PplWare Mobile

Dica Linux: Utilize 2 ecrãs e aumente a produtividade

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Guilherme de Sousa says:

    ja uso dual head à cerca de 3/4 anos e realmente é do melhor:D!
    ja n consigo trabalhar em casa sem ter os dois monitores, e nao é por o monitor principal ser pequeno de todo.. simplesmente a organizaçao é mt melhor.

    o titulo é q deveria ser dica gnome, ja q para outros DE’s ou WM o metodo é diferente.. ou entao podias ter utilizado o xrandr q é igual para todos(:!

    cumps!

    • Ana Narciso says:

      Sim sim, vou pensar nisso. 🙂
      Tal como conversámos no fórum, acabei por encontrar uma solução que me satisfizesse e por isso tentei simplificar ao máximo. Mas sim, esse poderá ser o próximo passo. Obrigada pelo teu reparo!

      • JPedrosa says:

        Dual View com um DELL e uma Docking Station é crash certo do Ubuntu Karmic.

        E tenho tudo actualizado.

        Segui esses passos, aliás, fiz isto bem antes do artigo e desde essa altura que “ando á pera” com o portatil a ver se me entendo com o que se passa 😉

        O problema penso que seja a Docking, mas vai daí, devia funcionar de forma transparente.

  2. FuhFuh MacMoragh says:

    :O não sabia disso , estamos sempre aprender…

    lá vou tirar um monitor que esta a apanhar pó e testar no Ubuntu 😛

  3. Melech says:

    Já utilizei, e confirmo que ajuda… 😉

    E no Windows ainda é mais simples (falando do Windows 7, onde Super+P ajuda-nos a escolher onde queremos o display e como, estendido ou copiado).

  4. Paulo39 says:

    É bom na tua situação, em que se tem um portátil com um monitor de dimensões reduzidas.
    No entanto, mesmo em monitores “grandes”, sinto muito a falta de espaço, por isso, uma das coisas mais difíceis de me adaptar no windows, é a falta duma ferramenta nativa para que se possa ter vários desktops como em Ubuntu. É claro que já há algumas aplicações que visam melhorar isso, e até já foram faladas pelo pplware, só que simplesmente não é a mesma coisa.

    • Shogun says:

      Mesmo multiplos desktops não resolve tão bem como dual monitor, eu por exemplo ja n consigo trabalhar sem dual monitor, um dos casos em que mais utilizo é quando tenho por exemplo um diagrama de base de dados e um ide a correrem e estou a programar a camada de acesso a dados, em vez de andar sp a trocar entre desktops ou janelas bastame olhar para o lado e la esta td o k kero, sendo que ja me habituei de tal forma a este metodo de trabalho k as vezes ate ja sinto falta de um terceiro monitor, por exemplo para olhar para o produto final e conseguir comparar com tudo o resto 🙂

  5. a Friend® says:

    É sem duvida excelente, mas ainda em termos profissionais continuo adepto de um bom monitor, grande e com resoluções elevadas.

    Acho que o pico máximo do dual monitor (ou mais, a meu ver) será quando estes forem “borderless” … Aí sim, sem duvida que vou fazer um investimento louco! 😀

  6. Gabriel says:

    Muito bom!
    uso em casa em duas telas de 17 e recomendo
    é mais espaço para se trabalhar, sem contar no conforto para os olhos!

    pt-br!

    :]

  7. rsl says:

    Boas,
    O teclado dos netbooks não compromete também um pouco a produtividade?

    • Ana Narciso says:

      Nem pensar!
      Os meus dedos também não são grossos, mas também não são pequenos, mas digo-te: escrevo muito mais fluentemente do que num teclado “normal” de portátil ou desktop.

      Demorei cerca de 2 semanas a ambientar-me completamente. Agora quando passo para um teclado normal, ui, aí é que me atrapalho. 🙂

  8. Eduardo says:

    eu uso o meu lcd ah bastante tempo como 2ndo monitor para ver filmes séries etc… mas em ambiente windows… agora que migrei o sistema para o ubuntu axo um pouco esqesito o facto de ao ter dual monitors eles terem tanto espaço “morto” entre os ecras…
    Passo a explicar…
    No windows, ao configurar dual monitors o rato nunca passava das boradas de cada ecra… agora se puser no ubuntu cada ecra numa aresta do monitor, a rato simplesmente deambula por espaço nenhum…

    Algem me ajuda? Para alem do mais estou a ter dificuldades em instalar o ati catalyst e as drivers da minha placa ati radeon 9600series no ubuntu 9.10… problema que nao tinha nas versoes anteriores

  9. myself.pt says:

    Este artigo “está na secção” windows.

  10. ruben says:

    eu tenho um monitor samsung syncmaster 710n que não é reconhecido pelo caixa magica 14 e por isso não posso usar dual monitor como diz aqui mas simplesmente aparece os dois ecras com a mesma imagem. alguem me pode ajudar???

  11. Tiago says:

    No ubuntu 10.10. não tem a opção ecrã. O que faço?

  12. Ivo Acioly says:

    Tentei fazer o seu tutorial, e aparece o seguinte erro:
    o tamanho virtual requisitado não se encaixa no tamanho disponível: requisitado=(2806, 900), mínimo=(320, 200), máximo=(1440, 1440)

    Uso Ubuntu 12.04, o que faço agora?

  13. sandra says:

    ola nao consigo alargar o ecra o computador e o magalhaes e de repente o ecra diminuiu e nao sei porque? tambem fiquei sem placa de som o que faço?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.