PplWare Mobile

Android Ice Cream Sandwich estará disponível já em Outubro…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. Mike says:

    Acho que finalmente deram um passo na direcção certa. Uniformizar o SO, impôr requisitos mínimos… Nunca fui fã de Android, mas acredito que daqui para a frente isso possa vir a mudar.

    • Joao Reis says:

      Concordo consigo, é o elemento que mais me faz não comprar android até agora. Finalmente entenderam o caminho a seguir.
      Talvez daqui a 2 anitos experimente, para já se o design for apelativo vou optar por iphone, um dia experimento Android pela certa.

    • Hélder Ferreira says:

      Não seria nada bom impor requisitos mínimos, se vires o iOS 5 pode ser instalado no iPhone 3GS (processador de 600MHz), apesar de não ter o mesmo rendimento e não funcionar tudo que num iPhone 4 / 5, funciona muito bem.

      Se o Android 4.0 quer ser um concorrente mesmo à altura do iOS, tem de dar alargamento para equipamentos de baixa gama, equipamentos com processadores de 600 e 800MHz, mesmo que nem todas as funcionalidades funcionem.

      • Rui Brito says:

        Concordo completamente com o Hélder Ferreira, julgo que a google devia aplicar-se a construir versões que funcionem em pleno em equipamentos de baixa gama.

        • Alexandre Alves says:

          Pois, mas a maioria dos fabricantes não usa a mesma filosofia que a Apple usa no que respeita à memória interna.

          A google lança uma nova versão mas depois os equipamentos não têm memória/espaço interno suficiente para acomodar a nova versão.

          Se pesquisarem pelo HTC Desire e o update para a versão 2.3, irão encontrar que apesar do smartphone ter sensivelmente 1 ano, não pode receber a nova versão em pleno devido à pouca memória interna.

          Se bem que alguns fabricantes estão finalmente a aprender com os erros…

          • LeandroF says:

            Desculpa mas tenho que discordar relativamente ao exemplo que usas.

            O HTC Desire (tenho 1) tem memória suficiente para receber Android 2.3 (e recentemente foi lançada a versão oficial pela HTC), a questão da memória insuficiente foi a maior desculpa esfarrapada que a HTC deu pois o interesse deles é mesmo vender outros equipamentos!

            Se de facto fosse verdade, o HTC Desire nunca teria 2.3.

            A HTC diz que para lançar o 2.3 teve que deixar de lado o HTC Sense 2.0 e incluiu a versão 1.9 mas eu ando a usar uma ROM com “2.3 stock” com a particularidade de ter todas as aplicações originais + Sense 3.0!!

            Pouca memória no HTC Desire é desculpa parva para se vender mais equipamentos.

            Adoro HTC mas as politicas deles deixam a desejar, tanto é que lançaram um topo de gama à menos de 6 meses (HTC Sensation) e vão agora lançar a versão Sensation XE… à 6 meses não podiam ter feito isso? pois… a tecnologia Beats não cabia na memória… devia ser isso…

        • Hugo Cura says:

          Esse é um dos objectivos desta versão.

      • jYkA says:

        Pois se a TMN deixar!

      • Mendes says:

        Quem é que quer um equipamento com um CPU a 600 ou 800MHz quando ja existem no mercado dual-core a 1.2, ja estão preparados os 1.5 e ja se fala nos 2.0 quad-core!!!?
        A questão do iOS é bem diferente. Estamos a falar de um SO desenhado especificamente para um tipo de hardware e nao algo mais generalista como é o Android…

        • Paulo Correia says:

          Quem não têm dinheiro?

          É que equipamentos desses não custam propriamente trocos

        • Mário Cardoso says:

          Pois, nem todos são propriamente ricos ou t~em esse poder de compra. Um Tablet/Smartphone desses custa mais que um ordenado mínimo sabes?

          • N. Roque says:

            Diz-me um único terminal com dual-core OU mais de 1GHz que custe menos de 150€.

          • Mendes says:

            Podes sempre comprar um nokia espetacular para fazer/receber chamadas e enviar/receber SMS! alguns até ja se pode usar para tirar fotos…

            Quem nao tem cão caça com gato!
            Quem quer um smartphone compra um…

          • kekes says:

            Os Nokias já dão para tirar fotos a seculos LOl

            Quanto ao que dizes, eu não necessito de um aparelho de 500€ um de gama baixa serve bem, alem que se o perder/roubarem-me não tenho problema nenhum nem remorso, caso contrario seria um desastre. Alem que tu não fazes mais que num num telemovel topo de gama a não ser os jogos, mas isso eu não uso… Nós vamos aprendendo muitas coisas e algumas são portateis caros não interessam, telemoveis caros não interessam a não ser que tenhas um orçamentos que permita esses gastos.

      • Hugo Cura says:

        O requisito será aplicado a quem comercializar dispositivos com esse SO. É óbvio que terá de estar preparado para modelos low-cost e os requisitos não serão do tipo que referes mas mais orientados para características e funcionalidades obrigatórias para que a experiência seja completa e não surjam incompatibilidades, quer aliadas ao sistema que a aplicações.

        Um netbook corre o windows 7 em pleno, mas um desktop de topo corre-o melhor que nenhum outro. É a tal diferença dos iPhones que referes.

    • Marcelo Barros says:

      Mesmo.
      Um dos problemas do Android e a falta de qualidade de muitas aplicações, esta nova sou vai mudar muita coisa, vai ser mais dar um mínimo de qualidade a aplicação.

      Cumprimentos.

