AndroidOmnia – O Android no Samsung Omnia

Eu gostava do Windows Mobile pela sua facilidade de uso e dinamismo (a quantidade de programas que tinha para ele), mas “deixou-se ficar” e eventualmente foi ultrapassado.

Alguns dos SO’s que estão a nível de usabilidade e dinamismo bastante acima do Windows Mobile são o Symbian (Nokia), o webOS (Palm Pre), o iPhone OS e o Android, entre outros proprietários.

Eu tenho um Samsung Omnia e, se bem que é uma peça de hardware fantástica, sinto que perde imenso por utilizar um sistema operativo obsoleto (sim, obsoleto!).

omnia_android


Tive de comprar programas como o Winterface e o PhonEx, e instalar outros gratuitos como o ThrottleExplorer e total Commander, só para conseguir “utilizar” com alguma facilidade e sem perder muito tempo nas funções básicas (gestão de notas, de agenda, de contactos, de chamadas, de ficheiros, fácil navegação web e interface, responsividade, etc.).

Ainda tem a interface da Samsung que facilita algumas coisas (o menu principal), senão era um desastre total.

Gosto do Android e felizmente já pude experimentar um dispositivo com o mesmo e posso dizer que fiquei imediatamente maravilhado pelo mesmo e pensei “será que não o posso pôr no meu Omnia?”.

A verdade é que não fui o primeiro a pensar nisso e já havia gente com o objectivo de o colocar no Omnia a funcionar correctamente e a 100%.

O que é então o AndroidOmnia?

Muito resumidamente, o AndroidOmnia é um projecto criado pelo Hielke Kramer, com o objectivo de angariar dinheiro e dá-lo à entidade (pessoa ou empresa) que conseguir fazer o Android arrancar no Omnia correctamente e a 100% de forma a ser possível utilizá-lo em detrimento do Windows Mobile.

Esta ideia do Android no Omnia foi iniciada não há muito tempo (menos de um ano), mas o projecto que vos falo (AndroidOmnia) foi iniciado muito recentemente (Abril de 2009) e já tornou possível o arranque do Android no Omnia (a 10 de Junho, sem suporte a chamadas, wi-fi, entre outras coisas).

omnia_android2

Recentemente (actualização de 28 de Junho) o que está ainda em falta é: som, telefone (chamadas), câmara e alguns problemas de estabilidade.

Contribuam para esta causa, nem que seja com 5$ ou €5, mas se for do vosso interesse, contribuam ;)

Homepage: AndroidOmnia





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


74 Comentários

  1. Symbian acima do Windows Mobile?! What?!?!?!?!

    • http://www.letsgomobile.org/en/review/0037/symbian-windows-mobile/

      talvez lendo aqui um pouco e vendo o gráfico da quantidade de dispositivos que tem symbian e windows mobile , se possa concluir o “ACIMA”

    • Mesmo.

      Muiiito abaixo.

    • A nova versão, já experimentaste um N97? Pois…

      • Ora bolas. E eu a pensar que o N97 era um smartphone. Plos vistos afinal é um sistema operativo. Chatisse.

        • Que comentário infeliz… O N97 não usa o Symbian? O Symbian não é um SO? Queres um café?
          Há e Windows Mobile??? Acho que precisas de abrir a tua mente. O Windows Mobile estagnou em relação aos concorrentes a partir do momento em que os dispositivos touch começaram a dominar o mercado. Mas isto é tão obvio que me faz uma certa confusão esse teu espanto.

          • Como temos muitos professores (legítimos ou ilegítimos) da língua de camões a vaguear por este site, retifico a expressão “Há e Windows Mobile??” por “Ah… e Windows Mobile???”… Não vá receber alguma espécie de represália durante os próximos minutos. ;)

        • Rapaz, quanto mais falas mais se revela ign… deixemo-nos por aqui.

          Eu nunca disse que o N97 não era um smartphone nem disse que o N97 era um sistema operativo… não te armes em parvo…

          O Symbian que está no N97 (o S60 5th edition) é melhor que o Windows Mobile, e ainda por cima é para Smartphone (dizes tu) e não PDA, já viste o quão ridículo isso é para o Windows Mobile? Ser ultrapassado por um SO para smartphone?

