Análise Samsung Galaxy S (i9000)

Num mercado, cada vez mais populado por soluções baseadas em Android, parece que o sistema operativo do robot verde, está-se a tornar no sistema operativo móvel favorito dos modelos de baixa e média gama. Mas será que o jovem sistema operativo tem lugar num mercado de Smartphones alta gama? A resposta está em modelos como o Samsung Galaxy S, trazido para Portugal pela TMN.

É um modelo com Android de qualidade à primeira vista ao nível que a Samsung já nos habituou nos seus modelos de alta gama. Mas valerá a pena optar por este modelo em relação a outros da mesma marca ou mesmo segmento? Esclareça as suas dúvidas na nossa análise.

Acessórios:

Como tivemos acesso a uma das primeiras unidades, apenas nos foi facultado o telemóvel para testes. Por essa razão não pudemos realizar o “unboxing” do equipamento e dos seus acessórios incluídos na caixa, focando a nossa análise mais no equipamento em si.

No entanto, segundo informação que tivemos junto da TMN, os acessórios incluídos são os seguintes:

  • Bateria: 1500mAh
  • Manual Impresso
  • Folheto Garantia
  • Auricular 3.5 mm
  • Cabo dados microUSB
  • Carregador

Salientamos a introdução de uma bateria de 1500 mAh, se tomarmos em consideração que é a mesma que o TMN a1 e o ecrã é mais poupado ao nível de consume energético (mais sobre este aspecto abaixo), tornou possível à Samsung dotar o seu Galaxy S de um ecrã maior, o que não deixa de ser uma vantagem para quem quer ter um Smartphone com dimensões acima da média sem sobrecarregar a nível energético a mãe natureza. A utilização do cabo micro USB, para transferência / sincronização de dados e carregamento do telemóvel, implica que a Samsung se queira diferenciar um pouco da norma mini USB, utilizada por alguns dos seus principais concorrentes como a HTC.

Simplesmente não compreendemos a necessidade de os principais fabricantes em não se entenderem num formato em comum. Parece que este aspecto já esteve mais longe, mas nesta altura do campeonato, já deveria ser algo que os consumidores deveriam dar como adquirido.

Hardware

O Galaxy S, é o exemplo do que melhor se pode ter num smartphone Android, em quase todos os aspectos. Ora vejamos, temos um fantástico ecrã de 4 polegadas Super AMOLED, processador ARM Cortex V8 (fabricado pela própria Samsung) com uma frequência de relógio de 1GHZ (é um verdadeiro demónio voador, pelo que testámos e como os nossos leitores poderão ver abaixo no nosso teste 3D), memória de armazenamento interna de 8GB (esqueça o uso cartões microSD, com tanto espaço nem se vai lembrar em utilizar este tipo de suporte).

Caso os 8GB não sejam suficientes para si, saiba que pode expandir com um cartão microSD de capacidade que pode chegar até aos 32GB. Este modelo da Samsung, possui ainda 512 MB de RAM e 2GB de ROM. Quanto ao nível da câmara, o Galaxy S, está bem representado nesta funcionalidade, visto que possui 5MP ao nível das suas características. Estamos cientes que já existem câmaras de 8MP em modelos concorrentes, mas o que nos surpreendeu mais foi a ausência da funcionalidade de Led Flash.

Ao nível da conectividade, poderá contar com o já clássico suporte Bluetooth 3.0, Wifi 802.11 b/g/n, HSDPA, 7.2 Mbps (ou mais conhecida como conectividade 3.5G) e salientamos a inclusão de conectividade DLNA, que tem um uso mais vocacionado para a conectividade do Galaxy S, a um televisor ou um computador para desempenhar um papel de dispositivo de partilha e consumo de conteúdo multimédia. Falta ainda referir algumas características mais discretas, mas são intrínsecas a qualquer Smartphone moderno. Falamos dos sensores que compõe o Galaxy S.

Poderá contar com o sensor de acelerómetro, em que o seu uso é mais óbvio quando ao girar o ecrã a orientação do sistema muda automaticamente de modo a se ajustar à nova disposição física do seu Smartphone. Tem ainda o sensor de proximidade, que pode por exemplo utilizado para um Smartphone verificar se está a uma certa distância a utilizá-lo, ou caso não esteja dá indicações ao sistema de modo a desligar o ecrã para poupar energia.

O Galaxy S conta por último com um sensor de luz ambiente, muito útil. Qual a utilidade pergunta o leitor? Permite a este Smartphone, ajustar automaticamente a claridade do ecrã consoante esteja num local com mais ou menos intensidade e no caso do Galaxy S, funciona às mil maravilhas.

Pode visualizar as nossas impressões na componente de hardware do Galaxy S, no seguinte vídeo:

Ecrã

Se existe funcionalidade em que o Galaxy S, nos conquistou logo à primeira vista, bem, foi o ecrã. Posso dizer que nunca interagi com um Smartphone com um ecrã tão bom como este.

É suficientemente bom a ser comparável (segundo algumas análises já disponíveis) com o novo retina display do iPhone 4. Certamente, fica atrás na densidade de pixeis em relação ao iPhone, mas ao nível de contraste é certamente comparável, e se formos ao detalhe do nível da saturação de cores é um verdadeiro campeão e imbatível neste aspecto.

Os pretos são realmente dessa cor e não têm tons mais parecidos com cinzento escuro, o ecrã em si é muito brilhante e as cores muito vivas, aliás têm um brilho tão acentuado que em certos casos tive que sobrepor o ajuste automático do sensor de luz ambiente de modo a reduzir brilho porque até feria os olhos. E posso afirmar que dos testes que já fiz em alguns telemóveis, um ecrã Super AMOLED com o brilho no mínimo tem mais luminosidade e cores vivas que outros que já testei no máximo.

Forte de mais? Talvez o seja, é possível ter-se um ecrã com uma capacidade de brilho superior a esta? Duvido, a não ser que quem queira tentar esta proeza queira derreter os olhos dos seus clientes.

Para terem uma certa ideia da qualidade que estamos a falar, tentem comparar as cores de um bom televisor LCD a um com a tecnologia LED (onde a Samsung sem surpresa também é pioneira e líder de mercado) e irão perceber dos padrões de qualidade de cor que estamos aqui a falar.

O ecrã do Galaxy S é sem dúvida topo de gama e do melhor que existe na actualidade. Mas quisemos ir mais longe, e verificar uma alegada limitação relativa aos ecrãs AMOLED. Uma das desvantagens apontada à anterior geração AMOLED era a fraca claridade face à claridade do dia comparativamente à tecnologia convencional LCD. Fomos portanto testar num dia de pleno sol, para verificar se esta limitação ainda se verifica num Super AMOLED e aqui fica uma fotografia.

Não só, não notámos qualquer limitação que o ecrã Super AMOLED pudesse sofrer tal como sofreu a anterior geração, como quando comparado com alguns Smartphones com a tecnologia LCD, que já testámos perante situações de grande luminosidade exterior, não hesitamos devido às cores vivas presentes no super AMOLED, que sobressaem mesmo em condições intensas de luz solar a entregar de mão beijada o troféu também ao Galaxy S. Não queríamos também descurar, a sensibilidade do ecrã do Samsung Galaxy S, nomeadamente a precisão no toque.

Veja no seguinte vídeo onde testámos a sua sensibilidade, e poderá atestar o elevado poder de resposta deste ecrã.

Som e Altifalante

Se ao nível da imagem os possuidores do Galaxy S, ficarão bastante bem servidos, ao nível do áudio, o nível de satisfação será também alto. O som é bastante amplificado, quer no modo de altifalante de alta voz, quer na utilização dos auscultadores. E neste último aspecto, a Samsung felizmente decidiu não inventar e optar por incluir uma entrada 3.5mm (relembramos que alguns como o TMN a1 utilizam uma norma menos convencional), o que quer dizer que se não estiver satisfeito com os auriculares que o Galaxy S traz, poderá utilizar por exemplo os do seu leitor de MP3, que se utilizarem uma entrada de 3.5mm irão funcionar.

A qualidade de som, esteve sempre presente nos nossos testes habituais em reprodução de ficheiros MP3, ou mesmo na recepção de Radio FM. Claro que neste aspecto, as condições ao nível da qualidade sonora, serão sempre afectadas pela recepção e atenuação do sinal devido a possíveis interferências no meio de propagação do sinal. Mas em condições ditas normais, é um prazer ouvir rádio no Galaxy S.

A qualidade das chamadas é nítida e suficientemente amplificada, o que geralmente se requer de um Smartphone desta qualidade. Não nos consideramos de forma alguma audiófilos, mas sabemos distinguir a qualidade do altifalante de um Smartphone quando submetido a ambientes de algum ruído, em que só os melhores mantêm um mínimo de qualidade sonora e nítida de voz.

Este Smartphone da Samsung, estará certamente nesta última categoria.

Câmara

Neste aspecto, temos pontos positivos e negativos, o negativo já indirectamente o referenciámos na secção de hardware. Achamos um pouco inacreditável como a funcionalidade de Led Flash não vem neste modelo, embora já tenha marcado presença em modelos tão populares e mais antigos da marca coreana como os modelos Omnia e Omnia II e estando mesmo presente no seu novíssimo Samsung Wave. Ou seja modelos com Windows Mobile e o mais recente BADA, foram contemplados com Led Flash, não conseguimos perceber porque o Android não mereceu semelhante tratamento por parte da Samsung.

Dispositivos competidores do mesmo segmento como o HTC Desire, têm por exemplo esta funcionalidade. E como não estamos a falar no caso do Galaxy S, de um Smartphone de baixo custo, não compreendemos como o Led Flash não foi incluído.

Isto afecta a qualidade de imagens? Pode afectar ou não dependendo sempre das condições e luminosidade ambiente, decidi desta vez tirar uma fotografia no meu café de eleição onde vou todos os fins de semanas à noite tomar a “bica”. E reparem que para um ambiente que não é muito iluminado, as cores são fieis ao meio envolvente, o que abona, favoravelmente à qualidade da lente da câmara.

Ainda não está convencido? Então saiba, onde a qualidade da lente da câmara do Samsung Galaxy sobressai é no campo da gravação e reprodução de vídeo. Os vídeos podem ser gravados na norma 720p a uma velocidade de 30fps (frames por segundo). A qualidade dos vídeos capturados é bastante boa, e o efeito comum de se ver em algumas das gravações de câmaras com fraca qualidade, em que ao virar rapidamente a câmara, faz com que os objectos tenham ligeiras distorções nas suas formas (o chamado efeito de “gelatina”) não sobressaiu. Veja por si só esta pequena amostra e tire as suas conclusões do que este Smartphone é capaz de fazer neste campo.

Software

Nesta componente fundamental do funcionamento do Galaxy S, há algo mais que se lhe diga à primeira vista. O sistema operativo móvel utilizado é uma vertente um pouco especial do Android 2.1. O TouchWiz 3.0, utilizada pela Samsung na personalização da interface do Android, é pouco original. Claro que tem pontos positivos e negativos.

Comecemos pelos negativos, o menu de aplicações é uma versão “iPhonizada”, do Android. Em vez de o scroll à procura de aplicações se processar de cima para baixo (ou vice versa), processa-se da esquerda para direita ou vice-versa. Se fosse esta a única coincidência com o iOS4, não estaríamos a referir este aspecto, mas há mais.

Os ícones do menu de aplicações padrão do Android, são substituídos por equivalentes com cantos arredondados e mais coloridos, como encontramos no iOS. O tema utilizado nos menus do Android, dando como exemplo o uso do branco e azul para selecções lembra muito o sistema operativo móvel da empresa de Cupertino.

Pensamos que neste aspecto, a Samsung poderia ter feito muito melhor, e ser mais original respeitando um pouco mais a interacção e o aspecto padrão do Android, ou no limiar seguir um caminho diferente mas ao mesmo tempo distintivo como a HTC conseguiu com a sua vertente do Sense UI.

Como pontos positivos do touch Wiz 3.0, realçamos a substituição da parte inferior de acesso ao menu de aplicações e áreas virtuais do Android, por atalhos para funcionalidades utilizadas de uma forma mais comum pelos utilizadores, referimos o acesso ao telefone, contactos, mensagens e aplicações. Alguns widgets android introduzidos pela Samsung como um relógio analógico com a informação de fuso horário e meteorologia, são também aspectos positivos de algum trabalho adicional da Samsung.

No que se refere às aplicações incluídas por omissão, e nem de propósito a primeira aplicação disponível no menu do Galaxy S faz-nos faz lembrar o iBooks da Apple, referimos-nos ao Aldiko Ebook.

Esta aplicação não é desenvolvida pela Samsung, mas a inclusão da mesma por omissão demonstra a vontade de a Samsung se colar ao iPhone. No entanto à própria aplicação, nada temos a dizer, está bem desenvolvida e inclui já alguns ebooks portugueses. Dos ebooks destacamos o “Eu amo você” do Nilton, e “Levantado do Chão” do prémio Nobel da Literatura José Saramago, que nos deixou recentemente.

Além destes, existe um catálogo bastante alargado de livros gratuitos e ainda maior pago como seria de esperar.

Mas existe outras aplicações que destacamos positivamente. A aplicação de Rádio FM é muito fácil de usar e intuitiva e não exige praticamente nenhuma interacção do utilizador. Da primeira vez que é carregada pesquisa automática todas as estações de rádio nas suas imediações.

O utilizador apenas precisa de seleccionar uma rádio pré-sintonizada ou arrastar o dedo sobre a frequência para procurar a sua própria rádio. Outra das aplicações que nos chamou a atenção da sua inclusão foi o Layar. Trata-se de um serviço bastante inovador e interessante o oferecido por esta ferramenta de realidade aumentada.

Com o seu Galaxy S, pode apontar a câmara para qualquer edifício à sua volta, e obter informação que será mostrada sobre a projecção de vídeo. Pode por exemplo obter informação sobre monumentos, restaurantes, ou caixas multibanco nas suas imediações, é uma ferramenta de bastante utilidade para quem viaja muito. Mas até de aplicações simples e de bom efeito, está recheado este Smartphone.

Uma aplicação que gostei especialmente, foi a “Memo”, que permite adicionar e gravar notas em forma de “postit’s”. Permite facilmente mudar o fundo das notas de modo as diferenciar. Demonstra que às vezes as aplicações simples são as mais úteis.

Gostámos também da personalização do software da câmara para gravação e reprodução de vídeo, e captura de imagem. O Galaxy S, não trás um botão dedicado a invocar a câmara optando por um botão virtual, no software da câmara. Apesar de algumas opiniões que vimos em outros meios contra esta decisão da Samsung, não somos contra essa ausência de tecla (impede pelo menos que lateralmente se carregue na tecla por engano e seja invocado acidentalmente o software da câmara).

A aplicação é bastante fácil de usar e possui ainda perfis, para auto retratos ou com luz ambiente, o que ajuda em alguns casos a melhorar significativamente a qualidade das imagens capturadas.

Acrescentamos ainda a introdução de aplicações exclusivas da Samsung para este Galaxy S. Falamos da entrada do menu de aplicações “Samsung Apps”. Esta oferta é algumas aplicações ou títulos exclusivos, seleccionadas pela Samsung derivadas de parcerias com alguns provedores de conteúdos.

Um dos títulos que destacamos é o Asphalt 5. Um jogo arcade de simulação de corridas de automóveis, onde poderá escolher entre inúmeras máquinas em pistas com um elevado detalhe. Como é um jogo com fortes requisitos da capacidade 3D decidimos ver até que ponto o Galaxy S se portava e até que ponto a experiência era fluida.

Veja o seguinte vídeo:

Queríamos salientar ainda um ponto muito positivo o teclado, ou deveríamos dizer teclados? A Samsung introduz o seu próprio teclado que é activado por omissão. Como tira partido de um ecrã enorme e com um toque muito preciso, o teclado da Samsung que possui as letras devidamente espaçadas, possibilita uma experiência de escrita precisa e bastante produtiva. Mas, a cereja no topo do bolo, passa pela Samsung ter incluído um teclado opcional, e este não é nada mais nada menos que o Swype.

Gostamos bastante deste teclado e da sua navegação inovadora. Para escrever uma mensagem basta carregar numa letra do teclado que pertença à palavra e basta arrastar sem levantar o dedo, para completar a palavra. Ao fazer isto constantemente até terminar frases inteiras, vimo-nos a escrevermos SMS com uma velocidade pelo menos 2 vezes superior ao teclado normal virtual. Se quer ter uma ideia do que o Swype é, deixamos este vídeo exemplificativo de modo a que possa perceber o quanto esta tecnologia revoluciona a forma como todos nós escrevemos.

Já agora deixamos a dica de como mudar de teclados. Apenas tem que manter o dedo pressionado sobre uma qualquer caixa de texto do Android e escolha a opção “método de introdução”. A partir daí poderá escolher entre o teclado Samsung e o Swype.

Pode ver resumidamente as nossas principais impressões acerca da componente de software no seguinte vídeo:

Conectividade e Autonomia

O Samsung Galaxy S, apesar de ser uma oferta vinda da TMN, não inclui software de navegação GPS “offline” como a oferta da NDrive como encontramos no TMN a1, por exemplo. Em vez disso, o Galaxy S, utiliza o Google Maps Navigation, que recentemente chegou ao nosso país com o estatuto de Beta. Precisará para isso de um plano de dados 3g, com um tráfego incluído (de facto só assim poderá usufruir em total de um Smartphone Android).

Quanto à conectividade, ao nível do GPS, não tivemos grandes dificuldades em detectar a nossa posição no Google Maps. O 3G, também nos pareceu ter um sinal aceitável de recepção dentro do que estamos habituados em outros modelos. A conectividade Wifi, tem um alcance em que tivemos experiências diferentes.

Em minha casa na rede wireless que tinha montada, tive maior alcance do sinal wireless que modelos anteriores que testei, numa rede de uma residencial perto da minha casa, o alcance é inferior por isso consideramos isto um empate em relação aos outros equipamentos.

