PplWare Mobile

Revolução nos endereços da Internet?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. avlis rotiv says:

    Então e se eu quiser entrar num endereço árabe? Terei de mudar a língua do teclado certo?

    E quanto à ideia, é excelente.. Penso que é bom aos estrangeiros dessas línguas…

    • a friend says:

      lol.. penso que se quiseres entrar num endereço arabe o mais provavel é que não pesques nada que caracteres estão lá escritos! O que só te resta carregar no hiperlink… partindo do principio que também saibas decifrar o conteudo do site que queres visitar… 😀

      Cá em Portugal já não existia algo do genero que permite usar Ç … acentos….etc?

    • CarlosMC says:

      Hum…
      endereços árabes, nome codificado,…

    • leitorassiduo says:

      Parece-me simples:

      desde que cada página tenha um campo nos seus metadados com a tradução do link para caracteres do alfabeto romano e, os browsers permitam a tradução de endereços para árabe, chinês, etc e vice-versa.. o problema está resolvido tanto a nível de pesquisa como a nível de introdução de endereços no browser.

    • Antonio says:

      É o que essa norma diz!

      Já eu acho super-ruim!

      Existem ótimos sites estrangeiros que, ainda bem, posso acessá-los pelo meu teclado. Mas, e quando ATÉ a URL for com caracteres árabes ou chineses e por aí vai?

      Eu realmente odiei… Espero que isso demore um tempão pra acontecer…

  2. CarlosMC says:

    Isso já é possível há vários anos (em línguas europeias, pelo menos) – a Força Aérea é um exemplo, vejam aqui:
    http://forçaaérea.pt/

    Os endereços noutros alfabetos vão ter um endereço alternativo, penso eu “de que”…

  3. aver says:

    Acho que funciona por tradução. Se eu escrever o endereço http://www.ali_o_camelo.com vou parar ao mesmo endereço que um árabe que escreva (mais ou menos)ثثث .علي الجمل.ثثث

  4. cdq74cn says:

    A coisa mais perplexa no artigo foi a imagem, pensei “hum o Vítor anda sempre com programa que dão um jeitaço e não tem nenhum pro printscreen e anda aqui com maquina digital ?!”. Quando cheguei À conclusão que dá aspecto mais jornalístico :P. Isto não é um comentário é um simples bitaite !LOL

  5. Fab says:

    Eu espero sinceramente que considerem a bomba que isto vai trazer no phishing.. eh pá é que a forma mais inteligente de verificar se um gajo tá a ser vítima de phishing ou não é pelo endereço do servidor, e agora se há algum carácter árabe/chinês/raioqueopartês que tenha uma representação tal-e-qual um carácter “normal” (há diversos caracteres assim!)?

    Vai haver barraca com o phising.. mark my words..

    • Miguel says:

      E quê?! Lá porque uns quantos no Ocidente abrem tudo o que lhes aparece no mail, mais de metade da população mundial não pode ter endereços de Internet na seu alfabeto?! Deixar de olhar para o próprio umbigo é uma coisa maravilhosa, devia experimentar…

      • Marco Silva says:

        Eu ria-me era se tu escrevesses http://www.crédito.pt e fosses parar a um site onde te roubassem os dados, pq na verdade o q qerias era o http://www.credito.pt e o outro q tinha o acento era farça… Não é fácil.

        • Rui Costa says:

          So por acederes a um site qualquer, ninguem rouba o que quer que seja.

          Agora, as pessoas tem de perder o mau hábito de se deixarem levar por lorpas. Se alguém aparecer à tua porta a pedir-te os teus dados pessoais, irás dá-los?

          I don’t think so…

          • A friend says:

            Uma pequena atenção, a visita a certos tipos de sites é possivel roubar qualquer coisita. Ve-se isso em sites não fidignos que roubam as passwords de Facebook ou Twitter mesmo que o utilizador não as digite.

            Ao que parece, são sites que simulam os cookies e enganam a cache dos browsers para captar as passwords que inserimos e ficaram guardadas temporariamente para os sites em questão, que quando acedemos não tarmos constantemente a inserir as mesmas…

        • CarlosMC says:

          E se onde te roubarem for em http://www.credito.pt e não em http://www.crédito.pt, já era aceitável, para ti? Parece-me que a cretinice também já se tornou endémica, cá pela terrinha… mas é a própria História da Humanidade: enquanto umas culturas prosperam, outras acabam por desaparecer sem deixar nem traços…

        • Miguel says:

          E assumindo que eu fazia isso: lá por eu ser estúpido isso quer dizer que todas as pessoas não estúpidas que vivem em países onde não se utiliza o alfabeto romano devem ser obrigadas a escrever endereços de internet num alfabeto que não é o seu só porque existem uns quantos imbecis no Ocidente que não se dão ao trabalho de ver se o site onde estão a inserir informação importante é fidedigno?!
          E é «farsa», não «farça».

  6. 3biz says:

    os testes para uma mudança neste sistema estão a ser testados

    testes testados? hum :-p

  7. Trambulhao says:

    É atribuído sem o prefixo “xn--” depois do www.

    Dever de casar hoje é procurar no oráculo sobre: prefixo xn-- 😛

  8. Trambulhao says:

    É atribuído sempre o prefixo “xn--” depois do www.

    Trabalho de casa hoje é procurar no oráculo (google) sobre: prefixo xn--

  9. R00KIE says:

    Lá se vai a acessibilidade na net, para além dos possíveis problemas de phishing vai deixar de ser possível digitar directamente o endereço que se quer ou procurar num motor de busca se não se souber o endereço completo.

    Para além disso existem caracteres de algumas línguas que se confundem com outros, isso para o phishing é uma maravilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.