PplWare Mobile

As 7 melhores novidades do Mac OS X 10.7 Lion

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Daniel Filipe


  1. David Luís says:

    Boas

    Excelente artigo, esta mesmo a ver estas informações no site da Apple lool

    Continuem com os excelentes artigos.

  2. ajbadboy says:

    Aplicações em full screen. Não percebi mto bem esta… alguém me pode iluminar?

    • Vítor M. says:

      Eu explico. As aplicações são desenvolvidas para para um formato geral, com um enquadramento central no ecrã. No Windows quando se maximizam as aplicações, por exemplo um browser, ele alarga somente a janela. Muitas aplicações apenas ficam justas ao tamanho do ecrã, não obtendo qualquer ganho estrutural, pois o conteúdo continua no centro do ecrã.

      No Mac OS as aplicações, de forma automática, não se ajustam ao ecrã, por norma temos de as “esticar” para termos as janelas a ocupar todo o espaço mas não ganhamos em muitas nada de especial, só espaço vago, como nos browser e nalgumas aplicações com templates definidos.

      Nesta versão do Mac OS X, no Lion, a Apple está a incentivar os developers a desenvolverem aplicações que se transfigurem. Se estão em modo normal apresentam uma estrutura com as funções normais e quando é activado o modo fullscreen estas aplicações mudam o aspecto, aproveitam mais o espaço de trabalho para colocarem funcionalidades e área de visualização alargada.

      Para dar o exemplo, a Apple colocou já essa função nos seus produtos nativos no Lion. O iPhoto por exemplo, ao ficar em fullscreen mostra mais galeria, o Safari aumenta o espaço de leitura para ser mais confortável a leitura… atenção não é maximizar, é adaptar a aplicação ao espaço aumentado, colocando novas funções.

      Voltando a referir o Safari como exemplo, este ganhará uma funcionalidade que permite ver as páginas como se fosse um livro corrido, ajudando ao enquadramento da informação quando esta é extensa. Como se estivéssemos a ver um PDF.

      Não confundam fullscreen com o maximizar.

    • cenas says:

      real full screen :p imagina o mesmo que um F11 no browser…
      simple as that…
      embora ainda com bugs em multiple displays :p

  3. André says:

    A auto-correcção funciona no próprio sistema operativo? Mesmo quando estivermos, por exemplo, a adicionar uma nota ou a pesquisar algo?

  4. Luis says:

    consigo instalar o lion de raiz? isto é…comprar o mesmo pela appstore, gravar para dvd e instalar, sem ter o snow leopard?

  5. ALL says:

    Se a “Auto-correcção” for igual à do iOS estão lixados vocês xD

  6. Anónimo says:

    Melhor sistema operativo do mundo apesar de eu ter o Windows 7 tenho várias informações para afirmar que o Mac OS X Lion 10.7 é um sistema operativo de gala.

    • Ryan says:

      De gala nao direi mas de elite sim. E com estas mais uma vez fica provada a arrogancia de certo grupo de pessoas que so veem Apple. Isto e daquelas coisas a evitar mesmo.

  7. Tiago F. says:

    Fico a espera do multibest 😉

  8. Do Contra says:

    O autosave é verdadeiramente revolucionario LOL

    • Ppietra says:

      🙂 dá vontade de rir é a tua não vontade de sequer tentares perceber como é que a coisa funciona!
      O auto-save funciona a intervalos regulares e em “momentos chave”, permitindo não só que os documentos sejam sempre guardados, mas tb que tenhas novas funcionalidades, como o “Versions”, tornando irrelevante a preocupação de se perder algo que se criou, pois tudo fica guardado, bastando navegar pelas várias versões que foram sendo guardadas automaticamente! Passa a ser mais simples trabalhar com documentos. Será que agora percebes por que é que o auto-save é importante????

    • Tiago says:

      Em teoria não é, mas na prática se todos os programas que uso o tivessem já tinha poupado muitas horas de frustração, cabelos arrancados e entregas a más horas. E estou a falar de estudos, imagina quando o assunto é trabalho a sério, onde há, por exemplo, contractos a cumprir… Um programa a crashar e a perder alterações pode causar problemas graves. Já passei por eles.

      Só a vantagem de não ter que me preocupar com gravar documentos antes de sair de aplicações já poupa tempo e cabelos brancos…

    • Mike says:

      Em toda a honestidade, o Word já não implementa algo parecido?

      Acho que a diferença é que isto é ao nível do SO todo, e não apenas numa ou duas aplicações. É questão de experimentar e ver.

      • Ppietra says:

        Não! O autosave funciona a intervalos regulares e tb quando existe um período de pausa ou quando sais do programa, ficando todos esses passos guardados, sem nunca te perguntar nada, salvo casos muito particulares; tanto quanto eu sei no Word apenas vai guardando (à parte) uma versão recente só para o caso de acidente e és tu que decides no fim se queres ou não queres guardar o que fizeste…
        O autosave funciona de mãos dadas com o “Versions”, possibilitando que vejas tudo o que foste criando nesse ficheiro, podendo voltar atrás e copiar!

  9. Nelson Monteiro says:

    Existe uma nova funcionalidade muito interessante que é a “Restart to Safari”. podem ver mais aqui: http://www.macrumors.com/2011/06/12/mac-os-x-lion-can-run-in-chrome-os-like-browser-only-mode/

  10. Rogério Mestrinho says:

    Esta versão está mesmo completa, já tive a possibilidade de testar a Developer Preview 4 e fiquei fascinado com as novas funções introduzidas. Agora sim, este SO está a 100% na minha opinião. Como tenho um Macbook Pro de 2009 não testei o multitouch pois o trackpad não é multitouch. Estou a aguardar ansiosamente a versão final do Lion para a poder adquirir…por um preço que faz inveja a qualquer utilazador Microsoft Windows (Nada contra aqueles que o utilizam!)

  11. Mike says:

    Só para dizer que já encontrei uma aplicação que não funciona no OS X Lion. É o mBox Mail for Mac, que serve para aceder às pastas IMAP de contas Hotmail e Windows Live (a MS só suporta POP3 e um formato proprietário neste momento). Deixo o link para quem se quiser informar melhor: http://fluentfactory.com/mboxmail-for-mac/

    O que acontece é que a aplicação pede repetidamente a palavra-chave do email, e creio que tem a ver com a nova unificação dos correios electrónicos e afins.

    Já avisei a empresa responsável pelo software deste facto, e aguardo resposta. De resto, até agora, o Lion pareceu-me funcionar bem e estar muito bom.

  12. Hugo Barbosa says:

    Bem, muito bom poste. mas na verdade.. o nome nao é Mac OS X Lion.. mudou para apenas OS X Lion.

  13. Miguel Barros says:

    falta aqui o air drop, que é fantástico !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.