Usamos cookies para garantir a melhor experiência de utilização no Pplware.com - Saiba mais sobre os nossos cookies
Ok

Android já oferece o que está para vir no iOS 6

As apresentações da Apple são únicas. Como disse Tim Cook há três dias, a WWDC é um evento maduro que conta já com 23 edições, portanto mais velha que muitos espectadores lá presentes nos últimos anos.

Foi lá que foram, e continuam a ser, revelados produtos “mágicos” capazes de incutir tendências em vários sectores do mercado tecnológico mundial. A “magia” é dimensionada de tal forma que juntando novidades muito boas a novidades menos boas, tudo soa a muito bom e o sucesso é sempre garantido… pelo menos durante a última década.

A Apple anunciou oficialmente a nova versão do iOS, o iOS 6, juntamente com as “mais de 200 novas funcionalidades”… que não foram “bombásticas”, até porque praticamente tudo já pode ser feito na concorrência, nomeadamente no Android. Vamos enumerar?!


Todas as novidades apresentadas para o iOS 6 pareceram “saber a pouco”, não para toda a gente, mas essencialmente para quem está mais a par e conhece o que o mercado tem para oferecer, nomeadamente em Windows Phone ou Android. A nova versão estará disponível a todos os utilizadores daqui a cerca de 3 meses, em Setembro/Outubro.

Pegando e listando todas as principais novidades apresentadas na WWDC, apresento uma pequena comparação com o que já existe, desde pelo menos Outubro do ano passado, no Android 4.0, onde a larga maioria também é extensível às outras versões mais antigas, 2.2 e 2.3.

Apple iOS 6 Android Ice Cream Sandwich
Mapas  navegação curva-a-curva, 3D (apenas para iPhone 4S e iPad 2+)  navegação curva-a-curva, 3D, modo pedestre / trânsito / trasporte, modo offline parcial
Controlo por voz  Siri  Google Voice Actions, S-Voice no SGSIII (e não só), aplicações de terceiros
Gestor de cartões e viagem  Passbook  aplicações de terceiros
Email  assinaturas únicas em cada conta, suporte para anexos limitado, filtragem  assinaturas únicas em cada conta, suporte para anexos completo, filtragem, cliente Gmail completo
Serviço de partilha  Facebook, Email e Twitter  Todos os serviços cloud e sociais
Notificações responder com texto, não incomodar responder com texto, não incomodar (por terceiros), controlo de energia
Chamada de vídeo 3G & WiFi  FaceTime, Skype, Tang, outros  Google Talk, Skype, Tango, outros
Estabilização de vídeo  Sim  Sim

 

A tabela acima não foi construída da forma que está “só porque sim”. Passemos a algumas notas.

  • Mapas

O iOS já estava servido com uma aplicação Maps, da Google. É claro que nunca foi do interesse da Google elevar a qualidade dessa aplicação àquela existente no Android (terá feito mal?!). Sabe-se também que o Google Maps no iOS era uma forte fonte de lucro para a Google… que agora se extingue.

A Apple investe no seu próprio software de navegação, alimentado pela TomTom, e o resultado já mostrado é bastante bom para uma primeira versão. No entanto, a funcionalidade de navegação “turn-by-turn” está restrita (sabe-se lá bem porquê) ao iPhone 4S, iPad 2 e o mais recente iPad. O Maps é um serviço Google e portanto, em todas as versões do Android, é possível usar todas as funcionalidades.

Quanto à navegação offline completa, no iOS 6 não há qualquer confirmação acerca e para Android já está confirmada a navegação completa offline, sem qualquer ligação à rede, a ser disponibilizada nas próximas semanas. Será possível pré-carregar mapas de até 100 países, no maior nível de detalhe (vectorial).

Para iOS também foram esquecidos os outros meios de transporte, mais “saudáveis”, como caminhada, bicicleta ou transportes públicos. Portanto, neste ponto está o Android em vantagem.

  • Controlo por voz

O Siri é agora apresentado como algo mais útil, funcional e completo… para alguns países. Pode lançar aplicações (o S-Voice fa-lo), desporto em tempo real, informação de filmes, informações e interacção com restaurantes e, a maior novidade, é o alargamento da sua presença no mercado automóvel (em 12 meses) que, a ser adoptada, é um excelente meio de expansão da tecnologia.

Muitas das funcionalidades, provavelmente a maioria, serão utilizadas apenas para ver a forma “engraçada” e por vezes perfeita como é devolvida uma resposta ou é feita determinada acção. Para o dia-a-dia parece ainda pouco útil de utilizar, tendo o seu auge apenas em 1 ou 2 semanas após o lançamento, enquanto é novidade. Depois será utilizado em tarefas pontuais e alguma “brincadeira”. É claro que tudo isto é relativo ao utilizador mas encaixa, de certeza, na maioria dos utilizadores.

Ainda assim, nenhum controlo por voz / assistente consegue ser tão completo no Android como é o Siri no iOS. Vantagem para o iOS.

  • Gestor de cartões e viagem

O Passbook foi a adaptação do universo de aplicações já existentes para uma aplicação integrada no sistema iOS. Aplicações de terceiros como TripIt, Starbucks, Flixter e muitas outras sobrepõem-se ao que o Passbook oferece. Poderia ter funcionalidade de pagamento, do género Google Wallet (acompanhado de NFC), mas é algo fora dos planos da Apple para já. Seja como for, não existe nada idêntico presente de forma nativa no Android: vantagem para o iOS.

  • Email

Funcionalidades básicas como assinaturas independentes da conta de email e anexar um ficheiro não faziam, ainda, parte da oferta do iOS. A Apple dá o que quer e quando quer e, por uma funcionalidade aparentemente básica e quase do “senso comum”, ouve-se um valente “WOW” durante a apresentação na WWDC… (“no comments”).

Caixas de entrada “VIP” é algo já dominado pela Google há muito tempo.

Seja como for a aplicação de email nativa do iOS está mais rica e, mesmo havendo uma limitação tremenda nos anexos via email (só fotos e uma de cada vez), declaro um empate.

  • Serviço de partilha

Mais uma entrada para o painel de partilha do iOS 6: Facebook. Além dos serviços integrados (Twitter, Email e Facebook), todo o resto depende de cada aplicação onde o programador decide os meios de partilha dentro da sua própria aplicação.

No Android, a inclusão de uma aplicação nas opções de partilha é tão fácil e rápida como a sua simples instalação. Tudo fica disponível como meio de partilha acessível em qualquer ponto do sistema e em qualquer aplicação. O Android é claramente mais abrangente neste ponto e segue a respectiva vantagem.

  • Centro de notificações

Este é o ponto onde vejo maior crítica no iOS: inclusão de opções de energia (Wi-Fi, ecrã, GPS, Bluetooth, etc) acessível a partir do centro de notificações. Ainda não foi desta que tal foi implementado, no entanto é algo já vulgar no Android.

Resposta rápida com uma mensagem é algo que também já existe no Android, na versão 4.0 e em algumas 2.2 ou 2.3, dependendo do fabricante. Função “não incomodar” não existe nativamente, apenas recorrendo a aplicações de terceiros.

No iOS 6 há ainda atalhos rápidos para Twitter e Facebook… funcionalidades colmatadas com Widgets no Android, desde sempre.

Tudo somado, parece-me um empate.

  • Chamada de vídeo 3G e Wi-Fi

O aparecimento do Facetime no iOS foi uma boa novidade, essencialmente devido à sua qualidade estar inerente ao único tipo de ligação possível de utilizar: Wi-Fi. Houve algum descontentamento por essa restrição e cá está: Facetime via rede de dados móvel.

O Google Talk, desde a versão 2.3.4 do Android, permite chamada de vídeo através de qualquer ligação de rede de dados e entre qualquer utilizador Gmail, quer a partir de Android quer de PC (qualquer sistema operativo).

No entanto, o Facetime é restrito a utilizadores Apple e, claro está, fica automaticamente restrito a um grupo de utilizadores. Aqui, provavelmente será o Skype a prevalecer na generalidade dos utilizadores.

Empate.

  • Estabilização de vídeo

O iOS 6 disponibiliza agora a funcionalidade de estabilização de vídeo, conseguindo acompanhar o sujeito até determinado ponto, contrariando o movimento / tremer de quem está a filmar. É algo que também já existe no Android: empate.


 
Outras novas funcionalidades no iOS como sincronização no browser Safari (olá browser do Android ICS e Chrome) ou Photo Stream Sharing são também funcionalidades já existentes no Android.

Para muitos programadores, pode parecer que o iOS é o melhor sistema para fazer (ou tentar fazer) alguns hacks e artimanhas no sentido de melhorar o sistema. No entanto, no Android, não é preciso um nível tão complexo para fazer algo que o seria no iOS dado que, pela forma como o sistema Android está construído, tudo pode ser alterado (desde homescreen, ecrã de bloqueio, lista de contactos, marcação/chamadas, etc) sem sequer serem necessárias permissões de acesso root. No iOS, para qualquer alteração que referi, é necessário permissões root (jailbreak) e de seguida recorrer ao repositório Cydia.

Note-se que a próxima versão do Android, conhecida como Jelly Bean, será anunciada no final deste mês no evento Google I/O 2012 e poderá ser lançada na mesma altura que o iOS 6. Se isso acontecer, dependendo das novidades a serem apresentadas pela Google, o Android Jelly Bean poderá ficar uns passos à frente do que será o iOS 6, que já é conhecido. [via]

Qual a sua opinião acerca desta major release do iOS?


  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


285 Comentários

  1. Let The War Began!

  2. As apresentações da Apple são únicas. Como disse Tim Cook há três dias, a WWDC é um evento maduro que conta já com 23 edições, portanto “vais” velha que muitos espectadores lá presentes nos últimos anos.

    mais ou vais?

  3. A questão não é se existe ou se não existe. A questão é se o faz bem?

    Não tenho experiencia no ICS portanto não me posso pronunciar aí.

    Por exemplo em termos de navegação o Android é horrivel (sim, estou a ser literal). Essa foi uma das razoes que me levou para o ioS (atenção que mesmo no ios podia ser melhor. Os equipamentos dedicados oferecam melhores soluções. O Por exemplo o routing no tomtom podia ser bem melhor. E sei do que falo porque faço milhares de quilometros e já utilizei varios equipamentos GPS). A app da google serve para o desenrasque. Vou dar o benificio da dúvida aos novos serviços da Google e da Apple.
    Sempre achei a aplicação de telefone do Android fraca e rude. Esteticamente é feia (tudo bem, é relativo). Carregamos no menu e voltar à aplicação do telefone não é feito de forma fácil e direta.
    No Android, apesar de mais “aberto” está cheio destas pequenas coisas que tornam a utilização fraca

    • O Siri enquanto nao tiver em Portugues e com os serviços de localização em Portugal não serve para nada. Obviamente ainda está em beta e num futuro próximo será extremamente importante, mas agora só serve para curiosidade. Experimentas e desligas

    • N percebi ”Por exemplo em termos de navegação o Android é horrivel (sim, estou a ser literal). Essa foi uma das razoes que me levou para o ioS”
      mas só agora é q a Apple lançou uma aplicação deles…antes era o GMpas que por sinal n era tão bom como no android (como seria de esperar)…

    • “Por exemplo o routing no tomtom podia ser bem melhor. (…) app da google serve para o desenrasque. Vou dar o benificio da dúvida aos novos serviços da Apple”

      Sabes que o serviço da Apple usa o TomTom, certo? Se não gostas do TomTom…

      • Carlos, como disse já tive vários dispostivos tomtom. Desde os básicos aos mais caros. Dentro deles a diferença no routing era enorme. No iphone o cálculo do routing no tomtom deixa muito a desejar, mas não está mau. Neste momemnto tenho-o crackado mas estou a pensar seriamente adquiri-lo. Não se gaste 50€ se não estivermos minimamente satisfeitos.
        O que é usar o serviço da tomtom. A cartogafia? os pois? Um dispositivo turn by turn é muito mais que isso. Se estás à espera que te leve do ponto A até ao ponto B e não te preocupas como o faz então qualquer um serve.

    • Sergio ,

      Boa tarde , sabes que existem milhentas formas de customizares o Android , launchers e temas é o que não falta widgets que é coisa que não existe no IOS são aos pontapés , não reconheço essa fraqueza que falas na navegação nativa do ICS , está bem melhor que muitos dispositivos GPS exclusivos , essa é uma daquelas criticas que não cola .

      Cumprimentos

      Serva

      • E a maior parte dessas customização deixa muito a desejar. Claro que também há boas. Mas perdes toneladas de tempo até teres algo que realmente funcione.
        Relativamente ao GPS, não conheço nenhuma aplicação dedicada para Android(até há 1 ano atrás) que pudesse classificar com um simples suficiente.
        Relativamente à navehação no ICS não me posso pronunciar

        • Actualmente existe muitas e boas opções para android nesta matéria.
          Testado por mim e funcionam na perfeição:
          Sygic, Navigon e até mesmo o TMN Drive.
          Tenho TOMTOM PNA e claro que faço sempre a comparação e sei que estes softs são mais do que suficientes.

    • Nome (Obrigatório)

      “Não tenho experiencia no ICS portanto não me posso pronunciar aí.

      Por exemplo em termos de navegação o Android é horrivel”

      Primeiro reconheces a tua inexperiencia na versao mais recente do android, depois criticas as funcionalidades do mesmo.

  4. “Seja como for a aplicação de email nativa do iOS está mais rica e, mesmo havendo uma limitação tremenda nos anexos via email (só fotos e uma de cada vez), declaro um empate.”

    A limitação de 1 só anexo parece-me um bocado bizarra, será uma limitação provisória que só existe na versão mostrada?

    Quanto a só dar para anexar fotos, faz algum sentido. Como no iOS não se tem acesso ao “disco” e cada aplicação (incluindo as que vêm com o SO) só têm acesso aos seus ficheiros, não há muito mais que se possa anexar nos e-mails. Talvez as músicas, mas quem é que anda a mandar músicas por e-mail para outras pessoas (e isso ignorando os problemas legais que isso poderia criar).

