PplWare Mobile

Google Maps para iOS – Finalmente lançado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. xpto says:

    Até que enfim a orientacao por voz

  2. Francisco Pinto says:

    Esperemos que os australianos e turistas lá não a usem! Para também não correrem perigo de vida.
    http://allthingsd.com/20121212/guess-who-else-has-map-app-issues-down-under/?utm_medium=referral&utm_source=pulsenews
    🙂 🙂 🙂

  3. Miguel Ventura says:

    Ja a saquei logo de manha e até agora estou a gostar bastante da aplicação.

    Recomendo

  4. David says:

    Excelente app, parabéns à Google pela sua insistência!

  5. Vítor M. says:

    A Google não irá agora desprezar este segmento, como fez no passado. Cada vez mais a Google sabe que ganha mais se apostar em pelo menos ter aqui a mesma qualidade que tem no Android, no que toca às suas aplicações.

    Os utilizadores e mesmo a Apple não irão permitir que a Google seja displicente e sectária, como foi, repito, no passado.

    Também a Apple não terá agora margem para falhar e muito menos margem para fazer menos do que a Google mostrou, a fasquia está mais elevada…

    • Alexandre Pinto says:

      Vitor acho que não me parece justo esse comentario.
      A google sempre foi a mais inovadora neste segmento.
      O problema da falta de qualidade das aplicações em IOS era claramente culpa da Apple. O google fornecia simplesmente as API’s e cobrava a Apple pelo seu uso.
      A forma como as aplicações eram feitas e o proveito que tiravam das API’s era da responsabilidade da Apple.

      Agora é lógico que o Google nao vai querer perder a fatia enorme de clientes IOS porque como sabemos, eles vivem mesmo é de grandes massas de utilizadores dos seus serviços.

      • Vítor M. says:

        Está aqui a prova (além da App do YouTube) que não é como dizes. Alias, basta veres outros serviços onde a Google não tem concorrência e notas um desenvolvimento mais acelerado no android que no iOS, pese o facto de ter um retorno financeiro muito maior no iOS.

        Mas, contudo, acredito também que a Apple restringe muita cosa, sabemos que sim, mas a Google sempre viu a plataforma móvel da Apple como a galinha dos ovos de ouro… desleixando a evolução das apps a partir do momento em que o android se tornou mais relevante, ‘cuspindo’ dessa forma no prato o de se alimentou durante anos.

        • Re0 says:

          Achas mesmo que, tendo maior retorno financeiro, e havendo a possibilidade de incrementar esse retorno, a Google não o faria? Isso faz algum sentido?
          Quem cospe no prato que lhe deu de comer é apple com a falta de qualidade de mapas, falta de inovação, cada vez maior falta de qualidade dos seus produtos. Enfim, aquilo que a diferenciava dos restantes do players do mercado está a levar, cada vez mais, a se tornar mais uma empresa normal.

          • Vítor M. says:

            Eu sei que tu não entendes assim e sei que tens essa carapaça de defesa da Google, um soldado de chumbo que acredita piamente na boa vontade. Respeito a tua opinião mas as evidências são claras. A Google meteu-se em todos os segmentos onde já existiam players fortes e sugou mercado. É licito, é verdade, mas nalguns casos secou o mercado de algumas empresas (vejam o caso da Motorola que está para falir, entre outras) usando um slogan “Don’t be evil”… muito muito dúbio.

            Olhando pela parte prática:

            “Achas mesmo que, tendo maior retorno financeiro, e havendo a possibilidade de incrementar esse retorno, a Google não o faria? Isso faz algum sentido?”

            Não disse que não o faria de todo, disse sim que o restringia em favorecimento do Android, tal como o fez com o Firefox, que manipulou em favorecimento do Chrome.

            São estratégias bem conhecidas doutros tempos. Alimentar-se de um lado para engordar o outro. Alias, é dito pelas palavras da própria Google que o fluxo financeiro do Android é escasso.

            “Quem cospe no prato que lhe deu de comer é apple com a falta de qualidade de mapas, falta de inovação, cada vez maior falta de qualidade dos seus produtos.”

