PplWare Mobile

O meu Macbook avariou! E agora?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. techdani says:

    Seria útil uma lista de lojas fiáveis e “não predadoras”. Alguns preços praticados são simplesmente absurdos!

  2. Duke says:

    Solução: Juntar tudo e mandar fora.
    Comprar um Surface.

  3. Toderici says:

    reparar para que? então não eram os fanboys da apple que diziam que produtos da apple so compra quem pode? então se avariou vai comprar outro, simples!

    • campeao says:

      Apoiado, foi exatamente isso que eu fiz por duas vezes já!

    • stonemtj says:

      mas o que é que isso tem a ver?? quem pode gastar 1300 ou 1500 tb tem que poder gastar 1600 ou 3000? num segundo Mac? a diferença é que quando o Apple tem uma avaria é histórico no caso dos Pc´s é banal, não significa que o produtos Apple não tenham avarias mas é e será sempre um produto de qualidade superior, só não vê quem não quer, alem de que a esmagadora maioria dos fanboys Apple vem dos Pc´s com ecrã azul 10 vezes ao dia, e dos Nokias constantemente a crashar e que levavam 2 minutos a reiniciar, por isso ya… Apple é só para quem pode… quem não pode limita-se a criticar!

      • Kommissar Lohmann says:

        Não, as avarias dos Macs não são “históricas”. Vai ao Youtube e escreve “swallowed battery” ou “battery explosion” e vais ver a quantidade de baterias que rebentam do nada nos Macs. Isso aconteceu-me a um Macbook Pro… Tinha acabado de gastar 80€ num carregador novo e poucos meses depois a bateria rebenta.. Tens tido sorte, até ao dia… Porque é claramente um caso de obsolescência programada.

  4. poispois says:

    Se avariou não é um macbook, simples.

  5. Daniel says:

    Boas Pplware, tenho uma dúvida, tenho um macbook de 2010, como é óbvio a garantia já foi, é o meu portátil de trabalho, porém não pretendo trocar porque serve na perfeição para o que faço. Existe algum tipo de seguro para um modelo com tantos anos?

  6. irlm says:

    a garantia é mesmo de 2 anos? ou é com plano Apple Care?

    • Pedro M says:

      Em Portugal é de 2 anos se for na loja que compraste assim como qualquer outro produto. Normalmente nas lojas onde podes reparar MacBooks em portugal o que acontece é que no primeiro ano eles tratam de tudo e nem te pedem fatura nem nada devido ao registo que têm teu da Apple e ser o primeiro ano Apple, já no segundo ano podem pedir fatura onde o compraste e se for um revendedor oficial também dão a garantia, se não for é que não.

    • Henrique says:

      É mesmo de 2 anos em Portugal.

      1 ano internacional.

  7. Andre Guerra says:

    Já agora, caso um carregador de iPhone avariar há maneira de reparar?
    Há algo que se possa fazer?

  8. Tony says:

    Resposta: aprendeste que mais valia teres comprado o portatil windows,

  9. Pedro M says:

    Engraçado que o queimei duas teclas do meu macbook pro e fui a uma loja Oficial Apple e eles simplesmente colocarem as teclas e não me levaram nada. Já tive noutro modelo problemas com placa gráfica fora da garantia e também ficou tudo resolvido sem eu pagar um tostão na loja oficial… Enquanto noutras lojas na altura pediam 150 – 180 euros para resolver o problema, e eu estava disposto a pagar mas ainda bem que fui à Reparadora oficial Apple.

  10. Liberal da Cerca says:

    Que artigo tão básico! Gostaria que fizessem o mesmo artigo sobre os toshiba, sony ou acer. A mim,parece-me mais fácil encontrar um reparador Aplle que dos outros…. mas devo ser eu que ando com os olhos abertos…. qual é a loja ali da esquina que substitui um ecrã de um toshiba, suface ou lá o que é isso?

    • Liberal da Cerca says:

      Apple… os corretores do chrome não valem nada… 😉

    • Joao Magalhaes says:

      Sou há muitos anos cliente Asus e as 2 unicas vezes que tive problemas, foi com a motherboard e substituiram por novas, as outras marcas ao contrário da Apple tens representação em Portugal, enfim, os olhos estão abertos mas com umas palas de lado.

      • Jorge Carvalho says:

        Apple tem representação em Portugal … tanto disparate …

        Abc

      • Liberal da Cerca says:

        As palas são para quem as usa… tanta ignorância e pedantismo juntos!

