PplWare Mobile

Foi apanhado num esquema dos SMS de Valor Acrescentado?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Asdrubal says:

    Isto faz-me lembrar uma situação de mensagens online. Numa altura em que bloquearam vários sites de enviar SMS’s à borla, havia um outro que realmente dava para enviar. Mas quando experimentei enviar um SMS’s para o meu número através desse site, saiu dinheiro do telemóvel. Isto tudo sem registo, era só meter o número de destino e mensagem, chegava ao destino, e o destino pagava. 😛 Achei bizarro na altura, era bom pra queimar o saldo de alguém. 😐

  2. VC says:

    Dica: liguem para o operador e peçam um barramento á conta para SVA’s, mas um pedido por escrito e nunca irão ter estes problemas no futuro.

  3. MM says:

    Normalmente, em Portugal, a LA (número esquisito) de onde vêm as mensagens não é o mesmo para onde deverão enviar a mensagem de “sair”, sendo que essa mensagem é habitualmente cobrada e não gratuita, como indicam acima. Reclamar junto da operadora também não será o melhor dado que as operadoras trabalham num modelo de revenue share (lucro partilhado) com estas empresas e, portanto, lucram com este esquema. Aconselho a procurarem na internet a que empresa pertence a LA e, posteriormente, apresentar a queixa diretamente à empresa e autoridade reguladora.

  4. o gajo ali do lado says:

    mas normalmente não é preciso inserir um código de confirmação? é k senão pode-se lixar alguem sem mais nem menos!

    • MM says:

      Em Portugal é necessário fazer double opt-in, ou seja, para subscrever o serviço tem de enviar o primeiro SMS com a palavra “XPTO” para a LA e depois confirmar que deseja subscrever o serviço. Para sair basta apenas enviar SAIR para a LA destinada a tal. É obrigatório haver um “INFO” que diz todos os comandos respeitantes ao serviço, inclusivamente o de saída.

      • Ramiro Duarte says:

        Aparentemente, passados dois anos, em 2016, parece que já não é preciso. Na semana passada abri uma página web no telemóvel e de imediato apareceram aquelas publicidades que tapam a página. Não carreguei em nada excepto no “return” e recebi logo um SMS a dizer que a adesão a um serviço de valor acrescentado estava concluída!

        Paguei a porcaria da adesão e ainda tive de pagar a chamada para o apoio ao cliente para anular esse serviço e pedir o bloqueio de adesão a serviços desse tipo.

        • César Afonso says:

          Confirmo a situação relatada. Fui mais um lesado. Estava no telemóvel a ver os jornais, não me apercebi de absolutamente nada e recebo uma mensagem a dizer que subscrevi um serviço.
          Isto não sentido nenhum, não preenchi o meu número de telemóvel em lado nenhum e muito menos enviei mensagem para tal serviço. É absolutamente abusivo que esta situação aconteça. Tanto a Meo, como a Anacom também são responsáveis por permitir isto.

          • Sofia says:

            Aconteceu o mesmo comigo. Ao abrir um site, sem introduzir qualquer número de telefone, o meu telemóvel foi inundado de pop ups (que supostamente estão bloqueadas) e recebi a mensagem a dizer que o serviço tinha sido subscrito. No meu caso foi a Zigzagfone. Consegui fazer o cancelamento do serviço e a Vodafone fez-me a devolução do dinheiro por ter sido o primeiro caso que me aconteceu.

          • Xavier Cardoso says:

            Como devo proceder para pedir à minha operadora a devolução do € das sms de valor acrescentado?

        • Tiago says:

          Também me aconteceu abriu uma pagina involuntariamente e recebo logo de seguida a msg da adesão, falei com um assistente da meo e devolveram o dinheiro e bloquearam este tipo de serviços.

  5. VC says:

    Esta incompleta a notícia, por favor corrigir. Existe SVAs onde o operador pode efectivamente aplicar um barramento e existe agora os Serviços de entidades externas, onde o operador não consegue cancelar nem aplicar barramento e é este ultimo que se esta a propagar rapidamente, muito por causa da empresa Go4Mobility. Apresentem queixa na ANACOM é o caminho correto.

  6. LB says:

    Tambem fui apanhado pelo esquema e a fatura subiu a 250€ no mês do fartar vilanagem.
    Fui a vodafone pedir um barramento dos nºs de valor acrescentado. Parece que funciona.

  7. luis verdasca says:

    Monetização? o que é isso?
    Em Portugal só conheço “rentabilização”.

