PplWare Mobile

Alerta de novo esquema de phishing contra utilizadores Apple

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Há que estar atento.
    Escrever sempre os endereços em vez de clicar nos links… dá trabalho, mas é mais seguro.

  2. macosta says:

    Não sabia que havia diferença entre carregar num link directamente na caixa de correio ou copiar e colar o link na barra de endereços do browser! Sempre a aprender com o Pplware!

    • Miguel Amador says:

      A questão é mesmo ver qual é o endereço. Normalmente quando se segue o link, a página aberta não é directamente a do endereço, já que os site principais, tipo http://www.apple.com, hão-de de redirecionar o utilizador por exemplo para o http://www.apple.com/pt/ se tiverem em Portugal. O mesmo é feito nestes sites, onde o endereço final pode ser muito semelhante ao da empresa real, mas primeiro têm de passar pelos scripts que dão origem ao esquema.

    • Hugo Cura says:

      E não há, só depende se consegues ou não saber qual o link (lê-lo na íntegra) sem copiar o endereço, pois nem todos os clientes facilitam esse pormenor.
      O objectivo é ser cauteloso e tentar desconfiar do link. Agora, copiá-lo e entrar no endereço sem olhar ao seu conteúdo… nesse caso esse processo é um perda de tempo .

    • aver says:

      Copiando vê-se que o URL não termina em apple.com, como deveria se fosse autêntico.

      Assim aparece truncado – apple.com está no início e não no fim do URL, mas não se dá por isso. Não que isso faça muita diferença para muita gente, continua a pensar que é autêntico.

      Isto está bem feito, é capaz de enganar muita gente.

      • eSkiSo says:

        Não é bem assim, não tem de terminar em apple.com , como no exemplo dado acima apple.com/pt é um URL fedigno, e por vezes podem fazer parecer que é do site criando uma pasta tipo apple.com e depois criam o link do genero: http://sitemalicioso.com/apple.com
        Neste é relativamente facil de perceber mas quando há montes de texto atras nem sempre se dá conta.
        Colocar o rato em cima do link (sem clicar) e ver na barra de estado qual é o link real também é um boa técnica =P

    • Telmo Neves says:

      Uma coisa é o link, outra coisa é o que tu escreves invés de ver o link, por exemplo:

      http://www.google.com

      página do google

      ambos podem ser links, enquanto que um se parece exactamente com um link, já o outro também é um link, mas com o chamado “texto ancora”

    • Pedro A. says:

      Não é copiar a link, mas sim o texto que é mostrado como link, neste caso o http://store.apple.com e não o link propriamente dito (com o botão direito do rato e escolher Copy Link Location ou algo similar).

  3. Emerson says:

    Eu passo o mouse sobre o link e observo roda-pé do navegador, e o mais importante não confio em e-mails de fontes desconhecidas.

    • Samuel says:

      Exactamente como eu faço, passar o rato sobre o suposto link mostra-me o link real no rodapé e isso basta-me para saber se é verdade ou não, mas a maioria das vezes basta olhar para o email e vejo logo, assim como eu há muitos que com os anos de uso vamos ganhando esta “sabedoria”.

      Bem haja.

    • kish says:

      Mesmo assim, pode ser falso! Neste caso em particular o que uma pessoa devia fazer era ir ao site da apple ver o que se passava…mas emails assim tão elaborados qualquer um podia cair…mas a mostrar o ip muitos não caiam.

    • Ricardo says:

      Faço exactamente a mesma coisa, mas se continuar na duvida la vou eu a net pesquisar o link e ver se existem relatos de phishing ou algo do género.

  4. serva says:

    Bom dia ,

    Estão a requintar-se , é disso que se trata , temos de ter o máximo cuidado de facto , mas mesmo assim por vezes ou podes estar muito cansado ou estares menos atento e o mal já está feito .

    Aceitem os meus cumprimentos

    Serva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.