Falando da autonomia, como este modelo alberga um ecrã Super AMOLED e a conhecida poupança de energia associada a esta tecnologia, faria prever uma maior autonomia de bateria certo? Errado! Isto porque o ecrã apesar de utilizar uma tecnologia baseada em LED’s, alberga um ecrã de 4 polegadas, uma oferta bastante superior a muitos modelos da concorrência.

O que significa que um uso intensivo de GPS, wifi ou 3g, para aceder à net, ouvir música, alguns vídeos ocasionais no YouTube e jogos com uma componente 3D elaborada, a autonomia passa para menos que um dia. Com um uso moderado 3g ou wifi para consultarmos email e uma ou outra página Web, bem como receber e efectuar chamadas (que se formos a ver é um uso mais fidedigno do aparelho), assumindo algumas modificações de modo a reduzir o brilho do ecrã, facilmente chegamos a 1 dia de autonomia possivelmente dia e meio. Por isso, nada de novo neste aspecto, apesar do uso da tecnologia Super AMOLED.

Observações Finais

O Samsung Galaxy S, é um Smartphone muito completo em vários aspectos, tanto ao nível do hardware como à oferta de software incluída. Em primeiro lugar não podemos deixar de congratular a TMN em trazer aquele que é na nossa opinião, um dos melhores Smartphones Android presentes no nosso mercado. Tem aspectos menos positivos? Sim tem!

Para nós ao nível do hardware este Smartphone peca pela ausência de Led Flash, ainda nesta vertente, o aspecto demasiado “iPhonizado” não passa despercebido, uma característica que não escapa igualmente ao nível do software.

Esta colagem ao iPhone poderia ter sido largamente evitada. Não gostámos da forma como se destaca a parte traseira do Galaxy S, o processo é um pouco errático sujeito à dose certa de jeito e força. Processo este susceptível a que com um pouco de força a mais tenhamos algumas capas partidas, já que apesar de ser um plástico minimamente resistente, quanto à força não há resistência.

Ao nível de pontos positivos no Galaxy S, um sobressai sobre todos os outros. O brilhante e sensível ecrã Super AMOLED, que vai fazer as delícias de quem o possuir. É uma tecnologia que diz muito à Samsung que é provavelmente neste aspecto o principal inovador do mercado.

A sua experiência em ecrãs LEDs, vê-se nos seus magníficos televisores e agora está a se reflectir no mercado móvel. A forma como a Samsung tira partido do processador ARM Cortex 8, resume-se a velocidade, muita velocidade e fluidez em vários aspectos da interacção com o Android. Destacamos ao campo do software a oferta diferenciadora e na nossa opinião superior em relação aos restantes concorrentes no mercado Android.

Perdemos horas a jogar Asphalt 5, a ver livros electrónicos e a escrever mensagens no fantástico teclado Swype, bem como a navegar no seu rapidíssimo browser e a realizar chamadas com uma qualidade de som bastante nítida. Ficámos também estupefactos de apesar de a câmara não ter led flash, tirar fotografias com uma tonalidade de cores bastante equilibrada mesmo em ambientes com uma iluminação limitada e realizar gravações de vídeos com uma qualidade acima da média.

A experiência de aplicações como um todo e as características em que hardware e software se conjugavam é muito boa. Será que estes aspectos, pesando os prós e contras, se traduzem nos 399 euros, o preço de lançamento da TMN? Sem dúvida, não nos chocaria que a TMN tivesse colocado o Galaxy S no mercado português a um preço um pouco maior, já que não achamos caro para a conjugação de Software e Hardware que é fornecida e será certamente um Smartphone que pudemos recomendar.

Tem ainda a grande vantagem de poder se tornar ainda mais rápido e com algumas arestas polidas ao nível de software na actualização futura para o Android 2.2, que a Samsung já prometeu. Isto demonstra que a conjugação ideal de software / hardware torna o potencial do Android para Smartphones de alta gama bem real.

Não é perfeito e tem desvantagens comparado com o que se encontra com o iOS (um sistema com outro nível de maturação). Mas penso que para a maioria dos utilizadores com um nível de exigência médio/alto, um bom Smartphone como o Samsung Galaxy com Android, pode facilmente satisfazer as suas necessidades.





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


331 Comentários

  1. Adorei este telemovel, só acho que fica a perder por não ter flash led/xeon (sim, xeon já era pedir muito :P)
    Até não acho que esteja caso (em comparação com telemoveis semelhantes, porque 400€ um telemovel é roubar!)

    O flash, mesmo que led dá muito jeito!
    Por exemplo aqueles videos que fazemos naquelas noites de loucura :P

  2. O led na cam é um erro parvo, mas pronto.
    Agora o “iPhonizado” lol
    enfim, não adoram o iPhone? Então é copiar, que é o que a Apple (e qq marca) faz, o que é bom e se pode copiar, copia-se.

  3. “A utilização do cabo micro USB, para transferência / sincronização de dados e carregamento do telemóvel, implica que a Samsung se queira diferenciar um pouco da norma mini USB, utilizada por alguns dos seus principais concorrentes como a HTC”

    A HTC já não usa o mini-usb nos modelos mais recentes (ex: Desire, Legend); actualmente a regra é o micro-usb em quase todos os produtores de telemóveis (este é o standard imposto pela União Internacional de Telecomunicações, que é uma agência das Nações Unidas).

    • Revolução Digital

      Ora cá está. Vinha exactamente dizer o mesmo…

      É a norma e em todos os modelos recentes que temos recebido para testes, da LG, HTC, Samsung, etc… todos utilizam o microUSB como ligação.

      E o padrão tem sido o de ter o carregador de parede independente do cabo o que permite utilizar qualquer cabo USB-microUSB. E isso é mesmo muito prático!

      • Caro Revolução Digital, Scott e outros (all the same) tens de te decidir.

        Assim baralhas-me, com um nick dizes umas coisas, depois voltas (como tens um site) com outro nick, outro mail e dizes outras menos simpáticas sobre a análise, depois no geral reparei que adoraste e tiraste apontamentos.

        Ai ai ai … rápido se vê o carácter das pessoas.

        Confirmas o que eu disse, o Rui fez um trabalho excepcional. Estou a ver que o admiras e que gostaste da análise.

        E concordo contigo quando dizes: “E o padrão…”, pois é, pois é! É o padrão que nos diz muita coisa. :D

        Espera, acabou de ficar também preso outro nick falso teu “Leatherer”. Agora é só ir bater aqueles comments para trás onde sei que eras tu. :D Qualidade de pessoa que és pá, sim senhor.

        • Atenção, o Revolução Digital tem mais do que um colaborador (tal como o PPLWare)! E nós partilhamos os links de interesse com os nossos colegas de trabalho, ergo, do mesmo IP podem vir comentários diferentes, óbviamente vindos de pessoas diferentes. ;)

          • Hmmmm… ok, se achas que não sabemos isso… por mim estás na boa. ;)

            Contra ti nada, meu caro.

            http://www.youtube.com/watch?v=1QP-SIW6iKY

          • Contra ti, também nada caro Vítor.
            Mas não posso deixar de dizer, se me permites, que apesar dos erros e inconsistências que TODOS cometemos nos artigos que escrevemos, e uma coisa é aceitar as críticas elegantemente, pedir desculpa e admitir o erro e corrigir(como eu sei que vocês também fazem), outra é pura e simplesmente ignorar ou “censurar”.

            O artigo está bom? sim. Poderia ser melhor? Claramente que sim.
            “A pressa é inimiga de perfeição” ;)

          • Sem dúvida, podemos sempre fazer melhor. O mesmo te poderia dizer, usando um pouco de sabedoria popular, citando um conhecido adágio “Quem tem telhados de vidro, não atira pedras”.

            Nunca se sabe tudo, temos uma constante aprendizagem e o grande erro é subestimar as capacidades dos outros.

            Usando o teu bom exemplo, uma coisa é criticar, isso ajuda e nós gostamos de ser ajudados, é a prova que estamos vivos no ceio da aldeia global, outra coisa são comentários devassos, profanos e grotescos.

            A junção desses 3 adjectivos torna o acto de ocultar, remover, apagar, num acto sóbrio, responsável e legitimo.

            A censura está nos antípodas do nosso comportamento.

  4. Acho que a análise está excelente e tira muitas dúvidas. Gostava apenas de ler algumas linhas mais sobre a utilização do GPS sem a utilização de dados 3G. Em viagens ao estrangeiro a utilização de dados 3G é muito cara e têm surgido relatos que o GPS do Samsung Galazy S não é muito preciso sem esse auxílio.

    • De facto o roaming de dados no estrangeiro continua extramamente caro. Na UE (em euros) dados: 0,504/100KB, MMS 0,403+1,452/30kb enviados.
      Dadas as contas astronómicas agora o operador está obrigado a cancelar o roaming de dados quando chega aos 25 euros (à volta disso) Envia um SMS a avisar e um número para enviar um SMS se se quiser reactivar o roaming de dados.
      Gastei os €25 nos primeiros três dias só em meia dúzia de utilizações do Google Maps.

  5. É um grande equipamento, ainda estou com uma dor de “corno” brutal por ter ido mto tarde para a expo para o passatempo da TMN … acabaram-se antes de chegar a mim…

  6. Este smartphone é qualquer coisa de maravilhoso, só peca por não ter flash na câmara, aí é que fico um pouco em baixo. Mas verdade seja dita: depois de se mexer nas configurações da câmara e meter o contraste automático, a imagem fica com tons bem mais claros (também como foi referido na review) e fica com uma qualidade bastante boa mesmo em ambientes de luz reduzida. Claro que com falta de luz quase por completo, notar-se-á a diferença, mas fora isso, estou contente com a mesma.

    Acho que o software ainda tem algumas coisas a melhorar, mas não deixa de estar bom como está, mas a meu ver há coisas que podem ficar melhor e, certamente, ficarão com o Froyo.

    Em tudo o resto, não tive qualquer problema com este smartphone, realmente faz o que promete e, a meu ver, é mesmo a máquina de topo. Certamente com o tempo virão outros competir, mas eu cá ficarei com o meu pois estou bastante satisfeito.

  7. Não se consegue uma análise ao nokia x6 pff?

    abrç

  8. Se n tivesse o meu 3Gs era este o q iria adquirir ;D

  9. copia hum sera, entao tudo o que a apple faz e origial fabricam tudo. é uma boa maquina, gosto.

    • Sim, aquele menu de aplicações tem muitas, muitas semelhanças com o do iPhone…

      Quanto ao telemóvel, parece uma boa máquina, espero que consiga vingar no mercado e concorrer com o que já existe, principalmente o iPhone, claro. Concorrência de alto nível é o que o mercado está a precisar, para ver se os preços baixam!

  10. Não querendo ser picuinhas…

    “Poderá contar com o sensor de acelerómetro, em que o seu uso é mais óbvio quando ao girar o ecrã a orientação do sistema muda automaticamente de modo a se ajustar à nova disposição física do seu Smartphone.”

    Posso estar enganado mas um acelerómetro mede “acceleração” (variação da velocidade). O sensor que mede a rotação chama-se “giroscópio” =) (é portanto o giroscópio que permite mudar a orientação do ecrã ao rodar o smartphone)

    De resto boa review ;-)

    • Penso que o que está escrito no artigo é correcto. O acelerómetro é que permite que o ecran gire de acordo com a orientação do aparelho. Quanto a giroscópio é quase a mesma coisa, mas um pouco mais completo. Este último está presente no iPhone 4 (não se se já há mais algum que possua giroscópio) e permite, além de “girar” o ecran, ter informação acerca do grau de inclinação, oferecendo, como é óbvio, vantagens em relação ao acelerómetro.

      Não tenho a certeza absoluta se o que disse está correcto, se estiver errado corrijam-me pf.

      Abraço

      • O Samsung Galaxy também tem giroscopio.

        Isto fala sobre a versão americana, mas a versão europeia pelo que li também tem. Não encontrei o link onde li isso, mas fica aqui sobre a versão americana.

        “In addition, the Samsung Captivate is designed with a six-axis sensor that combines the smartphone’s accelerometer and gyroscope to provide a smooth, fluid gaming experience when the user is tilting the device up or down or panning the phone to the left or right.”

        Fonte: http://www.att.com/gen/press-room?pid=4800&cdvn=news&newsarticleid=30881

    • Não é bem assim.
      Muitas das vezes que se fala de acelerómetros nos telemóveis estamos a falar de acelerómetros gravíticos.
      Ou seja, não anulam a acelaração da gravidade.
      Se o telemóvel estiver parado em cima da mesa, terá um valor de aceleração que aponta para o centro da terra (a mesma forma que nos prende ao solo).
      Atenção que digo isto por conhecimento próprio. Tenho um acelerómetro destes no tlm.
      Já tem uns anos e também roda as fotos quando o viras de lado.
      Andei a pesquisar como seria possível, pois apenas com aceleração não seria, e descobri que ele conta com o efeito de gravidade.

  11. Umas aulinhas de português não te fariam mal, Rui Oliveira…

  12. Boa análise Rui de facto este equipamento está muito completo, pareceu-me bastante sofisticado, saíndo daquela linha mais barata onde a qualidade dos materiais é deprimente.

    • Por acaso, quando estivemos na apresentação oficial do Galaxy, ao pegar no telefone pela primeira vez, senti uma grande diferença no peso, e nos materiais.
      O Desire por exemplo, sendo um aparelho da mesma gama, parece-me ser muito mais bem construído que o Galaxy.
      Não me entendam mal, acho o Galaxy um telefone excelente e muito bem feito, mas a qualidadede de construção, pareceu-me um pouco “baratucha” quando comparada com modelos da mesma gama… mas se calhar sou só eu…
      SW

  13. E quanto tempo de autonomia com uma utilização normal, sem andar constantemente na net, no gps no wi fi ?

  14. POrque estou a olhar para este movel( samsung ) agora entre o htc HD2 e o Samsung vai a diferença do preço e do sistema operativo mas era engraçado termos uma comparação entre estes 2 modelos.

    • Comparar sistemas operativos diferentes, ainda por cima o Windows Mobile 6.5…
      Vendo as especificações, o Galaxy S é claramente melhor e está a um preço inferior.

      Ainda por cima tendo em conta que a cada nova versão de firmware o Galaxy S tem obtido um melhor desempenho, quando este tiver o froyo e um firmware que resolva todos os problemas e desbloqueie todas as potencialidades deste. Especula-se que a Samsung ainda não pôs o hardware a 100%, parece que até a memória RAM não está a funcionar toda, e se esta for mesmo DDR2…

      • Atenção que o HTC HD2 além do Windows Mobile ja corre Android 2.2, basta uma pequena pesquisa na net para comprovar isso.
        E posso garantir que corre na perfeição (está instalado no meu)
        Cumprimentos

  15. @Rui Oliveira, só uma curiosidade,o café, Samambaia?

  16. Alguem sabe se é possivel guardar os mapas da google no cartão para se usar o gps sem ligação de internet??

    • Revolução Digital

      Não, não dá. Os mapas são sempre obtidos a partir da Internet o que torna esta solução, a meu ver e apesar de muito bem desenvolvida, desinteressante devido aos planos de dados que temos e aos custos em roaming.

  17. “…parece que o sistema operativo do robot verde, se está a tornar no sistema operativo móvel favorito dos modelos de baixa e média gama.”

    Tantos equipamentos de 400€+ e ainda consideram média gama? O que é a alta gama? Um iPhone, com o seu CPU um pouco inferior a este e metade da RAM? (Para não citar o preço bem mais alto).

    • mais á frente diz “Mas será que o jovem sistema operativo tem lugar num mercado de Smartphones alta gama? A resposta está em modelos como o Samsung Galaxy S, trazido para Portugal pela TMN.”

      • Ok, mas depois de HTC Desire e Legend, Nexus One, Motorola Droid, Xperia X10,etc… Já é muita gama alta aí no mercado, logo continuo a achar que não foi uma introdução muito feliz para uma análise que está excelente.

  18. Gostei da análise… mas este smartphone tem o iOS?

    Pensava que a Apple não permitia a instalação noutros dispositivos … weird

    • iOS não tem, obviamente. O SO usado nestes dispositivos é o Android, desenvolvido pela Google em parceria com outras empresas do sector.

    • De facto está mesmo um copy-cat. :( Eu aprecio originalidade e é coisa que este telemóvel não tem. A cópia da Apple não podia ser mais descarada, infelizmente. Nem tiveram a preocupação de ter uma estante de livros diferente, está igualzinha à do iPad… Enfim, é um equipamento que não comprava, existem melhores alternativas no mercado actualmente.

      Boa análise Rui, contém o essencial e é sucinta, de fácil leitura e processamento.

    • Não, não tem o iOS, mas sim o Android 2.1 ! As características da versão de Android do Samsung, é que são idênticas. Eles foram ao detalhe de fazer “skinning” e personalizações elevadas ao Android 2.1 de modo às semelhanças serem bastante óbvias a meu ver com o iOS.

      Para mim, era algo dispensável mas admito que as restantes pessoas achem este aspecto uma vantagem e não uma desvantagem, é subjectivo.

  19. Para k comprar uma copia se pode comprar o original…

    Iphone for ever…

    A maçã continua a dominar…

    mil apareceram e nada mudou…

    iphone sempre no primeiro lugar!

    • Para quem puder pagar o dobro pelo “mesmo”, porque não…

    • uau! iphone, custa 900€ no minimo, foi feito pelo pessoal de marketing.

      A Apple anda a fazer muitas asneiras e as pessoas continuam a comprar, so prova uma coisa. (burrice)
      fizeram os telem todos iguais, mas s uma marca faz um que seja parecido, e nao é primeiro, é uma copia. Pois, até podia ser uma copia exacta, mas só por ter android vale muito mais. E não tens argumentos assim k o iphone é melhor que android. Android já anda a dominar o mercado.

      • 900€? Acho que estás enganada. Aliás, terás sexta feira em Espanha o iPhone 4 16GB a pouco mais que 600 euros. Digamos que para um telefone de topo, nem é assim caro, tendo em conta o preço de alguns HTC, Nokia e BlackBerry bem mais modestos que este iPhone. Depois paga-se o compromisso de qualidade. Um serviço de topo que envolve o utilizador iPhone.

