PplWare Mobile

As Virtudes do iPad

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Bruno Coimbra says:

    Ter Multitask, camera e widescreen…acho que n fica com virus nem deixa de abrir paginas ou coisa que o valha…desculpas..um produto só pra moda nada mais…utilidade..ZERO

    N critico quem compra, quem tem dinheiro que o gaste em coisas que gosta, agora sejamos realistas…faz alguma coisa que de inovadora? ou melhor..junta aquilo que mais usamos num novo dispositivo todo elegante e xpto? n! ta elegante e xpto mas n faz nem metade do que eu uso no meu dia dia (entenda se que oiço musica ver videos fotos ver noticias facebook e pouco mais)

    • Guilherme de Sousa says:

      100% de acordo.

      multitask camera e widescreen em nada prejudicavam a segurança e afins, mas qt ao multitask da bem para perceber a razao de n ser suportado ao olharmos para o processador q aquilo tras. assim n têm q ouvir reclamaçoes do tipo ‘isto é lento’

      gosto bastante da apple por terem um OS baseado em unix, sendo ao mesmo tempo muito acessivel a toda a gente em termos de utilizaçao, e nisso dou lhes todo o merito. ipods acho q sao bons produtos, e apesar do preço sao compensadores dada a sua qualidade (tenho um de 20GB à 6 anos e esta a funcionar a 100%.. a bateria pouco perdeu em termos de duraçao).
      agr iphones e big iphones aka ipads desculpem la mas nao obrigado. nada têm de inovador ou q pelo menos compense o preço pois ha alternativas bem melhores no mercado. muitos podem dizer q entao tmb ha alternativas aos seus portateis mas nisso ja n concordo pois a apple encontra se num sector a parte, em q como ja disse, conseguem ter maquinas unix acessiveis a qlqr tipo de user.

      falharam, acontece aos melhores,

      cumps!

      • nomad says:

        100% também com vocês mas este pessoal sabe a musica toda o multitask camera e widescreen já deve estar na calha.

        Agora toca a vender o ipad V1 depois vem o V2 2 depois la vem o v3 até com o poder magico de fazer chamadas ..

        Continua assim pplware

      • Vítor M. says:

        Sim falta ali definitivamente uma camara… widescreen também não viria mal ao mundo, a não ser por limitações técnicas, caso a tecnologia que utilizam nos ecrãs para criar o multitouch não suporte mais do este tamanho.

        Mas obviamente, a Apple tem um caminho a percorrer até que consiga uma nova versão.

        Gostava de por as mãos num iPad….

        Alguém tem conhecimentos nos Estados Unidos? 😀

        • Guilherme de Sousa says:

          o problema Vitor é q esse “caminho a percorrer” n tem shortcut por opçao! eles fazem as coisas incompletas por opçao para mais tarde ‘inovarem’ com os ‘extras’ q ja deviam ter vindo logo na primeira.

          acho q a falta de widescreen é chocante pois nao permite uma pessoa ver um filme decentemente (com o acelerometro podia estar nas duas posiçoes alterando com o movimento do ipad).
          a falta de webcam idem pois para o tipo de gadget q é faz TODO o sentido estar no sofa a falar com alguem atraves do ipad.
          qt ao multitask, como ja disse foi uma decisao tomada totalmente pela fraca performance q o processador deve ter, e assim dao ao publico um produto q aparenta nao ter multitask por opçao, em vez de um produto q facilmente se torna lento.

          cumps!

          • Vítor M. says:

            Bom de facto eles são uma empresa que visa o lucro e claro que fazem por isso, fazer render os equipamentos, lançando versões melhoradas é como os automóveis. 😀

            Mas são sempre quem leva a bandeira, já reparaste?

          • applethebest says:

            Enquanto eles lançam novas versões as outras marcas vão tentando fazer o mesmo ou melhor, mas a Apple consegue dar sempre a volta, e sim o iPad vai fazer sucesso, e sabes, ou sabem porque? Porque Portugal não é o unico pais neste mundo, e noutros outros paises, muitas escolas, muitas universidades, obrigam os alunos a andar com Mac, iPhone/iPod, tudo isto porque melhora os conhecimentos dos alunos e torna-se mais fácil estudar. E sim o iPad vai ser um grande sucesso, todos estes estableciimentos irão adquirir uns quantos. Muitas aplicações iram sair para o iPad, o que irá facilitar o sucesso. Mas ainda há muitos criticos, e acho bem que haja, só com criticas é que se aprende.

            Cumps

          • applethebest says:

            Sem dizer que muitas empresas de dómotica deverão adoptar este novo aparelho

        • nomad says:

          Eu tenho na Orange em França e pelo que sei dentro de dias já deve uma…. ( meu mano)

          Abraço VM

    • sj says:

      Para não ter o trabalho de formatar, instalar antivirus, carregar, levantar do sofá, mais vale é comprar os jornais e livros e ficar sentadinho em casa. Só ter de me preocupar se liga ou não …
      🙂

  2. Miguel says:

    1076 ? Fantástico, a Apple Inc é genial !

  3. Ricardoss says:

    A Friend opina ai pá

    • 3biz says:

      yah. onde anda ele?
      Neste post vai estar como peixe na água

    • a Friend® says:

      Pessoal tenham calma, já é fim de semana..também mereço!!! 😀

      Opino mais durante a semana porque estou a trabalhar em frente ao computador e durante as pausas lá vou comentando … agora fim de semana, computadores quero ve-los é longe tirando de manhã e à noite quando já estou aqui no relex a ver uns filmes, emails e ir-me rindo no Youtube e afins… 😛

      @downv
      Advogado da Apple.. era bom era..

      1. Tava rico
      2. Não tava a passar frio, mas sim no Calor da California a curtir uma bela praia já que lá são 16h, com o meu belo iPad a comentar no pplware, bem acompanhado pela iJessica (Alba) e a iMegan (Fox), a dizer.. “olhem afinal o ipad tem multitasking…ahahahaha.. 😆 “

  4. Bruno Coimbra says:

    ”Mais que um iphone”…so se for mais ecran..porque de resto n faz tanto como o iphone…em relação a um macbook nem me vou prolongar em comentarios..porque é ridiculo comparar isto ao macbook

    • Vítor M. says:

      Não faz tanto que um iPhone… faz mais. Além do que irá fazer agora que as aplicações começarem a ser desenhadas para esta dispositivo.

      Depois não há uma comparação com um macbook, lê bem sff, há isso sim um diferenciar de mercado. Não é para ter as mesmas funcionalidades de um iPhone mas também não é para ter as mesmas de um macbook.

      Por isso vai singrar, descobrir um segmento novo.

      • Bruno Coimbra says:

        Sem duvida Vitor existe sempre um mercado pa todos os dispositivos..

        Quando disse que era ”ridiculo” n foi em tom depreciativo da tua analise ao ipad, mas sim ao mercado que a apple pretende atingir…quase nenhum hoje em dia (a meu ver) o utilizador é cada vez mais exigente, ja não é o tipico ”qualquer coisa serve”,desde aos mais novos ate aos mais velhos ja usam muitas ferramentas que este ipad n fornece (talvez numa proxima versao como disse no outro post) mas por enquanto e restringindo-nos ao que temos..deixa muito a desejar, porque por enquanto n passa de um iphone em ponto grande, mas nem faz chamadas…nem tira fotos..de certeza que faz mais que o iphone vitor?

        • Vítor M. says:

          Bruno, pensa comigo: a Apple tem aumentado o seu mercado nos últimos anos certo? então os utilizadores estão com a Apple, verdade?

          Cada vez mais pessoas usam computadores verdade? Usar um equipamento destes, para grande parte das pessoas, chega e sobra verdade?

          Tem estilo e em qualquer lugar faz-se reparar, logo ganha outro encanto… por isso eles são desejados.

          • Bruno Coimbra says:

            Sem duvida Vitor é como digo, claro que vai vender e tem mercado, porque criou se uma enorme onda a volta dos produtos da apple ( e com razão porque sao revolucionários e sem duvida elegantes e chamam atençao) agora o que eu continuo a defender é que pra mim ( e friso esta ultima parte ”pra mim”) é muito mais rentável comprar por enquanto um iphone. é a unica comparação que acho que se pode fazer, é entre iphone e ipad, porque macbook ou HPSlate tao a muitos anos de luz verdade não?!

      • Mario says:

        Oh Victor… o iPad faz mais o que um iPhone? Podes explicar? Chamadas não faz… Se calhar cura a o cancro… é que a ignorância dos fanboys não parece curar.

        Que hajam cada vez mais dumb users de pcs à procura sempre do mais “facil”, mais “basico” e mais “fútil” isso é uma grande verdade, mas da mesma forma que há muitas coisas que pioram na humanidade ao longo dos séculos, não é algo que nos deva animar.

        O iPad é a demonstração que a tecnologia pode regredir em vez de evoluir quando o que está por trás é a ganância em fazer cada vez mais euros.

        Nunca na vida compraria um iPod, iPhone, iPenso-higiénico… prezo muito a liberdade de usar o software que quero e meter as musicas, videos que quero e de onde quero.

    • Curujo says:

      Tens assim tanta certeza que não faça mais que um iPhone? Caso não saibas saiu um software de seu nome iWork, coisa impossível de fazer no iPhone.. e este é só o primeiro de muito software que vai sair unicamente para iPad, mas quando se fala sem saber é isto, são uns comentários óbvios e mesquinhos.

      • Mario says:

        Para quem utiliza uma aplicação de office a sério, usar uma anedota como o iWorks só se for para escrever a lista de compras…

        O iPad não foi feito para competir com computadores, logo o iWorks nunca será um substituto a uma aplicação de office de um netbook por exemplo… é apenas uma brincadeira.

        Além disso tens de pagar, pagar, pagar, pagar… não metes lá um opensource, um freeware. O futuro devia estar no opensource, na ruptura do copy$$$… A Apple vive à custa da manada de fanboys que se masturbam mentalmente sempre que vêm o anúncio de um novo tamagochi da Apple por mais inútil que seja

        iPadi = iPod on steroids, equally dumb.

  5. PorquinhoBranco says:

    ó Vitor, mas afinal de quanto é a comissão que recebe da Apple para fazer estes posts???!!
    É que desta maneira ate o mais ingénuo fica desconfiado!! 😀
    Isso é que é ser fan!!!

  6. Kronos says:

    Fantástico!

  7. Marco says:

    Este post é muito, mas mesmo muito tendencioso… Não estava nada à espera disto neste site.

    • Vítor M. says:

      É a tua opinião, mas se vires com atenção a keynote e deres a devida importância, sem doença, ao equipamento, verás que tenho razão. Então aí, com vergonha, terás de redimir as tuas palavras 😀 pois não tem nada de tendencioso. apenas constatação.

      Terás de provar que estou enganado com a interpretação que fiz.

      • Marco says:

        O primeiro comentário tendencioso que vi foi relativamente ao iphone que dizes ser o melhor telemóvel alguma vez criado… Mesmo sendo o teu telemóvel favorito o máximo que poderias escrever seria “um dos melhores”.

        Falas em netbook como aparelhos sem software desenvolvido para eles mas a verdade é que eles, ao contrario do iPad, têm vários SOs desenvolvidos para eles(Linux based).

        E em relação ao iPad… bem, creio que a maioria dos actuais netbooks conseguem ser mais úteis, visto que a maior parte das pessoas usa a internet para ver o email através de um cliente de email, “surfar” num web browser, isto enquanto fala com conhecidos num cliente de mensenger… A meu ver a sua maior vantagem é o touchscreen, que acaba por não ser uma grande vantagem.

        E é óbvio que o Sr. Jobs não ia mencionar a peça de inutilidade que este aparelho realmente é… e que pelo contrário ia exaltar as mil e uma “vantagens” e “facilitismos” que este aparelho tem.

        Não é por este post que eu vou deixar de ler artigos neste site.

        • PorquinhoBranco says:

          mas todos sabemos que o Vitor nao esta enganado! nao relativamente as caracteristicas do ipad e se é practico ou nao, mas quando ao facto de que este aparelho vai singrar! Pois é obvio que vai singrar pois hoje em dia ter Mac, ou Apple, ou iphone é fashion! É quase como uma forma de ostentação! Bem vejo no hospital onde trabalho, nao ha medico e enfermeiro que nao tenha um iphone, ainda que nao percebam um boi do que para aquilo serve para alem de fazer chamadas, e ha la um dois que, incrivel, lê uns mais no iphone! Pois claro que vai singrar! 😀
          Quanto ao resto, quem me tira o meu portatil com ecra de 14` tira-me tudo, mas isso sou eu que sou pitosga!! 😀

          • Marco says:

            Não duvido que o iPad venda bem… duvido é que alguém que não seja Apple fanboy e tenha dois dedos de testa o compre.

          • a Friend® says:

            @Marco

            Antes dos Fanboys, o publico em geral mais depressa compra um iPad que um Notebook. Para aquilo que todos querem, e a simplicidade com que ele faz, o iPad vai responder mais às necessidades do que os actuais netbooks.

            As pessoas querem é WEB, videos no Youtube, enviar e receber uns e-mails, jogar uns jogos de vez enquanto e quiça uns videos para distrair um pouco. iPad é aquele aparelho perfeito para o utilizador comum, que fica ali ao lado da cama ou na sala, é so pegar… ver o que tem a ver instantaneamente, depois standby e ele lá fica.

            Vai fazer da web, como quem pega numa revista.

            Os geeks são os unicos a reclamar porque queriam mais… o publico, esse todo vai correr a comprar porque em termos de experiencia NETBOOK, o resultado é superior aos actuais.

