Detalhes sobre o novo Windows 8

Apareceram pela internet detalhes sobre o novo sistema operativo da Microsoft. Foram postos online alguns slides, onde podemos ter uma ideia geral de algumas novidades que irão estar presentes no novo Windows. Entre as surpresas, podemos encontrar o facto de a Microsoft estar a tomar a Apple como bom exemplo, e um novo sistema de login utilizando reconhecimento facial.

Protótipo

Para começar temos uma possível máquina touchscreen estilo iMac com uma câmara frontal para reconhecimento facial. Não sabemos ainda até que ponto a Microsoft planeia comercializar uma máquina do género pois iria roubar mercado aos seus parceiros.

Exemplo Apple

A Microsoft sabe do sucesso que a Apple tem no seu sistema operativo e como tal, é preciso pegar em bons exemplos como este para tornar o Windows ainda mais competitivo e um melhor produto para o consumidor. Para isso, a Microsoft vai tentar fazer com que o seu produto seja “descomplicado” com uma user experience muito bem pensada.

Boot

[1],[2],[3]

Em relação ao boot, se estes slides forem reais e se a Microsoft cumprir tudo o que está escrito, então vamos assistir a um melhoramento enorme no que toca ao tempo de espera quando ligamos o computador. Quando se quer utilizar o computador (e aqui falamos de utilizadores mais casuais) é necessário carregar no botão e ter a máquina logo disponível. É assim que a Microsoft está a pensar para melhorar o seu Windows. Também desligar vai ser mais simples, pois o Logoff e a hibernação vão trabalhar em conjunto. Esta “parceria” vai fazer com que o computador se desligue mais rápido, mas que se ligue ainda mais rápido, em aproximadamente metade do tempo do que o tradicional boot.

Reconhecimento Facial

Esta novidade é bastante interessante e parece saída de um filme de ficção cientifica. Vamos ter a nossa cara associada à nossa conta e vamos poder fazer Login apenas com a nossa cara. Interessante? Bastante, mas o problema dos diferentes looks de cada pessoa fazem com que fiquemos reticentes em relação a esta tecnologia.

Plataformas e personalização

Com o aparecimento e popularização das tablets, também a Microsoft terá de ter uma plataforma onde os OEM possam personalizar de acordo com o dispositivo (laptop, slate ou desktop All-in-one).

Nem tudo é um mar de rosas,  e a novidade da personalização pode ser um pau de dois bicos. Se por um lado temos total liberdade para definir o nosso desktop de acordo com o nosso gosto e necessidades, por outro os OEM vão aproveitar para fazer esse trabalho por nós, prontos para elevar o crapware para outro nível.

Reset

Também existe a possibilidade de existir um botão de reset. A sua função será a de reinstalar o sistema operativo, mantendo todos os programas e todos os dados.

Windows Store

[1],[2],[3],[4]

Mais uma jogada da Microsoft é a Windows Store: uma loja onde poderão ser compradas aplicações para os dispositivos que correr windows. Esta loja irá ter todas as aplicações na nuvem e poderá ser lançada ainda antes do lançamento do Windows 8 em: http://www.windowsstore.com/

Quanto à sua utilidade, existe uma boa oportunidade para os programadores atingirem mais rapidamente o seu publico alvo. Por outro lado, é preciso haver controlo sobre as aplicações lançadas na loja pois se não vamos ter apenas um sítio onde podemos comprar aplicações inúteis.

Por enquanto não podemos afirmar se estas informações são verdadeiras ou falsas, até porque a Microsoft ainda não se pronunciou sobre esta possível fuga de informação. Ainda assim parece-nos bastante viável todas estas novidades e se tudo se confirmar, então teremos um novo Windows capaz de superar o bem conseguido Windows 7.

Fonte: DownloadSquad





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


116 Comentários

  1. Super bem conseguido Windows 7 , em que?

    • Em muita coisa, como posso atestar em quase um ano de uso e intenso com enormes variadades de hardware, desde um simples magalhaes a um bom desktop ou novo portatil..
      Instalação fantastica, no magalhaes do meu filho ate fiquei palerma, no 1º arranque apareceu com tudo, sem um unico driver em falta ou a falahr, mexe-se naquele netbook com apenas 1GB que é uma maravilha, e leva tudo em cima..

      Recuperações automáticas do windows quando algo corre mal, e quase sem intervenção do utilizador, super fácil de usar..

      Leva com diverso software em cima, novo e mesmo muito antigo sem se queixar..

      Aspecto excelente, completo, etc.. “muito bem conseguido o windows 7″

      abraço

      Ou seja, para um SO que tem de se adaptar a milhões de configurações, desde computadores com até uns 8 anos e novinhos a sair, e uma base enorme de software, está não muito bom, mas fantástico!!!
      Digo isto porque vêm já comparar com a aplle, ela que restringe ao maximo a variedade de hardware e software ao que quer.. e ai que dificuldade tem fazer um SO??

      E mesmo assim em termos de segurança pelo que se vai lendo, o windows nada deve aos outros, actualmente..

      com base nisto digo, “

      • Falta-te algo na tua posta…

        …mas concordo plenamente contigo!!

