PplWare Mobile

Alerta: Cuidado com as imagens que publica na Internet

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rui Costa says:

    Nos tempos modernos, informação é poder!

  2. int3 says:

    Não tenho nada a esconder.

    • Auron says:

      Int3 ??!!!
      Interessante o teu comentário. Se não tens nada a esconder. O que se passa com o teu nick?! Pais com sentido de humor?
      Vais fazer o seguinte. Vais instalas câmaras na casa incluindo wc e quarto colocar o respetivos streans num site onde não seja necessário pagar nada nem registar para te ver 24 sobre 24. Publicas o teu email e password e todas a tuas contas incluindo respetivas passwords e assim podes ter a certeza que nao te ira acontecer nenhum acidente,atentado, roubo, etc.
      Nao esqueças de dar acesso as tuas chamadas, documentos e ao teu pc a completos desconhecidos. Sentes mais seguro!! Se sim olha em volta. És o unico!!

      • lel says:

        Para a próxima mete mais tabaco nisso… :S

      • JJ says:

        Eu acho que só se mete na Internet aquilo que se quer! Logo só haverá acesso a informação que as próprias pessoas colocam a disposição.

        Se a pessoa não quer expor a sua vida a terceiros, então não o faça! A Internet é o “maior terceiro” que existe…

        PS: Eu não sou contra a Internet, agora tem que se a usar com consistência. E nesta base, este tipo de noticias a mim não me incomodam.

        • Marco Magalhães says:

          Se calhar o problema, diria eu, passa mais pelo facto de não se partilhar a sua vida com qualquer um e ainda assim tal coisa acontecer. Isto é: se uma pessoa coloca a foto X e Y no facebook, é de esperar conscientemente que essas fotos X e Y possam ir parar a outros lados sejam eles quais forem, por outro lado, se uma pessoa partilha a foto Z com uma pessoa só (vamos supor que é usado o dropbox para tal efeito ou apenas o email) e depois até a elimina, esta vai, provavelmente, cair na NSA (ou em terceiros indevidos).

          Acho que é aqui que o ponto de privacidade mais toca (pelo menos é o meu entender) pois é quando não se quer partilhar algo com o mundo e ainda assim isso acontece.
          Feita uma analogia, eu quando abro a porta de minha casa a um amigo e encontra-se um desconhecido ao lado, eu abro a porta ao meu amigo e deixo o meu amigo entrar, não o desconhecido. Na internet, entra o desconhecido pela porta e outro pela janela.

          • JJ says:

            Usando o teu exemplo, quando abres a porta para o teu amigo entrar e estiver alguém no outro lado da rua ele vê o que tens dentro de casa. Se não queres que isso aconteça, tomas medidas para tal.

            Logicamente não faz sentido, tirar-se informação de emails pessoas e afins. Mas por sua vez, se a informação que é passada é realmente confidencial, então tem que se tomar medidas.

            Tem que se ter em mente, por mais medidas que se toma, enviar um email ou por dados num serviço de armazenamento, não esta livre de terceiros. Quando se envia um email, o mesmo passa por n’s de servidores, servidores mantidos por outras empresas bem como com centenas de pessoas a fazerem a manutenção.

            A Internet não é nenhum cofre! E por mais medidas de segurança que se toma, existe sempre este risco. E isto as pessoas tem de ter consciência.

          • Marco Magalhães says:

            JJ, também é verdade. Mas assim sendo, nem o meu computador ou o teu estão livres disso, visto que a internet “são os nossos computadores”, basta eu tirar uma foto e guardá-la no meu computador apenas e esta ser acedida por terceiros… E com isto não significa que eu tenha colocado na internet aquilo que quis, apenas foi obtida indevidamente.

            Resumindo, nem é pela questão de ter algo a esconder ou não, mas sim como a informação é acedida sem o nosso conhecimento e consentimento. Afinal de contas, aos que dizem que não têm nada a esconder, se lhes fosse pedido por um estranho para ver e mexer no telemóvel deles, deixavam? Obviamente que não há nada a esconder, são só contactos, são só sms, fotografias, não tem nenhum crime lá, no entanto, é ou não é da privacidade da pessoa? E se alguém conseguisse sacar toda essa informação dos telemóveis sem o conhecimento e consentimento das pessoas, seria ou não quebrar essa privacidade?

            Isto é só o meu modo de ver as coisas, acho é que é preciso separar as águas. Uma coisa é publicar uma foto no facebook publicamente e outra é ter que enviar por email uma fotografia que nos foi pedida para uma entrevista e ambas serem acedidas e irem para uma base de dados sem sermos alertados e para fins que não conhecemos.

            Diria eu que vai para além do “não tenho nada a esconder”.

          • JJ says:

            Marco Magalhães, tens razão. Não ponho isso em causa.

            O que digo é que a maioria das pessoas que fazem essas criticas, são as que expõem a sua vida na net sem mais nem menos e não é preciso serem vitimas de ataques informáticos ou da vigilância de agências, para se saber tudo sobre elas.

            Alem disso, acho mais grave empresas e patrões ou outros, despedirem ou descriminarem certas pessoas por alguma foto/comentário no facebook ou blog. Mas, mesmo assim é culpa da pessoa que se expôs a essa situação.

  3. Asdrubal says:

    Espero que não me reconheçam.

  4. JJ says:

    Que novidade…

    Se as pessoas querem privacidade, não ponham coisas na net que possa as comprometer!!!
    A net é tudo menos “privada”… o pessoal devia estar consciente disso.

