Google aponta o caminho – HTML5

Depois da Apple ter apresentado o Safari 5 com as novas implementações ao HTML5 e acompanhado do site dedicado ao HTML5, deixou no mercado uma certeza e mostrou para onde caminha a tecnologia. Foi grande a controvèrsia face ao apoio vincado da Apple ao HTLM5 em detrimento de outras tecnologias tradicionais e substancialmente mais penosas. Fez eco, essa opção e agora é a vez da Google reforçar essa teoria, abrindo um site onde claramente mostra o poder do HTML5 e apelando à migração para a quinta geração do HyperText Markup Language.

O endereço do site, é nada mais, nada menos que “HTML5 ROCKS” que em português significa “O HTML5 é que está a dar” ou “HTML5 é do melhor”.

O site serve como introdução à tecnologia – com demonstrações e tutorials – com o apelo à contribuição e adaptação deste novo padrão, cada vez mais utilizador e cada vez mais cobiçado, como primeira opção no desenvolvimento de websites.

Temos visto migrações em debandada: desde pequenos serviços ligados às redes sociais, até aos grandes sites e às grandes aplicações que influenciam o mercado, todos estão sintonizados. O Internet Explorer 9 será mais um grande passo para muitos serviços Windows adoptarem esta tecnologia… em breve será líder num mercado cada vez mais exigente.

Se havia dúvidas quando a Apple apostou forte nesta novo padrão, assumindo-o como uma guerra ao Flash devido à falta de suporte do mesmo no iPhone e iPad, todos os movimentos que seguiram após essa forte aposta da Apple demonstraram claramente que este era o caminho a seguir e desta vez vem da gigante Google, que embora já tivesse transparecido que estaria a apostar no novo padrão na fase beta do Youtube.com/html5 , desta vez confirma que a conquista e adaptação deste padrão deverá ser mais rápida que o previsto.

Homepage: HTML5Rocks





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


21 Comentários

  1. html 5 é espetacular e vai continuar crescer exponencialmente, mas não podemos ser maniacos ao ponto de dizer que vai substituir definitivamente o flash ou o quer que seja.
    Na minha opinião o flash será cada vez mais usado para aplicações mais complexas online devido à sua verdadeira orientação a objectos que ajuda a uma boa organização de um projecto, pelo menos até que se o js passe a usar uma versão mais avançada do emacs.
    Por muitas voltas que isto dê parece que vai ser sempre necessário fazer várias versões do html5 para correr em todos os browsers, o ideal seria que pelo menos o canvas fosse comum, poderia ser uma espécie de flash mas em versão de licença GNU… isso sim, a unidade seria um grande passo na evolução da web.
    cada browser ter a sua forma de interpretar as especificações e ainda pro cima só implementam as que lhe dão na gana, isso não me parece grande alternativa.. e este problema vai se prolongar uns tempos

    • Também acho que o HTML5 vai dominar a net mas isso ainda tem um caminho a percorrer. Da minha parte acho que não devemos exagerar e entrar numa como cheguei a ver por aqui que oficialmente os netbook vão acabar, etc e tal. Vamos com calma e mais vale esperar do que se andar a fazer já a coisas que só agora começaram.

  2. Bons dias People :)
    Para a frente com o HTML5 :)

  3. O HTML5 é sem dúvida o futuro. O potencial é enorme e já muita gente anda a apostar na tecnologia.

  4. Só ainda não percebi bem porquê tanto espanto com isto, com javascript já se faziam coisas destas a muito tempo. (excepto algumas funções como o video).

    @Zé cadeado concordo, é graças a essas diferenças entre browsers que perco muitas horas a fazer workarrounds…

  5. Nenhuma tecnologia se substitui… tudo se complementa! :)

  6. Crashou-me o Firefox perto do slide 10… lol

  7. Então… mas há aqui alguma sobreposição de rotinas, anteriormente desempenhadas pelo Flash.

    Então o Google irá disponibilizar conteúdos multimédia/animação em HTML5 em detrimento do Flash?

    Isso levanta algumas questão “engraçadas” para se responder :D

    • O mercado vai responder! :P

    • Penso que não… mas ao contrário da Apple, a Google não fechas as portas a ninguém. :)

      Offtopic

      Para quando uma análise à perda de rede no novo Iphone 4 quando o telefone é segurado na mão, tocando nas duas bandas metálicas (coisa normalíssima)? Penso ser importante para quem pensa comprar um telemóvel saber dessa notícia, um pouco escandalosa. E já agora ponho aqui a resposta do Steve Jobs a um cliente: “Just avoid holding it that way”. LOL!

