PplWare Mobile

Colibri em Linux… o trabalho deixou de ser monótono!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Alexandra says:

    Poderia usar mil elogios…mas resumo apenas a dizer:

    Fantástico!!!! Parabens…continuem.

  2. BlinZK says:

    Não entendi grande coisa!
    Pena os vídeos não terem narração!

    • Vítor M. says:

      Vê em HD, verás a flexibilidade das ferramentas da suite em acção. Não há outra aplicação destas a fazer isso. Nem SAGE, nem Primavera nem PHC 😀

    • xlogic says:

      @BlinZK
      O que é feito no vídeo é brutal! Tens uma aplicação a ser executada e podes separar as janelas da própria aplicação.
      Pelo que vi isto pode trazer imensas vantagens, num software tradicional de gestão (tal como uso não vou citar o nome) não posso por exemplo fazer múltiplas operações tais como:
      * Estar a consultar uma listagem e a conferir com facturas
      * Estar a imprimir uma factura e logo a tirar o recibo
      * …

      Nos softwares de gestão que já utilizei ficava “preso” a uma só janela o que por vezes se torna chato, ser obrigado a terminar aquela tarefa para poder iniciar outra…

      Do que o vídeo mostra, “em simultaneo” estamos a registar facturas de fornecedores com facturas de clientes e a ver todos os movimentos de documentos! 🙂 Isto facilita imenso.

      O efeito compiz ficou 5*

      Parabéns à equipa, vou experimentar.

      Cumprimentos.

      • jmtdstoc says:

        O mau software referido não é por acaso SAGE/Infologia???

        Se for, concordo a 100%. É das piores coisinhas que já tive o desgosto de utilizar.

        Este Colibri está muito bom como software de Gestão Comercial. Crescendo a actividade e mercado poderão começar a alargar funcionalidades e entrar na área da Contabilidade e Gestão Financeira que já é a minha área. E aí fecham o círculo e terão uma Aplicação COMPLETA para todas as áreas de uma grande empresa.
        Primavera Software BSS tem aqui um concorrente de peso!!!

  3. PedroC. says:

    …pena é que ainda não dá em versões 64 bits /ubuntu 9.04, mas vou esperar…!

    Que tal um post sobre como instalar em linux??

    Abraço 🙂

  4. @PedroC, para a semana tens a aplicação compilada para Linux 64 bits 🙂
    cumprimentos

  5. JPedro says:

    Não percebo muito de Gestão, mas o vídeo está muito bem conseguido! Parabéns!
    Já agora…que tema é este? E qual é a “dock bar”? Alguém me pode dizer? Adorei. =)

  6. Carlos Silva says:

    Apesar de não conhecer o produto, parece-me que a escolha do “ecosistema” da eclipse foi uma boa aposta.

    A utilização do “cubo” para comutação de janelas “é bonito” e até pode gerar um efeito “wow” tão característicos dos americanos, no entanto para quem usa constatemente estas ferramentas, isto não é nada funcional nem trás benefícios a nível de produtividade.

    • Paulo Martins says:

      Alguns efeitos do Compiz, para não dizer mesmo a maioria, são completamente inúteis e como dizes não trazem qualquer benefícios em termos de produtividade, outros por outro lado dão muito jeito um dos efeitos que uso constantemente é no meu caso arrastar o rato até ao canto superior direito do ecrã, o que faz com que todas as janelas abertas apareçam em miniatura ao mesmo tempo no ecrã, é bem mais rápido e intuitivo que andar com Alt+Tab principalmente se tiver muitas janelas abertas…

      A questão das várias áreas de trabalho é outra, apesar de o cubo não ser a minha favorita neste aspecto, mas eu gosto de ter quatro áreas de trabalho dividas numa grelha 2×2, dá imenso jeito para separar programas que não estão a usar ou para dividir por categorias, por exemplo eu costumo ter o leitor multimédia e outras coisas “sem grande interesse” num área à parte, ou por exemplo quando uso o GIMP para editar várias imagens gosto de os manter numa área à parte visto que este abre muitas janelas…