          • Marco says:

            @ a Friend

            Já te imaginaste a escrever naquilo? ja pensaste na falta de jeito que escrever no mesmo no mesmo plano da imagem dá? Especialmente com a imagem do que escreves a ocupar metade do ecrã, porque a outra metade é o teclado?

            Reparaste que as pessoas querem ver videos no youtube que… por enquanto usa flash?

            Eu creio que uma pessoa com dois dedos de testa pensa nestes pormenores antes de comprar o iPad.

          • a Friend® says:

            @Marco

            Ele até se escreve bastante bem, pelo que vi nas demonstrações não só da Apple como também de outros sites que tiveram oportunidade de fazer um “Hands on” ao iPad.

            Quanto a Youtube, ele tem a aplicação para ver os videos em HD MP4 h264.

            Aqui é um breve exemplo extraido do evento da Apple, na visualização do Youtube:

            https://www.youtube.com/watch?v=HhVsOlhp50g (ao minuto 4:30)

            Que ao fim de contas acaba por ser uma experiencia mais enriquecedora do que visualizar videos em flash (flv).

            Alias, para terem uma melhor ideia do produto aconselho é mesmo verem o evento do principio ao fim sem fazer skip. 😉

          • Jorge Silva says:

            100% de acordo com o Marco. O iPad é pouco mais que uma peça de design sendo que apenas quem gostar de se exibir é que o comprará. Pelo hardware que trás e pelas funcionalidades que possui, qualquer netbook será infinitamente mais útil que o iPad (salvo rarissimas excepções).

        • Vítor M. says:

          Tens um iPhone?

          Se os poderes comparar como máquina adaptada ao que necessito de um smartphone, tens a resposta à minha interpretação do que é o iPhone.

          Faz o mesmo e verás que tenho razão. 😀

          • Marco says:

            Sem comentários…

          • JC says:

            Estamos a estranhá-lo Sr. Vítor M., costuma-se pautar pela excelente escrita e superior isenção de critérios nas análises… mas no melhor pano cai a nódoa? Espero que não.

            (Agora aquela de considerar o IPhone o melhor telemóvel alguma vez criado, nem sei o que lhe diga …)

          • Jorge Silva says:

            O iPhone foi uma verdadeira revolução no mercado dos mobile phones, e isso é inegável, mesmo para alguém como eu que está longe de ser fã da Apple. Agora dizer que é o melhor telemóvel é no mínimo discutível, quer estejamos a falar de hardware, quer do próprio software. Os produtos da Apple são marcados por excelente design e construção e uma ainda melhor capacidade de marketing. Mas pelo preço praticado e pelas funcionalidades que (não) tem, acho que existem outros produtos muito mais interessantes (sobretudo para utilizadores mais avançados).

    • Emannxx says:

      Até entendo este post:

      Primeiro o Lado mau do iPad e agora o “pequeno” lado bom…

    • Tiago Dias says:

      Este pessoal já tá todo cego.. começou virado para o mal e vai continuar virado para o mal. Tem alguns defeitos, ou melhor, faltam certas coisas. Ok, já se percebeu isso..e já se percebeu que provavelmene foi propositado e vão ser incluidas nas próximas versões.. mas chega! Tirem a pála da frente dos olhos e vejam o outro lado…aquele que não diz apenas “o iPad é mer**”…

      Não sou fanboy, não sou pago pela apple.. Apenas consigo distinguir as coisas e ver os defeitos onde eles existem, e as virtudes e potencialidades que estão igualmente presentes..

      O artigo está muito bom e quem o ler com alguma atenção de certeza que percebe o lado positivo do iPad, pois está muito bem explicado..

      o iPad teve azar no seu lançamento..não atingiu as expectativas de algumas pessoas, começou a ser massacrado em força, e agora a maior parte das pessoas já não vê mais nada à frente sem ser defeitos..

      • Marco says:

        Compravas um iPad? Porquê?

        • Tiago Dias says:

          Comprava! Apenas o preço a que ele vai cá chegar é que me pode limitar..

          Porquê?

          Velocidade…acho que está à vista de todos que a navegação no ipod touch/iphone está acima de qualquer outro dispositivo, ou está pelo menos no top de velocidade e facilidade. Então com ecran touch + velocidade, acho que será uma experiência diferente e melhor que qualquer coisa que tenha experimentado até agora.

          Conforto…imagino-me no sofá ou na cama com ele na mão, a fazer qualquer uma das coisas que ele me permite, sentado ou deitado sem necessitar de estar naquela posição que tenho que estar actualmente se estiver com um portátil. Vai-m dar jeito também para levar para a faculdade, naqueles dias em que preciso apenas de PDF’s, ou no máximo escrever uns pequenos textos. Para trabalhar já tenho os portáteis, que levo para todo o lado mesmo quando só preciso de ver um mail ou consultar um pdf.

          Também porque tenho 2 portáteis e 1 desktop e queria algo leve e pequeno para transportar facilmente e usar quando precise apenas de funções básicas (que acaba por ser talvez mais de 50 % das vezes que utilizo um computador). Estava há alguns meses de olho nos netbooks, e à espera do momento certo e da escolha acertada para comprar um, mas quando vi o iPad decidi imediatamente esperar para ver. Apenas quando lhe pegar e quando vir análises aqui no pplware ou noutro sítio de alguém que o utilizou à séria é que vou decidir se compro ou não, mas à partida parece-me o que eu estou a precisar. Comprava porque apesar de recentemente andar a pensar em comprar um netbook, não era mesmo isso que eu queria. Pensei num ipod touch, que faz o que eu queria, mas tem a limitação das dimensões do ecran. Acho que consigo dar mais razões, se precisares. Comprava porque não era mesmo um computador que eu queria, e é isso que a generalidade das pessoas procura quando olha para o iPad, e é isso que o iPad não é, um computador como os outros.

          Comprava também pela qualidade dos produtos da apple. Possuo apenas um ipod nano, mas pelo muito que já li acerca da marca e dos seus produtos, não há ninguém desapontado ou desiludido, ou pelo menos 98 ou 99% das pessoas está satisfeita.

          Comprava o iPad porque queria e precisava de um iPod touch mais qualquer coisa.. Um iphone não pus sequer em questão por causa do preço, e porque não queria trocar de telemóvel. Como já disse estava seriamente a pensar num netbook, que serviria perfeitamente par o que quero, mas depois de ver o iPad decidi definitivamente esperar..

          Se tem defeitos? Tem! E graves. Falhas que não deveria ter. Um leitor de cartões ou uma porta usb dava um jeitão. Penso que estarão à espera da massificação do usb 3.0 para incluir na próxima versão do iPad. Uma câmara? Não me faz falta mas também é reprovável que não traga. Multitask? Pelo que li é discutível a necessidade, mas certamente vai ser corrigido. Se estas falhas são razão para esta negatividade enorme em torno do iPad? Acho que não. Concordo com bastantes falhas apontadas, mas há muitos exageros, e chega a ser ridículo o que se lê…

          Há a questão de outros dispositivos com maiores capacidades, ou as mesmas por preços mais baixos. Fala-se de um HP qualquer coisa (não me lembro agora) apresentado pelo Ballmer… que a única coisa que fez foi pegar-lhe e mostrá-lo. Não duvido que seja melhor, pode ser, mas onde está ele? Há mais? Por favor apresentem-mos e digam-me onde posso comprar mais baratos que o iPad e com a mesma performance.

          Já me alonguei um pouco.. Como disse, estou à espera para o ver ao vivo, ler as análises a sério de alguém que não o viu num vídeo ou lhe tocou durante 2 min. Posso até não gostar, mas pelo que vi até agora gostei, e não acho que sirva apenas de pisa papéis de luxo..omfg!

          • Mario says:

            Se tens 2 portateis, 1 desktop e ainda queres comprar um iPad… acho que posso presumir que não passas fome.

            Sabes, a questão não está na inutilidade do iPad: se não faz melhor que um netbook, onde tá a revolução?

            A questão está em lançar um produto como se fosse mágico e vai-se a ver a montanha pariu um rato.

            É a arrogância e a ganância de se aproveitarem da ignorância de “soft users” riquinhos que me choca.

            Numa altura em que muito gente passa fome devido à crise económica, largar para o mercado este tipo de tamagochis fúteis faz-me muita confusão.

            E depois vêm aqueles dizer que isto vai vender muito porque o “público” quer é deste tipo de coisas… a ser verdade é no mínimo o prenúncio de uma triste realidade em que a gentalha dá mais valor à embalagem do que ao conteúdo.

            Ignorance is bliss.

          • Tiago Dias says:

            Acho que contra argumentos como os teus não vale a pena responder..

            Apenas gostaria de saber se, já que apelidas tanto os outros como sendo fanboys, consideras-t um hater completamento cego e virado apenas para o canto ao qual a apple não chega, ou não? Tanto ódio? Correu-t mal o dia? Ou a apple fez-t alguma coisa?

            Não digo que o open source não deva ser defendido..porque deve..e porque acho que a tecnologia devia ser mais barata.. Mas aposto contigo que se fosse eu ou tu no lugar deles, faríamos exactamente o mesmo…

            E não sou um menino rico mimado…sei apenas ver defeitos e virtudes nas coisas, e chego à conclusão que provavelmente o iPad iria ser exactamente o que eu ando à procura. Diz-me onde é que num netbook consegues a rapidez e fluidez de navegação que consegues com um iPhone/iPod touch/iPad?

            Eu usei poucos produtos apple. Dos que usei, nenhum me decepcionou, até me surpreenderams empre pela positiva. Como todos os utilizadores de produtos apple dizem maravilhas dos mesmos, ou há um vírus misterioso que vem dentro das caixas e faz com que quem compra produtos da apple fique viciado e cego, ou então há mesmo “qualquer coisa” em quase tudo o que a apple faz. Se reparares, ninguém que tenha experiência com computadores, gadgets, brinquedos (chama-lhe o que quiseres) da apple os critica da forma que tu criticas. Sabem apontar os seus defeitos, as suas falhas, mas de uma forma geral estão contentes e recomendam.. E isto com 99%, se não 100%, dos apple users.. Isso deixa-me a pensar..

            Quanto ao assunto do momento, só vê no iPad mais defeitos dos que ele tem quem quer, e só não vê as suas vantagens quem não quer…

  8. Diogo says:

    É óbvio que este tipo de apresentações são sempre planeadas ao mínimo detalhe para que as pessoas queiram comprar o produto, achando-o a maior maravilha do mundo. Nota-se claramente no texto esta influência.

    Eu não tenho nada contra a Apple, e até concordo que é uma empresa inovadora em muitos níveis, especialmente na interface natural nos seus produtos, mas daí a achar que isto é o futuro…

    Algo que notei como imperdoável por parte da Apple foi a exclusão da iSight. Quantas pessoas não utilizam Skypes e afins para que consigam ver com quem estão a falar, o que não irá ser possível com este iPad?!

    Por outro lado não ter capacidade de multitasking foi outra coisa surpreendente para um sistema que se quer para multimédia…
    É isso o futuro?

    Mas é claro que lance o que a Apple lançar hoje em dia, vai com o seu toque de Midas…

  9. Pedro says:

    Em cima na página, do lado direito, onde diz “Parceiros”
    O primeiro logo da segunda fila.

    • Vítor M. says:

      Isso é treta 😀 a Apple não é nossa parceira… a Microsoft sim, temos parcerias muito interessantes ao longo destes anos e temos informação privilegiada.

      Se não tens argumentos que me contrariem, chega para o lado. 😉

    • Bruno Coimbra says:

      Lamento discordar Pedro ate porque se fores ver o ultimo post sobre o ipad encontras uma bela analise com todos os motivos para n comprares este bela peça de design (sim porque apesar de discordar contigo no coment falacioso ao pplware tenho de concordar que o ipad..n convence e duvido que venhas a ter razão quanto a este gadget Vítor (isto claro nas condições e características que ele se apresenta neste mesmo instante, futuras versões com tudo o que esta não tem claro que vão singrar )

      Com isto tb n sou anti apple porque adoro macbook e queria comprar um mas o preço pronto..é outro detalhe.

  10. 3biz says:

    ó pplware, já nao chega de ipad?

  11. Pedro says:

    Eu sou como certas pessoas, não preciso de argumentos.
    Nada do que tu possas argumentar me faria comprar uma coisa daquelas nem que tivesse eu a fortuna do Abilio do Portões..

    Em tom de gozo, já estamos chegados para o lado o teu comment esta indentado. 😉

  12. smhm says:

    alo, boa noite, sou ha pouco tempo fa da apple…sempre fui anti…mas a edicao de video e foto…levou-me a isso…e agora nao quero outra coisa…iphones, imac, etc…tenho htc’s, nao se compara…iphone é culto, rapidez e muito mais. Já relativamente ao ipad, a mim pessoalmente em termos de capacidades…deixou-me a desejar…mas com o desenvolvimento de novas aplicacoes…vamos ver…abraço

  13. RCS says:

    Até podem achar o ipad muito bom para algumas poucas coisas. Agora comparem-no com a concorrência. É muito inferior.

    É triste este lançamento da apple mas enfim. Falta ali muita coisa.

    Realmente qualquer coisa que a Apple lançasse iria sempre ter apoiantes…

  14. José Xavier says:

    Após ler todo o texto continuei sem perceber esta parte: “produto revolucionário e mágico.”.

