PplWare Mobile

O que o meu Router Wireless é capaz de fazer?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. PT says:

    Eu tenho router ha varios anos… talvez ja msm uns 9 ou 10, e sempre lhe dei mt uso, pois sempre tive mais de 3 computadores ligados a net ao msm tempo.

    O meu router tem Wireless, mas ta ligado a 2 servidores ca em casa (por cabo) para as coisas tipos mp3, videos, filmes, docs etc, e dps cada pessoa cá em casa tem pelo menos um laptop e por isso tem wireless pela casa toda… Dá muito jeito msm…
    Assim basta ligar kk portatil e aceder as musicas ou ver um filme via wi-fi 🙂

  2. Fausto says:

    Eu acho que uma boa dica é atualizar o firmware dele pra algo como o DD-WRT. Aí sim você vai ver do que seu roteador é capaz! 🙂

  3. Bruno says:

    É verdade, eu quando digo aos meus amigos a possibilidade de um remote desktop, ou de outras coisas como ftp server, ou web server.. ficam todos de boca aberta, e não fazem ideia que o router que têm la é casa é tudo que precisam para isso.

  4. Os Thomson é que são uma bela bosta.

  5. o meu router linksys serve mm so para dar net wireless pa cama, n liguei la impressora nem nd extra…

    http://www.tagravado.com

  6. Fred says:

    Face a isto tenho uma questão:

    Esta abertura da rede cá de casa, não a vai expor a possíveis ataques?

    Criar um servidor acessível via web, aumenta as possibilidades de ataque ou são as mesmas de que se estiver eu a navegar na net?

    Nota: sei que não tenho o conteúdo mais fascinante para ser “hackado” mas é uma chatice se isso acontece..

    • Krasy says:

      é sempre um risco mas uma boa forma de minimizar é roteando as portas de forma a que não sejam explicitas ou sejas um pequeno exp. pratico eu uso um equipamento que necessita da porta 12000 aberta para entrada de forma a receber dados de outros users pela net (estou a usar dyndns de forma a manter o ip) logo uma vez que a porta 12000 é de conhecimento comum para o que serve e as pass são facilmenter contornadas utilizo outra porta tipo a 12333 de entrada que depois se traduz como 12000 para o equipamento. acabando assim por ser mais uma forma de me precaver contra ataques directos á 12000

  7. Bruno Melo says:

    Pois realmente um router dão pra muita coisa. Interligar redes dif é a princiapl. Mas daqui a uns tempos vou adquirir uma time capsule da apple e ai sim vou ter um router muito com muitas mais opções :p

    http://programasfixe.blogspot.com

  8. Luis Miguel says:

    Só uma achega para a solução aqui apresentada.
    Num equipamento com poucos slots para excepções (como é o caso do da imagem e o meu Bintec) poderá ser indicado um intervalo de portas.
    Em alguns jogos e programas isso até se torna obrigatório quando eles activam as portas a usar de modo aleatório.

  9. Bruno Melo says:

    @Luis Miguel

    Podes por para abrir todas as portas assim deve resolver o teu caso.

    http://programasfixe.blogspot.com

  10. umjoao says:

    Espero não estar a estragar os próximos tuturias do Pedro mas uma forma simples de dar a volta aos ISPs que apenas disponibilizam IPs fixos a troco de mais uns euros é usar um no-ip.com, ou coisa que o valha.

    Assim temos um ip quase fixo 🙂

  11. Nasp says:

    Só quero ver em começando os tuturiais de instalação de software em routers com firmware linux, instalação de programas de bittorrent e afins… há pois é.

  12. TiagoKito says:

    Por acaso tenho um router wireless aqui em casa ah venda 😛 Se alguem estiver interessado, vendo por 15€ mais portes de envio… Eh so adicionar no msn e negociar 😛 tiago_3fasico@hotmail.com

    People, espero q esta pequena propaganda n tenha mal 😉 Continuem o bom trabalho

    Cumps

  13. Titai says:

    Como disse o “umjoao” podemos usar serviços p. fixar o ip dinamico, por exemplo o No-IP.com, q. uso há mtos anos.
    Há no mercado routers q. incluem a ligação a estes serviços.
    Passe a publicidade, o WL-500W da Asus inclui os serviços da dyndns.org, da tzo.com e da zoneedit.com.
    Esta característica dispensa portanto a instalação de “clients” nas máquinas p. fixar o ip,, mas se é verdade q. em mtas situações é suficiente, tb. n. é – verdade q. nem sempre é a melhor solução.
    A solução depende sempre daquilo q. está por detrás do router.