    • Só dá para anexar fotos directamente da App mail, mas dá para enviar outros tipos de anexos a partir de outras aplicações.

      Mas no fundo é algo que devia estar melhor implementado no mail. Começa a faltar um “Finder” no iOS.

    • Carlos leste o que ESCREVESTE ???? ESTAMOS A FALAR DE EMAILS O QUE É QUE PODES MAIS ENVIAR ?????? DOCS EM WORD , EXCELL , PDFS etc , etc .

      Cumprimentos

      Serva

      • Tão, pá?

        Estamos a falar da aplicação de e-mail do iOS, não de e-mails genericamente!

        • Talvez ele quisesse dizer que no Android não existe limitação de tipos de anexos. Faz todo o sentido carregar no botão “Anexar”, escolher a fonte (gestor de ficheiros ou QuickOffice por exemplo), e escolher o tipo de documento a anexar. Afinal, os emails não são usados só para enviar fotos anexadas.

          • Essa é sem dúvida uma das falhas do mail do iOS. Simplificaram.. simplificaram.. até que ficou simples demais.

            Dá-se a volta e envia-se o email da própria aplicação (QuickOffice, seja o que for).. mas devia ser possível fazê-lo a partir do mail, como no Android.

          • Boa tarde ,

            Exactamente o que queria dizer o email deve servir para enviar qualquer tipo de documentos , normalmente esta aplicação está ligada a quem usa para trabalho .

            Cumprimentos

            Serva

  5. Então? A maltinha da Apple tá caladinha? Não há os 300 comentários do costume?

    • Hahahaha… não vejo FanBoys a defender a maça até à morte, estou admirado. o_O
      Quem conhece o mundo Android sabe a liberdade que é ter um ICS. E Se for com Root ainda melhor… simplesmente fantástico, em princípio no proximo mês ja terei o Galaxy S3 em mãos.. :p

    • Caro “Vitor Martins”, qual o teu objectivo ao tentares assumir outra identidade? É com cada artista! Esqueceste-te do gravatar de CEO e enganaste-te também no e-mail

      • o homem não pode chamar-se vitor martins? ou tem que ter um nickname diferente só porque há um autor chamado vitor martins? LOL. com cada um… que mania da perseguição. pode ou não pode. não se sabe, se é é lá com ele porque foi um fail. se não é, deixe lá estar o homem com esse nome.

      • Caro Pedro Pinto. O meu nome é Vitor Martins e não tenho nada a ver com o outro Vitor Martins (que me parece ser um dos administradores do site), sou apenas um utilizador regular que visita o Peopleware. Se houver aqui algum “artista” deve ser outra pessoa.

        Cumprimentos
        Vitor Martins

    • Se calhar a “maltinha da Apple” tem noção que tudo é verdade. Tudo o que o Hugo disse no artigo é a mais pura das verdades, não há nenhum utilizador iOS que o possa negar.

      Digo mais até, o Android tem muita, muita coisa mesmo, que eu gostava de ver no iOS, e critico profundamente a Apple por não o fazer. É uma estupidez autêntica não permitir coisas básicas como o acesso rápido ao on/off de conectividades. As redes sociais é outra.. entre muitas outras características muito mais bem implementadas no Android.

      Mas no final, continuo a não trocar o iOS por Android para uma utilização pessoal diária. Ainda! E realço o ainda, porque o Android a crescer e amadurecer como tem vindo a fazer até agora, vamos ver o que nos reserva no futuro.

    • Queres piorar, diz-lhes que isto tudo já está no Windows Phone Mango/ Tango e Apollo :)

      • Por falar em Windows Phone, a análise teria sido mais rica se também esse fosse colocado na comparação. Como não o conheço a fundo, se alguém quiser comprar os mesmos pontos referidos no artigo, seria óptimo! :)

        • LOL, podias ter ido à Vodafone da baixa, podia ser que te emprestassem um WP:)

          Mapas: Navegação curva-a-curva 3D, Modo pedestre, Trânsito, Transportes, modo Offline completo ( já ripostado pela Nokia aos concorrentes)
          Controlo Voz: Microsoft TellMe
          Leitor QR: De Raiz no Bing Search ;)
          Email: Completo tanto com Hotmail como Gmail ( são os que tenho)
          Gestor de Cartões: Vem aí o Wallet no Windows Phone Apollo, mas actualmente só com apps de terceiros
          Notificações: Não
          Chamadas 3G: Nativo no Apollo via Skype, actualmente Skype, Tango e outros
          Estabilidade Vídeo: Sim
          Cloud Storage: 25GB grátis via Skydrive, nativo no Apollo
          Smart Glass: Sim no Apollo ( Algo do Género do Apple AirPlay)
          4G: Até 100 Megas (depende do ISP)
          Controlo Remoto: Sem dúvidas, aliás pioneiro no assunto ;)
          HTML 5 Browser: SIM
          Facebook e Twitter: Nativo já desde o Mango
          O que melhor tem, é que é o ÚNICO a conseguir colocar uma foto no Facebook em menos de 10 segundos com o Smartphone Bloqueado ;)
          Também é o único a conseguir Boot e Reboot mais rápido que os concorrentes apenas 1 Boot.

          Onde deveria melhorar: MarketPlace, com uma Tile de “As minhas Apps” Normalmente resolvido no Apollo, se me deram ouvidos!

          • Não investiguei por isso vou dar como correcto aquilo que dizes…
            Na minha opinião a “luta” entre Android e Apple vai fazer com que a Microsoft cresça…
            Parece um bebe acabado de nascer que vai aprendendo com os adultos e que no final pode ou não tornar se bem melhor que eles….

          • Espero que sim, que a Microsoft não abrande!

          • A Vantagem da Microsoft é a compra da Nokia (Rumor) esta que está disposta a vender o Lumia 610 como o sMartphone mais barato do Mercado (Não quer dizer que corra tudo como um Lumia 710, 800 ou 900 (910 em breve)).
            A Nokia e a Microsoft por sua parte andam a comprar empresas para se blindar de patentes.

            Algo que me esqueci acima de mencionar, é que o Nokia Maps passa para o Bing Maps e vem nativo nos Windows Phone Apollo, as vantagens dos Futuros Smartphones ( ex: Lumia 910) é a de correr o Windows 8, ou seja a Microsoft e a Nokia apostam num 2 em 1 ( iPhone e iPad) ou seja um SO Mobile e Tablet unificado e um ecosistema simples de interacção!
            Tenho ( iPhone 3GS, 4S e iPad 2) em iOS ” espero o iOS 6″ para ver no que dá, já em Android tenho um Galaxy tab da Samsung este só com a ROM não original se torna relativamente rápido!

            Android tem muito de parecido com iOS, eu diria mesmo uma falta de imaginação da Google, mas já a Microsoft, apostou segundo eles ” no simples, no dia a dia, símbolos fáceis de usar e uma UI diferente, algo que não se conhecia, mesmo o iOS tem uma interface um pouco parecida ao “Iniciar” do Windows Mobile 6.X com os ícones das apps todos alinhados e tal!

            Hugo, se estiveres por Coimbra entre o 4 e 9 ou (Algarve – Vilamoura entre o 28 de Julho e 0 4 de Agosto) de Agosto terei o prazer de te emprestar um dos meus Windows Phone!

          • Obrigado Bruno pela disponibilidade.
            Não coloquei comparação do WP mas não foi devido a ter dificuldade de acesso a um. Por acaso existe pelo menos um modelo actualmente distribuído na nossa equipa, para análise, ou também podia pedir a uma empresa.

  6. A Apple já deu o que tinha a dar a nível de inovação. Na minha opinião, o iPhone é tudo fogo de vista e o iPad também… razão pela qual não tenho iPhone nem iPad (mas tenho MacBook :-) )

    O Android ainda tem muito para dar!!!

  7. Pois é meus caros, o Android até pode já ter isso tudo e muito mais… Mas trabalhar, mexer, tocar, interagir, com um IOS é uma experiência diferente, mais fluida, mais agradavel ao olho e menos confusa. Para não falar no design dos equipamentos… Apple Fun Boy???? Sim, claro que sou e vou continuar a ser… Consumismo??? Talvez, mas o certo é que tenho um iPhone 3G na gaveta, um 3GS na gaveta, a minha esposa um 4 e eu um 4S, em casa tenho um iPad2, todos funcionam, nunca avariaram e continuam a ser pecas de design únicas. Acredito que possa haver melhor e mais barato mas prefiro isto!

    That’s all folks!:)

    • uau, tens uma gaveta com iphones(velhos, mas iphones), que luxo XD

      • Tenho! Nunca os quis vender, nem sei pq… No meio da coleção esqueci-me do MacBook Air 13″ :))

        • Obviamente que tb tens produtos da apple não sabes bem o porquê….

        • Valor sentimental com certeza :)

        • Esse é normalmente o destino dos iPhones, a gaveta… e depois lá vão mais um milhões comprar o “último” iPhone para terem direito a tudo o que pagaram.

          • Segundo so números só 7% dos android é que tem direito a tudo que pagaram…! ilol

          • Ora nem mais N. Roque, mas deixa-me dizer-te que se os quisesse vender era só levantar o dedo, enquanto que o Samsung Galaxy S do meu irmão tenho de o oferecer para sair da gaveta pois ninguém o quer!! :)

          • Repara que mesmo estanto na gaveta, o 3GS, com 4 anos, ainda vai ser mais actualizado que muitos Androids acabados de sair ;)

            Aliás, um 3GS hoje em dia ainda tem várias hipóteses: Pode ser usado como smartphone, ainda faz bem o seu trabalho, ou pode simplesmente ser vendido a um preço ainda bastante razoável.

            A opção da gaveta também é boa. Se eu pudesse fazia isso com tudo o que alguma vez tive.. guardava todos os equipamentos tecnológicos que já usei. :)

        • @Miguel
          Desbloqueado?
          Que rom tem?
          Qual o estado de conservação?
          Garantia?
          Qual o preço que pedes?

          • Tiago ,

            Boa tarde , eu faço isso normalmente , guardo os equipamentos , embora a 6 anos atrás tenha ficado tudo bagunçado com uma mudança que fui obrigado a fazer a pressa para uma nova casa que tinha adquirido e agora tenho ainda as coisa algures pela arrecadação não sei bem onde ,normalmente cuido bem dos meus equipamentos e se avariam é por defeito e não por mau uso e tenho algum prazer em ter essas peças comigo que me fazem lembrar muitas das etapas da minha vida pessoal e profissional .

            Cumprimentos

            Serva

          • Serva,

            É de facto algo que eu gostava de poder fazer sempre.. são às vezes objectos que trazem recordações.

            Mas também foi há muito pouco tempo que consegui começar a ter destes gadgets, que são no fundo luxos e não necessidades.

            Por exemplo tenho um E71 que adorei usar. Actualmente está longe das capacidades de um Android ou iPhone, mas será sempre um telemóvel excelente! Dos que mais gostei de usar! Esse ainda vai resistindo lá por casa :P

            Já os iPod Touch que tive, que sempre adorei, infelizmente não posso manter todos. Tenho ainda um, mas em vias de ir embora. Tendo o iPhone, o iPod acaba por ser redundante (embora já tenha dado bastante jeito em companhia ao iPhone).

            E o que mais pena me faz é que sou sempre muito cuidadoso com tudo, os equipamentos que me passam pelas mãos ficam impecáveis (bem, o HTC One S não teve uma boa experiência comigo, vai poder ver-se isso na análise).

            Mas enfim.. são mesmo assim as coisas.. Venha o Euromilhões para este lado que eu crio um museu tecnológico! :D

    • Meu caro miguel,

      a minha namorada tem um Galaxy Note (é máquina mas não é nenhum iphone).

      Devo dizer que já estive 1 mês com um iphone na mão e apesar de ser máquina não gostei da liberdade que ele oferece (ou a falta dela.)

      Quanto ao Note, brinco com ele sempre que posso, e devo dizer que neste, fluidez não lhe falta, qualidade, quer em vídeo quer em fotos não lhe falta. Interacção idem aspas. Já o levei para o trbalho e é simplesmente excelente.

      Agora chegou o Galaxy S3… A máquina das máquinas e pelos poucos minutos que hoje mexi nele (há muitos que já o têm, mas hoje saiu oficialmente nas lojas) fluidezz também não lhe falta… mesmo a abrir, fechar apps, o mais rápido que consigas.. Qualidade de imagem / video do melhor…

      Quanto a mim, apple, apesar dos seus excelentes produtos e qualidade é mais fogo de vista e, novamente, quanto a mim, os preços não valem os produtos visto que há no mercado qualidade idêntica a preços mais baixos.

      Apple geralmente só para carteiras recheadas…

      • Bruno concordo com tudo o q dizes, assino por baixo, no entanto, vou dar um exemplo: toda a vida quis ter um Alfa Romeo, fui fuzilado por toda a gente quando o comprei devido a opinião geral em relação a marca, pois bem, problemas? Já tive. ( todas as marcas tem…) mas há 4 anos que o tenho e para mm e o melhor carro do mundo… Gostos, são gostos, a maior parte dos Apple Fun boys, nao passam disso fans e seguidores de uma marca, pela sua história, mítica, e até posso dizer status… Carteiras recheadas?? Talvez, mas isso tem a ver com cada um…. Mesmo que um dia haja um smartphone superior em todos os aspectos ao iPhone, o que manda é o olho o e o coração! Compras por razão ou emoção, eu vou pela emocao! Nao tenho de comprar uma android

        • Continuação: porque toda a gente diz que e melhor ou mais barato, compro porque gosto e se nao gosto compro outra coisa qualquer…
          No meu caso APPLE!

          Abraços.

          • Concordo , gostos são gostos , eu também os tenho , quem não os tem , agora não posso me arrogar a dizer que os meus gostos são os melhores do Mundo .