  5. Abílio says:

    Eles andam aí… ai andam, andam.

  6. navyseal says:

    E Portugal o que está a fazer para proteger os seus interesses destas intromissões?

    • JJ says:

      Acho que estão a pensar desligar a Internet… e assim protege toda a população da própria irresponsabilidade que tem, pondo na Internet fotos/informações sobre a sua vida privada.

  7. Luis Andrade says:

    Esta noticia faz me lembrar o video jogo Watch Dogs em que a cidade de Chicag conhece ter o reconhecimento facial de qualquer pessoa, talvez será num futuro próximo que isto do reconhecimento facial em todas as pessoas, que acontecerá….

  8. Paulo Jorge says:

    Tudo preocupado com a falta de privacidade, já pensaram na base de bados que já podem ter sem precisar muito… Reconhecimento facial é facil…
    Tens cartão do cidadão?
    Já pousaste para o passarinho!
    -Temos muneros atribuidos desde o dia em que nascesmos, já somos controlados à muito tempo, mais foto menos foto mais numero menos numero todos os governos tem uma base de dados imensa.. como diz o outro agora é só compilar isso.

  9. Bruno says:

    Quem não deve não teme.

    E vocês para onde acham que isto vai caminhar?
    Sou a favor até da vídeo vigilância publica em todos os locais

  10. rand says:

    A NSA é a última das minhas preocupações

  11. FOAD says:

    Quem não se quer sujeitar, não utilize a Internet.

  12. Diogo Oliveira says:

    Person of Interest x)

  13. Auron says:

    Parte das pessoas ainda não percebeu.
    A nsa esta envolvida neste escândalo pq esta a vigiar e colher todos os dados que pode dos americanos o que era ilegal e continua a ser.
    Mas fora das fronteiras do USA vale tudo, e ate ficam admirados quando as pessoas se queixam. O que inclui todos e tudo o k conseguirem apanhar. Ainda se lembram do escândalo com Angela Merkel.
    Informação é poder e o objetivo é dominar o mundo pelo menos economicamente.
    Facebook google meo zon etc sao empresas e o unico objetivo é ganhar dinheiro e quanto mais melhor. E se para isso tem que vender os nosso dados eles não tem problema nenhum. CUIDADO com as permissões que as aplicações vos pedem. Cada vez que ligam o meo drive e sabem onde voces estao e vao.

  14. Blasterjack says:

    Paint.NET>save as>jpg: q=17% xD

  15. cfvgbh says:

    Para o pessoal do “Quem não deve não teme” e do “não tenho nada a esconder”, o vosso raciocínio só falha num ponto, não são vocês que decidem o que é correcto ou não. A extrema direita tem ganho terreno na Europa, e se voltar a haver um Hitler ou algo do género, a não ser que vocês sejam todos loiros de olhos azuis, boa sorte quando tiverem câmaras com reconhecimento facial a identificar onde estão. E não se esqueçam, lá por não meterem fotos vossas na net, não quer dizer que não haja quem as meta por vocês, instituições inclusive.

    • Cris says:

      >Há pessoas, em 2014, que AINDA acreditam que apenas pessoas loiras de olhos azuis podiam viver na Alemanha no tempo da WWII.

      LOL! Propaganda é verdadeiramente assustadora.

      • Matias says:

        Ninguém está a dizer isso.
        Mas se não eras loiro com olhos azuis, eras segregado de certos “cargos governamentais”.

        O racismo baseado em características físicas nada tem de correto.
        Se fores moreno bem escuro, vai pedir trabalho em França agora. E depois diz que és tuga…

        • Cris says:

          Não eras segregado de cargos governamentais nenhums, Goebbels, ministro de propaganda natsoc tinha cabelo preto e olhos castanhos, por exemplo. Propaganda ao mais alto nivel.

          Não há discriminação de “tugas” em França, a minha família viveu lá (e vive) MUITOS anos. No entanto, ninguém gosta de comunidades imigrantes que se auto-segregam e não falam a língua do país em que estão, sem excepções, e bem.

      • cfvgbh says:

        Foi apenas um exemplo. Não estava a dizer que “não loiros” não podiam viver, mas com a supremacia da raça ariana quem não pertencesse a essa raça (loiro, moreno ou o que for) não ia ter a vida facilitada. No tempo da escravatura com os escravos de África, eles também podiam viver, não quer dizer que tivessem grande vida. Só para dizer que há muito individuo com noções diferentes do bem e do mal, e com o desespero dos povos esses indivíduos tem tendência para ir para o poder.

    • Blasterjack says:

      Eu tenho olhos azuis, so fui loiro até aos 8anos, depois comecei a ficar com o cabelo mais escuro. Estarei a salvo? 😀

      Acham que a esquerda vai resolver alguma coisa?

      • cfvgbh says:

        lol, se tiveres fotos a provar que eras loiro deves estar safo 😛
        Sim, também não acho que nenhum dos que andem nos poleiros agora resolvam alguma coisa, seja esquerda direita centro ou o que for, mas que os extremismos assustam, assustam.

  16. euqrop says:

    Acho piada a alguns comentários.

    Exemplos
    picasa reconhecer pessoas,
    android-galeria- quem está na foto,
    Contactos gmail associar cara.
    Isto é só a google. Não esquecer que mesmo que não faças estas associação nada impede outros de fazerem a fotos onde estás e com quem estás!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.