        Quem quer qualidade paga… mas fica bem servido. ;)

        Sara, a maturidade irá dar-te este ensinamento e na tua vida adulta verás que este é um caminho com o melhor compromisso. :D

        • … e não esquecer da Kapinha que deve ser de borla, para acabar com a má recepção!!!!
          ***Este texto não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

        • Telefone de topo?!
          iPhone e Apple fans? Tudo bem.
          Agora afirmar-se que o serviço Apple é um serviço de topo… Isso já não se pode afirmar, de longe (eu posso dizê-lo, tenho produtos Apple). Muito menos que iPhone é um telefone de topo. Que o design esteja above all para algumas pessoas? Isso sim eu compreendo. Agora um telemóvel que perde 90% da cobertura por se tapar o buraco da antena (http://www.gsmarena.com/german_stiftung_warentest_iphone_4_is_the_real_signal_loser-news-1837.php)… Isso tem que fazer do iPhone um mau telemóvel. Eu prefiro comprar a cópia ao original, se o filipe quiser vê-lo assim. Uma coisa é certa. A Samsung (UK) está a trocar iPhones 4 de graça por Galaxy S. Quando se ouvirem queixas dos donos de Galaxy S em relação ao mais básico dos básicos (que será a cobertura de rede (para efectuar uma chamada, razão pela qual os telemóveis foram inventados) e a autonomia), aí eu calo-me. Até lá… Sugiro que vejam para além da marca, porque “o melhor compromisso” da Apple sai caro. E não é melhor que os outros.

          • Em relação aos telefones, nem vou entrar por aí, cada um que escolha.

            Agora o conjunto App Store + iTunes Store + Mobile Me, caro desculpa lá mas não há melhor.

            Obviamente que depois podemos falar no nível de construção do meu Mac que é algo fabuloso (não gosto do sistema operativo por aí além), do Magic Mouse e as suas características multi-toque, enfim, há um sem número de serviços que por serem da mesma marca… marcam pela diferença.

            Eu escolho o que mais me convier, isso é certo, eu não troco de marca de PC’s, eu adoro a Sony (por todos e mais alguns motivos), eu tenho uma excelente impressão da Canon, é a minha marca favorito e não sou nenhum expert em fotografia, sou apenas amador de amador.

            Agora, o que sei é avaliar o conjunto de ofertas, dentro de cada marca. Microsoft é a Microsoft e não consigo deixar de gostar e de apostar no Windows (se bem que no mac tenho-me esforçado no Mac OS X), Office em ambos os sistemas, o iWorks está a léguas… bom, nem está não tem nada a ver, nem é do mesmo campeonato, se o MS Office fosse a primeira liga o iWorks é do regional (embora com muito bom aspecto e excelente trabalho gráfico).

            Mas a Apple está forte… tem o iPhone 4 esgotado em todo o lado… porque será?

            Será por ser mau? Por ser caro?

          • Nas mesmas condições que o iPhone 4, o Samsung Galaxy S perde rede igualmente, em 3G UMTS.

            É um mal geral.
            http://www.youtube.com/watch?v=LROTHrTR92k

            Eu as vezes pergunto-me… será assim algo ainda muito do passado ver pessoal a levantar o telemovel no ar à procura de rede? É do conhecimento geral que o 3G é péssimo em termos de recepção, e é extretamente sensivel à atenuação.

            Pelo que tenho visto, e cada vez mais esclarecido, nunca deixaria de comprar o iPhone 4, nem tão pouco o Galaxy S (vendo esse video, entre outros tantos que vão aparecendo).

            Existe é sim, uma tentativa forçada de arranjar defeitos aos produtos que não podemos adquirir, para diminuir a frustração de não os ter. Acreditem.. é o que se tem passado na maioria.

          • Afriend

            A unica diferença é que nos testes da Apple, eles têm que agarrar e cobrir praticamente a parte traseira de todos os Smartphones que usam, o que faz dos testes (a juntar à falta de isenção da Apple), marketing e pura FUD. Não te dizem em que condições, não tens absolutamente dados fidedignos nem sabes se têm ali algum aparelho para causar interferencias sobre os telemoveis testados.

            Acho muito estranho todos os testes feitos, eles fazerem blur ao fundo e focarem apenas o telefone e não o ambiente que o rodeia.

            A juntar a isso o vídeo que mostras é ridiculo, o tipo cobre o telemovel em cima e em baixo e segura aquilo com tanta força que até treme as mãos. Não tem qualquer comparação com o problema do iPhone que é derivado a um sitio onde é “completada” a junção de antenas e é um ponto fraco do iphone.

            No iphone basta tocar com um dedo (que é inerente à ao uso dextro da mão de um utilizador), e sujeitas-te em condições especiais a perder o sinal 3G.

            Se tu achas que é um mal geral, eu acho que não. São coisas bem distintas. é diferente tocar com um dedo e um telemovel ir abaixo e cobrir praticamente a zona toda do telemovel.

          • A antena é na base, ele pegou na parte de cima para recuperar a rede, quando recuperou a rede, voltou a pegar na parte de baixo. Vê tudo.

            E no site da Apple eles indicaram que os testes feitos foram a telemoveis que se encontram entre os -80dBm e -90dBm, tal e qual como esse teste, desse cliente, assim o fez, já que o dele indica -81dBm.

            http://www.apple.com/antenna/

            1. Tests performed on commercially available mobile phones on carrier networks with cellular signal strength between -80 dBm and -90 dBm. Testing results will vary based on site conditions.

            Em todos eles, pegaram da forma como se costuma pegar nos telefones. Sabes disso perfeitamente, como sabes que há muitos mais testes que comprovam isso.

          • Sei sim! Sei que não é normal um telemovel ter um ponto fraco onde se toca com um dedo e vai abaixo o 3g.

            E sei que é normal acontecer degradação de sinal quando se cobre praticamente metade do telemovel. Não precisava de testes da apple para comprovarem, no entanto desconfio sempre de testes feitos por uma empresa que esteve sobre fogo intenso, e dispara para os outros competidores para afastar a atenção. Desconfio também de uma empresa que ao disparar para os competidores ao mesmo tempo contracta engenheiros de antenas, para resolver o problema que diz que não existe.

            A diferença em tudo está na quantidade de telemovel que tens de cobrir para conseguir o mesmo efeito. Eu considero perder sinal normal quando se cobre metade de um smartphone. Acho anormal tocar num ponto unico de um telemovel e o sinal ir praticamente todo abaixo.

            Não compares o iPhone com o Galaxy S, eu pelo menos testei o galaxy s em 3g e sei que se tocar onde for com um dedo ele nao me perde sinal 3g.

          • E já agora Rui, olha para a tua propria analise. Nas fotos, a forma como pegaste no smartphone é precisamente a mesma que a Apple pegou nos videos de demonstração..

            mas pera..na tua teoria a fez batota.. lol

            Pega nele, liga o 3G, vai para um local onde indique os parametros que a Apple referiu (-80 -90dBm) e testa por ti mesmo. Eu já fiz esse teste em todos os meus, e sabes perfeitamente disso… não percebo agora qual é a duvida.

          • Tens que aprender a ler melhor aquilo que escrevo.

            eu tive 3g uns poucos de dia ligado e nunca me aconteceu tal coisa colocar um dedo em algo e o sinal ir abaixo.

            Os videos que coloquei não espelham sequer 3G, até porque acho que os fiz um ou dois dias antes de entregar o smartphone, até aí usei sempre 3g ligado.

            Não existe dúvida nenhuma, porque esse comportamento no Galaxy S não existe onde é apontado o iphone, é o facto de ter um ponto fraco muito fácil de ser apertado, basta um dedo.

            Que é mais fácil? reproduzir um problema com um dedo, ou ter que apertar praticamente metade do telemovel ? :D

            O primeiro é desleixo e falha na concepção (é o espelho real de um ponto fraco), o restante cobrir metade do telemovel sim, é normal acontecer.

            Qual dúvida pergunto eu ;)

          • Se tens que fazer ginastica par não cobrir a base para não perder rede, no iPhone 4 é mais simples. Não tocas num só único ponto. Aquele no canto. De resto podes pegar e cobrir. No meio disso tudo ainda há vantágens. Ao passo que os Samsung em geral (em fraca rede) basta pegar para perder bastante rede. Infelizmente conheço isso no dia e dia, uma das razões e não puder usar o 3G no meu Samsung. Quanto à Apple contratar novos engenheiros, é perfeitamente normal. O caminho é sempre melhorar o que existe e procurar a perfeição máxima. Todas as marcas fazem isso, acontece é que a Apple tem apenas um modelo como cobaia.. já a Samsung e outras marcas têm milhares de modelos como cobaia e ainda lutam sempre para reduzir ao máximo a atenuação (E muitas já andam nisto à quase 30 anos). O facto da Apple ter contratado novos engenheiros é porque faz intenções de melhorar ainda mais a qualidade e reduzir os pontos fracos ao máximo. Isso não é novidade em marca alguma.

          • Eu não falei da experiência que tenho dos outros Samsungs, falei deste que testei e é bastante real.

            Tentarem inventar problemas de recepção neste telemovel, é pura fantasia, porque até testei o 3g e não me deu qq problema. Por isso recomendo!

            Quando a apple desenvolver o iPhone 5, ou 4G ou 4Gs, ou como lhe queiram chamar, e não tiver nenhum ponto que tocado com um dedo, faça perder sinal devido a atenuação, aí eu calo-me.

            Até lá como te disse acho os testes normais que a Apple fez, embora ache que para mim só teriam credibilidade se os mesmos testes feitos por uma entidade independente, mas já nem ataco os testes em si, pq acho normal perder sinal cobrindo bem metade do telemovel.

          • Há muita gente com iPhone 4, que testou e diz o mesmo que tu do Samsung Galaxy.

            Não teve qualquer problema e recomenda.

            Faz o mesmo, quando tiveres hipotese de testar um. Até lá, esse tipo de afirmação não podes fazer.

            Tal como há videos do iPhone 4 a perder rede, há outros que mostram que não perde. Tal como há videos de pessoal a queixar-se do Galaxy S, há outros que não se queixam (tal como dizes) .. portanto, vejo um grande equilibrio de opiniões.

            Um problema grave, a meu ver, não há excepções. Acontece sempre. Mas claro, há sempre quem afirme que o iPhone 4 tem, sem nunca o ter experimentado sequer…e recomenda o próximo modelo, mesmo sem esse teste feito neste 4… é bem.. ;)

          • Uma coisa que fazes geralmente comigo e não admito a ti nem a ninguem, meter palavras no meu teclado

            “Um problema grave, a meu ver, não há excepções. Acontece sempre. Mas claro, há sempre quem afirme que o iPhone 4 tem, sem nunca o ter experimentado sequer…e recomenda o próximo modelo, mesmo sem esse teste feito neste 4… é bem.. ”

            Eu não recomendei nenhum modelo aqui sem ser o Galaxy S, apenas disse que iria deixar de apontar o dedo a esta falha se for resolvida no próximo iPhone.

            Também não aprecio indirectas ou tons sarcásticos e irónicos, se tens algo a dizer directamente diz, como eu o faço a ti ou qualquer pessoa por respeito. É por estas razões que deixei de falar contigo no MSN, não se chega a lado nenhum e não sabes aceitar os argumentos dos outros e desvias a conversa quando algo se trata de criticar mesmo construtivamente problemas com algo relacionado com a Apple.

          • @Rui Oliveira

            Quote:
            “Quando a apple desenvolver o iPhone 5, ou 4G ou 4Gs, ou como lhe queiram chamar, e não tiver nenhum ponto que tocado com um dedo, faça perder sinal devido a atenuação, aí eu calo-me.”

            Não recomendas, simplesmente não recomendas algo que nunca testaste. Eu não pus palavras que não disseste, tu próprio as dizes. Como podes afirmar algo que nunca testaste?..

            O teu problema é falares sem conhecimento e mais não digo, porque não vale a pena… e fui sarcastico porque é a unica forma de encarar isto…ao contrário de ti, que ficas revoltado.

            E sabes perfeitamente porque digo isso. Tu ficas tão cego a ver os videos das criticas, que já viste videos de pessoal a não ter problemas e ignoras completamente. E se alguem apontar um defeito noutra marca, dizes logo que fazem batota, que apertaram, e não sei quê. Se vires precisamente o mesmo video, da Apple, a fazerem o mesmo, já achas credivel. Jogas a balança para o lado que te convém.

            Enfim.

            Ps. Nem eu admito que me acusem de coisas que não faço. Não sou eu quem faz esquemas para alcançar objectivos.

          • “O teu problema é falares sem conhecimento e mais não digo, porque não vale a pena… e fui sarcastico porque é a unica forma de encarar isto…ao contrário de ti, que ficas revoltado.”

            Falo sem conhecimento para ti, também já te disse que testei mais que uma vez o iphone 3gs e até a altura dizias que nunca tinha mexido num iphone.

            Assumes muitas coisas sobre mim, pois tambem como posso assumir de ti que falas de muitas coisas que não sabes, nomeadamente em android.

            “Não recomendas, simplesmente não recomendas algo que nunca testaste. Eu não pus palavras que não disseste, tu próprio as dizes. Como podes afirmar algo que nunca testaste?..”

            Diz-me da frase que referiste onde está a parte referir:

            “Eu recomendo que esperem pela proxima geração de iphone ou comprem o próximo iphone.”

            Fico revoltado, porque não admito isso a ninguem, referirem que disse algo quando não disse.

            Tu é que és especialista de usares semântica para trocares as palavras dos outros e referires que escreveram algo que não escreveram.

            O único telemovel que aqui recomendei foi o Galaxy S, no artigo e reafirmei no comentario anterior. Será de dificil de entrar na cabeça?

            Eu só recomendo telemoveis que testo, no entanto tenho direito a ter espirito critico e ao contrário de ti, tanto ataco Apple Google, microsoft, HTC, ou qualquer marca quando acho que fazem algo que não concordo ou têm um produto que para mim não satisfaz o que quero um telemovel.

            Para ti é que te custa que algumas das minhas criticas vão para a apple. Eu sei que custam, mas o problema é que custa porque eu tenho argumentos!

          • Tens argumentos?..

            Eu tive tempos sem iPhone mas sempre tive iPhone, isto é só para iniciar a conversa. O facto de ter tido um periodo sem ele não implica que não tivesse contacto. Por acaso tenho contacto com ele desde o primeiro que saiu. Isto é só para arrumar esse assunto que agora falaste a toa. Quanto ao resto não vou comentar, porque não vale mesmo a pena… mas é que não vale mesmo.

            Mas essa foi de rir mesmo… falares do iPhone que dizes conhecer bem e ficaste saber por mim que ele fazia sincronização GMAIL, entre outras coisas mais…assim como Android, não o tens, mexes de vez enquando quando te cai um nas mãos. Mas sério.. prefiro nem adiantar mais a conversa. Simplesmente a tua atitude foi zero.

          • Lá estás tu a assumir coisas.

            Eu não disse que conhecia o iphone bem, disse que já interagi mais que uma vez com um.

            Não me faz disso conhecedor supremo como é logico. Prova sim o facto de dizeres que NUNCA tinha interagido com um, o que não é verdade.

            A sincronização do gmail do iphone apenas te dizia que nao suportava push mail, e não suporta directamente, tens que ir por exchange como me disseste (mas isso n é push mail nativo). Por isso não disse nenhuma mentira.

            Se vamos por aí tu que dizes que sabes muito do iphone, não sabias que ele tinha um “kill switch”, e és utilizador mais avançado que eu em iphone.

            Quanto a android, se achas que mexer todos os dias com um da minha namorada e alguns dos amigos que me estão sempre a pedir dicas, não é suficiente para ti…

            Olha não tenho dinheiro para comprar um ofereces-mo, para eu ficar a saber mais de android?

          • Push Notification não há forma directa ou indirecta.

            É um sistema de notificações instantaneas, mal recebes no e-mail, ele acusa logo o e-mail. Não é preciso configurar o iPhone para andar de “X em X tempo” a ver se tem novos e-mails.

            Ele tem via Exchange porque o Gmail não suporta nativamente. Mas o resultado, para o cliente, é igual. Recebe e-mail, iPhone apita, instantaneamente.

            Experimenta isso no Android.

  20. Por favor explica a frase: “Tem ainda o sensor de proximidade, que pode por exemplo utilizado para um smartphone verificar se está a uma certa distância a utilizá-lo, ou caso não esteja dá indicações ao sistema se deve desligar o ecrã para poupar energia.”
    Não percebo se o telemóvel detecta a presença humana (como?) ou de outro telemóvel (com BlueTooth activo?).

    Outro ponto, se não quisermos/podermos usar o Google Maps, qual a alternativa?

    Desde já um obrigado ao R. Oliveira pelo tempo e empenho neste excelente artigo.

    • Existem outros aplicativos de GPS offline para Android: NDrive, Sygic, Navigon,… e futuramente TomTom (rumores).
      Se comprares via TMN eles estão a oferecer NDrive com mapas PT vitalícios em alguns dispositivos Android, não sei se será o caso neste também.

    • Detecta a presença “humana”. Se não estou em erro, costuma ser através de um sensor de infra-vermelhos.

      Hummm, alternetivas ao Google Maps, acho que só mesmo pagas, mas sempre é melhor que pagar 25€ de roaming apenas em 3 dias :P

    • Boas,

      Normalmente, o sensor de proximidade é utilizado para desligar o ecrã quando se está a utilizar o telefone encostado ao ouvido, para evitar que a orelha comece a fazer algo mais do que ouvir. Utilizo um telefone com Windows Mobile e já me aconteceu carregar num ou outro botão presente no ecrã durante uma chamada.

      Como já foi escrito mais acima, também tenho algumas reservas acerca do ambiente gráfico presente neste Samsung ser demasiado semelhante ao IOS do iPhone, peca por falta de originalidade (na minha opinião).

      @Rui Oliveira, excelente análise.

      Cumprimentos a todos.