            Cumprimentos

            Serva

        • Toda a gente sabe que os melhores caros do mundo são os Mercedes, como não ganhei o euro milhões, tenho um coração mercedes em segunda mão (Smart Fortwo, conhecido pelo aviãozinho pela forma como passa na canada no caminho para o serviço, nem as 4X4 tem hipóteses) :)

      • ou que tem berço e presa-se de nao fazer ponta de c+

  8. Em relação à opção “não incomodar” não é bem assim… No meu ICS vou às definições e ativo o perfil noite (o mesmo posso fazer por carregar no botão power durante alguns segundos – aparece o menu de perfis).
    Isto já para não falar que no android cada empresa tem a liberdade para implementar tal função, como é o excelente exemplo da Motorola com o seu gestor de perfis nativo, o smart actions, que permite ter vários perfis e configurar tudo em cada perfil.
    Por isso não vejo novidade na Apple nesse ponto, a única diferença é que nos android que uso carrego no botão para ativar o perfil, no iOS tenho de ir ás definições e arrastar o interruptor.

    Eu tenho um iPhone 4S e um Android, e sinceramente são equivalentes, só muda o design e a liberdade de personalização. O problema é que a Apple tornou-se um deus para muitos utilizadores. Qualquer passo da Apple deve ser adorado…

  9. Só para acrescentar que google têm uma sistema de seguraça impar, a autenticação em 2 passos. Eu tenho activo para as minhas contas google o que me dá uma sensação de segurança acima de qualquer outro serviço mesmo a banca on-line. Para entrarem numa conta com esta autenticação activa, alem da password, precisam de um PIN de 6 algarismos, que é gerado de 60 em 60 segundo no meu telemóvel android. Ou seja, nem eu consigo entrar se não tiver o meu android. Só tenho pena que outros serviços sensiveis não desenvolvam procedimentos semelhantes. Agora, apesar de evitar, já não me sinto tão desconfortável a fazer login em computadores que não o meu.

    • O last pass permite usar o GOOGLE AUTHENTICATOR. Mas eu, como de vez enquando mudo de rom, era chato andar sempre mudar aquilo. Optei então por o serviço de 2 step verification, em que opto por receber uma sms com o codigo de segurança, para entrar nas minhas contas gmail, sempre que o computador seja diferente. Nos fixo/portatil pessoal, memorizo esse computador para 30 dias, assim nao preciso de andar sempre a meter os codigos. Funciona 5*.

      • Sim mas o Gerardo é administrador de redes e percebo a sua relutância em se ligar a outros pcs que não o dele , essa solução pode ser boa para o comum dos mortais , mas suponho que para o Gerardo não funciona , no entanto excelente dica a tua .

        Cumprimentos

        Serva

    • Sem dúvida , a Google não deixa de ser uma grande empresa e certamente com tendências de hegemonia , mas tenho de admitir que é a empresa que nos oferece todos os serviços sem que pagues um cêntimo , excepto a armazenagem se pretenderes mais que oferecido gratuitamente tens de pagar , a Google tem um modelo empresarial que no inicio da sua cruzada foi encarado com muito cepticismo , mas que hoje dá mais que provas que uma empresa pode viver só se dinheiro que a publicidade gera e por utilização de terceiros da sua tecnologia como era o caso do Google Maps com a Apple .

      Ainda consegue financiar imensos projectos Open Source como o desenvolvimento do Kernel Linux , Firefox etc .

      Cumprimentos

      Serva

  10. Como utilizador habitual e constante de android e ios, e gostando de ambos tenho uma coisa a dizer…

    Same features diferent quality!

    Falhas, erros e omissões em ambos… que poder seria um mix de android com o ios isso sim seriam um sistema poderoso

  11. não quero outra coisa senao android

  12. Só não percebo o empate em coisas como o centro de notificações,totalmente limitado no ios e excelente no android (“Este é o ponto onde vejo maior crítica no iOS”) onde só por o iOS ter o “não incomodar” (apesar de ter muito mais do resto) já dá direito a empate.. e chamada de vídeo.. limitado no ios a wi-fi (apenas quando sair o 6 vai ter, mas ainda não o tem) e mesmo assim apenas entre esse dispositivos.. android é tudo entre todos, da maneira que se quer, onde se quer.. mas dá empate.. mas pronto.. de qualquer maneira gostei bastante da análise..

    • Para o empate nas notificações considerei a falta de “resposta rápida” e “Lembrar mais tarde” na maior parte das versões Android, essencialmente abaixo da 4.0.

      Já quanto à chamada de vídeo (Facetime) limitado a Wi-Fi no iOS, lembra-te que em todo o artigo está considerado o que virá no iOS 6, tudo o que foi apresentado. Por isso, a análise conta com funcionalidades ainda *verdadeiramente* não disponíveis no iOS.

      • Hugo ,

        Será que o Jelly Bean vai nos fazer dizer Wow , isto claro como escreves e bem cada fabricante acrescenta aplicações próprias , a Samsung mesmo nas versões Gingerbread já tinha as respostas automáticas no caso de rejeição de chamadas no SGIII temos também funções únicas que fazem o nosso telemóvel voltar de uma hibernação como um simples comando de voz .

        Os modelos da Sony também vêm com aplicações especificas desta marca a HTC idem , por isso acho que quem usa IOS está tão habituado a ficar confinado num único ambiente que tem por vezes dificuldade de perceber estas nuances que querem dizer muito , estou muito expectante com a entrada da Motorola em força irá certamente ser um player a levar em conta .

        Cumprimentos

        Serva

        • Não sei, pouco se sabe e tenho receio (como utilizador Android) que esta apresentação do novo iOS mais modesto faça a Google dar um passo mais curto e guardar trunfos para mais tarde, após contra-ataque da concorrência.

          Vamos aguardar na expectativa :D

          • @Hugo Cura
            Sinceramente…
            Grande comentário…
            Para mim, todos os mobile OS copiam se uns aos outros e com esta apresentação da Apple onde para mim não existe grande inovação no IOS faz com que não exista grande coisa para copiar..
            Pergunto me:
            Será que chegámos ao fim das grandes ideias ou um smartphone é isto e não há mais nada a dizer?

          • Pois , é sempre o jogo do gato e do rato , ontem quando abri o Google maps a aplicação 3D já está activa e só dizeres que sim no canto inferior esquerdo que queres experimentar , não me venham dizer que eles não tinham já essa jogada preparada para a Keynote ? , vamos ver , como a fasquia não posta muito alta podes ter muita razão no que escreves .

            Cumprimentos

            Serva

  13. “Resposta rápida com uma mensagem” O meu 3310 faz isto

  14. iOS 6:
    * Principal Vantagem: “Remind me Later” que permite lembrar para telefonar mais tarde à pessoa que nos ligou; O Android 4 não possui esta Feature, espero que seja implementada rapidamente!
    * Principal Desvantagem: “Apple Maps” que substitui o “Google Maps” perdendo-se a melhor Feature de sempre: Street View!

  15. De facto Android já traz grande parte destas supostas inovações mas a grande diferença entre os dois sistemas é a fluidez e estabilidade. Embora considere que Android é melhor em determinadas situações, dificilmente alguma vez terá a estabilidade e fluidez do iOS.

    Comecem os flames com o “ah, ainda não viste x telemóvel, é mais fluído que o bla bla bla”.

  16. Ainda não perceberam que os mercados satisfazem clientes…e não são os clientes que satisfazem entre si?
    É bom haver concorrência, cada um com os seus SWOT’s!

    Anyway, a Apple tem o seu mercado mais maduro, e mais amplo/seguro em certos aspectos…o Android está mais fragmentado, mais open-source…etc…
    Cada qual escolhe o que quer! :)

    Hugs

  17. É claro demais que esta ‘major’ version do iOS não trás nada de novo ao mercado :)

  18. Este artigo diz muito. O IOS continua interessante mas cada vez mais distante do nivel de flexibilidade e customizacao do ICS. Mas ainda vai ter uma legiao de adeptos durante muito tempo. No meu caso, dificilmente conseguiria adaptar-me a viver com mais limitacoes no device, agora que estou habituado a um sistema muitissimo mais customizavel (mesmo comparando com IOS jailbroken).
    http://www.theverge.com/2012/6/13/3082261/29-days-with-android

    As novidades do IOS6 sao interessantes, mas realmente nada de muito interessante para quem ja tem flavors android ja com algum tweaking (como os defaults no SGS2 e SGS3, relevantes por serem muito vendidos).

    Tenho colegas que continuam a comentar como o ecosistema fechado da Apple e’ bom por os proteger e tornar tudo homogeneo. Compreendo essa vantagem, mas prefiro ser eu a escolher o que e’ seguro ou nao e’ e se quero customizar algo ou nao.

  19. A unica coisa que vi de bom na WWDC foi subir o patamar das configs “memorias, discos, etc” das outras marcas em relação aos portateis.

    Em relação ao SO não está mal, esta ao mesmo nível do android 2.3

    • Com Siri alargado a mais idiomas e mais funções, Siri com módulo auto, notificações nativas, Mapas nativos, serviços iCloud alargados, partilha de documentos, photos, iTunes Match, partilha de eBooks, U Tunes, App Store, iTunes Store, Find my Friends, Find my iPhone, Safari com partilha de tabs carregadas via iCloud, … achas que qualquer Android, mesmo o 4.0, tem estas funções todas de forma nativa?

      Não brinques :D

      E o iOS tem uma área que não existe nada nem parecido no Android, a área de Acessibilidade, ficas maluco só em veres o que lá permite para aumentares os gestor no iOS, parametrizares o vibrar, o toque em cada contactos, se queres sinalética luminosa em todos, alguns ou nenhum contacto.

      Tem fabulosos parâmetros de ajuda a pessoas com limitações, que são bastante usados por este mundo fora e tem ferramentas de segurança para controlo parental muito completas. nenhum outro sistema está à altura do iOS. Garanto-te. ;)

      • Vitor , boa tarde , a palavra Icloud é fantástica dá HYPPE a coisa , mas qualquer utilizador de Android tem vários softwares que se podem ligar a Cloud o da Google incluído , mapas nativos exactamente o mesmo , notificações nativas também e repara tem agora , não num SO que vai sair daqui a uns meses , partilha de documentos é extremamente fácil com o bluetooth transfer uma aplicação que uso e abuso e é gratuita no Google Play , todo a secção de partilhas que enumeraste estão cobertas por esta aplicação ou outras que existem aos pontapés no Google Play , Itunes não existe e ainda bem , a App Store temos a Google Play , find my friends desde a versão 2.0 do Android que a Google tem esta função a disposição , a minha única dúvida refere-se as tabs carregadas via Cloud aí penso ser o único ponto que não está coberto .

        Cumprimentos

        Serva

        • Serva, o que eu tentei colocar em jogo neste artigo são funcionalidades nativas de ambos os sistemas operativos, logo tudo o que é conseguido apenas por terceiros é um ponto negativo por não estar incluído de origem no sistema.

          Na verdade, dos serviços que o Vítor referiu, a Google complementa-os a todos (de melhor forma nalguns, de pior noutros) com três excepções: iTunes Match, Find My iPhone e Siri no automóvel (que também só foi anunciado). Todo o resto existe de forma equivalente.

          Depois, o iCloud tem uma excelente integração em todos os sistemas Apple mas está deveras restrito ao tipo de ficheiros possíveis de lá guardar (algo que o Google Drive supera em pleno). Há ainda o Street View, Goggles, Translate, Wallet, Youtube, Google Offers… tudo isso são serviços que não existem como propriedade e entrega exclusiva Apple mas que são oferecidos, literalmente, pela Google.

          Ah, para sincronização de Tabs temos o Google Chrome.

          • True , esqueci-me do Chrome uma das últimas aquisições do SO Android que toda a gente não percebia a sua ausência .

            Cumprimentos

            Serva

  20. Apple a perder fulgor na inovação. Este iOS6 está a limitar-se a seguir a tendência há muito traçada pelo Android.

    Olhem que o cancelamento de chamadas com posterior envio de SMS “Estou ocupado, ligo mais tarde” já existia no Windows Mobile! É de facto uma inovação do caraças! :D

    O Steve Jobs deve estar lá em cima a levar as mãos à cabeça!

  21. A Apple sabe muito bem vender os seus produtos e ate de certa forma tentar fazer crer que reinventou qualquer coisa. Todos sabemos que muitas destas funções já existem no Android. Estar mais bonito não quer dizer necessariamente inventado. Eu quase diria que essas “inovações” parecem alguns políticos a dizerem que não há crise quando ela já estava espalhada pelo pais.
    Uso as duas plataformas diariamente e irrita-me quando um dos campos puxa de uma forma subtil algo que nem foram eles que inventaram (ate já lhe chamam inovar). O mais irritante ainda passa pelo facto de ter de ler esses superlativos inúteis.
    Gosto do iPhone que tenho e do Galaxy S2. Cada um serve para aquilo de que preciso e faz muito bem o que tenho de fazer.

    • O Android não existia, tal como o conheces, quando apareceu o iPhone OS, depois deu-se a cópia ao iPhone OS por parte da Google e tens o resultado que hoje conheces.

      Devemos sempre começar pelo principio… e ainda podemos recuar um pouco mais e chegar ao Windows CE… se vires que tal! ;)

  22. Realmente a análise em cima parece-me coerente e correta…mas…Um Smartphone deve ser visto como um todo, caso contrário, andamos a comparar “features”, e isso é só uma das partes relevantes na análise de um telefone…relembro que nas suas 1ªas versões o IOS, não tinha sequer algumas das características básicas que vinham nos Nokias S40 da altura, e pergunto-vos o que aconteceu à Nokia? E onde está a Apple?…Pois…
    Evidentemente a Apple não tem muito do que inventar, e quem estava à espera de algo diferente, desilude-se, mas como alguém dizia, a questão não está como se faz…mas sim como se faz…pequeno exemplo: o novo Macbook Pro Retina tem USB 3.0, uau dizem vcs, os outros tb têm…a diferença reside no facto de não ter uma porta marcada a azul, mas sim dar a melhor experiência e torná-las todas usb 2.0 ou 3.0 sem códigos de cor…ou seja, a melhor e mais simples forma para os seus utilizadores de usarem as portas…
    Esta filosofía reflete-se no software e hardware da Apple e isso hj em dia vai marcando a diferença…É um conjunto de features e a forma como está implantada, que define um telefone, a par da sua estética, qualidade do hardware e segurança de uso..
    Será interessante verificar nestas comparações de features do SO, tb a segurança, (antivírus num smartphone???)…

    • Carlos Sousa ,

      Post muito bem escrito e com clareza , só acrescentaria 2 coisas o factor marketing e a gestão das empresas em questão foi uma das razões para que este trambolhão atingisse a Nokia como atingiu , por isso diria que o factor Humano na condução de todo um processo quer ele seja industrial ou de outra natureza é muito importante para o seu sucesso e para que as práticas correctas sejam aplicadas e levadas a bom porto .

