Conversão de Binário, Octal e Hexadecimal para Decimal

Por Guilherme Lawless  para o Pplware

Em tempos um leitor lançou-me o desafio para escrever uns artigos sobre os sistema de representação numérica (sistemas de numeração). Nos sistemas digitais/computação é frequente recorrer-se a diferentes sistemas de numeração para proceder à representação da informação digital.

O sistema de numeração decimal (ou na base 10), que usa dez algarismos é sem duvida o sistema mais utilizado por seres humanos e o sistema binário é o mais frequente  no mundo da computação, apenas são utilizados os valores 0 e 1 (pois facilita a representação de tensões), no entanto, existem outros como o sistema de numeração Octal, Hexadecimal, entre outros.

Depois da apresentação dos sistemas de numeração Decimal, Binário, Octal e Hexadecimal, e de já termos ensinado a converter de  Decimal para Binário, Octal e Hexadecimal hoje vamos aprender a fazer o inverso, ou seja, de Binário, Octal e Hexadecimal para Decimal.

numeracao_1

Binário para Decimal

A conversão do sistema binário para decimal é bastante simples, e baseia-se na aplicação da seguinte fórmula:

 

hexa_03

Em que:

  • bi é o algarismo em binário na posição i, sendo a posição 0 à esquerda da vírgula
  • Com um exemplo, torna-se ainda mais claro a sua utilização. Tome-se então o número não inteiro

hexa_04

 

Basta então seguir os seguintes passos:

  • 1) Começar na primeira posição à esquerda da vírgula.
  • 2) Indo para a esquerda, multiplicar cada algarismo por 2i sendo i a sua posição em relação à posição 0

hexa_05

  • 3) Caso o número seja inteiro, passar para o passo 4. Neste passo, segue-se a lógica do passo 2, mas para a direita da vírgula. A posição imediatamente à direita é –1

hexa_06

  • 4) Finalmente, por aplicação da fórmula, obtém-se o mesmo nº em representação decimal a partir da soma de todas as parcelas calculadas:

hexa_07

A aplicação desta fórmula é intuitiva e faz sentido, pois como já aprendemos anteriormente, cada algarismo em binário tem um valor correspondente na representação decimal.

Exemplo

bin_dec

Octal para Decimal

A conversão do sistema octal para o sistema decimal é em tudo semelhante à conversão de binário para decimal, com exceção do valor 2 na fórmula, que passa a 8.

octal_00

Exemplo

octal_05

Como já foi aplicado um método muito parecido, vou deixar o desafio ao leitor de tentar converter os seguintes números:

octal_02

Nota: A conversão octal=>decimal pode ser transformada numa conversão binário=>decimal. Para tal, é necessário converter individualmente cada algarismo em octal para binário. Segue um exemplo, para o número (27.5)8

octal_03

Obtém-se então, em representação binária, clip_image002[8]

Agora basta apenas aplicar o método da conversão binário=>decimal.

Hexadecimal para Decimal

Como seria de esperar, também nesta conversão verifica-se uma parecença com as anteriores. A fórmula a aplicar será:

hexa_00

O método a aplicar é também semelhante aos anteriores, bastando somar as várias parcelas, constituídas pela multiplicação de cada algarismo na posição i (em relação à posição 0, que é à esquerda da vírgula) por 16i

No entanto, é também possível transformar esta conversão numa conversão octal=>decimal ou ainda numa binário=>decimal, consistindo apenas na conversão de cada algarismo hexadecimal no correspondente do sistema de representação pretendido.

Exemplo

hexa

A conversão de hexadecimal foi explicada aqui

E segue a seguinte tabela:

hexa_02

Em Resumo…
  • Conversão Binário > Decimal – Multiplicar o algarismo do número binário pela base elevada ao expoente da sua posição no número
  • Conversão Octal > Decimal – Multiplicar o algarismo do número octal pela base elevada ao expoente da sua posição no número
  • Conversão Hexadecimal > Decimal  – Multiplicar o algarismo do número hexadecimal pela base elevada ao expoente da sua posição no número




  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


11 Comentários

  1. Parabens pplware! Pena que ja aprendi isso quando estudava! Mas ate ao aprender poça… :D Mas aqui é muito mais simples e mais facil aprender! Uma boa aula sim senhor!

  2. Para o ano já uso estes tutoriais para dar aula hehehe

  3. Muito bom, didático e interessante o tutorial. Parabéns!
    Uma observação: No item 3.b (Binário para Decimal), não seria 1 ao invés de 0 ?

  4. Ricardo S.Sequenha

    Lindos Tutorias.

  5. no exemplo do octal para decimal, eu fiz a conta e sempre da 400, não entendi porque deu 407, poderia me explicar?

  6. Boas,
    calculadoras que efetuem cálculos com vírgula flutuante existem?
    no passo 3 b) o coeficiente será 1 em vez de 0.
    Abraço

  7. Muito boa a explicação. Melhor do que as dos livros que estava estudando. Parabéns!

  8. em binario para decimal no passo 3 ta como 0*2-²= 1/2²= 0,25
    em vez de 1*2-²=1/2²=0,25. Mas muito bacana este site.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.