PplWare Mobile

Windows Vista – Acelerar o acesso ao disco

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. 3biz says:

    esta dica é possivelmente provocar a desgraca a algumas pessoas….

  2. Ander says:

    Estou fazendo Downgrade do Seven para o Vista
    quando terminar aqui eu testo x))

    Valeu Vitor!

    • Ganondorf says:

      Isso k tu disseste é que merecia um novo post no pplware, pq eu tb instalei e, não só tive mais breaks enqt jogava WoW, como tb n conseguia por a resoluçao exacta, nem mm a mexer no refresh rate…

      • Logan says:

        Jogo WoW no 7 e não tenho qualquer problema. Aliás, desde que instalei o 7, foram raras as vezes em que fui à minha instalação do Vista (tenho ambos instalados no mesmo pc). É claro que qualquer instabilidade que se verifique no 7 em relação ao jogo será corrigida pela Blizzard.

  3. Nuno Peralta says:

    Tenho a certeza que num artigo já antigo, vocês disseram para desactivar esta opção, pois era perigosa para o disco… agora contradizem?!

    • Vítor M. says:

      Não dizia que era perigosa, dizia se houvesse instabilidade na rede energética que a possibilidade de perda de dados poderia existir.

      A verdade é que depois de alguns SP sobre o Vista, foram tomadas outras precauções em relação aos dados em carga, por isso é uma questão de testarem… não se pense que perder dados serão os que estão já guardados… não, podem perder os que estão ainda em carga.

      Mas as vantagens existem, e notam-se principalmente em máquinas mais antigas.

      • Nuno Peralta says:

        Obrigado pela resposta, Vítor.
        Mas tenho uma dúvida: quando falha a energia, eu sempre perdi aquilo que ainda não tinha guardado (como era óbvio para mim)…
        Qual é a diferença se essa opção estiver desactivada então? Não se perde sempre aquilo que não foi guardado?

        • legnakrad says:

          boas,

          em termos leigos,

          qq informação ñ gravada é perdida em qq das circunstancias.

          qd a “escrita em cache está activada”, se é copiado algo p o disco em questão, esses dados vão 1º p a cache do disco (mais rapido q a escrita efectiva nos pratos) e imediatamente responde “já tá”, copiando para o disco à posteriori. Se por exemplo, estiveres a mover um ficheiro para o disco, e fica em cache, mal o windows recebe o “ja ta” marca o ficheiro original como apagado e, se nessa altura o “power berrar”, era uma vez um ficheiro… (não literalmente; há formas de recuperar o ficheiro original; embora ñ seja 100% garantido).

          s/ +

          • legnakrad says:

            boas,

            após um subito surto de curiosidade, fui tentar perceber a diferença entre “activar escrita em cache no disco” e “activar desempenho avançado”. depois de alguns “saltos” fui parar a este site.

            o “activar\não activar” está condicionado pelo software usado mas na dúvida é preferivel não activar o desempenho avançado.

            s/ +

  4. A friend says:

    Está informação é bastante boa mas não aconselho a um utilizador comum… penso que deve ser só activada quem tem o computador em perfeitas condições, sempre actualizado, protegido… e claro de preferência com um UPS, para caso falte a energia em casa (e ainda a dias aconteceu-me isso, não é assim tão invulgar) ter tempo de desligar o computador sem sofrer problemas com ficheiros de sistema corrompidos…

    Mas é importante não esquecerem que nem sempre é necessária uma falha de energia para tal acontecer, se por acaso o Windows crashar no momento errado, ou outro programa o forçar a tal situação, com este sistema a probabilidade de ficar com sequelas é elevado…

  5. Me says:

    Atenção que ao activar a escrita em cache no disco é uma boa maneira de estragar os discos externos!!

    Caso activem, removam sempre o disco através do WIN primeiro e não no cabo.

  6. Eu says:

    Para portateis os PCs com UPS APENAS!!! esta escrito no artigo.

  7. Lipe says:

    Acho esta operação um pouco perigosa…não aconselho a fazer!!!

  8. Rex says:

    No meu HP Touchsmart tx2:
    Model = ST9320320AS

    Antes:
    ReadPerSecondAvg: 46.751 MB/s
    RandomSeekTimeAvg: 30.537 ms

    Depois:
    ReadPerSecondAvg: 49.548 MB/s
    RandomSeekTimeAvg: 27.505 ms

    Pela diferença acho k vou mm deixar como estava. Pelo menos o risco é menor…

  9. Yuy says:

    Bem pessoal… portáteis devem ter a bateria colocada a toda e qualquer altura. Os computadores fixos devem ter uma UPS (Unidade de Energia Ininterrupta) de preferência On-line, mas até uma Off-line é melhor que não ter.

    Esse truque tem um senão… em imensos computadores novos em especial nos portáteis de algumas marcas essa definição nunca pode ser activada por que está desactivada por hardware.

  10. InforDeal says:

    Desde que instalei o windows seven esqueçam lá o resto.

  11. Sonolento says:

    Desempenho quase igual:
    Disco WD de 7.200 rpm num Sony Vaio

    Antes:
    58 MB/s
    17,4 ms

    Depois:
    58 MB/s
    17 ms

  12. não me parece que compense os riscos que pode causar.

    Cumps

    http://www.computedlife.com

  13. Emannxx says:

    E em portátil com bateria?

    Penso que a bateria já faz de UPS… ou estou errado?

    • A friend says:

      No portatil só faz sentido quando ligado à corrente, caso falhe a energia a bateria continua a dar carga.. é basicamente isso que um UPS faz…

      Agora se o computador portatil tiver a ser usado apenas pela bateria, e esta acabar… a probabilidade de falhas nos programas que estão a ser usados naquele momento é alta…

      Tal como o Vitor M. indicou em alguns comentários, isto nota-se mais em discos mais antigos, quem tem computadores recentes, especialmente com SATA2, estes já possuem velocidades e tamanhos de memoria cache elevados e rápidos, não se justifica ligar esta opção, os ganhos podem ser muito poucos ou nulos em alguns casos…

  14. joaogot@hotmail.com says:

    E para o XP?

    • carlos says:

      No XP existe um excelente truque que uso faz muito tempo nos PCs da minha empresa.
      No Executar faz sysedit, vai ao ficheiro System.ini, e acrescenta a seguir à linha [386enh] o seguinte: Irq14=4096 (o i inicial é maiúsculo).
      Experimenta que resulta. Nota-se a diferença.

  15. vector says:

    NÃO RECOMENDO!

  16. Newtomic says:

    Mas depois do 7 estar cá ainda alguém usa esta coisa?! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.