      • Quem usa Android, pelo menos devia saber, que o ambiente gráfico dá para mudar. dá para mudar td o que quiseres nos “ambientes de trabalho” ou até a lista das apps. se for da HTC tens o sense ui por exemplo.

        • … e não esquecer da Kapinha que deve ser de borla, para acabar com a má recepção!!!!

          ***Este texto não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***

  21. Onde eu vejo quando este aparelho será lançado aqui no Brasil?
    No site da Samsung mesmo ou em algum site mais especializado sobre celulares?

    No site da Samsung não estou encontrando nada…

  22. Os HTC agora também já vêem com Micro-USB.

    O último Android a sair com mini foi o Tattoo se não me engano. O Desire por exemplo já usa micro.

  23. O gajo ta a precisar de um microfone… não se percebe nada

  24. Boa análise e muito esclarecedora, Rui!

    “Ficaste” com o Galaxy S e eu “fiquei” com o Wave, no entanto fiquei sempre com pena… nunca tive um Android, mas gostava muito! Agora ainda tenho mais vontade… eheh.

    • Obrigado Ana! Fazemos assim, para a próxima fico eu com um Bada e tu com o Android pode ser? ;)

      Acho que também foi bom estreares o primeiro telemóvel a possuir o sistema operativo móvel Bada e analisá-lo com o teu habitual rigor!

      • De facto há algumas grandes diferenças mas ambos muito bons.

        Se bem que o Android, pela maturidade, parece-me mais fluído.

        O que ando a testar, o Boston, está muito bom, embora hajam alguns pontos menos positivos, em termos gerais, o Android está muito interessante.

  25. Parabéns pela análise, como sempre muito completa e detalhada, gostei muito…

    Queria chamar atenção para os vídeos, cuidado com os test-drives à câmara de filmar em locais públicos, não podem divulgar filmagens de outras pessoas sem o consentimento delas, neste teste aparecem bastantes.

    Abraço e continuação de bom trabalho…

  26. SÓ UMA COISA: A QUE PROPÓSITO FILMAM AS PESSOAS SEM TEREM AUTORIZAÇÃO DAS MESMAS???!!! PARA FAZER UMA REVIEW SERÁ NECESSÁRIO FILMAR PESSOAS E COLOCÁ-LAS NA INTERNET SEM AO MENOS APAGAR O ROSTO PARA NÃO SEREM IDENTIFICADAS??? 24 PARA REMOVER… OBRIGADO!!

  27. O que e bom do iphone copia-se!!! É pena ser so nos icones é so a prova que o iphone nao tem nada mais para copiar entao…exelente smartphone!

  28. porque é que em todo lado é preciso andar sempre a falar do iphone? já me mete nojo. iphone só é bom nas apps derresto não presta. digo que não presta porque só da problemas

    • nao sei como podes dizer q um iphone só da problemas. Tenho um iPhone 3G ha 2 anos e ate agr nenhum problema.

      Epa e essa cena de dizer o iphone é isto e é aquilo.. Epa cada um compra de acordo com as suas necessidades e exigencias.

  29. Olá amigo Vítor!!!
    Nova versão do Firefox disponível para download em:

    http://jorgesalvador.wordpress.com/2010/07/25/firefox-3-6-8-final/

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  30. Nao levem a mal o meu comentário.

    Mas continuo a espera de um telemóvel que possa chamar-se de telemóvel, os fabricantes so querem velocidade e esquecem que isto é um telemóvel por ser portátil.

    Nao quero um telemóvel que tem que ir todos os dias à boxe.

    Que saudades do 6310 e a sua excelente autonomia. Este telemóvel no seu tempo era um marco no que melhor se fazia a nível de telemóveis e a sua bateria superava tudo, sinto saudades disso.

    Agora é snapdragons a 1 Ghz, TI OMAPs a 1Ghz gpus PowerVRs e depois meio dia de autonomia… é uma pena

    • Frederico Valério

      É verdadeiramente um facto o que acabaste de dizer…

      Ainda não me convenceram os smartphones, continuo com um nokia antigo que já começa a ouvir-se mal pela idade.

      Ainda não devo trocar para smartphones, gastar uma pipa de massa e ficar dependente de me lembrar de po-lo a carregar todos os dias.
      Para criar bébés, prefiro ajudar a faze-los :)

      Cumpts

      • Pensava o mesmo amigos, troquei os pontos da TMN que tinha e lá veio um x10 mini por 90 euros (eu não dou mais de 100 euros por um telefone) e surpresa o animal é soberbo. Tem tudo e mais alguma coisa Android 1.6 mto pequeno cabe bem nas calças ao contrário destes novos tijolos. Bateria dura 2, 3 dias.
        Grande surpresa testem este e comparem com os tijolos

  31. Gostei de ler a análise mas penso que não explora a parte do ‘smart’ em smartphone… É certo que as diferenças entre feature phones e smartphones são cada vez menos mas a questão que me fica depois de ler o artigo é se vale a pena gastar €400 quando por perto de metade se pode comprar, por exemplo, um Wave.
    A interface não me parece fugir muito ao normal do touchwiz mas realmente os ícones (sobretudo as cores escolhidas) fazem lembrar bastante o iPhone.
    Já agora aproveito para sugerir ao autor que melhore o uso do português, sobretudo o uso das vírgulas.

  32. Extremamente completo! Excelente… é pena não conseguir acompanhar a tecnologia pelo preço!

    Parabéns!

  33. Boa tarde, na passada 6a feira (23/07) adquiri este equipamento. Estou extremamente satisfeito com a capacidade e as funcionalidades do mesmo, embora ainda não tenha tido muito tempo para explorar integralmente. No entanto deparei-me com um problema, o meu cartão TMN entra em conflito com o equipamento (segundo a TMN) o que faz com que cada vez que quero efectuar uma chamada o tenha que desligar e voltar a ligar, pois dá a informação que o cartão está sem saldo… Qd ligo já fico com saldo, mas após efectuar a chamada fico sem saldo outra vez… enfim, estou a espera que a TMN me resolva o problema… :(

  34. É impressão minha ou é uma cópia Chinesa melhorada do Iphone?
    lulz

  35. Boas pessoal,

    Antes de mais, muitos parabéns ao Rui pela boa análise a este belo equipamento :D

    Eu fui um dos sortudos que chegou a tempo de ganhar um no parque das nações ehehe

    Como opinião pessoal,
    Queria salientar, como já o fizeram em comentários anteriores, a fragilidade que o equipamento aparenta ter. Ao ter um equipamento assim, é indispensável comprar uma capa de protecção que poderá dar um bom reforço.

    Em relação ao ecrã, foi tudo dito (e bem dito) pelo Rui, é simplesmente excelente. Cores vivas, boa definição, sensibilidade ao toque bastante elevada.

    Pelo pouco que experimentei do NDrive, o GPS não funcionou lindamente. Por vezes confunde-se um bocado e não dá a minha posição exacta. Mas não experimentei exaustivamente.

    O wifi está a cima da média, saquei o mapa de portugal pelo software da NDrive a 2Mb/s.

    É importante ter em atenção o facto de que o equipamento, quando sai da embalagem, tende a ligar-se á net activando o serviço de dados do operador. Quem não tem pacotes de dados assim mais largos ou mesmo ilimitados, convém procurarem rapidamente o widget que permita desactivar o acesso á net(dá-me bastante jeito).

    Não tenho qualquer critica negativa em relação á qualidade da chamada. Considero que está ao nível dos equipamentos Blackberry (melhor qualidade de chamadas que já experienciei). Por outro lado, penso que o altifalante não é bom o suficiente quando se utiliza o equipamento como GPS dentro do carro(o som fica muito baixo).

    A autonomia varia consoante a utilização, mas nos primeiros dias em que tive o equipamento… durava apenas um dia. Agora, com um uso mais esporádico, tende a durar cerca de dois dias.

    Por fim, a performance geral do equipamento é extraordinária.

    Penso que a relação qualidade/preço deste equipamento é das mais elevadas do mercado actual.

    Cumprimentos,
    Tiago

    • Obrigado, por deixares aqui a tua opinião Tiago! ;)

      Quanto à construção é como tudo, eu achei boa e ao nivel dos outros modelos, claro que não será extraordinária, mas na minha opinião só o seria se tivesse por exemplo revestimento a aluminio.

      Não podia estar mais de acordo à questão de quando o ligas ele começa-te logo a debitar do teu saldo 3G, inclusive isso aconteceu-me, acho má jogada da tmn que deveria ter colocado alguma opção para configurar automaticamente para quem quer o 3G e não assumir que todos o vão utilizar, vindo configurado de origem.

      A utilização do GPS foi esporádica reconheço que não a testei a “200%” porque o tempo que tive com a unidade e a quantidade de funcionalidades que ele oferece, não tive grandes problemas com o google maps navigation (não testei o Ndrive porque a licença não era incluida)

      Concordo no geral com as tuas impressões, e agradeço mais uma vez vires aqui deixar o teu comentário construtivo connosco.

      • Rui,

        Se fores ao market, podes instalar o NDrive gratuitamente e eles deixam-te usar um mapa á tua escolha por 7 dias. Foi o que eu fiz até agora ;)

        Já agora, gostei do teu ponto de vista sobre a ausência do botão lateral para a câmara. Acontecia-me imensas vezes, ainda por cima com windows mobile(lento) o que me atrasava sempre um pouco.

        Cumps,
        Tiago Mata (já agora)

  36. Gostei bastante do telemóvel, mas realmente peca bastante por não ter o flash, pelo menos no meu caso até dá algum jeito mas não fiquei descontente com a foto num ambiente escuro por isso é um caso a pensar

  37. Ecran do melhor que já vi num smartphone.

    Em plena luz do dia, com o sol a bater, vê se tudo perfeitamente.

    Concordo que está um pouco “iphonizado”.

    No menu nota-se bastante.

    Mas mesmo assim, continua a ser um excelente android :)

  38. Sempre que me deparo com uma nova análise de um smartphone, não posso deixar de me perguntar como é que ele se porta com computadores sem Windows. Eu tenho um iPod Touch, comprado na altura em que saiu, mas por vários motivos fui levado a trocar o meu Windows por Ubuntu, o que me levou a deixar de poder usufruir de uma série de coisas do Touch. Será que os contactos, os calendários e todas essas aplicações estão apoiadas na cloud ou existe alguma coisa que precise da sincronização? E quanto a players de música/vídeo, será que o Galaxy gosta de Ubuntu (ou outro qualquer sistema operativo que não seja Win ou Mac, já agora)?

    Excelente análise por aqui, Rui. Vou continuar em busca de informações, mas acho que todo o artigo me convenceu a comprar esse pequeno bicho tecnológico.

  39. alguem ke tire-me esta duvida, nao existe nenhuma aplicação pra este telemovel ou outros modelos de telemovel em ke o gps nao pagamos a sua utilização (sem connectar a net)e poçamos ter uma boa qualidade de sinal na mesma e ke a licença seja vitaliçia…

  40. @Rui Oliveira Exclente Artigo. Já agora, existe alguma forma de entrar em contacto consigo? Telemovel, mail, Skype ou msn?

    • Diogo, temos a secção de contacto do site para o efeito, todos os mails redigidos para um elemento da equipa são redireccionados para o mesmo. Também estamos acessíveis individualmente no forum do pplware (forum.pplware.com), basta se registar ir à secção alto comando, e procurar o tópico “A Equipa”, para encontrar o elemento que quer contactar.

      Cumprimentos e obrigado!

  41. Tenho o Galaxy S Branco e é exactamente igual a este, apenas diferindo na cor.
    Esqueceram-se de fazer um teste ao som virtual SRS 5.1 e usar um DivX em HD, já que o Galaxy S é o primeiro Android com certificação DivX HD.

    Garanto a qualquer leitor que, com o SRS 5.1 activo e um bom par de headphones, ver o Avatar, AVP ou um outro filme cheio de cenas de acção vos vai deixar de gatas. Ouvir balas e lasers a nossa volta, vozes e carros a rodear-nos e aviões e monstros atrás de nós é demais!
    Já com musica, o SRS não compensa visto a grande maioria das musicas estarem pensadas em stereo (2/2.1).

    Só tenho pena quanto a falta de suporte de legendas no leitor de video, mas usando o Rockplayer (entre outros) disponível no Android Market, dá-se a volta a situação.

    Um grande abraço a todos.

    Deoki

  42. B dia.

    necessito de ajuda relativamente ao Galaxy S. “Perdi” acesso á internet e nao sei pq. Por mais voltas dê nao consigo reconfigurar (ou tou a esquecer qq coisa). Alguem me pode ajudar?

    obg

  43. Muito bom dia a todos , experimentei hj um brinquedo destes e posso dizer k fiquei de boca aberta. Ja experimentei o HTC Legend ,Desire, Wildfire e digos este mete os outros num cantinho, e pena e ser grande mas axo k me habitou. So queria gastar 300e no max mas axo que vou fechar os olhos e la se vai disto.
    Quanto aos mt comentarios e a própria analise e td mt relativo nada e perfeito e coisas como o soft da para se dar a volta agora quanto hardware nada a fazer pelo menos neste ou entao esperar mais uns anos e comprar um melhor ou comprar agora o iphone4 que deve ser o Ferrari ca do sitio agora.

  44. Simplesmente Brutal, mas estou com um problema que não consigo estabelecer a ligação ao pc para transferençia de dados como musica, videos e fotos. Poderiam ajudar ssf.
    Obrigado

  45. Boas. excelente telemovel e bom artigo. tenho o novo iphone 4. se não fosse a compra do iphone era este que escolhia garantidamente

  46. Já existe alguma solução para o “problema” do GPS?

    Admito que fiquei muito curioso com este telemóvel, mas estou com um pé atrás por causa do GPS (não ter flash já é um ponto negativo, e a “má qualidade” de construção que alguns mencionam também não ajuda muito… mas o GPS é algo que uso muito mesmo sem ser no carro :|

    • +1.

      Tenho exactamente a mesma duvida.
      Posso instalar um aplicativo GPS e usa-lo Offline? sem ter que recorrer à internet? ou sou sempre obrigado a usar a net?

    • Atenção, o problema do GPS que estava a mencionar não é em relação ao acesso à internet, mas sim em relação aos erros de captação da localização real (ponto em movimento quando estamos parados, etc.)

  47. Boas, tenho visto muita coisa em relação a smartphones, e tenho uma dúvida muito grande, qual é o melhor destes 2, Samsung galaxy S ou Sony Ericsson Xperia X10 ?

    Eu queria um telemóvel que tirasse boas fotografias, e já agora por um preço elevado , também que fizesse vídeos bons. já li aqui no site as duas analises, e continuo indeciso.

    Sei que a sony tem umas lentes boas, pelo menos foi o que me disseram. Outra questão que queria perguntar, o sony Ericsson, roda o ecrã se também rodarmos o telemóvel ?

    Cumps

    • O Xperia X10 tem uma câmara de 8.1MP com Flash LED, ao passo que o Galaxy S tem 5MP sem flash mas boa qualidade em baixa luminosidade. Ambos são capazes de gravar video a 720p (não sei se já está disponível nos Xperia).

      O Galaxy S vai ter o update para o Froyo (Android 2.2) no fim de Setembro/Outubro, os Xperia X10 (toda a família) ainda nem se sabe se vão ter updates depois do 2.1…

      Eu já experimentei de tudo um pouco, desde o Mobile World Congress em 2010, e o meu trajecto foi HTC Magic > Nexus One > Galaxy S.
      Ainda pensei no Desire HD, mas o Galaxy S está tão distribuído (a venda em 110 países e em cada um, uma carrada de operadoras) que tenho a certeza de que vai ter um monte de devs a fazerem ROMS atrás de ROMS quando a Samsung deixar de suportar os updates.

  48. Alguem me sabe dizer se o chip desbloqueador funciona no galaxy?

  49. Mas no site da tmn diz Câmara fotográfica de 5 Megapixels Flash Led e Zoom 4x

  50. Sim mas no parte dos pontos vem Câmara fotográfica de 5 Megapixels Flash Led e Zoom 4x

  51. adobe flash player ..´´e compativel com o galaxy ???
    bigado

  52. como se instala o adobe flash player 10.1 ??

    • Para instalares o Flash tens de fazer o update para o Android 2.2 (Froyo).
      Se tiveres um Galaxy S Português ou Espanhol, vais ter de esperar mais um pouco enquanto fazem as modificações necessárias, segundo o que me disseram no Facebook.

      Se quiseres fazer update à mesma, tens de fazer um registry hack e aconselho a usar o ultimo Samsung KIES.

      Se precisares de ajuda, manda uma mensagem para o meu twitter (http://www.twitter.com/Deoki) que eu ajudo-te.

      De notar que esta versão do Froyo, embora muito mais rápida e estavel que a anterior, não trás Swype em PT nem Google Voice em PT.

  53. Aqui está a resposta que recebi da Samsung Portugal:
    ” Samsung Portugal wrote: “Olá João! Relativamente à actualização do Galaxy S para o Android 2.2 estamos a terminar os testes de certificação, mas ainda não temos uma data de lançamento. Fica atento! Obrigado!”

    • A própria Samsung retirou há uns dias a actualização para Android 2.2 que tinha lançado nos países escandinavos. Dizem agora que em Novembro vão lançar para toda a Europa, ao mesmo tempo.

  54. Alguém me pode ajudar como faço para fazer download de Código-QR

  55. Ola!
    Bom artigo!
    tenho os dois iphone e galax! Penso que nenhum perde para o outro, os dois tem pontos negativos e positivos.
    Estava com um HTC HD 7, impressionante rodando win 7 mas pena 6.8 polada de ecrâ mui grande nas mãos, mas quem gosta vale a pena ter, um grande smartphone…

  56. Não concordo com muito do que aqui foi citado, em especial a duração da bateria. Eu tenho internet e um grande problema por isso mesmo. Se estiver na Net 15 minutos, fico sem bateria para fazer chamadas ao longo do dia! Se fazer meia dúzia de chamadas, fico sem bateria para a net! Outro ponto negativo é a foto do ecrã principal. Enquanto no meu Nókia 5800 escolha a foto e ela se molda ao visor, no galaxy fico com 10% da imagem visível. Numa coisa tão simples a Sansung falha em toda a linha. Prefiro 1000 a Nókia á Sansung e, estou completamante arrependido de ter mudado. Gaba-se muito o que não presta, quase como se fossem pagos para isso. Espero que ao menos não censurem estas verdades. Cups.