      Resumindo, apesar de a maioria dos efeitos do compiz ser só para nós pudermos dizer “olha que bonito… é giro num e?” à algumas vantagens na sua utilização, desde de que claro com forma moderada, eu tenho grande parte dos efeitos desligados por achar que são na sua maioria inúteis num entanto há sempre um ou outro ou que dá jeito ou que não incomoda em nada ter ligado…

      • Carlos Silva says:

        Concordo contigo que o multi desktop é muito útil qd a “casa” é bem arrumada…. no exemplo que está no vídeo, o painel principal do Colibri está num desktop e ou outro painel está num 2º desktop. Isto não faz sentido nenhum a quem se preocupa mais com a produtividade do que a beleza dos efeites.

  7. viperbruno says:

    Se nao tinha o cubinho é que os linuxers nao estavam contentes…

  8. Rui Oliveira says:

    Vejo que continuam a apostar na plataforma RCP do eclipse como tecnologia do Colibri. Fazem muito bem, é um framework muito poderoso, e que permite que mais rapidamente obtenham uma solução multiplataforma dado ser desenvolvido em Java.

    Parabéns, penso que estão no bom caminho e a mostrar a algumas empresas que através do uso de tecnologias abertas é possível inovar.

    Vejo também que ao possibilitarem a funcionalidade de separar várias tabs (Semelhante ao que alguns browsers já fazem), estão também a apostar fortemente na usabilidade da aplicação. E se permitirem a minha opinião, mais do que introduzirem novas funcionalidades, é aí que vocês podem diferenciar de vez o vosso produto da concorrÊncia, isto é, na facilidade de uso.

    Isto devido ao facto de já ter tido acesso a softwares deste estilo, e eram tudo menos intuitivos.

    Embora já o tenha dito tenho que vos prestar novamente a homenagem em fazerem questão que o Colibri corra em Linux, e se torne provavelmente, a unica ferramenta do genero em portugal que não nos deixa agarrado ao mesmo sistema operativo de sempre.

    • Verdade. Só pelo facto de se preocuparem com Linux, já consegui com que o instalassem em empresas onde só tinham Windows 🙂

      É uma aplicação fabulosa (devo dizer que a instalação e configuração inicial, pelo menos no Colibri 4 era um pouco confusa para o utilizador comum) e aconselho vivamente. Uso e faço usar 🙂

  9. Gil says:

    muito bom mesmo… mas agora um a parte:
    onde vou buscar aquele wallpaper? está muito fixe 😀

  10. Pedrocas says:

    Como é que isto funciona? não abre, palavra pass errada? …

  11. Shadowk1ller says:

    Olhem já que isto fala sobre linux, e o seguinte eu instalei o ubuntu a 2 dias atras no meu eee1000h, saquei a versão netbook remix que tinha lá no site oficial, instalei tudo bem, pus as aplicação que queria, o compiz e tudo mais, mas tou com um porbleminha que é o seguinte sempre que abro qualquer coisa (seja a consola, uma pasta ou o que quer que seja) abre maximizado ao ecrã e mesmo que eu redimensione para por essa janela mais pequena e isso, sempre que volto a abrir abre sempre maximizada por isso pensei que pudesse ser qualquer config, eu já andei ha procura pelos sitios mais logicos mas não encontrei nada sobre o redimensionamento das janelas por isso agradeço a vossa ajuda!

    Já agora belo post 😉

  12. Boas,

    Alguém me sabe dizer se este software da apenas para instalar num posto ou pode-se “centralizar” a base de dados e ter vários postos com acesso a mesma base de dados?

    Bom post e bom projecto 😀

    • Boas André Martins,
      O Projecto Colibri funciona com QUALQUER BASE DE DADOS, e pode ser usada remotamente. Ex: tem o mysql a correr numa máquina algures e a aplicação local num posto ou mais postos.

      cumprimentos

      • ArtD says:

        Ui muito bom, pensei que usavam apenas Postgres, ou pelo menos em algumas versões anteriores que testei era.

        Realmente parece-me muito bem, vou fazer publicidade a algumas empresas que ainda funcionam a blocos de papel 😉

        Continuação de Bom Trabalho e Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.