Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Google altera politica de privacidade

No próximo mês de Março a Google irá proceder a algumas mudanças nas suas políticas de privacidade e Termos de Serviço. Como se trata de um tema de grande interesse, houve necessidade da Google explicar o que vai mudar, o porquê e o que significam estas mudanças para os utilizadores.

Esta mudança pretende agregar debaixo de uma única política de privacidade todos os diferentes serviços da Google e permitir uma maior integração entre os diversos serviços e assim permitir uma ainda melhor experiência de utilização.



Em primeiro lugar, vejamos as suas de políticas de privacidade. Apesar da consolidação destas políticas, continuam a ter mais de 70 avisos de privacidade/avisos legais que cobrem todos os seus diferentes de produtos.

Esta abordagem é de certa forma complicada e está igualmente em contraponto com os esforços da empresa para uma maior integração dos seus produtos de modo poderem criar uma experiência de utilização mais simples e intuitiva nos seus serviços.

Por essa razão a Google está a implementar uma nova política de privacidade, que cobre a maioria dos seus produtos e explica que informação recolhem e como a usam, de uma forma mais legível e compreensivel. Vão no entanto ser mantidas algumas políticas de privacidade separadas por razões legais e outras. No final vão consolidar mais de 60 na nova política de privacidade.

Na prática, a principal mudança será para os utilizadores com contas Google. A nova política de privacidade torna claro que, caso esteja com a conta activada, poderá a Google combinar informação que está disponível num serviço com a informação de outros serviços. De forma, simples, irá o utilizador ser tratado de enquanto utilizador único em todos os produtos o que irá tornar a experiência no Google mais simples e intuitiva.

A funcionalidade de pesquisa pessoal, recentemente apresentada, é um bom exemplo do que pode ser feito pela Google quando combina informação entre os seus produtos.

A caixa de pesquisa dá-lhe agora respostas, não as apenas provenientes da Web mas também das coisas pessoais. Com esta alteração podem também fazer outras coisas como tornar-lhe mais fácil a leitura de documentos do Google Docs directamente no Gmail ou adicionar algum contacto do Gmail a uma reunião no Google Calendar.

Em segundo lugar estão os Termos de Serviço do Google. À semelhança das políticas de privacidade, estes foram reescritos para tornar mais simples a sua leitura. Foi reduzido o número de Termos de Serviço e passam quase todos os serviços a regerem-se pelos novos. Pode consultar aqui os novos Termos de Serviço do Google, para ver os termos revistos.

Por fim a Google manteve o seu propósito de manter e reforçar a possibilidade a todos os seus utilizadores de retirar os seus dados e conteúdos das plataformas da Google sempre que assim o desejem.

Acreditamos que esta política nova e simples irá tornar mais fácil aos utilizadores compreenderem as nossas práticas de privacidade bem como permitir ao Google melhorar os serviços que disponibilizamos. Quer seja um utilizador novo ou mais antigo do Google visite e leia os novos Termos e política de privacidade e conheça melhor as mudanças que estamos a fazer e os controlos que oferecemos.

Naturalmente que todas estas alterações não foram do agrado de todos os utilizadores. Muitos vêm uma quebra de privacidade e de confidencialidade a combinação dos dados e acham desnecessário o associar da sua conta a serviços da Google que não pretendem utilizar. A polémica está lançada e muitos se têm insurgido contra esta nova atitude da Google.

Existe em muitos a receio da criação de um perfil mais preciso e muito mais completo de cada utilizador, o que para a Google se transforma em dados passíveis de serem usados para o direccionamento de campanhas publicitárias.

Há ainda o receio de que as informações passem a ser demasiado públicas ao estarem expostas aos círculos que definimos no Google Plus, o que representa uma quebra de confidencialidade para com os utilizadores que não façam o devido ajuste nas suas definições de privacidade.

Esta alteração da Google está já a ser apresentada em muitos dos seus serviços e devem concordar com ela para que os possam continuar a usar. A Google reforço e melhorou entretanto o seu sistema de extracção de dado e conteúdos, alargando-o já ao Google Docs.