      • campeao says:

        Apaga isto pá. Não te humilhes mais.

        • Joao Magalhaes says:

          Bem, pelo que li não tem loja fisica, não sei se tem ou não pois como disse aqui, uso asus, também achei um pouco estranho, também acho que a Apple não dá 2 anos de garantia aos seus equipamentos, acho que é só 1, não estou humilhado amigo, nunca na vida uma coisa destas me ia humilhar, isso era dar importância a mais.

          • Tomás says:

            estás a enterrar-te. As outras marcas como a Asus também não são donas de lojas em Portugal. A Apple tem uma rede de revendedores e reparadores oficiais em Portugal há muitos anos, tal como muitas outras marcas.
            Os aparelhos da Apple vendidos em Portugal têm 2 anos de garantia. 1 ano de garantia é a garantia voluntária básica de fabricante, o que é idêntico ao que muitas outras marcas fazem com portáteis.

          • Nuno Pereira says:

            A Apple, como qualquer marca em Portugal é forçada a dar 2 anos de garantia a particulares. Apenas para Industria a garantia é de 1 ano como sempre foi.
            Fyi tive Asus durante anos, e 0 problemas. Mas as diferenças para um Mac são absurdas. Com metade de RAM faço muito mais, por ex…

    • Hugo says:

      E aí está ele em nome da Apple ahah
      Não por ser a Apple…até podia ser a Durex, mas rio-me bastante da vossa azia e mania da perseguição 🙂

  11. lira says:

    E o que fazer quando o Macbook perde o wi-fi? É que cá em casa existem dois que o perderam… o que praticamente tornou inúteis os PCs, uma vez que para mim a vantagem destes, era precisamente a sua utilização sem recurso à rede fixa… Depois de ir a um reparador oficial disseram que o custo era muito elevado, logo não se justificava e forneceram uma pen para substituir… Acontece que com a pen a rede está constantemente a falhar, logo não é confiável quando se trabalha sobretudo através da utilização da internet…

  12. jesus jones says:

    Se avariar comprem outro por 3 mil e poucos euros

  13. Valdemar Martins says:

    Tenho algumas alterações a fazer quanto ao reballing descrito no artigo.
    Pela minha experiência profissional, sei que existem várias temperaturas máximas, dependendo da marca e tipo de chip.
    Os ATI são muito sensíveis ao calor e não aconselho ultrapassar os 230ºC
    Já a maior parte dos Nvidea aguentam mais calor, alguns não saem antes dos 240ºC, exceptuando os MCp que andam entre os 227/230ºC máximo.

    • TigTex says:

      O nome reballing também não está a ser bem utilizado neste artigo. Reballing é o processo de colocar novas bolas de solda num chip gráfico e no artigo referem a substituição da gráfica.
      Ora, a avaria nestes computadores não são as bolas de solda danificarem-se mas sim o proprio chip sendo que reballing não é a solução definitiva. Geralmente vejo isto imenso nos macbooks com o core i7 e a hd6470. Este mac, mesmo novo, facilmente atinge 90ºC no processador e grafica.
      Trocar as bolas de solda ao chip da-lhe mais uns tempos de vida graças ao calor que o chip sofreu nesse processo. No entanto, trocar o chip por uma nova revisão, resolve o problema.
      Infelizmente em portugal este negocio está estragadissimo. Vejo pessoas que pegam num secador de cabelo ou pistola de ar quente, apontam para a grafica e cobram 150€ ao cliente final que todo contente vai recomendar aquilo aos amigos. Dias depois avaria e já ninguem recupera aquela board, orçamentamos 200-300 por uma nova e “ai não que é muito caro”…
      Cuidado a quem se entrega o computador, há um artigo na revista deco muito interessante sobre o que se passa por aí

    • David Guerreiro says:

      As temperaturas não têm só a ver com o chip, mas com o tipo de solda utilizada. Solda de chumbo é temperatura mais baixa, solda sem chumbo é mais alta.

  14. Nuno Pereira says:

    Não percebo uma coisa… Vi falarem em Apple Fan Boys mas não vi nenhum a falar.
    Basicamente e devagarinho… Sou Técnico Superior em Informática com 18 anos de experiência profissional em 36 de vida. Sempre, mas sempre trabalhei com Windows ou Linux por uma questão de parametrizações e as ferramentas disponíveis a nivel de empresas. (e falta de guito para um MAC) Troquei o meu pessoal há bem pouco tempo por um MacBook Pro e a única coisa fundamentada que vos posso dizer é que “once you go Mac you never go back”. É caro mas ultra fiável e ainda anos-luz á frente de toda a concorrência. Quanto ás lojas,simplesmente abusam porque nós deixamos. Se pesquisarmos temos sempre outras soluções mais baratas. Trabalhar em/com Mac não é ciência ultracomplicada, antes pelo contrário.

