Eye-Fi card… um cartão mágico!

Eye-Fi card, esta pequena maravilha apareceu recentemente no mercado, certamente será um caso de sucesso. 2GB de capacidade de armazenamento com a capacidade WiFi, pedir mais é um abuso!


Este cartão vem com características únicas, no seu interior traz um software, Eye-Fi Manager, que permite ao cartão ligar-se aos pontos de acesso wireless e transmitir as imagens para o seu computador ou directamente para dezassete serviços de alojamento e partilha de imagens, como por exemplo o Facebook, Flickr, Kodak Gallery, Fotki ou o Picasa.

Uma vez iniciado o serviço pode colocar este cartão numa qualquer câmara (teoricamente) que suporte SD e verás as imagens disponíveis na sua rede wireless lá de casa. Imagine o que é estar tranquilamente a fotografar, chega a casa o cartão liga-se à rede de casa, e sem mais perdas de tempo esta transfere as imagens para o seu computador, ou melhor, imaginemos que tem na sua estrutura caseira um disco externo NAS, logo teremos uma pasta com as fotos acabadas de chegar.

Esta pequena maravilha chega ao mercado pela mão da Eye-Fi Inc. que promete preços para este cartão de 2GB na ordem dos 70 euros.

O Software permite ao utilizador escolher vários destinos, dezassete locais de partilha e alojamento de fotos, o nosso computador, outros destinos da web. Tudo parametrizado, tamanho das fotos tendo em conta o destino, resolução, nome das imagens, etc.

Estou certo que será o principio de algo fantástico, estou a imaginar esta tecnologia nos outros dispositivos móveis com ranhuras SD. Já pensaram nas possibilidades?

Homepage: Eye-Fi Inc





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


20 Comentários

  1. Mal posso esperar pra comprar um…

  2. Wow..isto sim será o futuro…:)

    @vw_crazy

    Tb mal posso esperar por pôr a mão em cima de um destes cartões.

    • Imagina te a tirares uma foto ao lado de um monumento enquanto um hacker no carro do outro lado descarrega as restantes imagens da tua maquina por wireless… Back 2 tha future! ;p

  3. É mais fogo de vista. Acredito para quem tire fotografias esporádicamente seja algo de interessante. Mas não para um utilizador mais frequente.
    Têm aqui a review:
    http://www.dpreview.com/reviews/eye-fi/

    Basta dar uma olhadela para as conclusões para perceber que a ideia é interessante, mas pouco mais:

    * Only works with associated access points which have no additional ‘login’ layer (ie. only home / office access points, not public access points) and this can only be carried out with the Eye-Fi Manager software running on a computer
    * Requires a good WiFi signal to work properly, has less range than typical WiFi devices
    * Uploads each and every image taken, no ability to select which images are uploaded
    * Uploads full size images to web galleries (it would have made more sense for the Eye-Fi Manager to provide the option to resize incoming
    * For single images, demos and entertaining transmission times are acceptable, however if you came home with a card full of images (2 GB) it would take three hours to download all images (if the camera battery could last that long)
    * Requires that the camera does not power off otherwise obviously transmission is interrupted
    * Unknown additional impact on camera battery life
    * Performance is made to look pretty poor in comparison to most cheap USB 2.0 card readers which can manage ~10 MB/sec (some fifty times faster than the Eye-Fi card)
    * No Compact Flash version (yet)

  4. para ter acesso wi-fi é preciso ter software e harware… quer dizer q o cartao tem embutido nele uma antena e uma placa de rede ? :) acho q estao a meter os pes pelas maos…

  5. Arrisco mesmo a dizer que até agora é a melhor notícia deste ano :D

    Bom post!

  6. xiça… tamos aqui tamos a levar todos os MP3 do pc no bolso embrulhados numa caixinha com 1cm quadrado de tamanho…quase a perdemos…

  7. já existe pelo menos a 2 anos! já na altura do qtek 8100 já existia um cartao igual a esse para ter como funcionalidade de ter wireless no telemovel!

  8. Eye-Fi card… parece-me bem!!! :)

  9. Ai que o PAPA NOEL vai ter muitas prendinhas para dar

    Pedro Pinto

  10. Tiago Salgado de facto “ainda” é o principio… claro que este pequeno dispositivo não reúne estrutura para emitir um sinal adequado a tráfego “pesado”. No entanto a ideia poderá, e será sem duvida alguma, usada para aperfeiçoar a filosofia do dispositivo.

    Vamos esperar para ver, seja como for aqui está uma excelente linha de pensamento ;-)

    @eu
    Perguntavas se o cartão tinha embutido uma antena e uma placa de rede? Placa de rede para quê?

  11. Já existem á muito tempo cartões MiniSD (e não SD como esses) desse género, com algumas desvantagens, dependendo do cartão. Alguns só servem de antena wireless, e os mais caros também têm algum espaço de armazenamento (mas nada comparado ao Eye-Fi)…
    http://www.geardiary.com/2007/02/28/spectec-sdw-822-minisdio-wifi-review/

    Sem dúvida que o Eye-Fi vai dar um jeitasso, principalmente aos que possuem pdas sem wi-fi integrado (como é o meu caso)

    Bom Post

  12. Temos de começar por algum lado, acho a ideia excelente, eu por exemplo era capaz de comprar um. imaginem isto mais desenvolvido.

  13. esta sim, é a “invenção do ano”!!! Genial :)

  14. Muito bom mesmo, nem parece ser verdade!

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  15. placa de rede ou similar.. entao nao e preciso tratar o sinal q é captado pela antena e transforma-lo? nao e preciso tratar os pacotes recebidos, junta-los nao sao precisos protocolos? nao sao precisos handshakes entre os equipamentos a ligar? o cartao nao tem de seligar a uma rede wi-fi? um cartao sd ou outro é apenas um dispositivo de armazenamento q comunica c o equipamento em q esta inserido. ate para funcionar como dispositivo de armazenamento preciso de um controlador (de disco) q esta no equipamento e nao no cartao.

    o q pode acontecer é q é um cartao com formato sd, mas fisicamente é um dispositivo wi-fi em miniatura e c/ antena incluida e ainda tem de ter espaco para a unidade de armazenamento de 2GB tudo alimentado pela slot do equipamento

  16. Fantastico eu tenho maquina digital e para passar as fotos para o portatil tiro o cartao e coloco no portatil, embora a minha hp tenho dockstation, e cabo para ligar ao pc… Porquê faço isto? Simplesmente porque é muitissimo mais rapido e facil de selecionar as fotos… Wifi é bonitinho mas inutil na pratica, embora o seja louvalel o avanço tecnologico e a minituriziação

  17. isto parece as opiniões dos “fotógrafos” do olhares.com
    tipo … “excelente foto” “imbatível” “5 estrelas” “favoritas” para uma fotografia de um gatinho bébé com as garras de fora.
    a tecnologia todos os dias nos traz surpresas. não se deve embandeirar em arco com uma ceninha que já tem mais de 1 ano :)
    abraços

  18. lembremos que a camera, é preciso ter o suporte a esse tipo de cartão! conexão Eye-Fi senao nao funfa! os modelos mais novos da casio já possuem…

    ta caro ainda… achei por 399,00 exploração!

    mas pretendo comprar um… com certeza…

    abraços a todos.

  19. Bom dia a todos,
    Já existem no mercado máquinas fotográficas de 100,00€ com wi-fi e fazem de certeza um trabalho melhor. HOje em dia qualquer aparelho que se preze já tem Wi-FI. Ainda não chegou às reflex, mas há-de lá chegar.
    Não vejo uma única vantagem neste produto

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.