PplWare Mobile

As baterias vão durar mais no Android L com o Project Volta

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. NoFait says:

    É muito engraçada a Google… “Vai durar mais a bateria”… “Vamos ter um design muito mais atractivo” (parabéns pela cópia do look do Windows Phone 8… Um bocadinho mais e via-se a impressão do papel quimico usado na cópia!) “Vai …” bla bla bla!
    A Google e a Apple neste momento não mostram nenhuma inovação. Fala-se muito que os Windows Phone “chegaram tarde” mas o facto é que tenho vindo a testar um Windows Phone 8.1 e tenho vindo a usar igualmente em períodos de uma semana cada um, um Android. Ambos com caracteristicas similares de Hardware (o que me levou a usar um Xperia S) e tenho a dizer que… em Performance, estabilidade e durabilidade de bateria, o Windows Phone está MUITO melhor que o Android!
    Só tenho pena de não ter algumas das aplicações que uso diariamente, porque se tivesse… Já tinha mudado há algum tempo 🙂
    Já vai sendo altura de a Apple e a Google dedicarem algum tempo aos clientes e “ouvirem” os mesmos nas queixas de performance e durabilidade de bateria nos seus dispositivos.

    Just my 2 cents 🙂

    • rui costa says:

      ja agora podes dar uma ideia das aplicaçoes que nao consegues usar? sou um android user mas ando com vontade cde experimentar o windows phone, pois cada vez mais o sistema esta a ficar mais apelativo, mas existe sempre o receio de faltar algo ou o sistema wphone fica para ultimo no lançamento de aplicaçoes

      • NoFait says:

        Boas Rui,

        Alguns dos exemplos são os seguintes:
        Sygic
        aCar
        eBanking (do meu banco… não tem ainda para WP8)
        DreamDroid
        DishPointer Pro

        Especialmente o Sygic faz-me muita falta dado que viajo bastante e a nível de software GPS é brutal (inclui os radares fixos… dá um certo jeito onde a tolerância é 0 para excessos de velocidade e eu fui já multado por 1KM/h de excesso!).

    • monk says:

      deixa-te disso, vão-te acusar de ser fãboy e coisas assim…
      a Apple é a que mais inova e a google também!! não gosto muito da Microsoft mas ela mais a nokia são brutais juntas..
      ainda me lembro quando criticaram os ícones do symbian anna… muitos fizeram igual e disseram que era inovação… e o multitask copiado do antigo webOS.. oh querido WebOs..

      • golias17 says:

        É normal o android ter semelhanças com o webOs, o nome Matias Duarte diz tudo.

        Pena a Palm não ter investido mais no mesmo, nunca usei mas todos falam bastante bem dele.

      • NoFait says:

        Não há problema de acusarem de ser fanboy. Na falta de justificação ou argumentos, é um argumento tão válido quanto qualquer outro. 😉
        E sim, partilho da opinião que a MS e a Nokia em conjunto estão a fazer algo… “fantástico”!
        A verdade é que já comecei a testar o WP8 e ainda não parou de me surpreender pela positiva! Já há MUITO tempo que uso Android (lamento, iOS nunca me atraiu… comprei um iPad para a esposa e simplesmente não toco naquilo a não ser para lhe fazer jailbreak) e a primeira impressão que tive quando peguei no WP8 foi: “Wow… As aplicações não “gaguejam”? O OS não atrofia?
        Perdoem-me os fanboys de Android mas… Há que ser realista. A nível de estabilidade de OS, o Android não está perto do iOS (pelo que sei e já assisti em comparativos mesmo com amigos) nem do WP8.
        Talvez a Google possa dedicar algum do seu tempo a TESTAR o seu sistema como deve ser e deixar de classificar os seus produtos como Beta.

    • Joao says:

      onde é que tu consegues ver uma copia de design ao Windows phone? loooool… grande imaginação que para aí vai, já para não falar que o WP nem um simples gestor de ficheiros tinha até há bem pouco tempo, o que é de facto irónico para um sistema operativo.