    • Paulo says:

      Espera aí? Técnico Superior em Informática com 18 anos de experiência e 36 anos de vida?

      Só podes ser superdotado. Acabar um curso superior antes dos 18 é obra

      • poispois says:

        cal é o prublema o relvas também acavou o curso em meia duzia de dias

      • Dreamliner says:

        E se for? Há algum problema nisso? É cada comentário mais “nonsense” aqui…

      • Brasão SS says:

        Com 18 anos de experiência, não poderia ter tirado o curso só longo desses 18 anos? Não tem necessariamente que fazer antes dos 18 anos. Pode ter tirado o curso e trabalhar na área ao mesmo tempo!
        Pensar um bocadinho… Não?

      • Kommissar Lohmann says:

        Acho que não precisas de licenciatura para ser um técnico superior, podes tirar um curso técnico superior que dão equivalência a um 12º ano feito com exames nacionais, ou seja, não é uma licenciatura, mas se quiseres entrar numa licenciatura a sério, já consegues, sem os exames nacionais normais.

    • Valdemar Martins says:

      A única coisa complicada em trabalhar com Mac. é ter e querer gastar tanto dinheiro na compra de um.
      O IOS não tem nada de complicado, tal como não tem o Windows, já os linuxs são outra história.
      Sinceramente não vejo, onde está a grande vantagem em comprar uma maça tão cara….

    • Mota says:

      Deves ser tão técnico de informática como eu da Petrogás.

    • poispois says:

      e com windows instalado de certeza

    • Hugo says:

      São gostos e manias à mistura.
      O pessoal que há uns anos comprava os machintosh para edição de imagem etc. compravam para um fim muito específico. Era caro, mas era necessário.
      Acho que ninguém põe em causa a qualidade dos produtos Apple, mas penso que maioria das pessoas simplesmente não os adquire por ter em conta a relação qualidade/preço/necessidade.
      Quem não lhe aquece nem arrefece mais 2mil€ menos 2mil€, pah, tudo bem, cada qual gasta o dinheiro onde quer. Não podemos é generalizar e dizer que mais vale comprar um mac que um toshiba por exemplo, porque isso é relativo e diz respeito a cada utilizador.

  15. KingDi says:

    Não há duvidas que a burrice sai bem cara…

    • Valdemar Martins says:

      Meu caro, já reparei quase todas as marcas e ao contrário do que erradamente se julga, muitos eram da marca da maçã. Não é por ser uma marca muito cara, que os seus produtos são muito bons, disso tenho a certeza absoluta. Pela minha máquina de reballing muitos chips gráficos de boards MAC já passaram….

      • Nicushugo says:

        Devem ter sido resmas, paletas de macs, aliás sendo a população portuguesa uma das mais abastadas do mundo.

        • Valdemar Martins says:

          Não é uma das mais abastadas, mas sim, uma com a mania das grandezas…. Isso é de certeza.
          Claro que não reparei paletes, mas tudo avaria e os Mac não são excepção.
          Fale do que sabe, não mande palpites idiotas para o ar….

  16. Eu says:

    Avariou???
    Deita fora.
    É que nem devias ter comprado

  17. Nomad says:

    Olá. Vou deixar aqui o meu testemunho. Faz um mês que comecei a notar no ecrã do meu Macbook Pro Retina 15″ uns “arranhões”. Passava o dedo mas não sentia como sendo riscado…comecei a notar com o tempo que estava a alastrar-se para outras partes do ecrã… Levei a PC Clinic do Norte Shopping, o técnico olhou para aquilo e disse “as más noticias são que terá de ficar sem ele 10 dias…mas as boas são que não terá de pagar nada pela substituição do ecrã, pois trata-se de um defeito de fabrico( https://pplware.sapo.pt/gadgets/apple-troca-ecras-retina-com-problema-de-delaminacao) .
    Foram impecáveis, durante a reparação encontraram outra anomalia, num conector da logic board, falaram com a Apple e foi feita a substituição também da logic board, tudo a custo ZERO.

    • #Porta18Rules says:

      Se estiver na garantia…qual o espanto?

    • Britney Spears says:

      Fugir da PCClinic!