      • Apesar de concordar em termos contigo,que oWindows7 esta muito melhor e reconhecendo muito mais drivers do que os Windows XP e Vista. A minha placa GeForce FX 5200 no Windows7 não consegue ativar o AERO e mesmo atualizando os drivers,tanto com o Windows como com o driver do site da Nvidia não adiantou de nada continua o problema, Já o Linux Mint instalou o drive sem problemas. Portanto problemas de compatibilidade, todo sistema tem e problemas com drive não é exclusividade do Linux, como alguns dizem. Por isso que a Apple vende computadores com Hardware exclusivo, justamente para não ter este problema.

        • Querias o quê como uma gráfica dessas?

          Este pessoal, é cada lol!

        • nunca tive problemas com essa placa no windows 7. estás a fazer alguma coisa errada de certeza. ou então tens algum conflito com outro hardware o que tb é possivel.

        • Ainda a semana passada instalei o Windows 7 num PC com a FX 5200 e o Aero estava activo desde o 1º arranque. Não instalas-te nada que pudesse originar esse problema?

          • Eu acho que pode ser a falta de memória RAM que não te deixa activar o Aero.
            Tenho um pc de casa com 1gb de RAM e uma FX5200 e também não activa.
            Enquanto o meu netbook tem 2gigas de RAM e uma gráfica de 128mb mas bem pior e activa logo do 1º arranque

          • O PC do meu irmão com uma ATIX300, e 1Gb de RAM, vem com o AERO activo, e tem bom desempenho.

            E se virem os requerimentos, basta 1Gb de RAM para activar o AERO, logo vê quanta RAM tens.

          • @Jose

            O Aero é activado se a placa gráfica cumprir com os requisitos minimos. Não tem nada a ver com a RAM.

            A placa gráfica tem que ter 128Mb e ser Directx9 no minimo. Esse é o único requsito do AERO. E é claro, tem que ter o Windows que suporte o Aero, já que por ex, o HOME Básic não suporta.

        • Boas, sei que é um pouco offtopic, isto é para o Gilson, experimenta instalar o driver genius (a ultima versão de preferência) Esse programa é um mini milagre, ate agora nunca me deixou mal, vai buscar as drivers todas que precisas e faz a instalação da mesma. Se precisares que te faculte o programa apita.

        • na boa cara, essa placa tem uns 8 anos, não é culpa da microsoft e sim da nvidia…

      • Que versão do win 7 instalaste?? a starter? Gostava de remodlar o da minha filha tambem ;)

    • Interface com o utilizador, gestão de redes, gestão de recursos (exceptuando o problema com as baterias), aparência, resolução de problemas, compatibilidades, fluência, etc, etc

      É claro que tem algumas desvantagens como não me levar o pequeno almoço à cama nem preparar o jantar quando todos estão atrasados, mas não se pode exigir demais

  2. Na minha opinião são apenas rumores, aliás, foi o que os sites de referência onde vi esta notícia ontem também alegaram.

  3. já estava na altura

  4. para mim é tudo rumores
    qual a lógica de criar um novo SO um ano depois de sair o Win7?

  5. Estão sempre a falar mal da microsoft. para mim o windows 7 é o windows XP 2! simplesmente expetacular e sem problemas!

    Depois não vejo essa noticia com fundamento nenhum, “fala” muito, mas não “diz” nada, e segundo não vejo a microsoft a comparar um produto com a apple aonde o mercado da apple é fraco!

    • Arcadiy Kulchinskiy

      Eu diria que até é melhor que o windows xp. Pena que consome 2 vezes mais, mas isso são leis da “evolução” e para qualidade que o windows 7 tem, isso é justificável.

    • Acerca do post, não tenho grande coisa a dizer visto ainda serem muito fresquinhas as noticias. Vamos esperar para ver…

      Mas não gosto dum ponto:

      Reset: “Re-instala sistema operativo e guarda ficheiros e DADOS.”

      Se tivermos dados corrompidos ou ficheiros infestados com vírus a única coisa k ele vai fazer é re-instalar o SO mantendo os dados infectados e os ficheiros virosos.

      Isto é uma dedução, mas como ainda não há muita informação, once again, esperar para ver.

      Quanto ao Design, um pouco “MAC-ish”…

      Off-topic

      Eu ainda uso o XP e não me queixo.

      Tenho ouvido rumores de que o windows 7 está IMPECÁVEL, mas estou ainda relutante acerca de o instalar.

      Estou a pensar em reformatar o “Windows” e gostaria de saber se vale mesmo a pena e o porquê de apostar no Windows 7?

      Cumps

      • Muda, não te vais arrepender, pelo o contrário, não vais mudar para o XP outra vez ;)

      • Se vale mesmo a pena?..Vale!

        Uso W7 desde a RC para universitários, isto é, desde Abril de 2009, e neste momento para me orientar em pc’s com XP já é preciso, por vezes, recorrer ao sr. Google. E eu usei XP durante anos! A forma como te vais adaptar vai-te supreender.

        Ao evoluíres para W7, por exemplo na versão 64-bit, podes tirar o máximo proveito das potencialidades da tua máquina. Caso tenhas 4gb de RAM e uma CPU com plataforma x64 ficas com uma relação hardware/software fantástica.
        Depois tens as evoluções a nível de SO. O simples facto de correr todo e qual software seja ele x64 ou x86, quando ligas um novo dispositivo (pen, disco externo, etc) o SO instala as drivers necessárias automaticamente, excelente tempo de boot (claro que depende sempre onde pões o SO a correr), pesquisa rápida de apps (tipo spotlight no Mac OS)…olha um número absurdo de coisas que vieram melhorar muito a usabilidade e até o meu desempenho enquanto trabalho.

