PplWare Mobile

Baterias de nova geração exigem melhores carregadores

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Gooden says:

    Alguém sabe o “tombo” a nível de conta de electricidade que se leva com este tipo de automóveis?

    • Vítor M. says:

      Boa pergunta, estou curioso também em saber quanto gastará alguém que tenha apenas um veículo eléctrico… ao final do mês na conta de energia.

      • carlota says:

        Considerando o Nissan Leaf, que tem uma versão com um pack de baterias de 24KW/h para uma autonomia de +-180 km, pode-se fazer a seguintes contas:
        Carga completa da bateria custa: 24KW*0.16 €/KW=€3,84.
        Custo por Km: 3,84€/180km=0,021€/km.

        No meu carro a gasóleo faço uma média de 5.5 l/100km que me dá uma média de +- 0,06€/km.

        Resumindo: com o meu carro a diesel tenho uma despesa 3 vezes superior por km em relação ao nissan leaf.

        O problema é o custo das baterias. Mas por outro lado as manutenções de óleos e filtros são mínimos.
        Ao fazer um investimento neste tipo de veículos deve-se ter em conta os km/anuais que se prevê fazer, porque comprar um carro destes para fazer “meia dúzia” de km ano, não deve compensar.

        • sm says:

          E se for “atestado” em período de vazio (durante a noite+madrugada) ?

          No meu caso, que sou proprietário de um Nissan, fazemos muitos KMs por dia, tínhamos uma despesa de gasóleo de cerca de 300 Euros por mês.

          Depois de aquirirmos o LEAF, em 2011, passamos a gastar cerca de 30 Euros por mês.

          Claro, com carregamentos noturnos, para sair de casa sempre “atestado” para o dia.

          Em termos de aumento de electricidade, como dito acima, passamos a gastar mais 30 Euros por mês.

          O carro já tem quase 112 mil Kms e não precisa de bateria nova, por enquanto.

        • Darkvoid says:

          0.16 €/KW…

          Atenção cada KW custa 0.16€ + 23% de IVA nos tarifários simples praticados pela maioria dos operadores.

        • Norman Bates says:

          A cena é que não gastas 24KWh para carregar o carro, tem uma ineficiência do carregador, e das baterias.

    • Miguel says:

      tudo dependo como jà referiram abaixo se as despesas da electricidade nao aumentarem para mais de 70€-90€ por mês é um bom investimento e para além disso na tua consciencia sabes que não estàs a poluir!

    • Miguel Afonso says:

      Se for um Tesla e eles metessem as charging stations em PT….custava-te zero 😛

    • JJ says:

      Acho que compensara, quem tiver painéis solares em casa para carrega o carro.

      Outro factor que ajuda nas contas é o custo de manutenção baixo.

    • pires says:

      com os preços da gazolina não me surpreende que seja mais barato

  2. Rui Pereira says:

    O tombo na conta de electricidade provavelmente é compensada com o que se ganha em poupança de combustiveis fosseis

  3. Fersil says:

    Se a conta da electricidade não aumentar mais de 70 ou 100 euros mensais, pode ser um bom investimento a longo prazo. Acho é que o preço de aquisição da tecnologia nova, continua a ser muito caro.

  4. Marco says:

    Pelo que ouço dizer, o custo da electricidade compensa e muito comparativamente à gasolina/diesel/gas. Pode não compensar é o custo do veículo, que são tremendamente caros comparativamente a um veículo tradicional.

  5. Volt says:

    Eu gasto menos de dois euros a cada cem quilómetros com o carro (Nissan Leaf). Há quem gaste menos, mas o meu percurso diário é em autoestrada. Se quiserem mais informações, aconselho que procurem nos fóruns da especialidade. Há o novaenergia.net e o nissanleafpt.com com muita informação.

  6. Antonio says:

    O custo de uma carga total é mínimo.
    Por ex: O BMW i3 tem uma disponibilidade total de 18.8 kw e tendo em conta que o preço do kw/h ronda os 14/16 centimos estamos a falar de 2 € para cada 150km .

  7. Pedro Pereira says:

    Tendo em conta o investimento inicial do carro mais o custo possivel de electricidade n me parece um investimento ideal..

