PplWare Mobile

AMD cancela suporte para placas Radeon HD

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Andreia de Almeida


  1. paulo g. says:

    Tenho em casa uma HD5570 e uso o driver aberto fornecido pelo kernel linux. Espero que pelo menos este continue a ter suporte… de que o produz. Será que continuam ao menos a fazer pactch de segurança?

    • naoliveira says:

      Tenho uma HD Radeon 3200 de 2009 e a bombar com 2 monitores (1 a 1920×1080 e o outro a 1280×1024) e não tenho problemas nenhuns com configurações ou desempenho(neste momento não utilizo jogos). Isto no PCLinuxOS.

  2. E agora says:

    Por isso é que foram desinstaladas com o update do Windows 10…

  3. João terra says:

    e como fica as actualizações para os APU? a minha grafica é uma 6480g

    • Sérgio E. says:

      Não ficam. Ou melhor, ficam paradas no tempo. Tenho um portátil com duas graphics, em que a placa mais fraca é da série 4000 e o Windows 10 tem sido um pesadelo por causa dos drivers para essa placa…

  4. okapi says:

    Pelos vistos a minha 7800 ainda não foi atingida pelo que depreendo. ( … 7000 (HD 7600 e anteriores) ) lá tenho eu que pensar em comprar outra nos próximos meses.

  5. Vasco says:

    Eu tenho uma placa do grupo 6000, num computador portátil com Windows 10, a funcionar a 100%. Ou seja, tenho os anos contados. Mais um ou dois anos se avariar vai tudo ao ar.

  6. Filipe Coelho says:

    E então as mobility? Não há laptop com AMD que não seja Radeon HD…

  7. pedro says:

    Tenho a dizer que já desde a minha falecida HD5730 que AMD, nunca mais. Os drivers gráficos a partir do 13.04 que deixaram de funcionar, perdia se a backlight do LCD por completo. Mas era mal geral, não era só meu. Foi comunicado, da minha parte, 5 vezes nos fóruns e em mais à AMD. Dessas 5x só tive 1 resposta e foi há coisa de 1 ano, já depois de ter trocado de portatil (não por causa deste problema como é óbvio!), que me aconselhava a usar a última versão estável. Só! Mais nada, nem informações, nem estamos a par da situação ou estamos a trabalhar para resolver. Ainda tenho uma HD5730 dum familiar a funcionar, para arranjar os drivers gráficos depois de formatar vi me grego, não achava em lado nenhum! Por sorte, algures num disco perdido, tinha lá a última versão estável,foi o que safou. Portanto na minha opinião, o suporte para estas gráficas já morreu há algum tempo. Durante algum tempo fui defensor acérrimo da ATI ( não confundir com fanboy) porque realmente justificava a escolha. Uma série de flops depois, dou a mão a palmatória e confesso que neste momento, a NVIDIA é consideravelmente melhor, sendo um dos aspectos a ter em conta o suporte técnico e a taxa frequente de actualizações. Nao é para ferir susceptibilidades, é somente a minha modesta opinião com base em algumas experiências “menos positivas” com a marca.

  8. André T says:

    Mais um motivo para continuar a ser o nº 2.
    Há +/ 15 anos que troco de gráfica de 2 em 2, já tive várias experiências e atualmente tenho ATI porque com o mesmo guito não compro uma NVIDIA com o mesmo desempenho.
    Prefiro a NVIDIA 10 vezes.

  9. joao says:

    Ainda uso uma 3450 agp

  10. cc says:

    Correcção: as radeon têm o supporte descontinuado pelas drivers proprietárias (agr vão ser chamadas crimson). Pelas drivers open-source continuam a ter supporte (se nada de estranho acontecer entretanto).

