Ubuntu, instalação fácil de controladores gráficos

Devido ao enorme processo de evolução que o Linux tem sido alvo, têm-se verificado grandes avanços no campo de hardware suportado. É de facto uma boa notícia para si porque saberá que brevemente poderá tirar partido do seu hardware ultra recente e topo de gama. Porém, se está naqueles casos em que a sua placa gráfica teima em não funcionar da melhor forma pode haver uma solução.

image_xorgcrackers01

Pode agora reduzir a espera para que o driver mais recente da sua placa gráfica, esteja disponível numa versão do Ubuntu que só sairá daqui a uns meses. Foi criado um repositório de Ubuntu com actualizações periódicas das últimas versões dos drivers open source incluídos no projecto xorg.

Neste repositório poderá encontrar suporte melhorado devido à inclusão de controladores mais recentes, para já, inclui controladores das placas gráficas da Intel, ATI, Savage e driver genérico VESA. Este repositório foi pensado de modo a dar suporte à família de Ubuntu desde a versão Hardy Heron até à próxima geração da distribuição da Canonical com o nome de código Karmic Koala.

Os passos para instalação são muito parecidos com os explicados no mais recente Screencast da Ana Narciso, razão pela qual lhe aconselho que dê uma olhada.

Para instalar este repositório, deverá primeiro de tudo obter a chave de autenticação do servidor. Pode aceder a este link para copiar e colar a chave de autenticação num ficheiro de texto, ficando algo parecido com a seguinte imagem:

image_xorgcrackers02

Grave o ficheiro num formato txt. De seguida proceda ao seu companheiro de sempre nas instalações do Ubuntu o Gestor de pacotes Synaptic, poderá encontrá-lo no menu Sistema > Administração. Deverá posteriormente recorrer no Synaptic ao menu Configurações > Repositórios e seleccionar o separador “Aplicações de Terceiros” .

image_xorgcrackers03

Carregue no botão adicionar desse ecrã, deverá de seguida adicionar os repositórios para a versão que pretender actualizar os drivers do Ubuntu. De seguida são apresentadas as linhas apt que deve adicionar (uma de cada vez) caso esteja a usar a versão 9.04 (Jaunty Jackalope).

deb http://ppa.launchpad.net/xorg-edgers/ppa/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/xorg-edgers/ppa/ubuntu jaunty main

Caso queira adicionar este repositório no Intreprid Ibex ou Hardy Heron, deverá substituir a designação do link a negrito por Intrepid e Hardy respectivamente. Na minha máquina de teste, instalei no hardy heron no seguinte exemplo.

image_xorgcrackers04

Uma vez concluída esta tarefa carregue no botão “Adicionar Fonte”. Proceda agora à validação do repositório recorrendo à chave que guardou anteriormente, Seleccione o separador Autenticação e carregue no botão “Importar Ficheiros de Chaves”, procure de seguida o sítio do disco onde guardou o ficheiro com a chave de autenticação do repositório. Caso corra tudo normalmente deverá  apresentar-lhe a imagem de seguinte com a entrada seleccionada.

image_xorgcrackers05

De seguida, carregue no botão fechar da caixa de diálogo e na barra de ferramentas do Synaptic carregue no botão “Recarregar”, para que o Synaptic actualize a sua Lista de ficheiros. Assim que o processo concluir pode proceder de uma forma imediata à actualização dos seus controladores, clique para o efeito no botão “Marcar todas as Actualizações”. Poderá verificar na lista de confirmação de actualização alguns dos pacotes novos antes de seleccionar “Marcar”.

image_xorgcrackers06

Terminado este processo, deve escolher a opção Aplicar e esperar que todo o processo de download e instalaçãod e pacotes seja concluido. Deverá após o término do processo reiniciar o seu computador de modo a que as alterações possam surtir efeito.

Já tínhamos falado aqui, da disponibilização da equipa de Kernel do Ubuntu de um endereço onde pode descarregar kernels de linux em fase experimental.

Este repositório é mais um passo da comunidade Ubuntu, de modo a tentar solucionar um dos problemas que os utilizadores em Linux são mais afectados, a correcta detecção e funcionamento das suas placas gráficas.

Estes drivers também podem solucionar alguns problemas ao nível de efeitos de desktop, principalmente em placas Intel, onde em casos pontuais os controladores são colocados em Blacklist pelo Compiz.

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux Ubuntu
Homepage: xorg crack pushers





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


27 Comentários

  1. E para placas intel?

  2. Não tem drivers para nVidia?

    • ZiLOG contém os drivers open source para Nvidia Nouveau. Mas esses não interessam para o utilizador normal porque na maioria dos modelos suportados por estes drivers, não existe suporte 3D decente (razão pela qual não os referi no texto).

