PplWare Mobile

Turbo vNAS TVS-871T, o primeiro NAS com Thunderbolt 2

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. RootMAXX says:

    Se realmente conseguir 20 GB/s, é um autêntico roubo em termos de custo/benefício (a beneficiar o consumidor).

  2. Miguel says:

    2500€ é um roubo, por metade conseguimos fazer um nas a nossa medida com o mesmo desempenho.

  3. Zé Montanelas says:

    Ainda n compreendi porque é que esse padrão 10GbE está a demorar tanto a entrar no mercado
    Praticamente nem existem routers domésticos com este padrão

    • RootMAXX says:

      Muito dificilmente…

      A Intel não vai meter isso tão cedo nos seus chipsets, e os fabricantes de motherboards/portáteis não querem saber, porque o mercado é de nicho…

      A Intel não mete, porque lhe interessa puxar pelo Thunderbolt, que a AMD não pode ter…

      • Jorge says:

        Talvez por isso a Intel têm dos melhores conjuntos de placas 10GbE seja em fibra ou cobre e remarcadas por HP, Dell e outros.

      • zemac says:

        Estás a misturar as coisas. De facto o Thunderbolt foi invenção conjunta da Intel e da Apple que reservou o exclusivo durante 2 anos. Mas já estão no mercado placas PCIe com implementação do Thunderbolt e diversas motherboards de alguns fabricantes implementam Thunderbolt
        O Thunderbolt é eficiente na comunicação entre periféricos locais (ecran, discos, etc) e é na prática uma extensão para o exterior do PC do bus PCIe nada tem a ver com protocolos de rede tipo GbE.

        • Ruben says:

          En isso não garante nada, não faz nada nos portáteis e AIO, e a esmagadora maioria dos PCs vendidos

        • JBM says:

          Isso não quer dizer que o Thunderbolt não pode ser usado como ligação de rede. Pelos menos os Macs suportam o uso do Thunderbolt para ligações em rede, imagino que no Windows isso também seja possível.

    • zemac says:

      10 GbE não se destina ao mercado doestico mas sim a interligação de servidores

  4. Alcagoita says:

    Muita gente pensa que as NAS são quase todas iguais, mas de facto podem existir diferenças evidentes.
    É muito importante a qualidade dos discos que se colocam. Há discos para uso doméstico e outros que suportam estarem praticamente sempre em uso.

    Já tivemos várias NAS: 3 LaCies (avariaram), Thecus (não é má mas 2 dos HDDs em Raid 5 só funcionavam quando lhe apetecia, talvez problema do controlador) e 2 QNAP (sem problemas até agora), e vejo nesta muita qualidade.

    Não quer dizer que uma solução barata não sirva para o comum dos mortais para guardar as fotos e vídeos da família, os filmes, mas o barato sai caro se quiserem elevar o nível.

  5. zemac says:

    É o primeiro com Thunderbolt 2 (da QNAP) … devendo esclarecer-se que há mais de 2 anos que no Tour-de-France se editam conteudos 4k em tempo real em unidades Thunderbolt 2 …
    Existem diversas motherboards com Thunderbolt 2 incorporado, que é reconhecido pelo Windows ou Unix, e este tipo de ligação não é NAS – é direct attached. Ou seja esta unidade é DAS (filesystem é criado pela máquina à qual está ligado) e NAS (tipicamente filesystem Linux, local, disponibilizando shares na rede.
    Já agora – para editar 4k em tempo real é preciso bem mais do que 20GB/s (ou 200Gbits/s) e o Raid nestas unidades é feito por software e com recurso a SSD’s para cache …

    • Ruben says:

      Nas ou DAS não se medem pelo tipo de ligação.

      A ligação thunderbolt é usada uma ligação de rede sobre thunderbolt, continuas a aceder por SMB, FTP, etc…

      • zemac says:

        O Ruben, se assim é (rede sobre thunderbolt, que tambem existe) onde está a vantagem do Thunderbolt 2 (20 Mbs) se na rede são só 10Mbs ??? e o impacto do protocolo Ethernet na taxas de transferência (colisões, retransmissões, etc) ???