            Esse é um teorema que se ouve desde 2007, e até hoje o que vemos é precisamente o contrario, ao ponto de vermos o mais banal dos tablets o mini, a vender muito bem (surpreendentemente). Essa música dos iPhones Killers, Tablets Killers e Proclamadores da desgraça… isso é tão velho que já tem barbas. Traz algo novo sff.

            Podes ver agora a aquisição da TomTom está por dias, aliás, nem comentes isto sff, prática corrente na Google, ou esqueces-te que 80% dessa empresa magnifica são aquisições de empresas terceiras? Portanto… remete-te ao silêncio 😉

            Quando a ser uma empresa normal… nunca o será, sabes porquê? Tem uma história que está intimamente ligada ao que de mais importante aconteceu no mundo da tecnologia, está no calcanhar e isso ninguém apaga da história, o seu líder, a sua evolução, a sua ascensão e, acima de tudo, a sua marca que todos os dias deixa nas outras empresas.

            Assim como a Google, embora com um registo totalmente diferente e sem a história de outrora. Portanto, nem a Apple é uma empresa normal, nem a Microsoft nem a Google, essas são as empresas basilares da actualidade e duas dessas as empresas referências também do passado.

            Tanto é verdade, que qualquer movimentação destas 3 empresas, mexem com o mundo.

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        “O google fornecia simplesmente as API’s e cobrava a Apple pelo seu uso.”

        E se te desses ao trabalho de pesquisar qualquer coisa antes de escrever ? Quer a app YouTube quer a app Mapas eram app da Google integradas no iOS. E não era a Apple que pagava à Google – era a Google que pagava à Apple.

        Basta pensar. Quem é que ficava com o dinheiro dos anúncios dos estabelecimentos que apareciam (como aparecem agora) no Google Maps ?

    • El Lentinho says:

      Tenho a mesma ideia que tu.
      Aliás acho até que as aplicação da google para iOS tendem a ser mais bem feitas e agradáveis visualmente…

    • Como nota, a Google não foi propriamente sectária nas suas aplicações já que desenvolvia primeiro as aplicações para Android (completamente compreensível) mas algum tempo depois lançava-as para iOS onde as diferenças de funcionalidades eram quase imperceptíveis, muitas delas apenas sendo limitadas devido às próprias imposições da Apple na utilização do iOS por third part developers.

      Tanto a aplicação nativa do iOS para Youtube e Maps eram desenvolvidas pela Apple em parceria com a Google. De uma forma resumida, a Apple utilizava as APIs públicas da Google para esses serviços, provavelmente com alguns acessos mais exclusivos devido à parceria. Se assim não fosse, porque seria a Apple afectada pela alteração da politica de utilização da API do Maps, tal como qualquer outro developer? O controlo da Google nestas duas aplicações era mínimo. Muito felizes ficaram quando a Apple disse que iria deixar de oferecer a aplicação do Youtube nativa no iOS já que puderam desenvolver uma aplicação bem melhor e, para felicidade da Google, incluir anúncios nos vídeos.

      A Google é, na sua actual essência, uma prestadora de serviços Web e é-lhe indiferente se os mesmo são utilizados num Android, iOs, Windows Phone ou outro qualquer sistema. O importante é que as pessoas os utilizem. Claro que podemos assumir que terão alguma preferência para que os utilizem no Android ou ChromeOS, já que são eles que desenvolvem os sistemas, mas tal certamente não será imperativo.

      Resumindo, e tal como dizes, o mais importante é mesmo a crescente concorrência que se tem vindo a sentir no sector mobile e, sinceramente, espero que o Apple Maps consiga atingir uma qualidade equiparável ao da Google.

      Por vezes questiono-me se teríamos o mercado de hoje caso um Android nunca tivesse sido lançado ou se o GMaps teria sofrido as melhorias que sofreu desde que a Apple lançou o seu serviço de mapas. Enfim, neste aspecto a concorrência é fantástica! 🙂

      • Vítor M. says:

        Sem dúvida que a concorrência é fantástica, mas atenção quando dizes que a Google é apenas uma prestadora de serviços web.

        A Google gera tendências que podem ser benéficas ou não para o mercado, lembro por exemplo a sua posição face à implementação do flash nos sistemas operativos móveis que, até há bem pouco tempo, teimava em dar suporte nativo, contrariando a Apple e a Microsoft, tudo numa posição de forças que em nada favorecia o utilizador, mera jogada de mercado para usufruir de dividendos da Adobe.