      • kyk says:

        o windows phone não precisa de gestor de ficheiros.. se fosse a ti não ia por ai

      • Luis Andrade says:

        O windows phone já tinha na loja de aplicações gestoe de ficheiros mas nativo só agora no windows phone 8.1, por isso já conseguiamos ter gestor de ficheiros

      • Dumitru says:

        Joao ve-se logo que es um grande fanboy do android e deixa-me que te diga que o android nem hoje em dia nao tem um gestor de ficheiros official! quando comprar um android nunca nenhum veio com gestor de ficheiros, so se instalares uma custom rom ou se instalares do google play! portanto deixa de ser fanboy! O windows phone ‘e o primeiro a ter official um gestor de ficheiros! Sim ate agora nem no market nao havia algo de terceiros mas estou a falar de official!

      • Rochita says:

        Nem o android têm gestor de ficheiros nativo. Pensa antes de falar. O gestor é sempre colocado pela marca e na maior parte das vezes o que as marcas metem é tudo uma porcaria. Mais valia deixarem o sistema limpo como nos windows phones e instalares o que quisesses a teu bel prazer.

    • Dias says:

      Não deves ter visto o mesmo Google I/O que eu para estares a dizer que o novo Material Design é uma cópia do Metro UI do Windows..aconselho te a ver a sessão “Material Design in GooglePlay”

      Na parte da bateria concordo e discordo contigo. Concordo que esse problema já deveria ter sido “tratado”. Discorodo porque vejo alguma preocupação por parte da Google, nomeadamente o JobScheduler.
      Cumps

      • NoFait says:

        Dias, não falo à toa nem mando (como já vi mais abaixo) “postas de pescada”…

        Vi a conferência da Google I/O e a primeira impressão que tive quando vi a apresentação deles foi que estava a ver uma apresentação da MS… Não, espera… Vi melhor e era mesmo o Google I/O.

        Peço que permitam (da parte do PPLware) o Link que vou pôr aqui, porque dado os comentários desse site, não sou o único a ter visto a conferência e a achar o mesmo…

        techcrunch.com/2014/06/25/google-unveils-new-cross-platform-design-language-material-design/

        PS: Não sou Fanboy. Trabalho com sistemas MS, Unix, Cisco, VMware e outras tecnologias. ‘Tou-me bem a borrifar para quem é o fabricante, desde que a tecnologia seja em condições 🙂

        Cumps

        • Daniel says:

          O que tu viste foi o topeka, a imagem do que aparecia em todos os ecrãs, com os quadrados que pareciam os live tiles. No entanto, como se costuma dizer, “the joke is on you”. O topeka é um jogo em que aplicaram as guidelines do Material design e não o Material design em si. Sim, a google deu mesmo um jab à MS a dizer que WP é um jogo web para eles. Basicamente a Google em diversos momentos do I/O mandou jabs a todos sem nunca nomear ninguém. A semelhança entre o Metro UI e o Material Design esgota-se nos “quadrados”.

      • NoFait says:

        **Obrigado ao moderador por ter aceite o meu pedido para publicar a mensagem com o link que referencia outro artigo de outro site. Talvez me possas enviar a tua morada para te enviar um lápis azul dado que te faz alguma falta**

        Agora não te esqueças de aprovar este também “Sr Moderador” 🙂

    • golias17 says:

      É fácil culpar o android quando muitas vezes as culpas são das marcas que fazem as coisas à toa para ganhar dinheiro rápido!

      • Jose says:

        Isso culpa as marcas, quando os problemas destacados estão presentes no próprio hardware da Google (Nexus).

        • golias17 says:

          Admiro falares em hardware e eu falar em software.

          E sim alguns nexus tiveram problemas que foram resolvidos em actualizações de hardware.

      • darksantacruz says:

        Não é fácil é evidente! E sim 2 dispositivos com caracteristicas iguais um com Android outro com WP lamento mas nem há comparação, WP corre a 200 km/h Android a 50 km/h! Culpa-se quem? Android obviamente!

        Afirmei, afirmo e continuo a afirmar se o WP continuar a evoluir como tem acontecido certamente que muitos utilizadores farão a mudança de Android para WP.