          • N saber perder é tramado…

          • @ Bruno Bernardino
            Bem a coisa é assim… Eu tenho um HTC Touch Diamond (http://www.htc.com/www/product/touchdiamond/overview.html) e recentemente, à coisa de uns 3 meses se não estou em erro um dos meus colegas de trabalho comprou um Nokia 5800 XpressMusic (http://www.forum.nokia.com/devices/5800_XpressMusic), que por acaso também tem o mesmo SO que falas, o S60 5ª edição, e já tive alguma oportunidade de mexer, explorar e “brincar” um pouco com o ‘bixo’, já sacamos várias aplicações para ele, diria mesmo que já exploramos a coisa quase na sua totalidade, e não posso concordar com o que dizes minimamente, pois em muitas coisas o Nokia com o Symbian que afirmas ser superior ao Windows Mobile, é muito e reafirmo muito inferior, isto mesmo sem nenhuns programas extra! Entre estas coisas afirmo que a Agenda do meu HTC com o Windows Mobile 6.1 (de origem) é bastante superior à do Nokia 5800 com o Symbian S60 5th Edition, e falo nesta porque a referiste no teu post! De resto diria que falas um pouco das tuas preferencias pessoais e não de FACTOS! Pois esses não são assim tão lineares como o afirmas, aliás comparando os dois aparelhos e os dois SO’s automaticamente, diria que o Nokia sai vencedor apenas e só no campo multi-média, pois tem uma melhor Câmara Fotográfica que o HTC e tem um sistema de som 20x melhor que o HTC que nesse campo é francamente mau! Agora em termos mais profissionais e de funções mais ligadas ao trabalho afirmo que o HTC é, e muito, superior!

          • @Newtomic

            Se estivesse aqui para falar só de preferências pessoais, escrevia no meu blog e não no Pplware.

            A verdade é que apesar de sermos sempre um pouco influenciados pelas opiniões pessoais, aqui pude conjugá-las perfeitamente com o artigo, continuando a ser objectivo.

            O que tu falas a nível do Symbian ser inferior é em que aspecto?

            Finger-friendly? O Symbian ganha…

            Rapidez? O Symbian ganha novamente…

            Usabilidade? Olha o Symbian outra vez.

            Dinamismo? Ok, aqui aparece o WM porque tem mais aplicações e talvez mais complexas, mas o Symbian também tem a sua dose.

            Sei que a tentação de indicar um SO para cada mercado é tentadora, mas o N97 é um telemóvel perfeitamente usável para “profissionais” e como referi, é melhor em mais áreas, como tal, é melhor no geral.

          • @ Bruno Bernardino

            ———-

            “O que tu falas a nível do Symbian ser inferior é em que aspecto?”

            Um das coisas onde o Symbian é inferior é por exemplo, nas possibilidade de se alterar o que queremos, como queremos! Isto é por exemplo…

            Eu no WM posso não ter acesso a tudo e mais alguma coisa, mas sem grandes conhecimentos até um utilizador comum consegue instalar/procurar/modificar coisas, como por exemplo uma skin para todo o sistema, e não estou a falar de mudar simplesmente as cores, no WM é possível mudar-se TUDO até ao grafismo das barras de scroool por exemplo, algo tão ‘simples’ como isso no Symbian ou tens a sorte e arranjas um pacote para a versão exacta do telemóvel em questão que te altere as cores e etc… ou então não estou a ver como poderás modificar tudo isso sem teres algum conhecimento do sistema Symbian! É que não basta ser a mesma resolução que um outro aparelho para te safares tem MESMO de ser para o ‘TEU’ aparelho!

            Outra coisa que me lembro agora mesmo é no campo das SMS’s, eu no WM tenho a opção de as organizar por contacto em vez de por data, e isto de origem, seja no 6.1 seja no 6.5, no S60 5th Ed, se existe essa opção estará certamente muito escondida ou então só com recurso a algum programa! (Admito que não procuramos muito porque o meu colega não se mostrou muito preocupado com a coisa, mesmo assim ainda devemos ter gasto uns bons 20 minutos em pesquisas e não consegui encontrar nada.)

            Fala-se que existem montanhas de aplicações para Symbian, é um facto, mas são muito incompatíveis entre versões deste SO, por exemplo algumas aplicações para o S60 3rd Ed não são compatíveis com o S60 5th Ed, enquanto no WM consigo correr algumas aplicações da “pré-história” por assim dizer!

