PplWare Mobile

Google anda a fazer experiências com a interface do Gmail

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Alberto Costa says:

    Normalmente quando a Google faz alterações dá barrete… a ver vamos

  2. Abílio says:

    Tem aos poucos ficado menos intuitivo. A ver vamos…

  3. Bruno Gonçalves says:

    Se forem realmente essas imagens foge um pouco ao estilo que eles têm estado a impor com o G+. Não faz sentido alterarem o Gmail ficando com esse produto muito diferenciado dos restantes.

    O ideal no meu caso era ter tudo agrupado no G+, todos os serviços Google centralizados numa página, e o nome passar a ser simplesmente Google em vez de Google+.

  4. Carlos says:

    HUMMMMM

    A filosofia do outlook.com da microsoft…
    interface bem limpinha.
    É sempre bom melhorar, mesmo que não se inove.

  5. Carlos says:

    “aproveitando o espaço extra que os monitores disponibilizam”

    não é uma frase que me ocorreria ao ver essas imagens, o que se vê é montes de espaço desperdiçado.

    E uma barra azul no topo? Imaginativo!

  6. Alexandre Pinto says:

    Sinceramente espero bem que hajam mudanças profundas para melhor. Nunca gostei do Gmail no browser. Acho muito confuso e cheio de tralha visual.
    Considero o Outlook.com muitoo mais intuitivo, layout mais clean e até posso usar atalhos do teclado como por exemplo o delete para apagar um email.
    Não digo que um seja melhor que o outro, mas neste ponto o Outlook.com dá 10-0 ao Gmail.

    • João Terra says:

      Tu pareces tolo!!!! O gmail sempre foi muito melhor e andou sempre em frente ao hotmail(outlook agora) O hotmail no meu ver ia sempre atras do gmail, ao tempo que o gmail tinha o gtalk no email e o hotmail só ao fim de alguns anos é que tinha o msn no seu email. O gmail em termos de harkearem a conta, sabe-se logo onde foi e quem foi e onde vive. O gmail dá para mudar o fundo e assim. Eu tenho o gmail e para entrar nele tenho segurança em que tenho de meter um código único que é enviado para o meu tele, para só eu ter acesso. O hotmail não o tem.
      Por tanto 100% google

      • Sílvio says:

        Alexandre, vê-se que de facto não conhece muito o Gmail. Este tem, e há já muitos anos, teclas de atalho para as mais diversas funções (o Outlook.com passou a ter, porque copiou a ideia do Gmail).

        Poderia acrescentar muitas coisas que o Gmail tem e o Outlook.com não tem, e muitas outras que o Outlook.com tem, porque “copiou” do Gmail.

        Até a interface, o Outlook.com, fez uma espécie de cópia relativamente às primeiras versões do Gmail.

        • João Terra says:

          A microsoft no meu ver anda a meter nojo. Anda a imitar tudo e todos, não têm ideias novas e até o sistema android querem imitar, como também o proprio S.O do windows foi imitado da Apple e não gosto de quem não tem iniciativa. Digo-te, eu já uso o gmail desde que era por convite para o usar e o gmail é muito bom e muito intuitivo. Para o android evoluiu muito.
          Muda para o gmail e verás a mudança

          • Pedro says:

            O S.O. da micfrosoft foi copia da Apple? Querem imitar o Android???

            Em quê? A nivel visual que é do que se está a falar não é de certeza….A roda já foi inventada há muito agora há inspirações e linhas orientadores de disign. Há muitos anos tudo tinha um desing limpo depois seguiu-se a linha mais 3D e agora voltou a seguir-se a linha mais limpa mais flat. Quem seguiu primeiro essa orientação não sei e para o caso também nao interessa…o importante é haver vários produtos e cada um escolher o que mais gosta…chama-se democracia…

        • Alexandre Pinto says:

          Silvio, então é de mim. Eu não conheço um único atalho no Gmail. Se existem não são os “standard”.
          No Outlook.com eu navego na lista de email com as setas, carrego no shift e nas setas para seleccionar vários e no delete para os eliminar.
          Estou a ler um email, carrego delete e ele é eliminado e volta para a lista de emails.
          Não sei fazer isso no Gmail. Podes ensinar?

          Além disso, o Gmail em termos de usabilidade deixa muito a desejar.
          Entro num email e tenho a barra de opções em cima, mas se quiser responder o botão não está nessa barra e sim dentro do email. Isso faz algum sentido?

          • Miguel says:

            roda dentada > definições
              desce até “atalhos do teclado”
                liga e lê o ‘saiba mais’

            roda dentada > definições > labs
              desce até “atalhos do teclado personalizados”

            achas estranho que a caixa de texto para escrever a resposta ou para reenviar esteja no fim da mensagem? eu acho que só faz sentido responder *depois* de ler a mensagem toda

      • Bastos says:

        João Terra,

        O outlook.com tem o código único.

      • Pedro says:

        João Terra, o Hotmail, ou melhor o outlook tem uma aplicação para enviar condigo de segurança como segunda barreira de acesso.

        Quanto à questão de design não sei quem la chegou primeiro, nem quero saber, mas que o outlook.com está com um visual muito mais simplese facil de trabalhar que o gmail isso não tenho duvida e uso os dois por razoes diferentes…mas é só uma opinião entre tantas outras…

      • Alexandre Pinto says:

        Estas enganado. Primeiro até porque dei uma opinião e até afirmei que se calhar o outlook nem é melhor, mas é bem mais intuitivo e com um visual muito mais cuidado.
        Em termos de double-step autentication… Bem, informa-te melhor.
        O Hotmail foi atrás do Gmail?? Eles sempre foram tão diferentes e com propósitos diferentes…
        Rapaz, estuda melhor a lição.

  7. Nome says:

    “É do vosso agradado?”

    Agradado???

  8. Redin says:

    Em termos de segurança ficaria bem melhor com o sistema anti-spam P2T proposto pela minha solução, pena que em Portugal não existam equipas de desenvolvimento onde eu possa ter a oportunidade de os contactar. Talvez tenha de tomar a solução pensada por Maomé. Se eles não vêm cá, tenho eu de ir ter com eles. 😉

  9. Bastos says:

    Podiam ter o domínio de e-mail para vários países como o outlook.com.
    O outlook.com tem @outlook.pt.

    O gmail podia ter por ex:
    @gmail.pt ou @google.pt para poder ter mais nomes disponíveis.

    Agora no gmail é difícil ter o endereço de e-mail com o nosso nome.

  10. Miguel says:

    para passar a receber ainda mais correio destinado a outros Miguel ?
    não, obrigado

  11. Bruno says:

    só vendo… 🙂 vamos esperar

  12. joao Sousa says:

    gostava de poder de experimentar… mas prontx.. a google nao escolhe toda.. nem acho que iria escolher a mim.. mas um dia nunca se sabe XD

  13. Junior Souza says:

    O Outlook.com me satisfaz hoje pela facilidade de coisas simples: Criar pastas, subpastas, organiza-las, criar filtros.

    Essas coisas tão simples de fazer no Outlook, no Gmail é a maior complicação. Pra mim, devem melhorar nisso!

  14. Pedro C says:

    Outlook.com!!!

    A Google só tem vindo a perder terreno com as alterações que tem feito aos seus serviços. A meu ver o outlook.com tem uma interface muito mais “user friendly”, já para não falar na simplicidade com que executamos as tarefas necessárias para a gestão de uma caixa de correio.
    Falam (Google e afins) mal dos serviços Microsoft, mas no fins todos lá vão dar, ou por funcionalidades ou semelhanças de interface.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.