        • JBM says:

          20mbs?
          O thunderbolt 2 dá 20 Gb/s em ambos os sentidos. Rede 10Mbs? A velocidade do Thunderbolt em rede depende da configuração do software de Bridge, por isso em teoria tem disponível os 20 Gb/s.
          A vantagem é que pode ter mais do que uma máquina a usar o NAS ao mesmo tempo.

    • RootMAXX says:

      LOL, falar sem saber…

      Isto utiliza TCP/IP sobre Thunderbolt. E permite vários utilizadores ao mesmo tempo, é rede.

    • JBM says:

      Thunderbolt 2 pode ser usado como interface para ligação em rede. Se leres a página do produto poderás verificar que o NAS suporta vários serviços de rede sobre o Thunderbolt, e permite ter 2 computadores a usar simultaneamente o NAS, via Thunderbolt.
      Quanto a editar 4k em tempo real tens aí uma profunda contradição. Primeiro dizes que no Tour-de-France se editam conteudos 4k em tempo real em unidades Thunderbolt 2, que é 20 Gb/s, depois vens dizer que é preciso mais do que 20GB/s (ou 200Gbits/s). Thunderbolt 2 é suficiente para edição de 4k e ainda ligar o monitor

  6. zemac says:

    na ultima linha queria dizer M.. em vez de G..

  7. Me and me says:

    Querem nas a serio? Compram um servidor com discos SAS e controladora que faz RAID por hardware. Isso sim fazem um file server..
    Usar um nas para file server numa empresa é ma ideia.
    Sequerem armazenamento a serio, arranjam um SAN ligado por fibra optica a um file server com rede 10Gbps.
    Depois para acompanhar, workstations com rede a 10Gbps.
    Por fim uma infra estrutura para suportar isto tudo…

    2500€, +discos, compram um bom file sserver com raid por hardware e que pode ser expandido sempre que necessario

    • RootMAXX says:

      Bem se vê que sabes do que falas… ou não…

    • Hugo C says:

      Efectivamente não gosto muito da QNAP já tive algumas ocorrências em 2 nas da Qnap equipados com 8 discos da WD (equipados de fabrica) onde a controladora de RAID basicamente avariou varias vezes e andar a brincar com 16 GB de informação não é muito agradável, e se formos comparar qualidade/preço é bem preferível um SAN ligado diretamente a um server, e a qnap a nivel de assistência deixa um bocado a desejar…
      Mas tambem digo SAN de preferência fujitsu ou dell que a HP não sei se é por usar por vezes discos SAS da WD que acho que nos servers e quipamentos HP que tenho os discos nao duram mais de um ano.
      e para nao dizerem que as avarias sao por as maquinas irem a baixo por falhas energéticas tenho os equipamentos com fontes redundantes e 2 UPS em circuitos separados e com gerador automático e as maquinas estao em ambiente controlado e monitorizado 24×7 basicamente um TEAR IV a nivel energetico

      • me and me says:

        experimenta usar discos da HP nas maquinas HP.
        estranho o que estas a dizer porque as maquinas HP que tenho os HDD duram bastante. alguns com 7 anos a bombar e em zonas com ma electricidade…

        • Hugo C says:

          Falha minha… é o que faz usar fujitsu, dell, HP e outras marcas tudo a mistura :3 nas maquinas HP estou a usar discos HP mas as falhas de discos sao mais evidentes na linha proliant com discos SAS 15k em meia duzia de meses ja foram uns 8 discos e a HP ja verificou o server e esta tudo ok
          Por acaso nao acho muito normal este caso do HP porque tenho maquinas com uso mais intensivo de HDD e so tenho uma ou outra falha muito ocasional mas também com uso intensivo e no meio de tantos disco é normal haver uma ou outra avaria para animar o dia

          • me and me says:

            sim ams 8 discos nao acho normal.
            a linha proliant é a que mais uso. nunca tive problemas de hardware com eles.
            hdd avariar sim, mas normalmente por falta de refrigeração do ambiente o que leva os discos a falharem mais.
            8 discos em tao pouco tempo é muita fruta.. um batch defeituoso?
            como te disse, tenho HP’s com 7 anos a bombar sem parar. até eu ver um hdd a parar demora uns 5 anos.

          • Hugo C says:

            como é uma situação anormal e a maquina ja esta a fazer 4 ou 5 anos para o ano devo de a substituir… tomar medidas preventiva ja que trabalho com dados sensíveis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.