            Depois existe a questão de que existem muito mais jogos para Symbian que para o WM, bem sinceramente não sei, mas devo avisar que pelo menos de uns cerca de 20 jogos que sacamos para o 5800 3 deles funcionam perfeitamente no meu HTC, visto serem todos os jogos em JAVA, se está lá algum sem ser em java não me lembro mesmo, agora pergunto, quantos jogos feitos à medida para o WM corres tu num telemovel com Symbian?

            Ainda mais uma coisa que falaste, o explorador do WM original certamente que não é nenhuma bomba é certo! Mas pelo menos eu com esse mesmo explorador e depois de termos emparelhado os dois tlm’s o Nokia 5800 e o HTC Diamond eu com esse simples explorer consigo navegar no 5800 melhor do que no próprio 5800 com o explorador original, pá não sei não, mas diria que apesar de tudo mesmo assim o explorador de ficheiros original dos dois SO’s o do WM é superior, visto que não conseguimos de forma nenhuma fazer com que o Nokia conseguisse navegar dentro do meu HTC! Isto até pode ser uma limitação imposta pela Nokia visto o 5800 ser mais virado para o multimédia que outra coisa, mas eu não tive oportunidade de testar outro modelo com um Symbian assim recente como o do 5800 por isso…

            Entretanto poderia continuar a apontar, talvez outras coisas, mas acho que isto é o suficiente para mostrar que as coisas não são assim tão lineares quanto tu o afirmas, isto pelo menos na minha parca experiência.

            ———-

            “Finger-friendly? O Symbian ganha…”

            Sim sem software proprietário o Symbian ganha de longe, mas também a Nokia afina o seu SO para CADA MODELO, enquanto outras marcas como a HTC e a Samsung pelos vistos não tem de afinar todo o sistema para que os seus telemóveis sejam usáveis! O meu HTC por exemplo quase que se limitaram a espetar para lá o Manila 3D e pronto!

            ———-

            “Rapidez? O Symbian ganha novamente…”

            Estás a falar em rapidez a fazer o quê propriamente, é que não podes chegar aqui e dizer que o Symbian é mais rápido só porque sim, dá-me exemplos em concreto e ai podemos aferir as coisas, por o que tenho notado no 5800 ele não é nenhum caracol, mas não fica à frente do meu mesmo em navegação normal por os menus e isso, e por vezes ainda demora uns bons 2 ou mais segundos a mudar o ecrã porque sem querer lá o sensor detectou que mudamos a orientação, é tão sensível que por vezes até chega a irritar! Por exemplo a escrever SMS’s eu não acho que o Nokia 5800 seja mais rápido e funcional que o meu HTC, e eu uso o teclado mais pequeno o que me ‘obriga’ a usar o Stylus, já no 5800 sinceramente nem sei se existe outro teclado para além do que é normalmente mostrado.

            ———-

            Usabilidade? Olha o Symbian outra vez.

            Mais uma vez usabilidade no quê, em relação ao quê, é mais fácil de usar o Symbian em detrimento do WM? É isso que afirmas, olha que não é assim tão linear, por exemplo pedi ao meu colega para experimentar a marcar uma data para uma reunião fictícia no meu telemóvel e depois experimentei no Nokia eu, e sinceramente ambos concordamos que o meu além de oferecer mais opções e de ser muito mais completo mesmo assim era mais simples para quem nunca usou nem um nem o outro! (Sim o meu colega por incrível que possa parecer nunca tinha tido um telemóvel Nokia nem nunca tinha usado a agenda nem no meu nem no dele, por isso foi assim à 1ª mesmo!)

            ———-

            Dinamismo? Ok, aqui aparece o WM porque tem mais aplicações e talvez mais complexas, mas o Symbian também tem a sua dose.

            Isso dependo do que é que se está a falar, por exemplo no que respeita a aplicações logo de origem e vocacionadas para a Multimédia o Symbian está muito melhor servido, no que respeita a Browser lamento mas a Nokia no 5800 tem de melhorar para chegar ao ponto do próprio limitado IE, quanto mais do Opera! Depois o calendário em si no WM é extremamente simples de usar e qualquer cromo sabe como o sincronizar e até é possível sincronizar com o Calendário da Google, já no Symbian se dá para o fazer não faço a menor ideia de como e sinceramente a menos que me provem não acredito que seja de forma tão simples como no WM.

            ———-

            Sei que a tentação de indicar um SO para cada mercado é tentadora, mas o N97 é um telemóvel perfeitamente usável para “profissionais” e como referi, é melhor em mais áreas, como tal, é melhor no geral.