        Aconselho vivamente. E se puderes investir, arranja a versão Ultimate…pérolas como o Bit-Locker já built-in vale bem a pena.

        Em relação à questão inicial, quando reinstalas o SO os únicos dados que permanecem são os ficheiros de sistema e de utilizador. Estes podes simplesmente apagar no fim da nova instalação. O que tu vês como um defeito, eu vejo como uma excelente vantagem. Imagina o seguinte: tens um problema no PC, não consegues fazer login e tens dados preciosos na tua pasta dos “meus documentos”, e não tens um hipótese de aceder ao disco através de uma caixa externa…reinstalas o W7 (que não te formata o disco), e em meia hora tens uma nova instalação, capaz de aceder às tuas pastas e dados presentes na antiga instalação.
        O facto de poderes criar imagens de sistema e restaurares o teu sistema em 25 min num outro disco…acho que isso só por si vale.

        Podes ainda fazer outra coisa: Arranja uma versão RC e instala numa máquina virtual. Assim podes interagir com o sistema e veres as suas potencialiades. (VM mínimo 1GB de RAM)

        Logo que puderes…troca.

        Abraço

      • Boas
        Trabalho na área de informatica a mais de 5 anos.. se estas com duvidas em o q instalar, por experiencia propria e a pedido de 80% dos clientes instala o vista 64 ultimate esquece o 7 ainda tem 1001 bugs.
        Alias qd nao da para instalar como admin
        tens de faxer instalar como “vista” logo ai ves bem qual é o melhor
        7 = vista mas com um grafismo mais “mac”

  6. Arcadiy Kulchinskiy

    -Desde que eles não façam a mesma porcaria que fizeram no Vista. =\

    -Não gosto da ideia do reconhecimento facial. =(

    -Espero que os pre-requisitos sejam = ou menos que no 7 =)

    -É uma coisa que eu duvido. =(

    -É bom que tiram exemplos das qualidades de outros sistemas. =)

    -Espero que seja uma coisa boa e bem feita. =)

    -Gosto da capacidade de configuração para utilizadores entusiastas =)

    -Não gosto que é muito pouca informação disponibilizada. Quer dizer, falam que haverá reconhecimento facial e não dizem, por exemplo, como ele irá (interiormente) ser diferente do win7. =\

    • epah mas tu nao entendes a sucessão logica da coisa?

      se o OS é melhor com mais funcionalidades, e queres melhores aplicações etc. é normal que a maquina tambem tenha de ser melhor do que a que corria os OS anteriores, porque se nao muitos de nós andavamos aqui com maquinas desenhadas para wind 95 a correr vista e 7?

      achas que faz sentido? nao?

      • calma jovem, não e preciso ficar nervoso. Claro que as maquinas devem ser melhores para suportar um SO melhor, mas tambem é sempre bem vinda a ideia de o melhor OS correr numa maquina antiga até porque eu (e milhares de outros utilizadores) não irei gastar o dinheirinho numa maquina melhor sempre que saia um novo SO.

      • Arcadiy Kulchinskiy

        Exactamente é isso que aconteceu com Vista e 7, principalmente naquela parte em que o Vista requisita e consome mais potencia do Hardware que o 7… Com a tua “lógica” do raciocínio, Vista é melhor que 7? DUDE ;)

        Supostamente um SO perfeito seria, ter bue enovações, bue qualidade e consumir o menos possivel, não é nisso que tem que se focar no trabalho de Microsoft e Apple e etc? É que se não olha, pela tua lógica, até eu crio um SO que faz tudo e mais alguma a correr em Super maquinas. lol

        • Vista:
          800 MHZ CPU
          512 GB ram
          20 GB HDD
          etc…

          7:
          1000mhz
          1 GB ram

          • Enviei antes do tempo… O problema do Vista é que o pessoal queria correr com PC’s fracos… o 7 anda toda gente com 4gb de ram, dualcores etc…

          • @Kekes

            O problema do Vista é que estava mal optimizado. Os requisitos podiam ser “teoricamente” menores, mas a realidade opunha-se.

            Eu testei o Vista e o Windows 7 num aspire one… que é single core e só tem 1,5ghz e de longe o 7 é mais leve. Tem uma optimização fantastica ao lado do Vista e isto para não falar que não tem tanta “tralha” atrás…

            Na practica, ambos até têm os mesmos requisitos. Afinal de contas, o Windows Vista é o 6.0 e o Windows 7 é o 6.1 …e não é à toa que os drivers de ambos são compativeis. ;)

          • Mas depois o 7 manuseia melhor a memoria logo é mais eficiente.

          • Pois estes requisitos do sistema são bem teóricos. Na prática quando usava o Windows Vista Home Premium no meu DELL Aspiron 1525, Mesmo “turbinado” (e acredita que eu sei tratar um pc) ele comia me 700mb-800mb de RAM recém-reiniciado. Com Windows 7, após o reiniciar, tenho ele a correr com 450 mb de RAM. Por isso não há muito nexo no que dizes, ir e sacar os requisitos do sistema de um site também eu, agora com a experiência, observamos que coisas não são bem assim.

