PplWare Mobile

Estradas inteligentes – Uma nova via rumo ao futuro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago says:

    sim senhora isto e ke sao estradas

  2. Jonblue says:

    Esta tecnologia foi desenvolvida pelos Israelitas, para não variar.
    Eles já têm estradas e autoestradas que produzem electricidade à medida que os carros circulam 😀

    • SRG says:

      É verdade que os Israelitas (para não variar) estão a desenvolver um sistema que permite “fabricar energia” nas estradas, mas esse tal sistema tem por base sensores de pressao que geram apenas energia quando os veiculo pisam as vias, ou seja, este sistema so funcionaria bem no IC19 porque uma estrada onde nao passam carros suficientes nao gera energia =P

  3. Pedro Pinto says:

    Parabéns Carina pelo excelente artigo !!!

    A tecnologia não está só nos computadores 🙂

    Pedro Pinto

  4. Pirotas says:

    É uma ideia excelente mas…. como não poderia deixar de ser tem um “mas”, a sua implementação.

    • cfernandes says:

      Desde que não seja como as actuais que ao fim de um mês já estão cheias de buracos. Quanto ao Custo passado uns anos deveria compensar. Também podiam fazer isso para as linhas de comboio, metro, etc. Mas bom era pensarem na situação inversa, ou seja e se os pneus gerassem energia ao passar por uma estrada.

  5. janielton says:

    Mais uma área de sensores…vai dominar o mundo.

  6. Ana Narciso says:

    Uau… não paro de me surpreender!

    Obrigada por partilhares, Carina.

  7. Kaixas says:

    No final do vídeo sugerido num destes comentários há um deles que diz que se fosse “hacker” que ia passar o dia todo a tentar aceder à “estrada”…

    Realmente, se já há gente que se diverte a trocar as informações que aparecem nos paineis ao lado da estrada, imaginem a possibilidade de trocar a estrada toda…

    Mas também bastava não ter essa parte dos led’s e pronto… ficava a parte boa, que é gerar energia e poder derreter a humidade, o gelo e a neve das estradas, o que tornava muito mais segura a condução.

    Venha de lá essa invenção!

  8. Nuno José says:

    Cheira a bom demais, veremos se é economicamente viável, porque se for seria a revolução energética.

  9. Away says:

    É por causa destas estradas novas que os americanos inventaram, que em Portugal se vai começar a usar chip nas matriculas. Ainda dizem que andamos 50 anos atrasados em relação aos USA… 😀

  10. David Soares says:

    Parabéns Carina, pelo excelente post.

    Espero que continues. Como o Pedro já disse.. “A tecnologia não está só nos computadores “.

    Mais uma vez, parabéns 😉

  11. o_unico says:

    Onde está a fonte dessa notícia? Queria saber mais sobre…

  12. R says:

    Infelizmente não acredito que vá chegar a ver esta tecnologia aplicada. Parece-me que ainda têm alguns problemas para resolver, como por exemplo: Será que conseguem criar placas destas resistentes o suficiente para aguentar com cargas de camiões e carros a passar-lhes em cima horas a fio, durante dias a fio, durante semanas a fio… ? Desconfio. Depois, isso ia implicar “desinvestir” em tudo o que se investiu até agora. Por exemplo em Portugal, desde que o nosso Presidente era primeiro ministro até aos dias de hoje, já foram gastos alguns biliões valentes (e não se esqueçam que 1 bilião é um 1 com 9 zeros à frente, ou seja 1 000 000 000 x muitos €)em pavimentação, o que significaria ignorar todo esse investimento feito ao longo destes anos.
    Talvez comece a aparecer uma ou outra estrada com esta tecnologia em determinadas zonas para teste… já acredito mais.

    • Pedro Teixeira says:

      Este tipo de tecnologias não tem por habito irem instalar tudo a torto e a direito.

      Se fosse para a frente, seria aplicado em estradas novas ou em avançado estado de degradação. O resto acabaria de vir com o tempo (ou pela necessidade de reparar ou por já ter sido gerado ROI suficiente para implementar o sistema)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.