            É pá sinceramente do N97 não posso falar mesmo, até porque apesar de já ter visto um N95 e de o ter mexido um pouco, uns 10 minutos se tanto, não tenho experiência para afirmar nada, no entanto não sei se um N97 vem tão bem preparado para o mercado profissional como um telemóvel já antigo como o QTek S100 por exemplo, se vem não faço mesmo a menor ideia, mas se vem convém no mínimo conter aplicações semelhantes ao Excel e ao Word Mobile caso não as tenham a meu ver é logo um senão!

        • mesmo infeliz… symbian é 1 os e no topico diz qu alguns symbyans são mais faceis de usar e têm maior dinamismo, o que é verdade não querendo dizer que symbian>windows mobile

        • Mais vale ficar calado…

    • mas a brincar… eu tive um HTC (windows mobile 6) até a bem pouco tempo e neste momento tenho um nokia 5800 (tem o mesmo Symbian que o N97) e so tenho a dizer maravilhas do Symbian em detrimento do windows mobile..

      o windows mobile é lento é cheio de falhas.. mais tarde ou mais cedo passa-se da cabeça e como qq bom windows pede o hard reset ou ate mesmo uma ROM nova.

      o Symbian ta mto bom, rapido estavel, nao tem mais nem menos que aquilo que utilizo/necessito.

      ainda no outro dia estava a fazer troca de toques de mensagem com um colega meu que tem um HTC e era engraçado eu pedir-lhe toques que ele tinha em utilizaçao para sms’s e estas tinham de estar na pasta root do windows.. juntamente com 23423849236 ficheiros.. para achar la qualquer coisa era engraçado.

      ja pra nao falar que se quiseres meter o touch flow (nas versoes mais novas do htc isso nao acontece) no windows mobile basicamente akilo é tudo menos “flow”.

      • No symbian é igual… Os toques de sistema estao tambem na memoria Z:

        Argumento invalidado.

        Nota: uso tanto WM como symbian e vivo bem com ambos.

      • É pá no WM os toques podem estar em vários sítios e se os meteres na pasta dos “meus documentos” sem ser numa sub-pasta desta até os podes usar como SMS/Despertador/Aviso/Etc…

        Ao menos todos os toques do WM podem ser partilhados com o ppl, já no Nokia 5800 os toques originais da Nokia pura e simplesmente estão bloqueados/vedados à possibilidade de cópia, pelo menos de forma fácil e directa!

      • Já em relação ao WM ser um pouco lento admito que o é em muitas situações, pelo menos mais do que seria desejável, em termos de estabilidade também digo que o Symbian mais estável que o WM, pelo menos mais que a versão 6.1 que vinha no meu HTC, no entanto também tem os seus ‘clics’ e já o vi ficar agarrado na simples navegação dos menus, é certo que é mais estável que o WM, mas não é infalível e também necessita dos seus restarts!

        Há e já ia deixar passar em relação ao WM começar a pedir uma nova instalação do do seu SO, não sou um suspeito confiável para afirmar quanto tempo ele aguenta sem nos dar problemas, já que desde o inicio que tenho o meu HTC andei sempre a inventar com ele, mas posso afirmar que o SO original não me deu em nenhuma ocasião problemas de maior e cheguei a estar duas semanas sem reiniciar o telemóvel!

    • olhas vcs só podem ser portugueses, para ter ess sotaque e letras ilegiveis, meu deus. E sim o symbian é mehlor q windows mobile, o o symbiam é melhor sistema operacional para celulares depois do android, depois vem o windows mobile, díficil de se aceitar, mas é a verdade, e ando mutio decepcionado com bill gates, por isso uso um n97 com o mais novo sistema opercacion symbian 9.0 OS;

  2. Sem querer iniciar polémicas…. obsoleto!?!? Funciona e o resto é conversa.

    PS:
    Se o projecto fosse DiamondRoId até era gajo para contribuir…

    • Sim, num equipamento como o Omnia (com um excelente hardware), como se justifica que é facilmente ultrapassado por um equipamento de características (hardware!) inferiores, como um iPhone 2G?

      O Windows CE era fantástico no meu HP Jornada e o Windows Mobile no meu Qtek S100, mas estagnou por ali. No Omnia é lento, o SO não é NADA pensado para touch com dedos (usabilidade), entre várias coisas.

      Espero que o 7 seja um remake total, senão vão continuar para trás.

