PplWare Mobile

Como bloquear IP’s em Linux de uma forma fácil

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. ajbadboy says:

    Desculpem a minha ignorância mas é possível acederem ao meu linux? Sou novo utilizador de linux e até estou a utilizar linux neste momento.
    Pelo que dizem linux é tão seguro…
    Cumprimentos e continuação de um bom trabalho

    • Rui Oliveira says:

      Tens este artigo do Pedro Pinto, apesar de já ter algum tempito ainda continua actual!

      https://pplware.sapo.pt/2007/02/22/remote-desktop-sharing-no-ubuntu/

    • ruthless says:

      Possivel é, mas também é pouco provável que isso aconteça, se o que queres saber é se é mais dificil do que aceder a uma máquina com um SO ( tipo MS ) é.

      Cumpz

    • NT says:

      Boas.

      “Desculpem a minha ignorância mas é possível acederem ao meu linux?” a resposta é SIM!
      Todos os sistemas têm os seus erros/falhas de segurança e embora o linux(no geral) seja um dos mais seguros do mercado, tudo depende do utilizador, podes por as coisas desta maneira se comprares a fechadura topo de gama e a melhor porta blindada para tua casa ficas protegido, não? Porém de deixares a porta aberta de que te vale o investimento?
      Vai actualizado o sistema, instala uma firewall e verifica sempre as “fontes” de software que utilizas.

      Mesmo pondo tudo “seguro” se quiserem entrar no teu sistema entram, porém o tempo necessário para isso pode ser MUITO e daí estares seguro.

      A única maneira que eu conheço para não te entrarem pelo computador pela net é cortando o fio e tirares a placa wireless! hehehe

      (passo a citar algo que ouvi algures, se não estou em erro um especialista em segurança informática a falar com um banqueiro “A segurança da rede a empresa é tão boa quanto o empregado mais estúpido que a empresa tem…” acho que resume bem o que eu tentei explicar. Já agora para que fique bem claro para o pessoal que gosta de guerrinhas não estou a chamar ninguém de estúpido!)

      Quanto ao post excelente dica!

  2. jmtdstoc says:

    Nenhum sistema é 100% seguro e é possível conseguir ter acesso ao computador de qualquer pessoa, havendo interesse e disponibilidade (financeira e temporal) para o fazer.
    O Linux é porém MUITO mais seguro de utilizar que o Windows quando se usa a Internet, por vários motivos. Primeiro por causa dos vários níveis de acesso perfeitamente controlados pelo kernel. Segundo porque não usa ActiveX no browser 🙂 .
    Um dos grandes problemas de segurança do Windows está intimamente ligado ao Internet Explorer que graças ao ActiveX é um íman de ataques potenciais. Mas quem usa Windows com Firefox (e com o addon NOSCRIPT) estará muito bem protegido contra intrusões. Mas reitero, nada é 100% seguro!!!

    Actualmente a segurança de cada computador pode ser mais facilmente comprometida por ataques de “engenharia social” tais como emails de “phishing” em que o leitor é enganado a clicar em links que o redireccionam para sites na Internet que contêm código malicioso. Esse código ao correr no computador da “vítima” pode ter vários tipos de resultados: infectar o sistema para enviar SPAM, instalar cavalos de tróia ou tornar o computador num zombie que passará a fazer parte das tão faladas botnets (redes mundiais de computadores que são usadas para ataques em larga escala contra servidores).
    Muita da publicidade que vemos online também está ligada a estes tipos de ataques, que usando uma fragilidade natural humana, a CURIOSIDADE, nos leva a clicar em imagens em movimento e que despertam o nosso interesse… é uma guerra de “mentes”!!!
    Ao clicar num desses links “infectados” o browser irá correr TODO e QUALQUER código que esteja presente nessa página infectada. É aqui que a dupla Firefox+NoScript nos pode ajudar. O NoScript bloqueia TODO o código em qualquer página da Internet e só correrá código nos sites que o utilizador EXPRESSAMENTE autorize!!!

  3. jmtdstoc says:

    O meu artigo acima era uma resposta à pergunta do “ajbadboy” mas lamentavelmente não cliquei no botão “Responder”.

    • ajbadboy says:

      Não foi preciso, eu lí na mesma mo teu artigo jmtdstoc. Obrigado e quanto ao “rsl” “Acho que ele não se estava a esse tipo de entrar no sistema! Acho que era mais no sentido hackear” Obrigado tb pq aceder remotamente tipo “remote desktop” é fácil, estava mm a falar em hackear como tu referiste. Cumps

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.