        • kyk says:

          mas isso agora vai mudar… os “64” bits vão trazer “melhor” performance aos mesmos

        • Tiago Santos says:

          A Forma como fazes essa comparação não é muito justa. Os telefones com WP precisam de menores características verdade. Mas o preço é mais elevado. Tens de comparar dois telemóveis de igual Valor e ai as características vão ser diferentes mais baixas no WP.
          Quem quer um telemóvel barato devia olhar seriamente para WP visto que roda tudo bastante bem enquanto Android tem os seu problemas (cada vez menos) e IOS não existe barato. Mas quando passas para segmentos medianos Android para mim é rei.
          Aqui em casa temos os 3 sistemas e todos têm as suas coisas boas e más, e muitas vezes é uma questão de gosto. Eu não vivo sem o meu Nexus 5 a minha mãe sem o Iphone 4 (que ta lento parece uma pedra, e ta ali o 5S sem utilização lol) e o meu pai com o seu Nokia.
          Espaço para todos os estilos.

          • darksantacruz says:

            Tiago lamento mas penso que a minha comparação é bastante justa! Nokia lumia 520 diz-te algo? low cost e excelente performance agora indica-me um android que tenha saido na mesma altura ao mesmo preço com 512mb ram dual core que tenha a mesma performance.

            E atenção não digo que Android seja um mau SO acho que é um SO completo mas tem os seus problemas mascarados pela publicidade e pelo facto de os fabricantes de hardware lancarem telemoveis cheios de ram e com processadores de ultima geração e mesmo assim há queixas…

            Tanto Iphone como WP não precisam de hardware de ultima geração e correm as mil maravilhas.

            Sinceramente como utilizador não tenho a minima pachorra para instalar novas roms, gerir a memória,o telefone bloquear e tentar procurar solucao etc.. Friso que para mim o telemovel tem de ser meu “escravo” nao o contrario.

          • Daniel says:

            darksantacruz, com 512mb de ram mal corria o WP por completo e muitas das apps, de tal forma que 6 meses depois estavam a lançar o Lumia 525 com 1gb de ram precisamente para correr todas as features do WP e poder correr apps que não conseguia correr com o 520. Por isso… queres mesmo falar de “tenha a mesma performance” quando a própria Nokia teve de recuar e para tentar vender o minúsculo “gigante” stock de 520’s que tinha vendeu o 520 em prejuizo no Natal de 2013? É que mais vale prejuízo que não vender, sequer, algo que eles próprios tornaram obsoleto 6 meses depois de o lançarem.

      • NoFait says:

        Não estou completamente de acordo nem em desacordo contigo. É um facto que as fabricantes do HW também andam a correr um pouco com o Android e não se mostram muito preocupadas em manter um ambiente estável ou performant.
        No entanto, também cabe à Google puxar pelas fabricantes para melhorarem os seus procedimentos ou processos de produção e dedicarem mais atenção ao cliente.
        Não é por acaso que o software da Google normalmente sai com a palavra “Beta” associada… 🙂

    • Nelson says:

      A Apple o quê?

      O win 8.1 ainda não está pronto para o iOS 6, quanto mais para o iOS 8…

    • Bruno Gonçalves says:

      Realmente não entendo quem vê o Wndows Phone naquilo, conseguem dar-me exemplos?

      • Joao says:

        não vai ter exemplos porque não tem nada a ver com o WP, simplesmente apeteceu-lhe mandar uma posta de pescada.

        btw: https://www.youtube.com/watch?v=2eiCJ68GlH0

        • NoFait says:

          Enganas-te 🙂

          Lê os meus comentários mais acima… Tem lá um link para elucidar.

          Quem não vê semelhanças é sinal que nunca trabalhou com o metro UI (ou Modern UI) ou sofre de “fanboyisse” grave.

          btw: Google -> Quantum paper vs metro

          • Daniel says:

            Eu trabalhei (e infelizmente temos uma app a que ainda damos suporte) com Metro UI, e digo-te: a semelhança entre Metro UI e Modern UI esgota-se no uso de “quadrados” (e nisso inclui rectângulos também).

    • Marco says:

      Boa! Fica com o WP! boa sorte

    • golias17 says:

      Tu agarras te a umas imagens que não fazem sentido para justificar a tua teoria.

      Sim a google inspirou se no flat tal como a apple e microsft mas não, não é uma cópia basta veres as apps que eles mostraram na apresentação para ver que são ambos muito diferentes.