      • pois é que a microsoft tem corrido para trás e dado um ou dois passos para a frente… alguém precisa de lhes mostrat o caminho certo … ou não… (nesse caso eles vâo à falência)

      • Nesse aspecto concordo plenamente, o WM é tudo menos finger friendly hek! :-/

      • Bem, permite-me que discorde completamente contigo e com muitos que comentaram este artigo.

        Antes de mais, tenho a dizer que tenho um Omnia e conheço mais umas quantas pessoas que o tem e partilham por completo a minha opinião, o Omnia é fantástico!

        Disseste que era lento? Discordo! Só se o meu e dos que conheço for uma edição muito limitada. De longe a longe demora mais um bocado mas afirmar que é lento leva-me a uma total discórdia.
        Achas que o IPhone 2G é melhor que o Omnia? Discordo! Não percebo porquê que um telemóvel fraco, que tem umas manhosices a fazer animações, leva as pessoas a amar o IPhone, é um telemóvel como outro qualquer mas por se da Apple e ser bonito já é mais que os outros, desculpa mas não posso concordar com isso! O Omnia tem um conjunto de funcionalidades bastante interessantes e com muito potencial e fazem dele um grande telemóvel.

        Outra coisa que tenho mesmo que discordar, dizes que o SO não é pensado para utilizar com os dedos? Desculpa mas só o deves ter utilizado durante aí uns 30 segundos porque eu uso o meu perfeitamente, aliás nem sequer uso a caneta! Consigo fazer tudo na perfeição sem me aborrecer, digo isto, não para ser do contra mas estou realmente satisfeito com o meu Omnia!

        Posso também realçar alguns dos defeitos dele, não é um telemóvel perfeito como é óbvio. Há uma coisa que me deixa insatisfeito, que é o facto de as vezes estar nas aulas (com o telemóvel em silencio e bloqueado) e como o tenho no bolso, sem querer, ao mexer-me, carrego nas teclas do lado que tornam o som activo e no caso de ele tocar já sei que vou ser alvo de chacota por parte da turma e criticado pelo docente.

        Outro aspecto negativo, mas que tem desculpa, é o GPS, demora muito tempo a obter sinal, eu sei que é um telemóvel COM GPS e não um GPS COM telemóvel, mas mesmo assim não gosto.

        Desculpa ter discordado da tua opinião mas dei apenas a minha.
        Cumprimentos

        • Não digo que não existam mais programas para o WM, porque isso até é discutível.

          Utilizo o meu Omnia diariamente e praticamente o dia inteiro e se bem que obviamente o consigo utilizar (senão já o tinha devolvido), cerca de 2 vezes por semana tenho de reiniciar o Windows porque fica muito lento e a shell começa a crashar sem razão aparente.

          Tu estás a confundir o WM com o software que a Samsung colocou no Omnia, como o Menu Principal (que refiro e elogio no artigo), pois anda só com os dedos pelo menu iniciar, definições, etc. e vais ver como a coisa não é assim tão fácil.

          • boas tiras a room da tmn e instalas a PT/ES só aqui ganhas muita memoria.

            Eu também tenho um omnia faz 4 meses e funciona 5* se o queres ver a voar mete uma room de singapura e vais ver o teu phone a voar.

    • Eu tenho um Htc touch 3g, e sim, o windows mobile é completamente obsoleto… Grande capacidade do hardware é deitada fora porque aquilo simplesmente não andou para a frente, a htc é que lá meteu o seu software em cima para disfarçar e vai-se aguentando… tirando quando aquela porcaria dá erro e tenho de fazer hard reset (tão frequentemente que deixei de andar com ele no dia a dia para não ficar mal de um momento para o outro).

      Se tiver oportunidade de meter lá o Android um dia destes não penso duas vezes.

      • Muda a ROM ao PDA que isso passa-lhe. Se nao quiseres por uma ROM cozinhada experimenta actualiza-lo. Se te acontece tantas vezes é porque algo esta mal ai.

  3. Vou testar no meu Omnia i900 :)

    Tankx

  4. Podem dizer-me se é possível instalar o Android no Imate K-jam?
    Please! Estou farto do meu Windows Mobile 5 e não estou para gastar um dinheirão no upgrade para a versão 6.