        Quanto à concorrência… sem dúvida que é salutar, agora, é importante estar no mercado com produtos que favoreçam o próprio mercado, que elevem o conceito de consumo e nem sempre é o que vemos, lembro que as “chinesisses” destruíram o nosso mercado, assim como muitas estratégias de estrangulamento e tentativas de controlo também implicam um abrandamento da evolução.

        Trocar equipamentos por dinheiro…. nunca será boa política pois não favorece quem produz, quem desenvolve e quem suporta todo um mercado de consumo…. é bom só para quem vende serviços com publicidade por trás.

  6. Sergio says:

    A App esta boa. Gosto da sincronização de lugares e a grande base de dados com metainformacao.

    O que tenho pena é que nao possa haver maior integração com o ios por exemplo os contactos das pessoas poderem ter essa informação. Atenção esta é uma das grandes falhas dos mapas do ios, mas espera-se que venha a ser corrigida. Muito dificilmente a Google terá permissões para mexer a esse nível. Quem diz contactos de pessoas do outras informações geográficas.
    Uma das grandes funcionalidades que o mapas do ios 6 tem é poder definir o navegador de terceiros. Por exemplo eu defino um determinado marcador nos mapas do ios e posso dizer para ir para aquele sítio usando o Tomtom ou o tmndrive. Esta é uma funcionalidade que já existe mas que ainda pode ser melhorada. Porque sejamos sinceros o navegador nativo do ios ou o da Google dão muito amadores. Servem para o desenrasque.

    A minha intenção ao falar dos mapas do ios foi para mostrar que ha coisas que ainda faltam nos mapas da Google. Eu sei que nao é por culpa da Google, mas é um facto que ainda falta. Acredito que esta tenha sido uma das razoes para a Apple ter avançado para os seus mapas. Os mapas da Apple permitirão maior integração, mas a Apple nao gosta de ter o controlo sobre as suas coisas.

    Voltando aos mapas da Google, o que noto é que os mapas tem muito menos informação que a versão pc, como exemplo nomes de ruas. Outra coisa que notei é que esta cheia de pequenos arruamentos em zonas privadas. Por exemplo é capaz de ter um caminho para uma garagem. Isso pode ser bom, mas tb pode ser muito mau

    O que eu gosto mesmo é da quantidade de metainformacao. Poder por exemplo seleccionar FNAC. Pena como disse é nao poder fizer vai para aí com o Tomtom

    • daniel says:

      boa tarde Sérgio,

      disseste “Uma das grandes funcionalidades que o mapas do ios 6 tem é poder definir o navegador de terceiros. “… como fazes isso?

      • Sergio says:

        Neste momento é uma funcionalidade um pouco escondida.
        Sobre o local em vez de carregares no carro, selecionas a seta e vão aparecer muitas opçoes. Com certeza já viste. Na parte de cima aparece o tipo de percurso: viatura, t. publicos, pedestre. O truque é selecionar T. Publicos e vai aparecer os navegadores que tens e vai se ligar à app store e sugerir outros navegadores. Depois é so selecionares.

        Deveria haver uma opção para ficar sempre essa opção por defeito

        • daniel says:

          e consegues selecionar o tmndrive? a mim apenas aparece o google maps.

          (tenho apenas o google maps e tmn drive instalados)

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Tenho instalados o TMN Drive (Portugal), o Navigon (Europa) o TomTom (Iberia) e o Mapas Google.

            Fazendo o que diz o Sérgio os três últimos aparecem – mas o TMN Drive não.

            GRANDE DICA SÉRGIO. Mto obrigado

        • Sergio says:

          Uma pequena nota

          Na ultima actualização do Tomtom vinha como uma das novas funcionalidades esta feature. Como era algo que eu conceptuslmenye idealizava chamou-me a atenção. Comecei a procurar e nso encontrei. Procurei pela net e havia mais pessoas como eu e houve um que encontrou a solução. Quero com isto dizer que a Tomtom teve que actualizar para o ios 6 para esta feature aparecer. Provavelmente o tmndrive terá de fazer o mesmo

          • Francisco Pinto says:

            Sim. Isso é uma função que tem de ser adoptada pelos devolupers!O tmndrive só vai aparecer se a tmn quiser.

