PplWare Mobile

ESA capta miniatura do rio Nilo em lua de Saturno

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. World says:

    Já se sabe que não estamos “sozinhos” no universo, é so uma questão de tempo..

    • Darth says:

      A sabe? As certezas que tu tens. Na base do que, permite-me perguntar?

      • Pedro says:

        Darth! alguma vez fez ou viu as contas feitas as probabilidades sobre esse assunto? Estima-se que no minimo, cerca de 1.5% das estrelas teem planetas semelhantes (e com condicoes semelhantes!) as da Terra! Fazendo umas contas simples, e so para a nossa galaxia!
        Assumindo uma media de 300 mil milhoes de estrelas na Via Lactea, temos cerca de 4500 milhoes de planetas com as mesmas condicoes da Terra!
        Mesmo considerando que nao e muito provavel que estes planetas tenham vida, 4500 da que pensar nao da? 😉

      • Pedro says:

        Darth! alguma vez fez ou viu as contas feitas as probabilidades sobre esse assunto? Estima-se que no minimo, cerca de 1.5% das estrelas teem planetas semelhantes (e com condicoes semelhantes!) as da Terra! Fazendo umas contas simples, e so para a nossa galaxia!
        Assumindo uma media de 300 mil milhoes de estrelas na Via Lactea, temos cerca de 4500 milhoes de planetas com as mesmas condicoes da Terra!
        Mesmo considerando que nao e muito provavel que estes planetas tenham vida, 4500 milhões da que pensar nao da? 😉

      • Bruno M. says:

        O incrível, é que muitos acreditam-se que existe deus, algo que nunca ninguém viu e nem há provas ou factos de que realmente exista, a não ser meros livros e contos contados sobre os mesmos em que se pode aplicar o velho provérbio:
        “Quem conta um conto, acrescenta um ponto.”

        No entanto, algo que já se provou como que pode haver vida em outros planetas, mesmo que microbióticas e mesmo assim, nunca se sabe de que formas e feitios pode existir noutros planetas… coisas horrendas aos nossos olhos ou até mesmo belas. Nestes factos as pessoas (algumas) não se acreditam….

  2. Rui fernandes says:

    excelente noticia, o mal é que provavelmente o rio é constituido por metano liquido e não agua, pois a temperatura naquela lua, faz com que seja impossivel existir agua em estado liquido, lembro que o metano é um gás na temperatura da terra…

  3. Alexandre says:

    Cadê a prova? Se baseiam em apena uma foto com uns riscos? kkkkk Fala sério! Não estamos só no universo? Cadê a prova? É impressionante como as pessoas acreditam em qualquer coisa hoje em dia!

    • Marisa Pinto says:

      Caro Alexandre, estamos a falar da ESA, não é propriamente a tasca ali do lado (que também tem a sua credibilidade, atenção) 🙂

      Tem todo o sentido questionar, mas a prova é a imagem, que mais pretende? Estamos a falar de conteúdos espaciais, e não de locais que se possa ir visitar ao fim de semana eheh

      Cumprimentos.

      • Alexandre says:

        Caro colega, é fato que uma imagem vale mais que mil palavras mas nessas circunstâncias não tem valor se não exieste prova física, são apenas suposições baseadas em uma foto e em alguns elementos químicos que na verdade nem sabem se realmente existem lá! Tudo isso é mera suposição!

        • Marisa Pinto says:

          Prova física como?
          Esta é uma missão sem tripulação, mas para a próxima que for tripulada, perguntas para ver se podes ir verificar 🙂

          Claro que é suposição, a ESA nem conhece o que foi explorar nem nada… :/

    • Rui Pinto says:

      A ideia de existir líquidos em Titã não é nova, já vem do tempo da Voyager 1 e 2.
      Mas em 2008 a mesma missão que captou estas imagens confirma a existência de hidrocarbonetos liquidos, através dos seus instrumentos de analise do espectro de luz visível e infra-vermelha, aqui fica o artigo da ESA de 2008(http://sci.esa.int/science-e/www/object/index.cfm?fobjectid=43178).
      Quanto a esta imagem em concreto, a dedução de ser liquido vem de ser uma imagem de radar e a parte mais escura indicar uma vasta superfície suave e sem relevo.
      E mais por curiosidade este reflexo (http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/multimedia/cassini20091217.html)

    • Bruno M. says:

      será que existe deus? cadê a prova? existe milagres? cadê a prova?

      • Alexandre says:

        Só os néscios fazem esse tipo de pergunta! Nós e tudo que existe me nossa volta é a prova de que existe sim um Deus todo poderoso! Mas pelas suas perguntas acho que é mais fácil você acreditar que veio do macaco! É muita burrice dos hipócritas quererem justificar que o ser vivo surgiu do nada e que a humanidade veio do macaco! Kkkkkkkk

        • Rui Pinto says:

          Assumo portanto que acreditas nas ideias do criacionismo.

          Se te disser que tudo indica que o universo tem energia 0, provavelmente não conseguiria fazer passar grande coisa.

          Por isso, aqui fica uma mais fácil:
          Quem apareceu primeiro, o ovo ou a galinha?
          Quando souberes a resposta e a explicação para a resposta, falamos.

          • Tiago says:

            Foi o ovo que nasceu primeiro, porque antes de existirem galinhas já existiam dinossauros que punham ovos.

          • Flink says:

            Como disse a Luna Lovegood, um círculo não tem início.