  5. Eu se tivesse um smartphone com Windows Mobile também iria querer troca-lo pelo Android!

    • O android em aparelhos non-official esta a mesma coisa que o MacOSX para PC, ou seja, muito incompativel. Garanto-te que nao irias quer arriscar a ficar com um aparelho sem uso. No polaris (aka HTC touch cruise) o Android nao consegue:

      -usar o WiFi
      -poupar bateria
      -estabilidade aceitavel
      -usar o GPS

      E eles ja deram mais de 200 dollars para o projecto.

  6. Eu tenho um Samsung Omnia e actualizei-o para o Windows Mobile 6.5 (hack não oficial) e é mt bom. Mas também já sabia do andromnia, e também já o tenho no telemóvel.

    Testei-o e funciona, mas ainda muito mal.

    Lento, muito instável, e ainda não funciona a parte das chamadas. o que é bom é que não necessitamos de flashar a ROM sempre que queres testar Android, ele corre simplesmente de um cartão SD, então de vez em quando vou testando.

    A migração do Android para o Omnia está a ser feita por simples pessoas que sabem algo de linux. e estão a arranjar drivers e fake drivers para o Android reconhecer o Omnia.

  7. amigos é o seguinte:
    Agora fiquei curioso, eu tenho o NOKIA 5800 EXPRESSMUSIC e gostaria de expriemntar o ANDROID.
    Posso instalar esse SO no meu NOKIA, e como o faço.
    Nao percebo nada de telemoveis a nao ser receber e enviar chamadas e mensagens.

  8. Ah, esqueci-me.

    Já suporta wifi, mas tens de baixar pelo svn e compilar-lo.
    https://dotpt.com/svn/andromnia/trunk/andromnia_rootfs/

    Ou aproveitar os links que as pessoas que o vão compilar-lo deixam na net.

  9. Parabéns pelo artigo. É sem dúvida um projecto bastante interessante e certamente dentro em breve será possível correr o Android no Samsung Omnia a 100%.

    Aproveito também para dar a conhecer uma iniciativa, que pelo que sei é inédita, e que está a juntar a maior parte dos sites/blogs de Android de todos os cantos do mundo. Chama-se Android Network Awards e o objectivo é eleger as melhores aplicações para o Android dentro de várias categorias.

    Outra noticia está relacionada com a HTC que em comunicado oficial disse que em 2010 50% dos seus equipamentos irão ter o Android e segundo a Google são esperados até ao final deste ano cerca de 20 equipamentos com Android.

    Quero com isso dizer que o Android, embora seja recente, está a dar muito que falar e cada vez mais juntam-se novos membros à Open Handset Alliance (http://www.openhandsetalliance.com/oha_members.html).

    Os fabricantes estão a apostar em força no Android, como podemos ver pelo caso da HTC, em deteriomento de outros Sistemas Operativos, como o Windows Mobile. Em termos de interface, existem já duas interfaces que estão a dar que falar, são elas a Sense UI da HTC (http://www.youtube.com/view_play_list?p=733BF2A512E1BEB4) e a Rachael UI (http://www.youtube.com/watch?v=rcVdcStE9po) da Sony Ericsson, não ficando nenhuma delas atrás da interface do iPhone ou do Palm OS.

    Apresentei apenas alguns factos para vos dar a conhecer um pouco mais o que se passa em termos do Android, não querendo entrar em “guerras” sobre qual é o melhor.

  10. @ A muitos comentadores acima

    Uso tanto Windows Mobile como Symbian e digo que:

    -O Windows Mobile é mais estavel
    -O Symbian tem uma interface muito melhor.
    -O Symbian tem o problema dos firmwares (ou seja, a primeira versao tem sempre erros)
    -O WM 6.5 vai reabrir esta guerra de novo. Vao ao XDA, escolham o vosso aparelho e metam o 6.5 (leiam os comentarios, pois existe versoes estaveis e instaveis).

    Concluindo:

    Symbian:
    -Multimedia, é mais agradevel e com melhor suporte.
    -Muitas aplicacoes, mais que o WM.

    Windows Mobile:

    -Navegacao, tanto GPS como Web, ganha claramente neste ponto ao symbian
    -Mais personalizavel, porem para noobs o melhor é o symbian neste aspecto.

    Gosto das duas plataformas e detesto-as ao mesmo tempo. O symbian tem como pior defeido de ser o SO mais instavel que existe. O WM de ter ficado com um interface de origem que ninguem lhe lembra tal nem ao diabo. O que val é que existe a HTC e a sua Manilla :D

  11. Tanta relutância nas conversas andam sempre no mesmo, querem á força que o symbiam seja o maior? É bom mas não é o maior,depende do que se pretende. Actualmente e não sendo symbian, pelo mesmo dinheiro compra-se um telemóvel samsung s8000 jet superior ao nokia 5800 xpressmusic e por menos valor monetário bate-se com o nokia N97, HTC MAGIC e IPHONE. Claro que isto é opnião minha pelos testes feitos.

