PplWare Mobile

Qualcomm deixa “escapar” o futuro dos processadores móveis

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Pedro Pais says:

    Ainda falta tanto tempo para sairem os poderosos Quad-Core para mobile… 🙁

    Mas se o que está nesse cronograma é mesmo verdade, processadores Quad-Core de 2.0GHz e 2.5GHz é qualquer coisa de impressionante para smartphones, espero é que consigam “inventar” umas super baterias para conseguir acompanhar todo esse “poder de fogo”.

    Vamos chegar a uma altura em que não vamos comprar PC’s… vamos sim comprar telemoveis e algo parecido com dock stations para quando chegar-mos a casa ou ao trabalho o pudermos ligar a um ecran e teclado e começar a trabalhar!!

    • ® says:

      Essa geração ainda consome menos energia … se não estou em erro, penso eu de que.
      continuem o bom trabalho!

    • Sérgio says:

      Olha para o Windows 8 e que vês? Interface Metro para o perfil smartphone, windows normal para o perfil dock station
      As mesmas aplicaçoes para os dois mundos, apenas com perfis e UI difrentes (se assim o desejarmos)
      Este é o caminho

  2. Nuno says:

    Embora seja uma pessoa que acompanhe diariamente (e há alguns anos já) as novas tecnologias principalmente a nível de hardware, estas coisas nunca deixam de me fascinar.

    Se pensarmos bem vê-mos que ainda foi em 2008 que saíram os primeiros Android’s com chip’s ainda muito fraquinhos e que já está previsto para 2013 algo como QUAD-CORE…
    Isto fascina-me não só pela arquitectura que permite ter Quad-Core mas sim porque o salto do mercado de Desktop para Mobile é ENORME…
    Os desafios em termos de tamanho do chip, aquecimento (ou ausência deste visto que não pode haver cooler’s num smartphone) e o ainda mais desafio do consumo energético pois ao fim ao cabo toda esta gama vai correr sobre baterias que vão ter de durar pelo menos 1, 2 ou 3 dias…

    Não me levem a mal mas não posso deixar de me impressionar pois por exemplo eu ainda neste momento estou a redigir este comentário num “velhinho” Uni-Core Centrino 1.83 de quando entrei para o IST, e como servidor Desktop aqui em casa ainda reina um P4 2.8. Cheguei ao cumulo do meu smartphone HTC Desire S processar melhor vídeos 720p que qualquer um dos meus PC’s!!!

    Houve uma altura que se achou que as pessoas movem a tecnologia, mas estou bem certo que hoje em dia é a tecnologia que move as pessoas.

    Pena o mundo não ser justo para todos por igual e esta evolução ser factor para aumentar ainda mais a disparidade de “processamento” entre os mais ricos, que vão andar com smartphones Quad-Core, e os mais pobres, que provavelmente nunca tocaram num computador ou ouviram falar de um smartphone.

    • lmx says:

      Boas..
      concordo plenamente…
      existem iniciativas em que podes doar um minicomputador a quem precise, exemplo disso será a ttp://www.raspberrypi.org/
      mas de uma forma geral, é bem verdade…já o meu avô dizia “quem tem dedos toca piano”.
      Mas tudo na vida é assim, existem pessoas que não tiveram hipótese de estudar e que vão passar o resto da vida como uns desgraçados, e até podiam ser muito bons mesmo, ja outros com os pais a patrocinar, tiram cursos superiores e andam feitos doutores…
      Esta realidade acho que é bem pior do que a questão de um andar com um core e outro com um quadcore!!!

      cmps

  3. Marco Magalhães says:

    Porque não trabalham já em lançar processadores quad-core? Questões de markting?

    Acho que enquanto a tecnologia nos smartphones não estagnar um pouco, fácil e rapidamente se fica desactualizado não valendo o valor da compra. Sei que haverá sempre evolução, mas se repararmos, em apenas 2 anos (mais coisa menos coisa) vamos de single-core para quad-core deixando quem comprou este primeiro desactualizado.

