Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Folding no Mac OS X

Já foi falado aqui anteriormente no projecto Folding@Home e do Portugal@Home e, resumidamente, nós “emprestamos” o nosso computador à ciência fazendo cálculos e enviando os resultados para uma entidade científica.

Como ajudar não custa, eu abracei esta iniciativa mas primeiro perguntei-me: “como irei instalar a aplicação no Mac OS X?”.

Folding@Home


Após experimentar vários softwares acabei por descobrir o InCrease, uma aplicação em que apenas temos de inserir os nossos dados (username e número da equipa) e já começámos a foldar. Não se esqueça que o número da equipa é número do Portugal@Home (35271). Podem também acompanhar a sub-equipa do Peopleware (www.pplware.com).

Folding@HomeExistem outras opções a serem exploradas no menu “Preferences” como o tempo de actualização, opções de pausa para determinadas situações como o estado da bateria, ao correr certas aplicações, …

Folding@HomeMas se gostar de algo mais gráfico, o InCrease também disponibiliza um visualizador que permite visualizar a molécula em que estamos a trabalhar. Para isso terão de instalar primeiro o visualizador de moleculas (FPD). Esta acção é muito simples. Apenas terão de ir a Tools -> “Download fpd (molecule viewer)”.

Folding@Home

A instalação é imediata e agora poderá ver as moléculas as serem criadas.

Folding@HomeE pronto, foldar no Mac OS X nunca foi tão fácil. Não custa nada ajudar, pois não?

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.2 +
Download: InCrease 2.4.3 [584 KB]
Homepage: InCrease



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


7 Comentários

  1. Bem precisava de umas aulas de mac.

  2. Alguem tem conhecimento do Folding @ Mac a usar a tecnologia CUDA da Nvidia? É que estas placas (Serie 8 para cima) fazem milagres nos calculos… ;)

    Tirem proveito disso quem tiver a foldar e possuir uma dessas placas…

  3. Custa, €s em electricidade. E quem é que a paga? E depois falam em crise….

    • Pode ser usado enquanto trabalhamos ou vemos um filme no computador.. não é necessáriamente obrigatório ligar o computar para uso exclusivo do folding…

      A nivel de folding por GPU é que pode acontecer disparos de electricidade enormes já que as placas gráficas ficam em quase 100% de utilização…notei isso quando fazia pela minha Nvidia 8800GTs e embora seja um sistema muito mais rápido do que por CPU, requer igualmente um numero elevado de Watts quando usadas a 100%..

  4. Permitam-me uma correcção. O nome da equipa 35271 é Portugal@Folding.

    Parabéns pelo excelente trabalho que têm feito a dar a conhecer o Folding@home.

    Cumprimentos

  5. Bom artigo, Daniel! Esse utilitário parece muito prático!

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.