    • Mas para que quero o Samsung OS? É quase um sistema operativo grafico nada mais. Tem um hardware que inveja muitos telemoveis mas depois peca no fundamental que é ter algo que aproveite essa potencia.

      • Para tua informação a samsung esta a criar um site para interagir com o software deles com tudo o temos direito desde a jogos a programas.Houve uma mudança na empresa e como sabes é o segundo maior fabricante de telemóveis do mundo e está sempre a lançar equipamentos superiores e mais avançados, primeiro que a Nokia.

        • Pois, mas eu adquiri um samsung jet e não encontro nenhumas aplicações para ele, vale pelo smartphone que é, mas se quero instalar alguma coisa nele…é para esquecer…até faz saudades do symbiam…

  12. Nao há informaçoes sobre o lançamento do Windows Mobile Seven?

    LOL

  13. Já vinha era o tempo de o utilizador poder substituir e instalar outros sistemas operativos.. isso sim é que era :D

    Na minha opinião e pelo que tenho visto não consigo definir um sistema melhor que outro. No geral são todos bons, e todos têm enormes falhas!

    Para um telemovel a unica coisa que quero, é um sistema rápido, estavel e simples… Pouco me interessa ter muitas funções se estas não tiverem um dos 3 pontos principais que referi.

  14. Amigos, eu utilizei já todos os SO para telemóveis e PDA que aí andam e as últimas versoes do WM6.1, WM6.5, S60 v5 (ultimos firmware) estao todos muito bons. Se comprarem um TMN Bluebelt (que também já tive) iram deparar-se com WM6.1 bastante rápido e estável. A questao é que muitas vezes o ppl com PDAs WinMo nao os actualizam! A nível de SO muito mudou mas no fundo no fundo penso que se poderia esquematizar assim:
    - iPhone OS 3.0 (O melhor)
    - S60 v5 (Bastante bom mas tem que progredir no UI)
    - Android / WM 6.1 ou 6.5 personalizado pela marca
    - WM 6.1 ou 6.5 100% Microsoft
    Sem dúvida que os globalmente actualizados e eficazes sao os SO da Apple e o S60 v5 do 5800XM/N97/Samsung i8910. O resto é conversa.

  15. E para o Samsung F-480L, alguem conhece algum projeto?

  16. Na minha experiência, o Win 6.1 também bate o Symbiam em estabilidade, mas lá está, não o uso para jogar e mantenho-o afinado.
    Quanto ao Android, pode ser muito lindo e rápido, mas ainda está a aprender a gatinhar.. Pode até correr depressa quando o compram, mas experimentem instalar-lhe mais 20 programitas em cima e logo se vê para onde foi a rapidez. Quem diz 20 diz 200 ou a mesma quantidade a que estão habituados no Symbiam, WM ou outros.
    Uma boa noticia para quem anseia testar o Android: Amanhã e só amanhã, o HTC Magic ja aqui apresentado ao ppl leitor do ppl, na TMN…por metade do preço! Parece que os saldos afinal vieram mais cedo!

    • PS: só uma sugestao: algo “traz” de novo (e nao trás). “Há” algum tempo (e nao “á algum tempo”). “Referiste” (e nao “referis-te”) :P

      • (nao era para ti Carlos, sorry ter ficado aqui).
        Quanto ao preço penso que o preço de hoje (sexta 31… ou se quiserem sexta 13 -31 ao contrário-) é o correcto para o dispositivo e nao o preço original:
        - camara 3.2MP, ecra 320×480, Android GRATUITO, CPU 528MHz barato.
        Sem dúvida que o preço original é MUITO alto para o aparelho em si…

  17. Onde “Symbiam”=Symbian. Perdão. Eu uso o S200 e não me queixo.
    Para quem diz que o Nokia N9* é o super sumo, até acredito, não argumento porque nunca usei nenhum. O último foi um N7* e no more.
    Vá lá, a malta quer é curtir e destressar um pouco dos bits :)

  18. Eu comprei um telemovel de 40 euros da vodafone… nos ultimos 3 meses carreguei com 5 euros e pedi um exta de 2.5€. Prefiro ter comida no prato do que um SO no telemovel…

