PplWare Mobile

Apple Processa Nokia – Vingança?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. a Friend® says:

    Estas guerras de patentes não é de agora, e ve-se muito nas marcas de telemoveis, já houve casos de marcas que o fizeram para abafar outras marcas em forma de monopolio para que elas não subissem… aqui a meu ver vai ser algo complicado já que se trata de uma guerra de dois gigantes…

    Gostava de saber ao certo que patentes são, já que algumas são tão ridiculas que sempre dá para rir um pouco como duas gigantes se confrontam. Quanto ao processo anterior, sei que a Nokia tinha razões em algumas mas outras como patentes que se tornaram Open Standard a Nokia não tinha razão. Se alguêm souber ou obtiver agora neste caso que patentes a Apple reclama, que deixe aqui os links.

    Cheira-me que se trata mais um contra-ataque em forma de defesa do que propriamente um ataque directo a reclamar patentes…nestas guerras é sempre assim…

    • kekes says:

      Concordo plenamente contigo metade das outras patentes da Nokia nao eram violaçoes no entanto creio que foi, “levas com tudo que te calas e depois vemos se sai alguma”.

      Sabemos também que muita culpa disto tem a apple por brincar aos advogados, nao neste caso, mas noutras situacoes, e assim ficou um bocado alvo de ataques, foi na minha opiniao, brincou com fogo.

      Agora a apple lancou um processo, demorou este tempo todo e nao diz ao que foi, deve ser so para nao sair tao mal, mas dado que nao sei os promenores nao vou inventar e dizer mal de uma sem ter culpa.

      Anyway e pena ver estas guerras mas cada um tem que defender os seus direitos, coisa que sou completamente a favor, quer dos direitos de autor, quer de tudo.

      • a Friend® says:

        Mas nestas guerras, tanto por parte da
        Apple como por parte da Nokia os interesses reais não são as patentes… são apenas as unicas formas legais para prejudicar a outra empresa, este mundo empresarial tem muito que se lhe diga 😉

        A nokia entrou com o processo desde que começou a perder terreno, só ai se lembraram das tais patentes. Tudo o que outra empresa faça que prejudique as vendas da outra, elas entram sempre nos meios legais a reclamar patentes ou plágios, já que é a unica coisa que a justiça pode pegar 😉

        Este processo da Apple é nada mais que um contra-ataque para se impor. Não digo com isto nem quero excluir direitos que ambas têm.. mas que o facto real destes processos não são as patentes isso quase que aposto que não são…

      • a Friend® says:

        É tal como pensava. Isto é só uns arrufos para se imporem uma com outra e não vão passar disto.. e guerra está no terreno e não na justiça. A Nokia só está a mostrar fraqueza e desespero.

        Com os anos de experiencia que ambas têm, duvido MESMO MUITO que a Apple violasse patentes, assim como a Nokia violasse igualmente outras patentes. Ambas sabem o que fazem e são empresas com os melhores conselheiros que há.. esta guerra vai muito mais além de patentes… é tudo negocio e imposições de mercado. Quero é que a Nokia faça uns bons telefones e sejam boas rivais, já que quem ganha com isso somos nós… em vez de andarem a perder tempo e gastar dinheiro em tribunais com coisas que não vão dar em nada. 😀

        • Joratis says:

          O único problema é que as patentes que a Nokia põe em causa, são patentes que todos os outros fabricantes de telemóveis pagam, o que a Apple se recusou a fazer. É que o valor em questão é tão mínimo (relativamente ao poder económico da empresa) que mais valia pagar e abafar o assunto…

          • Bónus says:

            Pois, mas o problema é que, segundo a Apple, a Nokia estava a negociar essas patentes de uma forma diferente do que fez com as outras empresas, ou seja, queria um preço mais elevado e injusto perante o mercado.

    • MB says:

      RECOMENDO ESTE DOCUMENTÁRIO!
      Zeitgeist Addendum (2007)

      http://dotsub.com/media/7281f5dc-d4b1-4315-abb7-143becd34f49/e/l/por_pt

      (Legendado em Português)

      só tive conhecimento deste Doc à uns dias, mas seria bom ver aqui publicado!

  2. espectador says:

    eu cá prefiro o meu alcatel …

  3. Bónus says:

    A Nokia apresentou em Outubro, os seus primeiros prejuízos, desde há muitos anos (1996).
    Pouco tempo depois decide processar a Apple. Coincidência??
    E na semana passada, anunciou que vai encerrar as suas “Nokia Stores” abertas em 2006, em Londres, Chicago e Nova Yorque.
    Na minha opinião, a Nokia está a falhar a sua luta no mercado dos smartphones, recentemente avivado com o iPhone. E o processo aberto contra a Apple, só veio piorar a coisa… :S

    Quanto ao processo aberto pela Apple contra a Nokia, pelo que li, não se prende só com as tais 13 patentes, mas também acusando a Nokia de não negociar as suas patentes de uma forma justa com a Apple.
    Mais info:
    http://applemania.info/?p=4928

  4. Luxfero says:

    eu já prefiro meu samsung jet

  5. a Friend® says:

    [OFFTOPIC]

    Espetacular esta forma de estatisticas sobre os browsers de internet ao longo dos anos… deem uma vista de olhos 😉

    http://www.axiis.org/examples/BrowserMarketShare.html

    • Martins says:

      que palhaçada…

      fazer-se estatísticas sem verdade nenhuma…

      mas alguém acredita nesse gráfico circular???

      maneira mais parva de fazer publicidade ao firefox…

      AGOSTO 2009:

      Firefox – 47%

      Vários IE’s – 38%

      não tem ponta por onde se lhe pegue…

  6. Pedro Teixeira says:

    BlackBerry FTW!