    • Kommissar Lohmann says:

      PC Clinic? LOL mais vale pesquisar na net e arranjar em casa. Uma vez levei lá um netbook com linux que em 2011 fez uma atualização de kernel e nunca mais consegui arrancar nenhum linux normalmente (sim num netbook só se pode considerar linux, senão é para o lixo). Levei-o ao Pc Clinic não conseguiram fazer nada, fiz umas pesquisas na net, editei uns comandos no boot e já está a funcionar impecavelmente.

  18. Suricata21 says:

    “Não havendo em Portugal lojas físicas Apple…”

    Então e na GSM Store do Chiado e nas Fnacs e Wortens, não conseguem solucionar estes problemas?

  19. Serato says:

    Troquei por Toshiba à muito tempo… MAC, nunca mais. Mesmo!!!! …. lixo para Hispsters!!!
    Já lá vai o tempo em que os MAC eram superiores (Apenas para edição gráfica) aos velhos PC’s…. Hoje é só para mostrar, porque quem quer ser produtivo, não compra mac!

    • campeao says:

      De facto eu levo todos os dias o meu iMac ás costas para o trabalho só para o pessoal se roer de inveja.

    • Brasão SS says:

      Não estás à espera que alguém acredite nisso pois não? É ironia certo?

    • RVM says:

      Realmente, entras em escritórios de multinacionais (tipo Google, IBM, etc…) e só vês Mac’s…

      É para mostrar, realmente… deves ter razão…

      • Serato says:

        exacto…. por isso é que a Apple tem uma cota de mercado gigantesca…. são esses menos de 10%…. Realmente és uma gajo de sorte, e o teu patrão compra MAC’s todos os anos….

        • Brasão SS says:

          Sim, como se quantidade significasse qualidade! Enfim…
          Toshiba… Lol
          Isso come-se?
          Trocaste um MAC por um Toshiba das novas oportunidades? Lol
          Bela troca!
          😀

          • Nuno Pereira says:

            Atenção que a linha Pro da Toshiba (Tecras e afins) é boa… Mas não é Mac

          • Brasão SS says:

            @Nuno
            É óbvio que todas as marcas da linha Pro e Gaming (Asus, Asus ROG, HP, Dell, AlienWare, Toshiba, até mesmo a Vaio em laptop (antigamente Sony) etc… têm excelentes equipamentos, mas sejamos francos … Mac com OSX é outro campeonato! Este sim é o verdadeiro diferencial do Mac em relação ao PC. Além de que com Mac podes ter o melhor de todos os mundos (vários OS) numa só máquina!
            Para Gaming é certo que mesmo o iMac mais poderoso não é uma escolha acertada. Não há gráficas lá dentro que “aguentem” resolução 5K.
            O melhor para gaming, AlienWare, ROG… por exemplo com monitor a 1080p.
            Aí sim belas máquina gaming.
            Também tenho um Asus ROG, e é uma boa máquina, embora raramente o ligo. Não tenho tempo para “brincar”.
            🙂

        • Tomás says:

          Primeiro é porque não são produtivos, mas depois de te mostrarem empresas importantes a usar já falas em cota de mercado.

      • João MS says:

        Por acaso a Google até usa MAC na maior parte dos departamentos. Só alguns departamentos muito especificos como financeiro. etc. têm outras máquinas.

  20. URA says:

    Já tive vários portáteis 2 deles ao fim de pouco mais de 2 anos deram problemas e não era viável a reparação. Os outros com o uso começam a ficar cada vez mais lentos e ruidosos.
    Decidi então adquirir um Mac book pro 13″, na altura comprarei computadores com as mesmas especificações dimensões peso e autonomia. Os preços eram muito idênticos mas o Mac era mais caro entre 100 a 200€. Por essa diferença prefiro um Mac com um corpo em alumínio do que um portátil de plástico que tem um custo de fabricacao muito baixo, e claro queria experimentar um sistema operativo diferente. No início custou mas a simplicidade venceu. É o fato de não ser necessário anti viros e mais uma porrada de programas suplementares é brutal.
    Onde vivi tenho a sorte de ter varias lojas oficiais da Apple, é uma experiência de atendimento ao cliente que não dá para ser comparado.
    Se tiveres um problema com o teu Windows e precisares de algum suporte técnico onde vais?
    Ao fim de 3 anos com o Mac tive um problema de software, fiz um agendamento no site da Apple para uma loja perto de mim. Resolveram o problema, fizeram uma instalação limpa no Mac e ainda transferi para o disco ext o IOS Lion, Mountain Lion, Mavericks, Yosemite e El Capitan. Por fim ainda deu para juntar a um grupo para um workshop do El Capitan isto tudo de borla.
    Quando compra se um produto da Apple, não se está a pagar só o produto adquirido mas sim toda a involvencia a volta desse produto.
    Na minha opinião pessoal se a Apple é cara, as outras marcas são ainda mais caras porque só te vendem aquilo mais nada.