  57. Muito cuidado com o Sansung Galaxy S. Se o comprar não poderá deixar de usar o antigo ou outro qualquer. A bateria é uma treta. Simplesmente não presta. Uma coisa é fazer um teste, outra é andar com ele no dia a dia. Se fôr á NET fica sem bateria para telefonar. Se fizer meia dúzia de chamadas fica sem bateria na mesma. É muita parra e pouca uva. Não aconselho a compra. Não digam depois que não foram avisados.

    • Dois comentários a dizer a mesma coisa.
      Continuo a achar que tempos telemoveis diferentes um do outro, so que no meu caso, NENHUM dos dois I9000 mostram sinais de bateria fraca (um tem o 2.1 e o meu tem o 2.2)!
      Das duas, uma, ou tens uma bateria defeituosa ou não sabes o que dizes, já que o caso do wallpaper expandido por todos os desktops é CARACTERISTICO do Android, dai dizer que é uma falha em toda a linha e as restantes bocas parecem vindas de um velho resmungão (nao peço desculpa pela frontalidade).

      Se continuares a ter problemas, diz à malta, e quem sabe alguém te possa ajudar, agora mandar bocas não.
      Podes sempre mudar para a Nokia, já que gostas tanto.

      • Eu contactei a loja onde comprei o Galaxy S e não resolveram o problema. Contactei a Sansung e diseram que a duração da bateria era consoante a utilização (grande resposta esta), e eu continú-o com o mesmo problema. mas mais: não sou o único a queixar-me, há muitos outros. A bateria é, com toda a franqueza, uma porcaria autêntica, e, eu já tive todo o tipo de telemóveis, não só da Nókia como alguém aqui quer fazer crer. E de nenhum outro tive razãões de queixa! isto diz alguma coisa, ou ainda não chega? Parewce que alguém anda aqui a fazer propaganda do Galaxy e a enganar as pessoas. Frisei a Nókia como podia frisar a Motorola, a Alcatel, outros modelos da Sansung ou outra qualquer. Fica a explicação. O Galaxy vale 000000.

      • Com franqueza és mal intencionado! Eu avisei do que se passa realmente com OS Galaxys S, não só o meu; tu vendes gato por lebre, enganando o pessoal! Nada me move contra a Sansung noutros tipos de telemóveis que já tive, apenas friso que o Galaxy não presta na vertente, principalmente, da autonomía da bateria. Se és pago ou gostas de enganar as pessoas não contes comigo para isso. E dispenso bem a tua ajuda. Aprende ao menos a ser um pouco mais bem educado.

        • 4 ou 5 comments seguidos e perseguiste-me sucintamente com acusações e o pior é que nem sequer tens o descaramento de dizer que sou eu, mas “alguém” isto ou aquilo. Não sou eu quem necessita aprender bons modos, de certeza.

          E já agora, tentaste ajudar sequer UMA pessoa desde a tua chegada?
          Generalisaste a tua experiência negativa com a de qualquer outro possivél interessado, e no entanto, APENAS quando me respondeste é que referiste aspectos positivos! Ora, se isso não é pôr paninhos quentes, o que será?

          Não me vou dar ao trabalho de responder a todos os teus conments só para apaziguar a tua vendetta, e qualquer outra pessoa que esteja a lêr isto não vai estar minimamente interessada na nossa troca de arrufos.

          Quanto estar a “vender gato por lebre”, “enganar” e outras coisas que mais, só teria lógica se eu trabalhasse OU para a Samsung OU na área de vendas OU fosse o autor desta review, e eu não encaixo em nenhuma destas três hipoteses.

          No que ficamos?
          Eu sigo o meu caminho e ajudo no que for possivél a algum utilizador do Galaxy ou Android em geral, e tu fazes o que bem entenderes, inclusivamente, não aceitar a minha ajuda. Beats me. :)

          Isto é a net, learn how to cheelax.

  58. Boas tardes,

    Eu tenho um Nokia 5800 e estou a pensar trocar por um destes SAmsungs.
    O que realmente me preocupa é a bateria. É mesmo assim tão fraco de bateria?

    Consigo-o arranjar por pontos a 250€. Vale a pena a troca? ou vou antes para um Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro? Que por acaso me fica 100€ mais barato que o samsung.

    Cumprimentos.

    • Olá!

      Na minha opinião acho que um telemovel se deve adaptar as necessidades de quem o utiliza, e não ao contrário.
      Digo isto porque a meu ver, o ecrã do X10 Mini/Mini Pro se torna algo incomodativo e não vejo grande chance de que venha a ter um update do OS (o Android 2.3 está já ai à porta).

      Algo como o Galaxy S, HTC Desire/Nexus One/Legend ou Droids da Motorola estariam mais a jeito.
      Tudo depende do teu gosto e da tua carteira.

      Arranjei um X10 Mini Pro para a minha namorada, mas ela queixou-se do teclado e de algumas apps ficarem esquesitas no ecrã, ou não instalarem de todo.
      Mesmo com uns hacks, notava-se lentidão e com um ecrã tão pequenino, nem valia a pena lêr ebooks ou outras coisas.
      Acabei por devolver o X10 Mini e em troca, arranjei um Samsung Galaxy S branco (na “The Phone House” espanhola) e podemos falar por videochat quando não estamos em casa, fazer geocaching e ouvir musica ao mesmo tempo e usar o Aura para andar na estrada sem fazer download de mapas, só para dar alguns exemplos.

      :)

      • Eu também queria o Galaxy S. É um telemóvel lindo e só aquele ecrã diz tudo. É enes de rápido e pode-se pôr muitas aplicações interessantes. A falta de flash é um ponto negativo mas não será o que me impede de comprá-lo, apesar de fazer enes de jeito a entrar em casa de noite ou ver algum problema no carro de noite ou algo do género. O que me impede de comprá-lo neste momento é a bateria. Um dia e meio e já a poupar? Alguém confirma o que diz no review?

        É que o meu 5800 há uns tempos andava assim…Só não o vendi porque consegui recalibrar a bateria e agora dura uns 3/4 dias. E por isso mesmo não vou comprar um telemóvel que dure 1 dia e meio.

        • Com toda a honestidade, a bateria é o ponto mais fraco do Galaxy S! Há outras pequenas coisas mas aí se dá um jeito. Agora bateria é uma lástima. Tanto assim que uso o antigo, para o qual já tinha comprador, para telefonar. No Galaxy apenas vejo video e oiço musica. Enquanto a bateria aguenta, o que diga-se é muito pouco tempo. Cumps.

        • @jOrGe.mRNh:
          Esperam-se grandes avanços na área da gestão energética no Android 2.3.
          Agora que foi oficialmente apresentado o Google Nexus S, e pertencendo a família do Galaxy S, não me admira que mais tarde ou mais cedo apareçam ports comutáveis entre ambos os dispositivos (embora, a meu ver faça mais sentido usar o stock Android no SGS que o TouchWiz no Nexus S). :)

      • Explico mais isto sobre o Galaxy S. Como leitor multimédia é excelente, nota 20. Como telemóvel ou para ter internet no Galaxy tens que abdicar de algo. Ou por outras palavras: se gostas de ver videos ou ouvir música tudo bem. O problema é que depoisa te falta bateria quando precisares de fazer chamadas. Ou optas por uma coisa ou outra. Eu estou á espera de uma outra resposta tanto do vendedor como da Sansung, por isso uso á mesma o 5800 que já tinha antes do Galaxy. O Galaxy apenas uso como multimédia. Em último caso avanço com uma queixa, caso não resolvam o problema. Por dizer ainda que outras empresas recolheram os telemóveis com problermas, espero o mesmo da Sansung. Alguém que aqui defende o Galaxy S, não confundir com a Sansung em geral, está a enganar o pessoal. Cuidado.

        • Isso era mesmo necessário?

          • Deoki. Franqueza paga-se com franqueza! Eu avisei o que se passa com a bateria do meu e de outros Galaxys S. Fui por si tratado como um mentiroso e, “empurrado” para a Nókia, apenas porque frisei que antes do Galaxy usava, e uso á mesma, um 5800 da Nókia, o que é muito diferente de fazer públicidade á marca. E francamente as marcas para mim são todas boas se o que vendem é bom. E todas más se vendem treta. Como já o afirmei aqui, tenho telemóveis da Sansung que nunca me deram problemas e, tenho um 5800 da Nókia que uso agora como alternativa ao Galaxy. Eu, acredite ou não, uso do meu direito de opinião sem estar amarrado a marcas ou similares. Foi feito um teste que eu louvo, mas não confundo com o uso constante do produto testado. Veja o exemplo do N 8 da Nókia: passou nos testes e agora foram todos recolhidos. Nada me move contra si ou quem quer que seja. Mas nunca dou a outra face. Cumps.

        • Mas então a bateria é defeito do teu ou fracasso geral?

          É que estive a falar com mais pessoal e dizem-me que a Bateria dura em média 2/3 dias com uso normal.

          • Não é defeito só do meu Galaxy porque amigos meus têm o mesmo problema com a bateria. A própria operadora que tinha a bateria com uma autonomía de 9 horas já anuncía agora uma autonomía de apenas 5 horas! Se alguém diz que a bateria dura dois dias, ou não usa internet no Galaxy ou trabalha em 2 G. Numa opinião pessoal, vale o que quiserem, não acredito que usem outros serviços além do essencial: ouvir música ou telefonar ocasionalmente, e não em uso constante. Eu, como afirmei e afirmo, uso o Galaxy como multimédia e uso o antigo para telefonar. O comprar ou não é problema de cada um. Eu apenas avisei. Nada, além da autonomía da bateria do Galaxy, me move contra a Sansung ou outra marca qualquer. Tanto assim que comprei o Galaxy. Se estou arrependido? Estou! Na vertente de que arranjo visualizadores multimédia mais baratos do que 399 euros. E tenho um J 700 e um Star da Sansung que metem a bateria do Galaxy a um canto. Acho que apenas cumpro um dever cívico e, desafio a Sansung Portugal a retirar-me a razão no que afirmo.

          • JOrGE.mRNh. Você ao falar em fracasso estava a olhar-se ao espelho de certeza, porque não o conheço de lado algum! Por outro lado não é coerente. Se confia nos seus amigos, comprava e nada mais. No entanto questiona-me, apenas porque reamente NÃO confía nos amigos que diz ter! Quando teclar veja e reveja o que escreve e não meta os pés pelas mãos. Dos amigos, reais, não se duvída, confia-se. Fracasso é o que você faz. Falta-lhe sentido moral e cívico.

          • Desculpa lá o Texy mas tu não regulas muito bem e além disso não percebes um peido de Português. Lê bem o que escrevi e vê se eu me refiro a fracasso teu ou a FRACASSO GERAL DO MODELO..

            Repito mais uma vez que tu deves é bater mal! Para que é que os meus amigos são para aqui chamados? Eu fui pedir mais opiniões como é óbvio. Se não te conheço de lado nenhum por que raio havia de confiar só na tua análise? Não me custa nada pedir segundas opiniões. E até podia ser o teu samsung com problemas na bateria pois repito que já estive a falar com pessoal em que as baterias duram 2 a 3 dias.

          • Eu tenho o Galaxy S e digo que a bateria dura-me 2/3 dias normalmente.

            Como também posso dizer que apenas dura 1 dia se estou a utilizar de uma forma intensa a ligação net via Wi-Fi.

            Ou seja, ambas as informações estão correctas, muda apenas o ponto de vista de cada um.

          • Eu nunca tive paciência para ordinários! Ponto assente. O único crime, pelos vistos, que aqui cometi foi civicamente alertar as pessoas. Porém já vi que chicos-espertos e vendedores de marcas não faltam por aqui. Visto isso, conforme entrei assim saio. Com a dignidade que a alguns que por aqui vegetam falta! Boa sorte ao donos do site, que julgo não terem culpa dessa chico-espertíce saloia de quem trabalha á percentagem. Podem enganar certas pessoas, a mim não! E só me consegue ofender quem tem categoría para isso e, não vendedores de gato por lebre ou, quem tem amigos fictícios. Continuem a enganar as pessoas, pois o vosso trabalho é esse. De realçar que a Sansung me deu razão. Como não gosto de parasitas… Adeus.

          • Se eu quisesse vir para aqui fazer vendas, 1° – trabalhava nessa área e 2° – vivia em Portugal.
            Não temos culpa que a tua mente decrépita tenha criado tal conspiração.

            Evidentemente que num artigo sobre determinado producto vais encontrar mais gente envolvida e que pode ter críticas, ora positivas, ora negativas, mas nunca esperes obter feedback satisfatório quando lanças alarmismos!

            Para falar a verdade, disseste tanta coisa a tanta gente (eu incluído), que tanto me faz que desapareças e nunca mais voltes.

            Vou continuar a usar o Pplware como tenho feito ao longo destes anos e a contribuir quer seja com comentários, ajuda, fotos, artigos ou reviews, coisas que já tive o prazer de partilhar com todos nesta comunidade.

            E tu? NADA!

  59. Gostaria de saber se este equipamento pode fazer transmissão de dados por GPRS.?

  60. Deoki. Continua a vender telemóveis, a enganar o povinho e depois chama-lhe AJUDA. Eu pertenço a uma organização de defesa do consumidor. Tu não vales nada, hipócrita. Boas percentagens e bom Natal. Que Deus te ajude a vender muitos aparelhos. Bay Bay.

  61. Repare-se bem nesta treta. Compro um Galaxy S da Sansung, e um vendedor de telemóveis que por aqui diz AJUDAR, acusa-me de defender a Nókia! Bizarra teoría esta. Perdoai-lhe Senhor ele não sabe o que diz.

    • Eu não digo que não tenhas razão, mas ao menos não venhas para aqui insultar tudo e todos. Assim acabas por perder a razão e fazes figura de urso.

      Eu muito sinceramente ainda estou a tentar perceber a capacidade da bateria do Galaxy S, pois não me quero aventurar em vender o Nokia 5800 e depois fico sem nada de jeito.

      Cumps

      • JOrGE,mRNh. A bateria do meu Galaxy S durava, imagine-se, cerca de 10 horas em standy-bay. Ora ninguém pode, em perfeito juízo, achar isto normal. Depois tinha problemas a nível de GPS e de recepção de chamadas. A própria operadora reconheceu isso. A estrutura é fraca mas, isso para mim era o menos Se é só o meu não sei. Apenas avisei e fui insultado, como um criminoso. E filho de boa gente sente-se. Agora claro que tem muitos pontos positivos. Pode ser que o azar seja só meu. É como tudo. Que mais posso dizer? Arrisca se quiseres, mas conserva, até ver, o Nókia. Pede para experimentares é o melhor. Cumps.

        • Eu já o experimentei numa Phone House pai durante 10minutos e adorei o telemóvel mesmo, mas claro que em 10minutos não dá para ver como é a bateria.

          • Eu não tenho razões de queixa em relação à bateria, como disse depende do uso que se dá ao telemóvel.
            Exemplo, se passas o dia com o GPS e WiFi ligados non-stop, a bateria dura-te um dia. De resto porta-se bem durante mais tempo.

          • JOrGE.mRNh. O Galaxy é fantástico a nível de tecnología e com um ecrã de sonho. Quanto á bateria nada posso por enquanto acrescentar, pois o meu está em análise. Quando souber algo mais informo. No entanto e como diz o Bruno também pode depender do que lá meteres.

  62. Boa Noite!

    Eu tenho um Galaxy S e acho que é uma maquina exelente!!
    Mas no entanto tive um pequeno problema com ele e gostava que alguem me desse uma ajuda!!
    é o seguinte : eu tenho a versão 2.2 (Froyo) e como seguranca meti PIN mas no entanto esquecime qual pus alguem sabe como formatar o telemovel ou um master code para o desbloquear??

    Obrigado!

  63. Obrigado!

    Mas tenho outra duvida isso terá custos adicionais??

    bruno c eu tenho a versao 2.2 totalmene oficial pois foi o proprio “kies” que me mandou actualizar a minha versão anterior 2.1 (eclair).

    • Ok, vou testar depois. Não cheguei a instalar o Kies no PC ainda.

      • Bruno C depois de teres o 2.2 faz.m um favor tira uma foto ao ecra de escolha de pin de bloqueio para eu ver se me lembro do meu codigo!

        • Pergunta de noob: como actualizas o SO com o Kies? Só ontem consegui instalar a ultima versão (v1.5.3.10103_102_1) e as unicas opções de update que verifiqui foram as de firmware. Está-me a escapar alguma coisa?

          PS – não cheguei a fazer update de firmware, não tive tempo ainda :p

          • O update do SO É o update de firmware.

            Abres o Kies, ligas o Galaxy ao PC, escolhes “Samsung Kies” no menu que aparece no telemovel e escolhes “Update Firmware” no Kies.

            Ha outras maneiras de o conseguires, mas se isto funcionar, não tens de andar a mexer muito mais.

    • Pedro Ricardo. Em príncipio nunca cobraram nada por isso, mas com esta críse não sei não. Talvez tenhas de pagar uma pequena taxa. É que as operadoras nem todas são iguais e nem todas tratam os clientes da mesma forma. Porém acho que não te vão cobrar nada.

    • Já resolveste o problema com o PIN?

      • Ja!

        Mandei-o para a loja mas como sou estudante estou mais tempo ausente de casa do que la e desde que ele chegou da compustura ainda noa o fui ver!! eu depois digo como ele veio!!

  64. Alguem me podera ajudar a como meto para deixar escrever mais caracteres numa msg, sem ter k passar a duas msg. Porque escrevo pouco e conta logo como duas msg

    • Marilyn Girl. Tal como no Bloco Notas do PC, quando acedes a ESCREVER e ENVIAR no Galaxy escreve tudo o que te apeteça pois a página vai subindo á medida que fores escrevendo. Quando terminares clik em retroceder e vês a mensagem toda. Aí tens igualmente ENVIAR, ACTUALIZAR e GUARDAR. Pronto, é só enviares. Cumps.