    Sent from my BlackBerry

  7. applethebest says:

    E tudo isto começou com a Nokia a processar a Apple por ter violado 10 patentes.

  8. Malamen says:

    Eles comem tudo e não deixam nada…

  9. grained says:

    o que mete nojo é patentearem tudo e mais algum coisa, mesmo coisas genéricas, kk dia temos uma patente em teclas e em ecras e depois um telemovel com teclas e ecra tem de pagar direitos.

  10. a Friend® says:

    [offtopic importante]

    Não sei se alguns de vocês viram esta noite a SIC Noticias mas deu um documentário bastante interessante sobre a contra-facção de baterias das mais variadas marcas, mas a que deram mais destaque foi da NOKIA, e foi impressionante que antigamente qualquer pessoa sabia que comprava produtos contra-feitos, mas hoje em dia na CHINA fabricam baterias que são réplicas das originais, com selos, caixas e tudo igual e muitas chegam a ser misturadas com as originais e vendidas em muitas lojas em toda a parte do mundo.

    Representa um grave perigo publico dada que essas baterias não têm a resistencia que as permite desligar quando a carga está completa, ou seja, o perigo de explosão é elevado, e depois o que acontece é que as marcas não se responsabilizam porque se forem fazer estudos só assim é que detectam a bateria contra-feita, mas o cliente que pensou que comprou uma bateria original, está em risco sem saber. Penso que é uma noticia bem importante a ser divulgada e isso sim, é grave, não só para as marcas que estão a perder dinheiro e podem ficar com a reputação em jogo, mas acima de tudo porque são um perigo para os consumidores.

    • Bónus says:

      Eu noutro dia comprei uma bateria Motorola, nova, original, por 6€ no eBay.
      Às tantas de “original”, tem pouco…

      • a Friend® says:

        Pois todo o cuidado hoje em dia é pouco, eles falaram precisamente de muitos casos assim. São replicas perfeitas que só através de raio X é que conseguiram ver qual delas era a falsa, já que lá dentro é que falta os componentes. Exteriormente, Hologramas e tudo mais é igualzinho. Sabia que existia casos assim, mas fiquei impressionado o pormenor que é e ainda por cima a falarem com grande naturalidade que exportam para a Europa sem grandes problemas. É mesmo grave. E mais grave ainda é serem misturadas com as originais e vendidas ao mesmo preço já que eles disseram que o pormenor de ser mais barato já começa a dar nas vistas, então vendem ao mesmo preço que as originais ou ligeiramente mais barato para não dar muito nas vistas. Para além de se pagar o mesmo preço, ainda por cima temos um produto sem qualidade, tudo isto às “escuras” já que estamos a comprar gato por lebre sem saber.

    • dajosova says:

      Actualmente as baterias originais Nokia têm um selo de holográfico de garantia. vejam no site da nokia que explicam lá como distingui-las!

      • a Friend® says:

        Pois eu sei, mas ai é que está o segredo… eles vendem esses selos na china e são iguaizinhos aos originais, foi precisamente o que a reportagem falou, replicas perfeitas mesmo, nem a propria nokia conseguia distinguir… sempre existiu baterias contra-feitas, mas com tamanho pormenor foi precisamente o assunto da reportagem… estes chinocas não brincam mesmo em serviço, problema é que muita gente se pode dar mal com isto.

      • Bónus says:

        Pois, a bateria original (será?), da Motorola também tinha o selo holográfico. E comparada com a que vinha no telemóvel, não se notava nenhuma diferença. Mas 6€ (com portes incluídos) por uma bateria nova e original… o mais provável é ser uma das que o a Friend referiu.

      • dajosova says:

        Pois, realmente assim é complicado! Provavelmente uma boa parte das bateirias originais è venda no eBay devem ser dessas contrafeitas… chiça !

        • Bónus says:

          Eu não sei se é contrafeita. Fui ver agora por curiosidade, e faz agora em Dezembro um ano que a comprei por 3,49£. A carga continua a durar cerca de uma semana, ou seja, está como nova, após um ano.
          Se é contrafeita, tem qualidade. Ou então até é original… Já não digo nada… :-S

          • a Friend® says:

            Eu bem tentei procurar na net info sobre isso mas está dificil. Bem que a SIC podia disponibilizar esses programas online, acho que foi no Toda a Verdade.

            Há baterias contrafeitas realmente boas mesmo, foi o que eles disseram… a unica coisa que muitas tinham a menos que as originais era apenas o sensor que desliga a carga quando está completa, ou seja… continua a receber carga e pode sobre-aquecer e rebentar. De resto muitas têm a mesma qualidade das originais, o perigo estava mesmo na ausencia desse sensor..pode ser o caso como não.. mas é so uma chamada de atenção para o pessoal ter mesmo muito cuidado onde compra baterias.. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.