    • Vítor M. says:

      José, há coisas que só se percebe, usando. Acredita. eu antes de ter um iPhone não percebia determinadas coisas que se diziam, principalmente sobre o toque… agora a clareza é outra e transporto para esse dispositivo uma imagem imaginário do que será este gadget com os mesmo preciosismos de um iPhone… percebes?

      Aí sim será uma experiência fantástica, mágica ter uma folha de 600 gramas na mão com ligação ao mundo… sim isso é outro nível de utilização.

      • Mario says:

        Tás maluco. Lavagem cerebral homem.

        “Aí sim será uma experiência fantástica, mágica ter uma folha de 600 gramas na mão com ligação ao mundo… sim isso é outro nível de utilização.”

        Parece que estás a ler a oração de uma seita…

        Para um aborigene um relogio digital tipo cebola do chinês deve ser algo descrito dessa maneira.. Mas um homem que é responsável por um blog sobre tecnologia?

        Tás maluko? Já existem netbooks há anos, alguns pesam menos de 600g e, admire-se, até podes sentir as teclas quando mexes neles. Podes ligar cabos usb e por magia transferir ficheiros e programas freeware SEM TERES DE OS PAGAR. Para um blog que apregoa tanto os freewares e opensource… perdeste o juízo com a Apple. Tu e a manada de fanboys que lhe cheira o …

        Triste. Simplesmente triste.

  15. k@ge says:

    Continuo da mesma opinião que tinha. Se tivesse de comprar algo do género comprava um Asus eee pc T91MT. Netbook-tablet com multi-touch por 500€. É pelo menos para mim, a melhor opção de longe. Bate o iPad a milhas.

    • Vítor M. says:

      Não bate não… não o podes comprar, são de campeonatos diferentes.

      Um iPad não é para o comparares com o Asus, nem pensar. 😀

      Mas sim concordo contigo que o preço… a Apple tem sempre preços exorbitantes… por isso valem mais que têm um retomo financeiro maior que a Sony, Samsung e Nokia…

      😀

      • k@ge says:

        Com alguma coisa o tenho de comparar, e penso que estou a fazer uma comparação muito justa até.
        Antes compara-lo com um tablet com aproximadamente o mesmo tamanho, que com uma pedra como já vi por alguns lados lol.

        Mas continuando com a comparação, são ambos tablets, ambos com mais ou menos o mesmo tamanho, capacidade de disco semelhante, o preço de ambos é semelhante.

        Não, o Asus não tem acelerómetro, não tem um monte de aplicações interessantes dedicadas a ele, nem uma e-book store, o ecran até pode ser pior e é vulnerável a virus, a não ser que usemos linux.

        Mas em contrapartida o Asus preenche todos os pontos fracos do iTab. Tem multi tarefas, suporte para flash, entradas usb, etc, etc. A única coisa que talvez falte é a saída hmdi. Mas acima de tudo, o eee pc T91MT é um computador, pode não ser um computador potente, mas é um, e por isso é muito mais flexível e personalizável que o iPad.

      • Shadow says:

        Aí discordo porque dizes que são de campeonatos diferentes?

        É um 2 em 1 dá sempre para comparar… as únicas diferenças são peso, bateria, tamanho mais fino (ganha o iPad); processador, gráfica… ou melhor capacidades técnicas sem ser as acima referidas ganha o Asus!
        A Asus até quer ter um Interface próprio para o deles – http://www.tomshardware.co.uk/Asus-Eee-Pad-ARM-Nvidia,news-32669.html

    • Mario says:

      Continuo da mesma opinião que tinha. Se tivesse de comprar algo do género comprava um Asus eee pc T91MT. Netbook-tablet com multi-touch por 500€. É pelo menos para mim, a melhor opção de longe. Bate o iPad a milhas.

      X2. Tá tudo dito.

      iPad… por amor de “Jobs”

  16. delaorden says:

    Acho que a Apple esta dando mais um passo ao que poderiamos chamar de “total portability”.Em alguns anos (ou meses) o iPad parecerá um mastodonte diante do que veremos ainda.Talvez o próximo passo seja o “hands off” ou seja, algo assim como fazer todo com o comando da mente, poderia ser atraves de um óculos onde teriamos a imagem de um super PC (ou Mac) e onde poderimos navegar e fazer absolutamente tudo com um simples pensar. Seria movido com potentes processadores e visão 3D absoluta. Depois disso pensariamos ja numa realidade, não somente virtual, mas numa total vida paralela, onde graças ao avanço tecnológico veriamos a nos mesmos em outra dimensão.
    Parece ficção ? A ficção é a antesala da realidade. Esperemos e quem viver , verá !
    Valeu, my friends ! 😉

  17. xpto says:

    gadget inútil

  18. vis says:

    isto ao meu ver é um post em que se tentou mostrar a boa parte, mesmo que mais pequena do que era a desejar… Sinceramente é um post um pouco subjectivo a tua opinião pois pelo que reparei tentaste “camuflar” os defeitos com os argumentos e salientar o produto ha abrir um novo segmento no mercado actual.. Isso não tem nada de mal mas se eu não soubesse nada de informática e outros aparelhos “do género” então ficava com a opinião que é o melhor produto tablet alguma vez lançado…
    Eu ate gostei da ideia, e esperava para ver o produto que saia e ao meu ver tem tudo para ser sucesso, mas fiquei logo espantado por não ser widescreen, para mim isto é essencial, também lhe falta uma webcam… em termos de multitask ate percebo a estratégia deles, pois querem ter a certeza que o produto tem o máximo de desempenho… Eles depois de alguns uptades ao sistema irão de certeza introduzi-lo…
    Tambem sinceramente fiquei bastante desiludido com o “excelente design” do ipad… é que aquilo é simplesmente um iphone gigante… Tambem sei que não ha muitas voltas a dar, mas podia a meu ver ser melhor neste aspecto…
    Isto muito se parece com a estratégia de lançamento do iphone…
    Quando se lançou o iphone 2G com bastantes “lacunas” a nível de funcionalidades… So depois de alguns upgrades é que se chegou ao iphone que merece a posição de líder no mercado dos smartphones…
    E ao meu ver o iphone só na versão 4G valera o preço pedido, e se eventualmente conseguir melhorar a minha situação financeira também gostaria de comprar um… 🙂
    Ipad parece-me igual só na 3 versão acho que será um tablet completo, e pelo que percebi com o SO será novo, também ele ficara mais maturo e de certeza já ira satisfazer todas as necessidades…
    É daquelas coisas que uma pessoa vê e é giro e tal mas para pagar e ter aquilo diariamente me parece que não chega…. AINDA NÃO…

    Só la para o 2011 gostaria de ter uma coisa dessas… Mas também calma pessoal o produto não foi ainda oficialmente lançado e testado fisicamente, por isso ainda são só opiniões nossas… Mas acho que não vai mudar alguma coisa no ipad, e também depende muito do SO dele… 🙂

    Uma boa noite para todos, já que para muitos estudantes é o ultimo fim-de-semana antes do novo semestre… 🙂

    • Vítor M. says:

      Sem dúvida que a próxima versão trará o que neste faltou 😀 mas isso é Apple. No entanto, não deixa de ser já este um equipamento interessante. Tanto se fala no widscreen que eu até penso que usam isso nos vosso computadores ou que foi determinante na escolha dele quando o compraram 😛 e não foi, isso nunca seria determinante. Faz mais falta, no meu entender, a webcam… isso acho que faz falta.

      As portas USB… bom depende, mas aparecerá na próxima versão provavelmente.

      É como vos digo, será um sucesso de vendas e irá povoar o mundo, quer alguns queiram quer não 😀 (quase que aposto que alguns que hoje estão a falar mal, serão compradores no futuro, mas shiuuu vamos falar baixinho para que não se sintam envergonhados 😉 )

      Abraço e bom fim de semana.

      • Shadow says:

        Sei que venderá bem mas duvido que venha a ser sucesso assim tão grande, afinal de contas a maioria dos sites fala mal deste aparelho, falta muita coisa e decepcionou.

        Agora quanto ao widscreen bom o Steve é que se pôs a ver filmes naquilo!

      • vis says:

        🙂 yeah e eu já sabia e ansiava a algum tempo que os smartphones touch a pouco e pouco vou substituir os telemóveis habituais, e também a meu os tablets no futuro nao muito longínquo irão substituir os netbooks… 🙂
        E eu com certeza gostaria dum produto destes, claro também esqueci as entradas usb e outras ligações em falta.. 🙂

  19. aver says:

    O iPad não é inovador, etc, etc.

    O cNet elaborou a lista dos “e-book readers” que vão ficar obsoletos quando, em Março, sair o iPad. Como o Kindle da Amazon, que só custa menos 10 dólares.

    Quando perceberem que o iPad não é um computador (da mesma maneira que um smartphone não é) e que não pertence ao campeonato dos “tablet PC” e “tablet MacBook” (que muita gente esperava) penso que lhe vão encontrar muitos aspectos inovadores – e muitas semelhanças com o iPod Touch e o iPhone naturalmente.
    http://goo.gl/CrU8

    • Vítor M. says:

      Concordo, mas as pessoas não vão comprar o iPad como quem compra um computador. Se fizerem isso, aí sim vão ficar desiludidas… mas, atenção: será que as pessoas tiram os devidos proveitos de um computador, quando elas próprias não usam mais do que a net, o mail, as redes sociais e a parte multimédia?

      Hmmm assim não sei se ficarão desiludidas!

      • Mario says:

        Será que as pessoas não deviam fazer algo menos fútil do que usar so “a net, o mail, as redes sociais e a parte multimédia?”

        Levámos 10 anos a desenvolver computadores sofisticados e agora fazem-se tamagochis gigantes de design que se vendem como ginjas… Isso é bom?

        Numa altura em que não saber programar devia ser um forte handicap para qualquer estudante do século XXI, vamos promover uma cultura de ignorância informática, sobre a sofisticação e complexidade das tecnologias de informação limitando-nos a simples gadgets de uso “fácil” e “básico”?

        Preguiça, ignorância e ganância (da Apple) é o que para mim significa o iPad. Tenho pena que venha a ser um exemplo, porque para mim e muitos power-users é um passo atrás na evolução das tecnologias de informação.

  20. Kekes says:

    iPhone como um dos melhores dispositivos moveis de sempre concordo mas aconselho testares o Opera10 Mobile e veres que a fluidez por ele alcançada é semelhante a do Safari…

    Por muito que isto seja giro, tem mais que 7 pecados mortais LOL como eu digo, quem queizer compre quem nao quizer nao compre, o dinheiro nao é meu nem eu fico mais rico nem mais pobre, mas que eu compre uma coisa dessas nem pensar, vou esperar pela nova geraçao de Netbooks que aparecerá no mercado, e comprarei um desses, com capacidades tablet, pois eu perciso de um computador funcional, com teclado fisico, e um SO em condiçoes, nao ficar preso. A maior parte das pessoas percisad e uma coisa dessas para quê uma cosia portatil para ficar em casa? Eu perciso do meu Netbook para ir para a Universidade, e nao andar com problemas de costas nem de bateria, eu perciso do meu netbook para gravar, escrever e sacar umas fotos dos desenhos dos Stores 😛 no meio das aulas, eu anda na universidade e vejo que é isso que as pessoas procuram nao uma coisa que não permite ser uma ferramenta de trabalho e lazer ao mesmo tempo.

    Claro há quem não ponderá isso, mas cada um é libre de fazer com o seu dinheiro o que quizer, eu agora quero e uma versao final do Opera 10.5 PC’s; o meu PDA para funçoes de MP3, chamadas, e organizer; e do meu Netbook para tudo resto. Irei comprar em breve um Laptop novo mas será para ficar em casa, para as necessidades. Todo resto é desperdicio de dinheiro.

    • Vítor M. says:

      Sim se é semelhante vai ser um sucesso… depende depois da resposta da máquina sabes, é sempre um facto a ter em conta.

      Mas sim, Opera também está mo bom caminho.

      Volto a dizer que cada um tem necessidades muito particulares, ouvir música? Nada bate o iPhone (iPod), chamadas? A gestão no iPhone é melhor que no Windows Mobile (não falo no Android porque ainda não tive tempo suficiente para comparar), organizer? O que não tens no iPhone senão aplicações fabulosas para tudo e mais alguma coisa?

      Obviamente o iPhone perde em muitas outras coisas para outros smartphones com o Windows Mobile… mas para isso e para Internet/Mail 😀 não há como bater este gadget.

      • Kekes says:

        E eu não nego isso, mas o meu HTC custou-me 25€ ou 30€ ja nao me lembro, tem o Sense 2.1, que cria uma experiencia fantastica, o Opera 10, que é uma obra prima, depois tem aquelas aplicaçoes maricas como o iPhone tem, uso-o para uns pdf’s, para ouvir umas musiquitas, ok um iPod e melhor mas porra, quando temos algo que simplesmente funciona para que complicar? Concordo o iPhone e uma exelente maquina, peca na performace pura, crê no que te digo, fora isso e mt bom, mas um iPad para mim não vai de encontro as necessidades robustas que são necessarias para um dispositivo que se quer movel. EU quero uma coisa que ande comigo custe metade faça mais, tenho um netbook de 300€, ando com ele toda hora, se mo roubarem… Não vai ser por isso… Se me roubarem o telele… Compro outro com as funçoes basicas que uso. Aparelhos electronicos e como os carros o pior investimento que se faz.
        Um iPad como competidor do Kindler, 5* nem pensava duas vezes, como competidor directo da nova geração de Netbooks, e com os actuais netbooks, acho um fail…

        Vamos ver no que dá isto que a Apple vai ganhar dinheiro como tudo vai agora nao vai ganhar tanto quanto deveria, é tambem verdade, até eu me rendiria se tivesse um OSX, e uma Cam 😉 Não era perciso mexer muito mais, mas como é…

  21. Sandro Rodrigues says:

    Gostei bastante do artigo, parabéns Vítor M.!