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Serva

  23. Assim que vi o titulo pensei …

    “Aqui vamos nós outra vez”

    Sinceramente e com todo o respeito ao autor este post era desnecessário.

    Seria muito mais “útil” mencionar o que está para vir no iOS 6 e não alimentar o monstro :)

    • Mas isso já foi publicado: http://pplware.sapo.pt/informacao/o-que-traz-de-novo-o-ios-6/

      O conteúdo deste artigo parece-me bastante oportuno, principalmente por daqui a 2 semanas ficarmos a conhecer o que trará no novo Android Jelly Bean e por já conhecermos que as novidades do novo iOS 6 poderem actualmente serem comparadas com o que existe no Android.

      • Reparei também que nos comentários é dito “o que eu tentei colocar em jogo neste artigo são funcionalidades nativas de ambos os sistemas operativos, logo tudo o que é conseguido apenas por terceiros é um ponto negativo por não estar incluído de origem no sistema” mas no entanto, na tabela comparativa de funcionalidades, estão lá dependências de terceiros.
        Basicamente concordo com o PauloJCP sobre a necessidade deste artigo que, também minha opinião, é completamente desnecessário e bastante subjectivo.

        • É claro que estão e por isso é uma desvantagem, um ponto negativo. Repararam nos ícones às cores? Não percebo onde está a confusão.

          • Olhando apenas para a tabela as cores não são conclusivas. Uma tabela de “verde” para “tem” ou “vermelho” para “não tem” a opção nativamente seria algo mais factual.
            Quando fala, por exemplo, que deveria existir a opção de ligar/desligar wifi, bluetooth, etc na área de notificações, talvez não seja esse o objectivo da Apple afastando-se assim da concorrência e usando futuramente outra técnica. Outro facto relativo ao centro de notificações é que se fala como se tivessem sido copiados do Google Android quando na realidade já outros sistemas usavam um sistema semelhante no qual a Apple se inspirou (actualmente existem opções nativas nas notificações em iOS que não existem no Android e vice-versa). É como afirmar que o Google Android copiou o Apple iOS nas chamadas telefónicas simplesmente porque esta opção já existia no Apple iOS antes do Google Android…
            Reafirmo que é um artigo de opinião bastante vago e subjectivo e que por esse facto fomenta, de forma intencional ou não, guerras desnecessárias.

        • Agora sou eu que não percebo o porque de pontos negativos em aplicações de terceiros.
          Quando a Apple,Google e Microsoft puserem tudo de raiz nos telefones o que acontece aos Markets?

          • Sejamos razoáveis…
            Todas os pontos referidos na tabela (primeira coluna) poderiam ser aplicações de terceiros… mas não são (a maioria), são fornecidos e incluídos no próprio sistema operativo, é a sua oferta.

            É claro que temos outros pontos que podemos considerar como a indiscutível superioridade de fluidez do iOS (já discutido cá), as actualizações que são complicadíssimas em equipamentos Android, ou mesmo a exclusão de modelos iOS de determinadas funcionalidades.

            Aqui, houve lugar para funcionalidades “out of the box”.

  24. Vindo de um neutro. Não percebo as palas nos olhos de uns e de outros! Vejo sempre defeitos nos 2 sistemas. Tanto um como o outro são bons também. Venha o diabo e escolha, porque afinal eu quero é um telemóvel. Não é um brinquedo para mostrar que faz mais que o do vizinho…

    Não percebo também aquela coisa da malta dizer que não consegue viver com as limitações do iOS…Muito tempo devem perder vocês sempre a alterar/customizar o Android.

    No tempo que os Nokias eram os “maiores” todos viviam com limitações e ninguém se queixava! :)

    • Carlos Ferreira ,
      Mais tempo perde quem faz Jailbreak cada vez que sai uma nova versão de IOS , e mais enquanto o Jailbreal não se torna definitivo (já existe o Jailbreak para o IOS6 não definitivo) , se ficares sem bateria ou se por alguma razão o teu Iphone fizer reboot só o podes voltar a arrancar se tiveres o ps ao teu lado , isso é que acho que é perder tempo , só que quem o faz sabe que prefere ter esse trabalho a ficar limitado as funções do IOS .

      Cumprimentos

      Serva

    • Cá está a resposta que eu dei em cima ao Carlos Ferreira , só que este autor esqueceu-se de dizer que todo esse trabalho terá de ser feito sempre que exista uma nova versão do IOS ou então escolher ficar com a mesma .

      Cumprimentos

      Serva

  25. Este tópico de facto é lindo :)

    Aplicações de terceiros é oferecer? é de facto uma piada.

    Eu vou deixar de discutir neste forum este tipo de coisas, porque é chover no molhado.

    A muita boa gente que ainda não entendeu que não se trata do fazer… O Android claro que faz e consegue cumprir e bla bla bla. A diferença trata-se de fazer da forma que faz e com a qualidade que faz é isso e apenas isso.

    Eu exemplifico.

    Siri – Voice S, o voice S faz 20% basta verem as reviews e vêm que é um escândalo a diferença de qualidade. Para nem falar no IOS 6 que tem tanta coisa integrada que mete pena.

    Passbook – Terceiros – Voces tem noção do que é o passbook 1º? tem noção que a apple disponibilizou API’s para os developers no SDK, vocês atingem isto? mas isto tem alguma coisa a ver com aplicações terceiras?

    Eu nem me vou alongar mais, trata-se da maneira que se faz e a qualidade inerente. O android ainda tem tanto para andar que mete medo e só fala quem nunca usou lol, porque quem usa é impossível não aceitar isto é mito :)

    • Por acaso gostava de saber se haveria receptividade das marcas de automóveis para incluir um botão no volante para activar a assistente da Apple, o Siri. :)

    • The Man só te respondo isto:

      WIDGETS (até no lockscreen), só isto basta-me para escolher um Android

      Siri? alguém usa essa treta em Portugal?

    • The Man, não percebo a tua indignação. Chegaste a ler o artigo? Conseguiste perceber o objectivo dos ícones verdes, vermelhos e amarelos na tabela?

      Afinal, leio o teu comentário e descubro que estás de acordo com o que eu escrevi no artigo!! Irónico?!

      • Agora grande questão que tenho para todos seja Android ou Iphone:
        Mesmo que Siris e S-Voices venham em Português algum de vocês está a pensar usar isso no dia a dia?
        É que estão a dar tanta importância a isso e eu não me vejo no meio da rua a andar com o telemovel e a dar lhe ordens. Nem no meio da rua, nem no escritório e muito menos em casa.
        O único sitio onde lhe poderei dar algum uso é no carro e tou a ver que me ia irritar por causa do reconhecimento de voz ser fraco devido aos barulhos do carro.

        • A conduzir e no iPad, nalgumas funções (uso o Dragon Dictator para fazer as actas das reuniões) pode ser uma mais valia o Siri.

          Para muitas outras coisas que ainda estão a ser criadas, relembro que essa mesma pergunta foi feita quando apareceu o browser nos palmtops, diziam “alguém irá visitar a Internet num ecrã tão pequeno?”, isto há uns 17 anos atrás, e olha agora.

          • Ainda hoje acho esquisito e atrofiante pessoal com auriculares bluetooth só pelo simples facto de que já passei vergonhas devido a pensar que a pessoa estava a falar comigo e estava a falar ao telefone.
            Por isso é que questionei se realmente alguém iria utilizar os Siris e S-voices no seu dia a dia

        • O comando de voz para activar o telefone é um excelente recurso que deverá ser acompanhado por futuros desenvolvimentos do S-Voice , mas não esquecer que este S-Voice é só exclusivo da Samsung irão certamente existir evoluções do Vilingo que ainda não parou de evoluir a um ritmo muito elevado , mas sim os comandos de voz no Android são inferiores ao Siri sem sombra de qualquer dúvida .

          Cumprimentos

          Serva

      • Francisco ,

        Boa tarde , esse Link é muito bonito , mas 40% das páginas ainda estão em Flash e com a crise que por aí vem , não devem ser esperados grandes investimentos nesta área de reconstrução de páginas de empresas como a Fnac , o mais certo é existir alguém que ainda continue de uma forma ou de outra a dar suporte ao flash , no Android houve agora uma actualização para a 11,2 .

        Cumprimentos

        Serva

        • Serva
          Tens aqui a explicação para o update!
          Mera correcção de bugs e segurança!

          http://blogs.adobe.com/conversations/2011/11/flash-focus.html

        • Serva
          o Site da fnac não é um bom exemplo. Já não usa flash. Comprovado pelo simples facto que aqui no meu mac no qual o flash está bloqueado a fnac abre toda em html5.
          e no ipod também abre! pronto já só falta 39,999% :) :) :)

          Só para constatares a cada dia que passa menos sites usam o flash.

          Cumprimentos
          Francisco

          • Francisco ,

            Boa tarde , é verdade , a cada dia que passa mais sítios Web estão a ser convertidos , por acaso não sabia dessa alteração do sítio da Fnac , como uso flash em todos os equipamentos não vou dando conta das actualizações .

            Não penses que sou algum adepto ferveroso do FLASH , porque de facto não sou , em tempos os problemas entre o flash e o Linux eram grandes e quase que comprometiam a fiabilidade de todo o sistema , eu diria mesmo quanto mais depressa o flash acabar melhor , os popups de que devemos actualizar o flash são deveras irritantes , mas Francisco esta é uma constatação que rapidamente todos chegamos , mas o que é certo é que ele ainda existe e a Apple tem privado os seus utilizadores de poderem visionar correctamente todos sítios na web é só aqui que assenta a minha critica , não que esteja a defender a tecnologia porque essa já deveria estar erradicada a muito tempo .

            Cumprimentos

            Serva

  26. Não tenho dúvidas que o Android cada vez é melhor, mas gostava que na comparação fosse incluido também o Windows Phone. Qual é o melhor? Ambos são bons e o gosto de cada um que decida.

    Como utilizador de iOS, a inclusão de novas funcionalidades é sempre bem vinda, no entanto ainda tenho esperanças que venham outras mais.

    O engraçado do ICS é que se 1/5 do pessoal com Android o usar é muito, logo, a grande maioria dos utilizadores de Android nem terão algumas destas funcionalidades…

    Saudações

    • “O engraçado do ICS é que se 1/5 do pessoal com Android o usar é muito, logo, a grande maioria dos utilizadores de Android nem terão algumas destas funcionalidades…”

      Coitadinhos dos que ainda têm os primeiros iphones

      • Qual iPhone é que estás a falar??? o 3GS de 2009 que em Setembro/Outubro vai receber o iOS6 ??? :P

        Os 2 primeiros iPhones não recebem o iOS6, mas também estamos a falar de telemoveis de 2007 e 2008! Se encontrares algum Android de 2009 que tenha o ICS actualizado pela marca fico espantado…

        • Realmente é verdade…
          Mas agora diz me lá encontras algum telefone com Android que não faça o mesmo que outro telefone Android com o mesmo sistema (2.2,2.3 ou 4)?
          Pois…
          Deve servir de muito o 3GS ter o IOS6 quando as main features não funcionam.

          • Para quem só interessa ter funções e mais funções realmente não interessa muito! para quem não interessa trocar de smartphone e está interessado em beneficiar das melhorias tais como correcção de bug’s, optimizações, e algumas funções novas mesmo que poucas interessa!! :) :)

          • Por acaso ocorre-me a configuração proxy que não existe de origem na versão 2.2 e que na 2.3 aparentemente já existe. E poder configurar isso facilmente dá jeito a muita gente.

            Não funciona o Siri e mais meia duzia de coisas entre as centenas que foram implementadas entre 2009 e 2012. Mais vale ter o iOS6 no 3GS do que não ter :)

        • E o que é que isso quer exactamente dizer ??? … as aplicações principais não funcionam no 3GS das-te conta que o 3GS nem flash tem para a câmara fotográfica , dás-te conta que o próprio Iphone 4 vai ficar afastado dessas mesmas funções , então chego a conclusão que qualquer Android 1.6 ou superior que provavelmente custou e 100,00 é caaz de ser superior em funcionalidades , noutras coisas não como a memoria ROM que me irrita ser tão escassa neste tipo de equipamentos que poderiam ainda fazer muitos brilharetes e que desta forma estão condenados a terem de comprar um novo caso queiram algo mais .

          Agora existe uma grande diferença é que tanto o 3GS como o 4 estão a venda e por preços muito elevados para que os seus proprietários fiquem assim excluídos destas novas funcionalidades , isto é a Apple a fazer render o peixe até a última e a querer enganar dando a falsa ideia que ainda dá suporte a estes equipamentos .

          Cumprimentos

          Serva

          • Serva,

            Eu já disse varias vezes que acho um disparate o valor a que vendem o 3GS. Além disso, também não acho razoavel terem telemoveis à venda, que vão receber actualização de SO e ficam sem algumas das funcionalidades.

            No entanto digo e repito, mais vale ter actualizações do que não as ter, mesmo sem todas as funcionalidades.

            Era bom que metade dos androids que por aí andam tivessem a mesma possibilidade que 3GS vai ter.