Homepage: Google Políticas & Princípios
Homepage: Google



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


37 Comentários

  1. Cada vez vejo mais próximo, a queda do google. Eles que continuem assim, vão perdendo utilizadores aos poucos ;)

    • Dizes isso com base em? O facto de tu não gostares, não significa que as outras pessoas vão atrás de ti…

      A meu ver, não existe empresa desse tamanho mais “open” que a Google… Provavelmente dizes isso com um iPhone ao lado e queixaste de quê? invasão de privacidade? *face palm*

  2. Pois é… Já mandei abaixo as duas contas Gmail e o perfil no G+… e também já não faço buscas no monstro…

  3. Muitos mais simples ter uma politica simplificada do que 60 políticas diferentes… Se a maioria dos utilizadores nem sequer lei a politica de um serviço, quanto mais ler 60 políticas…

  4. Concordo. Nunca ninguém se preocupou antes… só porque vão simplificar não quer dizer que a nossa privacidade termina aí. A nossa privacidade termina quando decidimos expor as nossas idas ao wc e as fotos da festa de aniversário… enfim…

  5. Uma das poucas coisas que se aproveitam do Google é o Chrome.
    Uma grande alternativa à pesquisa do Google é o Duck Duck Go, um óptimo motor de busca, mas muito pouco utilizado.

  6. eu já deixei o google (gmail, google+, picasa).

    comecei a ficar seriamente preocupado com informaçoes minhas que apareciam sem eu ter qualquer controlo ou sem eu querer.

    A microsoft tem produtos excelentes (o hotmail era horrivel, e agora está decente, e o bing é mto bom, sobretudo desde a versao portuguesa que saiu esta semana).

    De qualquer forma, mudei-me para icloud. Uma tábua de salvação para poder deixar o google.

  7. A Google oferece serviços/produtos de qualidade como o Gmail ou o Chrome “à borliu” e o pessoal reclama por ver alguma publicidade mais personalizada? Ainda por cima, de uma forma tão discreta que quase nos esquecemos que estão lá… sinceramente, não consigo perceber o porquê de tanta polémica. Ai ai, que vão personalizar os anúncios que chega para criar um perfil do utilizador… hm, e depois? Não há almoços grátis! A Google não é a Santa Casa da Misericórdia :) Tem de ir buscar $$$ e oferecer aos anunciantes alguma informação do que realmente interessa aos consumidores. O contrário não faz sentido. Se não gostam, adiram aos serviços pagos. O mesmo se passa nas apps gratuitas no Android. Se não querem ver pub, comprem a versão “pro”. Ou tentem encontrar alternativas. Mas se julgam que a concorrência não faz o mesmo, estão enganados. Ao menos, a Google é transparente. “Isto funciona assim. Querem? Muito bem. Não querem? Bye.”.

    Já agora, deixo aqui um artigo publicado no Daily Mail que fala exactamente sobre isto: http://www.dailymail.co.uk/debate/article-2092126/Google-privacy-policy-changes-Every-digital-action-consequences.html

    PS: Podem usar o adblock e/ou desactivar o histórico web na conta Google. Sempre ajuda a minimizar a paranóia da pseudo-privacidade (como se houvesse tal na internet…….) :P

    • Deixa-me só acrescentar que TODOS os serviços da Google são gratuitos, a exceção do Adwords, pois tal como referiste ‘não há almoços gratis’, e a Google tem que ganhar o dela para continuar a pagar ordenados! Para quem não sabe os rendimentos da Google sempre vieram de publicidade, parece-me legitimo que eles utilizem os meus históricos de pesquisa para escolherem o tipo de publicidade que me devem apresentar desde que nao me obriguem a clicar nela..

      Quanto a integração de serviços parece-me fantástico, abro o Google, pesquiso sobre um tema, e aparecem-me os meus documentos do Docs, Emails, Fotos, artigos do Plus, e até quem sabe as marcações no Calendar relacionadas com o tema. O que poderia ser mais rápido e eficiente?

      Quanto a Privacidade ainda não consegui encontrar a alínea onde eles dizem que vamos perder as opções de definir se o álbum do Picasa é privado ou publico tal como os Posts e Perfil do Plus.
      Também não vi nada a dizer que a nossa caixa de email ficará exposta a toda a web! O que eu vi foi que EU quando Logado terei acesso através da pesquisa do Google aos meus mails!

      De qualquer maneira, cada um é livre de escolher os serviços que usa e todos temos o direito a liberdade de expressão. (Seria bom que o fizéssemos de forma fundamentada.)

    • Com isso eu concordo, se não gostam da publicidade usem um bloqueador, como o AdBlock Plus.

  8. Quem não gosta não usa.

    No entanto, deixar aqui os “Eu deixei…” e não argumentar porque é que mudou para outros serviços e em que pontos são melhores ou respeitam mais a privacidade dos dados dos utilizadores é que está quieto…

    Falam da publicidade personalizada como se fosse um bicho papão.. os spots de publicidade sempre por ai andaram com coisas random e não se queixavam.