            Sim, é verdade que a evolução pede um Hardware mais potente, mas cada subida tem que ser justificada e não foi o que aconteceu no Windows Vista. E digo e cito o que o “transik” disse ” (…)é sempre bem vinda a ideia de o melhor OS correr numa maquina antiga(…)”

            Por isso não compreendo qual é o “debate” a cerca do meu comentário. Acho que fui claro e tive a lógica e noção toda no que disse. Parem de embirrar sem razão.

          • Tudo se resume a um facto:

            Quanto melhor um sistema correr em sistemas fracos, mais “sumo” irá espremer em computadores BONS…

            É aí que se vê a optimização de um sistema. Daí eu ter feito o teste num Aspire One ;)

            No meu desktop todos eles voam, ou seja.. não ia perceber bem as diferenças…

  7. Tretas… Ainda estou para ver isto…

  8. O reconhecimento facial é uma treta!!
    Se tivermos um acidente e ficarmos desfigurados??

  9. Ainda falta tanto tempo … o Windows 7 (para mim o melhor SO da microsoft ate ao momento) ainda nem 1 ano tem.

    Por isso não o que se diz agora que vai ou não ter, nem interessa assim tanto. Posts sobre o 7 ou Linux são bem mais interessantes (mais actuais).

  10. feio pra caramba

  11. Quando comecei a ler pensei que fosse publicidade para a Apple(ainda fui ver a lista de parceiros). O prototipo faz me lembrar aquelas colunas antigas dos pcs, a Microsoft não é conhecida pelo design mas nunca faria nada como isto. Isto não para de bla bla (teorias da conspiração on) criado por algum mac apple fanboy (teorias da conspiração off). ;)

    Existem coisas que são esperadas e outras que…

  12. Para os que falam mal do Windows 7, formatem dois computadores iguais, um com o Windows Vista e o outro com o Windows 7, usem durante meio ano e depois digam alguma coisa sobre as vossas conclusões…
    É claro que quem vem comparar o Windows 7 com um Ubuntu, ou um Mac OSX, só pode ser um palerma, pois, são coisas bem diferentes…

    Conheço muito bem Windows, Ubuntu, Linux e um pouco MAC osx e como devem, ou deviam saber, cada um é feito e trabalha de forma diferente….

    Ubuntu -> desenhado para trabalhar em pura sincronia com o hardware (razão de ser tão rápido)
    Mac osx -> desenhado para oferecer grande fiabilidade de desempenho e multimédia
    Linux -> desenhado para grandes sistemas de rede, programação, etc…
    Windows -> desenhado para obedecer às necessidades do utilizador, a todos os níveis, ou seja, é o único que está desenhado para funcionar bem em qualquer tipo de utilizador, razão por existir, desde há muitos anos (MS Windows … Home, Professional, etc..)

    A Microsoft desenvolveu o sistema operativo mais usado em tão pouco tempo (menos de um ano), sendo ele:
    -> Muito mais acessível, a nível de estabilidade e compatibilidade;
    -> Muito dinâmico;
    -> Muito fácil de usar;
    -> ….

    Não sejam ignorantes…uma boa marca tem que chegar ao maior número de utilizadores…a Microsoft é o exemplo disso!

    • Porquê distinguir Ubuntu de Linux como coisas totalmente diferentes?

      • Ubuntu é aquele SO perfeito que o pplware esta sempre a falar, linux é aquela coisa estranha usada dor geeks e hakers que nenhuma pessoas com vida social sabe mexer.

    • Só um reparo, Ubuntu é uma distribuição Linux, logo penso que quando dizes Ubuntu é o mesmo que dizer Linux, por se nao terias de dizer, Feroda, CentOS, Suze….. etc..

      • Por alguma razão então há o Linux e há o Ubuntu ;)
        Secalhar têm diferenças, não?!

        Secalhar nenhum de vocês nem sequer nunca explorou Ubuntu e Linux como deve ser, para saberem as diferenças…

        • Tens que me explicar qual é a diferença entre Linux e Ubuntu, a sério!!

          Explica-me como se eu fosse muito burro e nunca tivesse usado:
          – Debian/Ubuntu/Mint,
          – Redhat/Fedora/CentOS,
          – SuSE/OpenSuSE
          – Mandrake/Mandriva
          – Slackware
          – Gentoo

          Se conseguires explicar, dou-te um rebuçado :)

    • Guilherme de Sousa

      ate te respondia, mas depois de destinguires ubuntu de linux, acho que nem mereces :X

      nota se que estas à vontade no assunto realmente.

      cumps

    • Gostei do teu comentário, embora deixa-me só te corrigir um aspecto.

      Windows -> desenhado para obedecer às necessidades do utilizador, a todos os níveis, ou seja, é o único que está desenhado para funcionar bem em qualquer tipo de utilizador, razão por existir, desde há muitos anos (MS Windows … Home, Professional, etc..)