            Criticas a Apple por fazer render o peixe… Está bem, eu digo que a Google faz render o peixe à maneira deles… Queres o ICS, compra outro telemovel, ou então andas á pesca nos foruns a ver se encontras a tua desejada actualização.

            Saudações

    • As funcionalidades referidas não são exclusivas ao ICS. Basta conheceres um pouco a versão 2.2 Froyo e 2.3 Gingerbread para saberes que é comparável a essas versões.

      • Não tenho dúvidas que as versões sejam comparáveis, mas de versão para versão, são sempre incluidas novas funcionalidades e o próprio SO também fica (por norma) mais estável, no entanto, a percentagem de actualização é muito fraca…. Segundo numeros apresentados pelo pplware, são 7%.

        A 2.2 conheço alguma coisa pois tenho um cá em casa, apesar de não ser eu o utilizador. Quanto à 2.3, gostava muito de a conhecer só que não existe actualização disponivel pela marca (grande falha).

  27. Tenho um iPhone 4s e recentemente ofereci um Galaxy S II ao meu pai.
    O acesso rápido às conexões e os widgets (apesar de serem tantos e tão desnecessários é ridículo, tamanha fragmentação que vai no Android) são os pontos que diferenciam o Android do iOS na minha opinião.
    A costumização é relativa, eu prefiro um telemovel organizado, simples, fácil e intuitivo do que ter que me preocupar com aquilo que fiz nas aplicações e como as organizei e como estão etc e tal…
    Mas para mim o iOS vence o Android no ponto HARDWARE!
    Passo a explicar, no Galaxy S II, os botoes Touch trazem largos inconvenientes à navegação no próprio Software! Uma pessoa já com alguma idade escreve “à cota” o que significa, escreve com o indicador! O facto de escrever só com o indicador faz com que nas teclas mais altas no teclado “QWERTY” e numeros os restantes dedos toquem acidentalmente neles, voltando atrás no processo ou accionando opcções que não são pretendidas. Acontece na maioria das aplicações em que é necessário clicar nos pontos superiores do ecra. É simples mas a maioria das pessoas não se lembra que o telemóvel tem que ser funcional para qualquer pessoa, e nas pessoas mais velhas o iOS ganha pelo Hardware e no software por ser simples e completamente intuitivo!
    O meu pai brincou com o iPhone durante uns tempos já estava habituado à cena(o telefone e o SO entendem-se e são inquestionaveis desde o momento Zero) mas após uma semana com o Galaxy S II perguntou-me pelo livro de instruções!

    Acho que Android e iOS têm vantagens e desvantagens óbvio que sim… Mas quantos dos que têm Android continuam a costumizar o seu telemóvel durante os meses seguintes à compra? Costumizar não é tudo!

    Prefiro ter um BMW ou um AUDI de base do que um Mitsubishi Lancer todo artilhado com o mesmo desempenho!

    • Escrevo com os indicadores logo sou cota. ;)

      • Android é para quem gosta de pôr tudo à sua maneira, andar aqui e ali a customizar cenas.
        Já IOS é para users que não se querem chatear com isso. Tem um sistema simples e intuitivo ( Não percebo pq de tanta gente fazer jailbreak).
        Mas se n galaxy S2 tas descontente com o teclado podes smp mudá lo para um teclado “Iphone”. É so pesquisar no Market.

        • Não percebes porque é que o pessoal faz jailbreak? Eu passo a explicar.

          Tenho um 3GS e tem jailbreak. E Para quê?
          -Para correr jogos brutais que custam €uros na store, mas no apptrackr são de graça.
          -Para correr apps de navegação topo de gama, como por exemplo TomTom, de graça também! Incrível não é?

          Pois é.. E agora vem o pessoal com as tretas do costume: “Ah, tiveste dinheiro para um 3GS mas não tens dinheiro para as apps”, ao que eu respondo, “foi-me oferecido”.

          • O que mais me impressiona não é o que fazes com o teu iphone. É mesmo a tua lata.

          • Lol, então explica-te. Que lata? TODA a gente o faz. É algum tabu ?

          • “Lol, então explica-te. Que lata? TODA a gente o faz. É algum tabu ?” Fala por ti! Se tenho dinheiro e gosto então compro, se não tenho não compro. Tão simples quanto isso.

          • Eu não tenho dinheiro e também não compro, estamos então de acordo.

          • Parece que não fui claro: quando tenho dinheiro compro e quando não tenho dinheiro não compro e nem recorro à pirataria.

          • ÓH PGP nunca deves de ter visto uma série no PC ou algum filme.. Vês tudo no cabo, nos videoclubes do mesmon né?

            Já agora, também nunca recorreste a fotocópias de certeza…

            Quando vocês vÊm com essas tretas de “pirataria” é mesmo para rir de certeza.

            Enfim.

          • Não faço pirataria. Se não tenho não roubo! E mesmo que fizesse pirataria não viria para um fórum orgulhar-me disso.

          • Parabéns. És a pessoa mais correcta à face da terra.

          • Mas já tiraste fotocópias certo? E de certeza que tens e/ou já ouviste MP3, quer no pc ou num leitor mp3 certo?

          • P.S.: PGP respondeste mas não rspondeste as perguntas que te fiz… de qualquer das maneiras e como alguém aqui já disse, és de certeza a pessoa mais correcta à face da terra.

            És tipo o Presidente da Acapor, que acusa os outros de pirataria mas no entanto, admitiu que já tivesse estudado por fotocópias, o que por si só, já é uma vioçação dos direitos de autor…

            Mas atenção, não estou a perguntar se já estudaste, mas sim se já tiraste fotocópias (refio-me a algum livro quer para a escola quer para outra situaçao)…..

          • Não Bruno, isso não conta.. As músicas não têm direitos de autor e os manuais igualmente…

            Só as aplicações de iPhone é que são pirataria…

          • Eu ouço MP3 e paguei por isso e não uso fotocópias. Andam a condenar uma pessoa porque age de forma correcta!? Felizmente conheço mais pessoas que se comportam como eu.

          • Caro PGP ninguém está a condenar ninguém. Tu é que falaste em pirataria.

            A propósito, as musicas que ouves no teu mp3 (claro que pagaste pelo dispositivo, até te podiam ter dado…), mas e as músicas, os ficheiros mp3 pagaste por eles? converteste os albuns em cd para mp3?

            Just asking, just curious…

          • Ainda tás a dar corda? É obvio que nunca viu nenhum filme no pc, nunca sacou uma imagem do google e nunca gravou em cassete os programas de TV através do vídeo…

          • Quem falou em pirataria foi o Fábio: “Tenho um 3GS e tem jailbreak. E Para quê?
            -Para correr jogos brutais que custam €uros na store, mas no apptrackr são de graça.”.
            Nunca fiz pirataria (fotocópias, músicas, etc…). Actualmente compro as músicas via iTunes. Compro as que posso de acordo com as minhas possibilidades financeiras. Não percebo o que é que falta responder ou qual é a dúvida que ainda possa existir…
            O que lamento nestes comentários é que se venha à praça pública falar em pirataria como se fosse algo aceitável e que fiquem indignado com quem não faz. Acho que já se falou demasiado sobre este assunto fugindo ao tópico principal do artigo. Por mim encerro esta questão de uma vez por todas.

    • Então , mas eu não compreendo o SGII custa tanto como o Iphone 4 , porque que não compraste esse para o teu Pai se ele já estava assim tão habituado , argumento muito rabuscado e sem qualquer sentido .

      Cumprimentos

      Serva

      • O factor decisivo foi o ecrã! É mais adequado para pessoas que têm dificuldade de visão, tudo é um pouco maior… e sim o ecrã é muitíssimo bom, fiquei muito surpreendido pela qualidade!

  28. Gostava de saber se alguem, usa as chamadas de video over 3G. Ou têm um tarifário fantástico, ou simplesmente gostam apenas de criticar.

    Eu tenho 1GB mensal e mesmo assim estou sempre a verificar os meus consumos.

    • Eu uso e não é pouco! basta ter tmn moche e não paga nada para outros moche inclusive video chamadas.. acredito que nas outras redes também seja assim! Cumps

      • E esqueci-me de referir, não tenho IOS e Android só no eeepc para brincar! Tenho um SE w910i! :D (Se me disserem que está obsoleto pergunto se o dele faz video chamadas e se mesmo fazendo a bateria dura uma semana)
        Estas coisas dos smartphones são muito recentes e tendo em conta as possibilidades infinitas que têm e não exploram, são meros projecto alpha e protótipos vendidos como se fossem topo de gama!

      • desconhecia. Obrigado

  29. Basicamente, o iOS6 é a tentativa da Apple de acompanhar o mercado – neste caso, do Android – e manter-se a par das funcionalidades já existentes (quer nativamente, quer por terceiros).

    Agora, é impressão minha ou a Apple está a perder um pouco a sua capacidade de criar tendências? Inovou com o novo MacBook, no entanto, não vai criar tendência nenhuma pois uma configuração daquele calibre é tão cara que outras marcas simplesmente não se ralam em criar algo igual.

    • Enganas-te! não dou 1 ano, um ano e pouco para começarem a aparecer portáteis com configurações idênticas! Com a entrada em produção de grandes volumes de alguns componentes mais “raros”/caros(como os ssd, os lcd de grande resolução,etc) vai provocar uma baixa de preço dos mesmos. alem de que daqui a um ano quem diz hoje que ñ faz falta nenhuma um ecrã daquela resolução vai dizer quem não o tiver é rasca! :) :)

      • Podes ter razão , não ta tiro , mas esquece os valores que a Apple está agora a pedir , de qualquer das formas vai ser interessante ver qual a aceitação do Windows 8 , para mim não vai ser muita , posso estar enganado e isso vai criar por parte dos construtores de Portáteis e PCs outras soluções , vamos ver como tudo vai evoluir este ano vamos ter ainda muitas surpresas , não é por acaso que a Microsoft está atrasada no lançamento do seu novo SO , talves nos tablets esteja o seu maior trunfo .

        Cumprimentos

        Serva

  30. Isto é tudo muito giro… Ah e tal Android já tem há muito tempo… Ah e tal ICS já tem isso! A única questão relavante é: Funciona? Não ou mal, no IOS funciona e bem!

    Sejamos honestos! A velha questão das video chamadas… Epah o meu nokia de 2006 já fazia video chamadas! Fazia?????? ou tentava fazer???? Não se via puto, era tudo cheio de cortes, cores todas deturpadas, imagem horrivel. Mas o pessoal gosta de dizer que já fazia video chamadas. Querem comparar isso com o facetime via wifi? É natural que a Apple só disponibilizasse video chamadas sobre wifi porque era a unica forma de facto ter uma video chamada. Agora com o aparecimento da LTE e redes mais rapidas é natural que já seja possível faze-las sobre 3G.
    O pessoal gosta mesmo é de dizer mal…

    • Bem não percebi o que dizes aí.. mas video chamada funciona e muito bem no Android.. Skype, Gtalk, agora com hangouts do G+…

    • Pedro ,

      Mas que disparate de todo o tamanho que estás para aí a dizer , esqueces-te que para teres imagem sem cortes precisas de largura de banda e que o 3G em 2006 não existia , quanto muito tinhas ma ligação GPRS .

      Cumprimentos

      Serva

  31. Analise Ultimo Mês pplware:

    -23 artigos Apple
    -7 artigos windows (e já a contar com os words do domingo)
    -1 artigo Windows phone
    -5 artigos Android

    Não são tendenciosos não :)
    Quanto paga o Tio Cook?

    P.S.: essa censura de apagar post’s…. sim sr, bom fascismo se faz por aqui :)

    • hum…nao sei onde raio foste buscar essas estatística…Ja agora, Android é o que mais se escreve no Pplware. Quanto aos “words” de Domingo…quê mês andaste a analisar?

      • É só contar os artigos e tiras as estatísticas.
        E tens razão só vi até ao dia 30 de maio, foi só em 15 dias :)

        • Usaste o SPSS? Acho que estão aí umas contas estranhas :)

          • Desculpa, não preciso de mining para contar 15 paginas…Não sou assim tão preguçoso. :)
            São 5 minutinhos.
            As contas estão certas.

          • Rena estás errado e escolheste o timming que entendeste ;) e ainda inventas :D só para despistar qualquer critica ao teu “trabalho tendencioso” ;) sim senhor, grande exemplo ;)

            Mas, para tua tristeza, temos muito mais artigos Android (incluindo guias práticos e truques) que artigos para iOS. Temos mais artigos linux e Windows que Mac OS X… portanto… grande oportunidade para estares no lado apagado da lâmpada ;)

            Mas gostei que andasses a contar artigos :D

          • já não podia responder ao comment de baixo.
            Eu não inventei nada. Quem quiser pode verificar. é muito simples.
            Vá mete aí as estatísticas então. Mas por datas ;)
            Gostei também do “linux+windows tem mais artigos que macOS”, tem de se somar os artigos dos 2 para dar mais que apple? :)

    • Claro o que é bom fala-se o que é menos bom fala-se menos…

      A tendência é essa e será sempre essa.

    • Entre o dia 11 e 12 então, pensei que o pplware tinha sido comprado pela apple

    • Portanto, generalizas por 15 dias?

      E os artigos Linux?

      Isso é falar, por falar. Esta semana foi importante para o mundo Apple, como no fim do mês vai ser importante para o mundo Android.

      Desafio-te a fazer essa “estatística” alargando os extremos (e fora de datas de eventos importantes), e vais ver que estás redondamente enganado.

  32. Finalmente, um artigo no pplware sem a cegueira típica da Apple. A verdade é essa, não há novidades algumas no iOS 6 e tudo o que o iOS faz, Android faz. Ao contrário, por vezes não é bem assim, pelo menos sem recorrer a métodos externos…

    Claro que para 90% dos utilizadores menos técnicos isso não faz diferença alguma, mas isso já é a questão do mercado alvo, que não tem a ver com o que estou a falar, já que me estou a centrar nos factos técnicos de ambos os SOs móveis.