    Espero que as pessoas ao lerem o artigo (mas quando digo lerem, é ler mesmo!!!), percebam a diferença deste produto e o espaço que ele ocupa, e que não façam comparações, na minha opinião, estúpidas com outros produtos que são de uma classe diferente!!

    Mais uma vez parabéns!

  22. a Friend® says:

    Depois da tempestade vem a bonança…! 😉

    Bom post…não é que os outros não sejam, mas prefiro o positivismo ao negativismo…

    É que realmente toda a gente apontou os defeitos, mas as virtudes são imensas mesmo e é uma luz para um novo mercado. Abre está apenas a abrir portas… as lacunas como fala de multitasking em principio ficarão resolvidas no proximo iPhoneOS 4.0.. mas a camera para mim é mesmo o principal defeito dele.. de resto está optimo.

    Pen USB.. Cartões? Apenas dá com um pequeno adaptador, é um facto.. mas possas…. estamos numa Era que a Internet reina, e com contas de e-mais gigantes e DropBoxes, as pens são cada vez menos necessárias.

    • Sandro Rodrigues says:

      Em relação a isso tens toda a razão, mas vamos ver como vão resolver isso!

    • a Friend® says:

      A experiencia que a Adobe anda a fazer nos Mac’s em termos de desempenho flash é simplesmente uma miséria.

      Mais vale não o ter lá, do que ter lento e a crashar o browser.

      Eles que se esmerem mais e façam uma coisa de jeito. Talvez se provarem que o Flash 10.1 com suporte GPU tenha o desempenho merecido, a Apple lhes deixe entrar na corrida.

      A Apple faz muito bem em ser rigorosa. Esse rigor é que lhes faz marcar pela diferença. Ou qualidade, ou ficam de fora.

      Todos os gigantes já andam a preparar-se para o futuro, como Youtube, etc… com o HTML5.. que se prevê que em 2011 estara a funcionar na sua plenitude, com videos de qualidade e leves para o sistema.

      O teu amigo Ballmer é que não implementou ainda no IE, não é verdade? Não pensam no futuro?

      Chrome, Opera, Safari e Firefox já estão preparados para o futuro. A Gigante Microsoft aparentemente não… talvez na esperança de fazer do SilverLight um “Flash Killer”, que embora tenha ma excelente base, não conseguem.

      HTML5 é o proximo passo.

      • Luís says:

        HTML5 é o proximo passo —- Espera é sentadinho porque não será amanha nem para 2011!

        O que vale é que a apple vai ter de ceder como é óbvio

        • a Friend® says:

          Claro que espero sentadinho 😉

          Mas é uma realidade. Trabalho em webdesign e estou ciente disso, ou achas que é algo que me deixa contente? Obvio que não mas tenho que aceitar, já que eu trabalho e muito com flash, mas tenho pefeita noção que embora seja uma tecnologia espetacular, é pesada e pouco dinamica face até ao Silverlight, que em termos de base já é mais rico que o ActionScript da Adobe.

          http://www.gadgetvenue.com/iphone-google-voice-web-app-html5-01261150/

          Youtube HTML5 já se encontra em fase BETA..

          Há ainda um caminho a percorrer, complexo e demorado mas é a próxima realiade. A Google está a apostar nela forte e feio mesmo, e onde a Google põe as mãos, é o suficiente para avançar o processo mais rápido do que se possa esperar.

      • 3biz says:

        yah. quero ver jogos em html5 lol

        apple lover: a culpa tem que ser da adobe lol

        e n me vejas como um defensor de windows. OSX no MBP, debian na VPS, freebsd no NAS e windows no desktop

        • a Friend® says:

          Jogos tanto em Flash como Silverlight irão sempre continuar, mas em termos de conteudo Web (video, publicidade, galerias, etc..) vão ser extintos.

          E alias, jogos sem ser em flash há e não são poucos… aquela macacada toda (chata como tudo) muito jogada no Facebook, por exemplo, nada é flash.

          Eu Adobe, conheço e bem.. trabalho diariamente com produtos da Adobe, e de flash então nem se fala…mas tenho perfeita noção dos seus defeitos. Aguardo ansiosamente pela versão final do 10.1 que finalmente tem total suporte GPU, e aposto que se calhar a Apple espera o mesmo.. não sei… isso já é pura especulação minha.

  23. Confesso que não gostei muito de ver o ultimo post em que apontava as falhas. Compreendo que as tenha, mas acho que antes disso o conceito tinha de ser abordado e aqui esta um grande post do Vitor M. Sem duvida das melhores analises que vi desde a saída. Sensata, sem ideias pre-consebidas, fazendo uma abordagem mais geral. Parabéns!

    Partilho a mesma opinião, se calhar porque me deu ao trabalho de ver a keynote antes de opinar. Sem duvida que o produto apresenta algumas falhas, mas quando se apresentam produtos revolucionários, ou simplesmente abordagens diferentes é mesmo isso, quebrar um pouco com o pre-consebido.

    Quanto as falhas muito apontadas apontadas, concordo com uma ou outra…

    Widescreen:
    Se hoje em dia é um formato standard, não nos podemos esquecer que este dispositivo foi desenhado para adoptar duas posições, portrait or landscape, ou seja, o formato 16:9 iria prejudicar em quase tudo que não fosse a reprodução de videos, que para além de não ser a função principal desta tablet, nem todos os videos que vemos por essa net fora estão nesse formato.
    Outra questão que me ocorre e o facto de o iphone utilizar o mesmo formato, o que fazia com que todas as aplicações tivessem de ser adaptadas.

    Flash:
    É sem duvida uma falha, apesar de achar que o flash, começa a estar com os dias contados. Venha o HTML5

    Ausencia de entradas:
    Penso que neste tipo de produtos o futuro passa mesmo pela net. Em todas as distribuições que vi, dedicadas a netbooks, não vi grande interesse em ter uma pen cheia de documentos, como acontecerá com o Chrome OS. Por outro lado, o que poderemos ter numa Pen? Filmes, musica, documentos, fotos… Grande parte desses conteúdos vieram pela net e muitos deles, como musica e filmes, o mais provável é terem sido obtidos por uma via menos legal… Por outro lado também não temos um “finder”, o que por um lado e mau e por outro é bom. Sejá como for, nao vejo grande utilidade numa entrada usb. Num produto destes a filosofia e simplificar, o que implica ter apenas o estritamente necessário.

    Correr o iPhone OS:
    Faria sentido correr o Mac OS num dispositivo deste genero? Ter toda uma complexidade de um sistema operativo, para fazer tarefas básicas?

    Ausencia de Multitask:

    Esta para mim é a principal falha, bastava um multitak parecido com o que já existe, por exemplo correr safari e um cliente de IM e itunes ao mesmo tempo… Para mim é a principal falha, embora acredite que no futuro será resolvido…

    Concluindo, acho que é um produto bastante interessante e vou seguir a sua evolução. No dia que tiver uma realidade parecida com a americana, em que tenho livros, series, a minha universidade a utilizar algo do género do itunesU, não penso duas vezes…

    • a Friend® says:

      Sim de facto o Multitask tem que ser melhorado, mas só para dar aqui uma luz..

      “safari e um cliente de IM e itunes ao mesmo tempo”..

      A Realidade é que isso já é possivel. Eu no meu iPad Touch estou a navegar no Safari, ouvir musica e o IM continua ligado, e passo a explicar como:

      O IM é o BeeJive, que tem suporte “Push Notifications” e a musica sempre correu nativamente no iPhoneOS em segundo plano, por exemplo, estou no Safari clico duas vezes segudas na tecla “HOME” e aparece um Pop-Up do controlador de som, sem sequer fechar o Safari ou o programa que for. Nisto, continuando a navegação, se receber uma mensagem no IM simplesmente aparece um Pop-up a indicar a mensagem e posso minimizar o Safari e ir ve-la, sem qualquer problema, e depois retomar ao Safari.

      Em alguns casos, como Twitter e afins, os Browsers já vêem embutidos, ou seja, posso visualizar ao mesmo tempo paginas sem nunca fechar a aplicação.

      Contudo, sim acho que ainda deverá ser melhorado alguns aspectos importantes, nem que seja limitado a 4 aplicações por exemplo e ao pressionar sem largar o HOME, aparecer os programas em aberto. Já há quem afirme que será assim no iPhoneOS 4.0.. mas é esperar pra ver… e verdade seja dita, com o nivel e mania de perfeccionismo da Apple, após estas criticas, já devem tar a fervilhar e a produzir algo em prol do seu bom nome. Eles não dormem na praia… nunca fizeram, não é agora que irão fazer.

    • Ricardo Ferreira says:

      Um dos poucos comentários sensatos no meio disto tudo.

    • Tiago Dias says:

      Muito bom o comentário. Traduz exactamente o que eu penso e não poderia estar mais de acordo.

      Acho apenas que uma entrada, no mínimo, de cartões SD, era muito bem vinda. Para mim é essa a pior falha.

      Quanto ao multitask, pelo que tenho lido, e pelo que o a Friend disse, não será um entrave assim tão grande, e também acredito que será resolvido brevemente, porque pode não ser uma necessidade num iphone ou itouh, mas faz muito sentido em algo como o iPad.

  24. popy says:

    Hitler já deu a sua opinião sobre o Ipad

  25. Redhawk says:

    Pegando só na parte do inicio, isto é, “revolucionário”, vou ali a já venho, lol. Isto não é mais do que o maior FAIL da Apple até hoje. E sim, posso dizer isto à vontade pois sou consumidor dos produtos do Steve Jobs.

  26. viperbruno says:

    “nenhum se chega à rapidez e qualidade de navegação do Safari para iPhone OS”

    O Opera 10, mesmo em beta, acho que chega para o Safari para o Iphone.

  27. MoosHD says:

    Existem Netbooks bem melhores que isso e mais baratos…

    Até notebooks já a esse preço e mais baratos existe… O HP Pavilion DV6-2005SP é um exemplo, consegue ser ao preço de um netbook e melhor.

    Palavras para quê??????

    • a Friend® says:

      É touchscreen?

      Se não é não estamos a falar do mesmo…

      Netbooks são puros portateis low cost, as pessaos querem fazer deles uns Laptops.

      iPad é para pura navegação Web e faz tudo aquilo que é essencial dentro do básico. Quem quer mais, usa o Portatil ou um Desktop.

      Falam dos netbook’s como se fossem computadores portateis à seria. Nenhum netbook actual consegue obter a mesma experiência unica econtrada num Tablet estilo iPad ou MSI com Android.

      A liberdade que todos ditam nos Netbook’s é ilusória, eles são meros laptops “low cost” limitados, apenas com o beneficio do tamanho e transportabilidade.

      • MoosHD says:

        O MacMini não joga nesta liga mas custa o mesmo e está a anos luz de performance… apenas falando, eu sei que são coisas diferente, mas…

        • a Friend® says:

          Pois exactamente, mas lá está…

          Ser difererênte já diz muito..

          Um Kindle XL custa menos 10 dolares que o iPad e está anos luz dele..só serve para ler e pouco mais. 😉

      • MoosHD says:

        O netbook é mais seguro de transportar, protege mais o ecrã.

        e depois o tochscreen é muito bonito, mas nada substitui o teclado e rato físico, bem mais práticos e produtivos.

        comprei um lg cookie e arrependi-me levou mais tempo a escrever uma mensagem e ainda corro o risco que dar cabo do toque.

        • a Friend® says:

          Rato e Teclado são mais produtivos, é um facto.

          Mas esqueces um pormenor importante, este iPad tem um sistema desenhado mesmo para touch, ou seja…a experiencia é rica nesse aspecto.

          Se tivesse um Windows ou o MacOsX iria ter uma experiencia diminuida porque são sistemas, que tanto eles como as aplicações são desenhadas para rato e teclado.. conceitos diferentes.

          Um Netbook é igualmente menos prático com sistemas ricos como o windows. Por isso é que as marcas andam a tentar fazer distros especialmente concebidas para os dimunutos ecrãs deles. Para elevar a experiencia a um novo patamar..

          Distros como:
          Moblin, Ubuntu Remix.. Android…etc…

          • MoosHD says:

            a Friend® o “velhinho” macbook 13″ continua a ser a melhor opção, só não tem touch ainda.

            um notebook potente com um EXCELENTE SO de origem, e que dá para meter o 7 tb em dual boot, e acima de tudo tem uma excelente mobilidade e autonomia.

            ainda espero por um “netbook da apple” uma espécie de macbook de 11″ com um processador intel core 2 daqueles “antigos” sempre é melhor que o atom, e uma gráfica nvidia fraquita, por uns 600€ batia qualquer netbook no mercado.

          • a Friend® says:

            Macbook 13 é mais que excelente, mas isso já é mesmo outra area que excede o conceito netbook, se bem que a portabilidade e dimensões dele sejam excelentes.

            Mas penso que não devemos ir por ai… netbook são feitos para o que o nome indica… 😉

    • MoosHD says:

      HP Slate PC @ CES 2010 running Windows 7… https://www.youtube.com/watch?v=J05Q-Hyr1v8 ainda alguém quer um iPad??

      Pelos menos o iPad podia correr o OSX SnowLeopard e não uma versão mobile, devia ser lindo um netbook ou TabletPC da Microsoft a correr WMobile.