  2. miguel says:

    Eu a pouco tempo adequiri um android e ja fiz actualizacao do 2.2 para 2.3.3 dizia la nas features qe ja se notava diferenca nos jogos mas sera qe esta versao ira ser uma diferenca ao grande?? Estou msm curioso.
    Cumps
    Samsung Galaxy Gio

  3. Hélder Ferreira says:

    Falta ai qualquer coisa…

    E o Nexus Prime?
    Também foi revelado por uma fonte não oficial de que sairá em Novembro, como o primeiro smartphone com Android 4.0.

    • Hugo Cura says:

      Há bastante tempo que já se fala no Nexus Prime, não seria propriamente uma novidade a introduzir neste artigo. Não restem dúvidas que, tal como aconteceu com os Nexus anteriores, esta versão do Android será estreada num equipamento “by Google”.

      De qualquer forma, obrigado por referires isso, alertará os leitores menos atentos à actualidade 🙂

  4. smonteiro says:

    Depende de quais forem os requisitos mínimos. Ainda não vi em lado nenhum quais são, por isso tanto podem ser elevados, como baixos de forma a permitir correr o SO em equipamentos de gama mais baixa.
    Espero que corra no meu SGS.

  5. Ppietra says:

    Se nos guiarmos pelos últimos lançamentos, parece-me que ainda demorará algum tempo até que se torne o sistema adoptado na generalidade dos Android!
    De modo que não será isso que poderá fazer mossa ao lançamento do iPhone5, aliás porque a maioria das pessoas nem sequer irá reparar muito nesses pormenores… reparam antes no novo hardware e nalguma funcionalidade fantástica que seja demonstrada – talvez o suposto Nexus Prime possa ser melhor chamariz, apesar de não esperar que haja muitos à venda. Assim sendo parece-me que a data só serve para manter o ritmo e não sair completamente dos holofotes mediáticos.

  6. Ryan says:

    Acho que em nada o Android ira influenciar as vendas do iPhone que ai vem. O que poderá melhorar a sorte do Android será a tal uniformização e acabar de vez com uns telefones assim e outros de outra forma. A uniformização e necessária no Android. Como utilizador do sistema espero que a versão que esta para sair seja um pouco mais leve em recursos e de para ser instalada em telefones de gama mais baixa. Não gosto do facto de ter um telefone que pode ser atualizado por ser lançado agora no mercado e daqui a um ano ter de comprar outro. Compreendo a estratégia financeira/marketing mas os tempos que passamos não são de vacas gordas.

  7. Carlos says:

    Gostava era que adicionassem suporte para RSAP.

  8. Rui "ALL" Sousa says:

    “Acha que o lançamento da nova versão do Android nesta data poderá abrandar as vendas do iPhone 5?”
    Penso que sim… e felizmente para nos consumidores ;D

  9. Mossmann says:

    O próprio CEO da google anunciou numa entrevista que a proxima versão sairá entre Outubro e Novembro…..
    Isto já há umas 2-3 semanas.

  10. phixie says:

    Não me parece que o lançamento do ICS vá ter qualquer impacto na venda do novo iPhone…
    Provavelmente (o ICS) irá ser adoptado por tablets, o Nexus Prime ainda está para sair.
    E, tirando alguns indecisos/curiosos/…, a Apple tem o seu próprio mercado fiel que deverá manter-se nos iDevices bem como os seus haters (também fiéis) que preferiam ser fritos em óleo a ser vistos com um iPhone na mão.

  11. Pisca says:

    Devagarinho vai “aparecendo”, os rapazes da Miui já garantiram ter o Ice Cream a correr nos seus aparelhos em Janeiro

  12. Serva says:

    @Hugo Cura ,

    Boa tarde obrigado pelo Post , tens um erro quando dizes a possível data a ser apresentado a nova pérola da Apple .

    Já estive a ler em vários foruns e o que parece é que a Google está mesmo empenhada não só em acabar com a fragmentação como também tornar a maioria dos equipamentos já existentes compatíveis com este Ice Cream , se assim for estão no caminho correcto de facto o dinheiro não abunda e os utilizadores de equipamentos com Android deveriam ter gratuitamente todas as utilizações e respectivas compatibilidades no equipamento pelo menos durante 2 anos , altura em que muitos de nós poderíamos começar a pensar em adquire um equipamento novo já com mais funções etc .

    Aceitem os meus cumprimentos

    Serva

  13. Ivo Bazilio says:

    A Sony ericsson também já veio dizer que os xperia de 2011 vão ter o ice cream.

  14. joao reis says:

    Pessoal será que tenho sorte com o meu galaxy mini?
    Quais sao ao certo os requisitos minimos para correr este android??

  15. Rui says:

    Seria bom ficar disponibilizado para todos os modelos existentes, de forma a que não houvesse erros (medos) de instalações de ROM’s, não sendo necessário esperar por ROM’s compatíves, ou fornecidas pelas operadoras

    • Hugo Cura says:

      Isso será impossível. Cada marca tem os seus drivers (camada que permite a comunicação entre hardware <-> software) e teriam de ser implementados e produzir então firmwares para cada modelo.

      Não sei ainda como será futuramente mas é certo que os drivers serão diferentes de marca para marca, o que implicará a obrigatoriedade do SO passar pelas marcas (ou comunidades).

      Agora, quem sabe o Android, um dia, será como o Linux que conhecemos actualmente? Com a simplicidade de se adaptar à generalidade de hardware dado já incluir drivers “genéricos”… Bastava a Google lançar novas versões e updates para instalá-los sem complicações.

  16. Serva says:

    @Hugo Cura

    Bom dia

    Quote

    Existem agora novas informações que vão de encontro à data especulada para o lançamento da nova jóia da Apple.

    Unquote

    Os meus cumprimentos

    Serva

  17. Nelson says:

    Será que o ICS vai rodar no SGS ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.