    • Não é verdade, temos muitos, deves é andar “com dificuldades de visão” ;) e só vês alguns, repara que temos muitos bons artigos sobre android, com cunho do Pedro Pinto, do Hugo e do Francisco Francos (entre outros), dos mais valiosos da net em portugues, se quiseres digo-te alguns que só os encontras aqui.

      Conheço pessoas dentro do Sapo que usaram o nosso artigo para “potenciar” o A5, lembras-te desse artigo? E do artigo que demos a conhecer métodos de programação para Android? E os artigos das muitas aplicações para Android? E os serviços para Android que o Pedro Pinto tem apresentado, como VOIP por exemplo? Acho que o errado aqui és tu ;) não te parece?

      Já nem te falo na análise do Hugo ao 4G… que foi brutal e que não tens em português comparação possível. Aposto que não viste, se não não dizias essas “inverdade”.

      • Vítor, tem lá calma! Lá por dizer “finalmente”, não quer dizer que seja desde sempre! Refiro-me ao que tem andado por aí nos últimos dias.

        Tu andas muito nervoso, ultimamente, sempre que alguém ataca a tua querida Apple, respondes sempre de forma menos própria. Não há necessidade. E ainda por cima, fazendo parte da equipa pplware, podias ser um pouco mais isento.
        Digo isto de forma constructiva, espero que não fiques ofendido, pois não gosto de criticar por criticar, apenas comento o que vejo, de forma a melhorar as coisas.

        Abraço :)

        • Ó não venhas com essa de nervoso com ataques à Apple que isso não pega, dirigi-me a ti porque “disseste inverdades” em relação ao que defendo com unhas e dentes, o PPLWARE.COM. Como acredito que foi distracção tua, dignei-me a responder-te, com respeito que mereces.

          Entende isso dessa forma meu caro, eu só defendo com unha e dentes este nosso projecto… o resto é-me indiferente, gosto é de abrir um bom dialogo, há sempre muita boa informação que os visitantes trazem, seja de que plataforma for.

          Claro que depois aparecem os trolls, mas lá está, temos sempre de separar o trigo do joio, está nos livros do antigo testamento, já não é de agora ;)

          Abraço, fica bem.

  33. Só vou comentar isto, porque digamos que faço parte dos “Fanboys” como muita gente nos intitulam.
    Na tabela em cima não coloquem “(por terceiros)” e vamos ver o que nativamente o que um faz e o outro faz.
    Se quiserem colocar os “(por terceiros)” temos que olhar tambem o que o iOS tem fornecido por terceiros.

  34. boas, muito bonito sim senhor, eu pergunto dos utilizadores ios, android ou outro semelhante quem realmente tira partido de tanta aplicação, melhor, quem é que sabe tirar partido das mesmas? eu pergunto novamente, será que um consumidor normal como eu com noções básicas (demasiado básicas) vai tirar partido de todas esta funções/aplicações? vale a pena termos um equipamento que nao o conseguimos explorar provavelmente em 30/40%? gostava de ouvir os iluminados.

    • what’s your point? parece que estás a dizer que deviam parar de inovar porque já temos as features básicas, as básicas são para agarrar o publico geral, mas precisam de continuar a inovar para agarrar mais publico de outras áreas, e muitas vezes para roubar clientes de outros. É assim o mundo do negócio. Parar é morrer

      • pergunto que tipo de equipamento tens? presumo que tens algo de interessante, já utilizaste 60% das aplicações ou serviços permitidos pelo equipamento? a inovação a cima de tudo, nem ponho isso em causa. já agora acabei de comprar um ace plus e tenho duvidas que utilize todas as suas potencialidades.

        • Tenho um iPhone 4 e dou muita utilização ao bicho. Se tivesse um Android provavelmente daria o mesmo tipo de utilização e acredito que não ficaria mal servido. Por opção, gosto mais do iPhone e do iOS. Acho que vale a pena referir o conjunto (hardware + software) pois não vejo o iPhone como uma peça de status ou coisa que o valha.

          Quanto á utilização do potencial que existe… Tens a noção que só na App Store estão lá 650 mil aplicações????? É mais ou menos o mesmo que perguntares a alguem se já experimentou todos os programas para windows.

          Por essa lógica toda a gente comprava o mais barato :)

          O que há a fazer é explorar os equipamentos ao máximo e usufruir do potencial que eles trazem. No entanto, como em tudo na vida há quem nao tenha amor ao dinheiro.

  35. O artigos do Hugo está muito bem organizado, tocou nos pontos que ele achou oportunos e concordo na generalidade com o seu ponto de vista, no entanto vejamos o seguinte:

    O iOS 6, que estou a usar já nesta versão beta, traz alguma boas novidades, além das que o Hugo citou. A questão dos mapas é, na minha opinião, uma vantagem para a Apple e não para a Google, não que os mapas da Google não estejam muito melhores, que estão sim senhor, mas a questão é que o produto que a Apple apresentou corta amarras à Google, traz um produto novo que obrigará a Google e afins a fazerem mais e melhor (com menos dinheiro também). Só por isto e pelos dados que a Apple já não transmite à Google dos seus utilizadores, é um valor a favor da Apple. Aqui ganha a Apple pelo vector Iniciativa mas claramente a app da Google é superior.

    Controlo de voz… ora bem, o SIRI é uma realidade e esta versão mostrou mais evolução. O software da Google, parece… repito, parece ser bom, mas não tem ainda o tempo de mercado do SIRI, tem ainda que provar. Esta nova versão permite um SIRI mais completo, abre aplicações de terceiros, tem um leque de respostas mais alargado e pareceu-me no iPad que está mais rápido a responder. Aqui critico a falta do idioma português, pois com as respostas na nossa língua… garanto-vos que seria uma função tremenda.

    Por isso esta versão iOS 6 estende esta característica ao mundo auto, que o Hugo também falou e que é claramente uma entrada da Apple num segmento poderoso. Vantagem para a Apple no meu entender.

    Gestão de cartões e viagens… bom, a App terá de mostrar que funciona, até lá não tenho opinião formada, até porque não está ainda definida a sua abrangência.

    Email, sem dúvida que o email merecia mais funções, principalmente porque a Google disponibiliza substancialmente mais no Android, mas confesso que a simplicidade é um posto e isso a Apple conseguiu no email. A nova função VIP… pode ser uma mais valia mas não me queixo do que tinha, era simples e prático, não é perfeito, mas nunca nenhum o será.

    Gostei de uma novidade: esta versão é o dobro mais rápida a enviar que a versão 5.1.1. Aqui qualquer serviço será difícil bater o mail da Google, pela “experiência” destes anos.

    Serviços de partilha: Hugo, essa imagem é assustadora, peço que a Apple seja sempre suscita e nunca que o faça como a Google, tanto que quer dar que passa uma imagem de trapalhões. Simplicidade sff e não abram o leque em demasia, mantenham sempre KISS Keep it simple, Stupid!

    As notificações nas chamadas: Está uma recurso excelente, gosto de ter estas funções nativas no SO sem recorrer a aplicações de terceiros, é só vantagens nisso. Está agradável e às vezes, mesmo só às vezes, a mim dá jeito. O facto de ser mais agradável visualmente e não recorrer a terceiros, é só por si uma vantagem do iOS.

    FaceTime over WiFi e 3G: é bom ver este recurso, o FaceTime é muito mais agradável que o Google Talk, no entanto a Google já disponibilizava este recurso antes, o que lhe traz vantagens de mercado (ou não porque muita gente usa o Skype e nem se lembra o GT).

    Mas lá está, é mais um serviço nativo que a Apple prepara e não recorre a terceiros. Gosto também do aspecto limpo desta aplicação, agora podemos “chamar” o FaceTime usando o SIRI, no iPad é fabuloso, “SIRI, FaceTime Peter Simon”… limpinho. Aposto que será mais usado o FaceTime que o Google Talk para as vídeo conferencias ;) (dizem que a qualidade do codec da Apple é superior ao que usa a Google).

    A estabilização de vídeo: aqui vejo como muito importante, principalmente para os iPads. É um “filme” filmar decentemente com um iPad, até as fotso ficam tremidas, é um recurso que só tinha de aparecer. A Google já tinha, OK sorte dos utilizadores dos tablets com Android (os que usam o tablet para filmar).

    Quanto ao resto… meus caros… isto é uma pequena parte das novidades ;) eu vejo mais funcionalidades ao nível das opções iCloud, mais controlo de privacidade e acredito que mais funções serão acrescidas para iPhone e iPad até à saída desta nova versão.

    Existe uma maior aproximação do iOS ao Mac OS X… espera isto não conta que a Google não tem sistema operativo decente para desktop……

    :D enfim, a Google tem (quase tudo mas recorrendo a terceiros e com menus feios e aborrecidos, complexos e mal estruturados)

    A versão ICS vai trazer muita coisa nova, mas poucos a vão usar, poucos porque a fragmentação é cada vez maior, e porque sabemos que quem domina o Android são as operadoras e não a Google. Poucos serão os que irão beneficiar e isso é um péssimo serviço que a Google presta a quem lhe traz rendimentos.

    Quanto à questão do Jailbreak… bom, é uma comunidade importante que cresce ferozmente e que na minha opinião serve se “maternidade” a muitas ideias que a Apple aplica mais tarde. Lembro que o Centro de Notificações já existia no Cydia antes da Google o meter no Android. ;)no tempo o iPhone OS 1.0, se não em engano!

    Para nota final…. meus caros, usem o que gostarem mais, o que permitir terem melhor ritmo de trabalho, melhores momentos de lazer e. acima de tudo o que for mais agradável para a vossa carteira e vida. Mas, aviso já, depois de experimentarem Apple… acabou, tudo o resto deixa de fazer sentido, digo-vos de experiência própria e olhem que ao contrario de muitos “bitaiteiros”, eu testo os melhores equipamentos Apple e equipamentos com Android, além de ter vários adquiridos e em utilização diária.

    • Olá Vitor,

      Em relação às video conferências penso mesmo que o futuro vai passar pelos hangouts do G+, já usaste aquilo? Está realmente fantástico e a possibilidade de fazer um stream em directo no youtube.. demais! :D.

      Quanto à fragmentação, já se sabe, mas aparentemente pelo o que se fala parece que vão sair 5 Nexus de diferentes fabricantes. Se assim for ajuda um pouco, alem de que não compra Nexus quem não quer.

    • Vitor…

      “Mas, aviso já, depois de experimentarem Apple… acabou, tudo o resto deixa de fazer sentido, digo-vos de experiência própria … ”

      Nem mais !

      • Errado! A minha experiencia começou no android aos quais nunca fiz root.
        Passei para o WP7 com um Lumia 800.
        Agora decidi finalmente testar um iPhone.
        Inicialmente senti logo falta de coisas básicas que tinha nos meus Androids fraquinhos, mas isso compensou pela qualidade das aplicações.
        Entretanto o meu contentamento pelo iphone ganhou mais força depois de fazer Jailbreak. No entanto, o aspecto estático, ícones sobre ícones, é algo que me cansa rapidamente.
        Coisas tão simples que conseguia ter no Android, são bem mais complicadas de obter no iPhone, ás vezes mesmo com o Jailbreak.
        Ex: Nos meus androids tinha uma aplicação que me permitia criar perfis, tal como acontecia nos antigos nokias (modo silencio, vibrar, som alto, som baixo etc…).
        Com esta aplicação podia definir todas as opções que quisesse em cada perfil e activa-lo na barra de notificações. Tinha um perfil nocturno em que bloqueava a rotação do ecra, baixava a luminusidade do ecra, desligava gps’s e afins, retirava todos os avisos sonoros, etc etc… Sinto falta desta app!!

        Outro pormenor que acho horrivel no iphone é a navegação entre apps! Que falta faz o batão fisico “Back”!! Estar sempre a esticar o polegar para voltar a trás é algo que nao gosto mto…

        A bem da verdade, fiquei com algumas saudades do WP7. É sem duvida o sistema mais fluido, mas também o menos maduro e ainda com mto poucas apps.

        O iPhone era suposto ter-me convencido de imediato… Mas a verdade é que isso ainda não aconteceu…

    • Vitor, concordo em absoluto com o teu post.

      Tenho vindo a dizer ao longo destes meses que a app é uma aplicação amadora (no sentido que não serve para usar em termos profssionais) que serve apenas para o desenrasque. Gostaria de saber a tua opinião.

    • O facetime nunca pode vir a ser usado por defeito nas vídeo conferencias porque só funciona com outros Apples , eu compreendo o que queres dizer a Apple está a tentar integrar todas as suas funcionalidades quer no OSX quer no IOS aí sim estou de acordo com a tua análise , mas como sabes para tirares partido da Icloud da Apple tens de ter mais equipamentos Apple e o que vejo é um afunilar cada vez maior daquilo que deveria ser Universal , esse é um ponto muito negativo da politica da Apple e com o qual mais me incompatibilizo.

      Cumprimentos

      Serva

      • Serva,

        Para usares o iCloud não precisas de ter mais equipamentos da Apple, basta teres um simples PC com Windows, fazes o download da aplicação e passas a ter um painel de controlo da iCloud no teu PC. Simples e eficaz. Claro que necessitas sempre de ter um equipamento Apple para obteres um ID. (Lamentavelmente não existe o mesmo para Linux)

        http://support.apple.com/kb/DL1455

        Se tiveres mais dúvidas sobre as coisas da Apple diz :) o pessoal está cá para esclarecer.

        Saudações

        • Rui ,

          Boa tarde , tens razão , o que quis no fundo dizer é que para tirares total partido da Icloud deverás ter mais que um dispositivo Apple , porque aí sim terás os conteúdos que elegeste devidamente sincronizados e isso de facto dá um grande jeito , mas lembra-te que existem outros serviços de armazenagem de conteúdos na cloud que são gratuitos e que te proporcionam uma experiência idêntica , ex: Dropbox , Ubuntu One etc , que uso normalmente e basta aceder a minha conta desde que tenha essa aplicação instalada nesse computador para ter acesso aos meus dados .