  8. Freitas says:

    Não se metam nisso, aguardem mas é mais uns anitos para que a tecnologia evolua mais um pouco.
    Alem disso penso que o caminho das viaturas elétricas não passa por baterias mas sim por células de hidrogénio.
    Na empresa onde trabalho adquirimos 4 viaturas Renault do modelo kangoo ze e uma Renault do modelo Zoe e a coisa não está a correr muito bem.
    As Kanggo são viaturas de trabalho e quando se carrega peso nas viaturas lá se vai a autonomia anunciada.

  9. Estás lá says:

    Podiam era fazer os popós eléctricos um pouco mais bonitos e como maior autonomia tipo os Tesla…

  10. Antoniononi says:

    Estamos todos longe da verdade!
    Nós dias de hoje já é possível ser produtor de energia até 1500w. Podemos ter painéis solares que carregam o nosso carro de ‘borla’. Para empresas lembro que na aquisição de um EV podemos deduzir todo o iva e o valor do carro entra 100% na coleta. Existem vários incentivos fiscais disponíveis. O mundo da Mobilidade automóvel está a mudar e a electricidade é o futuro graças a um dos maiores visionários, empreendedores e até génio Eleon Musk.

  11. me and me says:

    o problema é que neste pais a electricidade é mais cara por KW do que os combustiveis fosseis…

    se um carro desses gastar 1000W a carregar uma bateria… convem mesmo ser em 30 min pq se for 8h até doi

  12. Marco Silva says:

    Aos custos descritos também é preciso somar o valor do aluguer das baterias…

    • Paulo says:

      Só no caso dos Renault e do Leaf se optarem por essa modalidade.
      Há mais opções, sem aluguer de bateria. (Ion, Golf, Leaf, Smart, I3, etc)

    • pena33 says:

      A grande maioria dos carros a venda em Portugal não tem aluger de baterias. Como é obvio os carros com aluger de baterias, o custo de aquisição é menor do que um com baterias.

  13. João Barão says:

    Não se esqueçam que os carros eléticos não precisam mudar óleo e filtro do motor. Façam bem as contas, custo do carro e manutenção ao longo dos anos. Qualquer mudança de óleo custa na Audi… 300€ !? Por aí!?

  14. Filipe Joel says:

    O meu Pai tem um Tesla Model S P85, já com 1 ano, já tem 45.000 kms…e não quer outra coisa. O Preço por 100km na electricidade ronda 1eur e pouco, além que o carro não paga selo, nao paga imposto automovel, não tem revisões, não tem manutenções, nada… com um autonomia brutal, em que já chegou a fazer 500km’s (mais devagarinho..claro) com uma carga, e no dia a dia em andamento normal faz sempre 350 a 400km.

    • Alex says:

      Então não precisa de ir à inspeção todos os anos? (ao fim dos primeiros 5anos).

    • as13 says:

      Pode saber-se quanto custou o tesla?

      E como se compra em Portugal.

      • Cesar says:

        Penso que tenhas um dealer da Tesla na rotunda do edifício da SportTv no Parque das nações.

      • David Guerreiro says:

        Certamente não é em Portugal, pois qualquer viatura tem pagar imposto de circulação. A Tesla não vende em Portugal, o local mais próximo onde são vendidos é França.
        O mercado português não serve para a Tesla, é uma mentalidade muito tacanha. Quem tem dinheiro prefere estoirar 100k num Mercedes do que num Tesla Model S.

        • Cesar says:

          A Tesla não vende mas existe uma empresa que vende a Tesla em Portugal, a Zeev.
          Mas tens razão, a mentalidade do português é gastar os 100k num mercedes porque assim se os amigos perguntarem que carro conduz já se pode gabar que tem um Merc, enquanto se tiver um Tesla ficam a olhar para ele de lado..
          😀

        • Filipe says:

          Caro David, é vendido sim senhor, vê aqui http://www.zeev.pt/.
          A versão com bateria de 85kw esteve em exposição no Amoreiras.. Um espectáculo de carro.

          • Filipe Joel says:

            O Tesla que esteve em exposição no Amoreiras foi o 1º Tesla em Portugal…e era mesmo esse que é o do meu Pai. Foi emprestado à Zeev para fazer a apresentação do carro. E não…a Tesla não tem representantes nem dealers no mundo inteiro e portugal nao é exceção. A Tesla vende apenas DIRECTAMENTE. A Zeev apenas vai tratar do processo todo para ficar uma coisa simples e transparente ao comprador.