    • Serato says:

      Queres mesmo acreditar nessa história?
      Diz ai os Laptop Windows a custar 2000€ com as specs de um Macbook, porque por 2000€, apenas são TODOS bem melhores…. e duram muitos anos.

      • URA says:

        Ola Serato, uma coisa que não sou é ser mentiroso, e se me dei ao trabalho de escrever este post foi para relatar a experiência por qual passei.
        O meu Mac Book nao custou 2000€, pois como descrevi não moro em Portugal, acho que ai existe muita especulação sobre os produtos da Apple.
        Se queres saber faz uma pesquisa por ti mesmo, da trabalho eu sei mas simplesmente faz. Os teus critérios de avaliação podem ser diferentes dos meus. Agora se achas que qualquer portátil que não seja da marca Apple que custe 2000€ são melhores e duram mais, por mim podes comprar qualquer um eu não mando no teu dinheiro.
        Se tens essa opinião formada porque te das ao trabalho de ler artigos sobre a Apple ?

      • Brasão SS says:

        Sonha @Serato sonha!
        São melhores! Lol

      • campeao says:

        Como as specs valessem alguma coisa. Performance sim e nisso nada bate o OSX.

        • Hugo says:

          LOOOL
          Agora as specs não valem nada?
          Specs e performance andam de mão dada.
          Ah e tal o meu SO abre as janelas mais rápido.Olha parabens.
          Mac é bom, vale muitos pra uns e nada pra outros. Agora “nada o bate” é relativo. Enquanto não tiverem mentalidade aberta o suficiente pra avaliar construtivamente a concorrência vão ser sempre os fanboys que papam tudo o que a apple vos põe no prato 🙂

          • campeao says:

            Andam de mão dada? Um iphone (ios) dual core com 2 gb de ram, bate sempre que quiseres em performance qualquer Android com 4gb e octacores do dragão.

            Bons specs nao significa boa performance, boa optimização sim.

          • Nuno Pereira says:

            Specs valem o que valem. MacBook Pro, 8GB Ram, SSD 256GB, I5 bate qualquer portátil Win com o dobro das specs.
            Não falo de cor, consultem qualquer versus disponível no Google…

          • Hugo says:

            Um ferrari também bate sempre um fiat panda e não andamos todos de ferrari.
            E porquê? Porque o custo não justifica a utilidade.
            E aqui, pra mim, aplica-se o mesmo.
            São bons produtos sim senhor, mas enquanto não fizer algo que justifique o seu custo pra mim estão overpriced.

    • Joao says:

      Já tive para uso pessoal 2 Macbook e também Notebook ASUS e Toshiba, passam-me pelas mãos diariamente várias marcas de Portáteis e a minha experiencia diz-me que: “Se funciona, então tem todas as condições necessárias para avariar”. Não há máquinas perfeitas, há umas melhores que outras. Relativamente ao preço/qualidade acho os Apple estão inflacionados e que não trazem nada de superior a um notebook Windows de gama alta. O grande problema de muita gente é que nunca usou um Portátil de gama Profissional antes de usar comprar um Mac, muitos tinham um Portátil do E-Escolas ou um outro de entrada de gama e depois compraram um MAC… . Em relação ás reparações a custo ZERO fora da garantia, todas as marcas fazem, a HP andou 6 anos a Substituir a custo ZERO as dobradiças do DV7000 e DV9000. Para finalizar, acho que 70% dos utilizadores de Mac que nunca usaram um Notebok Windows de GAMA alta/profissional.

      • Alex M. says:

        É dos melhores comentários que li por aqui

      • Hugo says:

        Acrescentando a isso que muita gente nem sabe se precisa de um computador de gama alta ou media.
        Já vi pessoal a instalar maquinas virtuais pra correr windows no Mac. São claramente pessoas que não sabem sequer o que precisam, quanto mais o que querem.

      • João MS says:

        Por fim um comentário sensato. “ah e tal tinha um pc com windows que não durou nada, aquecia etc., comprei um mac e não tenho problemas” vai-se a ver e acredito que na maioria das vezes estão a comprar portateis de 400€/500€ com máquinas de 1200€/1300€.