      PS: Adoro a Apple especialmente o OSX, mas esperava muito mais deste lançamento, queira mais um iPad com as entranhas de um netbook e não de um iPhone gigante; queira algo mais HP Table Slate PC.
      A Apple ganhou terreno com o fracasso do Vista, mas de seguida perdeu MUITO terreno com o lançamento do Windows 7, e este lançamento fraco e pouco inovador para 2010 nada ajuda.

      Li algures que a Microsoft já vendeu mais o 7 em poucos meses que a Apple o OSX em anos. É melhor fazerem algo.

      • a Friend® says:

        Windows 7 num Tablet é simplesmete uma ilusão.

        99% das aplicações feitas para sistemas operativos como MacOsX e Windows 7 são desenhadas para funcionar com rato e teclado.

        Windows 7 no HP Slate é de loucos… este Ballmer é louco (Mas também está a vender o seu peixe como é obvio)

        Já imaginaram, agora a olhar para o vossos Windows, andar a mexer no messenger, e outras aplicações com a ponta dos dedos num ecrá pequeno? Não ha definição prática alguma.

        Slates e Tables só funcionam com sistemas concebidos especialmente para tal. Windows 7 e MacOsX, em grandes dimensões, aceitasse perfeitamente, agora em dimensões reduzidas, é pura frustração funcionar com estes sistemas em modo touch.

        • Luís says:

          Acho que tens razão….Mas a microsoft provavelemnte irá criar uma versão do windows 7 preparado para o touchscreen … assim como a indústria de software irá ter essa preocupação daqui para a frente.

          Na realidade a vantagem neste momento do ipad sobre os outros tablet é mesmo a facilidade de manuseamento a qual não é oferecida ainda pelo win 7.

      • Tiago Dias says:

        Não duvido que esses slate pc’s sejam bons, ou que venham a ser melhores que o iPad. Mas onde estão eles? Quero ver o Ballmer a mexer nele, a mostrá-lo “por dentro”, e não só a deslizar o dedo pelo ecran 2 ou 3 vezes. Espero ansiosamente pela concorrência, mas para já acho o iPad muito bom! Será excelente para nós, consumidores, que a microsoft venha a fazer ainda melhor, de forma a que haja concorrência, da qual quem fica a ganhar é o utilizador.

        • Vítor M. says:

          O problema parfece-me ser esse: nós temos o melhor, somos os que até temos um sistema operativo preparado e tal… e quem tomou a dianteira?

          A Apple com um tablet que funciona.

          Não é tão extensível como os que os outro prometem?

          Pois mas os outros são promessas.

          O mercado também está atento a isso.

          • a Friend® says:

            Eu fui muito criticado no topico do HP Slate, mas foi o que tentei dizer inicialmente.

            Eles anteciparam frustradamente o lançamento do Slate para dizerem que eram os primeiros e tal…mas acabaram por não mostrar rigorosamente nada. Apenas um HP Slate com um design, que tal como disse, é semelhante a um produto Apple.

            Basicamente anunciaram antes, e vão lançar depois da Apple, para que? Para agora porem as maos no iPad, disseca-lo e copiar umas ideias, tal como sempre fizeram toda a vida. Infelizmente é a realidade, e não é de agora. Ele vai acabar por ser lançado com o Windows 7 mas com um UI especial e não como o Ballmer assim o anunciou. Enfim, sempre foram as taticas manhosas da Microsoft que me faz detestar a empresa.

            O Paulo Pereira lembrou-me de um video que acho que todos deveriam ver, da Apple em 1984, para terem um pouco a noção do quão a frente sempre tiveram.

            https://www.youtube.com/watch?v=H8ssdl29vlc

            26 anos… é dose… e muitos outros videos há, que muita gente desconhece, e se conhecem iriam perceber que não sou Apple Fanboy.. sempre disse apenas umas quantas verdades sobre ambas as marcas mas que muitos desconhecem aparentemente 😉

          • Tiago Dias says:

            É isso.. Muitas das críticas que vejo são a comparar o iPad com dispositivos que ainda ninguém viu, ou pelo menos que ainda não foi visto como o iPad, e estão nem perto da fase de lançamento..

            O HP slate, como já disse, espero que seja bom, espero uqe seja melhor. Já li muitas comparações, a dizer que é muito melhor, deixa o iPad a funcionar apenas como pisa papéis.. e tal.. Mas onde está ele? Quero vê-lo em accção! Quero ver como é que ele se porta..

            Gostaria de ver qualquer dispositivo com windows 7 a estar pronto a trabalhar em poucos segundos, como o iPad. Essa é uma vantagem enorme na minha opinião, e que muita gente não se lembra. Para o W7 fazer isso, vai ter que haver algum trabalho.. 😉

            Que venham os HP slate’s, o mais rapido possivel, mas não digam que o iPad é um pisa papéis, é ridículo…

  28. Gilberto Pereira says:

    Gostei muito da estregia que foi seguida pelo Vitor M e respectiva equipa. Primeiro fizeram um post a meu ver sensacional, acompanhando o evento da Apple, segui-o atentamente.

    Posteriormente mostraram que em modo comparação com o mercado existente e com as expectativas que os emires criaram, o ipad estava vários pontos abaixo do esperado. Apontaram em tempo real quais os principais pontos em falta.

    Agora mostraram, provavelmente o caminho certo sobre o alvo da criação do iPad… acho que estão todos de parabéns pelo tremendo trabalho realizado.

    Como li em comentários neste post falta a cereja em cima do bolo, uma analise.ao equipamento.

    Eu estou a ponderar a compra de um novo portátil para mim, ando tentado a comprar um mac, este tablet não será hipótese para mim mas confesso que gosto do mundo Apple, mais não seja pelo design sóbrio dos produtos. Tenho um produto Apple e estou muito satisfeito. Quem sabe não troco o meu Windows 7 pelo Snow Leopard.

  29. alain says:

    gostaria de saber se o ipad seria viável para quem desenha e mexe com designs 🙂
    seria interessante se esse tablet funcionasse como um cintiq da wacom

  30. Bónus says:

    Uma observação:
    No post sobre os pecados mortais do iPad, o João Campinhos escreveu o seguinte:
    “Deixa lá por isto em cima da mesa para pegar no meu iWork e trabalhar em condições. Mau!!!! Isto tá sempre a dançar em cima da mesa! Aquilo numa mesa deve parecer um berço de um lado para o outro.”

    Ora, quem viu o vídeo, facilmente verificou que isso não é verdade. O iPad assenta bem numa mesa, e não “dança” enquanto se trabalha.
    Isto para mostrar, que muitas vezes, fazem-se críticas, se se saber o que se está a dizer. Acho que devia haver maior cuidado, antes de escrever esse tipo de coisas.

    Quanto a este post, parabéns Vitor! Muito bem analisado!

    • Vítor M. says:

      Não me parece que o iPad seja plano… acho que terá um pouco de verdade aquilo que disse o João. podes ver nas imagens de perfil que ele tem uma concavidade.

      Mas preciso dele nas minhas mãos 😀 para ter a certeza.

  31. Alkemy says:

    Bem aguardo pela versão com USB e HDMi.

    Faz.me lembrar o iphone.

    Para mim este produto ipad ainda é um iCrap.

  32. Cosme Benito says:

    Não duvido que a Apple vá vender milhões de iPads mas continuo sem lhe achar grande utilidade.

  33. Sandro.Emanuel says:

    Parabens Victor.

    Gostei.
    Quando sair, se na altura tiver dinheiro para poder gastar no iPad, de certeza que compro. Se não tiver dinheiro contento-me com o iPhone e com o macbook. mas de certeza que mexer no iPad deve ser brutal mesmo.

    Eu não gosto de netbooks e numca falei mal deles, para que quero um netbook? se num portatil de 13″ ainda trabalho melhor? os Netbooks não servem para nada, e a apple viu isso e ainda bem. Não percebo a utilidade de um netbook. Comparado com um portatil fica a anos luz…

    Não comparem iPads com Netbooks, comparem Portateis com Netbooks.

  34. Blue_AcidPT says:

    Viva,

    Eu vi a apresentação do Keynote, já li os dois artigos da PPLWare e gostei de ambos.

    Acho que é de facto um produto revolucionário, acredito que será uma realidade daqui a um tempo, e claro levará de certo algumas novidades, tanto em HardWare como SoftWare.

    Eu gostava de ter um, apenas vejo com grande falha a falta de ligação USB, eu posso querer ler um e-book free, uma manual, um documento disponível na net, que tirei para a minha pen no trabalho/casa e posso ler no comboio ou no avião. Comentaram que existem caixas de email grandes, é verdade, mas se não tiver acesso à web não acedo a nada disso, ficarei pendurado e não posso ler o que tenho na pen.

    Acredito que a utilidade maior será mesmo no sentido de poupar papel, eu gostava de ter por isso, e quem estuda bem sabe o quanto se gasta em papel, e eu como trabalhador-estudante aproveito o comboio para ler, e com um IPad poupava papel e tinteiros.

    E também acho que o espaço de armazenamento, poderia depender de cartões de memória, como um telemóvel.

    Eles deram o mote e a base para um novo segmento de mercado, concordo e apoio, vamos esperar por produtos concorrentes e melhorias no IPad.

    Abraço

    • a Friend® says:

      Só apenas aqui um reparo, que já reparei que existe muita gente que ainda não percebeu.

      A lacuna do USB/Cartão de Memoria é “resolvida” com um pequeno adaptador, ou seja, serve perfeitamente para inserir, passar o conteudo da Pen para ele e retirar.
      (E não me falem do factor portabilidade, possas, o adaptador é mais pequeno que uma pen…lol..)

      Ou até mais, porque não passar logo tudo em casa o que é preciso em vez de ter aparte numa pen?… Afinal de contas, os documentos e imagens são o que menos pesa no disco. 😉

  35. Pedro says:

    A partir do momento em que um bichinho destes não tem multitask é lixo.

    Óptimo artigo 🙂

  36. Pois says:

    …não entendo toda a polémica em torno de tão mediocre produto se fosse um acer tudo falava mal e mesmo assim um acer netbook é muito mas muito mais versatil e util que um smarphone gigante e limitado como este ipad..

  37. André D3S says:

    Ai é um gadget? ah, não sabia, até porque o iPad de portátil e cómodo de transportar tem muitíssimo pouco, mas enfim…

  38. Pedro L. says:

    Ainda não conhecem o verdadeiro poder do iPad!
    Esperai uns mesinhos, ides todos querer um…

  39. Thiago says:

    Quem quiser se aventurar em produzir umas aplicações para o iPad…..deixo o link para download do SDK iPad Beta.

    http://www.nigmae.net/software/359497-ipad-sdk-322-beta.html

    LOL

  40. The Duke says:

    Continuo a dizer que é inútil.

  41. S-K says:

    LOL falta “Multitask, camera, widescreen”, etc… onde é que eu já vi este filme?
    Há… já sei! No iPhone!
    Na primeira versão não tinha mms, não grava vídeo, etc… depois foram incluindo novas funcionalidades, nas “novas” versões.
    E agora o iPad vai ser a mesma história. (se tiver sucesso no mercado)
    Isto é tudo planeado desde o inicio. Assim tem sempre uma “GRANDE INOVAÇÃO” na próxima versão. “One More thing…” LOL

    Parece mesmo um vídeo de marketing da Apple.
    http://www.collegehumor.com/video:1928558

    Campo de Distorção da Realidade.
    https://www.youtube.com/watch?v=Xgls9IwWUyU

    Não tenho nada contra a Apple… Os laptop e desktop Mac são excelentes.
    Mas este iPad com este preço, é um insulto a inteligência dos “consumers”. 😛

  42. Bakchich says:

    Em relação ao multitask é possível fazê-lo no Iphone e no Ipod touch por isso não vejo razão para tb não ser possível no Ipad, independentemente da utilidade que o aparelho possa ter, de ser um luxo desnecessário ou algo que se possa mostrar. O que faz falta sim é o flash no browser, coisa que assusta mt a Apple pois tem medo que com o flash o numero de vendas de aplicações e jogos no Itunes diminua. Resumindo, não deixa de ser um bom produto, com os seus defeitos e virtudes, tem a qualidade Apple, que só por si vale a pena, se alguém me quiser oferecer um, aceito-o de bom grado.

  43. popy says:

    que seria das outras empresas se lançassem netbooks ou portateis ou slates sem multitasking?

    era motivo de risota pelo mundo inteiro.

  44. Paulo Pereira says:

    – IPhone o melhor telemóvel? Gostos. Eu nunca o quis.. para mim um telem sem cam de 5 mp nunca.
    – “Pensem que este equipamento não existia e que está a ocupar um lugar nunca antes pensado.” Nunca antes pensado??!! Certamente viu uns dias antes o Steve Balmer com um HP, certo?!
    Quanto ao facto do artigo ser pro ipad não há nada a apontar, pois já existiu um neutro e outro contra. Agora o próximo (teste real) já está comprometido por tanta paixão!

    Adobe heats up iPad Flash bash. The web without pr0n? Unthinkable!
    http://www.theregister.co.uk/2010/01/30/lee_brimelow/

    Apple claims that its just-announced iPad “lets you see web pages as they were meant to be seen,” but Adobe’s group manager for Flash marketing isn’t buying it.

    “If I want to use the iPad to connect to Disney, Hulu, Miniclip, Farmville, ESPN, Kongregate, or JibJab – not to mention the millions of other sites on the web – I’ll be out of luck,” reads a blog post from Adobe’s Adrian Ludwig.

