Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

GeekTool – Um mundo de possibilidades

Eu sou um grande adepto da personalização do ambiente de trabalho pois considero essencial sentirmo-nos confortáveis no local de trabalho. Com os computadores, não é muito diferente. Quando nos encontrámos num espaço agradável e ao nosso gosto, o rendimento é maior. E, considero isto a principal razão para dedicar-mos algum tempo a personalizar o nosso desktop. Hoje, mostro-vos a ferramenta de eleição no Mac para isto.

O GeekTool é uma ferramenta quase obrigatória para melhorar o nosso desktop. Mas, afinal o que é o GeekTool? Não é nada mais do que uma PrefPane que, através de vários tipos de plugins, nos permite mostras diversas informações no fundo do ambiente de trabalho.

Assim que instalámos o GeekTool temos à nossa escolha três plugins: ficheiro (“File”), imagem (“Image”) e comandos (“shell”). O seu funcionamento é relativamente simples. Para criar um novo Geeklet, só tem de arrastar um dos plugins para o fundo do desktop.

Vamos ver um exemplo. Iremos criar um geeklet que mostre um texto que se encontra guardado num ficheiro de texto. Para isso, arraste o plugin “File” para o desktop. Irá aparecer um quadrado branco e uma janela de preferências.

Nesta janela podemos personalizar quase tudo em relação ao geeklet, desde o tamanho e a fonte da letra, alinhamento, cor do fundo, tamanho, posição, … Neste momento só nos interessa o campo “File”. Abra a lista e escolha a opção “Choose” para escolher o ficheiro de texto. Depois de seleccionado, o texto irá ser apresentado no quadrado do geeklet. Se o seu papel de parede for escuro, talvez irá ter de alterar a cor de letra. O meu exemplo ficou assim:

O plugin de imagem funciona de forma semelhante. Só tem de escolher a imagem que quer, definir a posição, opaciadade, tempo de refresh, …

O terceiro plugin é o mais versátil de todos eles, o Shell. Este permite-nos correr comandos e scripts. Apesar do seu funcionamento ser mais complicado, as possibilidades são imensas. Existem diversos scripts aqui, ou com uma simples procurar num motor de busca é possível encontrar scripts já prontos.

No meu caso, tenho um script que mostra o nome do artista e da música que se encontra a tocar no iTunes.

Mas se quiser ver o total potencial do GeekTool, pode ver algumas screenshots no site do GeekTool.

Licença: OpenSource
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: GeekTool 3.0 [5,0 MB]
Homepage: Tynsoe Projects



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


15 Comentários

  1. Parece ser um bom programa, tenho que testar… mas entretanto fiquei com algo “entalado” na vista!!! Esse wallpaper da imagem…é possivel saber onde fazer download??!
    Cumprimentos.

  2. Hmm… será possível ter um script que mostre o nome da musica no ambiente de trabalho em windows?? é que parece simplesmente brutal
    obrigado desde ja

  3. Bom Fim de semana a todos!!!

    essas informações no ambiente de trabalho parecem-se com o conky e acho que o conky faz o mesmo, é capaz de falhar a nivel de transparencia, depois o linux é que copia lol

    @vis o script não sei mas tens o rainmeter, samurize que podes utilizar, nunca utilizei nenhum apenas o conky mas o samurize nos screenshots tem la um igual ao que queres no minimo parecido

  4. Tb adorei o wallpaper agradecia se fosse possivel facultar o link para download.

    cumprimentos
    duarte velho

  5. wallpaper bastante cool :)

  6. Isto é tudo muito bonito, mas no meu mac, um simples script para mostrar a data e as horas “papava-me” 450 Mb de Ram!!!! :)

  7. Para quem anda á procura do Wallpaper em questão já que muitos o pediram e poucos ficaram indiferentes aqui vai:

    Link direto ao Download do wallpaper solicitado:
    http://interfacelift.com/wallpaper_beta/details/2397/starry_night.html

    Link do Autor do Wallpaper solicitado:
    http://www.supakilla9.deviantart.com/

    Para quem estiver interessado em mais Wallpapers,Temas, Icons, iPhone/iPad APP e DigitalSRL é só seguir o Link abaixo:
    Site com n de wallpapers:

    Agora é só divertir e perder um bom tempo com o site que aqui deixo.
    http://interfacelift.com/wallpaper_beta/downloads/date/any/

  8. O rainmeter também permite personalizar o desktop do windows

    http://rainmeter.net/RainCMS/

    eu à uns anos usava o samurize, mas depois perdi um bocado o interesse pela personalização do desktop mas no outro dia apeteceu-me meter mais umas coisinhas (farto do widgets do windows) e o rainmeter pareceu-me bastante funcional

  9. Obrigado, e que tal surgirem aí scripts do pplware? :P

  10. Muito boa aplicação, ja estive a testa-la para apresentar informações do iCal e funciona lindamente.

    Já agora, será que podem ceder o script que usaram para aparecer a musica que esta a tocar no iTunes? Andei a brincar com uns que encontrei, mas supostamente deixaram de funcionar com o iTunes 10…

  11. sugiro também o nerdtool:
    http://mutablecode.com/apps/nerdtool

    o meu desktop nerdtool há 2 anos atrás:
    http://skitch.com/straycat/nihde/desktop-12-09.png

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.