    • Nuno Pereira says:

      Subscrevo na íntegra

  21. Sarpe Eletronica says:

    Sou Cliente Apple e Reparador Apple não oficial.

    O mais importante é seguramente informar o cliente das extensões de garantia da marca, tanto Apple como outra (Apple neste aspecto só posso dizer bem).
    A situação do rebaling…. Digo sempre, cuidado com os amigos dos amigos que sabem fazer… Não basta saber….

  22. Chonga says:

    Em vez da inócua discussão sobre quem é melhor: Macbook vs Surface; alguém poderia, por exemplo, informar algo sobre o Apple Care para reparo de computadores? Se vale a pena? Se conhece alguém que usou (como foi o atendimento?) ?
    Quero crer que isso seria informação muito mais valiosa.

  23. GY says:

    Todos os computadores, mais cedo ou mais tarde, vão ter problemas de hardware ou por algum acidente de percurso. Computadores portáteis, leves e com unibody os componentes estão mais compactados e cada vez é mais difícil um curioso reparar ou um técnico substituir um componente sem ter levar algum tempo a desmontar os componentes e de cobrar mão de obra. Tenho um MacBook Pro Mid-2009 e avariou placa wi-fi. Comprei um dongle USB W-fi e por 10 € continua a funcionar. Corre o ElC aptain e o Windows 10 sem problemas em Bootcamp (a apple diz que este modelo só pode correr o windows 7!!). Quando o material é bom aguenta, mas nada é eterno.

  24. Luis Palma says:

    existem lojas certificadas que reparam Apple, é só procurar……

  25. Vitor says:

    Bom dia.
    Preciso que me ajudem a resolver um problema que tem acontecido com alguma frequência. Tenho um mac pro à cerca de 1 ano e nas ultimas 2 semanas começou a travar várias vezes ao dia. Todo o sistema bloqueia, sendo necessário recorrer à tecla ligar/desligar (nem com teclas de atalho consigo desligar). Devo enviar para a garantia ou posso esgotar outros procedimentos? Obrigado

    • Valdemar Martins says:

      Garantia com ele.

    • Nuno Pereira says:

      qual o Mac Pro e qual o OsX instalado?

      • Vitor says:

        Boas. É um Pro retina, 13´, early 2015, OSX El Capitain

        • Nuno Pereira says:

          Tens algum software “gratis” instalado? a pergunta pode parecer estupida, mas já vi isso a acontecer antes com pirataria. Ás vezes sources com defeito. Já reinstalaste o OSx de raiz sem instalar mais nada durante um dia ou 2?

          • Vitor says:

            Apenas tenho o “Dr.Cleaner” q saquei na apps.
            Tb pensei instalar o OSx de raiz mas, sinceramente, n sei como fazer….

        • Nuno Pereira says:

          Basicamente é muito raro acontecer,mas acontece. Antes de enviares para a garantia sugiro-te isto https://support.apple.com/pt-pt/HT204904 , passo “Apagar a unidade e instalar o OS X” . Depois de reinstalado vigia o uso de bateria e evita instalar software “manhoso” por uns dias. Depois vais reinstalando e monitorizando um-por-um até teres alguma conclusão. Caso torne a acontecer sem motivo aparente, vais uma loja das que ja foram aqui faladas que eles verificam a origem do problema. Mas a primeira coisa que fazem é o que te indiquei…

          • Nuno Pereira says:

            Fyi, programas de “Clean” muitas vezes eliminam “Temps” erradamente que fazem falta ao bom uso de algum software. Eu não aconselho o uso dos mesmos ou então muita atenção ás opções escolhidas. Apagar so o que se conhece.

          • Vitor says:

            Nuno, agradeço imenso as orientações. Vou fazer isso este fdsemana, com calma, para ver se resolvo o problema. Mais uma vez muito obrigado.

  26. Vitor says:

    Nuno, agradeço imenso as orientações. Vou fazer isso este fdsemana, com calma, para ver se resolvo o problema. Mais uma vez muito obrigado.

  27. David Guerreiro says:

    O motivo pelo qual as empresas certificadas pela Apple não trocam chips gráficos, é porque as normas da Apple não permitem, e por uma razão simples. É que a Apple não quer correr riscos, e uma motherboard completa e boa é sempre mais fiável do que andar a substituir o chip gráfico. Daí que não reparem componentes isolados. É como os displays, vendem logo a clamshell completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.