      Deixo o link com opinião de vários designers sobre material design.

      http://venturebeat.com/2014/06/27/top-designers-react-to-googles-new-material-design-language/

  2. Mario Junior says:

    Esse povo tem que lembrar, que software sozinho não faz milagre. Eles falam de uma forma, como se apenas o software fosse responsável pelo consumo de energia de um aparelho.

    Aumentem a capacidade das baterias, diminuam o consumo das telas, parem de usar resoluções altíssimas sem necessidade (que só fazem consumir mais energia à toa), entre outras coisas.

    • monk says:

      nepia, usar um ecrã 4k é que é fixe!!!
      fazer chamadas com um ecrã 4k… txiiii alta moca

    • Daniel says:

      Ficarias espantado. Para apresentação, sobre qualidade de software, tenho uma app feita de propósito para queimar energia com coisas triviais (e ecrã desligado), e na outra deixo o mxplayer a tocar um video full hd. Explico o que vou fazer e continuo com a apresentação. Ao fim de 15 minutos volto aos equipamentos e mostro o consumo de bateria e mostro que essa app consumiu mais de bateria do que o video, precisamente para mostrar que há necessidade de testar coisas “triviais” e deixar um pouco de lado preconceitos de coisas como “ah, o ecrã é que gasta mais” ou “ah, isso é do wifi, não é connosco” e depois entregamos um monte de matéria fecal ao cliente simplesmente porque deixamos passar isso em testes (normalmente nem se liga para o consumo de bateria em testes de software, ou consumo de memória, infelizmente, acham que o paradigma do mobile é igual ao do pc). Exemplo disso, e já aconteceu recorrentemente, é a app do facebook tanto em android como iOS, por exemplo.

  3. Nelson says:

    Acho uma boa ideia na medida que os utilizadores mais curiosos vão consultar o histórico da bateria e exigir aos programadores melhor qualidade nas app’s…

    Por exemplo, uma app que use GCM (equivalente ao APNS), isso traduz-se numa plataforma que gasta menos energia por desenho, e numa maior escalabilidade, como no iOS (em que podemos ter o número de apps que quisermos que não gasta mais por isso)

    Assim como o JobScheduler, que é o equivalente ao Background App Refresh do iOS 7, que utiliza intervalos oportunos (quando tem boas condições de bateria, captação do sinal, etc.) para fazer a manutenção/atualização das app’s em Background…

    • monk says:

      melhor qualidade nas app’s…. se as apps forem boas e etc.. e o aparelho uma chacha então ta quieto.. basta olhares pos coments na google play

  4. MIKE says:

    alguém me pode explicar o que é essa cena do windows phone? kkkkkkkkk. windows phone muito limitadinho.

    • Justo says:

      …tal como a tua sapiência!

    • Nelson says:

      Nem dá para instalar 99% dos vírus…

    • monk says:

      pelo menos não tem que andar a correr com roms e afins
      limitado em que? o que que fazes num android que num windows phone não fazes?
      da ai uma lista de 10 coisas!! tu ou alguem.. uma lista de 10 coisas que o android faz e que o windows phone não faz

      • MIKE says:

        so no wp8 deita o abaixo

      • darksantacruz says:

        +1, estou com o Monk indica la isso Mike falar é bonito provar já e dificil.

        • MIKE says:

          falta de personalização assim como no android. algumas apps ainda não permite aceder a memória do smartphone. não permite ter vários teclados ao nosso gosto ou aplicações de sms. ainda não têm app decente para bloquear app ou fotos no smartphone. o ie no wp ainda é limitado a fazer downloads (por exe.) .exe…. poderia ter google maps (app oficial) que para mim é muito melhor que o here maps. não têm app do tipo kickbit.quando tinha o linux no pc passava as coisas po wp8 e nem reconhecia. tinha que ser feito pelo windows. ainda não têm app decente para ver videos de qualquer formato com legendas srt. aqui tenho imensa coisa desde pagas a free. a muita mais. so agora no wp8.1 é que a microsoft anda a colocar coisas que deveria ter colocado no wp8. pq se fosse pra falar no wp8 nem valia a pena

          • Nelson says:

            Não ter app do Google Maps é culpa de quem fez o OS, não é?