  7. Sergio says:

    é a segunda vez que vejo um mapa no pplware com direções ali para a zona de Joane/Riba d’Ave. Parece que alguem no pplware tem alguma ligação com lá.

  8. Cigano says:

    Já instalei no meu iphone 5 e encosta o apple maps a um canto. Tem o streetview de volta, turn by turn, transito etc, muito bom. Só tenho a apontar um pequeno defeito: Tem lag. As animações são prai a 25 ou 30 fps. Tem um certo feel a web app, e provavelmente é. É Curioso que as melhores apps para iphone são da google lollll (youtube, gmail, google maps etc…)

  9. Daniel Gomes says:

    Eu não me vejo a usar isso para navegar, principalmente porque necessita de internet correcto?

    O TMN Drive não é muito melhor? Não percebo o hype à volta da Google Maps e da Apple Maps

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      É verdade sim. Com o TMN Drive, o TomTom ou outra app de navegação tens já os mapas instalados, a navegação é feita por GPS sem precisar da internet.

      Do que li, o Apple Maps e o Google Maps recorrem à internet para navegação, mas com um “reduzido” consumo de tráfego de dados. Por acaso também gostava que alguém explicasse melhor isto do “reduzido”, porque com uma assinatura de tráfego de dados ilimitado é uma coisa, com uma de 150 MB mensais é outra bem diferente.

      • Sergio says:

        não é só a questão dos mapas offline. É muiiiiiiiiiiiito mais que isso.

        Relativamente ao trafego o que se diz é que os mapas da google são imagens e os da Apple vectoriais, o reduziria bastante o trafego. Conceptualmente é verdade, mas na pratica não sei. Experimentei fazer uma navegacao com os mapas da Apple e em meia de quilometros gastei 18MB

    • Sergio says:

      Claro que para navegar o tmndrive é melhor. Mas estes são serviços que complementam os navegadores.

      Imagina que queres ir para a loja XPTO em Coimbra, ou tens isso nos teus favoritos ou tens que andar a colocar a morada ou a fazer copy/paste. Agora imagina que vais ao ios maps e escreves loja XPTO, Coimbra. Aparecem-te um ou mais pontos. Selecionas o que queres e dizes navegar para aqui com o tmndrive. É ou não é uma mais valia?

      Estás na baixa de Lisboa e queres encontrar a FNAC mais proxima (já me aconteceu). Como fazes? O tmn drive não te vai conseguir ajudar. Infelizmente o ios maps tb não, mas o google maps leva-te lá. Tive de andar nos mapas no chrome para lá chegar 🙁

      Uma das grandes vantagens do google maps é que integra entre com os teus dispositivos. Ou seja procuras um local no pc e fica-te disponivel no iphone e vice-versa

      • Daniel Gomes says:

        Para encontrar certas ruas e sitios é impossível tanto na google maps como na da apple, ate porque eles não conhecem as ruas mais pequenas e fora das cidades!

        Agora para nagegar para o centro de cidades e terras ai funciona….

        Para mim isto continua a ser inutil

        • Sergio says:

          como te disse, o objectivo não é marcar ruas, é marcar locais. Loja X, estadio Y, piscina Z. Podes dizer que tens os POIs, mas tal como afirmas (e eu concordo em absoluto) os navegadores dedicados são muito melhores para navegação, tb podemos afirmar o contrario, os POIs do Google maps são infinitamente melhores que os dos navegadores. Já para não falar, por exemplo nos contactos. Neste momento esta informação está horrivel no ios, porque está a guardar nas definições da pessoa apenas a morada e deveria guardar tb as coordenadas gps. Quando esta funcionalidade estiver em condições poderás dizer navagar para a casa do joão. Não vais precisar de ter de definir um favorito para tal. Essa informação estará no proprio contacto. Acredito que foi esse tipo de integração que levou a Apple a desenvolver o seu proprio serviço de localização.

  10. Benchmark do iPhone 5 says:

    Em rigor é assim, com o Google Maps “nativo” (integrado) no iOS, tornava-se até mais difícil à Google actualizá-lo.