  11. pedro matos says:

    Nunca gostei da AMD,maior consumo,aquecimento para o Inverno e falta de drivers…
    Mas pronto há pessoal para tudo…

    • miguel says:

      Eu gosto de AMD alias tenho o meu pc ha 6 anos tenho as drives todas actualizadas…
      as HD são placas de gerações antigas, eu tenho R9 com 2 anos e ja em 2 mao. e parece que vai continuar a ter drives actualizadas….^
      Preço qualidade a ADM esta muito boa, tem problemas com os consumos, mas isso ja é sabido, mas por contrapartida a nivel de overclock os CPU dao-se bem com a temperatura (foram preparados para aguentar grandes temperaturas). e com overclock consegues “estender a vida ultil do teu equipamento a nivel de desempenho antes de teres de trocar de hardware”

      • dsf says:

        Consumos não são nada que uma fonte 80+ não ajude um pouco :p
        Uso AMD e não pretend trocar, sai mais barato e melhores. Claro que NVidia são mais estáveis mas a meu ver não compensa

  12. MrT says:

    Que piada… para mim não é novidade, nunca tive suporte/actualizações de drivers para a gráfica do meu laptop (que curiosamente a data da versão das drivers antecede à data do lançamento da placa gráfica, sendo as únicas drivers disponíveis…)

  13. Bob says:

    Já tive de várias marcas……..
    ATI sempre teve problemas de Drivers, e é uma desilusão comprar um Portátil com uma ATI, e morrer no tempo sem drivers.
    Felizmente, o genérico da microsoft no Windows 10 dá bem (até corre o mesmo jogo mais rápido no 10, que no 7 com drivers da ATI).
    Se puder escolher, sempre NVIDIA. Um pouco mais caro, mas a longo prazo, duram mais em termos de drivers.

  14. O Movimento Livre says:

    E as gráficas dos portáteis? Por exemplo, uma R5 aka 8550M?

  15. fr says:

    tenho uma hd6850 mas também nao me lembro de alguma vez me ter preocupado com drives

  16. longasnoites says:

    A minha hd5750 ainda funciona bem no w10… Até ver

  17. Luis says:

    Já tive por duas vezes placas gráficas da ATI e jurei para nunca mais, comprei uma NVidia há coisa de um mês e estou muito satisfeito!

  18. joao says:

    ainda hoje fiz uma atualizaçao a minha ati hd7800 sem stress para ja , mas tenho pena pois gosto muito ati tenho ati desde 2001 e so mudei 3 vezes de placa grafica

  19. Angelo says:

    para que tem um portátil com amd 7600 como eu tem que comprar outro. fiz actualizações todas do wind 10 e não removeu nada da gráfica

  20. Angelo says:

    Mais uma razão para que AMD esta em queda, A partir de agora NVidia

    • João terra says:

      O problema maior é que AMD só vende graficas, também vende processadores, mas o problema é a intel( empresa capitalista) que asfixia a AMD nos mercados e no fim disto tudo vende-se mais intel do que AMD. Por isso é que eu não gosto da intel e nem compro intel, porque para min isso é golpe baixo por parte da intel. mas depois acho engracado a intel pedir as graficas a AMD.

  21. Daniel says:

    Mais uma boa razão para deixar de usar ATI por completo. Só tiros nos pés… Maldita hora que a AMD comprou a ATI.

  22. lool says:

    ahah isto é o expoente máximo da obsolescência programada. Decidem que é obsolescente e pronto

  23. Diogo says:

    Qual é o problema de deixar de ter actualizações de drivers? Os actuais ainda trabalham!

  24. Nicola says:

    La se foi a minha HD 6950!

  25. joao says:

    isto so veio ainda clarificar mais a situaçao.apostar mais na nvidia.politiquices absurdamente estupidas.

    ha aqueles clintes so para uma vez e ha outras que quer o cliente varias vezes.deve ter sido uma ideia brilhante de um idiota.

    cada um deita se com aquilo que tem…..hehehehehe…

  26. Pedro says:

    Espero bem que o suporte para a 7870 se mantenha por mais um ou dois anos, consigo correr o GTA 5 e o Fallout 4 .. não vejo para já a urgência em comprar outra. Por outro lado se tiver de comprar estou cada vez mais inclinado a deixar a AMD e seguir para uma GTX 970, são 340 euros mas com a garantia de que pelo menos a 1080p tenho placa para vários anos.

  27. João terra says:

    no meu pc o software da AMD que pega é a beta mais recente, com a versão estável dá-me problemas em desempenho

  28. Joana Leitão says:

    Não entendo a indignação na maior parte dos comentários.. As referidas gráficas têm arquitetura de GPU VLIW, completamente diferente da arquitetura GCN atualmente implementada. 6 anos de suporte de drivers no caso das HD 5000 é a meu ver muito bom. A nVidia consegue manter suporte durante mais tempo devido à similaridade da arquitetura dos GPUs que têm tido até agora.