  8. Filipe says:

    Estava à procura dum aparelho electrónico, abriram-se um monte de páginas e de repente recebi um SMS a dizer que estava subscrito a uma cena chamada bar das putas e me tinham cobrado três Euros e tal. Verifiquei o saldo e é verdade. Não sei o que fazer, não me subscrevi a nada, não sei como chegaram ao meu número. Alguém teve este problema já? Se sim como resolveram?

  9. Francisco says:

    Sem qualquer participação da minha parte recebi hoje uma sms da empresa KKO Store com supostamente a minha subscrição activa de 3,99€ por semana. Rapidamente procedi ao cancelamento da inscrição ( tendo feito pesquisa prévia na internet para ver do que se tratava) mas foram-me cobrados os 3,99€. Gostava de saber como é que é possível sem qualquer tipo de concordância da parte do utilizador haver este tipo de cobranças cegas em que as pessoas pensam que “foi um erro” e não dão importância, e no final do mês obtém uma factura enorme. E já agora como faço para reaver esse valor e evitar que me sejam cobradas sms do género no futuro. Se alguém souber agradeço.

    • Luis says:

      No meu caso foi a empresa Netsize,
      Sem nenhuma inscrição da minha parte foi-me debitado 3.99€. Contactei a vodafone que me disse que teria efectuado uma inscrição em algum sitio. Confirmei que não e devolveram-me o saldo, aproveitando também para efectuar o bloqueio destes serviços.

      Pedi os contactos da empresa e foi-me dado um mail geral e um número de valor acrescentado. Entrei em contacto por mail estou à espera da resposta. Se não for satisfatória irei apresentar queixa junto à ANACOM.

      Estas situações são para mim um furto.

  10. Bruno says:

    Também fui borlado por essa subscrição!
    contactei a minha operadora e eles disseram que ou ligava para o seguinte nº 707 450 201 (com juros acrescentados) ou para o mail seguinte info@mobibox.pt, se vocês tiverem dinheiro no telemóvel contactem de imediato a MOBIBOX de imediato.
    Já mandei um mail para eles hoje dia 21-01-2017 quando eles me contactarem novamente a confirmar o cancelamento eu ponho outro comentário a dizer/confirmar isso.
    Boa sorte para todos!

  11. adel says:

    comigo aconteceu o mesmo era tempo da anacom acabar com estas burlas sob pena de se tornar cumplice

  12. luke says:

    Está a acontecer comigo, os burros o prize mobi do lidl tiraram-me 3.99 euros e quero o meu saldo devolta.
    Como faço para evitar isto?

  13. luke says:

    Mais ainda os burros das subscrição tiraram-me 7.99 euros e agora fiquei com o saldo de 0.74 euros.
    Alguém que me ajude?

  14. Telmo M. says:

    Nova burla! A aplicação para android que está neste momento a ser publicitada no instagram chama-se “MaxCamera” e promete transformar a nossa cara num “avatar”. Na verdade não o faz. O que acontece é que vamos receber uma mensagem do número 3259 a dizer que subscrevemos um serviço de “videos para adultos” por 3,49€/semana.
    Na mensagem recebida vêm links, e acho que nesses é que está o perigo. Até agora não me foi retirado dinheiro da conta (passou 1 hora). O email sugerido para desactivação é: portugal@dcbhelp.com.

  15. Jaime Martins says:

    Estive numa situação semelhante e consegui que a operadora me devolvesse o dinheiro. Fiz a reclamação abaixo, à operadora, no site livroreclamacoes.pt. Espero que seja útil.

    No dia —-, por volta das –h, recebi no meu telemóvel SMSs indicando que tinha subscrito um serviço de valor acrescentado com o custo semanal de —-eur. Não sei como foi feita esta subscrição, mas o telemóvel esteve sempre na minha posse e não consenti nem tive conhecimento de nada antes de receber as SMSs. Imediatamente cancelei as subscrições e contactei a operadora para efectuar o barramento destes serviços. Solicitei que o custo das subscrições não fosse cobrado. A operadora recusa-se a reverter a cobrança alegando que nada pode fazer por os serviços serem fornecidos por uma empresa alheia, a Go4mobility. Obviamente, a empresa alheia só pode fazer cobranças através da factura da operadora tendo a cooperação activa desta última. Considero que, com este posicionamento, a operadora age de má fé, tentando desresponsabilizar-se do papel essencial que tem nesta cobrança indevida e, em geral, na viabilidade do modelo de negócio de empresas como a Go4mobility. Venho reclamar o crédito por parte da operadora dos —-eur que me serão cobrados devido a estas subscrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.