Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Google actualiza 4 das suas aplicações no Android

Nos últimos dias a Google publicou novas versões de quatro das suas aplicações onde as aplicações Maps e Gmail estão incluídas.

A Google Inc. tem um reportório interessante de aplicações para Android. Na verdade, algumas delas foram actualizadas já há bastante tempo e mereciam uma revisão. No entanto, é sempre bom receber notificações de actualizações disponíveis e, desta vez, quatro ao mesmo tempo.

Espera-se que, de alguma forma, a frequência de inclusão de melhorias e novas funcionalidades seja cada vez maior nas aplicações da “dona” deste SO móvel. Conheça as actualizações…

As aplicações que sofreram actualização foram Google Maps, Gmail, Google Authenticator e YouTube Remote. As duas primeiras são “o prato do dia no Android”, com vários milhões de utilizadores, já as outras são menos utilizadas mas ainda assim têm um papel importante.

 


 

Google Maps

Foi há poucas semanas que a Google incluiu a funcionalidade de descarregar mapas para utilizar em modo offline, desligado da rede.

Poucos dias depois foi apresentada a disponibilização de informação de trânsito, em tempo real, para 13 países Europeus ficando, para já, Portugal de fora. Os países congratulados foram Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Israel, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Eslováquia , Espanha e Suiça e a informação é actualizada a cada 5~10 minutos, não necessitando de fazer actualização à aplicação.

A actualização mais recente, disponibilizada no dia 27 de Julho, foi para a versão 5.8 e inclui as funcionalidades seguintes:

  • Personalizar as páginas do Google Pages (informação de pontos no mapa) podendo enviar e associar fotos a um determinado local;
  • É agora mais fácil consultar e gerir os locais marcados com estrela e visitados recentemente, no separador Os meus locais;
  • Possibilidade de ver termos descritivos para os locais devolvidos por uma pesquisa e nas páginas do Google Places;
  • Adicionar um novo local ao Google Places ao escolher um ponto no mapa.

Foi também adicionada ao Labs a opção Texto maior (óptimo para melhorar a utilização durante uma navegação) e a opção Transferir área no mapa foi renomeada para Área do mapa pré-armazenada em cache.

Mais informação no Google Mobile blog.

Ver o Google Maps no Market

 


 

Gmail

Leio em vários locais que a aplicação Gmail não é adequada, na forma como funciona, entre outras críticas que lhe tiram valor. Pessoalmente, como utilizador da plataforma web-based do Gmail, esta aplicação Gmail no Android funciona na “mesma linha” e com as mesmas opções. Pessoalmente adoro-a (não dispenso melhorias) e não a troco por outra… entre as melhores do Market que já testei.

Desta vez foi actualizada para a versão 2.3.5 que inclui novas funcionalidades que ajudam na organização e eficiência com que o email é consultado. É agora suportado, convenientemente, a Caixa de entrada prioritária permitindo “etiquetar” cada tipo de email com a prioridade que merece (se for diferente daquela que o Gmail pré-definiu). Foi acrescentada a possibilidade de sincronizar apenas dessa caixa de entrada prioritária, poupando assim tráfego de dados aquando da sincronização.

É agora possível, nas preferências de notificação, escolher a opção Notificar uma vez para novos e-mails, não para cada mensagem nova, muito útil para quem tem um email “muito concorrido”, e foi adicionada a opção Mostrar sempre logo após premir Mostrar imagens num qualquer email, podendo assim memorizar e mostrar sempre as imagens dos remetentes pretendidos, e foi melhorado o desempenho da aplicação em geral.

Ver o Gmail no Market

 


 

Google Authenticator

Esta aplicação nunca foi apresentada aqui no Pplware mas pode ter bastante valor para quem gosta de andar mais seguro. O Google Authenticator permite activar dois passos na verificação da conta, gerando códigos de verificação, ficando assim mais protegido para acessos não autorizados. O acesso à Conta Google fica assim com uma camada extra de segurança onde o login é feito com um código gerado por esta aplicação juntamente com a palavra-passe da conta.

Desta vez foram feitas duas actualizações:

  • Foi removida a permissão “Gerir a lista de contas”, deixando assim os utilizadores “mais descansados”;
  • Melhoria nas traduções que não o Inglês.

De facto estas actualizações não merecem o destaque que está a ser dado mas, já que esta aplicação foi actualizada muito recentemente, aproveitei para a dar a conhecer.

Ver o Google Authenticator no Market

 


 

YouTube Remote

Esta aplicação já foi referida aqui no Pplware. Trata-se de um controlo remoto com elevadas capacidades, direccionado ao YouTube Leanback.