          Cumprimentos

          Serva

          • Não precisas de ter mais do que um dispositivo Apple. Precisas de ter um dispositivo Apple (por ex um iPhone) para obteres o ID, e depois instalas esse aplicativo no teu PC e ficas com a sincronização entre o PC e o Iphone. Pessoalmente da-me bastante jeito ter o calendário do outlook sincronizado com a conta do iCloud.

            Claro que existem mais opções… eu uso bastante o dropbox, mas o que importa referir é que a Apple tb fornece, de forma gratuita, e não o limita apenas a dispositivos Apple.

            Aliás, a Apple até disponibiliza um utilitário para ter o Windows num Mac :)

            Saudações

  36. Porque é que ainda andam a discutir quem é melhor Apple ou Android? O Windows Phone é que manda.

  37. tenho-te a dizer Vitor Martins, em relação ao teu ultimo paragrafo que tive iphone 3G, 3Gs, 4 e com muito gosto vendi para comprar o meu galaxy nexus. E sei que dada a experiencia pura google que estou a ter não vou trocar nem muito menos voltar a apple nos proximos anos. Haveria muitas coisas de que teria de abdicar para voltar a apple.

    Mas pronto, gostos são gostos, percebo o argumento da fluidez e das aplicações de terceiros, mas quando uso aplicações como o TASKER no meu android que o transformam numa maquina completamente diferente e automatizada, não me faz diferença se é built-in ou de terceiros, é BOM e engloba-se na experiência do sistema operativo

    A apple vai precisar de dar um salto, neste momento sinto que está a apanhar o resto do pessoal, sim porque o windows phone não fica mesmo nada atrás, consigo sentir que daqui a uns anos a minha escolha pode vir a ser entre android e windows phone, quem sabe, aí a fluidez também é bem interessante

    Cumprimentos

  38. Ainda vão tentar ressuscitar o JObs (Steve) para voltar a inovar…

  39. Boas!
    Eu acho engraçado essa vossa luta sempre, os “Fans da Apple” falam do produto, os “Android Fans” chegam e dizem que é só fanáticos da Apple, ou serão voçês que acham isso, porque apenas não tem um?
    Vou dar a minha experiência. Eu tenho um MacBook Pro i5 e tenho um Asus G53 i7, tenho um Android Samsung Galaxy Gio com a Rom Android Ics 4.0 e tenho um Iphone 2G. Já adorei o meu Asus, mas já foi para arranjar por processador queimado, webcam estragada, placa gráfica rebentou, com o Mac nunca tive um problema! Adoro o meu android, é simplesmente fantástico, é uma liberdade extrema, mas já o limpei umas quantas vezes porque ao fim de umas instalações e desinstalações, fica super lento, e com o meu iphone 2g, o classico, é mais rapido que o meu android e experimento os programas nos 2 lados, e no iphone com tanto ano, é muito mais rapido! Ainda ontem quis fazer uma chamada à pressa, e o android parou, nunca isso me aconteceu no iphone! Apenas sejam sinceros, há coisas boas e coisas menos boas, cada um à sua maneira.

    • Como é que podes adorar esse aborto que é o Gio? Ofereci à minha ex-mulher e acredita que me arrependo à brava

      • note-se nao estou a criticar o Androoid. Estou a criticar o equipamento

      • Arrependes-te de quê? De lhe ter oferecido o telemóvel ou de ter casado com ela?

        • Arrependo-me de lhe ter dado o Gio. Poderia ter-lhe dado algo melhor. Quem sabe daqui a uns meses não lhe ofereça um iphone (usado claro. mas nao o meu)
          Mas o Tiago deixou-me com o bicho de lhe instalar o ICS. Quando o dei ainda nao havia roms com ICS. Instalei-lhe à cerca de 1 hora. Era uma versao nightly, baseado no CM9 (o que me deixa com o pé atrás. Mas nos logs, era quase tudo sobre a estabilização de funcionalidades).
          Tiago, que Rom usas e qual o máximo do overclock?
          obrigado desde já

      • Sim é um produto mau , as que poderia ser bom , a questão no Gyo é a pequena memoria ROM que inviabiliza uma experiência séria no Mundo dos smartphones , agora tem um bom processador e mexe-se bem , mas só recomendo para quem use muito pouco da potencialidades que os smartphones hoje oferecem .

        Cumprimentos

        Serva

  40. Malta,

    Há aqui um problema sério de análise. Parem de comparar Apple com Google, no que respeita a iOS e Android. Comparem sim Apple com HTC, Samsung, Motorola, Dell, etc (toda malta que usa Android).
    Sejam concisos na análise.

    E sim, o que o iOS6 traz, não tem nada de novo, nadinha. Já existe tudo. Nada do zero. Como também o Android nada do zero fez, pegou em Java Mobile e pumba Android.

    Já dizia um investidor da Apple: “Quero lá saber dos malucos da Android que dizem que são os melhores, quero é ganhar dinheiro” ;) tá tudo dito.

  41. Android mais a frente

  42. Eu sou utilizador iphone o meu irmão é android.
    Eu acho o iOs melhor e ele prefere o Android.
    Eu gosto da maneira como a Apple faz as coisas funcionar, ele gosta de como ele consegue pôr o Android dele a funcionar.

    Eu gosto mais de seat, a minha prefere Toyota.

    Posso escrever isto sem ser chamado de Fan Boy?

    Eu sei que android dá para fazer (e acho que não tou a exagerar) o dobro do que o iPhone faz (mesmo com jailbreak).
    Mas de que me interessa a mim 200 funcionalidades? O tipo que o utilizador que sou utiliza o iphone com as aplicações padrão mais cerca de 10/12 aplicações sacadas (e alguns jogos). E chega-me e não gosto da maneira como o Android faz nas coisas que o iphone faz. São gostos. A maneira como a Apple diz é Marketing, ainda assim para mim iOs é iOs, é uma questão de gosto. Antigamente só tinha nokias, as outras marcas também faziam o que eu procurava mas gostava mais da maneira como a Nokia a fazia. Simples.

  43. Até vejo comentários a dizer que os Appleboys não dizem nada, fanboys aquilo etc, etc LOL

    Já repararam e, dá para ver por estes comentários, que há mais “Android boys” do que o contrário??

    Já repararam que, quando sai uma notícia sobre o Android, os comentários não estão inundados de supostos fanboys a dizer que “ai, olha que Android não presta, ihihih”…

    Cada software e hardware tem as suas virtudes, os seus prós e os seus contras. Agora tenho um iPhone e já tive um Android. Há coisas boas e más nos dois. Mas, por favor, parem de me fazer de estúpido e ignorante por ter um iPhone. Essa criançada já chateia.

    ps: Quem me dera que o meu 2º telemóvel fosse um Android tipo HTC, em vez de um Nokia miserável

  44. A grande diferença entre os dois produtos é que quem experimenta os produtos da Apple nunca mais quer outra coisa e nem se importa se existe mais alguma coisa, onde os estudos confirmam que existem taxas de satisfação de mais de 80% por todos os seus produtos; quem tem Android ficará sempre na comparação e a achar que se calhar gastou imenso dinheiro e acabará mais tarde ou mais cedo por comprar o da Apple. Muitas pessoas ficam irritadas com os apple fans, só que qualquer um que compre um produto deles fica logo fan. E isso é algo que não compreendem porque ainda vivem na era do PC e das caracteristicas dos megapixels e dos GB. Esqueçam, o mundo mudou, bem vindos ao que é melhor (pelo menos nos dias que correm, esperamos que continuem assim)

    • E é por essas afirmações que os “Apple Fans” irritam…
      ” E isso é algo que não compreendem porque ainda vivem na era do PC e das caracteristicas dos megapixels e dos GB. Esqueçam, o mundo mudou, bem vindos ao que é melhor (pelo menos nos dias que correm, esperamos que continuem assim)”
      Tanto existem gajos a mudar de Android para IOS como o contrário ( e agora para Windows Phone também ) mas não só a Apple aclama tudo o que faz como o melhor como os “Apple Fans” o fazem. Depois quando são confrontados, sim porque o IOS também tem falhas, gera se a confusão.
      Uns gostam de IOS outros gostam de Android.
      Uns são vegetarianos, outros são omnívoros.
      Qual é o problema?
      Imaginem lá se todos gostassemos só de Android ou só de IOS.
      Eramos chulados à força toda…
      E para isso já basta o governo português…

  45. Boas pessoal!

    venham todos os users de ios e android a este forum e a discução nunca mais acaba. Ambos os sistemas são bons, mas eu prefiro Android e como o mercado é livre eu fiz a minha escolha.

    A minha história é esta: tenho um Nexus e adoro o telefone, para mim a piada do android é mesmo trocar roms, alterar frequencias CPU e GPU,correr outro SO no ICS, trocar kernel e basebands, benchmarks, arranjar aps a borla (tipo jailbreak) até ele deixar de ligar e ver onde se encontra o problema, sem medo de o danificar, etc e etc.

    No entanto Iphones são máquinas muito boas, mas se tivesse um 4S não iria ser uma pessoa realizada no que toca a estas coisas.

    No entanto é bom o pessoal pensar todo da maneira que postam e devido a isso estes SO’s melhoram-se de versão para versão ao longo do tempo. Haja concorrência entre eles.

    • LIKE!

      Seria muito interessante pessoal com android e iOS pensar dessa forma :)

      Saudações

    • É precisamente isto que eu não quero, um aparelho para brincar com a informática.
      Quero um aparelho sempre pronto a ser usado com a máxima estabilidade possível porque já não tenho paciência para brincar com Roms e afins.

      Quero um aparelho para usar e nesse aspecto o iPhone em tudo o que faz, é competente.

      É um excelente aparelho multimédia. Para trabalho considero o android melhor porque permite uma maior flexibilidade e abertura do software.

  46. Mas será que ninguém percebe que esta “guerra” entre Apple VS Microsoft, IOS VS Android não tem sentido nem vai ter fim??

    É tipo CR7 VS Messi, Pele VS Maradona, Intel VS AMD, BMW VS Mercedes, Barcelona VS Real Madrid, etc etc etc

    Esqueçam lá todas as tretas e fanatismos, comprem um tlm que gostem e pronto!

    Já fui utilizador de Android e gostei, mudei para o Iphone pois gosto bastante do design, de qualquer maneira fiquei satisfeito com qualquer dos aparelhos.

    Ninguém se esqueça que há uns anos a Nokia reinava no mundo das telecomunicações hoje nem conta, o que será que vamos usar daqui a 10 anos………………

  47. Boas,

    temos aqui de tudo. fanáticos, neutros, moralistas … :D

    A Apple tem muitos concorrentes. iOS combate diversidade de produtos protagonizados por Samsung, HTC, Motorola, e outros [usando Android].

    Uma coisa que faço de salutar é que Windows Phone 7.5 é bem cool. Anda tudo embrenhado nos iOS’s e Android’s. Pena. WP tem força. Enfim…tudo rola-se pela propaganda.

    E vamos lá ver uma coisa, temos as empresas cotadas na bolsa, querem ganhar dinheiro e mais nada!!!!!! o resto é discussão para a malta que adora discutir features, que é melhor, quem é pior… A Apple quer ganhar money, e ganha. A Google quer ganhar money e ganha (pela publicidade). A Samsung quer ganhar dinheiro, também ganha. O capitalismo é assim que funciona.

    Para mim, actualmente, os melhores OS são:
    1-iOS
    2-WP
    3-Android.

    Se tenho a mesma opinião de Woznicki? Não!!! Não me comparo, nem busco frases de seja quem for, dou a minha opinião e minhas ideias. Minhas ;)

  48. Lol, sou o unico que gosto do 2?! :D

    Tipo tenho um iphone, mas nao mudo porque nao justifica para o uso que faço, maioritariamente profissional (agendas, mail, contactos, notas (tudo em sync), browser, etc…) e claro não há grana para tar com grandezas :D

    Tadinho do meu 3GS :P MÁQUINA DE GUEEEERRA! Sem tecla de volume e uma pequena racha na capa de tras mas tá lá, sempre às ordens!

  49. Depois de ter lido os comentários todos por aqui abaixo, cada vez mais perplexo, como quem não tem mais nada para fazer, é que finalmente percebi: o problema de Portugal não é saber se devemos pedir a renegociação da dívida, o nosso problema maior é saber se devemos usar telemóveis com quadradinhos azuis ou telemóveis com quadradinhos vermelhos.
    O Karl chamava-lhe alienação. Mas saberá alguém quem é o Karl?…

    • António, infelizmente és outro daqueles que não percebe nada do que é aqui falado e achas que o dinheiro gasto num aparelho destes é um dinheiro mal gasto, provavelmente porque neste momento não terás dinheiro para gastar num. Poderia dizer que para ti seria de certeza um dinheiro mal gasto, mas com o tempo que perdeste aqui a ler todos os comentários, não tenho dúvida nenhuma em dizer que um iPhone te faria bem e que deverás ter em conta todo o dinheiro que gastas todos os anos em quinquilharia que não vale nada. O teu amigo Karl também costumava dizer que “quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas desporto, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e actividades são tragadas pela cobiça.” Cumprimentos

      • Parabéns, Pedro, O Karl é mesmo esse. Quanto ao resto, tiro ao lado.
        O que pretendi criticar nem sequer é o consumismo. É o que me parece ser a falta de consciência política de uma geração “à rasca” que se envolve em discussões acesas em torno de tonterias em vez de sair à rua e lutar por uma vida digna.
        (Mas, enfim, este não é o local para estas coisas. Desculpem lá o desabafo.)

  50. Há uma coisa que o iOS oferece que o Android não oferece e está cada vez mais longe de oferecer.

    Consistência.

    Sim o ICS já tem hoje um montão de coisas que o iOS 6 só vai ter daqui a uns meses. Mas quantos utilizadores Android já têm o ICS? Segundo a própria Google, a 1 de junho só 7,1%. De muito longe a versão mais comum do Android é a 2.3, com 64,6%. Basta ver que ainda há mais gente com versões anteriores à 2.2 do que com versões 4.x.