    • lmx says:

      boas…
      estamos numa fase em que a microarquitectura x86 esta no seu fim de vida para algum tipo de equipamentos e a ARM quer estabelecer-se como standard e tem que trabalhar arduamente para que isso seja possível…

      offtopic:

      Existem rumores de que o novo nokia N9 terá a arquictetura, ou muito próxima, ou igual a snowboard da STEricson, uma empresa que produz tecnologia europeia.
      a board é esta:

      http://www.stericsson.com/developers/developers.jsp

      espera-se processadores ja para 2012 a 2.5 ghz(U9600) desta empresa, com cerca de 10x + performance de processador comparativamente aos actuais e cerca de 6x no que toca a gráfica…

      Mas esta board sai ao dobro do preço da Panda Board(embora seja um canhão!!!), eu estou a adquirir uma panda board…com um omap4.

      No que toca a maquinas de baixo desempenho/baixo consumo, esta arquitectura já é viável,e vai tornar-se ainda mais viável com o desempenho a crescer nos novos processadores.

      cmps

      • lmx says:

        correcção :
        o U9600 irá fazer cerca de 200% mais comparativamente com o u8500, e a sua gráfica fará full hd a 120 fps…
        Nada bate a malta do velho continente… 🙂 os nórdicos não tramados…até nos comem o guito 🙁

        cmps

      • Carlos says:

        Não sei… Já há protótipos de telemóveis com o Android que usam chips x86 da Intel.

        E a Intel tem uma superioridade tecnológica *enorme*. Na mesma altura que a NVidia prevê lançar chips de 28nm, já a Intel terá chips “tri-gate” de 22nm.

        E dinheiro que nunca mais acaba para investir em pesquisa e desenvolvimento.

        • lmx says:

          boas concordo que a intel foi amealhando e saqueando ao longo dos tempos, e tem guito para dar e vender…
          mas por exemplo a STEricsson lançara ainda este ano o A9600 que referi acima, este é produzido a 28nm…embora só deva estar disponível em massa para o ano(digo eu).
          Eu não sei quando a NVidea prevê lançar 28nm mas acho que a ST Ericsson vai a frente na corrida e acho que já ultrapassou a NVidea a nível de performance, pelo que tenho lido.
          ja existe uma serie atom de baixo consumo…mas acho que a ARM esta mais do que bem posicionada.
          O futuro o dirá… 🙂

          cmps

  4. Ryan says:

    Por acaso gosto de ver que os processadores para smartphones estao a evoluir rapidamente. A mim fascina-me ver tudo isto mas a problematica maior, quanto a mim, sera o fornecimento de energia para processadores de alto rendimento. Se hoje ja ficamos a meio de algumas chamadas imaginem o que sera daqui a alguns tempos. E preciso a evolucao dos processadores ser acompanhada por uma fonte e armazenamento de energia interessante tambem. Eu por exemplo tenho um smartphone que tem apenas 600 MHZ de processamento e tenho de o carregar quase todos os dias. Acrescento ainda que a propria bateria janem dura tanto. Este e um telefone que tenho apenas ha 7 meses e foi comprado novo. Isto da que pensar.

    • lmx says:

      concordo plenamente, o mercado mobile é muito caro para a solução de mobilidade que oferece, mas como não ha outro este é o melhor actualmente, mas é bem verdade que compras um equipamento e tornas-te escravo de uma tomada electrica todos os dias…
      queres ir curtir no fim de semana?não leves o carregador que ficas apeado, esqueces-te de carregar a noite, no dia seguinte fa ficas sem equipamento…é chato realmente, por isso ando com dois equipamentos o que também é chato, um para 7 dias de autonomia, e um outro de consumo rápido 🙂

      cmps

  5. rodasp says:

    Os smartphones vieram para ficar e são equipamentos que estão sempre a evoluir

    OFF TOPIC: Já saiu a versão final do Thunderbird 5.0

  6. Rúben M. says:

    Prevejo um futuro que os nossos telemoveis, vao ter a capacidade de ligar ratos e teclados sem fios e terem um desktop tal e qual como uma sistema operativo convencioal 😛 isso era fabuloso 😀

  7. Serva says:

    Nuno ,

    Bom dia , concordo plenamente com tudo o que disseste eu também acompanho a evolução tecnológica mas de facto a evolução deste Cpus sem coolers para arrefecer é de facto um salto tecnologico enorme e vai fornecer aos smartphones uma capacidade de processamento que facilmente ultrapassa muitos pcs da actualidade , a mim parece-me que estamos na formula 1 e que desta área se tirarão ideias e conceitos que serão aplicados nos Pcs e outros Gadgets informáticos .