            E a Luna tem sempre razão! 😛

            😛 <- (tongue-in-cheek, tipo estou a brincar. Ou talvez não, segundo Charles Darwin…)

        • Pedro says:

          Há muito que não via tamanha barbaridade! ACREDITAR que viemos do macaco!!? Mas isso está PROVADO meu amigo!
          Caso não saiba, você mesmo partilha 98% de informação genética com o macaco!

          E se você tivesse um mínimo de conhecimento, saberia que os macacos não se transformaram simplesmente em humanos de um momento para o outro.. mas pronto, já percebi que há muita gente que nunca se deu ao trabalho de pensar um bocadinho.. ou de ler algumas coisas importantes.

        • Ricardo Fernandes says:

          Cadê a prova? Se baseiam em apena um conto? kkkkk Fala sério! Existe Deus? Cadê a prova? É impressionante como as pessoas acreditam em qualquer coisa hoje em dia!

  4. Gilberto Pereira says:

    Fabuloso. Eu adoro estas coisas, realmente somos mesmo muito pequenos neste universo.

    Gostei muito deste post. Obrigado Rui Pinto.

    • Rui Pinto says:

      Já que falas de sermos pequenos, talvez já conheças, se não aqui fica: http://htwins.net/scale2/

      Há várias versões deste tipo, mas esta parece-me das melhores(dá escala e informação se clicares nos objectos)

      • Gostei imenso deste post da parte do pplware, devo disser que de facto somos muito pequenos e que acredito plenamente que existe vida noutros planetas, mas que no meu ver nunca conseguiremos provar isso devido a dificuldades de tecnologia que nos permita tal e ir a descoberta do desconhecido, quem sabe daqui a uns milhoes de anos 🙂 e quanto ao site do amigo Rui Pinto devo disser que achei curioso ver as diferenças de tamanhos e que realmente como ja disse somos mesmo pequeninos, mas no meio disto tudo ainda temos seres mais pequeninos que nós 😀 mais posts destes para mim são sempre bem vindos…

      • Bruno M. says:

        Não conhecia e obrigado pela partilha.

        Devo dizer que o Universo observável é apenas um ponto no universo total (se é que existe um ponto final no universo)… Somos uma miniatura do que realmente existe!

      • Nuno Campos says:

        Muito interessante… Gostei imenso! Consegue-se ter uma noção de como nós somos insignificantes… E ainda há quem acredite que somos únicos nisto tudo!!!

  5. volanski says:

    Caro Rui Pinto,
    Lua é o satélite natural da terra e Titã é um satélite de saturno, portanto Titã não é Lua!

  6. Ângelo brito says:

    Poderiam enviar uma sonda como a de Marte para este satélite natural de Saturno. Espectacular descoberta e que merece todo a nossa atenção.

  7. Flink says:

    Excelente post!

    Carl Sagan já nos tinha dado uma noção da nossa dimensão no Universo, com a fotografia de família e o famoso Pale Blue Dot (procurem no Google se estiverem interessados).

    Sinceramente, quando eu era pequenino, pensava que nesta altura já estávamos a colonizar os planetas mais próximos e mais interessantes (pelo menos a nossa Lua, Marte, e uma lua de Saturno, e talvez uma estação espacial de construção de naves em órbita de Venus).

    Como me enganei…

    Só espero que a Humanidade consiga colonizar outros Mundos antes de se auto-destruir. Alguém falou em “talvez daqui a uns milhões de anos” se consiga explorar mais, mas sinceramente, quem aqui acha que temos milhões de anos de existência pela frente neste planeta?!?!? Estudem (levemente) a evolução da nossa espécie e rapidamente se apercebem de que nos últimos 200 anos (um tempo infinitamente pequeno para o nosso Universo) nós evoluimos mais depressa que no último milhão, e degradámos o nosso planeta enormemente. A não ser que mudemos a nossa atitude uns para com os outros (e vê-se bem nestes comentários que ainda somos uma sociedade… conflituosa) e nos debrucemos sobre a nossa evolução como espécie (melhorando o nosso bem-estar e probabilidades de sobrevivência), um dia isto acaba depressa.

    Aliás, há quem pense que é por isso que nunca encontramos nenhuma outra civilização. Somos demasiado burros para o conseguir, porque todas as civilizações se auto-destroem em pouco tempo (relativamente à idade do Universo). Lembrem-se, temos já alguns exemplos disso aqui, no nosso pequenino planeta…

    Querem mesmo gastar a vossa vida a destruir o trabalho dos outros, ou a contribuir para a evolução da Humanidade?

  8. volanski says:

    Caro Rui Pinto,

    Assumo que sou ignorante no assunto, mas penso que isso é um erro consagrado pelo uso! já questionei um cientista da NASA que disse que pode existir vida no subterrâneo de Marte. Na minha modesta opinião eu penso que subterraneo é da Terra! em Marte nos temos subsolo.

    • Rui Pinto says:

      “mas penso que isso é um erro consagrado pelo uso”
      Não percebo bem o contexto disto.
      De qualquer forma, creio que o termo mais correcto seria subsolo.

      Subterra/subterrâneo parecem estar directamente ligadas à nossa definição de terra e mesmo sem confundir com Terra, dificilmente se usaria terra para descrever essa parte num planeta exterior ao nosso quando o termo solo ou superfície se adequam bem melhor.
      Bem..pelo menos é essa a minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.