Dica: Como fazer Hard Reset ao iPad

Embora seja um sistema operativo muito estável, o iOS também tem de vez em quando um comportamento caricato, comporta-se de forma a que o utilizador fique confuso com o funcionamento de algumas aplicações ou serviços. Por vezes o problema está na aplicação, mas muitas das vezes um hard reset resolve aquele comportamento estranho que o seu iPad tem vindo a mostrar.

O que lhe vamos deixar a seguir é um simples e pequeno guia para lhe explicar como fazer hard reset, e explicar as diferenças entre hard reset e restore, para que se sinta totalmente à vontade para o fazer sempre que ache necessário, mantendo o seu tablet devidamente funcional e com a performance ideal.


Um hard reset no seu iPad não é a mesma coisa que um restauro de uma cópia que tenha no seu computador ou no iCloud, nem é um restauro das definições de fábrica do iPad, não.

As pessoas por vezes ficam confusas com o “hard” que as leva a pensar que, ao fazer este tipo de acção, vão ficar sem dados no seu iPad.

Esta acção, o hard reset quer dizer que o sistema vais refrescar os seus dados e configurações, para que possam ser interpretados sem problemas. Também, após este refrescar, os dados deverão correr sem atropelos pelo sistema operativo. Estes serão ordenados correctamente numa paralelo ao que fazemos no nosso computador quando fazemos um reiniciar do sistema operativo.

Esta acção, o hard reset, é muito simples de fazer e seguro, pelo que basta seguir o pequeno guia que deixamos em baixo e poderá de vez em quando fazer ao seu equipamento, sem que isso signifique qualquer dano ou perda de informação.

1. Vamos à parte mais importante, pressione ao mesmo tempo o botão em cima, ligar/desligar, e o botão Home

2. Mantenha os botões pressionados pelos menos 10 segundos.

3. Enquanto os está a pressionar verá o slide Desligar, ignore-o.

4. Saberá que o seu dispositivo foi reiniciado com sucesso quando vir a aparecer no ecrã o logo da Apple. Pode agora largar os botões.

5. Espera até o iPad iniciar. Normalmente num reinicio após hard reset, este demora 1 a 2 minutos até mostrar o ecrã inicial.

Reforço a ideia que um hard reset serve para desbloquear situações, muita das vezes causadas pelas próprias aplicações, que fazem com que o sistema entre em loop e não consiga recuperar, no entanto, este tipo de situações é raro acontecer no iOS, dado que o sistema quase sempre recupera por si a normalidade, daí ser considerado muito estável.

O  iOS é um dos poucos sistema que consegues fazer isso com um nível de sucesso elevado.

Esta pequena dica tem sido “salvação” para algumas questões que nos têm sido colocadas: quando o iPad cai e “não acorda”, pode fazer este procedimento. Quando o iPad desliga as apps sem razão aparente, pode fazer este procedimento também e pode fazer quando entender que o sistema está lento e pouco responsivo.

Esta funcionalidade pode ser aplicada tanto ao iPad como ao iPhone bem como ao iPod Touch.


  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


21 Comentários

  1. Muito bom..

    Gostava de saber como fazer um hard reset ao Samsung galaxy S e ao Samsung Champ Deluxe : )

    • não é uma questão de nao acontecer em apples, mas sim de acontecer muito menos. ate acontece de certeza em androids. vais-me dizer que nao?!

      tenho um imac e ipad, e conto pelos dedos de uma mão as vezes que precisei de fazer um reboot/reset em ambos… o mesmo, por experiencia, nao posso dizer de qualquer pc windows

      • Witor Lins de Almeida

        Nunca fiz reboot no meu galaxy note… Acho que os papéis se inverteram e outra marca é sinônimo de confiabilidade hoje, claro que depende muito do usuário, tem uns que travam qualquer aparelho e outros nenhum… Meu xoom2 travava mesmo, o Samsung é uma maravilha, dez a zero no ipad…

  2. Excelente artigo. Neste meu caso, resolveu alguns problemas em algumas das aplicações no iPhone 4

    Obrigo PPLWARE

  3. ” no entanto, este tipo de situações é raro acontecer no iOS, dado que o sistema quase sempre recupera por si a normalidade”

    Meu iPad g1 e g2 tinham que ser HR pelo menos 1 vez ao dia, da onde que isso é raro?

    • Fala por ti. Aconteceu-me isso 2 vezes desde que tenho o iPad 1Gen. No iPhone aconteceu-me mais vezes mas devido ao ter feito JB e andar sempre a instalar e retirar tweaks. Deves dar-lhe um uso incorrecto de certeza. Além do mais, ele disse raro. Não disse que NÃO acontecia. Olha fazer um HR todos os dias. Se isso algum dia me acontecesse, levava a loja!!!!

    • Só no teu, e isso leva-me a concluir que era alguma aplicação manhosa que lá tinhas, porque tanto o meu iPad 1 como qualquer outro, todos com normal carga de trabalho, a correr aplicações multimédia, jogos, aplicações de produtividades, têm uma performance fluída e raramente necessito de fazer um hard reset, muito raramente.

      Além disso e consultei várias pessoas que têm estes equipamentos com JB (isto por causa de outros repositórios) confirmaram-me que embora necessitem de fazer com mais regularidade hard reset, também têm estabilidade nos seus iPads mas nunca com essa tua regularidade.

      Portanto, ou tens azar com o que compras, ou tens uma qualquer aplicação com problemas ou é algo a mais que não nos queres contar e que eu desconfio…

      PS: Quem diria que tu, que sempre disseste tão mal da Apple, tivesses logo dois iPads… é mesmo o fim do mundo ;)

    • o teu ipad tava jailbreaked com apps sacadas pelos cantos da web?

  4. Acho que isto é um Soft Reset e não um Hard Reset. Ainda me lembro do tempo dos pda´s que quando se fazia um soft reset ele reiniciava, e um hard reset apagava as aplicaç~es instaladas e as definições.

  5. tira a bateria e voltas a colocar

  6. Quando entro na app store ,fala que o servidor falso,mas em todo lugar ,o que faco??

  7. meu ipad esta desactivado.porque meu irmão menor insistiu o codigo.na tela esta escrito”ipad desactivado conectar ao itune que faço? me ajudam

  8. fagner campos carvalho

    bom dia, fui fazer a atualização de meu iped e qdo terminou apareceu uma figura da entrada usb seguido de uma seta p o ícone do itunes…depois disso a máquina desligou e eu não consigo ligá-la!!!
    me salvem por favor!!!
    nem sei se a tal atualização deu certo e tenho medo de ter perdido alguma coisa …
    obrigado.
    entrem em contato comigo… fagneroab@gmail.com
    obrigado.

  9. O meu iPad funcionava corretamente, desde que introduzi um código de segurança e tentei retira-lo só pede para ligar ao iTunes para restaurar o que faço?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.