    • antonio says:

      Por favor diga-me: Qual é melhor para um particular usar o ip fixo ou dinâmico e porquê? Obrigado pela ajuda.2- Como faço para encontrar o meu ruter?. Boa sorte

      • Rafael says:

        Um ip fixo não faz muito sentido para uso particular… Não ha nenhuma vantagem para o utilizador comun a não ser de ter-mos a nossa maquina sempre com o mesmo endereço.

        Para encontrar o (endereço do) router, basta no “Estado da ligação” verificar “Gateway Predefinido” dependendo do operador de Internet, poder ser algo tipo: 192.168.1.254 ou entao 192.168.1.1

  14. R says:

    Um tutorial disto vem mesmo a calhar… Tentei há uns dias fazer uma coisa deste género com o ftpZilla e já experimentei o apache e outros programas supostamente intuitivos… consegui pôr a coisa a funcionar, mas só em “intranet”. Falhou-me algum pormenor e acho que tinha a ver com o router e o port-forwarding, mas resolvi fazer um intervalo entretanto. Pode ser que pegue outra vez no assunto com estes tutoriais.
    Obrigado.
    🙂

  15. Tomos says:

    É uma boa dica sim senhor, mas realmente há que ter cuidado com isto, pois é um pau de dois bicos. Ao abrir-se portas para determinado computador está-se a dar acesso a esse computador, caso alguem consiga heckar o remote desktop por exemplo, consegue aceder a tudo nesse computador e em todos ao qual esse tiver acesso, portanto … é preciso saber o que se está a fazer.
    Com umas versões dd-wrt (firmwares para os routers) pode-se conseguir que o proprio router altere o endereço no no-ip.com, dyndns.org e outros (zoneedit.com como é o meu caso) o que permite ter um endereço tipo nome.dyndns.org ou até mesmo um domino tipo http://www.pedro-figueiredo.com... dá para fazer muitas coisas, tem é de se ter sempre muito cuidado, até pq os nossos ISP’s normalmente não gostam que os nossos computadores sirvam de webserver, porque para isso eles têm serviços pagos (a peso de ouro).

    um abraço para todos
    ——————————————————————-
    http://www.pedro-figueiredo.com/blog

  16. Antonio says:

    Sim, sim… isso é tudo muito bonito mas acontece k para alem de computadores tenho também em casa uma XBOX, com pelo menos 1 tera de informação de entretenimento(mp3, filmes, jogos). Agora o problema não está no router nem tão pouco na XBOX, acontece que só com o sistema operativo Vista e agora com Seven é que consigo usar o protocolo UPnP para entretenimento em streaming, o que não é possivel com o XP.

    Talvez esta questão seja um pouco off-topic mas esses serviços de ftp, http já estão um pouco ultrapassados…

    • sangriaman says:

      Se estás a falar da 360 até dá.

      Eu tenho uma 360 e está a funcionar em rede, pelo que consigo fazer streaming de qualquer PC (todos com XP) que tenho ligado à rede.

      Agora, reconheço que é muito mais simples usando o VISTA.

      Abraço

  17. manu says:

    Boas.

    Gostaria de deixar uma questão… que provavelmente e parva mas preciso mesmo de saber.

    eu tenho zon em casa com acesso a internet por cabo e gostaria de saber se posso comprar um router numa loja e instalar sem problemas ou se a minha única chance será colocar o router wireless da zon que eles publicitam no site deles.

  18. Filipe Craveiro says:

    e um tut de como fazer um servidor caseiro?
    partilha de ficheiros e afins..

  19. Alexsandro says:

    Assim é que é…sempre a aprender XD

    gostei do tutorial é realmente uma boa dica.

  20. Rui says:

    *manu

    Compra o que quiseres, tenho zon com router d-link comprado na fnac e funciona perfeitamente.

    Abraço

  21. Rui says:

    @Filipe Craveiro

    Apoiado, tenho aqui algumas peças e a montagem de um servidor caseiro vinha a calhar.

  22. Tenente says:

    @Antonio

    “esses serviços de ftp, http já estão um pouco ultrapassados…”

    Hás-de me dizer então como é que navegas na Internet… 😉 (no hard feelings)

  23. ergos says:

    tambem queria um tutorial de como fazer um servidor caseiro… 😀

  24. Antonio says:

    @Tenente

    Humm…não fui bem compreendido, ou então não me esclareci da melhor forma. O que eu quis dizer é k hoje em dia navego na internet da mesma forma que outrora navegavam em 1983 com a criação do protocolo TCP/IP.