    No iOS? Mais de 80% têm uma versão 5.X, e a quase totalidade dos restantes têm um 4.X. E convém notar que isso inclui pessoas que usam iPods bem antigos e que já não são sequer suportados pela Apple.

    O que isso quer dizer é que daqui a um ano, sim, o Jelly Bean vai fazer tudo e mais um par de botas. Só que só uma pequena parte dos utilizadores Android o vai ter. Entretanto quem tem um iDevice até pode ter menos funcionalidades mas todos as têm.

    • De acordo, mas convido-te a dizeres o que é que foi descrito e não existe na versão 2.3.
      Depois não te esqueças nas restrições de acesso que vão haver às novas funcionalidades e que já existem em algumas. Isso também se chama de fragmentação.

      No Android, a versão X, fornece Y excepto por incapacidade de hardware.
      No iOS, a versão X, fornece Y se eles quiserem que o teu modelo Z o tenha, mesmo que contemple as devidas capacidades.

      • Mas Hugo, em relação ao último parágrafo, no Android acontece o mesmo.. Não há dúvidas que, por exemplo, o turn-by-turn, a videochamada sobre 3G não estarem no 4 é uma estupidez, mas oficialmente no Android passa-se o mesmo..

        Por exemplo um SGS, oficialmente não viu o 4.0 (viu um update com algumas coisas do 4.0), mas não oficialmente corre o 4.0.. Não é o hardware a limitar.. é a empresa a não querer actualizar..

        • Claro que sim, mas não foi a isso que me quis referir.

          Vamos supor o meu equipamento com a versão 4.0.4 do Android. Tenho restrições em alguma funcionalidade?! Sim, vamos supor que não tenho flash LED. Ok, tudo bem, não vou poder tirar fotos com iluminação artificial pelo simples facto de não existir.

          Vamos agora supor o teu iPhone 4 com a versão 6.0. Muito bem, faz aí uma chamada pelo Facetime via rede móvel. Percebes agora?

          No iOS, uma versão X está camuflada, dependendo do dispositivo… É muito lindo ver o 3GS com a versão 6.0, teoricamente. E na prática?? A mesma versão em todos indica, de olhos fechados, que 5 equipamentos móveis Apple ainda não têm fragmentação. Oops.

          • Pois.. quanto a isso tens toda a razão, e eu sou o primeiro a criticar essa opção, principalmente nessa da videochamada. Não tinha percebido que te referias especificamente a isso.

            Quanto à fragmentação, não se compara à do Android, mas era inevitável. Aliás, se pensarmos bem já havia o iPhone 2G e 3G sem suporte, bem como o iPod Touch 1G e 2G. É a evolução natural das coisas.. já nem se esperava que o 3GS tivesse direito ao que quer que fosse.. ter direito a alguma coisa já foi bom para os seus utilizadores, e torna-se no iDevice com maior suporte até agora.

            Já o 4, devia ter direito ao mesmo que o 4S (com excepção da Siri, que não faz grande falta e até compreendo que não coloquem no 4. Agora no resto.. é mau por parte da Apple.. muito mau.

  51. Boas,

    De entre os 3 SO´s escolho sem duvidas o Android.
    De entre muitas razoes uma: Licença GNU.
    Já existe um vasto numero de desenvolvedores de rom´s, que trabalham (e bem) para melhorar o SO e adaptalo a cada terminal. E temos alguns portugueses muito bons.

    Não sei tambem como as pessoas que gostam de ios ainda conseguem olhar para a mesma interface, sera que a apple nao tem capacidade imaginativa nesse campo?(duvido)

    Quanto ao WP, experimentei um no outro dia e gostei bastante, muito fluido com algumas funcionalidades engraçadas, mas peca muito pelo numero de aplicaçoes disponiveis. Mesmo muito poucas. Tirando isso parece-me estar impecavel, e preparem-se para os tablets que vao sair com windows 8.

    Conclusão Android é o melhor para mim porque é livre e juntando um bom desempenho 5 *. Só os tablets que vao sair como windows 8 é que me poderam fazer mudar de ideias.

    Abraço,

    Jorge Bogas

  52. @ Pedro M

    Fazer esse tipo de reparo é do mais Apple fan que ja li…

    Querer dizer que por ter um iphone és “menos mas tens mais” é um bocado excessivo.

    Deixem-se disso, cada um tem aquilo que pode, e ajusta-se a aquilo que tem, não somos inferiores só porque não temos um iphone….

    Pudemos ser felizes e ter uma vida cheia de alegrias sem um iphone ou qualquer outro tipo de terminal xpto…

    Abraço,

    Jorge Bogas

  53. Relativamente ao HTC One X e o S3, a preferência recai sobre o S3 certo?

    E que tal uma review entre ambos? e espero que nessa review se fale do android! sou utilizador da maçã, mas acho que cada macaco no seu galho!

    Abraço

  54. Por amor de deus é preciso comprarar isto com o Android???!!!
    Pegando na tabela de cima o meu velhinho Nokia E70 já tinha praticamente tudo e dizem q isso é inovador so pk aparece no IOS6????!!

    Mapas: Nokia Maps

    Controlo por voz: haviam algumas apps q pelo menos o music player abriam através de voz e outras q ate mudavam de musica por gestos….

    E-mail: è um E series tinha Nokia exchange acho q n é preciso dizer mais nada.

    Notificações: Isso desde q me lembro ter Symbian sempre fez e nestes últimos ate funcionava a virar o tlm ele rejeitava e mandava automaticamente uma sms.

    Serviço de partilha: N tinha facebook e afins pk n existiam mas tinha os da altura e mesmo assim o meu velhinho E70 continua a ter mais um serviço de partilha q o iphone n tem chama-se BLUETOOTH!!!!!

    Qt as chamadas por 3G nem vou comentar pk isso até ja em 2004, sim leram bem 2004 (8 anos a trás) o symbian 7 fazia.

    Ou se é cego ou não se quer ver….

  55. Para o autor:

    O artigo das a entender que a aplicação de mapas actual do iOS é feita pela Google o que não é “verdade”. Os serviços que forneciam dados para a app são da google, a app em si é feita pela Apple. Ou seja não evoluiu entretanto porque a Apple não queria :)

    Disclaimer: Ainda tentei procurar se já alguém tinha dito isto mas não encontrei

  56. @ Fernando Costa. Completamente de acordo. De resto ainda me lembro quando anunciaram o 1º iphone. “o 1º telefone touch!!!” , não existiam qteks e afins antes…. “o 1º tablet!” não existia antes um tablet só para a internet nokia o 810? Claro com as limitações da altura mas a apple não é primeira em nada….

    • Não sei onde viu isso da Apple dizer que lançou o primeiro touch ou o primeiro tablet. Quanto muito viu a Apple a falar de multi-touch. Será que Apple foi a última a usar Thunderbolt, retina display, etc?
      A Apple afirma-se como uma empresa de inovação mas as pessoas anti-Apple insistem em dizer o que a Apple não disse e ainda criticar.

  57. Sinceramente, e com o passar dos tempos começo a achar que o iOS é melhor que o Android. Sou possuidor de 2 telefones Android, e tenho também um iPAD e um tablet Android: apesar dos Androids estarem de facto muito ricos em funcionalidades, o dispositivo que gosto mais de usar é de longe o iPAD… e quando quero entreter o meu pequenote, o iPAD é de longe o que tem aplicações melhores para crianças. E quando quero um software de desenho, também é no iPAD que ele é melhor… ou que tem a melhor revista online… Não sou faccioso, até porque sou adepto de Linux, mas se a Apple ganhar a “guerra do Flash” (e espero que sim!!!), os seus dispositivos terão como unica concorrência os high end Android, que neste momento são meia dúzia deles, e que também já chegaram a preços proíbitivos…

    • “os seus dispositivos terão como unica concorrência os high end Android”

      Olha que grande observação. Se a Apple só produz topos de gamas, não vejo como a concorrência poderiam ser outros dispositivos.

      Dizeres que a Lamborghini só tem a concorrência dos outros super desportivos é uma evidencia. Ninguém está á espera de ver comparativos do Aventador com o Renault Clio.

      Agora, dentro dos “high end Android” não tenho dúvidas que encontras melhor! E muitas das vezes (senão sempre) mais barato!

      • “SE A APPLE GANHAR A “GUERRA DO FLASH” (e espero que sim!!!), os seus dispositivos terão como unica concorrência os high end Android ”

        Com isto quero dizer que neste momento, há Androids de gama média que fazem “mais” do que o iPhone por este não ter flash e como tal até são concorrência. Se a guerra for vencida pela Apple, os seus aparelhos deixarão de ter este handycap e terão, ao seu nível, apenas os topo de gama Android. Ou seja, até estou a dizer que neste momento há Renaults Clios com capacidade de fazer mais do que o Aventador…

        Mais uma vez: não sou faccioso, pois tenho os dois mundos (Apple e Google), gosto de ambos, mas à Apple posso apontar a impossibilidade de correr flash e o facto de ter poucas ligações externas… Ao Android posso apontar consumos de bateria, aplicações de qualidade inferior às da Apple, bem como interfaces muito mais inconsistentes, que fazem com que cada uma tenha os seus menus, a sua organização própria, que não ajuda a uma experiência de utilização fluida (vejam o fantástico programa chamado Titanium Backup – um exemplo de o que um programa deve ser, e de um interface que nunca deveria ter sido criado).

        • O facto de as apps serem assim ou assado é culpa do Android? Cada um faz as apps que quiser, como quiser, E AINDA BEM!!!

          “Titanium Backup – um exemplo de o que um programa deve ser, e de um interface que nunca deveria ter sido criado).”

          Esse é o tipo de programa para “connoisseurs”. O interface é o que menos interessa. Prefiro que percam tempo a fazer o programa do que a torna-lo “Apple bonito”

          Em linux, muitas das melhores ferramentas nem interface gráfico têm. Eu sou um defensor dos GUI, mas é o motor tem de funcionar bem. O resto é muito importante mas secundário!!!

          • Quem desenvolve software para smartphones o interface e o “motor” interessam e muito. Um bom programador é aquele que faz muito bem as duas coisas e não uma ou outra…

          • PGP, tou a ver que és um iluminado…
            Bom programador programa bem.
            Bom designer faz bons gráficos.
            Boa app é aquela construída por bons programadores e bons designers, porque está provado que um muito bom programador sucka no design e vice versa.

          • “Está provado!?” Onde é que está isso provado? Tens a noção do número de aplicações fantásticas que existem para o iOS, Windows Mobile e Android que foram criadas apenas por programadores e em alguns casos por um único programador? Se sou iluminado!? Pelos vistos somos todos com algumas excepções…

          • Sim, tenho noção do número de aplicações fantasticas que existem para as 3 principais plataformas. Aproveito para informar que o Windows Mobile já morreu há muito e o Windows Phone 7 é o que está “em curso”.

            O que dizes é perfeitamente descabido. As aplicações que são fantásticas, como lhe chamas, são feitas por vários intervenientes, e na maior parte das vezes, por uma empresa, que é constituida por programadores e designers.

          • Esta é uma pequena lista de programadores a solo: Mike Roberts, Bertil Hörberg, Jörg Jahnke, Carlos Ribas, Chen Kaiqian, Paul Chatwin, Dan Russell-Pinson, Robert Nay (14 anos de idade), etc. É de notar que alguns destes programadores receberam prémios pelo seu trabalho. Actualmente existem muitos cursos para programadores empresariais e programadores independentes sobre como fazer excelentes apps para iOS, Android e Windows Phone. Ao frequentares uma licenciatura em programação e/ou um desses cursos vais aprender que um bom programador é aquele que domina o desenvolvimento de uma aplicação desde o seu motor até ao seu interface. Se abrires o Market no Android ou o App Store no iOS vais ver milhares aplicações que dizes não poderem existir por não terem sido feitas por vários intervenientes…

  58. penso que há aqui gente que não sabe o significado de Inovação.

    A análise é muito simples:

    Android – tem mais funcionalidades; tem mais versões no mercado do seu OS; tem licença GNU; tem muitos fabricantes que usam nos seus produtos, domina portanto o mercado.

    iOS – tem poucas versões no mercado do seu OS; tem um fabricante: Apple; tem as funcionalidades essenciais; licença proprietária, e não domina o mercado, mas ganha é o que ganha mais dinheiro.

    Para os fanáticos, é luta de comunismo contra capitalismo. vão mas é trabalhar :D

  59. Resumindo: Pior cego é o que não quer ver…

    No dia que o IOs faça algo que um Android não faça ou não venha a fazer com melhor desempenho, eu volto a comprar algo dessa marca.

    Não vale o que custa. Ponto. Defendam o que quiserem. Tenho vários aparelhos dessa marca (felizmente, oferecidos) que estão a fazer de pisa-papéis em casa tal não é a espetacularidade dos seus serviços técnicos…e a sua espantosa fiabiidade.

  60. Android é a pior m**** que anda no mercado, tive um LG dual core depois de vender um iphone 3G. Nunca havia actualizaçoes. So havia froyo. (claro que experimentei todo o tipo de rom’s, cyanogen, topogigi’s, modaco’s, etc etc etc). Nao havia uma rom que pusesse todas as funcionalidades a 100% no tlm. Ou era a camara que ficava uma porcaria, ou era a bateria que aquecia demais e não durava 2 dias…pfff pedaço de lixo!! “Despachei-o”! Comprei iphone 4 ja ha uns meses e, não há nada como iphone. Muito mais rapido, fluido, eficiente, eficaz, you name it…e muito mais customizavel, quando nao tiverem que fazer. Sei do que falo.

    E distingue-se pela inovaçao (para nao falar da qualidade de construçao!), nao é como samsung´s e por ai fora, que teima em ir atras ao inves de pensar pela sua propria cabeça. S-Voice???? Give me a f*cking break…Fazem 500 tarefas, mas nao fazem nenhuma bem feita.

    Agora, quem diz que android é melhor que iOS, tem de pensar antes de falar. A meu ver não há comparação possivel. (“Brain is a beautiful thing, everybody should have one.”)

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.