            E os carros Eletricos…não pagam Imposto de Circulação…

        • Antonio Ferreira says:

          A ZEEV não é dialer ou revendedora TESLA. Pode ser um facilitador na compra em que cobra um valor para ajudar o cliente a adquirir um TESLA directamente ao fabricante. Tesla Motors não tem concessionários em parte nenhuma no mundo!!!! Eles vendem directo ao cliente. Se quiserem comprar um tesla basta ir a http://www.tesla.com e fazer a encomenda e contactar um assistente.

    • pixar says:

      Calma lá!
      “não tem revisões, não tem manutenções, nada…”
      isso não é bem assim! Não tem mudanças de óleo, nem filtros de ar ou óleo. Mas tem pastilhas de travões, amortecedores, etc. Escusado será dizer que quando encostar às boxes com problemas eléctricos até vai doer.
      Mas concordo, pelo menos numa fase inicial, tem menos manutenção e mais barata.

      • sm says:

        Caro Sr, de soubesse melhor sobre o assunto, reconhecia que até na matéria de pastilhas de travão, a despesa é bastante melhor porque o veículo trava maioritariamente em modo electromagnético (gera energia e coloca na bateria).

        As pastilhas são mais usadas nas travagens bruscas e de emergência.

        Cumprimentos.
        sm

      • João Fonseca says:

        Infelizmente hoje em dia TODOS os carros estão cheios de electrónica. Um carro eléctrico, só por ser “eléctrico” não tem uma electrónica mais complexa que um carro tradicional.

    • João M. Fernandes says:

      Regozijo! Se algum dia tiver 100k para gastar num carro vou claramente optar por um Tesla…a tecnologia está a evoluir e a Tesla tem um posicionamento impressionante! Go Green! 🙂

  15. Ze tuga says:

    Ninguém está a fazer as contas corretas na atualidade só pelo simples motivo de que a eletricidade é na maioria produzida via central termo-eletrica; logo não é grátis e polui na mesma; se a produção de eletricidade for com combustivel amigável e dentro da própria viatura, aí torna-se menos poluente; tem o senão da bateria que na sua grande parte e no fim de vida não é reciclável; no entanto o conjunto de várias tecnologias diminui todas estas desvantagens

    • Paulo says:

      A electricidade provém de diferentes fontes, ao longo do dia. No meu caso, a fatura da EDP diz que só gastei 37% proveniente de combustíveis fósseis. O que é um combustível “amigável”? Produzido dentro da viatura? Querem deixar de ser dependentes das petrolíferas para ficarem nas mãos das produtoras de hidrógeneo?
      As baterias de Lítio são recicláveis a 94%

    • pena33 says:

      Felizmente no ano passado a maioria da electricidade produzida em Portugal foi de fontes renováveis.

    • Nunes says:

      Há várias fontes de energia renovável ligadas à rede eléctrica nacional, com um grande peso na produção. Em segundo lugar, excluindo as centrais a carvão, as centrais termoeléctricas são normalmente mais eficientes que o motor do carro.
      Por isso no total as emissões serão menores!

    • fneves says:

      Em Portugal cerca de 65% da energia ja é amiga do ambiente 🙂

    • João Fonseca says:

      Um carro de combustão usa 100% combustível fóssil, é menos eficiente e polui o ar que respiramos.

      Além disso só uma minoria da electricidade é proveniente de combustíveis fósseis e não são queimados nas ruas da cidade…

  16. Zefra says:

    Pois já foi mencionado e que tal alguém provar que o consumo financeiro é mais vantajoso usando eletricidade contra diesel/gasolina? Se der mais ou menos a mesma coisa não passa de mais uma questão de moda.

  17. rmcrys says:

    Ao contrário de Portugal, a maioria dos outros países têm campos com painéis solares, incluindo privados e empresas, daí que uma boa parte da energia pode ser quase gratuita se for feita durante o dia.

