http://wmpoweruser.com/video-proves-that-the-google-maps-mobile-web-app-is-perfectly-usable-on-windows-phone/

    Eu nem sei porque é que a malta se queixa tanto. Afinal só usa google quem quer e quem não conheço a os termos e condições da maioria dos serviços deles.

  16. Só sei que o WP com tantos bugs que têm (passei de Android para WP e estou muito desiludido), agora nao querer suportar as coisas da Google só dá tiros nos pés.
    Toda a gente tem um mail Gmail, o que me serve ter um smartphone se nao o posso ter sincronizado.
    Browser, para que só permitir IE em que se visitar 50 páginas e quiser fechar o browser tenho de fazer 50 backs.
    Não permite adicionar um toque novo de notificações.
    Epa podia tar aqui o dia todo a enumerar a quantidade de problemas.

  17. Usem a app GPS voice navigation, por 6,49€ têm turn by turn, só peca por apenas ter uma voz em português e ser Brasileira.
    De resto podem escolher os mapas a usar entre Google, Bing, Nokia e MapQuest. Funciona Muito Bem, e tem recebido actualizações frequentemente.
    Mas também posso dizer q o google maps funciona no meu Htc 7 Mozart OS ver.: 7.10.8773.98

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.