    Compreendo que pesquisar “sexo com cavalos” no google várias vezes depois sempre que se abre a conta do google em frente a outras pessoas se torne constrangedor mas… cada um com a sua!

    • Não vês que é bluff? Ou isso ou não usam as contas de email para nada de jeito… Quando é que eu me podia dar ao luxo de trocar de contas de email? Enviava um mail a toda a gente a dizer que ia trocar? Enfim…

      Agora deram numa de cada vez que se mexe em alguma privacidade é logo o fim do mundo (nem que isso não mexa em privacidade mas sim em politicas da mesma)… Well… Antes isso do que a drogarem-se, portanto…

    • La esta meu amigo, vamos ver quantos pervs e que deixam de usar o google hehe

    • concordo plenamente! O sexo com cavalos pertence à janela anónima!
      Realmente não percebo tanta revolta, o que achariam se o google fizesse 3 politicas para cada produto?

  9. Falta neste artigo o principal. Ou então escapou-me.

    A politica da google permite agora que este tenha acesso ao nosso gmail, gdocs e afins, e em relação às piratarias estes vão logo embora, ou seja, conta banida.

    Por ex:

    Livros, musicas guardados no gdocs, se eles notarem isso, vais de boca. E não assumem responsabilidades. Isto é o que me preocupa mais do que propriamente tudo o resto.

    De resto, a google é tal e qual como qualquer outra. Tenho 400gb de conta e para mim é dos melhores serviços cloud que tenho. Acesso imediato em qualquer pc.

  10. Boas noites!
    Eu já estive a ler as novas “regras” por alto…
    Mas uma dúvida persiste…

    A partir de Março (quando esta situação entra em vigor),para fazer pesquisas no google tenho obrigatoriamente estar conectado com uma conta google?
    E o mesmo se passando com youtube?

    Cumprimentos,Humberto Carvalho

    • Não, o serviço de motor de busca vai continuar a funcionar tenhas tu conta Google ou não.

      As alterações apenas se farão sentir nas contas Google.
      Se até agora tinhas apenas uma conta de Gmail, depois passarás a ter automaticamente a ter conta de Youtube, Google+, Picasa, etc. etc.
      Mas não precisas de ter conta para fazeres uma pesquisa no Google, ou veres um vídeo no youtube

  11. Posso ter percebido mal, mas isto das pesquisas personalizadas só ocorre se se pesquisar no google com o Gmail (ou outra serviço) ligado, certo?

    Como faço sempre logout antes de pesquisar qualquer coisa, nunca me apercebi de pesquisas personalizadas…

  12. Pesquisas personalizadas? ….

    Isto se calhar até é benéfico…para quem usa o google para trabalhar e está constantemente a levar com “Justin Bieber” …e lixo mais lixo mais crap…. WTF

    Suponho então e isso me deixará de acontecer… posso reportar se algo de anormal ao que procuro surja?

  13. Bom..se estas politicas não interferirem na óptima performance do pplware, tudo bem, o resto é paisagem lolol

    Não pensem mais nisso e sff visitem o quartoescuro.com

  14. Alguem faz uma comparação com o single sign on da hotmail(MS)? é que é a mesma coisa… e também é gratuito, e muita gente usa e ninguem reclamou.

  15. Eu cá já ando a reduzir o uso do Gmail ao mínimo, tenho uma conta paga num serviço de alojamento (na Europa), criei um domínio personalizado umas contas de e-mail e estou a mudar tudo para lá já à algum tempo, desde que ficou claro que após 90 ou 180 dias (parece) tudo o que estiver na conta do Gmail, hotmail e por aí em diante (nos E.U.A.) pode ser colocado no domínio público e ser acedido por qualquer entidade sem qualquer mandato judicial, só porque sim que comecei a ficar preocupado, isso e as notícias de aparelhos que andam a ser vendidos aos estados para interceptarem as comunicações dos utilizadores de e para o Gmail, hotmail e esses principais (suponho que alguém tenha as chaves privadas usadas na encriptação para fazer passar a coisa de forma transparente para o utilizador).

  16. vejam o que quiserem :) prefiro que a publicidade que eu veja seja a que eu quero do que a que querem que qualquer um veja =)

  17. No meu caso, não vou deixar de usar o melhor motor de busca que existe só por causa de uma treta destas…

    Google é amigo!!

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.