  18. Paulo says:

    Se tentar colocar os números numa folha de cálculo, com consumos (incluindo parte dos carregamentos em tarifa reduzida), manutenção, seguro, impostos, amortizações, etc, rapidamente chega à conclusão de que o eletrico tem vantagem económica.
    Para os mais esquecidos, lembro o que acontecia antigamente com os Diesel: muito mais caros na aquisição, mas muito mais baratos na utilização, especialmente para quem faz muitos kilómetros.

  19. tiago says:

    Acho que existe por aqui muitas ideias muito diferentes umas das outras mas vou afixar certos pontos para pensarmos um pouco…

    1º Quando vemos alguém dizer que o petróleo poderá acabar em 2050 (coisa que não vai acabar mas para não “secar” o planeta tem que se pôr uma data fixa) e os grandes investidores não investem nestes carros… alguma coisa quer dizer…

    2º Carros a custarem um pequeno balúrdio… e ainda gastar da minha energia… desculpem mas não!

    3º Carros a demorarem horas a carregar quando hoje em dia vamos a uma bomba de gasolina e em 3 minutos tens o deposito cheio… já para não falar que a rede de carregamentos destes carros é bastante defeituosa e praticamente inexistente…

    Resumindo ainda têm muito que caminhar… talvez daqui a 25/30 anos acredito sim, que haja carros eléctricos mas em 5 minutos ter uma carga cheia para, á vontade, 900/1000kms e postos de carga tal como as típicas áreas de serviço…

    • Filipe says:

      Não concordo com o ponto 1 e 2, o lobby do petróleo é gigante (naturalmente não estou a falar da galp, mas a Chevron tem mãozinha nisto) as pressões coorporate tem impacto nas decisões das grandes produtoras automóveis. Como assim gastar da sua energia? A partir do momento que mete combustível no carro passa a ser sua energia… E está a gasta-la… A única diferença é a fonte. Quanto ao enchimento do depósito http://www.teslamotors.com/videos/battery-swap-event

      • tiago says:

        Primeiro que tudo… quem tem dinheiro para comprar um Tesla? E mesmo que tenha, certamente compra outro tipo de carro…

        E continuo a dizer… carros electricos são extremamente caros, por algum motivo os governos da União Europeia e EUA dão incentivos para a compra dos mesmos…

        E continuo a dizer… o lobby do petroleo é gigante sim, e os “grandes” investem nas marcas? nas baterias? no desenvolvimento das mesmas?

        Só um aparte… á coisa de duas semanas a Ferrari voltou a afirmar que apesar das marcas fazerem motores reduzidos por causa do CO2, a mesma disse que ia continuar a investir nos motores V10 e V12…agora diz-me porque não investem nos carros electricos como o LaFerrari?

        E mais… vejam o episodio 4 da temporada 22 do Top Gear em que o Clarkson afima que o Bmw i8, é um excelente lançamento, mas ainda tem muito que caminhar até chegar á perfeição!

        É de ficar a pensar um pouco… 😉

        • Antonio Ferreira says:

          ‘quem tem dinheiro para comprar um Tesla? E mesmo que tenha, certamente compra outro tipo de carro…’?????
          Peço desulpa sr TIAGO mas não sabes o que é um TESLA! Outro tipo de carro? Conhece em primeiro lugar o melhor carro construido até hoje! Custa a admitir a muitos mas os donos de um TESLA são missionários do seu carro e como eu me custa ver pessoas sem conhecerem o produto dizerem mal!
          Desde 2008 sigo Tesla Motors e é fantástico o que eles já fizeram! Ocupam um dos primeiros lugares das empresas mais inovadoras do mundo! (sim! não está lá uma GM, BMW, Mercedes, Bentley, Ferrari, Porche, etc).
          Quase 300 patentes do desenvolvimento tecnologico libertadas para impulsionar a concorrência! Garantia total de 8 anos á bateria! 2.8sec 0-100km! Indice mais elevado de segurança em todos os pontos! carregadores Tesla quase em todo mundo (Portugal este ano vai ter 5 pontos) que carregas o teu TESLA de borla! 400.000 pré reservas do modelo 3 que vai só ser lançado em 2018! Vai testar um TESLA ou conhece um dono de um e depois podes OPINAR!!!

    • João Fonseca says:

      A energia não é tua, é da EDP, tal como o combustível é da GALP/BP/etc. A diferença é que a energia da “EDP” sai-te mais barata que a das gasolineiras.