    Quando foi “desanexado” do iOS estava uma bela porcaria, comparando com a evolução que tinha tido no Android.

    Agora voltou ao iOS aperfeiçoado e já com navegação, ainda bem. Certamente, comparando com o Apple Maps, “o melhor” e “o pior” não estará sempre do mesmo lado. Quando a Apple comprar a TomTom certamente melhorará o seu produto. Haja concorrência. O utilizador agradece.

  11. Luna says:

    A aplicação está muito bonita, sem dúvida… mas parece que algo de errado se passa na minha zona. Há ruas que estão sem nome e outras que têm o nome errado!! (Vivo na cidade de Lagoa, Açores, se alguém quiser dar uma olhada) Tentei adicionar a minha morada e não encontrou nenhuma rua com o nome da minha, e no sítio da minha tinha um nome diferente. O mesmo para a escola onde estudo! Só só eu que isto acontece? =[

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Tu não me digas ?! O Google Mapas com erros ?! Não é possível, só os da Apple é que têm 😀

      • João says:

        Mas tu babas-te? Então o moço vem aqui ver se era só com ele que existia o problema, à procura de uma solução, e o que é que o AppleHeadFanBoy faz? Critica a Google. Parabéns pela burrice.

        Mas alguém disse que só os da Apple têem erros? Minha nossa, que pessoa inútil que me saíste.

        Quanto ao teu problema, Luna, não é só nos Açores que existem falhas, aqui elos lados de Gouveia também há umas ruas que estão sem nome/não existem.

        Cumprimentos

        • João says:

          *Moço ou moça, não quero ferir susceptibilidades x)

        • Benchmark do iPhone 5 says:

          Se vinha à procura de uma solução ainda bem que lha deste.

          Entretanto instalei a app e de facto isto pode ser que resulte. Abana-se o iPhone e aparece um ecrã “Enviar comentários”, “Comunicar um problema com o mapa”.

          Esta do abanar está bem esgalhada. No Mapas Apple o “comunicar problemas” pode passar despercebido.

    • Gilberto Pereira says:

      Erros tem como os da Apple, mas isso não importa nada.

      Alias, se teimares nessa tua ideia ainda arranjas inimigos verdes.

  12. Dogzilla says:

    Instalei agora no meu 3GS, embora ainda tivesse a aplicação Mapas que vem por defeito no iOS 5. A questão aqui nem é que eu não goste da aplicação, está que está muito bem feita ao bom estilo da Google. Não sei é até que ponto é que a privacidade estará assegurada, especialmente com os serviços de localização ligados (sim, eu sei que têm que estar). Apenas fico um pouco receoso, a Google é bastante conhecida por saber tudo e mais alguma coisa dos seus utilizadores.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Querem saber … para lhes vender alguma coisa. A publicidade orientada, ou seja, a que interessa aos consumidores é uma mina de ouro – e a Google vive de anúncios (a Apple também começou a explorar este filão).

      Está sossegado que não usam a informação do Google Maps para saber que foste ter com “a outra” (e deixaste “a legítima” em casa). O que quer é, se quiseres ir jantar com “a outra” e pesquisares no Google Maps por restaurantes, indicar-te os que lhe pagaram para aparecer no Google Maps 😀

      É o dinheiro destes anúncios que está na origem da briga Apple Maps / Google Maps. O resto é blá-blá.

  13. Gilberto Pereira says:

    Boa novidade.

    Instalado e em funcionamento.

  14. Sergio says:

    Já agora, sabem o que acharia excelente. Era a Apple comprar ou fazer um acordo com a Tomtom com o pagameno de uma pequena percentagem por equipamento. Os mapas seriam os da tomtom. A navegação seria a da tomtom e muitas outras pequenas coisas. Haveria um integração total com o IOS. Como serviço premium o utilizador poderia adquir a versão completa que permitiria a navegação offline.

    Pelo meio faziam um acordo com a Google, ou com outra empresa de forma a enriquecer a meta-informação dos mapas

    Um sistema assim seria o melhor dos dois mundos

  15. João Reis says:

    Continuarei a usar o TMNDrive, embora não sendo tão prático, a Pesquisa de lugares GOOGLE que a TMNDrive tem safou-me sempre de tudo.