Há já várias TVs no mercado que permitem navegar e visualizar vídeos no YouTube de forma rápida e fácil, numa plataforma adequada à utilização na sala de estar. Para quem ainda não fez esse investimento, pode ser bastante útil ligar o computador portátil à TV da sala, abrir o YouTube Leanback e passar bons momentos usando apenas o YouTube Remote no Android como controlo para a reprodução.

A actualização no passado dia 27 de Julho contempla:

  • Possibilidade de conhecer mais detalhes do que se está a visualizar, podendo agora aceder aos conteúdos relacionados com recurso à funcionalidade Tópicos;
  • É agora possível convidar amigos e ambos assistirem aos mesmos vídeos, no mesmo momento, com a visualização totalmente controlada pelo Android de quem convida, recorrendo à opção Modo de Festa.

A novidade do Modo de Festa parece-me bastante adequada a usar, por exemplo, durante as férias para partilhar bons momentos em sintonia.

Ver o YouTube Remote no Market

 


 

A novidades nas actualizações da aplicações Google ficam por aqui. Sempre que se justificar, tornará a ser publicado um artigo nestes moldes.



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


27 Comentários

  1. Porreiro mas e suporte para iOS…

  2. Obrigado Hugo

    A Google não pára…

    já agora que se fala também do Google Maps, existem muitas ruas com o nome e claro localização erradas.

    Existe alguma maneira de corrigir ou reportar essas ruas para corrigir?

  3. Devem dar posteriormente suporte para IOS presumo .

    Cumps

  4. IOS obviamente será mais tarde o suporte…

  5. Por muito que eu adore o meu HTC Magic comprado aqui à uns aninhos ele já começa a sucumbir a este tipo de actualizações da google.
    O ultimo update do market foi de mais para ele, está mesmo muito pesado, e a navegação começa a tornar-se pesada demais. Lá vou eu ao downgrade e começar a juntar uns trocos para um galaxy s 2

    • A tecnologia é assim… O meu 486 DX2 @ 66MHz também era de topo há 18 anos :D
      Já agora, o novo Market safa-se bem no TMN a1, não noto sequer necessidade de downgrade para a versão anterior.

      • Pois, mas também certamente que seria possível ter feito o market uma aplicação mais leve, e não uma que usa recursos até dizer chega.

        Ok que a tecnologia evolui, mas também nem 8 nem 80, basta ver o caso do Galaxy S que no ano passado saiu e era máquina de topo, agora já quase que precisa de um upgrade (isto falando muito por alto obviamente, continua a ser uma boa máquina para já).

  6. Como se chega à opção que mostram para o gmail?

  7. Parabéns equipa do Pplware!!!

    As vossas informações são preciosas.

  8. -> Já todos receberam a actualização do market oficialmente?

    No meu A1 CM6 continua na mesma (e talvez ainda bem, quer a apk do PPlware quer a da Engadget force-closeavam)

  9. Para mim a actualização do Gmail foi a melhor. Já há bastante tempo que esperava as notificações para as labels, algo que até agora só conseguia com um programa pago.

    • Já eu não gostei muito. Principalmente devido ao facto de as notificações estarem bastante piores. Agora aparece um envelope para cada conta, qual é a necessidade disso? São 2 ícones iguais. E agora se marcar uma mensagem como não lida ele volta a mostrar a notificação que tenho correio. Algo que antes não acontecia.

      • Hmm, talvez isso seja mesmo devido a usares mais que uma conta. No meu caso tenho a minha conta Gmail a gerir 8 outras contas. Assim lido apenas com uma conta e, mesmo assim, é possível escolher o email que pretendo usar ao mandar emails, quer no browser quer no Android, e sem aparecer algo como “Enviado por X em nome de Y”, portanto é mesmo como se usasse verdadeiramente cada uma das contas.

        • Eu conheço bem esse sistema. Mas preciso mesmo de 2 contas. Cada uma delas geres outras contas. A questão do “Enviado por X em nome de Y” bem que me fartei de esperar até a google implementar isso. :D

  10. Não conhecia o Authenticator. Obrigado pplware.

    Agora já me vou sentir mais à vontade para “logar” na minha conta em outros PC’s. A google sempre a inovar. A concorrência está a milhas.

  11. Penso que não vão demorar a implementar a função de trânsito em Portugal. Ontem estava a caminho do Porto a usar o Navigation e verifiquei umas cores quando fazia zoom no mapa, cores essas que não tinha percebido o que era. Depois de ver a imagem inicial que colocaram, agora percebo que eram as informações de trânsito. Penso que ainda não devem estar a funcionar em pleno, mas como já disse, não deve demorar.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.