      Essa definição aplica-se também a MacOsX e pode-se dizer que o Ubuntu também (sendo esta a distro mais user friendly existente, de Linux)

      Portanto, cada vez menos os sitemas são desenhados APENAS para uma coisa. Todos eles fazem o mesmo, oferecem é de forma diferente as necessidades do útilizador. Sendo o MacOSX o sistema mais bem desenhado para o utilizador, o Windows o sistema que o utilizador é que se tem que adaptar a ele… e o Ubuntu um sistema que ainda tem um caminho pela frente, encontrando-se numa fase em que o utilizador ainda se tem que adaptar a ele, mas a caminhar para uma fase que ele é que se está a adaptar aos utilizadores (ou seja.. tornando-se cada vez mais simples e acessível). ;)

  13. esta apanhou-me de surpresa.
    claro que os tipos da microsoft não param, eles vivem disto.
    infelizmente para mim penso que o factor segurança é que devia ser mais explorado e mais facil, como a criação de multiplas chaves bitlocker e um sistema de recuperaçao mais amplo. assim como remoção de ficheiros segura nativa no windows, utilizando por exemplo (não digo Gutmann) mas pelo menos 7 passes na eliminação dos ficheiros da licheira.
    E para quando mudanças profundas na forma como é utilizado e “gerido” o registo do sistema? fica sempre cheio de entulho e o software desinstalado nunca o remove.
    os anos passam e as coisas melhoram mas parece-me que a microsoft se continua a esquecer de coisas mesmo muito importantes.

    • Relatiamente ao Registo do Windows, acho que não há grande hipotese de ser alterar.

      1º a Remoção de todas as chaves no registo do windows deveria acontecer na remoção do software, e não acontece porque os fabricantes de software não implementam de forma satisfatória. (embora haja software que aquando da sua remoção elimina por completo tudo aquilo que colocou)


      Se a Microsoft produzisse um sistema operativo ainda mais completo, de certeza que se colocaria frente a processos judiciais por considerarem “Monopólio”… já aconteceu diversas vezes… Por isso é que há software para se integrar no sistema, disponivel no site da Microsoft, não pode vir de origem porque tem de deixar margem aos outros fabricantes.

      • Guilherme de Sousa

        Se o windows tivesse a porcaria de um gestor de pacotes se calhar ajudava.
        mas é tão primitivo que nem isso tem.

        1º resolvia o problema de deixar entulho quando são instalados programas.

        2º resolvia se grande parte do problema de vírus e etc, pois as aplicações não eram descarregadas de um site qualquer.

        3º podia se fazer um update ao sistema de forma simples, sem ter q se fazer trabalho estúpido de sacar app a app para as actualizar.

        A razão de não o fazerem é bastante simples.. são coisas que não se vêm logo a partida (e muito menos por um utilizador dito normal), logo não vendem mais produto por isso.
        a escolha acaba sempre por recair em GUI’s mais bonitinhas e afins.

        cumps

    • “E para quando mudanças profundas na forma como é utilizado e “gerido” o registo do sistema? fica sempre cheio de entulho e o software desinstalado nunca o remove.”

      E nao tem mudado? Os programas usam cada vez mais a area do utilizador para guardar informacoes relativas ‘a propria aplicacao.

      O Firefox instala-se globalmente, mas o Chrome a instalacao e’ por utilizador, e nas pastas reservadas para esse proposito. As configuracoes encontram-se principalmente, nos dois casos, na pasta do utilizador. O Firefox acho que apenas regista as extensoes no Registos do Windows, tirando isso, pouco ou nenhum uso faz do Registos do Windows.

      As aplicacoes escritas em .NET usam XML e nao o Registo do Windows. E isto vem por “default”.

      O problema de as aplicacoes nao removerem o que incluem, apenas se deve ao proprio programa. Vi alguns instaladores que perguntam no final se queremos apagar mesmo tudo que a aplicacao “criou”.

      O sistema operativo nao pode decidir (porque nao e’ advinho) que determinada chave nao e’ necessaria porque aplicacao A foi removida (nem todos as aplicacoes usam o MSI para instalar/desinstalar). A Microsoft podia decidir adicionar um mecanismo de associar a chave a um programa, para quando a aplicacao e’ desinstalada, o SO poderia simplesmente apagar a entrada. Mas isso traria outros problemas (mais trabalho para o Sistema Operativo, e se o utilizador nao queria que essa informacao fosse removida pelo sistema operativo?!) e muito provavelmente nao resolveria o problema.

      Mudar o registo do windows de um grupo de ficheiros que teem chaves para um aglumerado de directorias e ficheiros, nao resolve o problema se as aplicacoes continuarem a funcionar da mesma forma. Na realidade, geram outros problemas.

      Se compararem o que se faz em *nix, nao se esquecam da forma como muitas das aplicacoes sao disponibilizadas nesses sistemas: Repositorios. Ha’ sempre um controle antecipado de fazer com que as aplicacoes funcionem bem e se comportem ainda melhor. A Microsoft nao tem esse “luxo”! Mas quando se tenta instalar uma aplicacao que devia funcionar, nao funciona porque distribuicao A usa um ficheiro, outra distribuicao, uma directoria que incluir varios ficheiros, etc.

      Quando o Gnome quiz incluir uma forma de guardar informacoes para aplicacoes escritas para este desktop manager, criaram o Gconf. Que tirando o preconceito, funciona usando principios que fazem parte do Registos do Windows (repositorio, em que as aplicacoes pedem a um servico para ler/escrever informacoes, tens um editor grafico e “CLI”). Em algumas partes melhoraram a ideia, por exemplo, permitindo que se guarda a funcionalidade de uma chave, algo que o Windows nao suporta, mesmo que possa ser implementado.

      Mesmo na remocao de aplicacoes nos repositorios em *nix, o repositorio nunca remove TODA a informacao de uma aplicacao a nao ser que o utilizador deia instrucoes para tal.

      Fiquem Bem!