      • o problema dos grupos dos contactos primos tios amigos que nao passao do gmail para telemovel o problema nao se passa sony ericson x10i passa os grupos todos para os contactos do telemovel tanho trinta e seis grupos que nao passao para o telemovel samsung

    • Entra em Mensagens, carrega no botão Menu, Definições, Modo de Introdução, e muda de “Automático” para “Alfabeto GSM”.

      Passas a ter 145 caracteres para escrever e quando chegares perto dos ultimos 10, aparecem uns numeros (ex: 10/1… 9/1… 8/1…) á medida que os gastas.

      Quando ultrapassares os 145 caracteres, estás a enviar duas SMS, e assim Sucessivamente até que acabes de escrever a tua mensagem. :)

      Era isto que estavas a procura?

  65. tanho o samsung galaxi s nao passa os grupos do gmail o telemovel como devo resolver o problema

    • jose nunes. Falha de sincronização entre o Gmail e o Galaxy S. Pede á tua operadora para te configurar o cartão SIM. Foi o que eu fiz e resultou. Por outro lado acede ao Gmail sempre em GMAIL ao lado do GESTOR de TAREFAS. Podes, se isso não resultar, configurar através do teu próprio email no GMAIL. Cumps.

    • José, a melhor resposta que te tenho a dar é veres o help do Gmail. Foi lá que aprendi por exemplo a carregar todos os contactos .vcf ao mesmo tempo em vez de um a um.

  66. Alguem me podera ajudar, em como actualizo o galaxy.

  67. A Exame Informática informa que várias aplicações do Market apenas servem para roubar dados dos utilizadores, os quais são depois vendidos a empresas de públicidade e a terceiros com fins duvidosos. Por isso muito cuidado com o que descarregam da loja da Sansung para o Galaxy. Quem quiser saber quais são essas aplicações aceda ao site da Exame Informática. Fica o aviso. Boas Festas para todos.

    • Texy, a tua luta contra o Galaxy S continua a todo o gás, tá visto… o que acho engraçado é que a notícia não menciona uma unica vez a marca Samsung. xD

      Esta é a noticia, e fala sobre aplicações no Android Market e no iPhone: http://aeiou.exameinformatica.pt/aplicacoes-para-iphone-e-android-espiam-utilizadores=f1008124

      • bruno c. Tens razão, não é só o Galaxy! Mas não tenho nenhuma luta contra o Galaxy ou contra a Sansung. Apenas me referi, e aí faço mea culpa, ao Galaxy porque é o aparelho que (tenho). Foi apenas isso e nada mais, acredites ou não. Boas Festas.

    • Texy, continuas a tua guerra aberta contra o Galaxy S, tá visto… e a noticia de que falas não menciona uma unica vez a marca Samsung… já estás a exagerar um bocado não?

      Abaixo o link para a noticia:
      http://aeiou.exameinformatica.pt/aplicacoes-para-iphone-e-android-espiam-utilizadores=f1008124

    • Samsung Store não é o mesmo que Android Market.
      A Exame Informática fala explicitamente de Apps do Android Market.

    • Continuas a fazer exactamente aquilo que o Deokid disse sobre ti. A espalhar alarmismo e ódio contra este modelo da Sa”M”sung.

      Como o bruno c. disse, o artigo nem menciona esta marca. Ou referes o artigo na sua totalidade ou então ficas na tua e comentas num dos outros artigos sobre Android.

      • Dactilus. O que escrevi para o bruno c. serve para todos e, do erro fiz mea culpa. Foi um erro apenas e não ódio. Lamento que a tua vida se baseie em exemplos de outrém. Eu reconheço quando erro, mas não precioso de guarda-costas para isso! Fala por ti, deixa os “mortos” em paz. Parece que esperavas apenas o momento de me acusares de algo, e isso é muito rasteiro e, ficas ao nível de quem defendes! Lamento.

      • Dactilus. Se eu fosse mal intencionado, como tentas fazer crer, não tinha escrito para o pessoal consultar o site da Exame Informática para melhor esclarecimento’ Não tenho é culpa de haver pessoas essas sim mal intencionadas á espera de me atacar. Lamento essa tua falta de príncipios. Sinceramente, lamento.

        • E pronto, lá vem a facadinha nas costas acompanhada da conversinha de merda.

          Dactilus, don’t feed the trolls. :)

          E tu, man up, grow some and shove it.

          • Caros… vamos ter calma sff.

            Podemos trocar argumentos sem provocações?

            Espero que o façam.

            Obrigado pela vossa participação.

          • Vítor, dá uma vista de olhos aos posts deste artigo e vê os mails que enviei, e depois percebes.

            Eu já evito responder aqui, e depois alguém refere o meu nick e ainda me mandam bocas quando eu sequer nem estava cá!

            Lamento que tenha chegado a isto, mas eu nem sequer voltei a comentar e enviei dois avisos ao mail do pplware.

            Estou disposto a seguir a sugestão do amigo SLB1016 abaixo, sem problemas, mas que fique claro que eu não me deixo ficar mais se ouvir outra. Fi-lo em benefício dos utilizadores e deu nisto.

            E de uma vez por todas, eu não sou vendedor de nada.

          • Deoki. Eu já me tinha esquecido das nossas divergências mas alguém se lembrou, para me provocar, de usar o teu nome. Portanto que fique bem claro que foi o Dactilus que te usou, e não eu! Vou aceitar a sugestão do SLB1016. Um Bom Ano para ti e para todo o pessoal.

        • Eu sei que estou a meter o bedelho onde não é chamado, mas como gosto de ajudar, dou a minha sugestão e se estiverem a fim, tanto melhor.
          Que tal se mandar-mos os nossos desgostos do ano passado para trás das costas e quem não se curtir aqui, simplesmente ignora o outro?

          Acho que todos nós iríamos beneficiar de um ambiente menos pesado e são.

  68. Quem me diz que o galaxy é parecido com o iphone é porque nunca teve um iphone nas maos. nao tem nada haver o iphone esta a leguas do galaxy

  69. Fernando Rocha posso dizer-te que eu posso comparar ambos facilmente visto ter os dois em minha posse e que para o Iphone se poder por ao nível do Galaxy S têm que progredir imenso ainda!!!

    • Como configuro outras contas de email sem gmail( por exemplo sapo e hotmail) no galaxy s nisso é muito maisw simples no iphone. É só por mail e password de qualquer mail no iphone e ja esta

      • Fernando Rocha. Na página do próprio Hotmail, do lado direito, há uma opção que diz: o Hotmail no seu telemóvel. Basta seguir as indicações. No Sapo deve ser o mesmo. Como não o uso nada posso afirmar. No Galaxy também podes ir a DEFINIÇÕES, CONTAS E SINCRONIZAÇÃO, ADICIONAR CONTAS. Mantém activa, no mesmo local, a SINCRONIZAÇÃO AUTOMÁTICA. Espero ter ajudado. Cumps.

      • Já experimentaste ir a Aplicações»E-mail?

  70. ola muito boa noite sabem me dizer onde posso sacar o accuweather relogio que aparece na primeira imagem deste site

  71. OLa tudo bem sabem me dizer porque motivo se escrever sms no metodo swype em alguns telemoveis as pessoas recebem so quadradinhos ou o simbolo do email ” @ “. obrigado

  72. Olá Gostaria de saber se realmente aconselham o galaxy para o meu caso que é o seguinte, a principal necessidade é Gps mesmo sem rede (offline) para usar no meio da floresta, a viajar de barco, marcar coordenadas, aplicações, mp3, estou indeciso, a compra tb é para daqui a 4 meses, se souberem de novidades que estejam para sair… Obrigado!

  73. Olá,
    Qual o SmartPhone que aconselham? iPhone 4 vale mais a pena em relação a este? A necessidade é principalmente Gps mesmo sem rede (offline) marcar coordenadas, ter indicações de barco, aplicações (por exemplo uma que tenha mapas do mundo, que se possa gravar pontos e notas), como estou em Africa e vou para a floresta às vezes, não há net, nem redes nenhumas, por isso preciso mesmo que funcione sem estas, a compra tb é para daqui a 4 meses, qdo for a Portugal, se souberem de novidades que estejam para sair… claro que a ideia é mesmo um smartphone mesmo por ter várias funções, ser pc, leitor de musica, etc. (all in one)
    Obrigado!

    • Olá VatoLoco.

      Em primeiro lugar quero felicitar-te pela tua aventura.
      Espero que aproveites ao máximo e que a tua experiência com o teu smartphone seja satisfatória, no mínimo.

      A meu ver, muita coisa pode mudar em 4 meses, mas se me permites dar a minha sincera opinião, não optes pelo Galaxy S nem o iPhone 4.

      Dou-te as razões e alternativas:

      -Galaxy S-
      Enquanto um belíssimo smartphone, acredito que iria dar o pifo nessas condições. Uma simples queda na água e adeus, já para não falar na capa traseira que é de plástico, calcanhar de Aquiles do Galaxy, visto o ecrã ser Gorilla Glass da Corning e altamente à prova de choque, riscos e poeiras (não quer dizer que não se estrague, mas provavelmente continuaria a funcionar apesar de o vidro partir).
      Tem a vantagem de ter uma bateria removível, o que se pode revelar vantajoso caso pretendas adquirir uma ou duas baterias extra para aquelas estadias mais prolongadas no meio da floresta, mar ou deserto.
      Com o GPS ligado, ao fim do dia terás de o carregar, pois seja qual for a marca, Sistema Operativo ou utilização, o GPS é sempre dos componentes que mais gasta bateria.
      Podes adquirir uma capa de silicone tipo TPU no eBay por cerca de €1,50 e fica mais resistente, mas se cair a agua, não sei qual será o resultado.

      -iPhone 4-
      Tem um ecrã resistente feito de Aluminosilicate Glass, um composto usado por vários fabricantes, incluindo a Corning (o iPhone 4 NÃO TEM Gorilla Glass), mas já são vários os casos de iPhones 4 caídos ao chão e tanto o ecrã como a traseira (também feita do mesmo material) acabaram rachados.
      A bateria não é removível, e só por ai, acho que se torna limitativo.
      Tens uns dispositivos que se ligam para dar um boost de energia (umas quantas horas), mas não cheguei a experimentar, por isso não sei se valerá a pena.
      Um monte de acessórios disponíveis também se revela uma vantagem.
      Semelhante ao Galaxy S, tens o problema do contacto com a agua, e a mesma solução, uma capa de silicone TPU.

      A minha sugestão?

      - Motorola DEFY -
      http://www.motorola.com/Consumers/XW-EN/Consumer-Products-and-Services/Mobile-Phones/MOTOROLA-DEFY-XW-EN

      Chamemos-lhe o Nokia 5100/3720 dos tempos modernos.

      O primeiro Android “Lifeproof”, á prova de água, poeira, choques, riscos, ecrã Gorilla Glass de 3.7″, Android 2.1 (update 2.2 disponivel e 2.3 confirmado), bateria removivel de 1540 mAh, camara de 5MP com flash, GPS, WiFi, GSM Quadribanda [WCDMA (900/2100), GSM (850/900/1800/1900), HSDPA (7.2 Mbps), EDGE, GPRS e HSUPA (2.0 Mbps)], Bluetooth 2.1+EDR, etc etc etc…

      Tendo em conta que vais entrar floresta dentro com humidade e chuva tropical, andar pelo mar e correndo o risco de que o teu telemóvel dê um mergulho, poderes andar com uma bateria extra, poder descarregar mapas GPS variados desde militares a vectoriais tanto para estrada como campo/off-road… acredito que iria ser um smartphone adaptado as tuas necessidades.

      • Muito obrigado, a sugestão é realmente muito boa, tive a ver as características e só faltava mesmo flutuar :D (já era 5 estrelas) asério tem tudo que eu queria, e ainda por cima um bom preço, já agora sabem uma loja por Lisboa em que esteja barato, e uma promoção de um cartão 16/32GB tb em promoção prai em alguma loja? Tb n sabia nd sobre o assunto e tive a ver pelo Android Market e existem aplicações gratuitas que satisfazem a necessidade. Muito obrigado!

  74. O android e a versão 2.2 e o swype e 2.4
    6.1185+

    • Já experimentaste algum teclado swype alternativo ao Swype como o SlideIT ou o Shapewriter?

      Há uma versão trial do SwiftKey. Experimenta caso continues a ter problemas depois de experimentares teclados swype.

  75. Gostaria que me falasse o que acham do xperia x10, pq estava na duvida entre o galaxy s i9000 e o xperia mas como ele n tem flach optei por este que descrevo aqui. Eu tenho o mini x10 2.1 e adorei a agora estou comprando o xperia x10 2.1 tela de 4, poderiam me falar mais dele por favor. Tbém gostei muito do que escreveu no site é otimo e os videoas tbém, por isso se puder fal=zer um igual pro xperia x10 seria otimo tbém, poderiamos ver varias opniões e comentarios.Abraços a todos os leitores Sandra.

    • Tanto o X10 como o X10 mini e o X10 mini pro não vão receber mais nenhum update para além do 2.1 (éclair).

      Se quiseres um Xperia com Android, a meu ver devias optar pelo Xperia Arc, apresentado na CES 2011.

      A Sony Ericson reconheceu que não estava a espera que os seus clientes estivessem tão interessados no software dos telemóveis que compram.

  76. Hj entrei em contato com a sony ericssom pelo site deles, e pedi informações sobre as atualizações futuras do xperia x10 e minis, e o responsavel me disse que haverá sim atualizações, mais recentes do x10 e minis daqui a um tempo, já qua por hr fizeram a atualização para 2.1 nos xperia x10 e minis, ele tbém disse que não sabe ao certo quando será as novas atualizações,mas que terá terá sim. Eu tbém fiquei um pouco confusa pq se outras marcas já estão na atualização 2.2, como a sony não iria acompanhar né.
    Bom acredito que irá acontecer sim, não podemos é perder as esperanças e desanimar rsrs…

  77. Estou lançado para comprar este Samsung. Adoro a marca e acho que será um bom telefone para trocar o meu Jet (fica para a mulher) !

  78. Boa noite gostava de saber se é possivel colocar a versão 2.2 froyo num htc magic? boa noite agradeco respostas!

  79. Se eu mandar vir 1 telefone destes de uma loja desbloqueado, ele vai dar com qualquer rede sem problemas?

  80. Dav7. Com certeza que o Galaxy S desbloqueado dá para qualquer rede sem problemas! Basta escolher a rede, inserir o cartão SIM e pronto. E já agora, com a sacaníce de certas redes, até convém comprar desbloqueado.

  81. ola muito bom dia – Alguem me sabe dizer como faço um jailbreak a um iphone 4 com a versao de firmware 4.2.1

  82. Fernando, vc já viu no proprio site da hiphone? eu li lá algo sobre atualizar pro 4,2.

  83. Ola Sandra, o que eu quero nao e actualizar que isso é facil, quero e fazer um jailbreak do iphone 4 versao ios 4.2.1 . obrigado

  84. Alguém me sabe confirmar se o Ebook que vem no Galaxy S, o do Nilton, é completo? Ou é apenas uma parte do livro?

    Obrigado

  85. São todos completos.
    Com todos quero dizer:
    - Eu Amo Você, de Nilton
    - Levantado do Chão, de José Saramago
    - Pride and Prejudice, de Jane Austen
    - The Adventures of Sherlock Holmes, de A. Conan Doyle

  86. Alguem me pode ajudar a como mudar o toque de msg?? Eu ja tentei qd a musica esta a tocar ir a definir como mas so apareçe: Como chama, chamada de video e alarme

  87. Boas,

    Em alguns sites está indicado que este smartphone suporta a reprodução de vídeos em avi, divx, h264, etc.
    Mas no site da Samsung apenas indica que tem leitor de vídeo sem especificar os formatos suportados.

    Alguém me pode confirmar que formatos de vídeo (para leitura) são suportados por este equipamento?

    Obrigado

    • Da página do Samsung Galaxy S na Wikipedia:
      “The Galaxy S comes with support for many multimedia file formats, including audio codecs (FLAC, WAV, Vorbis, MP3, AAC, AAC+, eAAC+, WMA, AMR-NB, AMR-WB, MID, AC3, XMF), video codecs (mpeg4, H.264, H.263, Sorenson codec, DivX HD/ XviD, VC-1) and video formats (3GP (MPEG-4), WMV (Advanced Systems Format), AVI (divx), MKV, FLV).”

      De notar que o suporte nativo a streams audio 5.1 não são suportadas mas, convertido o audio em 2 canais, passam na boa pelo filtro virtual 5.1 no leitor de video (desde que liguem os headphones ou as colunas ao jack de 3.5″).

      Já testei a maioria destes codecs e os resultados são mistos. O leitor de video não é muito bom a ler legendas, mas o mVideoPlayer fá-lo sem problemas, apesar de não suportar o 5.1 SRS Surround Virtual. É um pau de dois bicos. Uso um dos dois, conforme necessário, mas 95% das vezes, opto pelo mVideoPlayer.

      MKV’s com vários audio streams (especialmente Anime, que fica muuuito fixe neste ecrã) são suportados sem problemas.

      De vez em quando saco uns filmes que dáo erro na leitura, mas é raro não funcionar qualquer filme que passe para o SGS.

      É uma questão de experimentar.

  88. Caros amigos,
    O meu Samsung Galaxy s, por vezes sem mais nem menos, perde rede, mas o símbolo de rede junto ao símbolo da bateria com a indicação de rede mo máximo. Quando toco na parte superior do ecrã e arrasto com o dedo para baixo, surge o menu rápido com os atalhos, onde no espaço da rede aparece a informação “só chamadas de emergência”. Já dei voltas ao telemóvel e não consigo activar a rede a não ser desligando e voltando a ligar o aparelho por completo. Que maçada… Mas isto acontece-me varias vezes deixando de ser contactável sem eu dar por isso.
    Um muito obrigado.