    • Isso em 30 de Março (a pedido) fazia sentido… nos finais de Junho, faz sentido dizer que estão também sincronizados com as modernas e futuras tecnologias web. ;)

      • pronto então fica aqui uma data mais actual.
        com a confirmação da noticia

        On Thursday evening, Google released Chrome 5.0.375.86 to the Stable channel on Linux, Mac, and Windows, with a fix for a number of security issues. More importantly, the integrated Flash Player has now been enabled by default.

        http://news.cnet.com/8301-30685_3-20008810-264.html

        e para ajudar a equilibrar as noticias para não haver so novidades de html 5 e
        porque este mundo existe com muitas flores diferentes e ainda bem! porque eu não gosto de viver no mundo de 1984 onde so existe um grande irmão com os suas crianças a nos obrigarem a um pensamento único.

        Not only is Google giving Adobe’s Flash technology another vote of confidence (Flash Player 10.1 for Mobile, which was announced earlier this week, will be rolled out on Android 2.2 phones first), but the integration also means any updates to Flash Player will be delivered directly via Google Chrome’s updating system, ultimately minimizing security risks that tend to surface when one uses outdated software and components.

        http://www.adobe.com/aboutadobe/pressroom/pressreleases/201006/06222010FlashPlayerAvailability.html

      • alftuga

        A Google está a jogar para os dois lados para parecer boa samaritana.

        Agora diz-me.. como tem corrido o Flash no Android… bem? Fluido? Não tem prejudicado o seu desempenho e mantem a qualidade?…

        Pois.. são as coisas que não se falam… afinal de contas, não interessa porque não é Apple, logo não faz noticia por polémicas…

  8. Muito bom. Já estou a dar os primeiros passos.

  9. Obrigado google, muito obrigado.

  10. O video esta’ excelente e mostra bem o que a Google quer dizer com o HTML5. E quem anda mesmo a levar o HTML5 para a frente!

    “Se havia dúvidas quando a Apple apostou forte nesta novo padrão, assumindo-o como uma guerra ao Flash devido à falta de suporte do mesmo no iPhone e iPad”

    Essa e’ a parte negra do HTML5. Uma guerra que nao tem nada a haver com o HTML5, mas usada pela Apple (mais por quem os segue) para atacar o Flash, mesmo com ou sem razao. Infelizmente, muitos cairam na ratoeira.

    Apostou mesmo no HTML5? Tentei ir ao site do apple.com/html5 e continua a ser bloquiado no meu computador com o Firefox (parece que ja’ nao bloqueia com o Google Chrome/Chromium). E’ preciso o Safari para usar esses Demos (provavelmente de origem Latina em vez de Grega), apenas porque o dizem. Pensei que depois de tanto tempo, ja’ tivessem isso corrigido. Mas parece que voltamos ao tempo do “Best viewed with Internet Explorer”. Agora tem-se que substituir por Safari.

    Existem alguns efeitos que podem nao funcionar noutros browsers, mas isso nao e’ razao para bloquia-los. Em alguns casos, nao e’ por falta de suporte, mas por os demos usarem propriedades apenas percebidos pelo Safari. E nao bloquiar os outros, mostraria o que falta nesses browsers.

    Nenhum browser suporta o HTML5 a 100%. Apenas teem mais nuns pontos e menos noutros.

    Indo directamente ao link funciona, exemplo:
    http://developer.apple.com/safaridemos/showcase/threesixty/

    “desta vez vem da gigante Google, que embora já tivesse transparecido que estaria a apostar no novo padrão na fase beta do Youtube.com/html5 ,”

    Parece que o mundo acordou quando a Apple falou do codec… rofl! Como disse antes, quem tem as ideias nao tem o mesmo reconhecimento do que os que mostram essas ideias.

    O HTML5 e’ o resultado do trabalho da Apple, Google, Mozilla, (ultimamente da Microsoft), Opera, Web Designers, Programadores, e muitos outros! Nenhum e’ o detentor do valor do HTML5. O poder do HTML5 esta’ em todos trabalharem em conjunto.

    Fiquem Bem!

  11. Ricardo estou perfeitamente de acordo contigo.
    o teu texto demostra me uma coisa muito importante nesta area que é: Ponderação.
    “Mas parece que voltamos ao tempo do “Best viewed with Internet Explorer”. Agora tem-se que substituir por Safari.”
    Ao meu ver ja vimos isto acontecer de uma certa maneira a alguns anos atrás…
    Mas posso estar enganado.
    De longe eu estar contra o html 5 eu so quis dar algum equilíbrio ;) porque é tanto post e artigos a dizerem mal de uma plataforma que tem defeitos sem duvida mas tb tem muitas vantagens para realizar certos produtos.

    Sobre o tema do html 5 e js sinceramente tenho uma pena é não ter visto muitas opiniões sobre implementação do ecmascript.
    E quem está a seguir ao melhor essa norma?
    E o que ela permite de fazer de novo?
    cumprimentos a todos

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.