      • @Ricardo Elias

        Por muito que tentes explicar, não adianta. Todos aqueles que só sabem apontar defeitos não se interessam se a razão é Microsoft ou outros. A Microsoft disponibiliza uma forma de parametrização, e os “outros” parametrizam e não retiram essas configurações aquando da desinstalação.

  14. este ppl faz cada comentário :s é por isso que Portugal não anda pra frente…. voces não querem inovação!!!!!

  15. Não troco o meu actual Ubuntu 10.04 por nada. Nem agora, nem no futuro… a não ser por outras versões mais actualizadas desta maravilha do Open Source (e não me alongo sobre as vantagens deste tipo de software, senão nunca mais saía daqui) LOL!!

    E para aqueles que ainda pensam que Linux é “bicho papão”, só para “alguns”, desafio que o instalem e explorem, vão ficar espantados com a facilidade de utilização.

    Têm aqui um excelente manual (http://ubuntu-manual.org/) para começarem a “brincar”.

    Divirtam-se! Não se vão arrepender.

    • O Linux já não é bicho papão há muito tempo…

      …bicho papão poderia considerar-se na altura de Unix!

    • “E para aqueles que ainda pensam que Linux é “bicho papão”, só para “alguns”, desafio que o instalem e explorem, vão ficar espantados com a facilidade de utilização. ”

      Realmente de ha’ uns anos para tras, o Linux (principalmente Fedora, openSuSE, Ubuntu, porque outras distribuicoes nao teem os mesmos objectivos) tem-se tornado cada vez mais simples de usar. E facil de ver se funciona com os gostos/necessidades de cada um.

      Queimar um CD, e arrancar em Live, nao e’ assim tao complicado. A partir dai’ e’ experimentar! Ver se funciona para os vossos gostos. E se nao der, experimentem novamente! O que nao funciona hoje, vai funcionar amanha!

      No entanto, nao e’ perfeito. Da mesma forma que o Windows nao e’ perfeito, nem hoje nem amanha!

      Abram os horizontes! (tanto para os utilizadores do Windows como do Linuxers)

      PS:
      Tambem se pode fazer do Linux um bicho papao. Mas isso e’ por escolha propria.

      Fiquem Bem!

  16. Guilherme de Sousa

    Nao me admirava NADA q esta documentaçao fosse ‘verdadeira’.
    e digo ‘verdadeira’ e nao verdadeira porque?

    A microsoft, com o 7 aprendeu uma coisa: mais do que a qualidade do produto, importa a a palavra que passa sobre o mesmo.
    Se se fala bem, a experiencia do user vai ser boa. Se se fala mal a experiencia do user vai ser má.

    Isto porque a maior parte dos utilizadores não são experts e pouco ou nada do assunto percebem, logo a opinião com que vão antecipadamente do produto é 90% para o sucesso!
    Com o 7 fizeram isso.. antes de haver betas cá fora, já diziam que era super leve, e que tirava cafés e etc.. e realmente foi a opinião que se propagou por ai.
    Depois veio a politica de deixar saltar cá para fora ‘sem querer’, versões beta, que foram a melhor publicidade da Microsoft, agarrando os users ao novo SO.

    Neste momento não há betas do 8 para deixar ‘saltar’ cá para fora.. logo começa se já com uns slides para abrir o apetite. Basicamente começam já a fazer a cabeça aos fanboys, mesmo sem terem codigo batido.

    Em suma: na minha opinião são ‘verdadeiros’ e não verdadeiros, apenas porque foram criados com o propósito de serem expostos na web, para começarem a promover o novo produto.

    cumps!

    • “A microsoft, com o 7 aprendeu uma coisa: mais do que a qualidade do produto, importa a a palavra que passa sobre o mesmo.
      Se se fala bem, a experiencia do user vai ser boa. Se se fala mal a experiencia do user vai ser má.”

      NUNCA pensei que alguém pensasse o mesmo que eu em relação ao que se passou com o Vista e o Sete. Sim porque acho estranho eu não ter problemas no Vista (quando meio mundo diz que tem) e por outro lado ter a mesma (ou um bocadito melhor) experiência no Sete enquanto o resto todo o mundo diz que “é a melhor coisa feita pela humanidade a seguir à roda”. Marketing e psicologia a funcionar? sem duvida.

      Por mim óptimo, sempre poupo 220 euros.

      Mas venha o 8. E já agora, acho piada que na altura muitos diziam que “o facto do Sete sair somente três anos depois do Vista indicavam que o SO era mau”. Ups….

  17. vamos esperar para ver, penso que vai ser bem melhor que o 7, ate porque podem melhorar o 7 e dai sair o 8, como fizeram com o vista, melhoraram e deu o 7, mas que confusão :-)

    • E já o Vista é melhor que o XP, e o XP (com SP2) é melhor que o 98SE, e o 98SE é melhor que o 98, e o 98 é melhor que o 95… sempre foi assim.

  18. Porra mais 1?, ainda uso o XP, jasus!

  19. Meu computador mal roda o XP e já estão planejando um windows novo que coma muito recursos… Desse jeito vou acabar migrando para o Linux. Algum que suporte baixos requisitos.

  20. lol pela logica como o 7 veio corrigir o vista o windows 8 vai ser uma bela porcaria tipo vista so la para o windows 9 é que se vai ter qualquer coisa de jeito tipo windows xp e 7. Mas quando sair o windows 8 la para 2020 nao … 2021… nao nao pera 2025 a unica diferenca sera apenas no aspecto, pois a funcionalidade continuara a ser a mesma mer…. de sempre.