    • Tens de levar o teu smartphone à loja onde o compraste pois ele irá necessitar de uma intervenção técnica. Como está dentro da garantia apressa-te a entregar. Penso que a máquina estará com problemas no slot do cartão SIM.

  89. Nao tenho razao de queixa…nao tem flash led? Pois nao, e tenho tirado excelentes fotos e nem sinto falta….neste caso “so faz falta o que ca esta”. O facto de ter algumas semelhancas com o iphone4 nao vejo qualquer tipo de problema, pois considero isso pormenores sem grande importancia porque o que realmente me interessa sao as funçoes que proporciona e tambem a qualidade das mesmas…agora vejamos neste prisma. Segundo toda a propaganda pela apple que tem os melhores produtos do mercado, grandes softwares e agora com o iphone4 que parece ser o ultimo “grito” o mesmo tem funçoes importantissimas que a meu ver (e penso que que tambem de muita gente) sao uma porcaria.

    Digam o que disserem e seja porque motivo for, um smartphone desta gama deveria ter tal como o galaxy s tem a funçao de poder passar ficheiros pra qualquer outro telefone por bluetooth e nao apenas entre os da mesma marca. Outra, para o grande fomoso iphone4 deveria ter melhor qualidade de imagem,enfim. Na minha opiniao acho que a aplle quando lança os seus produtos, tem como objectivo agradar a um certo publico alvo e vamos supor (penso que bem) que é um publico alvo classe alta (afinal de contas pelos preços a que vendem…), mesmo assim o iphone4 nao satisfaz todo o tipo de cliente, ja a samsung nao comete o mesmo e supera as espectativas.

    Para terminar nao se fiem nos numeros de venda do iphone que talvez sejam superiores ao galaxy s, porque afinal de contas quem nunca foi induzido em erro atire a primeira pedra.

    • Boas meu caro.

      É um grande erro avaliar o iPhone sem perceber o que realmente vale o smartphone da Apple. O Galaxy é bom, sou o primeiro a dizer pois andei com ele muito tempo e gostei, mas nada se compara à experiência de utilização do iPhone.

      Não sou só eu que o digo, inclusive a própria Samsung, porque o Galaxy S estava abaixo das necessidades, antes mesmo deste fazer dois anos, retirou o mesmo de produção, este não tinha qualidade suficiente para garantir a evolução do Android.

      Assim, a Samsung lançou o Galaxy S II. A Apple tem uma vantagem grande, sobre os seus concorrentes, a marca de Cupertino desenvolve o iOS em função do que necessita e adapta o hardware a essas necessidades. Repara que o iPhone 3G ainda há uns meses recebeu uma actualização… e este já tem 3 anos.

      Em termos de Sistema Operativo, também aí há grandes diferenças. o Android é muito bom mas está pouco maduro, face ao iOS.

      Tens em mãos uma grande máquina mas não tens em mãos um iPhone nem nada que se aproxime… mas quem disse que todos precisam de um iPhone?

    • Bem, como o Vítor já disse, o melhor telefone é aquele que melhor serve as tuas necessidades.

      Fiquei com dúvidas quando disseste que “…para o grande fomoso iphone4 deveria ter melhor qualidade de imagem,enfim.” Não percebi o que queres dizer com isto.. falas do ecrã?

      Outra questão é a do preço. É caro, sim! Concordo plenamente contigo e digo-o quase sempre que falo do iPhone. No entanto, este já começa a deixar de ser um argumento contra iPhone. Se quiseres um smartphone de topo das outras marcas, com outros SO, os preços estão ao nível do iPhone, ou até mais altos.

      O grande erro que se comete é comparar o iPhone, e o seu preço, com telefones, principalmente Android, de gama baixa. São coisas incomparáveis, e como tal, é errado comparar preços.

      Para finalizar, o iPhone é caro, mas os concorrentes de gama alta também o são. E neste momento, a gastar 600 € num telefone, seria um iPhone, sem dúvida alguma.

      Quanto ao Galaxy S, é um telefone que me chama a atenção, principalmente pela qualidade/preço que oferece. Mesmo assim, apesar de andar há algum tempo a pensar adquirir um smartphone, apenas o devo fazer quando puder subscrever um plano de dados, com uma mensalidade. E ao fazer isso, provavelmente irei optar pelo iPhone.

      Cumps ;)

      • Oi Thiago, realmente vc tem que optar pelo melhor cel q te agrade, o Iphone 4 é muito bom, as desvantagens são minimas em relação ao galaxy s da samsung,mas como eu disse tanto um quanto o outro são otimos aparelhos. Eu tenho o pacote de dados da tim que por sinal gosto muito, e se vc comprar o aparelho na tim o pacote de dados é gratuito por 6 meses depois vc só pagará 29.90 ao mês. Eu escolhi da tim pq vc pode usar 24 hs tds os dias e só vai pagar 29.90 ao mês em quanto os outros da oi e claro vc tem um limite de uso, passando vc paga a parte, o da vivo eu já não sei como é, não posso dizer nada sobre ela. Eu de todas as operadoras prefiro a tim pq nunca me deixa na mão, e o atendimento tbém é muito bom, diferente da claro que “ninguém merece” rs…Os valores do yphone 4 16 gs e galaxy s na tim são praticamente iguais. A Bateria do meu galaxy s dura somente 2 dias, isso pq deixo sempre no 2g, etc, se usar no 3g ai dura no maxímo 1 dia, agora quando usa a internet movél dura menos ainda.
        Mas independente da sua escolha são otimos aparelhos ficará muito feliz com o seu smarth. Meu marido comprou o milestone 2 e está gostando muito, ele é pesado acho isso uma desvantagem, agora de resto ele tem coisas que achei melhor que no galaxy s e no yphone 4, bom tbém cada aparelho é um aparelho né.
        desejo a vc felicidades com seu novo aparelho.
        Um Abraço.

        • “…o Iphone 4 é muito bom, as desvantagens são minimas em relação ao galaxy s da samsung…”

          Não sei se foi por erro ou não, mas será mais ao contrário. Não deixa o Galaxy S de ser um excelente telefone, mas não está ao nível do iPhone.

          Cumps ;)

  90. Tiago Dias. É preciso não esquecer que há uma grande diferênça entre o SGS e o Iphone. Enquanto no SGS a bateria pode ser substituída, no Iphone a mesma é integrada. Logo se a bateria do Iphone avariar, adeus telemóvel. Cumps.

    • Se a bateria do iPhone avariar nos primeiros 2 anos de utilização, a garantia deve cobrir.

      Se a bateria avariar depois de 2 anos de utilização, já é mais complicado, mas nada que não se resolva. Mesmo que não se queira pagar à Apple uma nova bateria, há sempre outras soluções. (sim, porque não é “adeus telemóvel”, pois pode ser reparado).

      Esse argumento da bateria não serve para criticar o iPhone, e de certeza que não iria deixar de comprar um iPhone por essa razão…

  91. Para quem não sabe, a Aple recusa-se a reparar os seus aparelhos desde que estes sejam de fumadores ou, cheirem a tabaco! Parece anedota mas é bem real. A desculpa da Aple é a segurança dos seus funcionários. E isto acontece mesmo com os aparelhos dentro da garantia. O que se diga, não têm garantia nenhuma. Basta frequentar sítios ioonde se fume, para a Aple ter essa desculpa. Por outro lado, tanto a Aple como a Sony não aderiram ao acordo de normalização de acessórios, tais como carregadores, entrada para auscultadores, entrada USB e por aí adiante. Informem-se bem para evitar surpresas.

    • Por essa ordem de ideias, se eu tivesse um iPhone, e fosse a um bar à noite com fumadores, perdia a garantia. É essa a ideia que estás a tentar passar?

      As coisas não são assim, e se isso não for apenas ironia, é ridículo.

      PS: Pelo que vi noutros comentários não criticas apenas a Apple, mas também a Sony. Sendo assim, essa luta não é contra os aparelhos, mas contra os preços. Sou consumidor das duas marcas, tenho produtos das duas empresas (nenhum deles são telemóveis), e a sua qualidade é sem dúvida superior (no geral) a outros fabricantes com preços mais baixos. Diga-se o que se disser, são caros, mas têm maior qualidade, e quem tiver produtos destas e doutras marcas, sabe perfeitamente isso.

      Há claro raras excepções, mas ninguém é perfeito. Dou-te o exemplo da bateria do meu vaio, que deixou muito a desejar. Fiquei bastante decepcionado com ela. No entanto, apesar de a bateria me ter deixado mal, isso não tira a grande qualidade geral do computador.

      Cumprimentos.

  92. A. Amaral. Isso acontece porque o teu SGS entra no estado de Offline. Vê em DEFINIÇÔES – DEEINIÇÔES DE CHAMADAS – CHAMADAS DE VOZ. Podes ter bloqueado as chamadas sem querer ou por erro do SGS. Vê também em ligação sem fios e de rede – redes móveis. Se não houver aí problema, então é melhor levar o aparelho a umas loja especializada. Geralmente eles não cobram nada por isso. Cumps.

  93. Cada pessoa tem aquilo que necessita ou pretende…. Na minha opinião Galaxy S sem dúvida, e só o tenho desde ontem… Fui contemplada com a oferta de um Iphone e um mês depois vendi-o e comprei um galaxy, simplestemente fiquei farta do ios pode funcionar muito bem, o iphone pode ser muito bonito e ter muita qualidade construção, mas o SO é fechado, não permite fazer nada(só se tiverem muitos €) e é inacreditavel e surreal não podermos utilizar o bluetooth normalmente…. Assim como o custo do mesmo, não encontro justificação para um valor tão alto…. É apenas um smartphone da moda, pq é Apple…. Há pessoas que o simples facto de ter um Iphone nem que seja só para fazer chamadas/sms é suficiente, para mim não foi….
    O Galaxy não tem flash, mas ja experimentaram tirar foto dos 2 e ver qual o melhor?! Eu pode ter essa experiencia e feliz ou infelizmente o Galaxy é muito superior e não falo na visualização no ecra….
    Cada um tem a sua opinião, apenas manifestei a minha….
    bjs

    • Antes de mais quero deixar claro que acho o Galaxy S um excelente telefone, e ainda que o melhor telefone é o que mais se adapta às necessidades de cada um.

      Falando do iPhone, o SO fechado só traz vantagens ao utilizador comum. E para um utilizador mais curioso, que queira tirar mais do iPhone, há a comunidade jailbreak.

      Apenas não percebo a parte em que dizes “…mas o SO é fechado, não permite fazer nada(só se tiverem muitos €…”

      Como assim não permite fazer nada? Gastar muitos €? Existem milhares de aplicações gratuitas com muito boa qualidade. Quanto às pagas, não são caras e apresentam qualidade que vale bem o preço que se paga por elas. Está bem que custa pagar às vezes, mas que faz as aplicações não merece ter recompensa pelo seu trabalho? Há alguém que trabalhe de borla?

      De qualquer forma, existem, como disse, milhares de aplicações gratuitas, e quando estas não chegam, por preços muito baixos há aplicações de grande qualidade na App Store.

      Apenas mais uma nota. No Market no Android também há aplicações pagas. No entanto, nem as pagas nem as gratuitas têm, na sua grande maioria, a qualidade das aplicações feitas para iOS.

      Concordo que há pessoas que têm um iPhone só pela moda, sem usar nem 10 % das suas capacidades, e critico igualmente essas pessoas. No entanto não se pode avaliar um aparelho pelo uso indevido que lhe dão.. o iPhone é uma excelente máquina, mas claro, o melhor é sempre o que mais gostamos e mais se adapta às nossas necessidades. ;)

      Cumprimentos :)

  94. Tania. Que me desculpem, o chapéu é para quem serve, mas eu acho que para alguns, ter um Iphone é sómente uma questão de status social! Eu tive problemas com a bateria do meu SGS mas não o troco por 10 Iphones! Assim como não compro nada da Sony. Paga-se o luxo e não o preço real do produto. Mas cada qual sabe de si. Como disse ao principio: a carapuça é para quem serve.

    • Texy, concordo que *para alguns* é apenas uma questão de status. Mas dizer que não trocas o Galaxy S por 10 iPhones, isso é apenas odiar como se não houvesse amanhã.

      A grande vantagem do Galaxy S é apenas o preço (e não, a bateria não é um argumento de peso, nem de perto nem de longe). Em tudo o resto o iPhone ganha. E há, claro, a questão do gosto de cada um, e situações pontuais em que um telefone com android possa dar mais jeito para determinadas tarefas, mas casos isolados mesmo.

      Se o Galaxy S tivesse o mesmo preço do iPhone (ou o iPhone o mesmo preço do Galaxy S), acredita que 95% das pessoas optariam pelo iPhone. Contra isto nada podes dizer..

      • Tiago Dias. Sobre a Aple se recusar a reparar telemóveis que cheirem a tabaco, não é brincadeira alguma! Aliás o comunicado da Aple foi divulgado em todo o mundo por milhares de publicações. Sobre não querer 10 Iphones em troca do meu SGS não se trata de ódio. Trata-se apenas de gostar de pagar o produto e não a marca. Nunca disse que o aparelho não presta, apenas que tem coisas das quais eu não gosto. E aliás citei-as. Enquanto a Sansung aderiu á normalização, a Aple não o fez. Não sei se vives em Portugal, pois isso futuramente vai ter grande influência nos consumidores. Por exemplo, um carregador dar para todos os telemóveis que se tiver, em vez da carrada deles que uso agora. Para terminar meu caro, eu não tenho vagar para odiar. Mas não abdico de dar a minha humilde opinião. Tal como tu dás livremente a tua e eu respeito. Cultura é isso. Um abraço.

        • Acerca do tabaco, sim eu lembro-me de ler isso. Mas atenção aos exageros. Como eu disse, não se perde a garantia se for a um bar com fumadores. Serão com certeza casos extremos. (Não sei se alguma vez entraste num quarto de um fumador, mas o estado em que o quarto inteiro fica, e quem diz quarto diz qualquer divisão onde se fume regularmente, é impressionante).

          Sobre os 10 iPhone, apenas respondi porque isso é um exagero. É claro que se te dessem 10 iPhones por um Galaxy não recusavas. No entanto sim, é claro que tens direito à tua opinião, e respeito-a, como respeito a de qualquer pessoa. Acho bem que exprimas a tua opinião, e o que gostas ou não gostas num aparelho, mas quando se parte para exageros que não fazem sentido toda a argumentação corre o risco de acabar ridícula.

          Quanto aos preços, sim, concordo que em parte se paga a marca, principalmente em Portugal, a Apple é tida com uma marca de luxo, mais que nos outros países, e claro, os preços são exagerados, nisso concordamos ;)

          Cumps

      • Se o Galaxy S tivesse o mesmo preço do iPhone (ou o iPhone o mesmo preço do Galaxy S), acredita que 95% das pessoas optariam pelo iPhone. Contra isto nada podes dizer..
        Tiago. Eu sei que isso seria assim. Não estou contra o aparelho nem contra quem o tem ou faz intenções de o comprar. Mas por exemplo eu não compro nada da Sony, porque pago tanto pela marca como pelo produto. Eu refiro-me á situação, relação qualidade-preço, que acho absurdamente exagerada em relação. No entanto eu nunca em tempo algum disse que os produtos da Sony não prestam, mas sim que são caros em relação a outros do mesmo género. Acredites ou não, deram-me um Iphone Touch comprado na Media Markt que recentemente abriu em Setubal. Eu como já tenho um Memup de 40 GB, ofereci o que me deram a mim. Não foi questão de o aparelho não prestar, mas o meu Memup grava directo da TV e o Touch ´não. É uma enorme diferênça. Gostos, apenas.

        • Sim, como já disse acima, há de facto marcas que pagamos mais caro em parte apenas pela marca, mas também temos que estar conscientes que na maior parte das vezes isso significa sem dúvida mais qualidade. Podem é haver casos em que serve um produto com mais ou menos as mesmas funções e menor qualidade, e aí um produto mais barato serve. Acaba por depender das necessidades de cada um (e do bolso, claro).

          Como exemplo posso dar-te o vaio que comprei, que estava a um preço inferior a computadores com as mesmas características de outras marcas (que normalmente seriam mais baratas). Não excluí a Sony à partida apenas por normalmente ser mais cara, e acabei por encontrar uma máquina a um bom preço naquela altura.

          Quanto ao iPod Touch, acaba por ser mais uma vez uma questão de gosto e, principalmente, necessidades. Tenho um iPod Touch e não o trocaria nunca. O que faço com o iPod nunca faria com um outro qualquer leitor de MP4, e a mim a gravação da TV não me faria falta. Enquanto tu não trocaste o Memup, eu trocaria na hora, pois para mim as funcionalidades do iPod superavam de muito longe as do Memup, tendo em conta a utilização que pretendo.

          Concluindo, não é contra a tua opinião que estava, era apenas contra os exageros que depois se fazem em relação a estas marcas. Sim, são caras, muitas vezes ridiculamente caras, mas não deixam de ser grandes produtos.

          Cumps

          • Tiago. É salutar e um prazer trocar ideias com pessoas com uma boa educação como a tua, o que é sempre de louvar. Podemos discordar, mas com civismo. Goataria, não te tirando a razão no que afirmas, de por exemplo te mostrar porque eu opto por certas marcas, e por outras não. Estive a ler á pouco uma notícia que me deixou aparvatado. Quando saiu o Iphad 1 houve milhares de queixas porque o mesmo não trazia uma porta USB. Pois a notícia em causa, que li á pouco, diz isto: há um grande descontentamento acerca do Iphad 2 que vai ser lançado que também não tráz nenhuma porta USB, pedindo o público a saída de um 3º que traga esse suporte. Num tempo em que qualquer simples telemóvel tem uma porta mini-USB, é incrivel como um Iphad peca por tal ausência. Isto quanto a mim é desprezo da Aple quanto ás queixas dos consumidores dos seus produtos. Não se fidelizam clientes assim e muito menos fazem outros optar por produtos da Aple. Ás vezes pequenos pormenores tornam-se pormaiores. Abraço.

  95. O samsung nexus e melhor que o galaxy?

    • À partida sim, o Nexus S da Samsung e Google será melhor, mais potente (basta olhar para as características de cada um, encontras facilmente com uma pesquisa).