    • Tiago Dias says:

      “para mim um telem sem cam de 5 mp nunca.”

      Lool gostos não se discutem, e eu respeito, mas para quê? Quando quero fotos, levo a minha máquina digital..

      Esse telemóvel de 5mp faz chamadas ao menos? 😛

      Estou obviamente a brincar 😉 não me leves a mal. Ao ler o comentário lembrei-me apenas que chegámos a uma época em que um simples telemóvel faz praticamente tudo, mas o facto de fazer chamadas fica quase para segundo lugar. É impressionante como a tecnologia avança e como as mentalidades avançam com ela.. Eu sou novo e já consigo dar-me conta disso. Isto nem sempre é bom, porque as gerações mais novas, infelizmente, deixam de dar valor a coisas importantes. Completamente offtopic, foi só uma coisa que me passou pela cabeça 😛

      – Epah o meu telemóvel novo é um espetáculo, faz coisas mesmo buéda fixes.
      – Ah sim? Que bom! E faz chamadas?
      – Epah isso ainda não experimentei..tenho que ver…

      Mais uma vez, just kidding 😉

  45. Paulo Pereira says:

    Ficam aqui uns vídeos paródia:

    O típico Downfall vídeo do Hitler mas com um bom texto! (1 939 469 visualizações)

    – Hitler responds to the iPad
    Hitler has been dreaming about the day that Apple’s tablet will be announced. That day has come and he is not pleased.
    https://www.youtube.com/watch?v=lQnT0zp8Ya4

    e mais dois segmentos adicionais:

    – A apresentação das funcionalidades:
    Hitler is informed and rants about the Apple iPad
    https://www.youtube.com/watch?v=2lui0-4IW64

    – E naturalmente detestou o nome:
    Hitler is informed about the Apple iPad
    https://www.youtube.com/watch?v=fuA_OUL91og

    Fazer humor com o iPod é fácil demais:
    What is the iPad? College Humor explains. One of their employees says: “Thanks to the countless shortcomings of the iPad, comedians will have material to work with for ages.”
    http://www.techeblog.com/index.php/tech-gadget/what-is-the-ipad-college-humor-explains

    PAra todos os fans apple:
    The Apple “i” http://www.collegehumor.com/video:1811646

  46. Sergio says:

    O mal da maior parte das pessoas (já cometi esse inumeras vezes) é pensar que uma maquina vale pelo Hardware. Uma máquina vale mais que o conjunto hardware + software. Os produtos da apple tem muito mais que isso e não me estou a referir ao sexy appeal, estou-me a referir que elas são muito mais que isso são simplesmente um CONCEITO totalmente diferente. Não importa o que é que conseguimos extrair com as suas potencialidade, interessa sim se ela responde de forma facil e intuitiva ao nós necessitamos, esse é o segredo. Porque a maior parte das vezes dizemos e não faz isto e não faz aquilo e depois perguntamos: E usas? e respondem: Não, mas se quiser está lá. Ora bolas…Geeks

    • Sergio says:

      e não vou dizer se o produto é bom ou mau porque obviamente nunca o utilizei. Mas, os que vejo a criticar são exactamente com os argumentos que referi

  47. Faria says:

    Apesar de gostar de algumas características do iPad, ainda gostava que me explicassem como é que isto serve para navegar na net e ver filmes. É que eu quando vejo filmes, vejo-os completos (cerca de 2h), e se estou no sofá, ou ponho-o no colo e fico corcunda de estar dobrado durante esse tempo, ou ponho-o na mesa deitado e não vejo bolha ou então seguro-o na mão e fico com mais músculos que o Rambo. Posso sempre puxar dos cordões da bolsa e gastar mais uns €€€ para comprar um suporte. Coisa que qualquer netbook tem é ecrã que consegue ficar na vertical, sem gastar dinheiro para isso, e se o levo no avião, levo uma mala para o iPad e todos os gadgets para o por a funcionar e na vertical.E ainda queria vê-lo numa viagem regional da CP. Usem fita-cola para o prender ao suporte, lol. E não me falem na dock que eles inventaram, pois quero ver-vos a pôr o iPad deitado. 😉

    • Bónus says:

      Se falas em avião, a autonomia de um netbook, também não te serve de muito…

    • a Friend® says:

      Bom a partida, se eu tivesse no sofa, via filmes na TV e não no iPad! 😀

      Mas só um pormenor, ele tem autonomia de uso de 10 horas, ou seja…teoricamente poderias ver 5 filmes (de 2h cada) com uma carga completa, coisa que em nenhum netbook irias conseguir.

      Nevegar na Web está à vista, é uma das mais valias desde iPad, acho que navegação mais facil nem num desktop, porque aqui navegamos na web como quem vê uma revista.

      Há quem critique por ele ser um iPad Touch gigante.. mas isso é critica?!… Só de saber que posso ter o poder do meu iPod Touch em ponto grande e ver as paginas por completo é simplesmente fantastico. Eu comprei um netbook apenas para fazer aquilo que o iPad faz, os que criticam o iPad vs Netbook, é porque fazem (ou querem fazer) de um Netbook um computador portatil, e para portatil à seria já me chega o meu MacbookPro.

      • viperbruno says:

        Existe um HP e um Asus com autonomias bem grandes, 8 horas no caso do Asus. Portanto nao vas por ai. Alem que no netbook consigo ver videos até 720p e em modo panoramico.

        E outra coisa, os netbooks permitem partilha de video (wi-fi ou via cabo) coisa que duvido o Ipad a vir fazer.

        • a Friend® says:

          Das horas só falei porque ele falou em ver 2 horas .. um filme completo, que deu a entender que desconhecia a autonomia do iPad.

          Este podes ver filmes HD em modo panoramico. e o campo de visão é igual a um netbook.. Lá porque ele tem mais pixeis em largura não significa obrigatóriamente que se tenha de ver em 4:3.. Ficas é com umas barras pretas maiores, mas em termos que campo de imagem é igual.

          Quanto ao Streaming Video… como a Apple diz: There’s an App for That 😉

          Acho que com a quantidade de programadores a trabalhar para a Apple, o que não faltam são programas que façam tudo e mais alguma coisa.

          A única coisa em falta, mesmo é um suporte maior de codec’s. Se bem que existe o VLC para ele… ou seja… Streaming e Multiplos formatos.

          • Faria says:

            Não me referia à autonomia, isso eu também sei ler. Refiro-me ao suporte. Vais colá-lo ao banco da frente? é que os suportes para apoio são horizontais, e o iPad não se segura sozinho em pé…..E só para não acharem que sou um Apple hater, tenho um iphone 3G, e não o trocava por nada, mas não o uso para ver filmes nem navegar na net numa daily-bases. Gosto de ecrãs verticais para ver filmes.

          • a Friend® says:

            @faria

            Entendi mal então. Mas isso é solucionavel com uma bolsa, acho que ninguém vai andar com o iPad sem bolsa pelo menos, e o mais provavel é fazerem daquelas bolsas que abrem e conseguem-no manter de pé mesmo na horizontal. Já existe algo do estilo para iPod Touch e iPhone. ( ex. http://www.pdaextreme.com/images/apple-ipod-touch-metal-blue-1.jpg )

            Existem das mais variadas formas, cores e feitios.

          • Faria says:

            o problema é que comprares o equipamento não é suficiente, tens que comprar também mais 20 acessórios para que seja funcional….

  48. Bruno Cardoso says:

    Dá-me vontade de rir é ver como o pessoal da Maça mete o Mundo tecnológico em expectativa à espera do lançamento deste brinquedo. Marketing eles sabem fazer muito bem. É um brinquedo que nasce limitado, muito limitado, assim como tudo que a Apple lança. Se tivessem uma marca a fazer concorrência em termos de moda e status bem estavam tramados. E o pessoal que comenta sabe muito bem que por menos dinheiro conseguimos comprar sempre mais doutra marca qualquer. Então no que diz respeito ao iphone…por favor…agora um brinquedo destes sem webcam? Do tamanho de um livro? É um acessório para o sofá nada mais, ou então para quem anda de mala. Agora digam me uma coisa, pessoa que compre este equipamento quantos brinquedos tecnológicos já deve ter que possam fazer tudo o que o ipad faz?

    • manel says:

      Não é o pessoal da maça. Há uma coisa que muita gente ainda não percebe. Estamos em Portugal,dar 500€ por um ipad não é fácil, já que se pode comprar um netbook por muito menos dinheiro, etc ,etc. Agora o maior mercado da Apple são os Estados Unidos, onde não custa a muita gente dar 500€ por isso. Ao contrario do que dizem não é completamente inútil. Para muitos vai ser um gadget que vai dar muito jeito. Para outros não serve de nada.
      Mas como as pessoas têm todos a ideia “se para mim não serve então não serve para ninguem”..

  49. V!P@N says:

    Se o ipad funciona com o mesmo software que o iphone atão não vejo um dos grandes defeitos aqui apontados que é o Multitask porque o Iphone trás essa função nativa para as suas aplicações de origem (leitor de musica,email, safari)e com o senhor pai do jailbreak (George Hotz) a trabalhar nele não dou um mês para ter Multitask para todas aplicações e ainda fazer chamadas nele 😀 lol (sim porque este senhor em apenas 5 meses fez aquilo que ninguém fez em 2 anos e 7 meses, possibilitar o desbloqueio da PS3)

    Caro Vítor M. parabéns por um excelente post e é triste ver aqui pessoas a acusarem de “muito tendencioso…” mas verdade seja dita o Sr. é utilizador de um Iphone (Como eu) e digam o que quiserem mas que é sem duvida um dos melhores telemóveis se não o melhor telemóvel já mais criado! sim é !
    E só não vê isso quem não experimentou ou a tão esses Sr’s é que têm uma lado “muito tendencioso…”

  50. Alexandre Alves says:

    Bem e antes de mais eu sou daqueles que se tiver oportunidade compro um iPad 😀 Não sou fanboy, não tenho iPhone também não tenho MacBook mas tem aquilo que exactamente eu quero … ou seja, actualmente se quero ver noticias lá vou eu ligar o portátil ir para um sitio com tomada perto (é velhinho e tem a bateria viciada ) arrancar o browser e tal … demora bastantes e não posso estar a vontade. Tar na net com um PDA lá vai lá vai que só me dá dores de cabeça de tanto scroll e zoom in/out para ler as páginas … não é de todo prático.
    Com iPad aquilo que espero fazer é simplesmente ligar em qq lugar e em menos de 30 secs estar a faer exactemente o que pretendo.
    Relativamente as questões de não têm camera não faço uso … só o que me faltava tar a ler a noticia na net na “casinha” e de repente falar com alguém 😛

    Mas pronto penso que será o primeiro device apple a comprar. 🙂

    • Bónus says:

      Pelo que vi na apresentação, penso que o iPad tenha um tempo de arranque semelhante a um iPhone/iPod touch, ou seja, muito menos de 30 secs.

      • manel says:

        Mas como um telemovel, o ipad é para estar sempre ligado. Está bloqueado e num segundo está pronto a usar 😉

      • a Friend® says:

        Ele ainda arranca mais depressa que um iPod Touch, demora cerca de 15 segundos segundo vi num video.

        Mas ele tem uma excelente autonomia, em standby aguenta um mês, ou seja, ele foi feito para estar em standby e não para desligar por completo, se bem que com esses 15 segundos bem se pode desligar e ligar á vontade 😀

      • Bónus says:

        Exacto, ele foi pensado para estar sempre ligado, o que torna a coisa ainda mais prática.
        É mais um exemplo que não se pode comparar o iPad com os actuais netbooks. São coisas distintas.

        • Tiago Dias says:

          Depois de todas as críticas, é bom começar a ver por aqui descritas as vantagens / pontos positivos do iPad.

          É até um alívio, porque já começava a pensar que estava completamente maluco e via coisas que mais ninguém conseguia ver. Assim já não vou ao médico 😛

          • a Friend® says:

            Se toda a gente tivesse a mesma “visão”, a Apple não se destacava pela diferença.

            Era mais uma empresa como todas as outras 😉

            https://www.youtube.com/watch?v=tU5vsbs3vtA

            Considera-te um louco. Eu também me considero um 😉

          • Paulo Pereira says:

            Pensar diferente não foi o que agora foi aplicado.

            Vejam o Steve Jobs em 1984 a apresentar o Macintosh
            https://www.youtube.com/watch?v=H8ssdl29vlc

            Isso sim foi inovação: na altura os computadores não tinham rato, disquetes eram de 5 1/4, não tocavam música (bep bep!) e os programas eram uma vergonha. Vejam o Steve a mostrar um mac a arrancar e a fazer uma apresentação com música e a falar!.
            Na altura seria de pensar que o futuro seria uma loucura. 25 anos depois estamos melhor mas o avanço não o assim tão grande.
            Nota: o meu MacPlus ainda funciona e é um vício jogar nele!

          • a Friend® says:

            @Paulo Pereira

            Pus apenas este video porque está a acontecer precisamente o que a Apple diz neste anuncio:

            “Você pode cita-los, discordar deles, glorifica-los ou difama-los, mas a unica coisa que não consegue fazer, é ignora-los” 😉

            Este iPad é uma inovação porque abre uma nova geração, diferente do que já existe… não tão marcante e FORTE quanto essa de 1984 como é obvio, mas não deixa de ser inovação.