  20. Norman Bates says:

    Podiam falar das novas baterias desenvolvidas da Universidade de Stanford

  21. Ricardo says:

    Serão este tipo de carros eléctricos o futuro? Mesmo com tão pouca autonomia, tão elevado tempo de carga, custo de baterias enorme?
    Ou iremos brevemente virar-nos para viaturas a células de combustível de hidrogénio, como o Toyota Mirai?
    http://www.testrider.com.br/2015/01/23/toyota-vai-triplicar-producao-de-carro-a-hidrogenio/
    http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2015-02-26-Mirai-o-carro-da-Toyota-que-anda-a-hidrogenio
    Como leigo pergunto: terão estes últimos algum problema que impeça a sua tecnologia de vingar?

    • Filipe says:

      O hidrogénio também tem problemas, especialmente na produção e armazenamento (apesar de ter ouvido falar de novos avanços nesta área) mas tal como os puros eléctricos que ainda estão em evolução. No limite o hidrogénio será a opção das petrolíferas e de parte das construtoras mas quando soubemos aproveitar todo o potencial do sol e ter baterias mais eficientes nada parará os eléctricos. Será uma tecnologia disruptiva, daqui a 30 anos se calhar não fará sentido falar estações de carregamento ou postos de abastecimento… Podemos ter autoestradas que carregam os carros por indução sendo alimentadas por painéis solares, o resto carregamos em casa, no trabalho e nos parques de estacionamento de centros comerciais, estádios de futebol, etc…

    • João Fonseca says:

      Os eléctricos estão muito mais à frente que os de hidrogénio e é só uma questão de tempo até termos baterias com maior capacidade e que aceitem cargas mais rápidas.

      Acredito que em 10 ou 20 anos a escolha normal será comprar carros eléctricos.

  22. ACK says:

    Portugal tem uma empresa que se destaca no panorama *mundial* dos carregadores de veículos eléctricos e a notícia vem falar numa empresa francesa que representa 1% do mercado.

    Além disso, o paradigma do carregador não será alterado. As potências irão subir sim, para garantir que os tempos de carregamento se mantenham razoáveis – dado o aumento da capacidade da bateria. Mas isto será feito à custa da corrente e não da tensão, que se manterá nos 500V (máximo) para garantir a retro compatibilidade dos carregadores. Os conectores também não se irão alterar pelo mesmo motivo.
    Na prática, o que vai acontecer é que as estações de carga rápida actuais (50 kW) vão ser mais lentas que as instaladas nos próximos 5 anos. Só isso. Nunca mudar conceito e infraestrutura como a notícia faz querer parecer.

    Além disso, a título de curiosidade, a Efacec já tem um carregador de 150 kW para autocarros eléctricos. Não é preciso ir à net buscar uma empresa francesa (que repito, representa zero no mercado global de carregadores para veículos eléctricos) para apresentar uma novidade tecnológica.

  23. nuno says:

    Estão muitas pessoas peocupadas com a poluição que as baterias causam no seu fabrico, e que os VE( veículos elctricos) levam horas a carregar, quando em 3-5 min atesto o deposito, os VE teem pouca autonomia.Entao essas pessoas andam de carro 24 soubre 24 horas, 7 dias por semana, sem comer, sem dormir, sem tomar banho, sem trabalhar? Nao teem casa para dormir á noite?Se um carro electrico leva 6-8 horas a carregar por muito pouco que durmam não passam 8 horas em casa? Então o problema não são os carros electricos. São vocês que teem problemas em casa. É por isso que existem os hibridos plug-in com autonomia auficiente para circular em trajetos curtos e citadinos e MCI para tajectos maiores. Mas o abastecimento nunca são 3-5 min. Se tiver mais carros na fila e mais pessoas para pagar ,facilmente chega aos 20 min. E depois se for fumar um cigarro, beber um café, ir a casa de banho. passa sem problemas a 30-35 min. Quando houver postos de carregamento rapidos em que se consegue carregar 80% da bateria em 30-40 min esse motivo deixa de ser valido. Por isso esses 3-5 min é desculpa esfarrapada.
    As baterias vao perder a sua capacidade e susbtituir custa muito dinheiro. Os carros de MCI tambem avaria,os turbos avariam, as caixas velocidades também avariam. Sabem aqueles motores 1.6 a gasoleo do grupo PSA que equipam várias marcas e estão em milhares de carros pela Europa fora? Se calhar algums membros do pplware tem um carro com esse motor. São no mínimo €5,500 mais mao de obra, mais o resto das peças, mais iva. Telefonem para o concessionario da marca do vosso carro e perguntem. Vao ficar supreendidos.
    E alguns carros a gasoleo teem de mudar filtro de partículas obrigatoriamente…
    Mas esquecem se de uma coisa bem mais grave que isto. Alias o ser humano tem memória curta.
    Quanto polui extrair o crude?
    Quanto polui um superpetroleiro transportar o crude?
    Quanto poluir refinar esse crude?
    Quanto polui transportar o combustível para as bombas de gasolina para poderem abastecer em 3-4 min?(que na realidade pode chegar a 30min)
    E então os conflitos por causa do crude? Não é importante? Quantas pessoas morream por causa disso? Já se esqueceram das centenas de poços de petróleo no Kuwait que arderam durante meses.
    Isso não poluiu nada So fabricar baterias para os EV é que polui.
    E as catástrofes ambientais por causa dos super petroleiros que afundam.
    E então os oleos usados que são levados por camiao das oficinas para serem refinados outra vez. Esse oleo não é jogado para o esgoto.

    Ainda não li nenhuma notícia soubre um conflito por causa de paineis fotovoltaicos e inversores. Se já houve mostrem-me a fonte. Por causa dos combustiveis fosseis é a toda a hora.
    Tambem não esquecer que o MCI sao extremamente ineficiente em termos energeticos. Basta sentir o calor que produz que não se usa para nada. A não ser aquecer o ambiente nas cidades. E estar parado no trânsito com o motor a trabalhar em vazio? Não faz sentido nenhum. É simplesmente desperdiçar energia.
    Aceito que me digam que são caros e não serve para toda a gente. Se morar num sexto andar e não tiver garagem , ter um VE torna se mais complicado.
    Eu acredito que que compra VE não é só pela economia aos 100km. Não pagar ISV na compra do carro, não pagar IUC, não pagar estacionamento nos parques da Emel e ainda poder carregar de borla fora de casa, acho que é uma satisfação muito grande. Já chega de chulice do governo em selos e impostos na compra de um carro.
    Desculpem o desabafo , mas ver pessoas a queixarem-se de coisas sem importância e o que é realmente importante ninguém quer saber.
    Ambos teem as suas virtudes e os seus defeitos. So temos é de saber o que melhor nos serve

  24. Manuel Peñascoso says:

    Os carros eléctricos só serão solução sólida quando a produção de energia eléctrica substituir e superar a energia fóssil o que só será possível na melhor das hipóteses daqui a três a quatro dezenas de anos com reactores de fusão nuclear (ver projecto ITER), quando o rácio peso/capacidade das baterias baixar drasticamente, puderem ser carregadas em minutos e suportarem sucessivas cargas e descargas durante duas dezenas de anos ou mais com perda mínima da capacidade inicial.

  25. Manuel Peñascoso says:

    E quando as receitas das taxas e impostos aplicados às viaturas com motor de explosão começarem a descer os veículos eléctricos serão a nova fonte de receita!

    • Antonio Ferreira says:

      Podes perceber muito de ITER mas de baterias ainda tens de te informar melhor! Solução solida daqui a 30 ou 40 anos? Já testas-te um TESLA ? Com a nova bateria faz 600km com uma só carga .
      Bateria com garantia de 8 anos! (sim ! com alguma degradação mas se prevê um tempo de vida de 15anos com valores aceitaveis de usabilidade) e ao fim desses 8 anos podes colocar uma nova bateria de ultima geração por menos dinheiro do que aquele que poupas-te nesse tempo!.
      Em quatro anos saíram carros com baterias menores combinadas com ‘condensadores’ e com um poder brutal de aproveitamento da energia regenerativa, carregamentos em 8 minutos e autonomias de 900 a 1200km.
      A TESLA vai á frente da concorrência 4 anos! (devido á inercia dos principais fabricantes de carros)!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.