PplWare Mobile

Estudo do Ponemon Institute sobre Segurança!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Paulo Silva


  1. POC says:

    É um tema muito actual. Mas deixo o seguinte pensamento: se a questão é espionagem industrial ou o puro roubo de informação para ser utilizada num próximo emprego, o que dizer dos sites de alojamento na tão propalada “cloud”?

    Ou seja, eu consigo colocar tudo online, teoricamente sem detecções, sem usar uma porta USB.

    Cumprimentos,

    http://simaoescuta.blogspot.com

      • JustSomeone says:

        Também penso o mesmo. No entanto uma firewallzita ou um routerzito configurado para não deixar passar certos e determinados sites… a dificuldade está em abrangir o máximo possível.

        Trabalho num sitio onde não posso aceder a sites do tipo tinypic, pastebin, etc.
        Não sei se consigo dar a volta, cada vez que vi o acesso bloqueado por “personal online storage” foi durante browse de dúvidas e apresentação de soluções em forums, postadas em pastebin etc etc.

        Resumindo, é bastante óbvio onde quero chegar:
        Para ter segurança é preciso defender por todos os lados, não apenas pela frente nem apenas pela rectaguarda.

      • JustSomeone says:

        Se bem que um emailzito a nós próprios tb resolve a situação… controlar todo o trafego n e facil

    • Paulo Silva says:

      É uma questão pertinente… se calhar a mais sensível de todas as relacionadas com os serviços Cloud.

      A segurança, é sempre a temática mais delicada e acima de tudo passa por se ter uma grande confiança nos serviços que nos são vendidos.
      Existe uma grande barreira tradicional em confiar no que não vemos, e em quem não conhecemos e essa será eventualmente a grande barreira.

      Tal como a evolução em termos de infraestruturas, softwares de segurança e afins nos permita indicar que há cada vez mais serviços seguros, por outro lado essa mesma evolução permite que quem está “do outro lado” se apetreche igualmente.
      Não digo que a batalha esteja perdida à partida mas que é uma batalha grande e que vence quem estiver um passo à frente do outro.

      E como o POC bem indica, muitas vezes quem “está do outro lado” até está por “dentro” e quanto a isso ainda mais difícil se torna. Aí entram as Politicas Internas da Organização e a implementação de sistemas mais seguros.

      Informação das Organizações, por mais segura que esteja por anti-virus, firewalls, softwares, encriptação, router, bloqueios de periféricos …… terá sempre inevitavelmente uma ameaça a pairar sobre ela…

      O pior é que muitas empresas só o compreendem tarde demais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.