    • Infelizmente poderás ter muita razão.

      Suspeita-se que o Windows 8 terá uma viragem de arquitectura, e essas viragens são de alto risco e a probabilidade de falhar é elevada. Porque não só tem que “crescer” essa nova arquitectura, como manter uma retrocompatibilidade com a antiga.

      Digo isto porque assisti a isso na viragem do MacOs9 para o MacOsX que foi uma mudança de arquitectura radical, mantendo a retrocompatibilidade, e a Apple na altura teve problemas na primeira versão. Felizmente, teve a dignidade de oferecer a segunda versão como compensação do falhanço da primeira. Portanto se a Microsoft tiver a coragem de mudar FINALMENTE a arquitectura, se correr bem…( e se for como indicam os projectos) será muito boa. Se correr mal, que tenham a dignidade de oferecer a correcção em vez de a vender em “full price” como fizeram com o Vista/7 .. e outros mais no passado.

      • Wow… o “a Friend” a falar ligeiramente mal da Apple xD (joking… lol)

        Realmente tenho q concordar q o Win7 veio limar mts arestas do Vista e como tal n deveria ser vendido como um SO completo.

        • E mais falava :D

          Só não falo porque sei bem o que a casa gasta aqui… se há pessoas que nem fazem questão de saber a parte boa… se lhes dou o rebuçado das coisas más.. não se calam ;)

          Vê o exemplo do iPhone 4… é um telefone cheio de virtudes, mas os haters só falam da antenna e alegados problemas para ofuscar as virtudes deles… tás a perceber a ideia? :D

          • Guilherme de Sousa

            nao sou hater nenhum da apple, ate lhe guardo algum respeito.. mas quanto ao iphone desculpa la aFriend mas nao têm desculpa.

            se é um telemovel ha uma coisa q nao pode falhar, e essa é a possibilidade de fazer chamadas, sem se estar limitado a forma como se segura no telemovel. ate podia ter la um jet pack embutido, mas sendo o telemovel, e tendo problemas de antena nao tem perdao LOL.

            cumps

          • Guilherme de Sousa

            Por acaso estás enganado, ele nem faz “drop calls” quando agarrado.

            E testes independentes já comprovaram que ele até tem melhor recepção que os seus antecessores, mesmo agarrando daquela forma. Desde apenas as barras, mas não afecta a recepção de chamadas. Como esses tecnicos disseram, “estão a fazer uma tempestade num copo de agua”. Porque ele até tem 4 vezes melhor emissão e recepção de dados que o antecessor 3GS.

          • Já agora deixo aqui o link. Não é a Apple que o afirma, é mesmo uma empresa especializada.

            http://www.anandtech.com/show/3794/the-iphone-4-review/2

            E segundo foi hoje emitido pela Apple, confirma-se que a leitura de barras está descalibrada. Porque testes feitos, sem olhar para as barras da rede, verificam que as percas não são significativas ao ponto da chamada desligar ou do telefone ficar sem rede.

          • oh a friend vais me desculpar, mas se essa empresa for só um pouquinho parecida a anacom estamos todos lixados. a anacom faz o estudo das pens banda larga e todas as semanas assume uma empresa ser mais rápido, parece um slideshow, hj vai tmn, amanha vodafone dps optimos, hora vamos ver, opah tmn outra vez..

            LAME

            peace out

          • Pois, mas não compares ;)

            Esta empresa é uma empresa independente que estudou apenas o caso, assim como outro engenheiro também o fez. Mas a Anacom dos EUA, é a FCC… essa é que estuda e dá o certificado de qualidade ou não, e controla se os telefones têm os parametros certos de forma a não serem aldrabados pelas empresas. E pelos vistos, nos certificados todos ele passou.

  21. Bem sobre a ms a pouco a dizer, é muito chamaris.
    Falam-me de reconhecimento facial, oh que filme de ficção cientifica bla bla bla, a verdade é que reconhecimento facial, impressões digitais são sistemas fail. Agora antes que pensem que sou apenas um critico frustrado vou passar a explicar como chego a estas conclusões.

    1 – Reconhecimento facial em pc’s não é novidade, ate os toshiba e-escolas já trazem. 1a FAIL

    2 – Falam-me deste SO como o proximo deus, e que vai parecer-se mais com o mac, e ai pego no que já foi dito. Marketing, se a apple esta na ribalta, pega no estilo deles para atrair atenções, fazendo com que publicidade pequena de baixo custo tenham um BUM. SEMI-FAIL.

    3 – Para não me pegarem no “pe” por causa de impressões digitais e reconhecimentos faciais, resumo da seguinte forma.
    Como um individuo pode ser afectado por meios externos, mudando os padrões reconhecidos por este tipo de sistema de segurança, manter-se-a o uso da password, ou seja a vulnerabilidade vai continuar a ser basicamente a mesma.

    Na minha opinião é forma de tentar iludir o publico, faze-lo gastar mais dinheiro para que pareçam espiões (embora que da treta mas prontos).