  51. applethebest says:

    Acabei de ter informações que há maneira de virtualizar o windows 7 no iPad, não dá para instalar de forma nativa mas dá virtualizando, para os amantes do windows 7 isto é uma boa noticia

    • viperbruno says:

      Para isso preferia ter o Maemo lá instalado. Se a comunidade se empenhar vamos ver sistemas de tablets a poderem ser instalados nele. Android, Maemo seriam boas propostas a meu ver.

      • a Friend® says:

        Vê o MSI com Android, achei espetacular.

        Isso sim são alternativas. Agora sistemas operativos estilo MacOsX e Win7 num tablet não.. não faz qualquer sentido mesmo.

  52. RicardoMonginho says:

    Parabéns Vítor! Mais um excelente artigo! Bom ao ponto de incomodar toda esta gente 😛 LOLOL

    Concordo contigo, daqui a 6/9 meses este produto vai deixar de andar nas bocas de toda a gente (como anda agora) e passar a andar nas mãos!

    É a inovação pessoal! Oponham-se, falem mal, critiquem! Tudo isso faz falta! Mas no fim, já sabem, não os podem vencer, juntem-se a eles!

  53. @JoTa says:

    Já faltava um review d’um fanboy.

  54. Nuno Pereira says:

    Boa Tarde eu compreendo perfeitamente o Vitor só quem usa e conheçe todas as potencialidades de um iphone não o mero utilizador. sabe dar o devido valor a este ipad. o ipad já é um sucesso basta olhar em volta da televisão, internet, jornais etc.Quando sair minha nossa.
    a maior parte das pessoas não entende que o ipad tal como o iphone é mt mais do que Hardware,passamos ao que intressa.A Hp lançou o Slate muito mais potente em “Alguns Aspectos” que o ipad nomeadamente o processador a memoria etc,mas reparem o Windows 7 não é um sistema adequado para um tablet,sei o que digo sou MCSE Microsoft.Resumindo a Apple o que faz faz bem e é a única empresa a fazer desde o Silicone à interface do utilizador passando por todas as fases.

  55. Jose says:

    Por mim isto não tem futuro nenhum, é apenas um equipamento limitado todo xpto e novo, mas de funcionalidades, qualquer equipamento o passa.

    • Tiago Dias says:

      Sim..até o meu pentium 1 com rodinhas o passa… Dá-lhe um “granda cordel” se os puser lado a lado a descer a rua…

      É mesmo isso que pensas? Ou escreveste porque viste que há muita gente a dizer isso? Consegues explicar porque pensas isso? É que não percebo…sinceramente não percebo…

  56. applethebest says:

    E se depois do iPad sai-se um iMac touch? pois é, já há rumores por ai disso.

    • 3biz says:

      Vê o MSI com Android, achei espetacular.Isso sim são alternativas. Agora sistemas operativos estilo MacOsX e Win7 num tablet não.. não faz qualquer sentido mesmo.

    • a Friend® says:

      É provavel sair mesmo um iMac touch (Já há rumores disso).

      Aí já se justifica usar o MacOsX ou Windows 7 no formato touch, porque estamos a falar de grandes dimensões. 😉

  57. MoosHD says:

    O iPad lê os vídeos do YouTube? Na apresentação o Jobs mostra um vídeo do YouTube no iPad, mas se aquilo não lê flash como é possivel, ou só lê os que estão em mpeg4?

    • a Friend® says:

      Todos os videos no Youtube são comprimidos em FLV e MP4 😉

      Ideal era mesmo poder correr nativamente o Mp4 do Youtube nos nossos computadores, sei que existem formas. Mas penso que agora com o HTML5 ainda vai melhor, nesta fase não vale muito a pena porque os videos estão com fraca qualidade (está em fase beta), mas num futuro proximo promete mesmo.

      https://www.youtube.com/html5

  58. L.Mata says:

    Façam um iPad vs um qq netbook de 300 euros porque as especs são mais ou menos as mesmas e aí ao menos o ipad tem algumas vantagens 🙂

  59. Paulo Pereira says:

    Para quem acha que o iPad é inovador então percebam o que não é inovador

    Imaginem que a Apple anunciava esta máquina:
    Notion Ink Adam [leitor digital] – http://bibliotequices.blogspot.com/2010/01/notion-ink-adam-leitor-digital.html

    No momento é o leitor perfeito: em bateria, em tecnologia, só não tem o nome da Apple e o software. Mas o Steve Jobs já deve ter gritado no seu gabinete!
    Usa o Pixel Qi que permite alternar os modos de monitor de vídeo normal para imagem preto e branco equiparada a e-ink.
    A isto chama-se inovação.. e imaginem vem da Índia (país extremamente pobre mas com grande qualidade de inovação tecnológica)

    O mês de Fevereiro promete mais novidades

    • Tiago Dias says:

      O modo que eles chamam “off” está muito bem pensado, é uma inovação. Mas e o resto? há alguma coisa de melhor? Aquela velocidade? Não convence muito..mas se for melhorado e se for mais barato é muito bem vindo. Onde posso comprar um?

  60. S-K says:

    O iPad utiliza um programa que usa a API do YouTube. Os vídeos também estão no YouTube no formato mpeg4 (x264). Por isso não precisa de Flash.

    Porque que o iPhone e iPad não tem Flash?
    É simples… não é por causa de impossibilidades técnicas… mas sim para a Apple ganhar mais dinheiro. Imaginem o iPhone com Flash. Iriam surgir na net milhares de sites feitos especialmente para o iPhone com jogos e todo o tipo de aplicações em flash. A Apple perdia milhões de dólares na App Store.

    Será que no futuro teremos uma App Store para os laptop e desktop Mac???
    Já não me admira nada se no futuro o Mac OS venha com esse tipo de limitações. Pelos vistos parece que essa estratégia esta a dar resultados. 😛

  61. a Friend® says:

    Este video já conhecia antes de lançarem o iPad.. mas aqui está um exemplo de uma revista conhecida que já se encontrava a preparar para lançar a sua versão digital:

    http://vimeo.com/7939946

    Ou seja, todas as revista que vemos à venda nas bancas, poderão passar a ter um formado digital também, ao mesmo preço ou até mais baratas.

    Mais uma das vantagens do iPad… isto é o futuro… basta vê-lo com bons olhos.

    • a Friend® says:

      Alias quero só acrescentar estes prototipos:

      IKEA Catalogo online
      https://www.youtube.com/watch?v=yIGd4aBzhTU

      Records do Guiness
      https://www.youtube.com/watch?v=ghPkhnCJYw4

      New York Times
      https://www.youtube.com/watch?v=0wKSorejP-E

      E uma pequena REVIEW ao iPad feita pela PC Magazine:
      https://www.youtube.com/watch?v=dlg55zI2Ebc

      Uma experiencia totalmente nova, em nada comparavel aos Netbooks. 😉

      • Vítor M. says:

        Acho que a cada dia e com mais análises ao ipad, começo a ter razão 😀

        Precisava de alguém que morasse nos states para me comprar um, alguém conhece?

        • a Friend® says:

          Posso tentar saber, costumo ter colegas e amigos que vão lá muito.

          Mas ele só está disponivel para venda ao publico daqui a 2 meses se não estou em erro. (Lá nos States)

          Este iPad teve má aceitação porque levantou-se muita espectativa, mas como disse, após a tempestade vem a bonança. Todos criticaram e desdenharam até, ao chamar-lhe “iPod Touch Gigante” como se isso fosse defeito, lol.

          Eu tenho um, e o prazer de navagação é simplesmente espetacular, e ao imaginar isto em ponto grande, será sem duvida o melhor netbook que irei encontrar, já que eu não faço do meu netbook (aspire one) um portatil. Acho que muitos que comentam criticamente devem usar netbooks como computadores portateis, daí não perceberem bem o conceito “netbook”…

          • Vítor M. says:

            Hoje soube que será colocado à venda este mês de Fevereiro….

            Temos de falar então 😀

          • Tiago Dias says:

            Concordo plenamente contigo.. foi mal aceite imediatamente após a apresentação.. e as críticas negativas choveram a uma velocidade e quantidade enorme (chegando infelizmente ao ridículo).

            Começa-se no entanto a perceber que aos poucos toda a gente começa a cair em si e a ver o que realmente é o iPad, e a esquecer o desejo de um tablet macbook, pelo menos por agora. Está-se finalmente a ver as vantagens e as utilidades do iPad, e as razões e objectivos para os quais foi criado… Vai ser um sucesso quase de certeza, esperem até que comece a circular…

  62. Pois says:

    pois… algumas vozes em defesa que um smartphone gigante é superior ou mesmo igual a um netbook, continuam a esquecer-se que um netbook apesar de mais limitado que um laptop consegue substituir este em funções mais modestas e é útil profissionalmente a quem precisa de portabilidade, vulgo mobilidade, baixo peso e boa autonomia ex. trabalhadores liberais que usem vários postos de trabalho no mesmo dia, professores, alunos etc, gente que precise de usar funções office ou outras com teclado físico sem ter de levar um “catramolho” atrás e que o mesmo também sirva para ver um filme, ouvir musica ou consultar a internet em qualquer local, aliando a isto tudo uma excelente relação preço qualidade utilidade, quanto a mim são dois produtos diferentes sim, mas o ipad nunca irá de maneira nenhuma substituir os netbooks …também não é verdade que o netbook substituía um laptop mais potente ou um desktop, pois a maioria das pessoas que possuem um netbook têm igualmente outro ou outros computadores superiores …

    • aver says:

      Concordo contigo. O problema do netbook é ser “lentinho”. Acabei de instalar o Windows 7 num e a coisa melhorou.

      Mas há uma coisa no iPad que não se tem falado muito: o iWork (3 módulos a 10 dólares cada: Pages, Numbers e Keynote). Pode importar e exportar ficheiros compatíveis com o Word, Excel e Powerpoint e fazer apresentações directamente.

      Se bem que o iPad (na versão 3G) seja basicamente um iPod Touch gigante, pode ter uma componente importante de produtividade.
      http://bit.ly/9uwOyt

  63. Miguel Cabral says:

    Um dia destes vi uma garrafa de água que custava 50000€, e há quem a compre. Se a Apple conseguir vender o iPad, bom pra eles.
    Mas por muito bom ou mau que seja esse iPad, sinceramente, valerá a pena pagar o que ele custa? Não será melhor ter um portátil? Acho que é ridículo um produto com a finalidade disso.
    O mundo está a ficar cada vez mais comodista…o iPad é um exemplo disso.

    • a Friend® says:

      É verdade, há coisas mesmo absurdas, mas acho que este iPad não se enquadra nessa onda.

      Por exemplo para mim o único produto Apple que não faz muito sentido é o Macbook Air, que em termos de construção é espetacular mesmo, é uma peça única, mas o preço mais vale comprar o Macbook Pro 13.

      Ou seja, o preço do MacbookPro 13 acabou por ser o “killer” do proprio Macbook Air, porque em termos de dimensões são muito identicos, tirando a espeçura, e o potêncial do MacbookPro é maior, tudo isto ao mesmo preço, que não justifica a compra do MacbookAir.

      Agora neste iPad a perpectiva é outra, quem o compra não deve comparar a computadores portateis, porque nem um netbook o é… dái o conceito ter que ser aceite desta forma: Netbook’s, uma coisa… computadores portateis, outra totalmente diferente. Como se costuma dizer, cada macaco no seu galho 😀

      iPad, sem duvida será um sucesso. Quer este, quer as proximas gerações que concerteza irão limar algumas lacunas deste, como é o exemplo da Webcam. Em termos de Sistema Operativo, por experiencia em iPhones e iPod Touch o que posso dizer é 5 estrelas, e quem tem um concerteza concorda comigo.

  64. marques says:

    sou utilizador mac mas sinceramente…

    EPIC FAIL!!

  65. fjcp says:

    o IPad vai mais um objecto de desejo irracional, não passando de um gadget com um design engraçado e pouco mais… para alem dos preços ridiculamente caros apresentados (comparativamente com qq netbook bem mais versatil por sinal), é muito limitado “a la mode” da apple… o simbolo da maçã com uma dentada tornou-se um simbolo de status e deseijo, como D&G, Cavali, Armani, entre outros… o que leva a pessoas a querer só por querer um Iphone e Ipods e agora estou a ver q também o Ipad… Realmente não me consigo convertir à Applelogia…

  66. S-K says:

    @Vítor M.

    Eu entendo o que você quer dizer… o iPad tem de facto algumas virtudes… mas o problema é que essas virtudes não compensam as falhas.
    Tem uma certa lógica estarmos no sofá a relaxar enquanto navegamos um pouco pela Internet. Não muito tempo, porque é mais cansativo que usar um mouse. (Não se esqueça que o SO é adaptado para o tablet… mas a Internet continua a ser a mesma 😛 )
    Receber e enviar alguns emails, ler um e-book ou uma revista. Até aqui tudo bem.
    Mas é inaceitável não ter uma camera, uma porta USB, ou um leitor de cartões. Toda gente já sabe que isso virá nas próximas versões.
    Não acha que quem comprar esta primeira versão, não vai fazer um pouco figura de parvo? (Não me interpretem mal 😛 )
    E o preço? Eu acho um exagero tendo em conta as limitações.

    O que diz o Steve Job logo após desvendar o iPad…

    “You can change the background… do anything you want …
    what this device do… Is extraordinary. You can browser the web …”

    Extraordinário? WTF???