    Também realçar as vantagens que é ter um servidor em casa, e os avanços que a industria das tecnologias de informação têm vindo a fazer! Mais que eu possa acrescentar me fará concluir com as questões de segurança!

  25. Gonçalo says:

    Eu até acho o router um equipamento muito interessante. Uso um lá em casa e a minha empresa também possui 1 para 6 utilizadores. O problema surge quando tentamos fazer uma rede com ligações por cabo e ligações por wireless. Como o portátil que tem ligação wireless esta sempre a mudar de rede, ou seja, ora ligo em casa ora liga na empresa, volta e meia a rede vai a vida e não há nada para ninguém (msg: rede não acessível)
    Alguém tem ideia de como resolver o problema? Já ouvi falar em netflush!

  26. Ricardo says:

    @Fausto

    DD-WRT? Para isso tens de ter um router com chipset broadcom.
    E porque e’ q vais instalar isso? A unica vantagem q vejo nisso e’ WDS (q ainda n esta a funcinar com WPA2) a parte disso ha router bastante bons q n precisam de modificacoes nenhumas a nao ser um upgrade do firmware (da marca)

    Cumps

  27. Enlil says:

    Boas a todos!

    Desculpa lá, Pedro, mas vejo aí um problema. Da próxima vez que o reiniciares o router se o computador da Carla tiver a sorte de ser mais rápido, o teu até pode estar desligado, ela fica com “o teu IP” na rede (192.168.2.2). Ou seja, o teu servidor deixa de funcionar porque o router está a enviar a informação para o IP certo que foi atribuído ao computador errado.

    Sempre que quiserem abrir portas, lembrem-se de fixar o IP local – se o vosso router reservar IPs de rede a partir do endereço MAC, óptimo, se não, configurem o vosso SO de modo a pedir um IP específico (mais um vez para não terem problemas caso percam a corrida, usem um valor de IP acima do número de computadores habitualmente ligados, por exemplo, 192.168.2.10).

    Claro que não podias falar de tudo ao mesmo tempo, só deixo o comentário no caso de alguém menos experiente estar a partir deste toturial para fazer a suas configurações. De resto, muito bom tema, fico à espera de mais!

    @manu
    Podes comprar o router onde quiseres mas, tem que garantir que é um router para cabo (boa parte does que encontrar por aí são para ADSL).

  28. dajosova says:

    Eu tenho um SMC Networks de norma N a 300Mbps ( 3 antenas ) e agora tenho também um Netgear pois instalei a ZON cá em casa.
    Sinceramente gostava de poder ligar e partilhar o meu Disco externo LAcie 1TB por USB mas não tenho a certeza se a porta USB do Netgear da ZON é para ligar ao PC ou para drives externas, pois a entrada da porta é quadrada.

    O que devo fazer ( conhecem algum tutorial… ) para poder aceder ao disco externo para ver videos no portátil via wireless?

    …já li algures que se tiver o Win7 a correr em ambas as máquinas ( PC e Laptop ) as coisas ficam mais fáceis!… Sabem alguma coisa sobre isso ?

    Obg 😉

  29. Fernando Pinto says:

    Deve ser um tutorial muito interessante, se eu soubesse do que voces estão a falar…:-)

  30. André T. says:

    @dajosova, penso que se está a referir à função HomeGroup do Windows 7, que permite criar uma rede onde se possa aceder às bibliotecas (libraries) de fotografias, músicas e vídeos, por ex.

  31. dajosova says:

    @André

    Exactamente! Espero que seja mais fácil e amigável quando tiver os 2 Win7 instalados!

  32. Blizard says:

    Infelizmente muito poucas pessoas conseguem meter sequer uma password no router… quanto mais fazer algo mais avançado 🙂
    Bom post…

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  33. MB says:

    O que eu gostava mesmo era de saber partilhar a minha impressora por todos os pc´s cá em casa. Tenho 2 fixos e 2 portáteis. Tudo wireless, excepto a impressora que tenho de ligar a um pc.

    Alguém sabe como partilhar tranquilamente a impressora ?