    Os meus cumprimentos por este post , continuem com o excelente trabalho que tem habituado todos os leitores do pplware .

    Serva

    • lmx says:

      boas, isso já acontece actualmente, já existem maquinas destas com poder de processamento idêntico e em alguns casos algo superior a arquitecturas x86 para netbooks..

      cmps

      ps:r*aios do corrector ortografico, com os novos acordos 🙁 .
      “se uma pessoa vai de fato é um fato que vai bem vestida…”
      no coments

  8. Emannxx says:

    Certo, mas, um telemóvel com um destes futuros processadores a 2.5GHz – muito útil e super rápido – com autonomia de 3/4 horas?

    Se as baterias não evoluírem rapidamente… não sei não.

    • lmx says:

      as baterias estão a evoluir a um ritmo estonteante…claro que até chegar essa tecnologia ao mercado, vai demorar mais já existem processos para multiplicar por 10 a autonomia das baterias ;)…

      cmps

  9. Scheldon says:

    Já começou a palhaçada de socar núcleos nos processadores pra dizer que são “mais poderosos”.

  10. Serva says:

    Boa tarde ,

    Estes Cpus vao consumir menos energia que os actuais , essa é também uma parte super interessante deste projecto , claro que quando puxados ao máximo provavelmente serão mais glutões , mas isso já acontece hoje a duração da bateria depende muito da sua utilização e dos serviços que temos ligados em primeiro plano .

    Eu não acredito que estes processadores sejam usados em dispositivos que acabem por ficar com 3 H de autonomia , não podemos comparar estes dispositivos a portáteis que tem essa duração de 3 H , os construtores nunca aceitariam, por isso essa parte não nos deve preocupar .

    Vamos aguardando pelas noticias .

    Cumprimentos

  11. aka says:

    bem, os smartphones c/ tegra 3 (nvidia quadcore) vao andar por aí já no natal.
    o chip, pelo k se viu até agora,eh mm fantastico.
    Se o nexus (3?) da google ou a samsung pegar no tegra 3 que, supostamente, virao com o novo android 4.0, (k ja tem suporte para perifericos etc etc) e adicionando a existência da playstation.suite p/ android e tegra zone, vou ter serias dificuldades em escolher o meu prox. tlm.
    Um iphone (5? setembro?) (nunca gostei da apple, mas admito que, apesar do preço exorbitante, eh um smartphone c/ qualidade).
    Ou um tegra 3 android 4.0 phone devido ao crescimento absurdo k o android tem tido no mercado.

  12. serva says:

    Boa noite ,

    Vamos ver como fica esta historia da Nortel e das patentes que o consorcio Microsoft , Apple Sony Etc conseguiram arrebatar a Google e esperar que o Android possa continuar o seu caminho .

    Ha ainda uma coisa extremamente importante que será a disponibilização das actualizações do SO Android que agora não está a ser feito pelos fabricantes , novas regras terão de se impostas nesta materia peka Google senão acaba por não fazer sentido comprar Android , eu como user de Linux não compreendo esta atitude , deveriamos todos poder actualizar até que as configuracões do nosso dispositivo o permitissem , mas de facto não é isso que está a acontecer e isto poderá ditar em conjunto com as restrições das patentes a morte do Android .

    Cumps

  13. Serva says:

    bom dia ,

    De facto esse é outro problema que tem de uma vez por todas de ficar resolvido, os programadores assim dessa forma com um sistema unificado telefone/tablet desenvolveriam facilmente aplicações , actualmente está uma grande confusão .

    Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.