    Dá-me a sensação que a crise é só pra mim… LOL

  19. Fiquei chocado quando li o 3º paragrafo, serio acho um completo exagero da realidade.

    Eu sou utilizador de dispositivo com symbian a muito tempo, anos a fio, e digo, por muito bons que estejam não abtem no WM, serio…

    Tenho o N80 ja antigo, e adorei o telemovel, mas era lento e tal, tinha tambem poucos recursos para o uso abusado que lhe dava, entretanto comprei o HTC Diamond, com WM6.1, não comprei uma unica aplicação, actualizo-o frequentemente, sou utilizador do forum XDA, tenho sempre tudo a bombar 5*, tenho-o neste momento com WM6.5 com uma fluidez que não tinha no 6.1, sinceramente adoro este telemóvel, e digo tenho a minha irmã com um nokia 5800, e bahh, é rápido, se não fosse também não tinha evoluído nada nestes anos, mas não é acessível, é totalmente impossível ser eficiente naquilo, e digo, o SO e impecável, eu sou fan incondicional da Nokia pois acho os seus produtos de qualidade mas o symbian nada é melhor que o WM.

    Quanto ao android, a única coisa que testei foi com os mesmos problemas que actualmente também se dão no Omnia, incompatibilidades, não posso expressar a minha opinião mas não acho assim TÃO bom.

    O do iPhone é rapido, mas se não o fosse, quando foi criado apenas para um dispositivo, e não estivesse optimizado, era algo a rever não? Que mais faz que outro SO para dispositivos móvel? Eu no WM6.5 usando a interface original dele, que acho muito bem conseguida, tenho tudo à mão.

    A culpa dos dispositivos WM, talvez com android vamos também ver disso, serem lentos, é muitas das vezes culpa dos fabricantes que não optimizam o sistema.

    Sou actualmente um feliz utilizador do WM, e as aplicações que tu referis-te, no 6.1, o meu HTC veio com uma exelente interface, assim como o file explorer, não tendo que instalar uma unica aplicação que tu disses-te e digo tu deves ter dado tanto pelo teu como eu pelo meu, eu devo ainda ter dado menos dado que me saiu por menos de 50€, e repito sou um feliz usário, tenho tudo que preciso, navego inclusivo na Internet e visualizo sites em flash e tudo usando apenas o Opera Mobile… tendo o skyfire na mira quando lancem uma versão “full VGA” que mais posso pedir?

  20. Nunca me passou pela cabeça comparar WM com symbian. Tenho um Touch pro à um ano e mudei porque queria algo completamente personalizável. Admito que não conheço o novo sistema symbian, por isso o meu comentário passaria a ser mais um comentário WM fan até porque estou altamente impressionado.

    Apenas acho que o usuário que colocou esta noticia foi infeliz. A forma como esta exposta, é criadora de confusões que são impossíveis de ter fim, porque felizmente somos todos diferentes e felizmente que temos ofertas de produtos diferentes também.
    Na minha opinião, o WM acaba por ser o SO mais completo muito por culpa dos programas que existem para ele e pelo facto de os melhores terminais (para mim) serem fabricados para Windows Mobile.

    Cumprimentos

  21. O WinMo é um SO muito completo e se calhar o que mais deixa mexer nas “entranhas” mas acaba por ser também um SO virado para “maozinhas” e pouco amigável, isto claro sem a mao da HTC, Samsung, XDA-Developers.
    Ainda assim é um SO pesado e pouco optimizado para o hardware: 99% de tudo nao se dá bem com ecras horizontais (320×240 e nao 240×320) e tirando os programas incluidos pela marca o resto nao usa aceleraçao 2D ou 3D devida. Outro grande problema é a falta de aplicaçoes decentes lúdicas e jogos e qualidade dos gráficos do UI.
    Que o WinMo tem montes de aplicaçoes á base de Office, Calculadoras e gestores de calendário isso tem (= trabalho) mas fora isso…muito pouco de qualidade. Algo que o iPhone OS tem de sobra…

  22. O windows mobile é o melhor sistema operativo para telemovel. Com mais nenhum sistema operativo me fazia passar pela cabeça que seria possivel colocar outro sistemo operativo. O que eu quero dizer é que se tivesses um telemovel com o sistema operativo android nunca te passaria pela cabeça que seria possivel ou nao instalares o windows mobile. Pensa nisto…

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.