    Obrigado desde já

    • Rui says:

      claro, tranquilo, instalas a impressora normalmente num dos pcs. depois pegas no cd dos drivers da tua impressora, e fazes uma ronda por todos os outros pc’s e :
      – Painel de Controlo -> Impressoras -> Adicionar Impressora, no configurador escolhes impressora de rede, procuras a impressora na rede e instalas a mesma com os drivers de que veio acompanhada a impressora. Pronto! Em principio e se tudo correu bem tens a tua impressora partilhada na rede. Atenção, deves ter todos os teus pc’s no mesmo domínio (grupo de trabalho), em WinXP – clique direito em computador -> propriedades -> separador “Nome do Computador”. e alteras todos os pc’s para o mesmo grupo de trabalho/domínio.

      boa sorte a configurar isso

  34. Titai says:

    a proposito da questao colocada pelo MB, creio q. o melhor e’ partilhar a impressora por ip
    a Lidertronica q. comercializa material da Lindy tem a solução de q. falo e pode ser consultada aqui: http://lidertronica.com/catalog/product_info.php?cPath=22_194&products_id=2232

    tenho a minha imp. partilhada por ip, tanto p. maquinas fixas c. portateis, mas no meu caso ela esta ligada ao wl-500w da asus p. usb e devidamente configurada em cada maquina de acordo c. as especificacoes proprias do router

  35. Tomos says:

    @ricardo existem muito mais coisas em que o DD-WRT é superior aos firmwares de default dos router (na sua grande maioria muito condicionados) como por exemplo o redireccionamento para serviços de endereçamento dinamicos (pelo menos para o caso do zoneedit existem poucos ou nenhuns routers a suportar).

    um abraço
    Tomos
    ————————————————————-
    http://www.pedro-figueiredo.com/blog

  36. Titai says:

    acerca de como instalar um “servidor caseiro”, creio q. ja’ foi abordado aki, o FreeNAS e’ uma optima solucao
    configuravel atraves de interface web, so’ ocupa 32Mb, e’ free e + importante de tudo e’ desenvolvido sobre “Debian”
    de “servidor caseiro” so’ tera’ a caixa :-;

  37. Alfking says:

    alguem tem alguma dica para bloquear o msn no roteador ?

  38. Jose Vasconcelos says:

    Gostaria de saber se o sistema wireless deixa a Net mais lenta.

  39. Danilo says:

    @Jose Vasconcelos

    O sistema wireless não afeta o desempenho da configuração de internet. No caso do padrão 802.11g (o mais utilizado atualmente), a velocidade é de 54Mbps, ou seja, sem problemas para a net.

    http://www.gotasdeinformatica.blogspot.com

  40. Danilo says:

    @Alfking

    Para bloquear algo você precisa configurar a parte de servços no painel de administração de seu roteador. Dá uma olhada no manual dele, pois cada roteador tem um caminho diferente…

    http://www.gotasdeinformatica.blogspot.com

  41. silvacunha says:

    boas tenho um netgear da zon gostava era de poder mudar i meu ip como fazia com o thomson alguem sabe como?

  42. zagarol says:

    ola a todos…aproveito o topico para fazer uma pergunta…comprei um router dlink mas nem com o cd de instalação nem manualmente consigo aceder á pagina do router, no vista ele liga-se ao router mas não consigo fazer mais nada depois e no ubunto ele liga-se e fica á espera de endereço ip mas como não está configurado o router desliga-se passado um tempo…desculpem chatear…

    cumps

  43. Everton R. says:

    Um artigo interessante seria de se fazer o compartilhamento entre dois computador, um desk e notebook por exemplo, usando o roteador. Assim ficaria fácil passar arquivos de um para o outro.

  44. MB says:

    E outro interessante seria da partilha de impressoras através do router

  45. manuel martins says:

    ola pessoal eu meti netcabo da zon 50MEGAS mas eu fiz um teste na net e so arecebo 22M downloads e o endivido diz q tou a utilizar 2 vias.pois eu so uso um pc via wareles. pois eu nao sei muito acerca de duas vias se poderem me explicar melhor agradeço.
    Abraços.

  46. Ricardo says:

    Boas.eu sou novo nisto e gostava de entender melhor como funciona e quais as vantagens de ter um router wireless.Basicamente o que se faz é ligar por cabo ethernet o modem la de casa ao router e entao temos net wireless por toda a casa certo?
    eu estou a pensar comprar um mas preciso que tenha um alcance razoavel(atravesse umas 3 paredes sem vacilar) por baixo preço(30€ +-).concelhos sff

    • Krasy says:

      as vantagens basicamente traduzem-se em mobilidade poderes andar pela casa toda com o teu portátil, consola ou telemóvel.
      podes dispensar equipamento sobre equipamento (router de cabo a ligar ao router wireless) se adquirires um router com modem incorporado. isso se a tua ligação for sapo ou meo pois com a zon não conheço.
      quanto a preços e alcance alguém mais entendido te dirá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.