    Não tenho tarifário com grande trafego tenho o suficiente. As operadores agora lucram é no tragedo e não nas chamadas.

    De louvar a app da Google, pelas fotos parece estar simples e prática, uma excelente alternativa.

    • Dogzilla says:

      O TMN Drive já me enganou algumas vezes. 😆

      • Ryan says:

        Guerras dos mapas… Google/Apple/Microsoft/etc ja parece a luta da Palestina. Mas esta guerra e feita por quem não recebe nada de nenhum dos actores do conflito.
        Quanto ao que interessa mesmo… Apple comprar Tomtom isso sim muito mau. Em vez de ter um bom GPS no carro tenho de comprar um iPhone… porra… já começo a ficar farto de ver apple em todo o lado.

        • João Reis says:

          TomTom não deixou de existir, os mapas é que foram adquiridos (pelos vistos) pela Apple, é como quem diz, compraram a autorização de os usar, apenas e só isso.

          Google é o mais completo por todos as razões e mais algumas será sempre o que tem mais informação, mas como o Mundo ainda vive às custas de trafego 3G, então temos de usar alternativas. TMN Drive é a ideal.

          • Francisco Pinto says:

            Neste momento a Apple pode usar “parte” da base de dados da tomtom mas o que se fala é que a que a Apple vai comprar a TomTom para acelerar a resolução dos problemas do maps.O que penso e espero que a Apple faça é manter o a tomtom como empresa auto-numa ou seja mantendo e evoluindo os aparelhos gps. Quanto a app da Tomtom ela possivelmente ira substituir a maps. a apple fundirá e manterá as funções actuais do maps grátis e as outras como uma subscrição para quem quiser ou vice versa. Obviamente o mais certo é a app para android acabar!

  16. Luis says:

    Até dão pulos de alegria!

  17. JP (djlinux) says:

    Foi hoje lançado e já esta no primeiro lugar do top free … ( lol )

  18. daniel says:

    Viva o Sergio,
    escreveu o seguinte:
    “Uma das grandes funcionalidades que o mapas do ios 6 tem é poder definir o navegador de terceiros. Por exemplo eu defino um determinado marcador nos mapas do ios e posso dizer para ir para aquele sítio usando o Tomtom ou o tmndrive.”

    é mesmo assim? se sim, como é que isso funciona?

  19. Joao says:

    Para quando no ipad?

    • darth says:

      é o que me faz falta tambem. a julgar pela app do youtube, para ai 1-2 meses, nao? essa tambem saiu 1º para iphone e so ha dias veio a versao para ipad

  20. Paulo says:

    A Google, Microsoft e Apple têm talentos. Inovam todas. Umas mais que outras, depende do momento. Há bons e menos bons momentos, é normal.

    É tudo uma questão de marketing. Tudo!

    A Google é um depósito de várias empresas, que comprou. Como é a Microsoft. A Apple nem tanto, mas também comprou.

    A máxima do Google na empresa é: “Crescer a todo o custo!” – tem conseguido.
    A máxima da Apple é: “Detalhe e beleza a todo o custo!” – tem conseguido.
    A máxima da Microsoft é: “Espalhar a tudo o custo!” – tem conseguido (mais ou menos).

    (nota: estas máximas foram ditas pelos seus CEO’s).

    portanto nada de anormal se tem passado.

    A Google tem crescido à custa dos outros (é sem dúvida uma empresa reaccionária). O seu sistema de busca foi desenvolvida na universidade, e não uma inovação sua própria. Mas tem talentos fantásticos. Ideias fantásticas. Não é nenhum anjinho, como afirmam (isso é treta de marketing), mas uma empresa fantástica.

    O iphone não trouxe nenhum conceito novo, ecras tacteis já existiam; Apenas implementou (e bem) numa boa conjugação HW e SW.
    A microsoft já tem uma história mais do que sabida 🙂

    Os fanatismos existem. Mesmo com factos, continuaram a existir.

  21. João Ramiro says:

    Mapas? Para mim é NOKIA HERE Maps

  22. Hugo Santos says:

    Substitui qualquer gps mas cuidado que gasta muito trafego… Devia ter mapas offline como os gps, assim é impraticável usar. Por acaso gostei muito mas numa viagem gastou-me uma catrefada de megas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.