            Deixa tar, a Microsoft já tem um bom serviço de mapas com imagens de satélite, e agora está a tirar imagens de rua como o StreetView, podes meter o teu Google Maps no lixo, que é onde ele está bem…

          • Dumitru says:

            Para que ter varios teclados se nenhum ‘e melhor com o que vem? o teclado do wp nao ‘e o teclado do android, que passado um tempo ficas com raiva e tens de instalar o swiftkey! coisa que eu fixe! E coisa que a google fez no novo android foi mudar a keyboard que agora estou a testar e ‘e muito melhor que a antiga! Questao de browser, nao tens que usar o IE se nao queres ou se nao gostas, tem la outros browsers um que utilizei era o uc browser ou algo parecido! A google ‘e agora como a MS como o IE, MS mete o IE no windows e depois vem a Europa dizer que tem de fazer o utilizador a escolher enquanto o android agora faz o mesmo com o google chrome!

          • MIKE says:

            google maps no lixo? metia mais de pressa o serviço here maps que nem encontra ruas em que o google maps encontra.

          • monk says:

            CALA A BOCA MIKE.. VE-SE MESMO QUE ÉS UM TOY…
            1º Nokia Here Maps é melhor que google maps..
            2º teclados? o teclado do windows phone é suficientemente bom
            3º kkk formato? legendaS? vlc, conheces?
            4º queres falar do android em termos de funções evolução ao longo do tempo?
            5º coisas pagas que não pagaste.. e onde é que é recompensado o trabalho DOS PROGRAMADORES? ANDO A ESFORÇAR-ME A FAZER APPS DE JEITO PARA GANHAR ALGO COM ELAS PA DEPOIS UM OTARIO AS PIRATIAR?
            6º.exe… para que queres um .exe no windows phone? o formato nem é esse… tenta abrir um formato de linux no android ou um formato de mac osx no iphone..
            7ºtens o kids corner que funciona perfeitamente.. escondes apps, fotos tudo o que quiseres…
            conclusao calas a boca que ficas melhor calado

      • MIKE says:

        cala a boca tu. tadinho do here maps. coitado dele. melhor que o google maps? puff

        vlc está disponível no windows phone? ups a final ainda não

        .exe sabes porque quero? parece que não. ainda deves pensar que quero abrir isso num smartphone. oh ainda não percebeste…

        oh monk vai la comer algo que andas muito stressado.

        conclusão calas a boca que ficas melhor calado

  5. MIKE says:

    ena os windows phone users estao exaltados? qual o mal de alterar as roms? nao vejo o problema…

    • Luis Andrade says:

      Bem MIKE para teres melhor performance sem aqueles apps das samsung precisas de mudar de roms para teres melhor performance enquanto no windows phone não precisas de mudar nada

      • JD says:

        Claramente nunca tiveste um Android minimamente decente… Qualquer Nexus ou Moto G/X que vêm com o android mto pouco ou nada modificado têm uma performance óptima.
        A maior parte do pessoal vai para samsung que de origem já vem cheio de alterações que só servem para por o sistema lento. Tenho um nexus 4, já tive outras ROMS e neste momento estou na oficial da google. Sem quaisquer problemas ou lentidões…

        • monk says:

          mas tiveste a trocar de roms…

          • MIKE says:

            ao menos no android podemos fazer o que queremos como no caso de trocar de roms. o nexus s por exe. ficou parado na versão 4.2 mas através da cyanogenmod já la vai na versão 4.4 kitkat. agora imagina aqueles que compraram windows phone na versão 7.x e nem puderam actualizar para a versão 8 do windows phone

  6. MIKE says:

    e quem disse que uso samsunga??? LOOOOOL

  7. Marco says:

    Com o tempo que perdem com estas guerrinhas vejam este video.. acabam por perder menos tempo.

    https://www.youtube.com/watch?v=NL-0EFkA6Xg

  8. retlaw says:

    Excelente video Marco, e muito bem explicado.

    Isso só mostra que não vale a pena andar com estas guerrinhas parvas de que “o meu S.O. é muito melhor do que o teu”, e infelizmente elas inundam este pplware.sapo.pt, assim como outros fóruns e blogs.

    Toda a gente deveria ver esse video e tirar as suas próprias ilações. Obviamente que eu já sabia muita coisa que foi dita por Chris Pirillo mas é sempre bom ouvir alguém imparcial a dizer as verdades que alguns não gostam de ouvir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.