      De notar no entanto que também será mais caro que o Galaxy S, por isso se vale a pena ou não comprar o Nexus S em vez do Galaxy dependerá das necessidades na utilização do smrtphone.

      Cumps

    • Apesar de aparentemente as caracteristicas(excepto gravação de video)indicarem que o nexus é superior, testando os 2 é muito muito muito inferior, o ecra é escuro, a camara fotografia e de video é muito inferior ao galaxy, entre outras coisas… Acho que vai seguir o nexus one e nao vai ter muito futuro….
      Nao gostei e acho que o preço baixa em breve….

    • Fernando Rocha. Não!

  96. ola muito bom dia. Tive a testar o nexus e foi um smartphone que desilude muitissimo. sabem me dizer para quando esta previsto a comercialização em portugal do samsung galaxy s2?

  97. Fernando. Em príncipio o SGS 2 irá sair em Portugal a partir de Junho ou Julho.

  98. @ Texy

    Obrigado ;) É claro que podemos, e até é saudável, discordar, mostrar opiniões diferentes, mas deve sempre manter-se o respeito pela opinião de cada um. Mais um ponto em que concordamos ;)

    Agora quanto ao iPad. Esse é o produto que actualmente mais me faz crescer água na boca. A minha opinião é que não há actualmente nenhum tablet ao seu nível, e não vai ser fácil para nenhum fabricante lançar algo superior ao iPad.
    Quanto à porta USB, pelo que tenho visto de comentários de utilizadores, são mais os clientes que não têm iPad’s que se queixam do que propriamente os que possuem um iPad. Pessoalmente não me faria falta uma porta USB. Para quem precise, existem já adaptadores para cartões SD. No entanto, com o desenvolvimento das tecnologias cloud, com todos os serviços de armazenamento na cloud, torna-se muito fácil passar ficheiros para o iPad, e vice versa.

    É claro que pode haver quem necessite, mas é algo facilmente contornável. O futuro aponta para a troca de ficheiros pela internet, cloud computing, etc, por isso a Apple, como já fez anteriormente, está a dar um impulso para isso mesmo.

    Cumps

  99. Tiago. A porta USB por exemplo para mim é cómoda porque os meus programas estão numa pen. Ou seja: para onde vou não preciso de levar o PC, porque o que tenho a fazer faço-o através dos programas na pen. Eu por acaso uso um antivirus com a tecnología cloud, e verdade se diga, é muito mais eficiente que os outros e, ainda por cima é grátis 100%. Uma maravilha. Como digo, o que a uns serve a outros não. Mas isso não retira qualidade aos produtos. São meras opções. Cumps.

    • Atenção apenas num ponto, que é fundamental. O iPad, ou um tablet, não pode ser considerado um computador, ou melhor, não pode ser usado para substituir um computador na totalidade, pelo menos para já e num futuro próximo. Um tablet serve para fazer algumas das funções para as quais não é necessário um computador, como navegar, mail, ler pdf’s, escrever pequenos textos, agenda, filmes (em situações particulares), etc. O tablet, munido de milhares de aplicações de grande qualidade como o iPad está, permite ainda utilizações em áreas e situações em que um computador não é tão prático.

      Por outro lado, para trabalhar a serio, programar, escrever longos textos, autocad a serio, trabalhos mais a fundo, um tablet nunca substitui um computador. Nesse caso particular de ter os programas numa pen, o iPad nunca iria servir para os correr a partir da pen, mas ele também não tem um SO de pc, logo seria impossível.

      Há no entanto varias aplicações já com versões para o computador, para smartphones e para tablets, o que facilita o trabalho em diversas situações. Usando serviços cloud, como Google docs, dropbox, etc, podes estar a trabalhar no computador, e depois podes sempre fazer pequenos ajustes no tablet, porque a informação permanece na cloud, e as próprias aplicações, se não estiverem na cloud, estão em todas as plataformas que usas.

      É claro que tudo isto não anula o facto de um tablet ainda ser perfeitamente dispensável, e depende sempre da disponibilidade financeira e/ou da vontade ou gosto da pessoa em adquirir um aparelho destes. Mas como disseste, e muito bem, pode ter muita utilidade.

      Cumprimentos ;)

  100. alguém sabe como aumento o tempo para o bloqueio automatico?

  101. Paulo Ricardo Tavares

    esse cel. é melhor q o iphone4 gostei da tela dele pq é de LED tem uma imagem em alta definição videos em HD e uma imagem de 16milhoes de cores…vale a pena comprar esse aparelho pq eu mesmo vou ir atrás de um.

  102. Tiago. Para mim que trabalho bastante em fotografia e vídeo, segundo me informei em várias lojas da especialidade, tanto o Iphad como outro qualquer tablet dariam perfeitamente para o que eu queria, se tivessem entrada USB. Costumo levar o material na pen e depois em qualquer biblioteca pública ou cibercafé, edito o material sem ser preciso me deslocar sempre a minha casa. E entrego o material pronto na hora. Eu tenho editores excelentes que quase não ocupam espaço no PC e são portáteis. Agora claro que um PC é, e será por muito tempo, muito superior aos tablets por muito bons que sejam. Um dia lá chegarão. Agora que são aparelhos de fazer crescer água na boca, lá isso são. Cumps.

  103. Boa tarde,
    Estou mesmo muito desesperado!!
    Tenho um galaxy S e à uns dias resolvi actualizar a ROM, tudo muito bem consegui e o “bixo” está a funcionar perfeitamente mas tenho um problema é que quando quero ligar ao pc através do cabo USB ele nao liga simplesmente no kies aparece “a ligar” e no telemovel aparece “ligado” e nao consigo ter qualquer interacção com ele através do PC.

    desde já obrigado!! :)

  104. Peter Pan. Vai a – DEFINIÇÕES – ACERCA DO TELEMÓVEL – DEFINIÇÔES USB – PERGUNTAR AO LIGAR. Se não ligar mesmo assim, no mesmo local, expirimenta – SANSUNG KIES. De uma forma ou outra ele vai ligar. Cumps.

  105. Olaa boa noite , alguem pode dizer-me se este galaxy tem televisão? reparei hoje que os galaxys no brasil tem telivisão. e mais 3 paginas de menu , 8 paginas enquanto em portugal tem 5 paginas -.-

  106. Samuel. O SGS tem acesso a TV em Portugal. As operadoras disponibilizam os seus pacotes de TV. Caso por exemplo da TMN que tenta inpingir o MEO móbil. Mas os desbloqueados permitem escolher á vontade. Cumps.

  107. É assim eu comprei um Samsung Galaxy S na sexta feira e tenho reparado que a minha bateria não tem durado nem um dia… Pensei que podia ser por ter sempre o Wi-Fi e GPS ligado. para experimentar desliguei todas as aplicações e eliminei alguns jogos que mesmo sem estarem em utilização gastavam bateria, mudei para o brilho mínimo.e guie-me por algumas sugestões que dizia na ajuda do telemóvel em si.
    Se alguém souber o problema por favor responda para o meu E-Mail.

    cumprimentos,
    Soraia Antunes

  108. Soraia. Esse infelizmente é o grande problema do SGS e similares.. Por norma as operadoras tem sempre montes de aplicações abertas. Em todo o caso segue estas indicações. No menu vai a GESTOR de TAREFAS (mesmo por cima do icone dos contactos) e vê as aplicações que tens abertas. Em seguida pôe o dedo junto ao icone da bateria (ao cimo), com uma leve pressão e deslizando o dedo para baixo vais abrir as NOTIFICAÇOES, e aí também podes ver se tens aplicações abertas, alem de quando precisares de activar algo o podes fazer aí. Por norma as baterias, não só do SGS, têm muito ppouca autonomía. Cumps.

  109. bom dia,

    Uma duvida. como conseguiu passar o video para o pc?? instalei o smsung kies mas quando vou a tentar passar diz que o formato multimedia nao é compativel. as fotos passa mas o video… se comprar um cartao de memoria resolvera alguma coisa?? nao entendo nada disto…
    obrigada

  110. Elisa. O cartão de memória pode-te ajudar e muito. Copia o video para o cartão de menmória, tira o cartão do telemóvel e insere no PC. Pode tambám acontecer que, tu não explicas qual o formato do video, esteja bloqueado por outras razões. A tua questão não está muito bem explicada. Se não conseguires passar o video com o cartão de memória informa. Cumps.

  111. Olá boa tarde neste momento é possível fazer um update do software (2.2 froyo) para (2.3 gingerbread).
    Será que o terminal aguenta.

  112. Boas!

    Alguem sabe se a TMN vai lançar alguma actualização de firmware para este tlm (2.2.1 ou 2.3)?

    Obrigado

  113. JLourenço. Segundo a TMN não estão previstas tais actualizações. Cumps.

  114. É um bocado mau!! Um dos melhores tlm’s domercado a ficar esquecido.
    Será que alguém pode indicar me um tutorial com tudo bem explicadinho passa a passo para instalar ums ROM mexida?
    Estou a pedir um tut com tudo explicadinho passo a passo porque sou bastante novo no munda android e tenho algum receio de danificar o tlm ao instalar outra ROM.
    Obrigado

  115. Olá a todos. Sou mais um dos felizes proprietários de um Galaxy S, que só tem a dizer maravilhas deste equipameto, e só vos queria colocar uma questão: existe alguma aplicação mais rápida, e de uma maneira em geral, melhor que o ADW?
    Cumps,
    ND

  116. Ola

    Tenho um Galaxy s e tenho sofrido algumas queixas de audição principalmente quando me encontro a conduzir e eu proprio sinto que falha o som quando tento ouvir, como se estivessa a falhar rede…

    Já falei com amigos que têm o Galaxy s e dizem que sentem o mesmo.

    Há alguma coisa que se possa fazer ou é tipo “feitio” do modelo?

    Obrigado

  117. Rui. É mesmo feitío do bicho!

  118. Boas a todos! Alguém pode me informar… eu tenho sistema wireless em casa com rés do chão e 1 andar… e não faço tenção de pagar para aceder á net através de nenhum plano/tarifario, visto que ja pago o de casa/trabalho… Sabem se vou poder sempre que queira e sem limitações poder aceder á net por wireless através do que já pago da cabovisão 10M? Obrigado

  119. Se por acaso alguem quiser vender o seu diga alguma coisa (djric@iol.pt)…

    • Gonçalo Rodrigues

      Oi. Tenho um Galaxy S do qual me gostaria de desfazer para comprar um mais recente, mas no entanto não o posso vender pelo preço que o comprei (420€)nem pelo preço a que está agora porque não quero perder a diferença.
      Agora o preço do telemóvel bloqueado à rede ronda os 340€, o que considero justo, porque o telemóvel é bastante bom mas claro, mais lento do que o novo Samsung Galaxy S II que tem o processador Dual Core e que recomendo, caso possas gastar mais um pouco. :D

  120. Obrigado, entretanto acabei por comprar um por 250€ praticamente novo, e não estou nada arrependido, pois estar a gastar o dobro por um telemóvel na altura em que vivemos é um desperdicio na minha opinião.
    Faz tudo o que o Galaxy2 faz, se bem que com menos rapidez, mas não deixa de ser um excelente terminal perfeitamente capaz.

  121. Alguem conhece algum auricular bluetooth para o mesmo que permita ouvir a musica que esta no cartão

  122. Victor Lopes. Motorola, vendido na Phoune House, passe a públicidade. Dá com todos os tipos de equipamentos. Basta sincronixar uma vez e pronto. A partir daí é só ligar ou desligar o auricular. Eu usu-o tanto com o Galaxy como com o ´Nókia 5800. E já o tenho há 4 anos. Uma autonomía excelente e um som de 1ª classe. Cumps.

  123. boas ,
    estou a pensar comprar o samsung galaxy s 16 gb , mas entretanto saira o s2 .. compença a diferena ?

  124. Boas!!

    Hoje ao acordar reparei que aconteceu algo estranho no meu Galaxy S:

    aconteceu-lhe um tipo de reboot, os icones mudaram de sítio entre outras coisas, mas isso até nem é grave. O complicado é mesmo o facto de agora o botão central (aquele em baixo, com relevo) já não faz o que fazia. Dantes se o pressionasse, ia ter à página principal, agora nada. Além disse, se ficasse a pressioná-lo, acedia a um menu com os ultimos programas utilizados e uma opção para aceder ao gestor de tarefas… agora nada.
    Além disso, o botão power (do lado direito do telefone), agora ao ficar a pressionar, aparece-me um menu apenas com a opção desligar o telefone. Dantes apareciam vérias opções, entre elas activar ou desactivar dados, modo de voo, etc…
    Agora nada. Infelizmente tinha os dados desactivados, e agora não consigo aceder à internet…
    Alguém me poderá ajudar? O que raio aconteceu com o telemóvel?

  125. Miguel Cizeron. Experimenta a retirar a bateria e todos os cartões do Galaxy. Em seguida volta a colocar a bateria e apenas o cartão SIM. Se tudo ficar bem, então pode ser um problema no cartão de memória. Em seguida experimenta a colocar o cartão de memória e volta a ver se está tudo OK. Se estiver é porque foi um problema temporário.

  126. domoweb. Depende do que pretendes fazer com o Galaxy. Se fôr para uso normal não compensa. Se fôr para serviço intensivo aí já compensa. Cumps.

  127. Miguel Cizeron. Será que sem quereres fizes-te reset ao Galaxy? Experimenta a fazer uma dessas ligações que sumiram. Se não aceitar então é melhor levares o aparelho a um técnico para analizar o problema. Eu fiz um reset, num problema parecido com o teu, e depois voltei a colocar tudo como estava e ficou OK. Experimenta, não perdes nada com isso. Retira é primeiro os cartões e se tiveres material no próprio Galaxy, passa-o primeiro para o PC. Boa sorte. Cumps.

  128. Ora bem, vou arriscar fazer um reset. Tenho apenas algumas dúvidas:
    1 – Como é que consigo guardar as aplicações que tenho instaladas no telefone? Já não tenho o instalador, apenas as aplicações instaladas. Basta passar para o cartão?
    2 – Os contactos? Estão guardados no SIM certo? Não à risco de ficar sem elas pois não? (Não uso o Kies, acho aquilo pesado e lento demais)
    3 – (E mais importante) Como faço o reset? lol

    PS: Afinal, conseguem me explicar o que vai à vida com um reset?

  129. Miguel Cizeron. 1 – RESET = DEFINIÇÔES – PRIVACIDADE – REPÔR DEFINIÇÕES. 2 – Pode haver contactos no próprio telemóvel. Copía todos para o CARTÂO de MEMÓRIA. Aconselho-te a veres as aplicações que tens instaladas e depois do RESET aplicá-las de novo, pois o erro pode estar numa delas. Assim vais verificando se o Galaxy entra em erro ou não. Penso que sejam todas do Market, por isso é fácil de as conseguires novamente. Ou então passa-as para o cartão, o que não aconselho, porque se o problema fôr numa aplicação não vais detectar qual delas causa o problema. 3 – Com o RESET o Galaxy fica como veio de fábrica! Ou seja apaga mesmo tudo o que foi lá posto após a compra. Não te esqueças de ires vendo se ao instalares as aplicações, uma por uma, verificando o comportamento do Galaxy. Boa sorte. Cumps.

  130. Olá a todos.
    Comprei o meu galaxy s há exactamente 1 semana e estava a adorar a experiência. Apenas alguma desconfiança em relação à sensibilidade do GPS. Logo no início da utilização o bicho ficou totalmente bloqueado. Ligado mas nada mexia. Tive que retirar a bateria e arrancar de novo. Ontem voltou a acontecer, desta vez o telemóvel completamente desligado. Apenas me apercebi quando fui verificar se tinha chamadas não atendidas. Afinal eu estava mesmo sem telemóvel…
    Também quando estava a utilizar a camera fotográfica, pontualmente não conseguia saír da aplicação-
    Comprei na TMN e já com o android 2.2
    Acho que o meu equipamento poderá ter algum problema.
    Como apenas passu 1 semana, hoje mesmo vou à TMN solicitar a substituição do equipamento. VAmos lá ver o que consigo.
    Cumprimentos a todos.

  131. Olá, uma pergunta o facebook e o aceso há internet é pago certo? e o GPS??? paga-se???

    Por favor respondam rápido

  132. Ora, finalmente e após 4 incursões cá tenho um bichinho novo…

    Acerca da pergunta colocada pela MeninaR, no galaxy S pode navegar com o GPS de 2 formas: pela net ou por um programa de navegação off-line. O 1º é pago porque gera tráfego de internet. O 2º não é pago mas terá que ter o programa de navegação. Eu estou a testar com o navigon mas estou a ter algumas dificuldades porque estava muito habituado ao tom tom e as mudanças custam.

  133. Ola.
    o Galaxy s foi usado na coreia esta telefone tem como usar em brasil so torocando chip? ou tem que desbloquear ?

    • Alex k, vai aprender a escrever a língua de Camões, e só depois te responderei.

      • ArrebentaMinas, isso que fazes em relação ao Alex é de um cinismo que arrepía e, reflecte a tua falta de civismo e até a tua falta de dignidade! Coisa de quem se julga chico-esperto. Um nojo! Nem toda a gente teve as mesmas oportunidades de estudar, nem todos são meninos da mamã. Respeita a forma de escrever de cada um/a, porque não és infalível. Embora te julgues tal.

  134. boas pessoal. o meu samsung galaxy S ta marado não consigo receber MMS nem enviar, será que tenho de alterar algumas configurações ou o problema é mesmo do tlm. agradecia que alguém me responde-se para ver se meto o tlm a funcionar a 100 porcento

  135. ninja. Já me aconteceu o mesmo problema, e só o resolvi com um reset ao tlm. Passa o que tens de mais importante para um cartão de memória, por segurança, e depois vai a DEFINIÇÔES – PRIVACIDADE – REPÔR DEFINIÇÔES. O tlm fica como veio de fábrica. Mas primeiro contacta a tua operadora, pode ser um problema temporário. Escolhe a melhor opção. Cumps

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.