    4 – Isto ainda poderá ter um impacto muito maior. Criar aumenta da violência na criminalidade, e em vez de proteger o utilizador, faz precisamente o contrario.
    Como é que aumenta?
    Simples, se um ladrão pouco conhecedor destas tecnologias, souber que para conseguir fazer uso do seu furto ira necessitar da tua cara e do teu dedo? Começamos a globalizar a forma que o crime é feito no Brasil. (nada contra brasileiros, apenas estou a fazer referencia, pelo que sei, chegam a cortar-se mãos para roubar aneis e relógios.)

    • Acho que deves começar a beber água pá… LOL

      Então tens medo que te cortem a cabeça para acederem ao teu pc???

      É cada um… LOL

      • Nada disso, não se trata de medo, trata-se de analisar todos os pontos da questão. Afinal de contas é uma funcionalidade que não faz sentido visto que tem que se manter a antiga(a das passwords). Já existe, é mais um consumo de recursos, luxo na miseria, ainda existem muitas coisas para serem melhoradas antes de partirem para isto. No fim só sai do bolso do utilizador. Inutilidades.
        E o aumento da violência na criminalidade é um assunto serio.

        Se queres criticar estas a vontade sou uma pessoa de espírito aberto a criticas, quando estas são construtivas.

        Se analisas tudo por um forum superficial nunca iras poder retirar o verdadeiro partido das experiências, e isto aplica-se a vida em geral.

  22. mas olha que o vista deve ter sido feito assim.

  23. Uma mudança de politica no contexto em q, se a concorrência faz melhor, então fazer igual ou tentar ainda melhorar, acho q é uma boa politica p o utilizador ficar a ganhar. I.e., se o SO da Apple e mm Linux tem pontos melhores q o Windows há q admitir que são melhores e usarem as ideias deles, isto p beneficio do utilizador, e claro esta tendo em conta todo o jogo de patentes que tanta tinta (digital) faz correr.

    Qt a estar a tentar persuadir as pessoas q o Win7 é melhor q o Vista/XP… já perdi mt tempo com isso, actualmente é p o lado q durmo melhor, n querem n usem, n me façam é perder o meu tempo com explicações do pq.
    Fez-me lembrar o iPhone xD
    N é descrevendo o pq de ser melhor que vai ajudar a quem nunca usou a perceber, só começando a usar com frequência é q se percebe o pq de ser o melhor.

  24. A ver vamos quando chegar…

  25. Só espero que não traga as estúpidas Docks…

    O W7 é um tiro no pé depois de 2 tiros no pé(Vista).

    Com tanta alucinação pelos Touch esqueceram-se da utilização do teclado…

    Aquele menu iniciar tão ridiculamente pequeno, agora que há ecrans com muito mais resolução que nos XPs, W9x, etc.

    O minimizar de janelas em que se tornam a tarefa seguinte, e não a última, ao usar o Alt+Tab.

    O scroll do InteliMouse da própria M$, que prometia que numa janela com duas áreas o scroll afectaria apenas a área onde estava posicionado o cursor do rato, já só funciona em Linux…

    No explorador do W7 por vezes há, aparentemente, duas zonas activas…(dois itens com fundo azul, um em cada área)

    Configurar uma rede local com IPs fixos é cada vez pior. Pelo menos em Linux torna-se muito mais fácil.

    É o W7 o melhor da Micro$oft?

    Cada vez estou mais inclinado para usar Linux no Desktop…

    • @JMCS
      Tudo aquilo que é implementado é de acordo com estudos realizados pela marca.

      Aquilo que mais gente preferir, é aquilo que vai ser implementado, acredita, gasta-se muito dinheirinho em estudos de mercado.

      Claro, para ti e para mim, fazia muito jeito por exemplo 1 dos pontos que referes (IP Fixo), ter a configuração de rede à mão de semear.

      Só que para a maior parte, isso não interessa, muita gente nem muda a password do router quanto mais configurar uma rede com IPs fixos… Aliás, até convém que esteja mais escondido para que o utilizador não faça asneiras.

      • Mas à parte disto… sem dúvida que prefiro o Win7. Acho que está bem conseguido, esperemos pelo Service Pack, que por norma traz alterações e correcções lógicas.

  26. Para mim o windows 7 é quase perfeito, e é bastante recente.
    Não vejo necessidade de outro por enquanto.
    Quanto ao face recognition, tenho uma dúvida… até que ponto não podemos colocar uma foto à frente da câmara?

    • se achas o win7 perfeito, entao nao te assustes com linux, pois faz com o windows pareca uma anedota ridicula e sem sentido algum.

      • Nada disso… o Linux é bom para aquilo que é bom…

        Há coisas possíveis no Windows que são impossíveis em Linux e vice-versa.

        O linux, para um utilizador que pouco percebe (grande parte deles) é que é uma autentica anedota.

        Por exemplo…. para entretenimento… esquece o Linux…

        Quem compra um PC, pouco percebe daquilo e quiser instalar uns joguinhos e fazer pequenos trabalhos… Com Linux não se dá por exemplo.

        O linux cumpre o seu dever nalgumas áreas, nomeadamente na parte técnica

    • Teria de ser uma foto muito grande, mas mesmo assim acho que tem um sistema métrico que analisa os detalhes da cara do individuo nomeadamente a profundidade ( verificando assim a 3a dimensão ). Pelo menos os sistemas mais seguros têm.

  27. A Asus já tem um software de reconhecimento facial como forma de iniciar sessão no windows. É o SmartLogon.

  28. O meu Windows 7 ja tem reconhecimento facial! xD

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.