    A decisão da AMD de tirar carga aos devs no que toca a issues no código entre VLIW e GCN é imo uma boa decisão no que toca à implementação e desenvolvimento de drivers para GCN, e consequentemente melhor performance.

    Tenho uma HD 5770, brevemente uma R9 380.

    • Bruno M. says:

      Se ainda não compraste gráfica e se vais comprar a R9 380, compra a Sapphire R9 380 nitro 4Gb…
      Vendi a minha 6850 (sapphire) e comprei a R9380 nitro e estou fantabulasticamente RENDIDO!!

  29. João terra says:

    actualizei o drive da gráfica AMD no meu pc e no windows 7 actualizou muito bem e sem problemas , no 10 já não, ou seja, o 10 ainda está verde em termos de compatibilidade

  30. RJCA says:

    Tenho uma HD 6670 no meu PC com Windows 7 Ultimate a 64 Bits. Tou a ver que a AMD aprendeu com a Microsoft com a teoria do Windows 10 . Não funciona vai comprar novo (comigo não se safam pelo menos por agora).

    • João terra says:

      eu tenho o 7 ultimate a64bits e a MS insiste em forçar a atualização pata o windows 10. pelo que depender de min não vai ter essa hipótese.
      Já o tenho em dual boot com o 10. isso é violar regras, não quero atualizar, tenho esse direito de não querer

  31. Luísa says:

    Tenho uma placa HD 7600, e neste momento tenho de trabalhar sem drives pois as actualizações não são compatíveis e dá sempre erro de controlador de video…terei mesmo de mudar???’

    • João terra says:

      eu tenho uma AMD 6480g e tenho a última actualização para a minha placa, tenho o windows 7. O problema é para quem tem o windows 10 é que tem esse problema de incopatblidade com os últimos drives. Aconselho a voltar ao windows 7, ainda é o mais compativel com tuso

  32. nuno says:

    sera que alguem pode me ajudar é que nao consigo instalar as drives amd crimson em portugues ficam sempre em ingles tem como mudar o idioma

  33. Jonathan says:

    ACER Aspire 6930G com Radeon HD4650 (1GB RAM dedicada) OS: Windows 10.

    Controlados : 8.970.100.9001 – Que remédio senão aguentar ou então trocar a placa gráfica o que não é fácil, para alem de já nem sequer haver melhor.

    • Bruno M. says:

      uma 4XXX já do tempo de 1900 e carqueja queres o quê? Milagres?

      Ainda para mais mobility!

      • Jonathan says:

        Meu caro, se olhares para uma GForce 9600, estas ainda tem suporte e drivers disponibilizados pela Nvidia e ambas foram lançadas.

        E só para que conste o lançamento da placa foi em 2008, logo soma 18 anos a sua data, e atendendo a evolução que os microprocessadores a sua capacidade duplica a cada 18 meses.

      • Jonathan says:

        Bom dia, Bruno.

        Quero desde já agradecer os comentários e os concelhos, porém não se trata de um PC de secretária e sim de um portátil. (Acer Aspire 6930), logo não será possível trocar a gráfica por qualquer uma que deseje, e só pelos modelos compatíveis com a board. E ai sim estou aberto a sugestões.

        Contudo a minha opinião sobre a AMD no que toca a antiga ATI mudou, e mudou apenas pelo facto de que a empresa esta a recorrer da mesma técnica que a Creative fez a uns anos, que foi abandonar por completo o suporte, obrigando aos utilizadores a manterem OS antigos ou sujeitarem-se a controladores genéricos, situação que a NVIDIA não faz, pois a titulo de exemplo, uma gt8500 tem suporte para W10.

        • Jonathan Vilela says:

          Anda por aqui alguém a fazer comentários com os mesmos nomes dando a ideia de ser a mesma pessoa.
          No caso do Acer Aspire 6930, sim, é possível a alteração da placa gráfica, visto tratar-se de uma Gráfica do tipo MXM, e não de uma gráfica com o chip embutido da board como na maioria dos casos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.