    Ele dá muita importância as características banais do iPad. Isto é tudo muito cómico. E o mais irónico é que a Apple vai fazendo fortuna.
    Com a Apple, é sempre a facturar, temos que dar mérito. 🙂

    @a Friend®

    Revistas no formato digital mais baratas? Duvido, porque vai ter que passar pela App store, e a Apple vai tirar uma “fatia gorda” do preço da revista. Ficar ao mesmo preço? Será?, Provavelmente a revista ficará mais cara! Claro! É um iPad! Isto não é para qualquer um! 😛 Quem tem dinheiro para um iPad não vai andar a “mendigar” o preço de uma revista 😛 hehehehe…

    • a Friend® says:

      Honestamente desconheço totalmente a quota que a Apple ganha na AppStore. Mas o facto é que, se alguém a usa, a Apple já está a ganhar muito, mas não pelas compras, já que só usa a AppStore, quem gastou dinheiro num Apple! 😀

      Eu já saquei muitas aplicações totalmente gratuitas, assim como outras a rondar os 70 centimos, 1 euro… coisas muito pequenas em aplicações bastante boas.

      Uma revista, sendo mensal, ou semanal, não irá ter um peso forte só porque é vendido na AppStore, até porque o conteudo de muitas revistas é gratuito na Web, e a juntar igualmente a publicidade… acredito que o preço será e muito acessivel. É um produto que tem as suas falhas, e é obvio que tem lacunas graves, estamos em 2010, não se admite não ter webcam por exemplo, ainda por mais sendo um produto Apple, mas acredito que irá vender muito e servirá de abertura para uma nova geração técnológica. Este produto tem mais vantagens que desvantagens, é preciso é saber-mos avalia-las da melhor forma… existe muito cepticismo porque é um produto novo e foi vaiado pela forte espectativa levantada por todos, mas quando lhe puserem os dedos em cima acredito que muita gente vai mudar de opinião, e ele não é caro, acreditem que não é.. tenho visto simples eBooks ao mesmo preço e não fazem 1/5 do que ele faz…

      Deixo aqui um breve comparativo de preços a eReaders, que em nada se assemelham ao iPad em termos de funcionalidades totais (Internet, Video, Cores, Apps…etc..)

      http://www.wired.com/images_blogs/gadgetlab/2010/01/ipad-ereader-comparison.jpg

      • Tiago Dias says:

        É isso.. Eu também não o acho barato, era melhor se rondasse os 300 €, máximo 400, aí seria justo. Infelizmente deve chegar cá com a fantástica conversão 500$ = 500€. Mas em comparação com outro leitores, como por exemplo o kindle, não me posso queixar.. É muito mais por praticamente o mesmo preço. Mas quando digo muito mais, é mesmo sem comparação.

        É indiscutível que leitores como o kindle também são bons, também gostaria de ter um para ler, pelo facto de não terem o ecran iluminado (não me lembro como isso se chama), mas pelo preço prefiro sem dúvida um iPad..tem de longe enormes vantagens…

    • Vítor M. says:

      Sinceramente não entendo como podem dizer que tem falhas, ao interpretarem o cenário para o qual este equipamento foi criado. A sério não entendo: para que raio preciso eu de uma pen se tenho o dropbox que me sincroniza todos os meus dispositivos de trabalho assim como posso partilhar com amigos e colegas?

      As pens são antros de malware.

      Sim, uma webcam faz falta, acho que fazer tranquilamente uma videoconferencia era extraordináriamente favorável ao iPad. Mas… isso não tira o mérito a este gadget. Para quem precise de ir à net, ler mais, conversar no messenger,usar voip para conversar, ler e escrever uns textos, editar umas imnagens ou mesmo editar uns videos.

      Navegar com o Google Earth, jogar uns jogos interessantes de relax (jogar golfe que é fantástico) ou mesmo jogar o need for speed… para que precisa de algo mais do que isto?

      Vão-me desculpar mas estes são os requisitos de pelo menos 60% de quem usa um computador nos dias de hoje.

      Depois podemos acoplar uma webcam ao iPad, um pequeno acessório que se liga na entrada do iPad. Como o podemos virar a câmara fica encaixada na porta e virada para nos… facilmente se coloca isso.

      Assim como podemos colocar um microfone externo ou uma gama imensa de dispositivos.

      Enfim, não podemos ainda apontar falhas quando o mercado Apple está a movimentar-se e a alinhar-se para comercializar o iPad. 😀

  67. Pedro Afonseca says:

    Antes de comentar o artigo, lanço uma sugestão e uma pergunta algo retórica..
    – Ninguém comenta/review um artigo público sendo um fanboy extremista que só vê branco à frente e o mundo acaba ali..
    – Este review parece que foi escrito por algum funcionário da Apple. Quase não existem pontos negativos apresentados e alguns elogios são deveras exagerados..
    Atenção à equipa de moderação e vamos lá evitar reviews de baixo nível e sem fundamento crítico algum (típico de crianças ou fanboys) como o que acabámos de “ler”.
    * Para os fanboys que deverão já estar furiosos: possuo um MacBook Pro para uso pessoal.

    Na minha opinião o iPad é um computador “engraçado”. A ideia é algo inovadora, só que caminha para o lado errado.. o lado da prisão perpétua.

    Abraços

    • Vítor M. says:

      Antes de começar a minha critica/resposta a este comment, lanço uma sugestão algo retórica…

      – Ninguém comenta sobre um artigo não sabendo o que está de facto em causa, peca logo por fazer má figura, trocando os alhos pelos bugalhos. É feio!

      Agora a parte divertida:

      A Mercedes-Petronas, apresentou o novo carro MGP W01 que será a “flecha de prata”. Segundo a critica especializada a máquina está muito bem conseguida com um piloto, Michael Schumacher, mítico de volta às pistas. Será um forte candidato ao pódio nesta edição da F1.

      Já a critica, com suporte igual ao teu, comentou o seguinte:

      O carro é bonito mas está mal preparado, tendo em conta que o rally da Suécia é de piso agreste com muito gelo, dificilmente este carro conseguirá chegar à meta.

      Já um outro critico, também ele como tu, adulto com toda a confiança da sua barba rija (que também tinha um Mercedes) comenta o seguinte face ao eixo traseiro do Mercedes MGP W01:

      Nas dunas de Santa Rosa, Argentina, dificilmente este aileron traseiro conseguirá resistir aos saltos e ao piso rochoso que o árido deserto lhe servirá de provação, não será um candidato a chegar nos primeiros lugares a Buenos Aires.

      Pelas criticas, quem lê pela mesma bitola que tu, chega à conclusão que:

      Pá o novo Mercedes MGP W01 não vale nada, os críticos dão-lhe forte na cabeça, aquilo é engraçado… a flecha de prata e o maluco do Michele mas… não me parece que caminhe para o lado certo, tem pinta, tem um look inovador e tal, mas está condenado…

      😀 não sei se percebeste as analogias, espero que sim, mas o teu comentário ajudou a explicar a razão porque a Apple ainda consegue surpreender: faz “bólides” para a pista certa!

      Pensa nisso quando me tentares criticar nesses termos 😀

    • a Friend® says:

      Depois de todas as reviews negativas e um topico no pplware a atacar forte e feio o iPad, é inacreditavel ler um comentário destes, desculpem lá.. lol…

      Enfim..para falar mal estamos sempre dispostos, mas se fala bem é fanboy funcionário da Apple! eheheh… so rir.

      Cumps

      • Bónus says:

        Até o Vitor M. já passou para “fanboy extremista”. LOL
        É de rir… 🙂

        • a Friend® says:

          Vitor M está a sentir na pele aquilo que nós sentimos.

          Caro Vitor, agora ponho a pergunta, os Apple users são arrogantes e elitistas, ou isolam-se e parecem se-lo porque são massacrados à força toda por terem um gosto que não é aceite por meia duzia??? 😀 ehehe…

        • Vítor M. says:

          Estas enganado e se me segues ao longo destes anos, deves saber que defendo o equilíbrio entre as necessidades dos utilizadores e os equipamentos disponíveis.

          Cada um deve usar o melhor equipamento para lhe servir melhor no seu trabalho 😀 uso qualquer coisa para me facilitar a vida.

          • Bónus says:

            Sim, sei perfeitamente que isso. Estava na brincadeira.
            Só achei piada ao termo “fanboy extremista” usado no comentário do Pedro Afonseca.

            P.S. – Já leio o que escreves desde o tempo do “bits e bytes” que vinha com JN à sexta feira. Sugestões de programas, lá para a penúltima página se não estou em erro.
            Já lá vão uns bons anitos… 🙂

      • Vítor M. says:

        Calma, nós não atacamos o que desconhecemos. Apenas mostramos pontos de vista comparativos, isto é, fizemos 4 posts onde foram abordadas posições diferentes sobre o mesmo dispositivo.

        O primeiro post, a apresentação, foi a cargo do Daniel que mostrou a par e passo a surpresa que tantos rumores citavam. Mostramos imagens e especificações.

        O segundo post, feito por mim, trouxe um pouco mais de informação e colocou no seu devido segmento um produto inovador.

        No terceiro post, do João, abordamos a conflitualidade deste equipamento quando colocado ao lado dos ditos “concorrentes” citados durante meses em rumores. Foram apontados quase todos os “pecados” que estariam a ser comparados e que faltariam, numa equidade de funções esperadas.

        No quarto, feito por mim, foi dado a conhecer o caminho certo para este gadget: será um segmento novo e que não existe concorrente nem existe nenhum que tenha sido até ao momento para o segmento proposto.

        Falei de vários pontos que me parecem importante realçar.

        Falta um quinto post: a análise e verdadeira temática sobre o iPad.

        Temos portanto cobertos, os vários pontos de vista desta ferramenta.

        Foram gerados mais de mil comentários, prova que ninguém ficou indiferente.

        • Bónus says:

          Mais de mil? Isso tem um significado muito forte!
          Mexeu com toda a gente, quer se goste, ou não.
          Se fosse um simples gadget cheio de defeitos, e com a morte anunciada, certamente que não haveria tanta reacção.

  68. Miguel Cabral says:

    Ora aí está o principal erro tanto deste post, como da maior parte dos comentários como também da apresentação do iPad. Este dispositivo não é de todo inovador, não tem uma ponta de inovação. Foi pegar em meia-dúzia de tecnologias existentes e presentes na maior parte dos dispositivos actuais e encaixá-los num aparelho que é caro e sem propósito nenhum.
    É claro que ele tem de ser comparado aos netbook’s e portateis. As funções que isto tem são as mesmas, aliás, menos, por mais dinheiro.
    Isto está a custar-vos entender, o iPad é um portatil com outra forma.
    Não me venham com analogias de formula 1 ou o que quer que seja porque não vão lá. Se estiverem dispostos a pagar 700€ ou lá quanto isto vai custar para ler livrinhos e navegar na net força, não vou tentar convencer ninguém do contrário, agora não venham tentar convencer que o iPad vale a pena, porque não vale.
    Eu tenho um portátil que para além de muitas outras coisas, serve para as mesmas do iPad, foi mais barato e é pouco maior. Agora convençam-me que vale a pena gastar mais uma fortuna para fazer a mesma coisa que já faço.
    Sinceramente, isto não é uma questão de ter falhas ou não, de poder ser melhor ou não, isto é a chamada tecnologia-inútil!

    • Vítor M. says:

      Dizes tu, que nunca o usaste, assim como eu e então a interpretação é livre.

      Claro que o propósito do post, foi claramente seguir uma linha lógica de mercado, que tem sido de sucesso.

      O teu comentário está assente num pressuposto errado, pois embora algumas tecnologias já existam, o conjunto é inovador e cria um novo tipo de segmento, onde somente o iPad o preenche.

      Mas sim, até testarmos e até termos dados de mercado, cada um é livre de dizer o que lhe apetece 😀

      • Miguel Cabral says:

        Claro que é (livre de dizer o que lhe apetece), senão este post não contava já com centenas de comentários.
        Mas é como eu digo, cada um é livre de fazer o que bem entender com o seu dinheiro.
        Mas podes ter a certeza que se esse produto não fosse da Apple não estava a dar tanto que falar.
        Se achas que compensa pagar para o que o iPad faz, força, é contigo!
        De qualquer maneira a ideia de que não se deve comparar com o portátil é errada, uma vez que o preço é semelhante e as potencialidades também(sem contar que um portátil faz bem mais do que isso).
        Se formos nessa ideia de segmentos, uma marca que invente um portátil sem rato ou outra coisa qualquer e com touch(isto é um exemplo), mas com fracas características, pode-se refugiar nessa ideia de ser de outro segmento, apesar de pedir por ele o preço que custa um com tudo a que tem direito…

  69. Gerardo says:

    Alguém já testou o touch book ?

  70. nervaise says:

    Boas!

    Vitor, quantoo ao futuro, não me parece que esteja no ipad, mas antes em computadores como o PC Desktop HP Série TouchSmart 300-1100 ( http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/ho/WF05a/12454-12454-3352963-3352964-3352964-4079688.html ), o que não quer dizer que a apple não tenha encontrado um bom nicho de mercado, mas a meu ver, nada mais que isso.

    Abraços e boas blogadas!

  71. pedro says:

    parece frágil e pouco ergonómico.
    Usar isso como quem usa um livro, um jornal, ver um filme, escrever um e-mail com a caneta, se estiver numa mesa tenho que olhar para baixo em vez de olhar para a frente, se seguro com as mãos muito facilmente vai ao chão e não tenho capacidade de escrever tão facilmente
    já o telemóvel cabe na palma da mão
    já o portátil tem um ecran ajustável ao ângulo correcto do meu campo de visão.
    iPad mais publicidade que evolução, novidade não vi nenhuma.
    aliás existem portáteis que já fazem isso, invertem o ecran para o lado exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.