      Para as placas nvida o melhor a fazer é ir buscar os ultimos binários de drivers para linux ao próprio site da Nvidia

  3. “…para já, inclui controladores das placas gráficas da Intel, ATI, Savage e driver genérico VESA.”

    Dahhhhhhhh!!!!

  4. + off topic

    Então rapazes… estão a falhar!!!

    Então já saio a nova versão do openoffice, o 3.1 e ninguém diz nada!??!?!?!

    http://pt.openoffice.org/

    Bom fim de semana

  5. Experimentei e fiquei sem os meus hardy e jaunty :(

  6. [Off Topic]

    li agora sobre uma nova rede social portuguesa com especial intenção nos alunos do ensino superior.
    http://www.lappiz.com

  7. Boas nas versões anteriores de ubuntu sempre tive problemas em relação a grafia, aparecendo as cores todas alteradas de vez enquando nunca consegui por a funcionar e já procurei por todo o lado. será que com isto e desta que dará direito tenho um portátil da toshiba que tem um gráfica ATI HD2400

  8. Nao uso ubuntu por causa da compatibilidade dos jogos, e placa grafica portatil toshiba com ati hd2600. As Ati nao têm muito apoio em linux infelizmente :S

  9. Alguém sabe se esta solução consigo obter suporte para a sis672? É que irrita-me ter o Ubuntu a funcionar em 2D em com cores secas..

  10. Isto vai-me resolver o problema com a minha placa ati non dx10? Com isto vou poder upgradar para o Jaunty certo? Espero bem que sim porque só me apetece mandar a ATI pró c******

  11. A sério que não consigo perceber onde vêm tanto de bom no linux…

    Tenho o Jaunty Jackalope instalado porque queria mudar de ares, mas cada vez gosto menos… Para qq coisa é sempre preciso truques e artimanhas que nem sempre funcionam.

    E a jeito de desabafo, gostava de chegar um dia ao patamar em que percebesse tanto de linux a ponto de assim poder falar tão mal dos SO’s da microsoft como a maioria faz. É que enquanto utilizador de ambas as plataformas não consigo perceber (sem serem as obvias como ser open source, a sua comunidade e o software gratis) onde estão as mais valias do linux sobre um SO da microsoft…

  12. …e solucionar o beep sempre que desligo/reinicio o portátil?
    Na versão 8.10 nao tinha este problema, ja na 9.04 sim, ja procurei foruns e nada ajuda…

    • Experimenta xset b off para desligar o beep
      xset b on para ligar o beep

      cada vez que ligares o ubuntu digitas esse comando ou crias um pequeno script de inicialização e solucionas esse problema.

      Normalmente o ubuntu 9.04 vem com esse beep pré-definido
      O 9.10 já tem isso desligado por defeito.

  13. Nunca consegui instalar com sucesso o Ubuntu no Acer 4002wlmi (ATI Mobility Radeon 9700 64 MB).

    Alguma sugestão ?

    Obrigado

    JM

  14. o Opensuse já faz isso ao tempo.

  15. Atenção, que certos drivers de Linux mexem com “clock’s” das gráficas. Tenham especial atenção com as gráficas dos portáteis, que não são de maneira nenhuma idênticas às gráficas dos Desktops.

    Dou o meu caso, nunca tive grandes problemas com a instalação da minha x700 de um acer aspire 1690, apesar de ter sempre que o activar para usufruir do compiz (por ex.). Pois é certo que a partir desse ponto a minha gráfica deixou de ter um comportamento normal. hieróglifos, entre outras coisas começaram por acontecer no portátil. Portanto, tenham muito cuidado e leiam antes de fazer alterações com gráficas em linux.

  16. Utilizei este tutorial para ver se conseguia instalar o driver da minha ati radeon 9600xt 256mb mas o que apareceu foram driver para intel, e até deu uma melhorada, mas é estranho isso, parece que esta rodando mesclado.

  17. Olá, utilizei este tutorial de modo a permitir ao sistema uma melhor compatibilidade e assim aumentar o desempenho.

    Pois cumprir todos os passos com rigor e aparentemente a actualização correu como o esperado. No momento do reinicio do sistema e na hora de fazer a validação do inicio de sessão, este é efectuado chega ao ambiente de trabalho do gnome e volta para a tela de inicio de sessão, e assim fico neste impasse que se repete sucessivamente.

    Utilizo o ubuntu 9.10 karmic koala já com todas as actualizações efectuadas.

    Desta forma peço ajudo por forma a solucionar este problema.

    obrigado.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.